Sunteți pe pagina 1din 15

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

ARQUIVISTA

As solues de acondicionamento e armazenamento do acervo fotogrfico, a partir de um cuidadoso diagnstico do acervo, visam a unir qualidade e versatilidade em um sistema modulado que seja compatvel como os espaos do mobilirio e escolhido, segundo normas internacionais, utilizando matria prima (papis cartes, polmeros e adesivos) disponvel no mercado e aceitvel do ponto de vista a) b) c) d) e) fsico-qumico. termo-fsico. termo-qumico. bio-qumico. bio-fsico.

1)

2)

O mobilirio um importante item para a distribuio do acervo e do aproveitamento de espao, bem como maior proteo contra agentes externos. Mesmo assim, h necessidade de criao de elementos adicionais e vedao em alguns mveis. Desta forma, os elementos que garantem a organizao e a integridade fsica dos acondicionamentos no interior da moblia so conhecidas como a) cautela e envelopes. b) jaquetas e cartes-janelas. c) filmoplast e fita velcro. d) divisrias e bancadas. e) batentes e pastas.

3) Schellenberg (2002:282) afirma que a maioria das colees de papis pessoais divisvel em dois grupos: um
se relaciona com assunto puramente pessoais ou de famlia e outro que se relaciona com a atividade pela qual a pessoa cujos papis esto sendo preservados se notabilizou. Estes grupos de documentos so considerados a) atividades. b) sries. c) funes. d) notaes. e) fundos. Um arquivista e um bibliotecrio do Centro de Cincias Humanas discutem sobre as aplicabilidades de um conceito multidisciplinar sobre a problemtica de suas atividades relativas ao desenvolvimento de suas atribuies. O arquivista discorre acerca de uma conceituao que seja adequada ao perfil profissional dos dois, situando que o seu campo de atuao parte da disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informao, as foras que regem o fluxo informacional e os meios de processamento para a otimizao do acesso e uso do social da informao. Nesse rumo de debate, os profissionais adotam os paradigmas oriundos da a) cincia da informao. b) teoria da trs idades. c) gesto de documentos. d) teoria da computao. e) teorias documentais.

4)

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

5) Um profissional da rea de conservao de acervos faz um diagnstico em documentao histrica e verifica


que existe, neste arquivo, documentos com as seguintes caractersticas: imagens formadas sobre vrias placas de cobre, revestidas por camadas de prata bem polida e sensibilizada por vapor de iodo. Aps exposio, a placa fixada em soluo de tiossulfato de sdio. Este trabalho meticuloso revela ao profissional que esses documentos so a) b) c) d) e) coldios. ferrtipos. daguerretipos. ambrtipos. diapositivos.

Em um arquivo permanente, algumas iniciativas so importantes para a preservao dos documentos, como a confeco de folders, jaquetas, passepartouts e as caixas em cruz, que so solues representativas para acondicionamento do tipo a) b) c) d) e) primrio. secundrio. tercirio. quaternrio. especial.

6)

No mundo moderno, as cpias reprogrficas ou as livremente tiradas de microfilmes podem ser classificadas numa categoria entre a cpia livre (no sentido de no autentificao e a cpia figurada (j que reproduzem tudo o que figura no documento e no apenas o texto/assunto). Assim, como ltima categoria, luz da tradio documental, temos as cpias que compem os livros de assentamentos, ao qual chamamos de cdices a) b) c) d) e) genealgicos. diplomticos. cartoriais. paleogrficos. cartulrios.

7)

8) Um fato que aconteceu no arquivo central de uma universidade pblica chamou a ateno dos profissionais

que trabalhavam nesse arquivo. Uma vez por semestre, um caminho recolhia documentos, das unidades administrativas e acadmicas da universidade, e sem qualquer critrio, descarregava todo o material no arquivo central. Esse procedimento, segundo Bellotto, retrata o recolhimento a) b) c) d) e) emergente. emergencial. descontrolado. selvagem. situacional.

A equipe do Arquivo Municipal de Rio Preto da Eva Amazonas, aps concluir as atividades relativas ao processo de organizao do seu acervo, dever elaborar um documento com as caractersticas para propiciar aos usurios um viso do conjunto dos servios do arquivo municipal, para permitir aos pesquisadores saber qual a natureza e o interesse dos fundos que o arquivo abriga, o material que dispe o arquivo, suas fontes complementares e seus recursos. Esse documento que a equipe vai elaborar um a) ndice. b) catlogo. c) inventrio. d) guia. e) repertrio.
2

9)

