Sunteți pe pagina 1din 73

ESTE CURSO BASEIA-SE NOS ENSINAMENTOS DO GRANDE MESTRE HARRY KAHNE O MAIOR MENTALISTA DE TODOS OS TEMPOS QUE NA SUA

UA POCA FOI ACERTADAMENTE APELIDADO COMO O HOMEM DE MUITAS MENTES.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Este curso ou qualquer parte dele, no pode ser reproduzido, de qualquer forma ou por qualquer meio, salvo com autorizao, por escrito, do Editor. EDITORA INTELLECTUS, So Paulo, 30 de Maro de 1988. Revisado, Corrigido e Atualizado por Jairo em Maro de 2004 E-mail:: jairoluis@gmx.net ICQ:: 305 172 100

ESTE CURSO COMPE-SE DE UMA SRIE DE EXERCCIOS PRTICOS QUE CONDUZEM AO DESENVOLVIMENTO DE UM PODER MENTAL EXCEPCIONAL

CONTEDO
Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag Pag 05 12 15 19 25 26 31 33 37 40 44 49 50 53 57 58 61 61 65 66 70 71 73 Reconhecimento, Introduo, Mentalismo mltiplo Como a Idade Espacial degenera a Inteligncia Exerccio N1 Exerccio N2 Mente analtica versus Mente sinttica Exerccio N3 Relao entre Sade Fsica e Mental e o Mentalismo Mltiplo Exerccio N4 Os Problemas Psicolgicos aliviados pelo Mentalismo Mltiplo Exerccio N5 O Mentalismo Mltiplo nos Negcios, Comrcio e Profisses Exerccio N6 O Problema do Homem de Meia-idade nos Negcios Exerccio N7 O que a Imaginao Criativa e como desenvolv-la Exerccio N8 A Especializao estreitamento da mente... Exerccio N9 Mentalismo Mltiplo como um auxiliar na Comunicao Verbal Exerccio N10 Como Desenvolver a Intuio, a Centelha da Inteligncia Exercicio N11 A Educao Moderna e suas crticas igualmente falhas.

Este curso de MENTALISMO MLTIPLO foi elaborado por: JAIRTO GOMES DA COSTA Diretor EDITRA INTELLECTUS LTDA So Paulo - Brasil

Prezado Estudante

Este curso de MENTALISMO MLTIPLO tem vrios autores. A edio original foi escrita pelo prprio HARRY KAHNE l pelos idos da dcada de 20 (1920). Mais recentemente veio tona nos EUA uma edio deste curso, revisada e atualizada por MEL SAUNDERS. A edio em portugus foi elaborada pelo professor JAIRTO GOMES. Diretor da EDITORA INTELLECTUS. Que, modstia parte, deu uma feio nova, mais rica e muito mais didtica que as duas edies prvias.

Tenho certeza que o estudo deste fenomenal curso de MENTALISMO MLTIPLO - nico de seu gnero no mundo vai benefici-lo sob todos os aspectos. sem dvida, o mais sbio de todos os investimentos que voc j fez, pois, como num passe de mgica, ele o por face-a-face com o seu ABRE-TE SSAMO para uma vida mais dinmica, rica e abundante.

No se esquea, no entanto, que o estudo de um curso como este exige uma grande dedicao e esforo. Por isso sempre que se vir tentado pelo desnimo, lute, persevere, pois a vitria estar depois da batalha e no antes! Temos certeza que a sua marcha para o cume comea por aqui. E como a pequenina gota dgua, que de tanto insistir acaba perfurando a dura rocha, voc no se afastar de seu objetivo.

