Sunteți pe pagina 1din 9

31

3 BULLYING: UM CONFLITO QUE CADA VEZ MAIS CRESCE E APARECE 3. 1 JUSTIFICATIVA


O bullying no um fenmeno exclusivo de alguns pases e pode ser encontrado em todas as escolas do mundo. Por essa razo, possvel observar que programas antibullying vm sendo desenvolvidos em diversos pases com o intuito claro de reduzir esse tipo de comportamento violento entre os jovens. Barbosa Silva

A Escola Estadual Jess Pinto Freire Filho (CAIC), est situada no centro da cidade de Macaba, uma escola de grade porte e possui 574 alunos. A sua clientela no difere das outras escolas pblicas, ou seja, os alunos sofrem carncias de modos gerais, proveniente de lares desfeitos ou desestruturados pela falta de empregos, alcoolismo e/ou uso de drogas. A convivncia com esse cenrio desestruturado favorece que os alunos pratiquem violncias. Sendo observado no Ensino Fundamental, especificamente no quinto ano, a ocorrncia de apelidos maldosos repetitivos entre os alunos, o que caracteriza-se por bullying. Para intervir nesta realidade seria preciso conhec-la melhor, por meio de uma pesquisa de verificao do bullying entre os alunos; trabalhar em classe temas transversais como: tica, respeito mtuo, dilogo e para que os alunos entendam melhor sobre este fenmeno bullying, mostrar a histria do bullying no Brasil e os males fisiolgicos que as vtimas do bullying sofrem. relevante trabalhar com esses temas, pois desse modo, estaria se prevenindo e minimizando o bullying. Por exemplo, ao trabalhar o tema respeito mtuo, acima citado, faz com que os alunos respeitem as diferenas, ou seja, est se prevenindo prticas do bullying; o dilogo deixar a turma falar em um ambiente equilibrado, favorece para que o professor forme vnculos estreitos com os estudantes, que revelam o que os deixam descontentes e so de fato reconhecidos quando esto sofrendo.
No existem solues simples para se combater o bullying. Trata-se de um problema complexo e de causas mltiplas. [...] A escola deve agir precocemente contra o bullying. Quanto mais cedo o bullying cessar, melhor ser o resultado para todos os alunos. Intervir imediatamente, to logo seja identificada a existncia do bullying na escola e manter ateno permanente sobre isso a estratgia ideal. [...] (FANTE, 2005, p. 106)

Para colocar em prtica tal interveno, seriam necessrios trs encontros por semana, distribudos em quatro semanas, com a durao de 1h: 30m. cada aula.

31

A interveno ser desenvolvida atravs de aulas expositivas, explicando e mostrando como importante respeitar o outro; oferecer a oportunidade dos alunos mostrarem seus sentimentos em relao ao bullying; alm de vdeos, trechos de msicas reflexivas e dinmicas sobre os temas trabalhados, entre outros. Os contedos contemplados sero temas transversais, que tm relao com os pilares da educao para o sculo XXI, mais especificamente com o aprender a ser, que onde o aluno desenvolve a sensibilidade, sentido tico, pensamento crtico. Tambm com o aprender a viver com o outro, que onde se faz possvel combater conflitos, rivalidades, entre outros. Havendo interdisciplinaridade entre histria, matemtica e cincias. Nos ltimos tempos, a violncia escolar vem crescendo bastante em todo o mundo, no s entre os alunos, mas tambm entre professor e educandos. Os alunos so capazes de praticar pequenas e grandes perverses. Debocham uns dos outro, criando os apelidos mais estranhos e isso vem ocorrendo no cenrio escolar. Implicncia, discriminao e agresses verbais e fsicas so muito frequentes. Essa violncia definida por alguns autores como bullying. Vale ressaltar que esse comportamento no novo, mas a maneira como pesquisadores, mdicos e professores o encaram vem mudando. Deixando de ser algo natural como brincadeira de criana ou adolescente. importante deixar claro, que muitas escolas ainda no conhecem bem o fenmeno do bullying. E para que ocorram medidas de interveno para esta problemtica preciso conhec-la, bem como, quais consequncias o bullying tem nas vidas dos educandos. Abordar a temtica bullying muito importante, afinal, ele est se propagando por toda a parte. Antes o cenrio principal era apenas a escola, porm com o mundo cada vez mais globalizado e com o uso das mais variadas tecnologias, o problema est sendo executado em um novo cenrio, o virtual. E-mails ameaadores, mensagens negativas, em sites de relacionamentos tem sido chamado de ciberbullying. Fica claro ento, a relevncia de se trabalhar em sala de aula, esse problema, pois se atitudes de interveno no forem adotadas a disseminao do problema poder ser ainda maior. 3.2 OBJETIVOS 3.2.1 Objetivo geral:

31

Propor medidas que previnam ou minimizem o bullying na escola.