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

Aps longa discusso realizada nos Conselhos Superiores de uma universidade pblica, a Reitora coloca em votao o texto final cuja essncia tipolgica representa um conjunto de normas jurdicas reguladoras dos atos e das atividades de um rgo, uma organizao ou da sociedade. Os Conselhos Superiores apreciaram o a) estatuto. b) contrato. c) edital. d) convnio. e) processo. A norma geral internacional de descrio arquivstica apresenta algumas regras que so organizadas em sete reas de informao descritiva. Uma dessas reas destinada informao especializada ou a qualquer outra informao que no possa ser includa em nenhuma das outras reas. Essa especificidade representativa da rea de a) acessos. b) notas. c) estruturas. d) controles. e) usos. A norma internacional de registro de autoridade arquivstica para entidades coletivas, pessoas e famlias, precisa apoiar-se na criao de pontos de acesso e, para esse fim, um dos mais importantes pontos de acesso, segundo a prpria norma, o nome do a) componente especfico do documento. b) documento em sua origem. c) produtor da unidade de descrio. d) registro de autoridade bibliogrfica. e) conjunto de exigncias descritivas. A partir de um levantamento de dados no arquivo setorial do Centro de Cincias Humanas da UNIRIO, constatou-se que, alm da disperso dos documentos, havia infestao, acelerando o processo de destruio dos documentos. Uma providncia para interromper a infestao por insetos foi a utilizao do processo de a) fumigao. b) kilopteralizao. c) volatilizao. d) encapsularizao. e) timonizao.

10)

11)

12)

13)

14)

O arquivo formado pela documentao oriunda das escolas extintas da Secretaria de Educao do Estado do Rio de Janeiro foi organizado, segundo critrios arquivsticos que contemplaram a procedncia como o elemento principal e, em segundo plano, os grandes temas vinculados s escolas durante sua vida til. Assim, na organizao dos acervos dessas escolas, os mtodos indicados foram a) alfabtico e dgito terminal. b) numrico e cronolgico. c) geogrfico e assunto. d) ideogrfico e variadex. e) unitermo e indexao coordenada.

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

15) Leia a simulao do documento.


Espcie Data Dispe sobre a reforma curricular do Curso de Arquivologia - Bacharelado Os Conselhos de Ensino e Pesquisa e Universitrio, em sesses realizadas respectivamente nos dias 2 e 14 de agosto de 1990, aprovam e eu promulgo o seguinte: Art. 1. Fica aprovada a reforma curricular do curso de arquivologia, do Centro de Cincias Humanas desta universidade, conforme consta do processo no. 23102004181/90-11. Art. 2. Este documento entre em vigor nesta data, revogadas as disposies em contrrio. Osmar Teixeira Costa Reitor
Um documento com essas caractersticas exemplifica uma a) b) c) d) e) declarao. representao. proposio. resoluo. petio.

16) Em uma conferncia sobre arquivstica, o orador fala sobre ... a qualidade segundo a qual os arquivos
a) b) c) d) e) provenincia. substancialidade. organicidade. unicidade. estruturalidade.

refletem a estrutura, as funes e as atividades da entidade acumuladora em suas relaes internas e externas.... Ele se refere, especificamente,

17) O estabelecimento dos cdigos de plano de classificao, que servem de base para a recuperao da
a) b) c) d) e) preservao. descrio. avaliao. conservao. destinao.

informao, como tambm para outras categorias de controle de vocabulrio e indexao utilizadas tambm para a recuperao da informao, tem seu correspondente nos arquivos permanentes, sendo conhecido como

A manuteno da integridade dos conjuntos documentais, o conhecimento do contexto e das circunstncias de criao do documento e a possibilidade de se poder contar com um critrio universal seguro, justifica, de acordo com Schellenberg, a adoo incontestvel da a) teoria dos fundos. b) ordenao interna. c) sistemtica de arranjo. d) tipologia documental. e) prtica arquivstica.

18)

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

19) No Arquivo Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO so elaborados
a) tabelas de temporalidade. b) instrumentos de pesquisa. c) listas de descartes. d) normas de arranjo. e) guia geral.

documentos que resumem e localizam, em muitas amplitudes e graus, os conjuntos documentais armazenados neste arquivo. Esses documentos so verdadeiras obras de referncia, conhecidas como

definir a equipe de profissionais e o perodo de tempo para sua organizao. Sabe-se que parte da documentao est amontoada, possuindo as seguintes medidas: 1 metro de altura, 1 metro de largura e 4 metros de comprimento. Alm da documentao em estantes que somavam 327 metros lineares, o arquivista responsvel pela quantificao concluiu que a documentao amontoada media a) 8 metros lineares. b) 160 metros lineares. c) 16 metros lineares. d) 48 metros lineares. e) 40 metros lineares. Um arquivo de grande porte recebe diariamente muitos e variados documentos. Alguns so correspondncias de congratulaes, convites e materiais de divulgao de terceiros. Estes documentos, especificamente, possuem caractersticas de guarda a) permanente. b) eventual. c) especial. d) especializada. e) intermediria.

20) A documentao acumulada no arquivo setorial do Centro de Letras e Artes precisa ser quantificada para se

21)

22)

A arquivstica, de uma maneira geral, se prepara para a universalizao de determinados procedimentos. Dentre eles est a preparao de registros de autoridade arquivstica que forneam descries de entidades (coletivas, famlias e pessoas) relacionadas produo e manuteno de arquivos. Estes procedimentos relacionam-se a a) CONARQ A. b) ISAD-G. c) ISAAR-CPF. d) SIGA CFP. e) IPHAN CIA.

