Sunteți pe pagina 1din 81

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Curso: Mecatrnica Docente: Jorge Souza Discente:

Mdulo: Bsico Turno:

Carga Horria: 30h Turma: 2006

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Desenho Tcnico

Material Instrucional especialmente elaborado pela Prof.() Snia Maria para uso exclusivo do CETEB-CA.

Camaari/BA Outubro de 2005

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

SUMRIO

INTRODUO CAPTULO I INSTRUMENTOS DE DESENHO CAPTULO II MTODOS DE EXPRESSO DESENHOS TCNICOS CAPTULO III NOES DE DESENHO GEOMTRICO CAPTULO IV NORMAS TCNICAS CAPTULO V PERSPECTIVA CAPTULO VI SISTEMA DE REPRESENTAO PROJEES CAPTULO VII ESBOO CAPTULO VIII CORTE CAPTULO IX SMBOLOS DE SUPERFCIES BIBLIOGRAFIA

4 4 7 9 21 35 42 54 58 75 81

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

INTRODUO
O Desenho uma arte que tem como finalidade representar graficamente formas e idias, podendo ser executado a mo livre ou por meio de instrumentos especiais, levando-se em considerao as regras para tal. Distingue-se, pois, entre desenho livre, aquele que praticado pelos artistas, e o desenho tcnico, o que regido por determinadas leis. O Desenho Tcnico tem como finalidade principal representao precisa, no plano das formas do mundo material, ou seja, tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituio espacial das mesmas. Essa representao de formas no plano constitui o campo de desenho projetivo. O Desenho Tcnico representa um meio de ligao indispensvel entre ao vrios ramos de um empreendimento da base da matriz de produo, pois que a linguagem internacional do engenheiro do arquiteto e do tcnico, linguagem que difere de qualquer outra pela clareza e preciso, no se prestando a duvidas ou diferenas de interpretao. Exige-se do desenho a representao clara das diferentes partes com a indicao de todos os requisitos de acabamento a fim de que, mesmo operrios de menor habilitao, possam executar a obra desenhada sem necessidade de esclarecimentos verbais demorados, e, freqentemente, mal interpretados. A execuo de um Desenho Tcnico necessita, alm de certa habilidade manual, uma boa compreenso tcnica, conhecimentos do processo de construo, pois que a finalidade do projetista no fazer um desenho e sim, por meio do desenho, indicar todos os elementos necessrios execuo de um trabalho, trabalho esse que deve ser feito do modo mais racional e econmico possvel. O Desenho Tcnico constitui-se no nico meio conciso exato e inequvoco para comunicar a forma do objeto; da a sua importncia na tecnologia, face notria dificuldade da linguagem escrita ao tentar a descrio da forma, apesar da riqueza de outras informaes que essa linguagem possa veicular. (BORNANCINI s.d). O Desenho Tcnico estrutura-se a partir dos conceitos do Desenho Geomtrico e da Geometria Descritiva, associados s Normas Tcnicas e convenes estabelecidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

CAPTULO I INSTRUMENTOS DE DESENHO


Para obtermos bons resultados em nosso curso, precisamos conhecer o material de desenho, e desenvolver certas qualidades: limpeza, ordem, ateno, capricho, exatido e, sobretudo, perseverana.

PAPEL / LPIS / LAPISEIRA


Podemos trabalhar com blocos, cadernos ou folhas avulsas, evitando-se desenhar em superfcies irregulares.Utilizados para desenhar ou escrever, tanto o lpis como a lapiseira tm na parte interna um material denominado grafite ou mina, que apresenta grau de dureza varivel e por isto pode classificado de trs modos: com nmeros, letras ou nmeros e letras.

Lpis Posio correta

Lapiseira

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

RGUA / PAR DE ESQUADROS


Rgua - Instrumento usado para medir e executar traos retos. aconselhvel o uso de rgua transparente, graduada em centmetros (cm) e milmetros (mm). Par de Esquadros - Como o nome est dizendo, composto de dois instrumentos, que so utilizados para traar retas paralelas, perpendiculares e alguns ngulos. Deve-se dar preferncia aos esquadros transparentes e sem graduao, pois a finalidade dos esquadros no medir.

Utilizao do par de esquadros. a) Traado de retas paralelas 1 etapa a a b // a


Fixo Fixo Obs.: Sempre se utiliza os dois instrumentos juntos: um fixo e o outro se desloca sobre o primeiro, podendo tambm, utilizar o par de esquadros ou a rgua e um dos esquadros.

2 etapa b b a

b) Traado de retas perpendiculares 1 etapa

Obs.: Sempre se usa os dois instrumentos juntos: um fixo e o outro se desloca sobre o primeiro, podendo tambm utilizar a rgua e um dos esquadros.

BORRACHA
Utilizada para apagar erros. Existem diversas marcas e tipos no mercado, mas as borrachas sintticas ou bem macias so mais apropriadas para este uso.

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

COMPASSO
Instrumento utilizado par traar circunferncias, arcos de circunferncia e transportar medidas. Este instrumento possuiu ma ponta-seca (de metal) e uma ponta de grafite, que devem estar no mesmo nvel; a grafite deve ser lixada obliquamente (em bisel) e a parte lixada (chanfro) deve ficar para o lado de fora, como mostra a figura.