EDITORA INTELLECTUS LTDA So Paulo - SP

RECONHECIMENTO UM VERDADEIRO CURSO DE TREINAMENTO DOS HEMISFRIOS CEREBRAIS DIREITO E ESQUERDO, DE DESENVOLVIMENTO DA INTELIGNCIA CRIATICA E DE NUTRIO INTENCIONAL DOS PODERES INTUITIVOS. Este curso de MENTALISMO MLTIPLO uma verso revisada e adaptada para o portugus do curso criado por HARRY KAHNE nos anos 20. Nesta poca ele era creditado como o MENTALISTA INCOMPARVEL e o HOMEM DE MUITAS MENTES. Kahne com frequncia demonstrava em pblico a sua habilidade excepcional ao executar seis (6) operaes mentais simultaneamente. Nestas demonstraes, ele geralmente se posicionava de p em frente a uma grande lousa segurando em cada uma das mo um pedao de giz ao mesmo tempo em que conversava com o auditrio. Numa pequena mesinha a sua frente havia um jornal aberto de forma que ele pudesse l-lo. Ele comeava o seu espetculo lendo as manchetes do jornal ao mesmo tempo em que escreva de cima para baixo e para trz com uma das mos enquanto que com a outra escrevias as mesmas frases s que ao contrrio, como seriam vistas num espelho. sua esquerda havia uma outra lousa menor na qual estava escrito um nmero da ordem de bilhes por ex. 28.642.981.673 o qual ele dividia em cinco (5) partes desiguais estes valores ele os computava no fundo da lousa grande. sua direita, achava-se uma lousa pequena onde estavam escritos sete (7) colunas de algarismos que se estendiam at ordem de milhes. Estes valores ele os adicionava e os anotava tambm no fundo da lousa maior, sua frente. Era assim que Harry Kahne demonstrava como fazer seis tarefas diferentes ao mesmo tempo, ou seja, ler, transpor, escrever para trz e de cima para baixo, manter uma conversa, efetuar adio e diviso.Estes seis processos separados envolvem na realidade catorze (14) operaes distintas, isto : 1. Ouvir perguntas 2. Responder as perguntas 3. Ler manchetes num jornal 4. Transpor o que foi lido 5. Transpor a grafa 6. Escrever com a mo direita 7. Escrever com a mo esquerda 8. Escrever de cima para baixo 9. Proseguir com seis pensamentos diferentes simultaneamente 10. Reter as perguntas 11. Reter os algarismo para adio 12. Reter os algarismos diviso 13. Prover trabalho prvio 14. Controlar todas as outras aes fsicas do corpo necessrias para a execuo das tarefas, alm das usuais.

Ao trmino de suas demonstraes Harry Kahne era geralmente bombardeado pelas pessoas que o contemplavam fascinadas, com perguntas tais como: O senhor realmente acredita que quase todas as pessoas podem aprender a executar as faanhas mentais que o senhor demonstra? o meu crebro capaz de levar avante quatro, cinco ou mesmo seis funes independentes simultaneamente como faz o seu? A habilidade para dominar o seu treinamento no fica restrita quelas pessoas que j dispes de uma educao avanada?

Harry Kahne respondia a estas perguntas dizendo que ele tinha um crebro de capacidade mdia como a maioria das pessoas mas que o treinou para fazer coisas que unca nenhum outro homem na histria deste planeta j havia feito antes. Sempre afirmava que a educao formalizada de uma pessoa no tinha nenhuma ligao com o treinamento para executar estes fatos pasmosos.

ESTE O NICO CURSO DO GNERO EM TODO O MUNDO!

INTRODUO Uma das coisas mais tristes com a qual as pessoas que vivem neste mundo complexo se defrontam hoje ...O DESUSO DE SEUS CREBROS! Somos constantemente assediados e bombardeados com exigncias cada vez maiores s quais no podemos fazer frente por estarmos pobremente equipados ou despreparados para manej-las! Por isso, muito frequentemente, o STRESS se estabelece. O stress pode assim contribuir para o despedaamennto fisiolgico e psicolgico, que termina gerando doenas e enfermidades graves. A eficincia se vai, os acidentes e os erros tornam-se mais frequentes. Este nosso curso, evidentemente, no vai transform-lo num Edison ou num Einstein, mas vai ajud-lo a pensar usando um pouco mais daquilo que DEUS lhe deu O SEU CREBRO! Este curso o nico em seu gnero em todo o mundo! Se estud-lo cuidadosamente e persistentemente, lio por lio, conforme recomendamos, sem paradas ou desvios, voc nunca mais se defrontar com situaes, por mais difceis que sejam e que no possa sobrepuj-las! Dominar sem dificuldade os problemas mais difceis, algo assim como se as respostas brotassem com muita facilidade de sua mente. Este curso o caminho que conduz a uma forma de pensar mais clara. Ele despertar aquele imenso potencial latente que sempre esteve dentro de voc e que agora aprender como torn-lo mais forte e mais vibrante cheio de vida e sade! Voc j presenciou, quer ao vivo ou atravz da TV, algum artista ou malabarista habilidoso executando alguma faanha realmente incrvel, que seguramente lhe deixou atnito! Certo? J se perguntou alguma vez como foi que ele adquiriu tamanha habilidade para executar com tanta perfeio essa coisa? Ele certamente no nasceu com esse talento; em vez disso ele aprendeu a desenvolv-lo mediante um rgido treinamento que imps a s mesmo. Voc est dotado com as mesmas funes mentais e bsicas como esse artista. De duas pessoas, cada uma possuindo a mesma habilidade natural e idntido nvel de escolaridade, uma delas chegar a realizar grandes feitos, ao passo que a outra permanecer num estado de mediocridade. H muitos exemplos, na histria, de homens que usaram seus crebros alm da fronteira da mediocridade. Alguns desses mecnicos se tornaram THOMAS EDISONS ou HENRY FORDS, enquanto outros viveram como mseros farrapos at o dia em que morreram. Esta visvel discrepncia de fortuna entre os homens, deve-se ao fato de que alguns veem e fazem a coisa na hora certa enquanto outros no. Mas...para aquele homem em mil que que encherga corretamente e atua com firmeza, precisamente no momento apropriado, seus empreendimentos sempre tem um FINAL FELIZ. Isto assim, porque ele v e atua corajosa e corretamente uma vez que sua mente estar treinada para reagir eficientemente 7

