Sunteți pe pagina 1din 10

Regimes Internacionais

- O termo regime pode assumir vrios significados, dentre os quais, os seguintes: sistema poltico pelo qual regido um pas; modo de viver, de exercer uma certa atividade; conjunto de imposies jurdicas e fiscais que regem certos produtos. - Nota-se que em todos estes significados se faz meno, direta ou indiretamente, a uma norma ou a um conjunto de normas que regulam a conduta humana. Que espcie de normas seriam essas?

O Conceito de Direito.

O Direito um fenmeno que se manifesta em todas as sociedades, com diferentes graus de complexidade. Assim como regime, o vocbulo Direito tambm polissmico. Dentre os seus seus significados esto os seguintes: destro; reto (antnimo de curvo); aprumado, ereto; ntegro, probo, justo; faculdade de praticar ou no praticar um ato; cincia das normas obrigatrias que disciplinam o homem em sociedade; conjunto de normas jurdicas vigentes em um pas.

Os Estudos da Escola de Viena

A Escola de Viena abrangeu vrias reas do conhecimento, dentre as quais o Direito. Seu principal expoente foi Hans Kelsen, pai do que veio a ser conhecido como positivismo jurdico. A obra mais conhecida de Kelsen a Teoria Pura do Direito, na qual o autor busca fundar uma teoria cientfica do Direito que fosse verdadeiramente autnoma e descrevesse o Direito como ele , e no como ele deve ser.

A Teoria Pura do Direito

Para Kelsen, a pureza de sua teoria estava no fato de que ela se prope a estudar o Direito sem a influncia de outras disciplinas, como a psicologia, a Cincia Poltica ou a sociologia. Kelsen pretende definir o Direito em termos jurdicos, to-somente. Ao fazer esta separao, Kelsen no nega que todas estas outras disciplinas tenham relao com normas que so criadas na ordem jurdica. Ele apenas exclui estas disciplinas do objeto de anlise.

O Objeto da Teoria Pura do Direito

Para definir o que Direito, Kelsen analisa as manifestaes do fenmeno na Histria e procura identificar quais so os elementos em comum que todas estas manifestaes possuem. Somente assim ele acredita ser possvel criar um conceito de Direito efetivamente abrangente.

O Direito como ordem de conduta humana.


O Direito uma ordem pois todas as suas normas advm de um mesmo fundamento de validade. O objeto das normas do Direito so condutas humanas. O que cada norma jurdica regula, portanto, a atitude de um indivduo. Esta atitude s ser juridicamente relevante, ou seja, s ser regrada por normas jurdicas na medida em que afete outros indivduos ou a sociedade como um todo.

O Direito como Ordem Coercitiva


Alm de ser uma ordem que regra a conduta humana, o Direito caracteriza-se por ser uma ordem coercitiva, ou seja, uma ordem que prev a causao de um mal quele que viole as normas estipuladas. (sano). As sanes do Direito so socialmente imanentes e no transcendentes. O uso da fora em si, a ultima ratio do Direito. Paradoxo do Direito: A fora empregada para previnir o emprego de fora na sociedade.

O Monoplio da Violncia Legtima


A coercitividade do Direito s possvel por ser ele fruto de uma entidade que possui o monoplio dos meios de violncia (Max Weber). O Direito uma organizao da fora. (Kelsen). Eugen Erlich: O homem obdece ao Direito no por conta da ameaa de uso da fora, mas por razes ntimas.

Ordens violentas, mas no coercitivas.


- Revolucionrios. - Beligerantes. - Criminosos.

Estrutura da Ordem Jurdica Nacional


- Para que se determine a que ordem jurdica uma dada norma pertence, preciso que se lhe identifique o fundamento de validade. - Normas de diferentes pases possuiro diferentes fundamentos de validade. - O Direito regra o convvio intrassocial e o convvio intersocial.

S-ar putea să vă placă și