Sunteți pe pagina 1din 23

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

1. INTRODUO
1. DEFINIO: Elementos planos (placas), geralmente em posio horizontal, que apresentam uma dimenso, a espessura, muito menor em relao s demais. As lajes recebem os carregamentos atuantes e os transferem aos apoios dispostos no contorno, geralmente vigas, e destes para os pilares at as fundaes. Nas estruturas usuais, as lajes respondem por aproximadamente 50 % do consumo de concreto. 1.2. Tipos de lajes a. Lajes macias: De seo homognea, executadas sobre formas, que as moldam, e escoramentos, que as sustentam at que adquiram resistncia prpria. Recomendadas para vos at 6 metros de comprimento.

b. Lajes nervuradas: Apresentam nervuras, onde ficam concentradas as armaes, entre as quais podem ser colocados materiais inertes (isopor, tijolo, etc.) com funo de enchimento, o que simplifica a forma (plana) e deixa a superfcie inferior lisa para receber o acabamento. Esse sistema empregado em grandes vos, onde necessrio trabalhar com espessuras elevadas a fim de atender as flechas e solicitaes. A necessidade de espessuras elevadas inviabiliza o emprego de lajes macias em razo do consumo de concreto e do peso prprio elevado, o que no acontece nas nervuradas, pois parte do concreto retirado ou substitudo por um material mais leve, colocado entre as nervuras, ficando a armao concentrada em faixas (nervuras) para atender s solicitaes.

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

c. Lajes lisas (cogumelo): So lajes apoiadas diretamente pelos pilares (sem vigas). Esse tipo de laje apresenta diversas vantagens: facilidade de execuo (forma e armao), reduo de p direito, facilita a passagem de tubulaes (eltrica, hidrulica, ar condicionado, etc.), flexibiliza o arranjo de alvenarias e/ou divisrias (forro liso), etc. Apesar das inmeras vantagens, ausncia de vigas torna o sistema mais flexvel, comprometendo estabilidade horizontal. A possibilidade de ruptura por puno e colapso progressivo deve ser cuidadosamente analisada.

d. Lajes pr-moldadas (treliadas): Trata-se de lajes nervurada com nervuras parcialmente pr-moldadas. A armao fica concentrada nas nervuras. Tem a vantagem da pr-fabricao, reduzindo o uso de formas e escoramentos, com conseqente reduo de custos e aumento de produtividade.

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro 2. CLASSIFICAO DAS LAJES MACIAS As lajes podem ser classificadas quanto aos seguintes aspectos:

Nov/2006

Quanto ao tipo de apoio: As lajes podem apresentar os seguintes tipos de apoio (vnculo):

Tipo de apoio representao

simplesmente apoiado

engastado

Livre (sem apoio)

A borda da laje simplesmente apoiada permite a rotao, enquanto o engastado impedido de girar. O engastamento depende da rigidez do apoio, ou seja, da rigidez do elemento onde a laje pretende se engastar. Na realidade, muito difcil garantir o engastamento perfeito, sendo mais freqente o engastamento parcial. Deve-se destacar que a existncia de armao de ligao de uma laje com o apoio, normalmente, a laje vizinha, NO garante o engastamento, preciso que a rotao seja impedida, da a importncia da rigidez do apoio. A figura abaixo exemplifica a representao da vinculao das lajes.
bordas simplesmente apoiadas borda engastada Laje

borda livre

Quanto armao

De acordo com a atuao dos momentos fletores, em uma ou duas direes, as lajes podem ser classificadas em armadas em uma ou duas direes.

a. Lajes armadas em uma direo: so aquelas em que os momentos fletores solicitam predominante apenas uma direo. o caso das lajes em balano (sacadas), daquelas com as dois lados opostos apoiados, sendo os outros dois livres (rampas, 3

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

escadas), e das lajes com lados apoiados (simples ou engaste), onde a medida do maior lado (L) supera o dobro do lado menor (l), como indicado na figura a seguir.
L >2 l

Mfx O momento na direo do menor vo muito superior ao da outra direo quando a


relao entre os vos supera 2, sendo, dessa forma, considerada como armada em apenas uma direo. Na direo secundria, paralela a L, colocada uma armao de distribuio.

a. Lajes armadas em duas direes: so aquelas em que os momentos fletores solicitam as duas direes. Essa situao ocorre nas lajes retangulares apoiadas nos quatro lados, em que a relao entre o maior vo (L) e o menor (l) inferior ou igual a dois.