sob todas as condies, para o informar sobre a coisa certa a fazer, quaisquer que sejam as circunstncias presentes. Ele adquiriu esse treinamento mental, esta habilidadede fazer as clulas do seu crebro realmente trabalharem inconscientemente. Ele no percebe que tem estado treinando e desenvolvendo a sua mente para atuar assim. Aps concluir este curso de treinamento mental, voc nunca mais padecer do incmodo de uma mente cansada, em vez disso, se tornar mentalmente ativo, aceso, e tranquilo para com voc mesmo. Os problemas que antes o devoravam, podero agora ser resolvidos facilmente e sempre achar as melhores solues para resolv-los. Se voc seguir ao p da letra todas as instrues que lhe damos neste curso, ficar impressionado com sua prpria habilidade para executar faanhas mentais que nunca imaginava que um dia fosse capaz de faz-las! A, ento, que poder perceber o potencial infinito de sua prpria mente e aquilo que ela pode fazer por voc. Conforme prossiga com as lies, o poder de seu crebro ir aumentando de intensidade. Voc se tornar mentalmente mais equipado para lidar com situaes do dia-a-dia. No importa qual seja o seu grau de escolaridade ou experincia. Pela primeira vez em sua vida, voc estar verdadeiramente usando a sua central de fora cerebral. Este curso de treinamento mental, naturalmente , somente poder benefici-lo em proporo ao tempo e esforo que voc devote a ele. No tente encontrar mtodos fceis de fazer um certo exerccio ou lio, pois com isso estaria apenas enganando a s prprio e se afastando do benefcio que lhe proprociona um estudo consciente dessa lio. Quando for solicitado para fazer um exerccio somente de memria, no copie em seu caderno, faa-o apenas de memria como solicitado! Qualquer que seja a sua profisso, este curso vai ajud-lo a desempenh-la melhor e mais eficientemente. Voc ver que aquelas tarefas que antes as achava to difceis ou quase impossveis de serem realizadas, agora as pode resolver com facilidade. Estude corretamente este curso e voc sem dvida atingir o xito na sua rea de atuao. E o seus sonhos escondidos ( finalmente! ) se materializaro, enriquecendo a sua vida com as mais saudveis e ricas emoes.