Hastes Ponta-seca

Grafite Chanfro

Posio correta

TRANFERIDOR
o instrumento utilizado para medir e traar ngulos. Os mais indicados so os transferidores transparentes, de plstico ou acrlico. Existem dois modelos: o de meia volta (180) e o de volta inteira (360). Veja a figura seguinte: Meia volta (180) Graduao Graduao Volta inteira (360)

Centro

Linha de f Centro Linha de f

Utilizao do transferidor a partir de um ngulo dado: MN, menor que 180. M

N A 6

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

CAPTULO II MTODOS DE EXPRESSO DESENHOS TCNICOS


Existem dois mtodos fundamentais de escrever a linguagem grfica: mo livre ou com instrumentos: Desenho mo livre: feito esboando-se as linhas sem instrumentos, utilizando-se somente lpis ou lapiseira e borracha. um excelente mtodo durante o processo de aprendizagem devido a sua rapidez porque, neste estgio, o estudo da projeo mais importante do que a exatido do traado. O mtodo de desenho mo livre timo para o estudo inicial porque oferece treinamento em tcnica, forma e proporo. um mtodo artstico. Os desenhos mo livre so muito usados comercialmente para projetos preliminares e para alguns trabalhos definitivos. Desenho com instrumentos: o mtodo padronizado de expresso, sendo feitos em escala, com instrumentos utilizados para traar linhas retas, circunferncias e curvas. A habilidade no manejo dos instrumentos contribui para a rapidez e preciso.

CLASSIFICAO DOS DESENHOS TCNICOS


Esboo: representao expedita, aplicado habitualmente aos estgios iniciais da elaborao de um projeto podendo, entretanto, servir ainda representao de elementos existentes ou execuo de obras; Desenho preliminar: representao grfica empregado nos estgios intermedirios da elaborao do projeto sujeita ainda a alteraes. Corresponde ao anteprojeto; Desenho definitivo: desenho integrante da soluo final do projeto, contendo os elementos necessrios sua compreenso, de modo a poder servir execuo.

INSTRUMENTOS GRFICOS DE DESENHO


Para registrar algumas informaes no papel so necessrios instrumentos e equipamentos. Prancheta: confeccionadas em madeira, so isentas de juntas e com as faces laterais lisas para o uso da rgua T; Rgua T: adaptada prancheta, so utilizadas para traar as linhas horizontais e para apoiar o esquadro no traado de linhas verticais; Rgua paralela: tem a mesma funo da rgua T, mas fixada prancheta; Esquadro: os esquadros de 45 e 60 so em vrios tamanhos, sendo utilizados ou no com a rgua T ou paralela; Escala: so rguas graduadas para marcar as dimenses nos desenhos. So graduadas em milmetro; Lpis ou lapiseira: as durezas das grafites variam entre duro, mdio e mole. Os mdios so mais utilizados para desenho em esboos; Compasso: um instrumento que realiza o traado de arcos e circunferncias; Acessrios: transferidor, borracha, fita adesiva; Gabaritos especficos: gabarito de crculos, curva francesa, etc.; Papel para desenho: milimetrado, etc..

FORMATOS PADRO
As dimenses esto em milmetros.

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

COTAGEM
Todas as cotas necessrias caracterizao da forma e da grandeza do objeto devem ser indicadas no desenho. Alm das cotas, devem ser incorporadas ao desenho informaes em todos os detalhes do objeto. As cotas devem ser indicadas com clareza, sendo indispensvel a repetio das mesmas. As linhas de cotas so representadas por linhas finas cheias, para contrastar com as linhas mais grossas que representam o contorno do objeto. So limitadas nas extremidades pelas linhas de extenso ou chamada, tendo por sua vez as suas extremidades terminadas por flechas ou outros marcadores.

ESCALAS
Escala a relao entre a distncia grfica e a distncia natural.

LINHAS E TRAADOS
TIPO EMPREGO

a GROSS A b c MDIA d e
FINA

Arestas e contornos visveis Corte e sees Arestas e contornos invisveis Ruptura curta Linhas de cota e de extenso Hachuras e diagonais Eixos de simetria e linhas de centro Ruptura longa

f g

Exemplo
g b e c d f e e

a SEO A-A

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

EXERCCIOS
1) Desenhe no bloco as linhas obedecendo as orientaes abaixo (linhas pedidas) A Horizontal e vertical com linhas grossas; B - 45 com linhas finas; C - 45 com linhas grossas; D - 60, com a horizontal, com linhas finas; E - 30, com a horizontal, com linhas grossas; F Circunferncias e arcos com linhas finas e grossas.

Obs.: desenhe em cada folha trs retngulos com as respectivas linhas.

CAPTULO III NOES DE DESENHO GEOMTRICO


Geometria ramo da matemtica que se preocupa com as propriedades do espao utilizando pontos, linhas, superfcies e slidos. A palavra Geometria vem do grego go, terra, e metrun, medir, nascida da necessidade prtica de medir o tamanho das propriedades agrcolas. O Desenho Geomtrico a expresso grfica da geometria e se preocupa em representar as figuras, planas ou tridimensionais, a partir dos seus conceitos essenciais, fazendo uso dos instrumentos de desenho cuja utilizao exige algumas habilidades necessrias ao manuseio.