LL

L 2 l

So mais econmicas que as lajes armadas em uma direo, pois o carregamento da laje solicita as

Mfy

duas

direes,

Mfy
reduzindo

magnitude dos momentos fletores e das flechas.

Mfx
Para a determinao dos vos para a laje, a Norma Brasileira (NBR 6118) prescreve:

Vo da laje onde:

l = lo + a1 + a2

t1

lo

t2

a1 = menor vo entre (t1/2) e (0,3h) a2 = menor vo entre (t2/2) e (0,3h)


4

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro 3.0 AES A CONSIDERAR

Nov/2006

As aes (carregamentos) podem classificadas segundo o tempo de atuao nas estruturas, dando origem s aes permanentes e aes variveis. As aes permanentes atuam durante toda a vida, pode-se citar: peso prprio, revestimentos, paredes, etc. As aes variveis so constitudas pelas cargas de uso da construo, ou seja, atuam durante certos perodos na estrutura, pode-se citar: mveis, pessoas, veculos, peso da gua (reservatrios), etc. A figura mostrada a seguir ilustra as aes usuais nas lajes de construes residenciais.
pessoas, mveis, veculos, etc revestimento do piso paredes

revestimento teto

No processo de clculo das lajes, as aes devem ser consideradas por m2, algumas so de fato, caso do peso prprio, outras so admitidas assim por simplificao, como o peso de paredes, o qual deve ser distribudo na rea da laje. O clculo computacional por elementos finitos j permite a considerao mais precisa da atuao de aes discretas (paredes) nas lajes. 3.1 COMPOSIO DO CARREGAMENTO DAS LAJES POR m2 3.1.1 AES PERMANENTES So constitudas pelo peso prprio do elemento estrutural e pelo peso de todos os elementos construtivos e instalaes permanentes. Toda carga de volume (kN/m3), transformada em peso por m2 (kN/m2) para efeito de clculo.

a. Peso prprio Para determinao do peso prprio (pp) por m2, basta multiplicar o volume da laje em 1 m2, pelo peso especfico do concreto armado ( = 25 kN/m3), assim: pp = 1 m x 1 m x e x 25 = 25. e (kN/m2), com e em metros.

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

Para cada cm na espessura da laje (0,01 m), o peso prprio aumenta de 0,25 kN (25 kgf). Assim, uma laje com 8 cm de espessura apresenta peso prprio de 2 kN (200 kgf) por m2.

Como a espessura ainda no conhecida nesta fase do clculo, e o peso prprio um carregamento a ser considerado, deve-se fazer um pr-dimensionamento das espessuras. A norma brasileira (NBR 6118) no apresenta critrios de prdimensionamento, no entanto, para lajes retangulares com bordas apoiadas ou engastadas, a altura til (d) pode ser estimada por meio da expresso:

( 2,5 0,1n) l * d= 100


sendo n o nmero de bordas engastadas e l* o menor valor entre l (menor vo) e 0,7L (maior vo). Ao valor da altura til deve-se acrescentar o valor correspondente metade do dimetro da armao (estimado) e o valor do cobrimento das armaduras, como ilustrado na figura abaixo. Assim,

d
/2

e = d +/2 + c c

Para efeito de pr-dimensionamento pode-se admitir um dimetro de 0,5 cm ( = 5.0 mm). O valor do cobrimento (c) estabelecido na NBR 6118 de acordo com a classe de agressividade ambiental (CAA) em que a estrutura ser construda, conforme as Tabelas 6.1 e 7.2 da norma, mostradas a seguir.

