Sunteți pe pagina 1din 17

Manual sobre blogs

ndice: 1 - Como criar um blog...pg. 2 1.1 Criar uma conta..pg. 3 1.2 Nome do blog e criao do endereo.pg. 4 1.3 O primeiro post...pg. 7 1.4 Visualizar o blog....pg. 8 1.5 - Colocar posts.....pg. 10 2 - Edio de posts.........pg. 14 2.1 - Edio de texto..pg. 14 2.2 Edio de imagenspg. 15

1 - Como criar um blog


Blogger, uma companhia que propriedade do Google, um dos sites mais utilizados para a criao e manuteno de blogs. Alm de ser grtis, possibilita tambm a fcil criao de um blog atravs de trs simples passos. Depois de se entrar na pgina principal (www.blogger.com), o utilizador deve clicar na seta cor de laranja que diz create your blog now.

Imagem 1

1.1 Criar uma conta O primeiro passo a criao de uma conta pessoal. Aqui necessrio preencher cinco campos: a escolha do nome de usurio (um nickname, por exemplo), a introduo de uma password, a confirmao da password, o nome com que o usurio pretende ser identificado (pode ser o nome verdadeiro ou no) e o e-mail. Depois de preenchidos, necessrio que se concorde com os termos de servio (clicar no quadrado que antecede a frase i accept the terms of service). Por fim, carrega-se na seta cor de laranja, situada no canto inferior direito do ecr, que diz continue. Nota 1: O nome de usurio (username) e a password so dados vitais para o utilizador manejar o seu blog e por isso mesmo no devem ser perdidos.

Imagem 2

1.2 Nome do blog, criao do endereo e escolha do template De seguida passa-se criao do nome do blog e do endereo (url) do blog atravs do qual futuramente se acede pgina. Nota 2: Se o nome dado ao blog j existir, pedida a introduo de um outro escolha. O mesmo acontece se o endereo que digitaram j estiver atribudo.

Imagem 3

Para finalizar, deve proceder-se escolha de um template. Template um documento que define, priori, as regras de design e de navegao de uma determinada pgina. O template pode ser alterado a qualquer altura pelo utilizador. No entanto, por questes de incompatibilidade, no aconselhvel proceder sua mudana depois de se j se terem feito alteraes ao cdigo html. Nota 3: O tema dos templates e do cdigo html ser aprofundado mais frente.

Imagem 4

Todas as etapas esto concludas quando aparecer uma citao a dizer que o blog foi criado. Logo de seguida, clica-se na seta que diz start posting. Nota 4: importante no esquecer que para que o blog esteja activado, e possa ser visitado, necessrio que contenha um post publicado.

Imagem 5

1.3 O primeiro post Para se publicar, depois de colocar o primeiro post (texto ou imagem), clica-se em Publish Post.

Imagem 6

1.4 Visualizar o blog Depois de aparecer no ecr a mensagem your blog published successfully, para se visualizar o recm-criado blog, clica-se em view blog ou view blog in a new window.

Imagem 7

Este o aspecto do blog acabado de criar.

Imagem 8

1.5 Colocar posts Sempre que se quiser colocar posts, deve-se dirigir ao site do blogger (www.blogger.com), introduzir o nome de usurio (username) e a password, e em seguida clicar em sign in

Imagem 9

10

No menu, clicar no nome do blog por baixo de Blog Name, ou ento no sinal + verde que se encontra em frente do nome do blog (esta maneira mais fcil).

Imagem 10

11

Para criar um novo post, clicar em create new post.

Imagem 11

12

Aqui repete-se a mesma rotina anteriormente descrita. Se por ventura no se pretender publicar o texto mas apenas guard-lo como rascunho, carregar em save as draft. O post fica gravado mas no publicado. Para public-lo, volta-se ao menu correspondente imagem 11, onde se pode reparar que a linha correspondente ao post est a verde. Carregar em edit e depois publish post.

Imagem 12

13

2 Edio de posts
2.1 - Edio de texto A edio de texto bastante intuitiva e funciona basicamente como no Word. Para qualquer tipo de alterao, seleccionar o texto, ou parte dele com o rato.

Escolha do tipo e tamanho de letra; texto a negrito ou itlico e cor da letra

Para colocar hiperligaes, sublinhar a parte do texto desejada e clicar neste boto

Botes de alinhamento do texto

Este boto serve para pr-visualizar o post

Imagem 13

14

2.2 Edio de imagens

Clicar neste cone para introduzir uma imagem

Imagem 14

15

Para seleccionar uma imagem do disco, clicar em browse e depois escolher a localizao.

Para o caso de se querer usar uma imagem da web, introduzir o endereo onde ela se encontra

Estes quatro botes servem para escolher a posio da imagem. Para colocar a imagem numa outra posio que no as pr definidas, clicar em "None". J no menu de edio de posts, seleccionar a posio desejada

Escolher o tamanho com que a imagem vai aparecer no post: pequena, mdia ou grande

Depois de concludo todo o processo clicar em "Upload Image" e de seguida, num outro menu, clicar em "Done"

Imagem 15

16

Imagem 16

Pronto. Agora s falta publicar ("Publish Post") ou ento guardar em rascunho ("Save as Draft")

17

S-ar putea să vă placă și