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA GEOMETRIA


O desenho a expresso grfica da forma, e deste modo no possvel desenhar sem o conhecimento das formas a serem representadas. Chamam-se elementos fundamentais da geometria o ponto, a linha e o plano. Este ltimo um caso particular da superfcie. PONTO A LINHA m PLANO 9

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


FORMAS GEOMTRICAS PLANAS Uma figura qualquer plana quando todos os seus pontos situam-se no mesmo plano. EXERCCIOS 1) Desenhe a mo livre as figuras que representam: (quadro abaixo) ngulos, Tringulos, Polgonos Regulares e Circunferncias

10

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


2) D o nome a cada uma das figuras abaixo:

A __________________________________ B __________________________________ C __________________________________ D __________________________________ E __________________________________ F __________________________________ G ___________________________________ H __________________________________ I ___________________________________

J __________________________________ K __________________________________ L _________________________________ M _________________________________ N _________________________________ O _________________________________ P _________________________________ Q _________________________________ R _________________________________

CONSTRUES GEOMTRICAS desenhar no bloco


MEDIATRIZ DE UM SEGMENTO uma reta perpendicular que passa pelo ponto mdio de um segmento. AB = 4,5cm

Centro em A, abertura maior que a metade de AB, (raio r) traa-se um arco.

Centro em B, mesma abertura traa-se outro arco, que corta o anterior em C e D.

Unindo C e D, obtm-se a mediatriz maior de AB.

11

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


BISSETRIZ DE UM NGULO a semi-reta que tem origem no vrtice e divide o ngulo em dois ngulos congruentes (mesma medida).

Traa-se um arco qualquer com centro em V.

Centros em A determina-se C.

Unindo V com C determinase o ngulo de 45.

Dividir um ngulo reto em trs partes iguais.

Centro em V e abertura qualquer se traa o arco AB.

Centros em A e B, mesmo raio anterior traam arcos obtendo os pontos 1 e 2.

Unindo 1 e 2 com V obtm os trs ngulos iguais.

TRINGULO EQUILTERO - 3 lados iguais AB = 3,0cm

Traa-se AB igual a .

Centros em A e B traamse dois arcos com raio que se cruza em C.

Unindo-se os pontos obtmse o tringulo eqiltero.

TRINGULO ISSCELES - 2 lados iguais

AB = 3,0cm MC= 4,0cm

Traa-se AB igual a .

Traa-se a mediatriz de AB e marca-se MC igual a h.

Unindo-se os pontos obtmse o tringulo issceles.

12

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


TRINGULO ESCALENO 3 lados diferentes.

Traa-se AB igual ao lado .

Centro em A, raio igual a b traa-se um arco. Centro em B, raio c traa-se outro arco. C o encontro dos arcos.

Unindo-se A com C, B com C ter-se- o tringulo.

TRINGULO RETNGULO AB =4,0cm AC = 3,0 cm

Traa-se AB igual ao lado .

Por A traa-se uma perpendicular a marca-se AC igual a b.

Unindo C com A e B obtm-se o tringulo retngulo.

QUADRADO um polgono regular de quatro lados iguais e paralelos dois a dois e formam quatro ngulos retos. AB = 4,0cm Construo:

Levanta-se uma perpendicular pelo extremo A e marca-se o ponto D com a medida do lado dado.

Centros em D e B abertura do compasso igual a AB traamse dois arcos que se cruzam em C.

Unindo-se os pontos obtmse o quadrado ABCD.

13

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


RETNGULO um polgono de quatro lados paralelos iguais dois a dois, que formam quatro ngulos retos. AB = 5,0 cm AD = 3,0cm

Traa-se uma perpendicular pelo extremo A. Marca-se AD (dado) na perpendicular.

Raio AB, centro em D traase um arco. Raio AD, centro em B traa-se outro arco definindo C.

Unindo-se os pontos obtmse o retngulo.

PARALELOGRAMO um polgono de quatro lados, tendo os lados opostos paralelos dois a dois e ngulos opostos iguais. AB = 4,0cm AD = 2,0cm = 30 Construo:

Pela extremidade A de AB transporta-se o ngulo dado e marca-se AD no lado do ngulo .

Centro em D raio AB traa-se um arco. Centro em B raio AD traa-se outro arco que cruza com o primeiro em C.

Unindo os pontos obtm-se o paralelogramo.

LOSANGO um quadriltero de lados iguais, porm com ngulos agudos e obtusos e duas diagonais que formam entre si um ngulo de 90. Construo:

Transporta-se o ngulo no extremo A. Centro em A raio AB marca-se no lado do ngulo transportado o ponto D.

Centros em B e D com raio AB traam-se 2 arcos que se cruzam em C.

Unindo os pontos obtmse o losango.

