Sunteți pe pagina 1din 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS - PMMA

EDUARDO BATISTA DE OLIVEIRA

ATIVIDADE DE GESTO PBLICA

SO LUS OUT/2011

EDUARDO BATISTA DE OLIVEIRA

ATIVIDADE DE GESTO PBLICA

Trabalho elaborado para compor a 1 nota da disciplina Gesto Pblica, ministrada pelo professor Larcio, no curso CFO/PMMA na UEMA, 2 sem/ 2011.

SO LUIS OUT/2011

A importncia sempre crescente que se tem dado proteo do patrimnio pblico ou coisa pblica contra as ameaas de sua privatizao (BRESSER PEREIRA, 1997, P.27) H nesta informao uma questo central a ser discutida: a Reforma do Estado. As idias neoliberais que povoavam as cabeas dos governantes j eram consideradas surrealistas pela imposio de um contexto globalizante do crescimento scioeconmico sentido a partir da dcada de 80 do sculo passado. Tornou-se latente a necessidade de aumentar a capacidade de governar dos Estados para que suas polticas se transformem em realidade. A idia de Estado mnimo e economia liberal e privada mostra-se ineficaz nos dias atuais, pois os cidados esto cada vez mais conscientes que uma administrao pblica burocrtica no corresponde s demandas de uma realidade capitalista democrtica. O Estado deve ser pblico e para isto deve elaborar institutos jurdicos para sua proteo e do seu patrimnio. As privatizaes das funes pblicas econmicas devem minimizadas. A poltica de privatizao fora adotada pelo governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e teve como objetivo tornar mais eficiente e menos burocrtica as atividades econmicas exercidas pelo Estado pelas empresas pblicas. Para a poca foi necessria esta medida que possibilitou a existncia de uma maquina pblica mais leve. Consequentemente, houve uma drstica diminuio do nepotismo e corrupo, demonstrados pelos empregos de cabide que tornavam os processos e resultados das empresas muito aqum dos ndices dos mercados. No entanto, as transformaes sociais em curso mostravam que o Estado deveria exercer suas funes previstas no Contrato Social firmado com os homens que nascem em seu seio. Houve um movimento crescente, tanto poltico como social, para que o patrimnio pblico fosse cada vez mais valorizado, atravs de medidas governamentais de proteo e incentivos econmicos para atividades exclusivas e no-exclusivas do Estado. O Estado deve viabilizar meios de proteo do seu patrimnio atravs de uma legislao de direito pblico que minimize a necessidade de privatizao de empresas estatais de atividade econmica e servios pblicos prestados a populao.

A administrao pblica gerencial emergiu como resposta crise do Estado (BRESSER PEREIRA, 1997, p. 30) Desde a segunda metade do sculo passado tornou-se necessria a adoo de um novo modelo de estrutura de Estado para que se pudesse enfrentar a crise fiscal e proporcionasse uma maior eficincia na administrao dos variados e complexos servios que cabem ao Estado. A administrao gerencial caracterizada pela prioridade na obteno de resultados satisfatrios dentro de metas pr-estabelecidas num planejamento organizacional. O controle sobre os rgos e departamentos deve ganhar novos instrumentos para uma melhor gesto dos seus processos administrativos. Ao contrrio do que acontece na burocracia, os controles na administrao gerencial so de natureza preventiva. Outra caracterstica importante neste novo modelo de gerncia pblica o combate ao nepotismo e a corrupo, hoje sob suas novas modalidades, como exemplo: a apropriao da coisa (res) pblica. A descentralizao, a delegao de autoridade e responsabilidades ao gestor pblico se mostram como instrumentos eficazes de prestao de servios a um maior numero de pessoas e ao controle de desempenho e indicadores. A administrao gerencial orientada para o cidado. O servio pblico para todos e deve ser revestida de qualidade, mas para que isso se torne realidade necessrio que o gestor tenha conhecimento para escolher os meios mais apropriados para o cumprimento de seus deveres constitucionais. Por ltimo, para que se proceda de forma satisfatria o controle dos resultados necessrio que os polticos e os funcionrios pblicos meream certo grau de confiana, embora pautada na observao de controles dos resultados. Na administrao burocrtica este grau de confiana simplesmente no existe, dada a natureza humana. A implementao da administrao pblica, sob o prisma gerencial, envolve uma mudana na estratgia de gerncia, que deve ser colocada em prtica em uma estrutura administrativa reformada. A administrao gerencial orientada para o cidado e para os resultados, alem de no adotar procedimentos que enrijecem a mquina pblica.