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

Permite ainda a norma que os cobrimentos acima sejam reduzidos de 5 mm, quando houver um controle rigoroso de execuo, o que deve ser explicitado nos desenhos do projeto. De acordo a NBR 6118, lajes executadas em Belm, ambiente urbano, classe II, devem ter cobrimento mnimo na face inferior e superior de 25 mm e 15 mm, respectivamente, enquanto aquelas executadas em Salinpolis, ambiente marinho, classe III, devem ser executadas com cobrimento de 35 mm e 15 mm.

A NBR 6118 ainda prescreve que devem ser respeitados os seguintes limites mnimos para a espessura de lajes macias: 5 cm para lajes de cobertura no em balano; 7 cm para lajes de piso ou de cobertura em balano; 10 cm para lajes que suportem veculos de peso total menor ou igual a 30 kN; 12 cm para lajes que suportem veculos de peso total maior que 30 kN; 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo.

Como exemplo de pr-dimensionamento, seja a laje de piso indicada na figura a seguir, a ser executada em ambiente classe, armada com ferros de dimetro 6 mm.

d=
l = 350

(2,5 0,1n) l * , sendo n = 1 e l* o menor valor 100


( 2,5 0,1 1) 280 = 6,72 cm 100

entre l = 350 e 0,7 L = 280 cm, ou seja, l* = 280 cm, logo,


d=

L = 400

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro Assim, a espessura da laje: e = d +/2 + c e = 6,72 + 0,6/2 + 2 = 9,02 cm

Nov/2006

e = 9 cm

O peso prprio da laje com 9 cm de espessura pp = 25 . 0,09 = 2,25 kN/m2 ou 225 kgf/ m2

b. Revestimento da superfcie inferior (teto) Para determinao da carga correspondente ao revestimento do forro, deve-se multiplicar o volume do material aplicado em 1 m2 (1 x 1 x hrt) pelo peso especfico do material ( rt ), sendo hrt a espessura da camada de revestimento.
1m hrt

= (1 x 1 x hrt) x rf

hrf

De acordo com o tipo de revestimento, pode-se encontrar as seguintes situaes: argamassa de cimento+areia+cal ( = 19 kN/m3) com espessura mdia de 2 cm: 0,02 x 19 = .. ... .0,38 kN/m2 Gesso espatulado diretamente sobre o concreto: .................... No considerar Placas de gesso (forro falso) penduradas na laje: ...............................0,1 kN/m2

c. Revestimento de piso normalmente constitudo de camada niveladora e acabamento final.

c.1 Camada niveladora ou camada de regularizao em argamassa de cimento+areia ( = 21 kN/m3) com espessura mdia de 4 cm: 0,04 x 21 = ........................... 0,84 kN/m2 e
(m)

1m

c.2 Acabamento: Em lajota (e = 0,5 cm)

(kN/m3)

................................................. 0,005 x 18 = 0,09 kN/m2

Em taco/tbua corrida (e = 2 cm) ....................................0,02 x 10 = 0,2 kN/m2 Em mrmore/granito (e = 2 cm) ..................................... 0,02 x 28 = 0,56 kN/m2 Em carpete/paviflex ou similar ............................................... No considerar

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

Como resultado final do revestimento de piso deve-se considerar o peso da camada niveladora somado com o do acabamento. De modo a simplificar a considerao da carga de revestimento nos projetos de prdios residenciais dois valores distintos em funo do acabamento especificado: 1 kN/ m2 para acabamento simples (lajota, tbua corrida, taco de madeira, carpete) e 1,5 kN/m2 para acabamentos mais sofisticados que incluam pedras de mrmore ou granito)

d. Cargas de parede sobre lajes O peso das paredes depende da espessura (largura) definida no projeto arquitetnico. O peso das paredes de tijolos cermicos obtido da soma do peso dos elementos cermicos (tijolo) com o da argamassa de rejunte e de acabamento (reboco). Assim, o peso de 1 m2 ( 1m de comprimento por 1 m de altura) de paredes acabadas, executadas com tijolos cermicos furados, dado por: espessura da parede 13 cm 15 cm 20 cm .................................... ~ .................................... ~ .................................... ~ peso por m2 2 kN/m2 2,3 kN/m2 2,9 kN/m2