CIRCUNFERNCIA E CRCULO
Circunferncia a figura plana formada por uma linha curva e fechada, cujos pontos so eqidistantes (tm a mesma distncia) de um ponto fixo chamado centro. Crculo a poro do plano limitada pela circunferncia. 14

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


ELEMENTOS DA CIRCUNFERNCIA Centro Raio Corda Dimetro Arco Flecha Secante Tangente

G E C B F O D A

REGIES DO CRCULO

SEMI-CRCULO

SEGMENTO CIRCULAR

SETOR CIRCULAR

COROA CIRCULAR

TRAPZIO CIRCULAR

ZONA CIRCULAR

LNULA

POLGONOS A palavra Polgonos originria por dois elementos de origem grega, poli (vrios) e gono (ngulos), portanto polgono a figura geomtrica formada por vrios ngulos. Classificao: REGULARES / IRREGULARES

IRREGULAR REGULAR Obs.: Independente da regularidade de seus de seus lados, um Polgono pode ser ainda:

15

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


CONVEXO / CNCAVO

CONVEXO

CNCAVO

CNCAVO

DIVISO DA CIRCUNFERNCIA CORRESPONDENTES.

EM

PARTES

IGUAIS

INSCRIO

DE

POLGONOS

PROCESSO GERAL de BION. NGULO CENTRAL

PROCESSOS PARTICULARES
3 PARTES 4 PARTES

5 PARTES

6 PARTES

7 PARTES

8 PARTES

16

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


9 Partes 10 Partes

CONCORDNCIA
* Concordncia Ato ou efeito de concordar. As peas de mquinas possuem s vezes concordncias que vo de uma linha a outra, de uma linha a um ponto ou entre dois pontos.Para desenhar os arcos correspondentes necessrio que se determinem os centros e os pontos de tangncia. EXERCCIOS a) Concordar duas retas r e s perpendiculares entre si com um arco de circunferncia de raio r dado = 2,0cm.
EXEMPLO: 1 Centro em A, raio r, traa-se um arco que corta r e s em C1 e C2. 2 Por C1 e C2 levantam-se duas perpendiculares que se cortam em O (PR3 ou PR8). 3 Centro em O, traa-se o arco pedido.

b) Concordar duas retas r e s convergentes com um arco de circunferncia, conhecendo o vrtice V (ngulo agudo = 45).
EXEMPLO: 1 Centro em V, com abertura qualquer do compasso, descreve-se um arco, determinando C1 em r e C2 em s. 2 Determina-se a bissetriz b (PR5). 3 De C1 e C2 traam-se perpendiculares que se encontram em O (PR3 ou PR8). 4 Centro em O, raio OC1 ou OC2, descreve-se o arco solicitado.

c) Concordar duas retas s e t convergentes com um arco de circunferncia, conhecendo-se o vrtice e o raio r (ngulo obtuso = 135). r = 2,0cm
EXEMPLO: 1 Traa-se a bissetriz do ngulo tVs (PR5). 2 Por um ponto qualquer A de t traa-se uma perpendicular (PR3), marcando AB igual a r. 3 Por B traa-se uma paralela a t que corta a bissetriz O. 4 Por O traam-se perpendiculares a t e s (PR8), determinando os pontos de concordncia C1 e C2. 5 Centro em O, traa-se o arco solicitado.

ARCOS CONCORDANDO COM RETAS Chama-se concordncia de duas linhas curvas ou de uma reta com curva, ligao entre elas, executada de tal forma, que se possa passar de uma para outra, sem ngulo, dobra ou que haja ruptura.

17

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Dois tipos de linhas podem concordar: - Arco com arco; - Reta com arco. ARCO COM ARCO Para que um arco concorde com outro, indispensvel que o ponto de contato entre ambos esteja numa linha que una os centros, ou seja, para concordar dois arcos, o ponto de concordncia assim como os centros dos arcos devem estar sobre uma mesma reta, que normal aos arcos no ponto de concordncia.
EXEMPLO: 1 Traa-se o raio O1C, prolongando-se indeterminadamente. 2 Centro em um ponto O2 qualquer do prolongamento, descreve-se o outro arco solicitado de raio O2C.

RETA COM ARCO - Para que um segmento de reta concorde com um arco indispensvel que se forme um ngulo de 90 entre o raio da circunferncia ao qual o arco pertence e o segmento, ou seja, para concordar um arco com uma reta, necessrio que o ponto de concordncia e o centro do arco, estejam ambos sobre uma mesma perpendicular reta.
EXEMPLO: 1 Traa-se a perpendicular C1C2 comum s duas semi-retas. 2 Determina-se C3, um ponto qualquer de C1C2. 3 Traam-se as mediatrizes de C1C3 e C3C2, determinando-se, respectivamente, O1 e O2 (PR1). 4 Centro em O1, com raio O1C1, e em O2, com raio O2C2, descrevem-se os arcos pedidos.

SLIDOS GEOMTRICOS Quando uma figura geomtrica tem pontos situados em diferentes planos, temos um slido geomtrico. Os slidos geomtricos tm trs dimenses: comprimento, largura e altura. So separados do resto do espao por superfcies que os limitam. E essas superfcies podem ser planas ou curvas. Slidos limitados por superfcies planas: prisma, o cubo e as pirmides. PRISMAS

Elementos

18

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


PIRMIDE A pirmide outro tipo de slido geomtrico. Ela formada por um conjunto de planos que decrescem infinitamente. Elementos:

SLIDOS DE REVOLUO So formados pela rotao de figuras planas em torno de um eixo. Rotao significa ao de rodar, dar uma volta completa. A linha que gira ao redor do eixo formando a superfcie de revoluo chamada linha geratriz.