Os agentes geradores dos documentos so as entidades fsicas e jurdicas que atuam por meio dele. Segundo a diplomtica tradicional, apenas trs agentes so necessrios para a criao de um documento: o autor, o destinatrio e o escritor. No caso de documento eletrnico, so necessrios, alm dos trs citados, mais dois que so a) criador e originador. b) assunto e local. c) originador e atestador. d) ttulo e a data. e) atestador e criador.
5

23)

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

24) So componentes dos documentos convencionais e eletrnicos


a) suporte, contedo, metadados. b) matriz, contedo, ao. c) suporte, referncia, contexto. d) forma, ao, procedimentos. e) contexto, pessoas, relao orgnica.

25)

Uma instituio educacional, aps estudos preliminares na documentao produzida e acumulada, resolve optar pela organizao de seus arquivos por assuntos, obedecendo, por exemplo, seguinte ordem: Graduao Arquivologia Biblioteconomia Museologia Pesquisas Biologia Enfermagem Nutrio Publicaes Impresso De livros De peridicos Essa estrutura apresentada acima retrata uma ordenao a) dicionria. b) bibliogrfica. c) literria. d) enciclopdica. e) sistemtica.

26) Os conceitos arquivsticos so de conhecimento dos arquivistas que atuam na rea.


I- capacidade de se provar que um documento arquivstico o que diz ser. II- capacidade de um documento arquivstico sustentar os fatos que atesta, referem-se, respectivamente, a a) b) c) d) e) fidedignidade, autenticidade. autenticidade, naturalidade. evidencialidade, fidedignidade. autenticidade, fidedignidade. evidencialidade, naturalidade.

Alguns conceitos como

Os mtodos de anlise dos componentes de um documento permitiam aos primeiros diplomatas reconhecer e avaliar documentos de sculos anteriores, criados em sistemas jurdicos diferentes e s vezes confusos. Estes so os mesmos mtodos que auxiliam os arquivistas de hoje a analisar documentos eletrnicos criados num ambiente tecnolgico igualmente diversificado e confuso. Trata-se de a) b) c) d) e) contextualizao e universalizao. descontextualizao e generalizao. generalizao e contextualizao. observao e contextualizao. descontextualizao e universalizao.

27)

28) Um pesquisador que precisa fazer um estudo em um acervo importante, dirige-se sala de consulta e indaga

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

sobre a constituio e estruturao do acervo. O atendente passa ento a discorrer sobre CEDOC, explicando que ali ele encontrar a maior coleo de elementos usados para representar idias na composio de escritas, onde seus elementos componentes simbolizam palavras da lngua. Sinal representativo de uma idia podendo ter valor de um objeto ou valor fontico representando a palavra que designa os objetos. O acervo rico de figuras, fotografias, quadros que representam a origem e evoluo dessa instituio. Da essncia do relato do atendente ao pesquisador, pode-se inferir que o acervo rico de a) holgrafos. b) ideogramas. c) grossadores. d) grafites. e) incunbulos.

29) No que diz respeito transmisso de um documento eletrnico arquivstico, esta inclui modo, forma e status
de transmisso. I Por modo de transmisso, entende-se a maneira pela qual os documentos entraro (para o caso de documentos originrios de outras instituies) e circularo dentro dos espaos individual, do grupo e geral predefinidos no sistema de gerenciamento arquivstico de documentos. II Por forma de transmisso, entende-se a forma fsica e intelectual que o documento tem no momento em que recebido pelo destinatrio, formas essas que devero se manter inalteradas, aps passarem pelo processo de transmisso. III Quanto ao status de transmisso de um documento eletrnico arquivstico, tal como no caso de documentos convencionais, refere-se ao grau de desenvolvimento e de autoridade desse documento. Em relao s assertivas, pode-se afirmar que a) Todos os itens esto certos. b) Apenas, os itens I e II esto certos. c) Apenas, os itens I e III esto certos. d) Apenas, os itens II e III esto certos. e) Apenas, um item est certo. Em um levantamento documental, realizado no arquivo setorial de uma universidade pblica, so encontrados documentos como fichas cadastrais, certides, certificados, diplomas, contratos de trabalho, requerimentos, guias mdicas, licenas e abonos. Esta documentao de acordo com a sua natureza identificada como a) b) c) d) e) contbil. fiscal. oramentria. pessoal. financeira.

30)

Os documentos, cujo conhecimento no autorizado possa acarretar dano excepcionalmente grave segurana da sociedade e do Estado, soberania e integridade do territrio nacional, podem ser classificados, segundo decreto n 4553, de 27 de dezembro de 2002, como documentos a) ultra-secretos. b) ultraconfidenciais. c) ultra-ostensivos. d) ultra-reservados. e) ultra-sigilosos. Os poluentes atmosfricos so prejudiciais manuteno de acervos bibliogrficos e documentais. H arquivos localizados como ilhas em meio a centros urbanos, com seus acervos a sofrerem constantes ataques desses agentes. Em decorrncias da imediata absoro dos poluentes pelos papis, inicia-se um processo de transformao qumica dos suportes, provocando uma variao do seu a) pH. b) pV. c) pC. d) pA. e) uR.
7

31)

32)

33)

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

Na finalizao de um trabalho de organizao, observa-se que as espcies documentais ou assuntos foram, luz de importantes critrios, arrolados em rigorosa ordem alfabtica, constituindo-se em verbetes, onde os arquivistas encontram orientao segura sobre os prazos, os procedimentos a serem seguidos quanto guarda ou eliminao de documentos, seja em funo de legislao prpria ou de julgamento de valor, emitido por especialistas das reas administrativa, tcnica ou acadmica que integram as diversas comisses de anlise. A esse instrumento que auxilia o trabalho do arquivista, denominamos de a) b) c) d) e) instrumento de pesquisa. guia de destinao. termo de eliminao. fluxograma de avaliao. tabela de temporalidade.