Desta forma, para se obter o peso total das paredes sobre determinada laje, deve-se multiplicar o comprimento total das paredes pela altura, para se determinar a rea total, e o resultado pelo peso por m2, o qual varia com a espessura.

d.1 Peso das paredes nas lajes armadas em duas direes Nessas lajes o peso das paredes deve ser uniformemente distribudo na rea da laje, resultando em uma carga por m2. uma simplificao em razo dos processos manuais de clculo, vlido para lajes com dimenses reduzidas, como as de prdios residenciais. Para a laje indicada na figura, a carga proveniente das paredes com 2,8 metros de altura resulta em:
peso total paredes rea da laje

palv =
4,5 4,5 m 1,5 m 2,5 m

palv =
0,15 m

(2,5 + 1,5) 2,8 2,3 1,43 kN / m 2 4,5 4

4m

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro d.1 Peso das paredes nas lajes armadas em apenas uma direo

Nov/2006

H duas situaes quanto distribuio do peso das paredes, visto que essas lajes so admitidas como faixas sucessivas de 1 m de largura, como vigas, segundo o menor vo. Parede paralela menor direo: a peso da parede distribudo apenas em um trecho correspondente a 2/3 do menor vo, como indicado na figura, ficando a laje com carregamentos diferentes. Nos trechos a e c:
pp+rev+sc pp = peso prprio rev = revestimento sc = carga acidental

2 b = l 3

No trecho b: pp+rev+sc+palv

pp = peso prprio rev = revestimento sc = carga acidental palv = peso parede

c l

palv =

Peso total parede 2 , sendo b = l 3 b l

Parede paralela maior dimenso: A parede considerada como uma carga concentrada na laje. No trecho a:
pp+rev+sc pp = peso prprio rev = revestimento sc = carga acidental

a
No trecho b:

Ppar pp+rev+sc

d1

d2

d1 l

d2

pp = peso prprio rev = revestimento sc = carga acidental Ppar = peso parede

Ppar = 1 ml x altura parede x peso 1 m2 parede

Nos dois casos acima, a carga da parede solicita trechos diferentes da laje (a, b e c), resultando em momentos e, provavelmente, armaduras diferentes na mesma laje. De

10

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

modo a simplificar o detalhamento e evitar possveis erros de execuo, costuma-se adotar a maior armao em toda extenso da laje.

Nos balanos (sacadas), o peso do guarda-corpo deve ser considerada como uma carga concentrada, aplicada na extremidade do balano.

3.1.2 AES VARIVEIS So aquelas que atuam na estrutura em funo de seu uso, tais como: pessoas, mveis, veculos, etc. O termo varivel refere-se ao tempo de permanncia da carga na estrutura. Os valores mnimos das cargas variveis dependem da finalidade da edificao e esto especificados na NBR 6120.

So freqentes os valores:

1,5 kN/m2 : edifcios residenciais (salas, dormitrios, cozinha e banheiros); 2 kN/m2 : escritrios 0,5 kN/m2 : forro / terrao sem acesso ao pblico; 3 kN/m2 : garagem / estacionamento para veculos de passageiros com carga mxima de 25 kN por veculo;

A NBR 6120 ainda exige que deve-se considerar a atuao de uma carga horizontal de 0,8 kN e outra vertical de 2 kN, por metro linear, ao longo de parapeitos e balces, como ilustrado na figura a segui.
0,8 kN parapeito (guarda-corpo) 2 kN

Cabe citar a situao de estruturas com cargas variveis (sobrecargas) elevadas, caso de depsitos, supermercados, etc., onde deve-se analisar os resultados da aplicao da carga varivel em lajes distintas de modo a se obter os maiores esforos, visto que a aplicao localizada de valores elevados de carga pode alterar a condio de engastamento da laje, ou seja, pode resultar na rotao (apoio simples) na borda da laje, admitida inicialmente engastada.
carga varivel elevada

11

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro


4.