3.2.2 Objetivos especficos: Aplicar temas transversais relacionando-os ao bullying; Apresentar aos alunos materiais (estudos, vdeos), de como se sentem e se comportam as vtimas do bullying; Propor o dilogo entre os alunos no sentido de reconhecer quando esto sofrendo ou praticando o bullying. 3.3 TEMAS Para alcanar os objetivos propostos sero trabalhados os temas: dilogo, respeito mtuo, tica, histria do bullying no Brasil e sentimentos fisiolgicos que sentem as vtimas do bullying. Tambm ser realizada uma pesquisa no sentido de melhor entender o fenmeno do bullying na escola, bem como, quantos alunos aproximadamente esto envolvidos no bullying e em quais locais ocorrem a maior frequncia de prticas do bullying. Que tero os resultados demonstrados em grficos. 3.4 ESTRATGIAS DE INTERVENO Os alunos tero aulas expositivas sobre os temas abordados, abrindo espao para que eles possam relatar suas opinies, vivncias e/ou sentimentos sobre o que est sendo trabalhado. Usando uma linguagem clara e objetiva, para que possam melhor entender o que est sendo exposto. Usando trechos de msicas reflexivas, vdeos (com relatos das vtimas do bullying). Alm de dinmicas, onde os alunos possam interagir. Tambm ser mostrado aos educandos os resultados da pesquisa realizada na prpria escola, levando-os a uma reflexo sobre suas atitude, seja ela, como vtima, agressor ou espectador. 3.5 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES 1 Encontro

31

Dia: 11/07/2011. Segunda-feira Contedo: Histria do bullying no Brasil Momento inicial: No primeiro momento ser lanada para os alunos a proposta da atividade, que faz-los entenderem melhor sobre o fenmeno do bullying, para que ele possa ser evitado na sala de aula/escola. E com o objetivo de instigar as curiosidades dos alunos sobre o tema abordado, ser lido um texto onde relatada a vida de um estudante vtima do bullying, bem como, os transtornos, dificuldades, medos que este fenmeno trouxe para sua vida. Desenvolvimento da atividade: Sero feitos questionamentos aos alunos sobre o bullyng; logo aps ser laado questes sobre o assunto, mas os alunos tero oportunidade de sugerir questes sobre o tema que lhes interessam. Abaixo as questes: O que bullying? A partir de quando o bullying comeou a ser abordado no Brasil? Quem so os protagonistas do bullying escolar?

Logo aps respondidos os questionamentos pelo professor, levando em conta os conhecimentos prvios dos alunos, sero mostradas imagens (no data show) que representam o bullying. Momento conclusivo Os alunos sero solicitados a escolher uma das imagens, (um caso de bullying) para construir um texto ilustrando aquela situao. Deixando explcito o que compreendeu sobre o assunto. 2 Encontro Dia 12 /07/ 2011. Tera - feira Contedo: Males fisiolgicos que sofrem as vtimas do bullying. Momento inicial: A professora falar a proposta da atividade, que conscientizar os alunos, dos males que sofrem as vtimas do bullying; ser exposto (no data show) um vdeo, onde uma vtima do bullying relata seu sofrimento frente ao problema. Desenvolvimento das atividades:

31

Em uma aula expositiva, os alunos sabero as consequncias que sofrem as vtimas do bullying. Abaixo os tpicos que sero trabalhados: Sentimento de quem alvo do bullying; Consequncias fsicas sofridas pelas vtimas do bullying:

- diarria - desmaios - boca seca - dor de cabea Consequncias psquicas e comportamentais das vtimas do bullying: - Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) - Fobia escolar - Transtorno de pnico - Homicdio e suicdio (menos freqentes) Momento conclusivo: Ser solicitado que a turma divida-se em grupos, crie cartazes, com palavras que expressem os sentimentos das vtimas do bullying. Assim, a turma reconhece que sabe bem, o mal que poder causar e ir refletir antes de usar palavras pejorativas com seus colegas. 3 Encontro Dia: 13/07/2011. Quarta-feira Contedo: tica Momento inicial: No momento inicial os alunos sero informados sobre a proposta da atividade, que evitar situaes antiticas com os demais sujeitos da escola. Depois de informados, eles participaro de uma dinmica, onde alguns jornais sero colocados no cho e quando a msica parar de tocar, os alunos tero que correr para ficar em cima do jornal, onde um precisar dar ajuda ao outro para permanecer em cima do jornal. Depois ser perguntado aos alunos que significado tal dinmica teve para eles. Desenvolvimento da atividade Haver uma aula expositiva falando sobre a importncia do respeito ao prximo, independente da cor da pele, opinio, cultura, religio, entre outros. Deixando claro como relevante esse respeito ao prximo, no sentido de viver pacificamente em

31

sociedade. Momento conclusivo: Ocorrer uma conversa com a turma sobre tudo o que foi explicado, levando-os a uma reflexo sobre suas condutas com os sujeitos da escola. 4 Encontro Dia: 14/07/2011. Quinta- feira. Contedo: Respeito Mtuo Momento inicial: Os alunos sabero a proposta da atividade, que mostrar a importncia de respeitar o prximo; depois a turma e a educadora cantaro trechos da msica assim caminha a humanidade, Lulu Santos. Os alunos podero dizer que mensagem a msica passa para eles. Desenvolvimento das atividades: Haver uma conversa com a turma sobre o respeito mtuo, explicando o significado mtuo; ser feito a turma perguntas sobre o que ocorre nas aulas; que eles acham errado, as respostas devem ser anotadas em seus cadernos. Depois ser perguntado as atitudes que eles acham corretas. Momento conclusivo: Aps os registros, ser exposto no quadro as atitudes que os alunos acham corretas e erradas. Dessa forma, os alunos podero diferenciar as atitudes certas das erradas. 5 Encontro Dia: 15/ 07/2011. Sexta-feira Contedo: Dilogo Momento inicial Os alunos iro saber a proposta da atividade, que utilizar o dilogo como meio de expressar seus sentimentos; e como meio de reflexo sero lidos trechos da musica: O sal da terra, Beto Guedes. Os alunos podero dizer o que h de importante na msica. Desenvolvimento da atividade Haver um dialogo entre o professor (a) e os alunos em torno dos tpicos: Como posso evitar a violncia na minha escola? Como deve agir ao presenciar um ato de violncia na minha escolar?

31

Os alunos tero tambm a oportunidade para relatar o que os deixam descontentes no mbito escolar. Momento conclusivo: Depois de relatar o que os deixam descontentes, a turma dever expressar esse sentimento no papel, pode ser um desenho, uma palavra, entre outros; depois cada aluno colocar sua folha painel para comp-lo. O painel ficar na sala de aula, para que seja fixado nos alunos o que eles no devem fazer ao colega. 6 Encontro Dia: 15/07/2011. Sexta-feira Contedo: Resultados da pesquisa: bullying no ambiente escolar Momento inicial: No momento inicial ser lanado para os alunos a proposta da atividade, que conscientiz-los do fenmeno do bullying na escola, para que tal violncia seja minimizada; para significar o conceito do bullying ser mostrado uma tabela (no data show), evidenciando algumas palavras que representam o termo bullying, Dentre elas: Colocar Apelidos Zoar Bater Humilhar Ferir Excluir Sacanear Chutar Perseguir Roubar Isolar Ofender

Desenvolvimento da atividade: Aps os resultados obtidos da pesquisa na escola e o reconhecimento do fenmeno na mesma, sero mostrados dois grficos a turma. Onde contido em um deles os resultados dos locais que h maior ocorrncia de bullying na escola. E no outro, o envolvimento de alunos que assumiram ter envolvimento no bullying.

31

Momento conclusivo: Mostrados os resultados, ser pedido que os alunos sentados em suas carteiras, em silncio, reflitam sobre suas aes e pensem o que devem fazer para evitar o bullying na escola. 3.6 AVALIAO DA AO PEDAGGICA DA INTERVENO Em todos os encontros a avaliao ser feita de forma formativa, observando quais reaes os alunos sentem em relao aos temas propostos. Os instrumentos utilizados sero: cartolina, papel oficio, som, data show, onde sero expostos vdeos, trechos de msicas, grficos, entre outros.

31

S-ar putea să vă placă și