CURSO DE MENTALISMO MLTIPLO


O crebro de Harry Kahne era um pouco diferente do seu. Porm,tal como era, ele dizia que funcionava bem para ele. Todos os recursos que necessitava para executar um determinada tarefa apareciam-lhe instantaneamente conforme ele os queria ou precisava deles. O seu crebro tinha sido treinado para fazer aquilo que ele queria que fizesse, quando ele desejasse que fosse feito. O crebro dele era apenas um crebro comum com capacidade mdia e que foi treinado para executar certas tarefas para ele. Nesta srie de exerccios ou lies esto contidas todas aquelas coisas que voc precisa executar para fazer a sua mente trabalhar para voc. Com certeza ficar surprso ao ver como so simples e ver que a sua execuo lhe proprocionar muito divertimento e satisfao conforme prossiga com os exercicios. A razo disso que esse treinamento mental como um jgo s que os seus dividendos so muitas vezes superiores a qualquer tipo de jgo com o qual j tenha brincado. Siga as instrues que lhe damos, conscientemente e muito rapidamente desenvolver todas as clulas de seu crebro. Voc as treinar para trabalharem em unssono para voc. E quando elas fizerem isso, VOC PODER FAZER SUA MENTE EXECUTAR QUALQUER COISA QUE QUEIRA QUE ELA FAA! Poder trabalhar sobre vrias linhas de pensamento simultaneamente. Os problemas mais difceis parecem se resolver a s mesmos. As questes mais difceis, se vistas em suas prprias perspectivas e com todos os seus fatores observados concorrentemente, tornamse fceis de serem respondidas pronta e corretamente. Voc no ficar perplexo sobre as pequenas coisas que agora lhe causam contrariedade em maior ou menor grau, porque o seu crebro as analisar e as avaliar acuradamente e lhe dar as respostas certas na hora certa. O resultado dessa forma de pensar sempre... SUCESSO!!! Podemos at dizer que os primeiros exerccios so verdadeiras brincadeiras de criana. Mas, na medida em que voc avana de um para outro, vo exigindo uma maior habilidade para lidar com eles e num tempo surpreendentemente curto, voc ficar realmente espantado com sua prpria capacidade para executar proezas mentais jamais imaginadas. Feitos de incalculvel valor para voc no mundo dos negcios e nos labores industriais. Perceber por fim que no h, literalmente, LIMITE ALGUM at onde poder fazer a sua mente trabalhar para voc! Com cada exerccio que execute, voc aprender como poder aplicar os princpios da funo mental que adquiriu para ajud-lo em sua vida diria. No h

exerccio que no tenha a sua aplicao prtica visando o seu sucesso social ou financeiro. Quando tenha alcanado o meio do curso, por certo, no trocar a habilidade que j adquiriu, nem por milhares de dlares. No importa qual seja o seu nvel de escolaridade, treinamento em outras reas ou experincia, voc os estar usando com real vantagem pela primeira vez em sua vida. Obviamente, conforme j lhe dissemos antes, este curso pode benefici-lo apenas em proporo ao tempo e a sinceridade com que estuda. Portanto devote o mximo de tempo e esforo que possa para cada exerccio. No engane a s mesmo. Ao executar os exerccios no os copie do texto, faa-os de memria conforme solicitado. Aprenda bem cada exerccio, treine bastante, s passe para o seguinte quando tiver um completo domnio do anterior. Siga rigorosamente nossas instrues, no anule o propsito deste curso, pois se assim o fizer estar cancelando os seus prprios desejos e pondo por gua abaixo os seus esforos. Seja honesto com voc mesmo! Atuando devidamente, cedo ter alcanado um nvel mental espantoso, executando proezas que deixaro a todos boquiabertos. Muito embora oe exerccios sejam necessariamente executados com palavras e algarismos, os resultados que eles produzem ao construir o poder cerebral sero refletidos nas suas atividades do dia-a-dia, no importando quais sejam elas. Voc descobrir que os problemas que agora acha difceis ou mesmo impossveis para lidar com eles, se transformaro em coisas fceis to logo tenha chegado a metade do curso. Em resumo: o impossvel torna-se simples! Agora lhe daremos algo espantoso com que pensar algo de seduo imediata e encorajador. H adormecido no interior de todo homem algum pensamento, idia, plano chame-o como quiser que provavelmente est profundamente enterrado em sua mente subconsciente, condenado a nunca atingir a realidade. Mas se esse pensamento ou plano fosse trazido tona e permitido que se desenvolvesse, faria do seu possuidor um verdadeiro vitorioso, um sucesso ambulante - -um homem de grande xito que fascinaria por certo multides! Ns lhe asseguramos que se voc treinar a sua mente para trabalhar para voc - - cavar nas riquezas inexploradas do seu crebro e emergir com os tesouros escondidos ali dentro - - um sucesso espetacular ser seu!!! voc for honesto com voc mesmo no entendimento do Mentalismo Mltiplo e se for fervoroso e sincero em seu desejo de se alar muito acima do comum, ns lhe mostraremos como obter um grande sucesso e poder bem alm dos seus mais imaginosos sonhos! Simplesmente siga as nossas instrues conforme dadas nas pginas seguintes e voc impressionar a s mesmo e a todos sua volta! Se