Nov/2006

ESFOROS SOLICITANTES

O dimensionamento das lajes realizado a partir dos momentos fletores, das foras cortantes e dos momentos de toro. As lajes so consideradas como faixas sucessivas de 1 m de largura, dispostas em uma ou duas direes, onde atuam os esforos solicitantes. O valor determinado para a faixa de laje considerado o mesmo em toda sua extenso. Os esforos dependem do carregamento, das vinculaes e dos vos da laje.

4.1 Momentos fletores 4.1.1 Nas lajes armadas em uma direo ( L / l >2 ) a. Apoiadas nos quatro lados ( L / l >2 ) O clculo anlogo ao de uma viga de base igual a 1 m e altura correspondente espessura da laje. Os seguintes casos podem ser encontrados:

100

p l2 8
b. Em balano

pl 2 8

pl 2 12

pl 2 24

A laje fica engastada em apenas um lado, considera-se como uma viga em balano

0,8 kN h

2 kN

p l2 Mf ( + P l + 0,8 h) 2
P(peso gc +2 kN)

V ( p l + P)

p(g+q)
l

0,8.h

12

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

4.1.2 Nas lajes armadas em duas direes ( L / l 2 )


Para determinao dos esforos nas lajes armadas nas duas direes h dois processos de clculo: o elstico e o plstico. O clculo no regime plstico permite a determinao do momento fletor ltimo a partir da configurao de runa da laje, definida por linhas de ruptura, charneiras ou rtulas plsticas, de acordo com a provvel distribuio das fissuras no momento da ruptura, como ilustrada na figura a seguir.

Linhas de ruptura (charneiras plsticas)

As linhas de ruptura dividem a laje em tringulos e trapzios, ou seja, painis rgidos que giram em torno das rtulas plsticas. A carga ltima pode ser obtida por meio do princpio dos trabalhos virtuais ou equaes de equilbrio. A verificao aos ELS (estado limite de servio) deve ser realizada por processo elstico de clculo. O clculo em regime elstico (cargas de servio) pode ser realizado a partir da equao diferencial fundamental da teoria das placas, denominada equao de Lagrange, admitindo material homogneo, istropo, elstico e linear. A equao relaciona o deslocamento elstico, z, da placa com carga uniforme, p, normal superfcie, como segue:
p x

h y z

4z 4z p 2 4 z + + = x 4 x 2 y 2 y 4 D

sendo:

D=

Eh 3 = a rigidez flexo da placa; 12 (1 2 )

E mdulo de elasticidade do material; h a espessura da placa;

o coeficiente de Poisson do material.


13

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

Os momentos fletores nas direes x e y da placa podem ser determinados por:

2z 2 z M x = D 2 + 2 x y

2 z 2 z M y = D 2 + 2 y x

A soluo das equaes diferenciais normalmente obtida por meio de processos numricos (diferenas finitas, elementos finitos, etc.) ou integrao por sries trigonomtricas, dos quais resultaram tabelas de uso prtico, como as de Czerny, Bares, Marcus, etc. O chamado Processo de Marcus um dos mais empregados na determinao dos momentos fletores em lajes retangulares. A obteno dos momentos fletores realizada com base na teoria das grelhas ou quinhes de carga, corrigidos por coeficientes obtidos da soluo da equao de Lagrange. A teoria das grelhas consiste em dividir a laje em faixas de largura unitria, ortogonais entre si, paralelas aos bordos, onde a carga total da laje, p, dividida em duas parcelas, px e py, chamadas de quinhes de carga, funo da relao entre os vos e da vinculao da laje, sendo

px + py = p. As faixas, admitidas como vigas independentes submetidas aos respectivos


quinhes de carga, produzem esforos mais elevados por no considerar a ligao com as outras faixas, da a necessidade de correo por meio de coeficientes resultantes da equao de Lagrange. O clculo dos momentos fletores em lajes retangulares, apoiadas em todo seu contorno, pelo Processo de Marcus pode ser realizado por meio de tabelas conforme o roteiro a seguir:

1. Observa-se, pelo esquema esttico, o tipo de laje a ser calculada. H seis situaes possveis:

2. Calcula-se a relao = l y l x , onde l x a direo que contm o maior nmero de engastes. No caso de igualdade no nmero de engastes, l x ser o menor vo:

lx

lx

lx

lx

lx
14

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

3. Com a definio do tipo de laje e do valor de , obtm-se na tabela de Marcus os coeficientes m e n para clculo dos momentos positivos e negativos, respectivamente;

4. Os momentos so ento obtidos pelas expresses:

ly Mx Xy My Xx

Momentos positivos

Momentos negativos

lx

pl x2 Mx = mx
My = pl x2 my

Xx =
Xy =

pl x2 nx
pl x2 ny

Observar que o numerador das expresses sempre o mesmo, pl x2 , nas duas direes.

4.1.3 Compatibilizao dos momentos


O clculo dos momentos fletores indicado nos itens anteriores realizado como lajes isoladas. No trabalho conjunto, as lajes admitidas contnuas apresentam,

normalmente, sobre um mesmo apoio, momentos de engastamento diferentes face ao clculo isolado. Dessa forma, entre lajes contnuas, o momento negativo deve ter valor nico, o que requer a compatibilizao (uniformizao) dos momentos das lajes engastadas. O momento compatibilizado pode ser obtido por:

L1

Xc } XL1 XL2

L2

0,8 (do maior entre X L1 e X L 2) X c X L1 + X L 2 2


Como conseqncia da compatibilizao,

XL1

Xc
XL2

convm corrigir os momentos positivos, aumentando-o ou reduzindo-o, conforme for o caso, de um valor correspondente a metade da diferena entre o momento compatibilizado, Xc, e o momento negativo da laje calculada isoladamente, XL1 ou XL2,

M L1

M L 2 Diagrama compatibilizado

ou seja, ML1=(XL1 Xc)/2 para L1 e ML2=(Xc XL2)/2 para L2.

15

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

Coeficientes para clculo dos momentos pelo Processo de Marcus

16

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro


5. DIMENSIONAMENTO FLEXO

Nov/2006

Calculados os momentos fletores, pode-se realizar o dimensionamento das armaduras de flexo. O dimensionamento realizado admitindo-se as faixas de laje como vigas de base 1 m e altura h igual espessura da laje. Em geral, o dimensionamento conduz a sees subarmadas com armadura simples. A armadura dupla deve ser evitada em virtude da altura reduzida o que dificulta a execuo. Para o clculo das armaduras, alm da altura e momento fletor, preciso definir a altura til (d = h d), a resistncia caracterstica compresso do concreto (fck) e o ao a ser empregado (CA 50 ou CA 60). As armaduras podem ser obtidas por:

As =
sendo:

M Sd (cm 2 / m) k z d f yd

M Sd = 1,4 M k , momento solicitante de clculo em kgf.m; d , a altura til em metros; fyd , valor de clculo da resistncia ao escoamento em kgf / cm2;

k z , coeficiente obtido na Tabela 5.1 a partir do coeficiente k md obtido por:

k md =
onde

M Sd d 2 f cd

f cd o valor de clculo da resistncia compresso do concreto em kgf / cm2; d , a altura til em centmetros e M Sd em kgf.m.