34) Um depsito de arquivo pblico apresenta-se extremamente degradado, com perda de metade do seu
telhado, com penetrao de grande intensidade de luz solar e chuvas. Em conseqncia disso, os documentos encontravam-se danificados. Nesse sentido, do diagnstico feito a partir da documentao acumulada, observouse um progressivo amarelecimento, tendo em vista a degradao adiantada do polmero natural, amorfo e de composio qumica complexa, que confere solidez s fibras de celulose, que aparecem na composio dos suportes documentais. Esse polmero denominado de a) Tylose. b) Benzina. c) Corante. d) Haxano. e) Lignina.

A deteriorizao fotoqumica depende de diversos fatores como, por exemplo, faixa de comprimento de ondas, intensidade de radiao, tempo de exposio e natureza qumica do material documental (papel, pergaminho, couro, etc.). Dentre as fontes promotoras de danos fotoqumicos esto a/o a) querosene e hidrocarbureto b) luz artificial e pentazol c) ar e microclima d) luz solar e lmpada eltrica e) macroclima e microclima A Resoluo no. 25, de 27 de abril de 2007 dispe sobre a adoo do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gesto arquivstica de documentos, pelos rgos e entidades integrantes do SINAR. Esse modelo representado por a) e-SIS Conarq. b) e-SNA Sinar. c) e-ARQ Brasil. d) e-COM Arquivo. e) e-UNI Rio. Para o historiador, seria mais fcil se a ordenao dos conjuntos documentais nos arquivos fosse cronolgica, geogrfica ou temtica. No entanto, para o arquivista essa no a lgica adequada, pois tal arranjo faria desaparecer a razo de ser do documento, ou seja, a sua organicidade. Assim, o arranjo deve ser baseado na forma a) ideogrfica. b) historicista. c) administrativa. d) relacional. e) conteudista.

35)

36)

37)

Segundo Bellotto (2004, 46), a estrutura formal dos atos escritos de origem governamental ou notarial que, em linhas gerais, so os documentos emanados das autoridades supremas, submetidos, para efeito de validade, sistematizao imposta pelo direito. Esta atividade ocupao efetiva da a) hermenutica. b) diplomtica. c) herldica. d) paleografia. e) sigilografia.

38)

como

39) A configurao que assume a espcie documental, de acordo com a atividade que a gerou, conhecida
a) criptografia. b) metodologia. c) fidedignidade. d) autenticidade. e) tipologia.

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

Bellotto (2004, 133) orienta como agir em relao aos documentos, quando h transferncia ou supresso de competncias em uma administrao. Exemplifica, mostrando que se uma secretaria de meio ambiente, por exemplo, for suprimida, seus papis, na sua totalidade, no passam para outras secretarias onde suas antigas atribuies foram encaixadas. At a data da supresso, sua documentao constitui um fundo, com data de incio e final. Este fundo considerado, arquivisticamente, como a) suprimido. b) aberto. c) serial. d) custodial. e) fechado.

40)

