Sunteți pe pagina 1din 11

NO-LUGARES: UMA IDIA FORA DO LUGAR.

BARCELLOS, Vicente Professor do PPG-FAU-UnB. Mestre em Planejamento Urbano, Doutor em Estruturas Ambientais e Urbanas, sub-rea Paisagem e Ambiente. End.: Universidade de Braslia, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, ICC-Norte, Campus Universitrio Darcy Ribeiro, Asa Norte, Braslia - DF 70.910.900 email: barcellos.vicente@gmail.com

RESUMO

Surgida no mbito da antropologia europia nos ltimos anos, a idia de nolugares, tem sido apropriada por paisagistas, urbanistas e arquitetos sem maiores questionamentos e utilizada nos debates sobre a paisagem urbana como parte de um arsenal ideolgico que pouco serve para solucionar as questes que se observa na cidade brasileira. Com o presente ensaio o autor questiona a validade da idia de no-lugares.

ABSTRACT

Born in the scope of European anthropology in the last years, the idea of non-place has been used by landscape architects, city planners and architects without major questions. It is also used in debates about urban landscape as a part of the ideological instrument that is unable to solve questions observed in cities. In the assay that follows the author question that value of the non-place idea.

PALAVRAS-CHAVES: Paisagem urbana, transposio de ideais, idia de lugar.

KEY-WORDS: Urban landscape, idea transposition, place idea.

2 OS NO-LUGARES

Desde o seu surgimento na passagem do sculo 19 para o sculo 20, o urbanismo e o paisagismo tm sido alimentados por vises e formulaes tericas geradas em outras reas de conhecimento. So conhecidas, por exemplo, as repercusses dos estudos da sade pblica, no sculo 19, na moldagem de uma viso sanitarista da paisagem urbana.

Se por um lado essas transposies de idias podem ser consideradas importantes contribuies, mesmo porque, em grande parte, se deve a elas o surgimento do urbanismo e do paisagismo, como campos de atividades profissionais e como disciplinas, por outro lado, essas transposies de idias acabaram por produzir vises destorcidas que repercutiram por grande parte do sculo 20.

Uma das dificuldades que tais transposies de idias acabaram sendo feitas de forma pouco seletiva e criteriosa. Os resultados, na maioria das vezes, so a produo de solues tecnicamente pouco adequadas e a cristalizao de vises puramente ideolgicas que muito pouco contriburam para solucionar os problemas das cidades. Poderia-se dizer que essas idias transpostas de um campo para o outro, serviram mais como elemento diviersionista nos debates sobre a paisagem urbana e seus processos.

Este parece ser o caso das apropriaes feitas das formulaes de Marc Aug, antroplogo francs que toma como mote para suas elaboraes as preocupaes com a questo do lugar que emerge nos debates dos arquitetos, urbanistas e paisagistas, a partir dos anos 70 e 80, nos movimentos finais da derrocada do movimento modernista e escreve um libelo de grande aceitao que se coloca contra a multiplicao daquilo que chama de no-lugares, espaos que v em oposio noo sociolgica de lugar e toda uma tradio etnolgica quela da cultura localizada no tempo e no espao e como produto das transformaes econmicas, sociais e culturais recentes. (1994:36)ii.

As bases tericas da crtica de Marc Aug situam-se na antropologia e s indiretamente dizem respeito s concepes e idias do campo da arquitetura, do paisagismo ou do urbanismo. Entretanto, ao criticar os no-lugares como locus
P@rano eletrnico ISSN 1679-0944 http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/paranoa.htm Volume 9, publicado em 15/05/2007.

3 privilegiados de prticas sociais de um tempo e de uma cultura que chama de supermodernidade sugere, de modo sub-reptcio, mas insistente , que aos nolugares corresponderiam determinados atributos fsico-espacias.

Em sua argumentao, Marc Aug cita como no-lugar, os aeroportos, supermercados, vias-expressas e outras estruturas que caracterizam as cidades atuais. E endossa crticas s cidades novas, originrias de projetos urbansticos ao mesmo tempo tecnicistas e voluntaristas, por no oferecerem um equivalente aos lugares de vida produzidos por uma histria mais antiga e mais lenta. (1994:64). O que fica evidente em toda sua argumentao que o autor tem um ideal de cidade pr-figurada e assume posies nos debates sobre questes urbanas. Por esse motivo, certamente, suas idias tm tido ampla repercusso entre os profissionais que atuam na paisagem urbana.

OS LUGARES

Ao serem apropriadas, as idias de Marc Aug passaram a funcionar nos debates urbanos como um reforo das crticas feitas s realizaes do movimento modernistaiii, acusado de descaso s referncias ao lugar e ao contexto, tal como havia feito antes Aldo Rossi ao clamar considerao pelo genius loci iv, para logo a seguir ser, tambm, usada nas crticas s realizaes do ps-modernismo.