10

CAPTULO I

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

A
11

COMO A IDADE ESPACIAL DEGENERA A INTELIGNCIA O Dr ALEXIS CARREL, cirugio dentista, membro do Instituto Rockfeller e ganhador do Prmio Nobel de 1912 por seu trabalho vitorioso em suturar os vasos sanguineos e com transplante de rgos, co-descobridor da famosa soluo Carrek-Dakin que tornou a gangrena virtualmente desonhecida durante a Primeira Guerra Mundial, salvando assim dezenas de milhares de vidas, disse em seu livro, O HOMEM, UM DESCONHECIDO A CIVILIZAO MODERNA PARECE SER INCAPAZ DE PRODUZIR PESSOAS DOTADAS DE IMAGINAO, INTELIGNCIA E CORAGEM. EM PRATICAMENTE TODOS OS PASES OBSERVA-SE UM DECRSCIMO NO CALIBRE MORAL E INTELECTUAL DAQUELES QUE POSSUEM A RESPONSABILIDADE DOS ASSUNTOS PBLICOS. A EDUCAO MINISTRADA NOS COLGIOS E NAS UNIVERSIDADE CONSISTE PRINCIPALMENTE NUM TREINAMENTO DA MEMRIA E DOS MSCULOS, EM CERTAS MANEIRAS SOCIAIS E NUM CULTO AO ATLETISMO. SO TAIS DISCIPLINAS REAMENTE APROPRIADAS PARA O HOMEM MODERNO QUE NECESSITA, ACIMA DE TODAS AS OUTRAS COISAS, EQUILBRIO MENTAL, ESTABILIDADE PSICOLGICA, JULGAMENTO SO, AUDCIA, CORAGEM MORAL E TOLERNCIA? Estas palavras so muito mais verdadeiras agora do que quando o Dr Carrel as escreveu em seu livro no inicio da dcada de 30 (1930). Hoje os nossos estudantes universitrios deixam as universidades muito mais sem rumo do que quando nelas ingressam, cheios de informaes obsoletas e desatualisadas, completamente estranhas realidade do mundo no qual tero que sobreviver l fora. Alm do completo despreparo nas reas em que supostamente formados, sua pobreza mental aliada ao desconheciemento dos problemas reais da vida, faz com que a maioria deles desapaream no anonimato ou se tornem fracassados convictos, que no hesitam em atuar em qualquer outro campo, por mais alheio que seja ao seu, desde que isto possa lhe assegurar a sua sobrevivncia. Hoje muito comum se encontrar mdicos, engenheiros, dentistas trabalhando como fiscais de renda, vendedores dos mais diversos produtos, etc., fato esse que demonstra a falha na formao profissional que receberam. Assentado em bases h muito obsoletas, completamente emperradas pela ferrugem, o nosso modelo educacional rende menos a cada dia. No entanto a cegueira da nossa poca o mantm e assim ele continua a produzir os seus amargos frutos. A causa da fraqueza mental que assola a maioria das pessoas de hoje no dificil de se perceber. Os nossos tataravs, aqueles intrpidos pioneiros que construram este belo pas foram homens de muitos ofcios ns no! Eles eram 12

