Sunteți pe pagina 1din 5

COMO TRATAR COM AS PESSOAS CONVIDADAS PARA O NCLEO CELULAR

IGREJA BATISTA GAPE EM CAUCAIA

1 Parte Chamado e Posicionamento


Uma das perguntas mais freqentes nas igrejas : Por que no crescemos? Para respondermos esta questo necessrio refletirmos Mateus 18:19 e Marcos 16, como foi analisado na primeira aula destes estudos.

SOMOS CHAMADOS, ASSIM COMO OS DISCPULOS FORAM CHAMADOS

Dentre as vrias tarefas que Jesus passou aos seus discpulos, que por sua vez passaram aos seus discpulos e hoje atravs de Mateus 18 e Marcos 16 percebemos que nos compete tambm, o "IDE ".
E

disse-lhes: Vinde aps mim, e eu vos farei pescadores de homens


Mateus 4:19

Pescar homens = EVANGELIZAR. PARA PESCAR BEM, TORNA-SE IMPRESINDIVEL


Conhecer os diversos tipos de peixes, Conhecer os mais variados instrumentos de pesca Como fazer o bom uso dos instrumentos de pesca Cevar ou preparar o ambiente do lago ou rio para que os peixes se sintam atrados.

Portanto no podemos abrir a igreja e esperar que as pessoas surjam aceitando a Jesus Cristo. Seria como pescar esperando os peixes sarem da gua e pularem na rede. Ento dentro das coordenadas da Grande Comisso, temos a ordem de ir atrs daqueles que esto necessitados de Jesus, e mostrar a eles que existe uma boa notcia: " a salvao atravs de Jesus Cristo."

Qual a Postura e o Ambiente daqueles que lideram e Auxiliam na Liderana de um Ncleo Celular?
Vejamos Atos 2:41 a 47
41Ento, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acrscimo naquele dia de quase trs mil pessoas.42E perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes. 43Em cada alma havia temor; e muitos prodgios e sinais eram feitos por intermdio dos apstolos. 44Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, medida que algum tinha necessidade.

46Diariamente perseveravam unnimes no templo, partiam po de casa em casa e tomavam as suas refeies com alegria e singeleza de corao, 47louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

O Ambiente:
Comunho, no partir do po, Repartir com os necessitados, Perseverana no estar juntos, louvor a Deus. orao, sinais e maravilhas (resposta comunho com Deus e com os irmos) O ambiente levou o povo a v-los com simpatia e interesse, facilitando assim um acrescentar de vidas salvas. O Ncleo Celular para ser o lugar cevado para atrair o peixe e pesc-lo. O ambiente do Ncleo Celular deve ser ambiente de paz que cause ao convidado: No vejo a hora de chegar o momento da nossa reunio!! Gosto tanto de estar com vocs! Confio em vocs, por isso abro meu corao. Orem por mim, porque ... Quero contar uma bno Gostaria que me ensinassem....

Amemos com tal intensidade at que o perdido se interesse em ter uma vida como a nossa.

O mundo vai olhar, vai ver nossa comunho, e vai desejar ser um de ns !! O mundo vai crer a medida que formos mais unidos, tivermos mais amor e mais comunho.
Podemos estar juntos para estudar a Palavra (doutrina) , para lazer, para orar , para comer juntos, etc. Mas sempre que o objetivo principal for ouvir nosso Deus, para retirarmos pessoas do inferno, vamos procurar formas de colaborar segundo o dom e talento que nos foi dado. Quanto mais cada um se aproximar de Deus, consequentemente, se aproximam um do outro. Na busca comum (mesmas intenes), aprendemos com Deus (estudo, orao, comunho) , comentaremos com os outros sobre os comandos e ensinos, e os nossos relacionamentos sero melhorados e curados.

Note que perseveravam em 4 coisas: 1 Doutrina 2 Comunho 3 Partir do po 4 Oraes.

2 Parte Atribuies e Precaues Nesta segunda parte trataremos das atribuies, aquilo que cabe a cada um dos lderes e lderes auxiliares dentro do ncleo Celular, e, dos cuidados e precaues que devemos ter durante este precioso trabalhar.

ORAO E JEJUM

Fazer uma lista das pessoas no convertidas que o ncleo ir convidar e distribuir entre os trs participantes e durante o primeiro ms estarem orando e jejuando para que o convite seja aceito pelo seu convidado. CONTATO AMISTOSO: Manter contato semanalmente com o amigo que est recebendo orao. a) Procurar conversar sobre assuntos de interesse da pessoa, como por exemplo: esporte, sade, finanas, escola, ... sempre com otimismo, "pois Deus bom e estando com Ele vai dar tudo certo!" b) ao final da conversa em todas as semanas, sempre lembrar que vai convida-lo para fazer parte de um grupo de amigos para tirar duvidas e estudar a bblia. c) Se a pessoa perguntar que grupo esse, : um grupo de amigos que tem um dia em que se renem para convivncia, conversar sobre questes do dia-adia, busca de idias e solues, por princpios cristos, e de vez em quando sair para comer, etc... CUIDADOS A SEREM TOMADOS: 1) Reunio de Ncleo Celular no momento para discutir ou estudar doutrina (escatologia, livre-arbtrio, espiritismo, etc..). Se houver pergunta a respeito, educadamente deve-se dizer que aps a reunio os lderes devero conversar a respeito com a pessoa interessada. 2) Confisses devem ser guardadas dentro do Ncleo Celular, sendo proibidos compartilhar ou fofocar sobre o assunto fora do grupo, a no ser que todos concordem. 3) O objetivo no arrebanhar ovelhas de outros rebanhos, e sim desgarradas e perdidas. 5) O lder do Ncleo Celular deve ter como sonho gerar discpulos lderes de Ncleo Celular Nesse sentido importante lembrar que a ordem de prioridades : Em primeiro lugar Deus, em segundo lugar a famlia, em terceiro lugar a igreja (discpulos e Ncleo Celular e encargos) e o emprego. O IDE de Jesus no tem condies, do tipo SE tiver sol, ou SE o vizinho te cumprimentar. Precisamos entrar na vida das pessoas discretamente, com amor