Os Estados Modernos contam com quatro setores: o ncleo estratgico, as atividades exclusivas, os servios no-exclusivos e a produo de bens e servios para o mercado (BRESSER PEREIRA, 1997, p.34) O ncleo estratgico representa a alta gerncia do Estado: os parlamentares, os ministros e o Presidente. Este corresponde ao nvel estratgico onde se definem as polticas pblicas a serem adotadas pelo governo. Diferentemente do que se possa pensar, h ainda lugar para algumas caractersticas burocrticas em estratgias essenciais como a hierarquizao e atribuio de cargos comissionados. Neste setor, a questo da propriedade patrimonial exclusivamente estatal. As atividades exclusivas envolvem de forma direta o poder do Estado. Fazem parte dessas atividades as foras armadas, as policias, as agencias que arrecadam impostos, as agencias reguladoras e de financiamento. Nestas atividades que a administrao gerencial deve ser mais vigorosa e reformadora, pois h uma forma de trabalho extremamente burocrtica e uma estrutura rgida de funcionamento. Os servios no exclusivos so aqueles em que o Estado deve prover, mas podem ser oferecidos pelo setor privado e pelo setor pblico da administrao indireta. So os servios considerados essenciais populao: sade, educao, e segurana e por isso devem ser devidamente controlados. Entretanto, se no implicarem exerccio do poder do Estado, no h razo para serem controlados por ele. Alm disso, se no tiverem de ser propriedade do Estado ou propriedade privada, a alternativa a adoo do regime de propriedade pblica no-estatal (no-governamental) Os servios de produo de bens e servios so exercidos pelas empresas estatais. Todos estes quatros setores podem e devem fazer parte da nova concepo de administrao pblica gerencial. Tal reforma no Estado deve ser implementada por criao de agencias executivas e organizaes sociais. Os instrumentos a serem utilizados para o alcance das metas nestes setores so os contratos de gesto e o controle de resultados. A utilizao do contrato de gesto, como instrumento de controle das atividades. O contrato de gesto dever prover os recursos de pessoal, materiais e financeiros com os quais as agncias ou as organizaes sociais podero contar, alm da definio dos indicadores de desempenho.

A democracia o instrumento poltico que protege os direitos civis contra a tirania, que afirma os direitos polticos de votar e ser votado, que assegura os direitos sociais contra a explorao, e que afirma os direitos pblicos em relao a res pblica (BRESSER PEREIRA, 1997, p. 28) Para que a administrao gerencial encontre bases firmes de um processo perene e construtivo, h que se estabelecer uma democracia forte e protetora do patrimnio pblico. Neste sentido, ainda, no se concebe, em sua integralidade, uma democracia tirnica, como vista na segunda metade do sculo passado em nosso pas. Por este vis perpassa a questo da cidadania ativa. A democracia deve revestir-se de cidados que gozam de direitos, mas que no se eximem dos seus deveres constitucionais. Como ensina Lucas Verd, A face oculta dos direitos fundamentais so os deveres fundamentais. O Estado deve ser democrtico, com bases jurdicas fortes e, necessariamente, deve primar pela justia, paz social e soberania. Este deve ser o ambiente de um crescimento nacional hgido e completo. Sem democracia no h como oferecer um ambiente favorvel reforma do Estado e de suas instituies. A sustentabilidade democrtica do regime conseqncia de decises polticas que favorecem a populao na sua participao mais ampla no controle do poder. Uma democracia realista e prtica aquela que afirma os direitos pblicos do patrimnio, assegurando um Estado menos burocrata e amplamente voltado para as questes da administrao pblica moderna. A democracia esta intimamente relacionada a uma poltica econmica e social voltada para o desenvolvimento da sociedade e das instituies pblicas. A reforma do Estado perpassa por uma cadeia de valores trazidos por uma sadia construo democrtica. Todos sabem que esta construo acima de tudo um processo histrico, onde os gestores pblicos tomam decises polticas que refletem nas rotinas da vida social, embora se levasse anos para sua construo e at, pode-se dizer, que um caminho que sempre dever ser percorrido. Para uma gesto pblica que atende aos novos parmetros e exigncias da sociedade h que se levar em considerao o grau de amplitude alcanada nos instrumentos de garantia dos direitos e deveres do cidado.

BIBLIOGRAFIA

BRESSER PEREIRA, LUIZ CARLOS, Estratgia e Estrutura para um novo Estado. In Revista de Economia Poltica, Vol. XVII, n 3, jul-set, 1997.

S-ar putea să vă placă și