CILINDRO limitado lateralmente por uma superfcie curva. A figura plana que forma as bases do cilindro o crculo. CONE A formao do cone pode ser imaginada pela rotao de um tringulo retngulo em torno de um eixo que passa por um dos seus catetos.

19

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


ESFERA um slido geomtrico limitado por uma superfcie curva chamada superfcie esfrica. O raio da esfera o segmento de reta que une o centro da esfera a qualquer um de seus pontos. Dimetro da esfera o segmento de reta que passa pelo centro da esfera unindo dois de sues pontos.

SLIDOS GEOMTRICOS TRUNCADOS Quando um slido geomtrico cortado por um plano, resultam novas figuras geomtricas: os slidos geomtricos truncados.

Tronco de prisma

Tronco de cilindro

Tronco de pirmide

Tronco de cone

EXERCCIOS: Desenhe no bloco os slidos abaixo. (medida arbitraria)

20

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

CAPTULO IV NORMAS TCNICAS


Normas so documentos surgidos do processo de normalizao, que contm informaes tcnicas para uso de fabricantes e consumidores. So elaboradas a partir da experincia acumulada na indstria e no uso e a partir dos conhecimentos tecnolgicos alcanados. As normas devem ser adotadas por todos que se envolvam com profisses em que o Desenho Tcnico uma das bases instrumentais, por terem como objetivo final a unificao de procedimentos de representao. CALIGRAFIA TCNICA (NBR 8402)

21

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


EXERCCIOS: Copiar as letras.

22

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


FORMATOS DE PAPEL E LEGENDA NBR 10068 FOLHA DE DESENHO LAY-OUT E DIMENSES, cujo objetivo e padronizar as dimenses das folhas utilizadas na execuo de desenhos tcnicos e definir seu lay-out com suas respectivas margens e legenda As folhas de desenho podem ser utilizadas tanto na horizontal como na vertical. Os tamanhos das folhas seguem os Formatos da serie A, e o desenho deve ser executado no menor formato possvel, desde que no comprometa sua interpretao. Os formatos da serie A tem como base o formato A0 (841X1189), cujas dimenses guardam entre si a mesma relao que existe entre o lado de um quadrado e sua diagonal e que corresponde a um retngulo de rea igual a 1m. Formato s de papel

Obs.: As dimenses esto em milmetros.


Formato A0 A1 A2 A3 A4 Dimenses 841x1189 594x841 420x594 297x420 210x297 Margem Esquerda 25 25 25 25 25 Outras 10 10 07 07 07 175 175 178 178 178 1,4 1,0 0,7 0,5 0,5 Comprimento da Legenda Espessura das linhas das margens

LEGENDA A legenda ou carimbo (parte integrante das pranchas para desenho tcnico) a identificao do trabalho em execuo. Devendo assim conter, todas as informaes possveis para a identificao do mesmo, como: nmero, origem, ttulo, executor, endereo e tantos outros dados que se fizer necessrio. escrita na caligrafia tcnica, vertical ou inclinadas e sempre dever estar situada no canto inferior direito da folha.

Mesmo aps as folhas dobradas conforme padres tcnicos, os comprimentos das mesmas devero ser de 178mm nos formatos A4, A3 e A2 e de 175mm nos formatos A1 e A0, sendo as alturas variveis conforme as necessidades. O nome da firma, o n. do desenho e o ttulo so escritos em caracteres maiores e em traos grossos. As letras devem ser do tipo basto.

23

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

CETEB- CA
Ttulo: Curso: Aluno Professor: DOBRAMENTO DE FOLHAS DE DESENHO
NBR 13142 DESENHO TCNICO DOBRAMENTO DE CPIAS, que fixa a forma de dobramento de todos os formatos de folhas de desenho para facilitar a fixao em pastas, eles so dobrados ate as dimenses do formato A4. Os formatos de papel devem ser dobrados a fim de assumirem o formato A4, para arquivamento. O quadro das legendas, a ser previsto no canto inferior direito da folha, deve ficar visvel aps o dobramento.

Turma: Data: Escala: Nota:

24

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

ESCALAS Como o desenho tcnico utilizado para representao de mquinas, equipamentos, prdios e at unidades inteiras de processamento industrial, fcil concluir que nem sempre ser possvel representar os objetos em suas verdadeiras grandezas. Assim, para viabilizar a execuo dos desenhos, os objetos grandes precisam ser representados com suas dimenses reduzidas, enquanto os objetos, ou detalhes, muito pequenos necessitaro de uma representao ampliada. Para evitar distores e manter a proporcionalidade entre o desenho e o tamanho real do objeto representado, foi normalizado que as redues ou ampliaes devem ser feitas respeitando uma razo constante entre as dimenses do desenho e as dimenses reais do objeto representado. A razo existente entre as dimenses do desenho e as dimenses reais do objeto chamada de escala do desenho. importante ressaltar que, sendo o desenho tcnico uma linguagem grfica, a ordem da razo nunca pode ser invertida, e a escala do desenho sempre ser definida pela relao existente entre as dimenses lineares de um desenho com as respectivas dimenses reais do objeto desenhado.

