Sunteți pe pagina 1din 8

A Arte de unir a pureza da interpretao com a clareza da exposio das Escrituras

Pr. Leandro B. Peixoto: Os fundamentos da hermenutica e abordagem da nova hermenutica.

A nova Hermenutica para os dias atuais esta em toda as esfera desde uma leitura de uma bula de medicamento ate no supremo tribunal federal. Pr Leandro trata a ferramenta hermenutica como uma ferramenta til para interpretao correta de um texto cujo o hermeneuta devera fazer uma interpretao solidada daquilo que ele Le examinando com avidez um texto dando profundidade a tal conceito no deixando fugir nem uma virgula da obra a ser examinada. Apresenta dois livros onde um dos hermeneuta faz uma interpretao deixando falha na interpretao do texto logo apresenta um outro telogo do qual mostra uma hermenutica profunda do texto. Desta forma nos leva a ter uma responsabilidade clara das ferramenta para interpretao correta no deixando margens para erros apontados por outros. Onde nossos estudos tem que ser serio afim de esclarecer outro pessoas levando as a compleio daquilo que escrevemos. Sendo ento o nosso estudo base solida para que no haja engano no meio de nosso publico Pr Leandro mostra com profundidade a nova hermenutica fazendo a serem

uma aplicabilidade em obra seculares e a Bblia nos leva a ser pessoa tal preocupada em fazer uma boa interpretao adequada assim como o povo de Beria (atos 17:11) fazia em seu tempo. O hermeneuta tem que ser pessoa apaixonado por aquilo que faz exemplifica deixando algumas dicas de como fazer tal interpretao.

Examinar com havides requer do hermeneuta alguns requisitos:

I.

Ter a bblia sendo sua regra de f e pratica diria

Gosta de ler a bblia e ser fiel ao Cristo que esta obra revela tendo uma definio clara de quem o messias e qual seu propsito explicado neste livro Bblia assim como preciso dos meus olhos para ver preciso da Bblia para ver Deus II. Precisa de ajuda do Esprito Santo:

Revelao que vem do alto pois tal revelao nos da liberdade a Bblia a revelao especial de Deus ao homem O Hermeneuta deve buscar seu alimento dirio nas escritura alimentando se para alimentar aqueles que esto famintos. o hermeneuta tem que ter corao e mente voltado para aquilo que vem do alto quando cabea e cabea trabalham juntos no mesmo propsito onde suas vontades so esmagadas e a soberania de Deus prevalecera desta forma a exposio ser clara e objetiva nos aproximando cada vez mas do evangelho puro e genuno que dara ao hermeneuta a condio de uma boa apresentao de seus estudos aos seu publico dando lhes esperana ( Rom. 15:4 Joo 15:11). A boa hermenutica tornasse humilhante pois o hermeneuta rede se aos Criador deixando que o Criador o usa como ferramenta de apresentao de seu amor ao homem cado o qual apresentara Cristo como messias enviado de Deus. Cabendo ao hermeneuta mostrar a grandeza de Cristo ao mundo devendo esmagar a arrogncia do homem dando lhes a oportunidade do hermeneuta passar uma boa palavra (Romanos 15:4) O hermeneuta passa por transformao ao ler o texto dando ao seu publico alimento do qual fora alimentado causando em seu publico uma comunho com Cristo inclinado os os nossos coraes a este Cristo.

