Sunteți pe pagina 1din 3

FUNDAO EDUCACIONAL SERRA DOS RGOS FESO CENTRO DE CINCIAS DA SADE CCS CURSO DE GRADUAO EM CINCIAS BIOLGICAS MODALIDADES

ES BACHARELADO E LICENCIATURA PLENA

PRODUO ACADMICO CIENTFICA PACI ESTRUTURA NECESSRIA PARA AVALIAO DOS TRABALHOS I - NORMAS PARA CONFECO DOS RESUMOS Instrues para confeco: 1. O ttulo do trabalho dever ser escrito em negrito, caixa alta e com texto justificado. Se houver nome cientfico no ttulo, este deve ser escritos em itlico e acompanhado do(s) nome(s) do(s) autor(es) da espcie, assim como do nome do grupo do material tratado;
2. Nomes cientficos, palavras em latim e/ou outro idioma estrangeiro

devem ser escritos em itlico (in natura, in loco, pixel, stand, design, brain storm, etc.);
3. Depois do ttulo deve-se deixar o espao de uma linha em branco, antes

do(s) nome(s) do(s) autor(es), incluindo o nome do orientador que deve ser corretamente identificado.
4. Os nomes dos autores devem ser escritos um por linha. O(s) nome(s)

do(s) autor(es) deve(m) ser escrito(s) em caixa alta e baixa, sendo o ltimo em caixa alta, acompanhado(s) de um nmero entre parnteses que indicar, em nota de rodap, a filiao institucional, endereo postal e endereo eletrnico do primeiro autor para correspondncia. Ser aceito no mximo 04 (autores) e 01 (co-autor/orientador) por resumo. Ex: Fulano BELTRANO (1), Jos Beltrano FULANO (2), Maria Fulana Beltrana e SILVA (3). Observaes importantes: - O(s) nome(s) do(s) autor(es) e do orientador deve(m) estar escritos com o texto justificado. - Crditos de financiamentos (agncia de fomento, bolsas, auxlios etc.) devem vir em nota de rodap, antes das afiliaes dos autores, com texto justificado.

5. Aps o(s) nome(s) do(s) autor(es) e orientador, deve-se deixar o espao

de uma linha em branco para iniciar o Resumo propriamente dito. O texto dever ser informativo, expondo os pontos relevantes relacionados como os objetivos, a metodologia, os resultados e as concluses, devendo ter no MXIMO 2.000 caracteres obrigatoriamente j com espao e com texto justificado;
6. O resumo NO deve conter citaes, siglas e/ou abreviaturas. Devem-

se destacar apenas TRS palavras-chave que devem ser colocadas logo abaixo do ttulo e justificar o texto. II - NORMAS PARA CONFECO DOS PSTERS Instrues para confeco:
1. O tamanho do pster deve ser obedecido de acordo com as medidas

estabelecidas: 1,20 m de altura por 0,90 m de largura.


2. O pster deve conter obrigatoriamente os seguintes componentes:

PALAVRAS-CHAVE INTRODUO METODOLOGIA RESULTADOS DISCUSSO CONCLUSO BIBLIOGRAFIA. Segue a descrio informativa dos itens obrigatrios presentes no pster. PALVRAS-CHAVE Em nmero mximo de TRS, devem ser escolhidas de acordo com a importncia e/ou destaque no trabalho. INTRODUO A introduo a apresentao do tema desenvolvido no trabalho de forma direta, muitas vezes trazendo informaes de seu histrico para um contexto atual. Deve conter a justificativa ou relevncia para a escolha do tema proposto, alm do(s) objetivo(s) traados para a realizao do trabalho. A introduo vai, na maioria dos casos, despertar o interesse do leitor para com o seu trabalho e com isso a divulgao direta ou indireta do mesmo. METODOLOGIA A metodologia a breve descrio ordenada dos materiais e mtodos utilizados para a realizao do trabalho. o item mais especfico do trabalho, uma vez que existir especificidade tcnica para cada rea de concentrao e de pesquisa cientfica.

RESULTADOS Os resultados so os dados, as respostas obtidas aps a realizao do trabalho. Podem ser expressos sob a forma de texto ou elementos ilustrativos como grficos e tabelas ou ambos. DISCUSSO A discusso o desenvolvimento escrito do que foi observado no desenvolvimento do trabalho. onde so discutidos os conceitos e caractersticas do tema proposto de forma crtica e construtiva baseadas no conhecimento previamente obtido com utilizao da bibliografia adotada que direcionou o trabalho. Deve ser empregada linguagem cientfica adequada e tica, de acordo com os padres existentes no meio acadmico-cientfico. CONCLUSO A concluso a posio final do(s) autor(es) aps a realizao do trabalho, de acordo com o que se esperava e se observou realmente ao trmino do mesmo. Deve ser escrita de forma breve e objetiva para que possa fechar dentro dos padres acadmicos o trabalho. BIBLIOGRAFIA A bibliografia nada mais do que as referncias literrias especficas, utilizadas pelo(s) autor(es), como embasamento terico e argumentativo do trabalho. Devem ser de natureza acadmica, referenciadas corretamente no trabalho, exceto no item RESULTADOS e escrita de forma correta, obrigatoriamente utilizando as normas estabelecidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT.

III - CONSIDERAES FINAIS IMPORTANTES 1. Importante ressaltar que o trabalho de PACI s ser realmente aceito aps a apresentao da CARTA DE ACEITE DO ORIENTADOR, devidamente assinada pelo professor, juntamente com CPIA ANEXA DO RESUMO, tambm assinada pelo mesmo. 2. Os temas propostos para os trabalhos devem estar obrigatoriamente coerentes e ligados aos eixos temticos caractersticos para os diferentes perodos. 3. Os trabalhos devero ser obrigatoriamente submetidos anlise e avaliao prvia dos respectivos Coordenadores de Perodo para o aceite final.

S-ar putea să vă placă și