25

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


DIMENSO DO DESENHO: DIMENSO REAL DO OBJETO Para facilitar a interpretao da relao existente entre o tamanho do desenho e o tamanho real do objeto, pelo menos um dos lados da razo sempre ter valor unitrio, que resulta nas seguintes possibilidades: A norma NBR 8196 da ABNT recomenda, para o Desenho Tcnico, a utilizao das seguintes escalas:

A indicao feita na legenda dos desenhos utilizando a palavra ESCALA, seguida dos valores da razo correspondente. Quando, em uma mesma folha, houver desenhos com escalas diferentes daquela indicada na legenda, existir abaixo dos respectivos desenhos a identificao das escalas utilizadas. Escala a relao que existe entre as dimenses dos objetos reais e as de sua representao. ESCALA NATURAL Se o desenho tem as mesmas dimenses que o objeto real, a escala denominada NATURAL. A escala 1:1 significa que 1 cm normal do desenho igual a 1 cm do objeto. ESCALA DE REDUO Se o desenho representado graficamente numa dimenso menor que a do objeto, a escala denominada escala de reduo. A escala 1:2 significa que 1cm normal do desenho equivale a 2 cm do objeto

d > D - A figura maior que o objeto; trata-se de uma Escala de Ampliao. Por questes de ordem prtica prefere-se usar sempre para denominador a unidade e para numerador um valor inteiro. Ex.: 2:1, 5:1, 10:1, 20:1, 50:1, 100:1 etc. ...

26

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

EXERCCIOS

27

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


EXERCCIO Utilizando o conhecimento de escala complete a tabela abaixo: DIMENSO DO DESENHO ESCALA DIMENSO REAL 23 mm 125 mm 2:1 30 mm 40 mm 320 mm 5:1 1:5 1:2 mm 25 mm 6 mm mm 8 mm mm

COTAGEM
NBR 10126 Cotagem em desenho tcnico A cotagem de um desenho tcnico deve ser executada de forma funcional e objetiva, possibilitando, na maioria das vezes, a utilizao do desenho como meio para consecuo de um fim (fabricao ou construo).As cotas devem fornecer uma perfeita idia de todas as dimenses, no deixando dvidas que justifiquem futuros clculos.Os elementos fundamentais de uma cotagem so: linha de cota, linha de chamada, valor da cota e os limites da linha de cota. Obs.: As linhas de cota e as linhas auxiliares devem ser representadas por um trao contnuo estreito. ORIENTAES BSICAS PARA COTAGEM
Os limites da linha de cota podem ser representados por setas ou traos oblquos: a) Na representao por setas, os seus lados devem formar um ngulo aproximado de 15 e podem ser abertas ou fechadas. b) Alguns tipos de desenhos tcnicos permitem a representao por traos oblquos com relao a linha de cota, desenho de arquitetura por exemplo. Nestes casos o ngulo deve ser de 45.

COTAS
So os nmeros que indicam as medidas da pea. Observe, no desenho, as medidas bsicas de uma pea. Elas esto indicadas pelas cotas 50, 12 e 25.

28

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


LINHAS DE COTAS
So linhas contguas estreitas com setas ou traos oblquos nas extremidades, como voc v a seguir. Veja, no prximo desenho, a linha de cota representada dentro das vistas frontal e lateral esquerda.

A linha de cota limitada pelo prprio desenho

LINHAS AUXILIARES
So linhas contguas estreitas que limitam a linha de cota fora da vista ortogrfica. A linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente alm da respectiva linha de cota. Um pequeno espao deve ser deixado entre a linha auxiliar e a linha de contorno do desenho.

Alguns smbolos devem preceder cotas, com objetivo de facilitar a interpretao do desenho. - dimetro ESF dimetro esfrico R raio R ESF raio esfrico - quadrado Em situao de evidncia da forma representada deve-se omitir os smbolos de dimetro e quadrado.

29

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Para cotagem de dimetros e raios dever ser utilizada uma das formas apresentadas. Ainda para cotagem de raios, quando estes forem relativamente grandes, estando o centro do arco alm dos limites do desenho, dever ser empregada uma das formas a seguir: a) O centro situa-se no eixo. b) O centro situa-se fora do eixo.

c) Havendo Necessidade de representar uma perspectiva cotada, as cotas devero estar tambm perspectivadas, afim de no causar distores, respeitando-se as demais regras que se aplicam a uma cotagem. Na execuo de um desenho tcnico, a cotagem deve ser feita ao final do mesmo.

c)

30

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


EXERCCIOS: Cotagem e Escala.