para gerar nelas a semente da salvao. Temos que buscar atravs da orao, um meio de levar o amor de Cristo para dentro dos palcios ou dentro dos barracos. O Senhor quer resgatar pessoas que esto nas trevas, e vai usar pessoas que invadam. PREPARAO PARA A REUNIO DO NC: Vamos dividir a preparao para a reunio semanal do Ncleo Celular em tpicos, como segue: 1) ORAO: imprescindveis. Por isso, alm da devocional diria, orao diria, e os jejuns programados pelo grupo, para aceitao do convite, os lderes e lderes auxiliares devem ter pelo menos hora especfica de orao pela reunio do Ncleo Celular, antes da reunio no dia ou em outro dia. 2) ANFITRIO: Consideramos que quando uma famlia hospeda um Ncleo Celular, est fazendo o que Obede-Edom fez (I Cr.13:13-14), ao acolher a Arca da Aliana do Senhor,

13 - Por isso Davi no trouxe a arca a si, cidade de Davi; porm a fez levar casa de Obede-Edom, o giteu. 14 - Assim ficou a arca de Deus com a famlia de Obede-Edom, trs meses em sua casa; e o SENHOR abenoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.

3) PALAVRA: O lider deve ter preparada a lio do dia, j estudada conforme orientao do pastor. As perguntas de estudo indutivo devem estar claras e bem ligadas ao assunto da ministrao. 4) LOUVOR: O encarregado pelo louvor deve, em conjunto com outros irmos do grupo, escolher e separar cnticos com letras que sejam facilmente entendidas, falem sobre a esperana que temos no Senhor, a confiana que temos no cuidado de Deus para nossas vidas, que levantem o nimo, pois Deus bom, Ele est conosco, nossa rocha, e com Ele somos mais que vencedores. Deve tambm fazer cpias das letras ( mo ou impresso) para distribuir aos participantes da reunio, e saber cantar a msica (j treinada pelo menos por mais um irmo) (pode ser em um toca CD) 5) RELATRIO: incumbncia do lder preparar o relatrio da reunio e entreg-lo ao pastor aos domingos no culto. 6) LDERES AUXILIARES: incumbncia dos lderes auxiliares manter contato com todos os integrantes do ncleo celular, dizendo-lhes da importncia das reunies, fazendo todo empenho para estarem na reunio no dia e horrio marcado. So tambm responsveis pelo local, materiais, som(louvor), inicio e fim da reunio.

A REUNIO DO NC: 1) DURAO DA REUNIO: A durao da reunio do Ncleo Celular deve ser de no mnimo hora (para aqueles casos em que a reunio em momentos curtos, como no perodo de almoo, ou aps o trabalho, etc.) e no mximo 1 hora; no passando disso, para que a reunio no se torne enfadonha ou cansativa, e fique um sentimento de quero mais. 2) QUANDO UM FALA OS OUTROS OUVEM: Deve-se tomar o cuidado de dar ateno e importncia aos convidados, de igual modo, respeitando cada um, seus interesses, e suas ansiedades. Por isso, no compartilhar do quebra-gelo deve-se prestar ateno conversa de todos , e enquanto um est falando, todos devem ficar calados ouvindo e respeitando o momento do outro. 3) GRUPO MAIS QUE REUNIO: No se deve chamar o grupo Ncleo Celular de apenas reunio, uma vez que o grupo deve ter a conotao de amizade, comunho e aliana, motivo pelo qual deve-se lembrar de ter periodicamente atividades que reforcem essa comunho. 4) ATIVIDADE SOCIAL: Durante o ms, 3 reunies semanais do Ncleo Celular devem ser no local definido, e a quarta semana o grupo deve escolher uma atividade diferente das outras 3, como e onde fazer a reunio, ou passeio, ou etc. 5) O CONVIDADO: O Convidado no evanglico no deve ser apresentado como visitante e sim como amigo. Devem providenciar para que faa o fone-visita, toda semana . 6) EVENTO DE COLHEITA: Evento de Colheita um momento festivo e especial em que pretende-se

Apresentar a igreja os novos membros e leva-los a conhecer o novos irmos em Crisdto 7) LANCHE: indicado ter um lanchinho rpido durante ou no trmino da reunio do Ncleo Celular (suco, refrigerante, bolacha, biscoito, ..). Esse lanche no pode ser sofisticado e nem caro, para que no seja um empecilho para outras pessoas participarem em outras reunies, contribuindo. 8) NEGCIOS: proibido quaisquer transaes econmicas no Ncleo Celular, como emprstimos, vendas de livros, cds, ... Negcios na igreja s podem ser feitos entre irmos desde que sob o consentimento do pastor.

S-ar putea să vă placă și