Com o objetivo de melhorar a dutilidade nas regies de apoio ou ligaes com outros elementos estruturais, a NBR 6118 exige que se observe os seguintes limites:
kx = kx = x 0,5 para concretos com f ck 35 MPa d x 0,4 para concretos com f ck > 35 MPa d

17

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

Tabela 5.1 coeficientes adimensionais para o dimensionamento flexo*

*do livro ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO FUNDAMENTOS DE PROJETO,


DIMENSIONAMENTO E VERIFICAO Joo Carlos Teatini de Souza Clmaco

18

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

O ELU caracterizado quando a distribuio das deformaes na seo transversal pertencer a um dos domnios definidos na figura mostrada a seguir.

kx = 0,259

kx = 0,585 CA 60

kx = 0,628 CA 50

kx =

c x = d c + s

Descrio dos domnios de estado limite ltimo:

19

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

Aps dimensionamento flexo, a escolha das armaduras (bitola e espaamento) deve atender as prescries da NBR 6118/2003 relacionadas a seguir:

a. Armadura mnima: Destinada a melhorar o desempenho e dutilidade flexo, assim como controlar a fissurao, a armadura mnima em lajes deve ser obtida por

As ,mn = min bw h

(cm2)

sendo bw = 100 cm , h em cm e mn obtido na Tabela abaixo Tabela 5.2 Taxa de armadura mnima em lajes
Armaduras Armaduras negativas Armadura positiva (principal) de lajes armadas em uma direo Armadura positiva de lajes armadas em duas direo 0,15 0,15 0,173 0,201 0,23 0,259 0,288

f ck (MPa)
20 25 30 35 40 45 50

mn

0,1

0,1

0,116

0,135

0,154

0,174

0,193

A armadura secundaria (distribuio) de lajes, colocada na direo paralela ao maior vo, deve ser obtida por

As ,dist
b. Bitola mxima ( mx )

As , prin / 5 0,9 cm 2 / m 0,5 A s , mn


h , 8

mx

h a espessura da laje

c. Espaamento mximo das barras ( s ) Na regio de maiores momentos fletores, a armadura principal deve apresentar espaamento mximo de 2h ou 20 cm, ou seja,

2 h s . 20 cm

A armadura secundria deve apresentar espaamento de no mximo 33 cm, o que corresponde a aproximadamente 3 barras por cada metro da laje na direo secundria.

20

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro


6. DETALHAMENTO DAS ARMADURAS DE LAJES

Nov/2006

O detalhamento das armaduras das lajes realizado em planta, utilizando como base a planta de formas da estrutura do pavimento. Na planta de armadura de lajes devem ser desenhadas apenas as barras representativas da armadura de cada laje nas duas direes, com indicao do nmero de barras destinadas quela laje, dimetro, espaamento entre barras e comprimento unitrio. O desenho deve indicar as armaduras positivas (junto face inferior) e negativas (junto face superior), no entanto, quando houver superposio de armaduras que dificulte a interpretao deve-se realizar o detalhamento dessas armaduras em plantas diferentes. Costuma-se representar as barras da armadura positiva com linhas cheias e as da negativa com linhas tracejadas de modo a facilitar a visualizao do detalhamento. Por ltimo, na planta de detalhamento das armaduras devem constar: a resistncia caracterstica do concreto, fck, o tipo de ao (CA 60 e/ou CA 50), os quadros com discriminao das barras e resumo do ao (quantitativos), e o cobrimento a ser adotado na execuo do projeto.

6.1 Armadura inferior (positiva) Deve ficar junto face inferior da laje com a finalidade de atender os momentos fletores positivos. As armaduras geralmente se estendem de apoio a apoio, penetrando no mnimo 10 (10 dimetros da barra). Na prtica a armadura se estende at prximo face externa da viga de apoio da laje, respeitando-se o cobrimento mnimo normativo. A Figura 6.1 mostra o detalhamento tpico de armaduras positivas em lajes. A bitola e espaamento so obtidos no dimensionamento. A

32 6.3 c14 - 405 23 5.0 c16 - 485 Comprimento Espaamento Dimetro Quantidade

quantidade obtida dividindo-se o vo livre (interno), da na direo pelo

transversal

armadura,

460 15 380 vo livre 15

espaamento, subtraindo-se uma unidade. O comprimento obtido pela soma do vo livre, na direo da armadura, com a largura dos apoios, subtraindo-se o cobrimento normativo nas duas extremidades.