31

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

32

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

33

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

34

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

CAPTULO V PERSPECTIVA
PERSPECTIVA Perspectiva a representao do objeto como ele se apresenta no espao, introduzida no sculo XV pelos pintores flamengos e italianos na busca pela formulao de regras para desenhar objetos e figuras que necessitavam dar a iluso de profundidade. O desenho, para transmitir essa idia, precisa recorrer a um modo especial de representao grfica: a perspectiva. Ela representa graficamente as trs dimenses de um objeto em um nico plano, de maneira a transmitir a idia de profundidade e relevo. PERSPECTIV90A ISOMTRICA A perspectiva Isomtrica nos d uma viso muito prxima do real e amplamente usada para a representao de peas. Seus eixos principais esto inclinados em 120 uns dos outros e por esse motivo o par de esquadros facilitar muito o desenho.

EIXO ISOMTRICO Formam entre si, ngulos de 120. Obs.: O eixo vertical (a) pode situar-se abaixo ou acima do vrtice. Usualmente, a posio, no papel, do eixo Oz sempre vertical escala das alturas . Para o traado das direes dos eixos Ox e Ou, que fazem ngulos de 30 com a direo horizontal, comum ser usado um esquadro-gabarito:

35

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Traado de perspectiva isomtrica do prisma. EXERCCIO: Desenhe na figura 1. O prisma usado como base para o traado da perspectiva isomtrica de qualquer objeto. O traado pode ser feito sobre o reticulado como mostra as figuras abaixo.
01 02

03

04

05

06

36

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Passos para o traado da perspectiva isomtrica EXERCCIOS: Desenhe no bloco seguindo os passos. 1) Dados arbitrrios.

2) Dados: unidade 5mm.

PERSPECTIVA ISOMTRICA DE ELEMENTOS OBLQUOS Esses elementos so oblquos porque tm linhas no paralelas aos eixos isomtricos.

Prisma chanfrado: c = comprimento; l = largura e h = altura.

37

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


EXERCCIOS: Desenhe no bloco as formas abaixo. Unidade 5mm.

38

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


PERSPECTIVA ISOMTRICA DA CIRCUNFERNCIA. A representao mais freqente e pratica, e feita pelo traado aproximado da elipse isomtrica de quatro centros.

Passo a passo da construo: Exemplo - 01

EXERCCIOS: Desenhe no bloco as formas abaixo. Unidade 5mm

39

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

40

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


EXERCCIOS A

41

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


EXERCCIOS B Desenhar no bloco A4 as perspectivas isomtricas na escala de 1/ 2 unidade- cm

CAPTULO VI SISTEMAS DE REPRESENTAO PROJEO

42

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

43

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


PROJEO CILNDRICA ORTOGONAL SISTEMA TRITRICO OU TRS VISTAS Para o estudo deste sistema, devem considerar trs planos perpendiculares entre si. Por suas posies, sero chamados de: plano vertical que corresponder vista de frente, plano horizontal que corresponder vista superior ou de cima e plano de perfil que corresponder vista de uma das laterais.

Exemplo

44

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


VISTAS ORTOGRFICAS Determinadas as trs vistas, necessrio que os trs planos de projees sejam representados num mesmo plano. Para isto, necessrio fazer o rebatimento dos planos: o plano de perfil rebatido lateralmente sobre o plano vertical, num giro de 90 em torno da sua interseco, e o plano horizontal rebatido para baixo, formando assim, a representao plana das vistas ortogrficas.

VISTAS ORTOGRFICAS

45

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


REPRESENTAO DAS VISTAS Eliminam-se as linhas de interseco dos planos e as linhas de chamada (linha que deixa as projees num mesmo alinhamento).

Fixao

46

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

LINHAS INVISVEIS OU OCULTAS so arestas ou contornos que ficam ocultos para uma determinada posio do objeto. No exmplo abaixo a aresta AB como linha invisvel ou oculta em relao ao observador colocado esquerda do objeto. Ao ser desenhada na vista ortogrfica (vistas tcnica), representa-se a linha invisvel convencionalmente com linha tracejada.

LINHAS DE CENTRO E EIXO DE SIMETRIA - quando o slido apresenta a forma de revoluo (cilindro e cone), utilizam-se o eixo de simetria e a linha de centro, representados convencionalmente com traos e pontos.

47

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


EXERCCIOS: Complete as projees

48

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

9.) Trace as vistas ortogrficas das peas da pgina 63.

49

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

50

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

51

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

52

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Desenhe no bloco as vistas e a perspectiva da pea.

Desenhe a perspectiva das peas abaixo:

53

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

CAPTULO VII ESBOO


ESBOO Apesar de no serem utilizados quaisquer outros instrumentos que no sejam: lpis ou lapiseira (grafite macio), borracha e papel, o esboo serve normalmente aos estgios iniciais de estudo ou desenvolvimento de um desenho ou projeto, onde dever ser um desenho proporcionado entre si, e com um traado uniforme, a fim de fornecer uma idia, a mais prxima possvel do real, com relao ao que se pretende. Com a concluso definitiva, transforma-se o esboo em desenho definitivo, utilizando-se de todos os instrumentos necessrios a um perfeito traado. Consideraes tericas e teis, para o desenvolvimento de um esboo na prtica, em relao ao desenho de uma pea ou objeto. No desenho arquitetnico as vistas tcnicas tm suas posies definidas. - Escolher em funo da peca, a face que representar como vista de frente, levando-se em considerao, a face que preferencialmente contenha o comprimento da pea e a mais rica em detalhes; - Demarcar os espaos destinados execuo de cada vista, tomando-se o cuidado de faze-lo com linhas claras, para que ao final as mesmas possam ser eliminadas, ficando apenas a concepo final do desenho; - Traar as linhas de centro para a localizao de detalhes;

- Traar cada um dos detalhes da pea, e a sua projeo nas demais vistas tcnica; - Verificao final, nos detalhes representados em todas as vistas. Reforar o desenho, eliminando as linhas de construo, e cotando se necessrio, levando-se em considerao as regras de cotagem.