De fato, as intervenes do movimento modernista, em sua maior parte, deram pouca ateno s questes de contexto e de lugar fato que lhe valeu a denominao de international style. Embora algumas vertentes do discurso modernista enfatizassem a idia de adequao ao contexto geogrfico, social e cultural, suas prticas acabavam quase sempre alienando tais aspectos e produzindo como resultado solues pretensamente universais que acabaram disseminadas e repetidas ao redor do mundo, independentes do contexto geogrfico e social.

A mirade de concepes e idias abrigada sob a denominao de ps-modernismo, foi nutrida, em boa medida, no combate ao descaso pelo contexto e pela idia de lugar dos modernistas. Entretanto, finda a hegemonia modernista, o que se observa que as obras e realizaes inspiradas pelos novos ideais acabam por repetir a
P@rano eletrnico ISSN 1679-0944 http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/paranoa.htm Volume 9, publicado em 15/05/2007.

4 alienao ao contexto, mesmo porque o modelo urbano que seduzia os crticos da paisagem modernista era a chamada cidade tradicional e suas morfologias de paisagem e de lugar. Era a volta do modelo anterior ao modernismo o que se queria e que passa a ser apreciado, devido exaustiva repetio dos modelos modernistas.

Como resultado, hoje, independente do contexto, pulula em nossas cidades o valetudo de um ecletismo revisitado e rejuvenescido. (Figuras 01 e 02). Mas no h nenhum fato novo a. A arquitetura, o paisagismo e o urbanismo, reas onde intervm a tcnica e a arte, sempre esteve sujeita ao jogo de referncia a outros contextos, s experincias passadas e presentes.

Figura 01: Padaria no comrcio de vizinhana de uma superquadra de Braslia. Fonte: foto do autor.

Figura 02: Ilustrao da fachada do empreendimento imobilirio Praa Vincius de Moraes, So Paulo. Fonte: www.guiasaopaulo.com.br
P@rano eletrnico ISSN 1679-0944 http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/paranoa.htm Volume 9, publicado em 15/05/2007.

5 Mesmo no caso das obras do paisagismo que ao longo da sua evoluo esteve menos permeveis a grandes variaes de modelos, seja pela tradio do seu iderio focado nas questes da paisagem, seja pela prpria nfase dada aos recursos naturais que induzem e limitam as possibilidades de manipulao esttica. Ainda assim, sua histria est cheia de obras que adotam modelos que fazem uso do jogo de referncias a outros contextos e que, em maior ou menor grau, alienam o lugar.

Tal o caso de notveis realizaes do sculo 19, como o Parque Buttes-Chaumont, em Paris, construdo por Alphand, que aproveitando rea degradada pela extrao mineral compe idlico cenrio romntico com falsas ilhas e grutas. (Figura N 03). No mesmo esprito, mas em outro contexto, Glaziou cria primorosas grutas de argamassa ao reformar o Campo de Santana e a Quinta da Boa Vista, repetindo no Rio de Janeiro o que Alphan havia feito em Paris. Em ambos os casos a ao dos elementos vegetais e climticos ao longo do tempo, acabou por eliminar o ar de deslocamento e de artificialidade inicial, o que faz com que tais obras continuem a ser admiradas. (Figura N 04).

Figura 03: Ilha e lago do Buttes-Chaumont, Paris.


Fonte: www.cdanslair.net.

P@rano eletrnico ISSN 1679-0944 http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/paranoa.htm Volume 9, publicado em 15/05/2007.

Figura 04: Grutas da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro.


Fonte: foto do autor.

Entretanto, exemplos recentes de obras resultantes do mesmo jogo de referncias suscitam incmodos na crtica de arquitetos e paisagistas, por reproduzirem paisagens de outros contextos, como o caso dos parques temticos americanos e de alguns parques brasileiros, concebidos com o explcito objetivo de agradar ao grande pblico. (Figuras N 05 e 06).

Figura 05: Rplica das Montanhas Rochosas, EPCOT Center, Orlando.


Fonte: foto do autor.

P@rano eletrnico ISSN 1679-0944 http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/paranoa.htm Volume 9, publicado em 15/05/2007.

Figura 06: Castelo do Parque Tangu, Curitiba.


Fonte: foto do autor.

No o objetivo aqui aprofundar o debate da questo do falso e do verdadeiro, mas no h como deixar de observar que a presena de falsas cavernas, montes e crregos, presentes nos parques do sculo 19, mas, tambm, nos parques temticos de hoje, despertam forte rejeio entre iniciados na crtica da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, embora de grande aceitao popular. Mas so apenas bromas que submetidas a um olhar rigoroso podem ser interpretadas como uma alienao do contexto ou do lugar.

No mbito das paisagens urbanas essa alienao ao contexto, tambm, recorrente. A sempre citada reforma urbana do Rio de Janeiro, no incio do sculo 20, exemplo disso (Fig. 07).

Figura 07: Avenida Rio Branco no incio do sculo 20, Rio de Janeiro. Fonte: www.almacarioca.com.br/ (carto postal s/d).

P@rano eletrnico ISSN 1679-0944 http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/paranoa.htm Volume 9, publicado em 15/05/2007.