15

Figura 6.1 Armadura positiva

21

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

Alguma economia pode ser obtida variando-se alternadamente o comprimento das barras, em decorrncia da reduo dos momentos fletores na regio prxima dos apoios, ou seja, fora da regio dos maiores momentos. O comprimento das barras, denominadas de ferros contra-fiados, depende da vinculao da laje. Deve-se atentar para o espaamento mximo nessa regio em que as barras ficam com o dobro do valor na regio dos maiores momentos, em face do valor mximo de 33 cm estabelecido na NBR 6118. Assim, o detalhamento com ferros contra-fiados s pode ser realizado quando o espaamento entre barras, na regio dos maiores momentos, for de at 16,5 cm. A Figura 6.2 exemplifica o detalhamento com ferros contra-fiados.
15

32 6.3 c14 - 345 23 5.0 c16 - 415 Comprimento Espaamento Dimetro Quantidade

VINCULAO DA LAJE 460

COMPRIMENTO DOS FERROS CONTRA-FIADOS ~ 0,85 . (vo livre + largura apoios) ~ 0,8 . (vo livre + largura apoios) ~ 0,7 . (vo livre + largura apoios)

15

380 vo livre

15

Figura 6.2 Detalhamento da armadura positiva com ferros contra-fiados

6.2 Armadura superior (negativa) 6.2.1 Armadura negativa entre lajes totalmente apoiadas (nos quatro lados) Deve ficar junto face superior da laje com o objetivo de atender os momentos negativos. Quando no se determinar o diagrama exato de momentos negativos, as barras da armadura principal sobre os apoios devero se estender, para cada lado, de um valor correspondente a 1/4 do maior entre os menores vos das lajes contguas, como exemplifica a Figura 6.3. A bitola e espaamento so determinados pelo dimensionamento. A quantidade determinada da mesma forma citada anteriormente e o comprimento total corresponde soma do comprimento reto com os dos ganchos nas extremidades. De modo a garantir o posicionamento das barras, devem ser colocadas barras complementares na direo transversal de modo a proporcionar a sustentao desejada. Convm ainda empregar dispositivos de apoio tais como caranguejos ou blocos de argamassa.

15

22

UFPa ESTRUTURAS DE CONCRETO II Prof Ronaldson Carneiro

Nov/2006

L1 l2=400
h = 10 .. 5.0 c30 7

l2 / 4

l2 / 4

h=8

L2

armadura de amarrao h3 l1 > l2 > l3 l2 o maior entre os menores vos a = 2 .( l2 / 4) = 2 . (400/4) = 200 cm

25 8.0 c15 212 5 200

ou a a/2 l3=300

l1=500

menor vo de L2 menor vo de L1 Figura 6.3 Detalhamento de armadura superior (negativa)


6.2.1 Armadura negativa em balanos

Com continuidade

Nas lajes em balano com continuidade as barras devem ser estender na laje contgua 1,5 vezes o comprimento do balano. De modo a garantir o
L1
h = 10

L2
h=8

armadura de amarrao 5 h3

posicionamento das barras da armadura principal,

.. 5.0 c30

.. 8.0 c12 312 1,5 l 300 l

devem ser dispostas barras

a = 2 ,5 l = 300 cm complementares na direo cobrimento

transversal como indicado anteriormente.

l=120

Figura 6.5 Detalhamento da armadura no balano com continuidade

Sem continuidade

A armadura deve ficar ancorada na viga, o caso de pequenas marquises de proteo. Deve-se destacar a necessidade de dimensionar a viga toro.

.. 6.3 c15 h3 Viga armadura de Laje amarrao

Figura 6.6 Detalhamento da armadura no balano sem continuidade

23

S-ar putea să vă placă și