ESBOO EM PERSPECTIVA ISOMTRICA Traa-se uma reta horizontal, e por um ponto qualquer da mesma uma perpendicular, a qual corresponder ao eixo da altura. Dividi-se cada um dos dois ngulos retos obtidos, em trs partes iguais, de forma a obter-se em esboo, ngulos de 30, referentes aos eixos da largura e do comprimento.

54

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Analisada a forma da pea, em funo das vistas apresentadas, inicia-se a demarcao sobre os eixos isomtricos, referentes s medidas de: comprimento, largura e altura, formando-se um paraleleppedo, o qual envolver a pea. Para dar forma aos detalhes que compem a pea, inicia-se, obedecendo ao paralelismo com referncia aos eixos isomtricos primitivos e ao paraleleppedo envolvente.Caso exista linha no isomtrica (linhas no paralelas aos eixos isomtricos), marca-se a origem e o fim da aresta e uni-se os pontos. Obs.: todo traado inicial dever ser executado com linhas claras.

ESBOO DA PERSPECTIVA ISOMTRICA DE DETALHES CIRCULARES. Na execuo de esboo de detalhes circulares ou de arco de circunferncia, devero ser tomados cuidados especiais, onde no dever tentar traar de uma nica vez a forma circular, mas proceder de uma das
maneiras abaixo. 1)

2)

3)

55

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


EXERCCIOS: 1) Desenhe a mo livre no bloco a figura 10. (observe os passos)

2) Complete as figuras representadas abaixo.

56

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


3) Desenhe mo livre a perspectiva da pea abaixo observando os passos.

4) Desenhe mo livre o cilindro abaixo nas trs posies como mostra a figura abaixo.

57

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

CAPTULO VIII CORTE


O corte um recurso utilizado em desenho tcnico, para melhor representar a parte interna de pea, em que est pea foi supostamente cortada por um plano secante, imaginrio, e a parte anterior a este plano removida, deixando mostra o interior da pea.

58

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

59

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

60

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

61

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

62

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

63

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

64

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

65

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

66

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

SEO Seo a representao grfica da interseo de uma superfcie (plano secante) com o objeto em estudo. As sees podero ser representadas sobre a vista, com interrupo da vista, ou rebatidas fora da vista, dependendo da situao.

67

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

68

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

69

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

70

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

71

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


RUPTURAS As rupturas so aplicadas em peas de seo longitudinal longas e uniformes, como eixos, chapas, tubos, etc., imaginando-se a pea partida e tendo sido removida parte de seu comprimento, cortando-se porm a dimenso real do seu comprimento.

72

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

73

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

74

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

CAPTULO IX SMBOLOS DE SUPERFCIES

75

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

76

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

77

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

78

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

79

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

80

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

BIBLIOGRFIA
Apostilas elaboradas pelos professores do CEFET-BA, textos e publicaes tcnicas. Apostila CETEB-CA, Apostilas do SENAI JOS DE SOUSA ALVES, Affonso. Projeto Eltrico Residencial. 1 edio. Salvador, 2001. FIESP, CIESP SESI, SENAI, IRS. Leitura e Interpretao de Desenho Tcnico Mecnico Telecurso 2000 Profissionalizante. Fundao Roberto Marinho. Trs volumes. So Paulo SP. Ed. Globo, 2000. FONSECA, Ana Anglica Sampaio; CARVALHO, Antonio Alves de e PEDROSO, Gilberto Pedroso. Geometria Descritiva Noes Bsicas. 3 edio. Salvador Bahia: Ed. Quarteto, 1999. MARMO, C. M. B. Curso de Desenho. So Paulo: Moderna, Livro I, 1965 MONTENEGRO, Gildo. A Perspectiva dos Profissionais. So Paulo: Edgar Blcher. 1985. NASCIMENTO, Roberto Alcarria. Desenho Geomtrico sob o Enfoque da Gerao e Organizao da Forma. Bauru So Paulo, 2000. PESSOA, M da Conceio; SANTOS, Elisabete de Ulisses e SILVA, Antnio de Andrade. Desenho Geomtrico. 1 edio. Salvador Bahia: Ed. Quarteto, 2000. PILLAR, Analice Dultra. Desenho e Escrita como Sistemas de Representao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. PRNCIPE JNIOR, A. dos Reis. Noes de Geometria Descritiva. 2 volumes. 38 edio. So Paulo: Nobel, 1983. VEIGA DA CUNHA, Lus. Desenho Tcnico. 8a. edio. Lisboa Portugal: Fundao Caloute Gulbenkian, 1991.

81

S-ar putea să vă placă și