Sunteți pe pagina 1din 11

UM ESTUDO DE ERGONOMIA E SEGURANA EM CONFORMIDADE COM O REGULAMENTO DA FORMULA SAE

A STUDY OF ERGONOMICS AND SAFETY IN ACCORDANCE WITH THE REGULATIONS OF THE FORMULA SAE

Natal Gonalves de Souza net_gerard@hotmail.com Fernanda Kristen da S. Pedro fernanda.kristen@hotmail.com Camila Grazielle Apolinrio camilagpoli@hotmail.com Mariana Leal Micuci Garcia mah.leal@gmail.com Disciplina Professor Orientador MS. Carlos R. Meneghetti RESUMO A Society of Automotive Engineers (SAE) promove anualmente uma competio estudantil na qual estudantes de engenharias e tecnologias devem projetar e fabricar um carro estilo formula, conforme as normas pr-estabelecidas pela organizao. Uma vez o desenho do chassi concludo, o objeto deste estudo demonstrar que o chassi atende as normas quanto comodidade do piloto. Tais como a faixa de estatura feminina de 5% e 95% da estatura masculina, ambas referenciadas da populao mundial. Para este projeto foram realizadas todas as pesquisas necessrias para fundamentar e sustentar os critrios de ergonomia. Para tal fez-se uso de softwares de base de dados antropomtricos para justificar as dimenses do chassi. Com base nesses dados, foram definidas as medidas do cockpit e barras de segurana de modo que qualquer individuo na faixa de estatura determinada pela SAE possa conduzir o veculo. O resultado preliminar consiste na reestruturao nas dimenses do chassi atendendo as premissas do projeto. Palavras Chave: Ergonomia, Chassi, Segurana. [resumir] ABSTRACT The Society of Automotive Engineers (SAE) promotes an annual student competition in which engineering and technology students must design and fabricate a formula style car, according to the standards previously established by the organization. Once the design of the chassis complete, the object of this study is to demonstrate that the frame meets the standards for the convenience of the pilot. Such as the height range of 5% female and 95% of male stature, both referenced the world's population. For this project were done all the research necessary to support and sustain the criteria of ergonomics. For this was made use of database software to justify the anthropometric dimensions of the chassis. Based on these data, we defined the measures of the cockpit and safety bars so that any individual in the range of height determined by the SAE can drive the vehicle. The preliminary result is the restructuring in the dimensions of the chassis meeting the assumptions of the project. Keywords: Ergonomics, Chassis, Safety.

INTRODUO A Ergonomia nasceu oficialmente em 1949 na Universidade de Oxford, porm desde o comeo do sculo XX o automvel j ganhou diversos melhoramentos ergonmicos. Primeiro veio a carroceria e o problema do campo visual do motorista, janelas e espelhos. O motorista necessitava sempre de mais informaes sobre seu veculo, o funcionamento de suas partes e sua velocidade. Junto a estas, vieram os requisitos de conforto para os dois sexos, resolvidos com diversas adaptaes ergonmicas nos assentos, no espao para as pernas, na fora sobre os pedais e na regulagem da temperatura. Segundo a International Ergonomics Association IEA, a ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitaes dos sistemas, organizaes, atividades, mquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torn-los mais seguros, eficientes, e confortveis para uso humano. A ergonomia automobilstica garante que, independente das variabilidades de cada indivduo, qualquer um possa dirigi-lo com total conforto e segurana independente do sexo, altura, raa, etc. Sendo assim, a frmula SAE especifica em seu regulamento quesitos que devem ser atendidos para que a tal garantia seja atendida.

ASPECTOS DE SEGURANA Dentro do conceito de ergonomia, a segurana um dos itens mais importante que deve ser considerado no projeto de um carro. Ela garante que tanto na dirigibilidade do veculo no trar perigo ao condutor como em casos de acidentes, e que o mximo de dano seja poupado ao motorista. Foi pensando nisso que a Frmula SAE estabeleceu em seu regulamento normas de confeco do veculo na qual assegure a segurana dos competidores. Os artigos do regulamento que descrevem tal preocupao so: Artigo 3: Drivers Cell - Sub-artigo: B3.9 Main Hoop e Front Hoop - Requisitos Gerais; Artigo 4: Cockpit.

Deve se ressalvar que o design do veculo e todos os equipamentos de segurana so projetados para atender pessoas entre 5 percentil feminino at 95 percentil masculino da populao mundial.

REQUISITOS QUANTO AO DRIVERS CELL definida como Drivers Cell a parte do veculo onde se acomoda o condutor e todos os dispositivos para a conduo do carro,ou seja, a cabine do piloto. no Drivers Cell, que vamos definir como clula do condutor, onde h uma criticidade maior e onde este deve ser paramentado das normas estruturais do veculo que lhe garanta tal conforto e principalmente segurana.

A cabea do motorista e as mos no devem entrar em contato com o cho em qualquer atitude capotamento. Como ao preventiva a essa condio, indispensvel ao veculo que em sua estrutura tenha um arco principal atrs do tronco do condutor ou em sua lateral, chamado de Main Hoop.