Os textos desta prova se referem a cenas e cenrios cariocas. Texto I A Fbula da Cidade Uma casa muito pouco para um homem; sua verdadeira casa a cidade. E os homens no amam as cidades que os humilham e sufocam, mas aquelas que parecem amoldadas s suas necessidades e desejos, humanizadas e oferecidas uma cidade deve ter a medida do homem. possvel que, pouco a pouco, os lugares cordiais da cidade estejam desaparecendo, desfigurados pelo progresso e pela tcnica, tornados monstruosos pela conspirao dos elementos que obrigam as criaturas a viver como se estivessem lutando, jungidas a um certo nmero de rituais que as impedem de parar no meio de uma calada para ver uma criana ou as levam a atravessar uma rua como se estivessem fugindo da morte. Em cidades assim, a criatura humana pouco ou nada vale, porque no existe entre ela e a paisagem a harmonia necessria, que torna a vida uma coisa digna. E o habitante, escravizado pelo monstro, vai-se repetindo diariamente, correndo para as filas dos alimentos, dos transportes, do trabalho e das diverses, proibido de fazer algo que lhe d a certeza da prpria existncia. No ser excessivo dizer que o Rio est correndo o perigo de incluir-se no nmero das cidades desumanizadas, devoradas pela noo da pressa e do combate, sem rostos que se iluminem em sorrisos e lugares que convidem permanncia. Mal os seus habitantes podem tomar cafezinho e conversar sentados; j no se pode passear nem sorrir nem sonhar, e as pessoas andam como se isso fosse um castigo, uma escravido que as leva a imaginar o refgio das casas onde as tardes de sbado e os domingos as insulam, num temor de visitas que escamoteiam o descanso e a intimidade familiar. E h mesmo gente que transfere os sonhos para a velhice, quando a aposentadoria, triunfante da morte, facultar dias inteiros numa casa de subrbio, criando canrios, decifrando palavras cruzadas, sonhando para jogar no bicho, num mister que justifique a existncia. E outras pessoas h que esperam o dia em que podero fugir da cidade de arranha-cus inamistosos, de atmosferas sufocantes, de censuras e exigncias, humilhaes e ameaas, para regressar aos lugares de onde vieram, iludidas por esse mito mundial das grandes cidades. E ainda existem as que, durante anos e anos, compram terrenos a prestaes ou juntam dinheiro espera do dia em que se plantaro para sempre num lugar imaginrio, sem base fsica, naquele stio onde cada criatura um Robinson atento s brisas e delcias de sua ilha, ou o sndico ciumento de um paraso perdido. Para que se ame uma cidade, preciso que ela se amolde imagem e semelhana dos seus muncipes, possua a dimenso das criaturas humanas. Isso no quer dizer que as cidades devam ser pequenas; significa apenas que, nas mudanas e transfiguraes, elas crescero pensando naqueles que as habitam e completam, e as tornam vivas. Pois o homem para a cidade como o sangue para o corpo fora disso, dessa harmoniosa circulao, h apenas cadveres e runas. O habitante deve sentir-se livre e solidrio, e no um guerreiro sozinho, um terrorista em silncio. Deve encontrar na paisagem os motivos que o entranham vida e ao tempo. E ele no quer a paisagem dos turistas, onde se consegue a beleza infensa dos postais monumentalizados; reclama somente os lugares que lhe estimulem a fome de viver, sonegando-o aos cansaos e desencantos. Em termos de subrbio, ele aspira ao bar debaixo de rvores, com cervejinha gelada e tira-gosto, praa com playground para crianas, retreta coroada de valsas. Suprimidas as relaes entre o habitante e seu panorama, tornada incomunicvel a paisagem, indiferente a cidade fome de simpatia que faz algum preferir uma rua outra, um bonde a um nibus, nada h mais que fazer seno alimentar-se a criatura de nostalgia e guardar no fundo do corao a imagem da cidade comunicante, o reino da comunho humana onde se poderia dizer bom dia com a convico de quem sabe o que isso significa. E esse risco est correndo o Rio, cidade viva e cordial. Um carioca dos velhos tempos ia andando pela avenida, esbarrou num cidado que vinha em sentido contrrio e pediu desculpas. O outro, que estava transbordante de pressa, indignou-se: O senhor no tem o que fazer? Esbarra na gente e ainda se vira para pedir desculpas? Era a fbula da cidade correndo para a desumanizao.
Ledo Ivo. Crnicas Antologias Escolares Edijovem organizada por Herbert Sale. Rio de Janeiro: EditoraTecnoprint SA, s/d. 9

41) A assertiva que indica

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

a idia central de A Fbula da Cidade a seguinte:

a) todo habitante deve sentir-se livre para andar nas ruas de sua cidade, mesmo que desumanizadas. b) aspectos fsicogeogrficos e fsico-psicolgicos tm apontado implicaes decisivas sobre o Rio de Janeiro. c) os grandes centros urbanos, tal como o Rio de Janeiro, vm se amoldando s necessidades de seus habitantes. d) a necessidade de rituais harmoniosos imperiosa, para que o habitante faa parte da paisagem urbana. e) o Rio de Janeiro e seus cordiais habitantes precisam renovar os hbitos para que as mudanas no sejam transfiguraes do espao urbano. Em A Fbula da Cidade, h predominncia da linguagem conotativa. Considerando esta caracterstica, pode-se afirmar que o tema apresentado de forma a) elptica, pois omite caractersticas fundamentais da cidade do Rio de Janeiro, visto que o leitor, conhecedor da vida carioca, infere acerca da nfase dada. b) hiperblica, pois o narrador descreve o Rio de Janeiro de forma exagerada para ressaltar o aspecto da desumanizao. c) comparativa, porque so apresentadas as caractersticas dos cariocas para justificar a diferena de cordialidade e humanismo. d) metafrica, pois apresenta enfoques especficos para representar o todo: a desumanizao do Rio de Janeiro. e) pleonstica, porque repete de forma redundante as idias, sem que sejam acrescentadas perspectivas distintivas.

42)

43) Afirma-se que no fluxo das informaes textuais ocorrem duas rupturas, a fim de ressaltar caractersticas do
tpico de que se constitui o texto. Estas rupturas, esto, indicadas, respectivamente, nos a) 7. / 8. pargrafos e a partir do 10. pargrafo. b) 1. / 2. pargrafos e a partir do 8. pargrafo. c) 5. / 6. pargrafos e a partir do 7. pargrafo. d) 3. / 4. pargrafos e a partir do 6. pargrafo. e) 4. / 5. pargrafos e a partir do 9. pargrafo.

