Sunteți pe pagina 1din 4

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTFICO

Maria Bernardete Martins Alves1 Susana Margaret de Arruda2**

RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo cientifico bem como apresenta de forma geral as regras de apresentao, o resumo, a citao no texto e as referncias. As orientaes aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentao de artigo cientfico, a NBR 6022 de 2003. Palavras-chave: Artigo cientfico. Normalizao. NBR 6022. Modelo de Artigo de peridico baseado na NBR 6022 , 2003. Nome do (s) autor (s). Palavras que representam o contedo do texto. Breve currculo do (s) autor (s), em notas de rodap. Ttulo do artigo, centralizado. INTRODUO As orientaes aqui apresentadas so baseadas na norma da ABNT para apresentao de artigos cientficos impressos: a NBR 6022, 2003. Essa norma apresenta os elementos que constituem um artigo cientifico. Todavia ao submeter um artigo cientfico aprovao de uma revista, o autor deve seguir as normas editoriais adotadas pela revista. (FRANA et al., 2003, p. 59). Artigo cientfico parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento. (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2)
1

Bibliotecria - Biblioteca Universitria Universidade Federal de Santa Catarina Mestre em Engenharia de Produo Universidade Federal de Santa Catarina E-mail: berna@bu.ufs.br 2 Bibliotecria Biblioteca Universitria Universidade Federal de Santa Catarina Especialista em Gesto da Informao Universidade Federal de Santa Catarina E-mail: susana@bu.ufsc.br

Para Lakatos e Marconi (1991) os artigos cientficos tm as seguintes caractersticas: a) no se constituem em matria de um livro; b) so publicados em revistas ou peridicos especializados; c) permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experincia. Ao submeter um artigo uma revista, seguir as normas editoriais da mesma. Citao direta, com at trs linhas deve vir inserida no texto entre aspas. O quadro deve ter uma numerao seqencial. O ttulo e a fonte devem vir na parte inferior. O artigo cientfico pode ser: a) Original ou divulgao: apresenta temas ou abordagens originais e podem ser: relatos de caso, comunicao ou notas prvias. b) Reviso: os artigos de reviso analisam e discutem trabalhos j publicados, revises bibliogrficas etc. A estrutura do artigo cientfico tem a mesma dos demais trabalhos cientficos: elementos pr-textuais; textuais e ps-textuais. Os elementos pr-textuais so: a) o ttulo e subttulo (se houver) devem figurar na pgina de abertura do artigo, na lngua do texto; b) a autoria: Nome completo do(s) autor(es) na forma direta, acompanhados de um breve currculo que o (s) qualifique na rea do artigo; c) o currculo: incluindo endereo (e-mail) para contato, deve aparecer em nota de rodap; d) resumo na lngua do texto: O resumo deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcanados, no ultrapassando 250 palavras. No deve conter citaes Deve ser constitudo de uma seqncia de frases concisas e no de uma simples enumerao de tpicos. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular ativa. (ABNT. NBR-6028, 2003, p. 2); Os elementos pr-textuais devem figurar na primeira folha do artigo. e) palavras-chave na lngua do texto: elemento obrigatrio - devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expresso: Palavras-chave, separadas entre si por ponto, conforme a NBR 6028, 2003, p. 2.

Quanto aos elementos textuais estes devem organizar-se da seguinte forma: Introduo; Desenvolvimento; Concluses. Na introduo deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma viso geral do tema abordado. De modo geral, a introduo deve apresentar: a) o assunto objeto de estudo; b) o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; c) trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema; d) as justificativas que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa, a hiptese de estudo, o objetivo pretendido, o mtodo proposto, a razo de escolha do mtodo e principais resultados. (GUSMO; MIRANDA 1997 apud RELATRIO [2003]). O desenvolvimento a parte principal e mais extensa do trabalho, e deve apresentar a fundamentao terica, a metodologia, os resultados e a discusso. Divide-se em sees e subsees conforme a NBR 6024, 2003. As concluses devem responder s questes da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipteses; e devem ser breve podendo apresentar recomendaes e sugestes para trabalhos futuros. Seguem mais algumas indicaes importantes: palavras-chave so palavras ou termos retirados do texto para representar o seu contedo. A citao a cpia na integra do texto do autor e deve ser utilizada para reforar os argumentos ou para esclarecer o leitor das posies do terico. Quanto citao de citao, esta deve ser identificada como apud, que significa citado por. Citao direta com mais de trs linhas, deve ter destaque de 4 cm do pargrafo. A fonte deve ser menor do que o texto. O espacejamento entre linhas deve ser simples. NBR 14724, 2003). Para artigos de reviso deve-se excluir material, mtodo e resultados. Referncia elemento obrigatrio, constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2000). As referncias devem ser alinhadas somente margem esquerda. So identificados por letras maisculas consecutivas. As referncias tm espaamento simples e duplo entre si. As referncias so apresentadas em ordem alfabtica de autor e alinhadas somente margem esquerda.

REFERNCIAS ABNT. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. 5 p. ABNT. NBR6023: informao e documentao: elaborao: referncias. Rio de Janeiro, 2002. 24 p. ABNT. NBR6024: Informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento. Rio de Janeiro, 2003. 3 p. ABNT. NBR6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. 2 p. ABNT. NBR10520: informao e documentao: citao em documentos. Rio de Janeiro, 2002. 7p ABNT. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. 6 p. FRANA, Jnia Lessa et al. Manual para normalizao de publicaes tecnico-cientificas. 6. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: UFMG, 2003. 230 p. IBGE. Normas de apresentao tabular. 3. ed. 1993. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 3. ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 1991. 270 p. RELATRIO final de projetos de pesquisa: modelo de apresentao de artigo cientfico. Disponvel em: <http://www.cav.udesc.br/anexoI.doc.>. Acesso em: 03 dez. 2003.

S-ar putea să vă placă și