ao mesmo tempo: caadores, desbravadores, construtores de navios e canoas, cavaleiros, carpinteiros, pedreiros, pintores, ferreiros, fazendeiros, negociantes, cozinheiros, etc.. Todas essas habilidades e outras mais especializadas achavamse combinadas numa s pessoa! No de se admirar que estivessem possudos de um slido equilbrio mental, estabilidade psicolgica e de muitos outros atributos mencionados pelo dr. Carrel. Eles eram bem equilibrados porque seus talentos estavam bem torneados. Possuam estabilidade psicolgica porque tinham uma serena auto-confiana baseada no conhecimento de suas habilidades para lidar com qualquer problema que porventura surgisse no seu mundo. Tinham um julgamento so, na maioria dos casos, porque suas mentes estavam ampliadas, abraavam muitos ramos do saber e da aprendizagem, eram capazes de pensar e de ver as coisas de muitos planos diferentes. E assim eram tambm nos negcios. Cada negociante era ao mesmo tempo o seu prprio arquiteto, decorador, comprador, controlador de estoques, gerente de marketing e propaganda, vendedor e mgico das finanas. O mdico de uma ou duas geraes atrs apenas, era um obstetra, ginecologista, dentista, oftalmologista, etc., em resumo um clnico geral em todos os ramos da medicina e da cirurgia. Hoje, no podemos negar, temos uma explorao mais inteligente, uma agricultura mais cientfica, uma melhor arquitetura, um melhor marketing, uma melhor contabilidade, a obstetrcia, a odontologia e a cirurgia tornaram-se mais eficientes. Mas o que o homem como um todo ganhou? O homem como um indivduo, voc, sua famlia, o seus empregados, o seu empregador, perdeu e muito. Voc perdeu a habilidade de pensar em mais de uma coisa a um s tempo. Perdeu a capacidade de raciocinar de uma forma mais ampla. Voc, hoje, incapaz de ver simultaneamente muitos fatores conflitantes, de pes-los lado-a-lado com harmonia e ao mesmo tempo, de equilibr-los um contra o outro, concorrentemente, chegando assim quase instantaneamente, a uma deciso que voc sente nas profundezas de seu ser que a mais correta e que lhe leva a p-la em prtica de imediato, com a coragem que nasce de tal convico. Ao liberar o homem da necessidade de pensar, exceto dentro de uma faixa de ao muito estreita em qualquer que seja a atividade que ele escolheu como sua profisso, esta idade espacial adulterou, deprimiu e entorpeceu a mais importante parte do crebro e da mente do homem. Quantos homens desta nossa poca seriam capazes, digamos de arrear um cavalo ou se quisermos complicar um pouco, tomar conta dele? A resposta bvia, pois a maioria deles no entendem nem mesmo dos automveis que dirigem! Veja que at mesmo os prprios operrios que os controem, inserindo e apertando o parafuso n1146, no entendem de injeo de combustvel, ignio ou dos princpios de transmisso e diferencial. Ns j nem treinamos nossa mente para continuar com pensamentos que desejamos pass-los para nossos amigos quando encontr-los. Se esses 13

pensamentos so importantes corremos at um telefone ou os trasmitimos sem perda de tempo por e-mail ou o que o valha. Quando no so importantes simplesmente os esquecemos. As mquinas e os computadores tornaram-se os mestres. E as mentes esto se deteriorando em virtude da necessidade e das oportunidade cada vez mais escassas para us-las! Esta a razo porque a sua mente e o seu crebro precisam de uma ginstica constante. As ginsticas mentais muito elementares que lhe daremos no incio sero to simples que at uma criana no tera dificuldade em execut-las. Elas servem, porm, como os exerccios de aquecimento preliminares em qualquer prtica esportiva, executados por qualquer atleta. So simples, fceis de serem executadas e aparentemente sem sentido. Mas elas so apenas o inicio. Conforme a sua mente ganhe agilidade e flexibilidade, realmente se aquea para as tarefas que ter que realizar, ns lhe levaremos cada vez mais longe at que voc esteja executanto proezas que assombraro seus amigos e que lhe beneficaro em todas as sua atividades. Este seu gigantismo mental lhe dotar com melhores habilidades para os negcios, equipar-lhe- com um dicernimento excepcional para decises corretas e far com que seja sempre o centro das atenes onde quer que se encontre.

14

EXERCCIO N 1
Muito embora este seja o mais simples de nossos exerccios, ele incomparvelmente o mais importante de todos, pois nele que esto baseadas todas as instues subsequentes. Agora, hora de voc adquirir o hbito prprio de estudo. Voc sabe que um bom comeo j significa metade do caminho andado e este exerccio, composto de trs treinamentos mentais separados, propica-lhe a oportunidade de estabelecer a dedicao, pontualidade e continuidade do esforo. Foi projetado para voc se auto-treinar no domnio do MENTALISMO MLTIPLO e para lhe dar uma base firme de aplicao do pensamento da qual depende o resto das lies. exatamente aqui que queremos enfatizar aquilo que ser repetido muitas vezes atravz de todo o curso. VOC NO DEVE COPIAR ESTE EXERCCIO, DEVE FAZ-LO SEM CONSULTAR O TEXTO, OU SEJA, PROCURE ESCREVER O QUE LHE SOLICITADO APENAS DE MEMRIA. Desta forma e somente desta forma, voc poder treinar a sua mente para fazer coisas para voc, quando e como queira que sejam feitas. Executar este exerccio d um pouco de trabalho, mas divertido tambm. Requer tempo mas vale a pena. Os resultados colhidos sero to espantosos que podero ser confundidos com verdadeiros milagres!

