Sunteți pe pagina 1din 2

Obras Agostinho foi um autor prolfico em muitos gneros tratados filosficos, teolgicos, comentrios de escritos da Bblia, alm de sermes

s e cartas.[9] Dele restaram algumas centenas de cartas (Epistulae) e de sermes (Sermones) considerados autnticos. Alm disso, deixou 113 obras escritas.[10] Agostinho chamado de o Doutor da Graa, por sua compreenso sobre o tema. Textos autobiogrficos: As suas Confisses (Confesiones), escritas entre os anos 397-398, so geralmente consideradas como a primeira autobiografia. Agostinho descreve sua vida desde sua concepo at sua ento relao com Deus, e termina com um longo discurso sobre o livro do Gnesis, no qual ele demonstra como interpretar aBblia. A conscincia psicolgica e autorevelao da obra ainda impressionam leitores. Mesmo sendo uma autobiografia, as Confisses no deixam de ter a marca filosfica de Agostinho. No Livro X, Agostinho escreve sobre a memria e suas atribuies. J no Livro XI, Agostinho fala sobre a Criao, sobre o Tempo e da noo psicolgica que se tem deste. No fim da sua vida, Agostinho revisitou os seus trabalhos anteriores por ordem cronolgica e sugeriu que teria falado de forma diferente numa obra intituladaRetrataes, que nos daria uma imagem considervel do desenvolvimento de um escritor e os seus pensamentos finais. Filosficos: Dilogos: Solilquios (Soliloquiorum libri duo), Sobre o Mestre (De Magistro, trata da educao neste dilogo), Sobre o livre arbtrio (De Libero Arbitrio, trata sobre o mal e sobre as escolhas) Contra os acadmicos (Contra academicos, em que combate o cepticismo). O Livro das disciplinas (Disciplinarum libri uma vasta enciclopdia com o fim de mostrar como se pode e se deve ascender a Deus a partir das coisas materiais. No est acabada). Apologticos: Da verdadeira religio (De vera religione), etc. A Cidade de Deus (iniciada c. de 413, terminada em 426, uma de suas obras capitais, nela nos oferece uma sntese de seu pensamento filosfico, teolgico e poltico). O De civitate Dei libri XXII. Dogmticos: Entre 399-422, escreveu A Trindade, uma das principais obras que apoia a crena na Santssima Trindade de Deus. O De Trinitate libri XV. Sobre a imortalidade da alma (De inmortalitate animae) Sobre a potencialidade da alma (De quantitate animae) Enquirdio (Enchiridion, ad Laurentium ou De fide, spe et caritate liber I, um manual de teologia segundo o esquema das trs virtudes teolgicas. Contm uma explicao do Credo, da orao do Padre Nosso e dos preceitos morais da Igreja Catlica).

Da f e do credo livro I (De fide et smbolo liber I), etc. Morais e pastorais: Contra mendacium, Da catequese dos no instrudos livro I (De catechizandis rudibus liber I), Da continncia livro I (De continentia liber I), Da pacincia livro I (De patientia liber I), etc. Monsticos: Regula ad servos a mais antiga das regras monsticas do Ocidente. Exegticos: A Bblia teve um papel decisivo para Agostinho. Pode-se destacar: Da doutrina crist livro IV (De doctrina christiana libri IV ( uma sntese dogmtica que servir de modelo para as Sententiae os pensadores da Idade Mdia), De Genesi ad litteram libri XII, Da harmonia dos evangelhistas livro IV (De consensu Evangelistarum libri IV (foram escritos em resposta aos que acusavam os evangelistas de contradizer-se e de haver atribudo falsamente a Cristo a divinidade), etc. Tratados: Tratados sobre o evangelho de Joo (In Iohannis evangelium tractatus), As enarraes, ou exposies, dos Salmos (Enarrationes in Psalmos), etc. Polmicos: Muitas de suas obras tem carter polmico por causa dos conflitos que ele enfrentou. Isso levou So Posdio a classific-las conforme os adversrios combatidos: pagos, astrolgos, judeus, maniqueus, priscilianistas, donatistas, pelagianos, arianos e apolinaristas.[9] De natura boni liber I, Psalmus contra partem Donati, De peccatorum meritis et remissione et de baptismo parvolorum ad Marcellium libri III (de 412, primeira teologa bblica da redenco, do pecado original e da necessidade do batismo), De gratia et libero arbitrio liber I (de 426, em que demonstra a necessidade da graa, da existncia do livre arbitro), De haeresibus, etc.

S-ar putea să vă placă și