8 No af de dar ares de civilidade a ento capital da repblica recm-proclamada, demoliu-se parte significativa do casario colonial parar abrir novas ruas e avenidas que seguiam o ideal francs de paisagem urbana e de tratamentos dos espaos pblicos, em voga em todas as grandes capitais do mundo. Certamente que se poderia criticar dizendo tratar-se de um cenrio fora de contexto e de um no-lugar, como nos sugere Marc Auge, j que resultado que de um projeto voluntarista e no um lugar de vida produzido por uma histria mais antiga e mais lenta.

Como se sabe, a reforma urbana do Rio de Janeiro, no seu tempo, provocou sentimentos contraditrios. Por um lado, correspondia a anseios de modernizao das elites, por outro provocava sentimentos de desconforto e estranhamento, e a chamada Revolta da Vacina, em 1904, evidncia disto, embora tenha tido como estopim uma exigncia sanitria. De fato, no se tratava de uma reforma urbana com simples intuito sanitrio, mas a recriao de uma paisagem urbana originada em outro contexto e a imposio de novos padres de comportamento pblico em uma sociedade, ainda, marcadamente rural e escravocrata.

Se o processo de homogeneizao das paisagens urbanas caminha pari passu com os processos de integrao econmica e cultural das sociedades, pode-se concluir que uma das peculiaridades do atual momento histrico a acelerao desses processos num nvel que abala valores estabelecidos e tende a provocar sentimentos de desconforto e de rejeio s novas realidades com as quais nos defrontamos. No seria por outro motivo que esses momentos de aceleradas transformaes ou de mudanas de paradigmas so percebidos como momentos de crise.

Se a referncia a outros contextos fato comum caberia indagar o que diferencia uma obra do passado e de uma obra da presente, se desconsideramos a questo da qualidade intrnseca de cada obra e como explicar a empatia que, de modo geral, as obras e paisagens urbanas do passado tendem a despertar e o incmodo que as obras mais recentes tendem a provocar? Em Seduzidos pela Memria, Andreas Huyssenv nos d pistas para entender esse fenmeno ao apontar essa excessiva valorizao do passado e a tendncia de musealizao das cidades como decorrncia de um mal-estar que parece fluir de
P@rano eletrnico ISSN 1679-0944 http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/paranoa.htm Volume 9, publicado em 15/05/2007.

9 uma sobrecarga informacional e percepcional combinada com a acelerao cultural, com as quais nem a nossa psique nem os nossos sentimentos esto bem preparados para lidar. Quanto mais rpido somos empurrados para o futuro global que no nos inspira confiana, mais forte o nosso desejo de ir mais devagar e mais nos voltamos para as memrias em busca de conforto (Huyssen, 2000:32).

Ainda segundo o autor, algo mais deve estar em causa, que produz o desejo de privilegiar o passado e os mercados de memria; esse algo, ele sugere seria uma palpvel transformao da temporalidade nas nossas vidas, provocada pela complexa interseo de mudana tecnolgica, mdia de massa e novos padres de consumo, trabalho e mobilidade global. E sugere, tambm, que uma das lamentaes permanentes da modernidade se refere perda de um passado melhor, vivido em um lugar circunscrito e estvel, numa cultura construda localmente com seu fluxo regular de tempo e um ncleo de relaes permanentes. Com perspiccia, Huyssen diz que, talvez, tais dias tenham sido mais um sonho que uma realidade.vi

Para concluir, se poderia dizer que; o que Mar Aug no diz, e deveria dizer j que antroplogo, que os no-lugares, como todas as realizaes humanas, decorrido o momento histrico em que foram produzidos, pelo prprio uso e vivncia, vo sendo impregnados de novos significados sociais, como camadas que se sobrepem. Nesse processo, em que as transformaes econmicas, sociais e culturais se sucedem, o esprito que as erigiu acaba perdido dificultando sua completa leitura, mesmo para os especialistas que, no extremo, podem dar, apenas, verses do que elas podem ter representado no seu tempo. Juntem-se a essa dificuldade os efeitos da ptina do tempo. O resultado que se ter uma percepo alterada.

Verso modificada e ampliada de texto apresentado ao 8 Encontro Nacional de Paisagismo em

Escolas de Arquitetura no Brasil, So Paulo, setembro de 2006.


ii

Marc Aug, No-Lugares: Introduo a uma Antropologia da Supermodernidade. Papirus,

Campinas, 1994.
iii

Sobre assunto ver Otlia Arantes em O Lugar da Arquitetura depois dos Modernos. Edusp, So

Paulo, 1999.
iv

Ver: Aldo Rossi, The Architecture of the City. MIT Press, Cambridge, 1988.

P@rano eletrnico ISSN 1679-0944 http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/paranoa.htm Volume 9, publicado em 15/05/2007.

10
v

Andras Huyssen. Seduzidos pela Memria: Arquitetura, Monumentos, Mdia. Aeroplano Editora,

Rio de Janeiro, 2000.


vi

Idem, pgs. 25 e 30.

P@rano eletrnico ISSN 1679-0944 http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/paranoa.htm Volume 9, publicado em 15/05/2007.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

S-ar putea să vă placă și