44) Em relao estrutura morfossinttica do texto, pode-se afirmar que h


a) uso acentuado de verbos na voz passiva retratando a passividade: o fato de a pessoa do discurso receber a ao verbal. b) alternncia entre o pretrito perfeito e o imperfeito para sugerir uma idia implcita de comparao de qualidades. c) predomnio dos verbos no presente do indicativo, indicando que o exposto se constitui em uma verdade, uma constatao. d) uso freqente de verbos com ao verbal regressiva, que trata as aes do personagem no seu incio. e) predominncia de verbos que assinalam resultados e estados, apresentando uma viso improfcua do narrador acerca do tema.

45) Em relao ao homem e cidade, o uso dos adjetivos, no 7 pargrafo, semanticamente, acentua
a) b) c) d) e) as caractersticas inerentes aos objetos denotados. o uso funcional da informao dos dois objetos. a determinao nominal expressa pelos delimitadores. o carter informativo dos identificadores do tpico do pargrafo. a referncia especificao distintiva entre as caractersticas apresentadas. Nos fragmentos destacados, h ironia em

46)

a) Isso no quer dizer que as cidades devam ser pequenas; ... ( 6.). b) E os homens no amam as cidades que os humilham e sufocam... ( 1.). c) possvel que, pouco a pouco, os lugares cordiais da cidade estejam desaparecendo,... ( 2.). d) ... quando a aposentadoria, triunfante da morte, facultar dias inteiros numa casa de subrbio, ... ( 5.). e) ... para regressar aos lugares de onde vieram, iludidas por esse mito mundial das grandes cidades. ( 5.).
10

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

47)

Analisando-se a estrutura textual, a identificao incoerente ocorre em

a) ... o Rio est correndo o perigo de incluir-se no nmero das cidades desumanizadas, ... ( 4.) = hiptese b) Uma casa muito pouco para um homem, sua verdadeira casa a cidade. ( 1.) = tpico frasal c) uma cidade deve ter a medida do homem. ( 1.) = tese d) O senhor no tem o que fazer? Esbarra na gente e ainda se vira para pedir desculpas? ( 10.) = concluso e) Deve encontrar na paisagem os motivos que o entranham vida e ao tempo. E ele no quer a paisagem dos turistas, ... ( 7.) = argumento

48) Para o enunciador, uma conseqncia cruel da desumanizao das cidades


a) o cerceamento da vontade prpria. b) a busca por uma vida idealizada. c) o andar como um castigo. d) o temor de que visitas apaream. e) o progresso aliado tcnica.

Texto II

A moa viera da cidade para os lados de Botafogo. No nibus repleto, dois rapazes de p conversavam, e sua conversa era ouvida por todos os passageiros. (Inconveniente dos hbitos atuais). Eram dois rapazes modernos, bem vestidos, bem nutridos. (Ah! Este excesso de vitaminas e de esportes!). Um no conhecia quase nada da cidade e outro servia-lhe de cicerone. Mostrava-lhe, pois, a avenida e os seus principais edifcios, a Cinelndia, o Obelisco, o Monumento dos Pracinhas, o Museu de Arte Moderna, o Aterro, o mar... O outro interessava-se logo pelas mincias: qual o melhor cinema? Quantos pracinhas esto ali? que se pode ver no museu? Mas os nibus andam to depressa e caprichosamente que as perguntas e respostas se desencontravam. (Que flego humano pode competir com o de um nibus?). Quanto ao Po de Acar, o moo no manifestou grande surpresa: j o conhecia de cartes-postais; apenas exprimiu o seu receio de vir o carrinho a enguiar. Mas o outro combateu com energia tal receio, como se ele mesmo fosse o engenheiro da empresa ou, pelo menos, agente turstico. Assim chegaram a Botafogo, e a ateno de ambos voltou-se para o Corcovado, porque um dizia: Quando voc vir o Cristo mudar de posio, e ficar de lado e no de frente, como agora, deve tocar a campainha, porque o lugar de saltar. O companheiro prestou ateno. Mas, enquanto no saltava, o cicerone explicou ao companheiro: Nesta rua h uma casa muito importante. a casa de Rui Barbosa. Voc j ouviu falar nele? O outro respondeu que sim, porm sem grande convico. Mais adiante, o outro insistiu: uma casa formidvel. Imagine que tudo l dentro est conforme ele deixou! O segundo aprovou, balanando a cabea com muita seriedade e respeito. Mas o primeiro estava empolgado pelo assunto e tornou a perguntar: Voc sabe quem foi Rui Barbosa, no sabe? O segundo atendeu ao interesse do amigo: Foi um sambista, no foi? O primeiro ficou um pouco sem jeito, principalmente porque uns dois passageiros levantaram a cabea para aquela conversa. Diminuiu um pouco a voz: Sambista, no. E tentou explicar. Mas as palavras no lhe ocorriam e ficou por aqui: Foi... foi uma pessoa muito falada. O outro no respondeu. E foi assim que o Cristo do Corcovado mudou de posio sem eles perceberem, e saltaram fora do ponto. Ora, a moa disse-me; Voc com isso pode fazer uma crnica. Respondi-lhe: A crnica j est feita por si mesma. o retrato deste mundo confuso, destas cabeas desajustadas. Podero elas ser consertadas? Haver maneira de se pr ordem nessa confuso? H crnicas e crnicas mostrando o caos a que fomos lanados. Adianta alguma coisa escrever para os que no querem resolver? A moa ficou triste e suspirou. (Ai, ns todos andamos tristes e suspirando!).
Meireles, Ceclia. Escolha o seu sonho. So Paulo: Crculo do livro, s/d.