Mtodos Historico crticos na anlise Bblica

O mtodo histrico-crtico traz em seu bojo apresentar que cada um pode interpretar um texto da forma que lhe convm tendo a formao deste texto em fragmento dando uma observao subjuntiva desta palavra das quais foram alterodos pela forma. Tal mtodo rejeita a autoridade da bblia como palavra de Deus. O mtodo histrico-crtico de interpretao da Bblia vive hoje um dilema causado pelo amadurecimento dos princpios que adotou por ocasio de seu nascimento, h cerca de 250 anos, como filho legtimo do Iluminismo e do racionalismo. Apesar do ufanismo com que o mtodo foi saudado no incio e ainda hoje defendido por seus adeptos, ele no , de fato,um mtodo cientfico e desprovido de preconceitos de ordem ideolgica e teolgica. Na verdade, ele surgiu para fazer a separao entre Palavra de Deus e Escritura, proposta por J. Solomo Semler, uma distino que eminentemente teolgica e que determinou o objetivo do mtodo e seu funcionamento. O mtodo histrico-crtico deu origem a diversas crticas, como a das fontes, da forma e da redao. O dilema em que o mtodo hoje se encontra devido a diversos fatores, apontados por estudiosos alemes como Gerhard Maier, Eta Linneman e Peter Stuhlmacher. O mtodo histrico-crtico assumiu desde o incio pressupostos dogmticos que refletem rejeio da autoridade e infalibilidade das Escrituras. Ele tambm estabeleceu um alvo que impossvel de ser alcanado, ou seja, separar o cnon normativo do cnon formal, estabelecendo

exegeticamente a distino entre Palavra de Deus e Escritura. A verdade que o cnon bblico no pode ser dividido entre normativo e formal. O mtodo histrico-crtico, por sua prpria natureza, abriu uma enorme brecha entre a academia e a Igreja, no somente pela escassez de resultados e pela evidente desarmonia entre eles, como tambm por impedir o acesso da Igreja ao conhecimento das Escrituras.

Pr. Elias Neves: O pregador como construtor de pontes. Faltei

Pr. Darcy Sborowski Jr.: Homiltica e criatividade.

A hermenutica ou homiletica criativa leva o pregador a ser fluente em sua exposio bblica para o seu publico tendo adquado a mensagem de acordo com a idade a ser atingida com a exposio da mensagem pertinente a sua idade para que assim possam apreendem a mensagem de Deus a o seu corao. A bblia em um todo e exposta criativamente a pelos profetas e seus escritores. Ex. a sara ardente. O pregador criativo no inventa assunto para a bblia e prega a essncia da bblia a seu publico com criatividade dando vida aquilo que j tem vida desta forma chamando a ateno do seu publico onde a ateno seja do menor ao maior estar voltada ao pregador. O pregador poder usar expresses corporal e objetos para expressar tal texto ao seu publico. Assim como grades homens da bblia utilizaram deste mtodos em seu tempo exemplo o prprio Jesus quando faz aplicao de texto sobre vidas a serem ministradas quando utiliza de meios visual para comunicar o texto materializando tal informao somos impelidos a ter criatividades em nossas exposies. O pregador criativo precisa observar estudar cada faceta daquilo que vai pregar quando olhamos para Paulo vemos um homem observador quando prega no arepago dando assim credibilidade aquilo que as pessoa ouvem mostrando com criatividade um Deus criativo. quando buscamos expor a criatividade j existente no texto logo alcanamos aquele que por ventura esto dispero em meio a um pbico.

Quais mtodos pode ser utilizados em um mtodo criativo:

Criatividade da Passagem bblica:

O pregador prega a palavra de Deus com meios Criativos afim de expor o texto de forma abrangente onde quem ouve e v poder avaliar e enxergar a ao de Deus atravs do tempo sem perder qualidade da aplicabilidade do texto exposto buscando utilizar todas as ferramenta necessrio para a pregao.

Criatividade do Pregador bblico:

O pregador Criativo conhece o texto e o contexto a ser pregado e quando faz tal aplicabilidade com dinmica em sua leitura mostrara conhecimento e vivencia pos poder entoar sua vs quando necessrio Deve gastara tempo para preparar seus sermes buscando refletir muito bem nas sua leitura aplicando pessoalmente o texto a ser pregado desta forma dara vida na exposio do texto ao seu publico fazendo fluir sua mensagem pois quando conhecemos aquilo que falamos no engasgamos no temos duvidas e seremos dinmicos na exposio. O pregador tem que ser comunicador do evangelho em pregar a palavra e ao concluir sua mensagem. Mostrando verdades inseridas no texto e trazendo ao seu publico alvo uma aplicabilidade diria daquilo que foi exposto.