Figura 1a O Main Hoop deve ser construdo a partir de um nico pedao de tubo sem cortes que ligado base do chassi. O brao de apoio tambm deve estar em um ngulo horizontal superior a 30. Desse modo asseguramos que o arco muito forte e seguro, sem pontos fracos. (figura 1b)

Figura 1b O Front Hoop a barra proteo secundria que est na frente do motorista e acima de suas pernas, perto do volante. Este arco protege os braos e as mos dos condutores em caso de um capotamento. Constitui tambm uma zona de sobreposio de segurana com o Main Hoop, que protege o corpo do motorista. O arco dianteiro tambm deve ser construdo a partir de um nico pedao de tubo sem corte e o mesmo tem que estar ligado base do chassi. (figura 1b) Respeitando as faixas de estatura feminina de 5% e 95% da estatura masculina, e tendo tabelado as estaturas dos competidores, as dimenses do Main Hoop e Front Hoop levam em considerao todas as estaturas dos competidores que venham a conduzir o veculo. Colocar aqui tabela de estatura das competidoras, ou da menor e a maior, e justificar a cota do main hoop. Respeitando a norma de segurana do regulamento, o dimensionamento do Main Hoop abrange a todos os competidores que possam vir a dirigir o veculo e que em caso de capotamento,

estejam assegurados dentro da clula do condutor, gerando assim um sistema de restrio ao condutor.

Colocar aqui simulao do novo dimensionamento com o maior e menor motorista, justificando a nova cota do main hoo e front hoop. Figura 2 Quando o motorista sentado normalmente e contido pelo sistema de restrio, e com o capacete que compreende a faixa de estatura de 95% do gnero masculino (dados antropomtricos) e todos os pilotos da equipe, a linha reta traada a partir do topo do Main Hoop at ao topo do Front Hoop deve ter no mnimo uma distncia de 50 mm do capacete. A distncia mnima deve ser de 50mm entre linha reta traada a partir do Main Hoop extremidade inferior do brao de apoio do arco principal se a rtese se estende para trs.

Colocar aqui simulao do novo dimensionamento com o maior e/ou menor motorista, justificando a distancia entre o capacete e a linha tracejada. Figura 3b(tipo assim, rs) POSTURA DE ASSENTO Para que o condutor fique melhor acomodado no sistema de restrio, o assento ser ajustado para a posio mais recuada, fazendo com que o corpo seja totalmente ajustado a clula do condutor, garantindo que em nenhum momento esteja livre em caso de choque ou capotamento, preservando a integridade do mesmo. Todos os comandos do veculo, incluindo o cmbio, devem ser operados dentro da clula do condutor sem que qualquer parte do corpo do mesmo (mos, braos ou cotovelos) esteja fora dos planos da estrutura de impacto lateral. Novamente, justificando o dimensionamento de acordo com a estatura da equipe, deu-se o clculo: Colocar aqui a tabela de dimenses de tronco e cabea da equipe e mostrar atravs de mdia simples, sei l, a nossa cota de referencia para atender a norma abaixo.

Colocar aqui simulao do novo dimensionamento com o maior e/ou menor motorista, sentada nesta posio, com indicao dos pontos A, B e C justificando a distancia entre o capacete e a linha tracejada.

Figura 4a(tipo assim, RS) Antevendo tambm a total segurana do piloto, a cabea deve estar apoiada ao assento, quando o mesmo estiver de capacete, como mostra a Figura 4a. O ponto mais baixo do assento do condutor deve ser inferior ao tubo longitudinal lateral que atenda aos requisitos para tubos de impacto lateral, passando sob o ponto mais baixo do assento, conforme Figura 4b.

Figura 4b Seria interessante exemplificar com o desenho do nosso carro em AutoCAD.

REQUISITOS QUANTO AO COCKPIT A configurao do veculo open-wheeled (as rodas esto fora do corpo do carro) e opencockpit (um corpo estilo frmula, onde a cabine do piloto aberta), com quatro rodas que no esto em uma linha reta.

A fim de assegurar que a abertura que d acesso ao cockpit de tamanho adequado, um modelo mostrado na Figura 5 ser inserido na abertura cockpit.

J a seo transversal interna permite ao modelo mostrado na Figura 5b possa passar horizontalmente atravs do cockpit de um ponto 100 milmetros frente do pedal.

Colocar aqui simulao das dimenses do padro que fez no AutoCAD, justificando as alteraes.(Padro passa-no passa da abertura do cockpit figura 5a)

Colocar aqui simulao das dimenses do padro que fez no AutoCAD, justificando as alteraes.(Padro passa-no passa da seo transversal figura 5b)

Podem ser colocadas lado a lado, ou em uma nica figura.

Proteo lateral O condutor deve ser protegido de uma coliso lateral sentado na conduo normal posio (Frmula SAE). A finalidade desta proteo de impacto lateral a de proteger o corpo do piloto se o outro veculo vier colidir lateralmente, conforme Figura 6.

Seria interessante exemplificar com o desenho do nosso carro em AutoCAD Figura 6

A proteo lateral deve incluir trs barras na moldura construdas a partir de material especfico: Membro superior deve ser entre 200mm e 350mm do solo e ligar o main hoop com front hoop; Barra na diagonal que deve conectar barras de impacto superiores e inferiores laterais; Barra inferior que liga o fundo do main hoop com a parte inferior do front hoop. Visibilidade do motorista
O motorista deve ter visibilidade adequada da frente e dos lados do carro. Com o motorista sentado em uma posio normal de conduo que ele deve ter um campo mnimo de viso de 200 graus para cada lado. [no se se apetece]

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS International Ergonomics Association IEA ROZESTRATEN, R. J. A. - A ergonomia veicular do sculo XX - Universidade Catlica Dom Bosco, Belo Horizonte jun. 2006 Regulamento FSAE

[mtodos]

Segundo regulamento da Frmula SAE, article 1: Formula SAE overview and competition, todo e qualquer competidor que compreenda a faixa dos 5% da estatura feminina e 95% da estatura masculina deve se acomodar ao prottipo.

S-ar putea să vă placă și