Tristeza de Cronista

49) O texto Tristeza de cronista apresenta reiterado uso dos parnteses. Sua funo discursiva
a) marcar a pausa coincidente com o final da expresso, indicando a proposio do narrador. b) ligar de forma mais ntima a insero de um novo contexto. c) expressar de forma particular uma expresso fora do contexto geral. d) preencher lacunas textuais para explicaes sobre o entendimento do texto. e) apresentar reflexes mais intimistas do narrador do texto.
11

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

50) O tema da crnica se refere


a) falta de percepo dos possveis ngulos de viso do Cristo. b) angstia de observar-se a inconvenincia de hbitos atuais. c) divulgao escassa que se tem dado casa de Rui Barbosa. d) ausncia de detalhes e mincias sobre os locais tursticos do Rio. e) preocupao com o despreparo cultural de jovens modernos.

51)

Analise o uso do sinal de pontuao dois-pontos nos fragmentos abaixo: I) O outro interessava-se logo pelas mincias: ... ( 2.) II) ... o moo no manifestou grande surpresa: j o conhecia de cartes postais; ... III) ... e tornou a perguntar: Voc sabe quem foi Rui Barbosa, no sabe? ( 6.) ( 3.)

Os dois-pontos registram, respectivamente, ocorrncia das seguintes estruturas lingsticas: a) b) c) d) e) enumerao, concesso, orao declarativa. retificao, conseqncia, orao intercalada. repetio, contraste, orao optativa. elipse, concluso, discurso indireto. explicao, causa e discurso direto. Ocorre a relao lgica de conseqncia na palavra sublinhada em

52)

a) Imagine que tudo l dentro est conforme ele deixou! ( 6.) b) ( Que flego humano pode competir com o de um nibus?) ( 2.) c) Mas os nibus andam to depressa e caprichosamente que as perguntas e respostas se desencontravam. ( 2.) d) ... qual o melhor cinema? quantos pracinhas esto ali? que se pode ver no museu? ( 2.) e) Adianta alguma coisa escrever para os que no querem resolver? ( 8.)

53) O

cabea ...

emprego da palavra sublinhada em ... principalmente porque uns dois passageiros levantaram a ( 6.) tem como objetivo indicar o sentido de b) estimativa. c) espanto. d) descomprometimento. e) ateno.

a) ajuste.

54) Das estruturas destacadas, a que apresenta ambigidade


a) A moa ficou triste e suspirou. ( 9.) b) ... como se ele fosse o engenheiro da empresa ... ( 3.) c) Quando voc vir o Cristo mudar de posio, e ficar de lado e no de frente, ... ( 4.) d) ... o Cristo do Corcovado mudou de posio sem eles perceberem, ... ( 7.) e) Foi ... foi uma pessoa muito falada. ( 6.) Ao proceder-se a reescritura do fragmento ... sua conversa era ouvida por todos os passageiros. ( 1.), s ocorre inadequao em a) b) c) d) e) ... ouvia-se a sua conversa. ... todos os passageiros ouviam sua conversa. ... ouviam sua conversa todos os passageiros. ... sua conversa por todos os passageiros era ouvida. ... sua conversa fora ouvida por todos os passageiros.

55)

12

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

Texto III

A BRUXA

Nesta cidade do Rio, de dois milhes de habitantes, estou sozinho no quarto estou sozinho na Amrica. Estarei mesmo sozinho? Ainda h pouco um rudo Anunciou vida a meu lado. Certo no vida humana, mas vida. E sinto a bruxa presa na zona de luz. E nem precisava tanto... Precisava de um amigo, desses calados, distantes, que lem verso de Horcio mas secretamente influem na vida, no amor, na carne. Estou s, no tenho amigo, e a essa hora tardia como procurar amigo?

V Em dois milhes de habitantes,


quantas mulheres provveis interrogam-se no espelho medindo o tempo perdido at que venha a manh trazer leite, jornal e calma. Porm a essa hora vazia como descobrir mulher?

II

VI

III De dois milhes de habitantes!

Esta cidade do Rio! Tenho tanta palavra meiga, conheo vozes de bichos, sei os beijos mais violentos, viajei, briguei, aprendi. Estou cercado de olhos, De mos, afetos, procuras. Mas se tento comunicar-me, o que h apenas a noite e uma espantosa solido. Companheiros, escutai-me! Essa presena agitada querendo romper a noite no simplesmente a bruxa. antes a confidncia exalando-se de um homem.

VII

IV

E nem precisava tanto. Precisava de mulher que entrasse nesse minuto, recebesse este carinho, salvasse do aniquilamento um minuto e um carinho loucos que tenho para oferecer.

Drummond, C.A. Antologia Potica, Rio de Janeiro: Jos Olympio,1983.

bruxa = pavio de lamparina

56)

No verso Companheiros, escutai-me!, o recurso lingstico que denota reverncia o emprego

a) do vocativo. b) da segunda pessoa. c) do imperativo. d) da nclise. e) da exclamao.