Criatividade do Pregador na Ilustraes:

Contar ilustraes de forma objetiva prendendo assim a ateno do publico a ser atingido pela mensagem a ser exposta no sendo

tedioso em sua aplicaes e dar concluso daquilo que ser aplicado para que no venha se tornar cansativo. A ilustrao deve ser pratica e objetiva dando ao pregador a possibilidade de expor o texto a seguir de forma clara. O pregador Criativo e aquele que utilizar de meios da cultura para atingir a cultura pois somos arauto da palavra de Deus para anunciar as palavra do Reino de Deus de forma enftica que Dara resultado aplicativo a quem ouve.

Criatividade do Pregador na Metodos visual:

O comunicador do evangelho transmite com clareza aquilo que prega utilizando meios para comunicar a palavra de Deus para atingir um publico alvo quando utiliza de mtodos criativo. Para os dias atuais temos o projetos de multimdia que dara timos visual ao sermo do pregador criativo temos tambm mtodos como franelografos projetor de slide e outros meios. Podemos envolver as pessoas ao sermo a ser exposto de varias forma seja dramatizao criando um ambiente diferente e envolvente, onde no texto bblico cada um ter sua fala dentro do seu tempo Todos os mtodos no substituem a bblia, o pregador criativo deve ter em mente o texto a ser pregado e aplicar a criatividade para que desta forma no crie um ambiente exaustivo.

Pr. Ricardo Arakaki: Pregao contagiante firmada nas Escrituras.

A dimenso do sermo criativo requer do pregador excelncia em suas aplicabilidade textual onde o pregador far exposies bblicas relevantes ao publico visando o entendimento da mensagem a ser pregada dando ao ouvinte clareza maior daquilo que se prega (colossenses 1:26)

A pregao contagiante firmada na escritura ou seja na Bblia coerente e traz a verdade a tona e expressada na experincia e no no conhecimento do homem onde Deus e o centro do poder sendo o homem um instrumento a ser utilizado por Deus em sua obra de alcanar o ser humano. A pregao contagiante sai da boca do pregador aos ouvidos dos Homens que ouvem chamando os a responsabilidade de uma vida reta diguina. O pregador contagiante o despenseiro de Deus o mordomo que ira preparar a melhor refeio e dar ao povo que esta faminto em se alimentar dos manjares celestiais Al despenseiro cabe buscar na dispensa alimento que venha dar sustncia ao povo de Deus motivando os a um crescimento na verdade que liberta e restaura vida. Para isto requer do despenseiro tempo para preparar seu alimento e servi lo de uma forma coerente considerando seu publico alvo em fachearia a ser alcanado tratando os de igual modo tornando assim pregao contagiante O despenseiro para preparar seu alimento e de seu povo precisa entrar na despena requer dele uma ao de ir ata a despena escolher o que vai preparar desta forma tere que ser o pregador que quer que a mensagem seja contagiante deve preparar seu estudo com envolvimento lgico e emocional indo alem do superficial ouseja alem daquilo que ele esta vendo ou observando no primeiro momento de sua leitura. A pregao contagiante envolve cativa quem ouve quando somos bons condutores do poder de Deus quando ns nos envolvemos com a causa que defendemos e no somos meros participantes desta forma nossa mensagem traz vida e demonstramos o propsito pelo qual fomos chamados a ser despenseiros de Deus. O pregador contagiante no um animador de torcida no faz do texto bblico piada ele transmite a Palavra de Deus com seriedade e veemncia utilizando se do poder de Deus em sua transmisso da verdade que corrige e traz as pessoas a ouvir desta verdade. Assim como apostolo Pedro precisamos ser bons despenseiros que preparam boas alimentaes de qualidade sem perder a essncia da palavra de Deus buscando sempre atingir os objetivo do reino de Deus estabelecido na terra. (1 Cor 4:1)

O despenseiro de Deus busca aplicabilidade nos seu texto mostrando solides e desenvoltura no preparo de seus sermes

S-ar putea să vă placă și