57) O verso que antecipa a penltima estrofe


a) b) c) d) e) Em dois milhes de habitantes (V) mas secretamente influem (III) salvasse do aniquilamento (IV) sei os beijos mais violentos (VI) Estou cercado de olhos, (VI) so

58) De acordo com a temtica do poema, dois versos que exemplificam a relao lgica se p ento q
a) antes a confidncia exalando-se de um homem. (VII) b) De dois milhes de habitantes! E nem precisava tanto... (III) c) Precisava de mulher que entrasse nesse minuto (IV) d) conheo vozes de bichos sei os beijos mais violentos, (VI) e) Ainda h pouco um rudo anunciou vida ao meu lado. (II)

13

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

59) O verso que contm forma verbal empregada no lugar do presente do Indicativo
a) b) c) d) e) E nem precisava tanto. anunciou vida ao meu lado. Estarei mesmo sozinho? que entrasse nesse minuto, como descobrir mulher? (III) (II) (II) (IV) (V)

60)

Tendo como referncia as estruturas e idias contidas no texto III, s no se pode afirmar que, na

a) quinta estrofe, aparece a idia de suposio. b) quarta estrofe, o emprego das formas verbais entrasse, recebessee salvasse indicam o aspecto volitivo. c) ltima estrofe, a interlocuo contrasta com a ordenao espacial. d) sexta estrofe, l-se a autocaracterizao do eu-lrico. e) sexta estrofe, registrada a tentativa frustrada de comunicao.

61)

O vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei no podendo ser inferior, segundo a lei 8.112/90, a) a um salrio mnimo. b) a um salrio mnimo e meio. c) a um dcimo do cargo superior da carreira profissional. d) a dois salrios mnimos. e) depende da complexidade do cargo. .

Segundo a lei 8.112/90, o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes, denomina-se a) salrio. b) subsdio. c) proventos. d) ajuda de custo. e) remunerao.

62)

63) O servidor pblico estvel, segundo a Lei 8.112/90, poder


a) ser demitido, somente, em decorrncia de probidade administrativa. b) perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. c) ser demitido, somente, por decreto do Chefe do Poder Executivo. d) ser afastado por efeito de deciso judicial, no caso de corrupo. e) ser exonerado, no caso de acumulao legal de cargos, empregos ou funes pblicas. Segundo a lei 8112/90, a Administrao apura infraes e aplica penalidades aos servidores pblicos atravs do poder a) hierrquico. b) de polcia. c) disciplinar. d) de prestar contas. e) de tutela.

64)

14

UNIRIO - Concurso Pblico Tcnico- Administrativo em Educao - 2008

65)

Quanto abrangncia da Lei 8112, de 11 de dezembro de 1990, correto afirmar que estatui o Regime Jurdico dos servidores pblicos a) civis da Unio, das fundaes pblicas federais, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista b) militar da Unio e das autarquias, das fundaes pblicas federais e das empresas pblicas. c) civis da Unio, dos Estados e Municpios. d) civis da Unio, e das autarquias, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista. e) civis da Unio e das autarquias, inclusive as de regime especial e das fundaes pblicas federais.

66)

No programa Microsoft Excel, frmulas armazenadas em clulas de uma planilha permitem calcular o resultado de operaes sobre o contedo de outras clulas. Qual das frmulas abaixo calcula corretamente a soma de valores contidos nas clulas A1, A2, B1 e B2? a) =SOMA(A1+A2;B1+B2) b) =SOMA(A1:2;B1:2) c) =SOMA(A1:A2+B1:B2) d) =SOMA(A1:B2) e) =SOMA(A1-A2;B1-B2)

67)

No navegador Microsoft Internet Explorer, qual das alternativas abaixo descreve uma finalidade da opo Codificao do menu Exibir ? a) Visualizar o cdigo fonte de textos e figuras selecionados na pgina. b) Permitir a edio de cdigo fonte da pgina no editor HTML. c) Exibir o tipo e as caractersticas de fonte de caracteres do trecho selecionado. d) Permitir a seleo de conjunto de caracteres apropriado para o idioma da pgina. e) Visualizar o texto de codificao da pgina na linguagem HTML.

68) Qual a finalidade da tecla de funo F5 no navegador Microsoft Internet Explorer?


a) Ir para a pgina inicial. b) Atualizar a pgina aberta. c) Alternar entre os modos de exibio normal e de tela inteira. d) Abrir uma caixa de dilogo para localizar/substituir texto na pgina atual. e) Parar o carregamento da pgina atual.

69)

Ferramentas de correio eletrnico, como o Microsoft Outlook Express, permitem ao usurio configurar contas para conexo com um servidor de e-mail. Um dos protocolos para recebimento de mensagens que pode ser escolhido na configurao de contas de e-mail a) FTP. b) POP. c) http. d) SMTP. e) UDP.

70)

Como conhecido o tipo de ameaa segurana de informao caracterizada por um programa que se instala no computador e executa tarefas sem conhecimento do usurio, tais como permitir acesso remoto ao computador, espionagem e envio de senhas e dados pessoais? a) Vrus de programa b) Vrus de boot c) Vrus de macro d) Cavalo de Tria e) Worm

15

S-ar putea să vă placă și