EXERCCIO 1

TAREFA 1

A B C D E F G H I J K L M O N P Q R S T U V W X Y Z
com este alfabeto que vamos trabalhar, trata-se do alfabeto ingles, pois contm as letras K, W e Y. Caso j no o saiba de cor, procure memoriz-lo desde agora mesmo. Feito isso, (j dever separado um caderno de no mnimo 200 folhas para o curso) pegue lpis ou caneta e SEM OLHAR UMA VEZ SEQUER PARA O ALFABETO ESCRITO NO TEXTO OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR e escreva este alfabeto DO FIM PARA O COMEO NO MNIMO 50 VEZES. Na primeira vez que executar esta instruo, vai sentir, por certo, algumas dificuldades e talvez cometa muitos erros. Isso natural.(PENSE NO ESTADO ATUAL DE SUA MENTE PARA PODER ERRAR ALGO TO SIMPLES E BANAL) O importante continuar executando o exerccio, sem procurar olhar para o alfabeto ou copi-lo...tire por completo de sua cabea esse pensamento. Procure ir escrevendo o alfabeto da frente para trz (INICIANDO PELA LETRA Z ), cada vez mais rpido e sempre procurando faz-lo de memria. At que possa escrev-lo e fal-lo de maneira rpida e natural como o faz com ele na ordem correta.

15

EXERCCIO 1

TAREFA 2

IMPORTANTSSIMO:::: Voc s dever passar a executar esta segunda tarefa aps ter dominado completamente a escrita do alfabeto ao contrrio com exigido na tarefa anterior. Se as cinquentas vezes no foram suficientes faa 100, 200, ou 1000...pratique at que o faa sem a menor hesitao, que fique de forma natural e corriqueira, como se sempre tivesse escrito ao contrrio. Voc agora vai treinar a escritura do alfabeto fazendo transposies de suas letras de A at Z na seguinte ordem: 1-3, 2-4, 5-7, 6-8, 9-11, 10-12, 13-15, 14-16, 17-19, 18-20, 21-23, 22-24.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H

A transposio das letras que esta trefa lhe pede para fazer a seguinte:

ACDB, EGFH, IKJL, MONP, QSRT, UWVX,


Y e Z, so as letras que sobram aps fazeras seis combinaes de quatro (4) letras cada uma. Execute esta tarefa pelo menos 50 vezes e todas de memria como sempre exigido. Esta no , pelo menos no incio, uma tarefa fcil de se efetuar. Mas conforme v praticando, voc ir adquirindo rapidamente habilidade de efetu-la com preciso. Voc no lucrar nada se efetuar esta tarefa olhando e copiando do texto que lhe foi mostrado acima. Seu valor reside no treinamento que lhe dado para quebrar a sequncia de letras em sua mente sem a ajuda de seus olhos. Voc pode agora entender prontmente como isto conduzir para a agilidade mental to necessria para uma reflexo ponderada dos problemas associados aos negcios em sua mente. Portanto, faa este exerccio cinquenta (50) vezes no mnimo ou at que consiga faz-lo rpida e acuradamente, sem hesitao. No economize nas prticas, no h um limite de vezes. O fundamental que atinja o estado em que o exerccio se torne natural, como se sempre tivesse o feito dessa forma. Que no haja a menor hesitao ou dificuldade em faz-lo. Pratique...pratique...e pratique!

EXERCCIO 1

TAREFA 3

Como antes, transponha as letras do alfabeto na seguite ordem: 1-26, 2-25, 3-24, 4-23, 5-22, 6-21, 7-20, 8-19, 9-18, 10-17, 11-16, 12-15, 13-14

16

4 5 6 7

8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H

AZ, BY, CX, CW, EV, FU GT, HS, IR, JQ, KP, LO, MN Faa esta tarefa de memria, nunca olhe ou copie o exemplo dado. FAA DE MEMRIA SEMPRE!!! E quando estiver executanto esta tarefa, perceba que voc est fazendo duas coisas ao mesmo tempo com sua mente. Voc est escrevendo a primeira metade do alfabeto na sequncia usual e a outra metade na ordem invertida. Voc est fazendo o seu crebro fazer algo que ele nuca fez antes...a execuo de uma operao dupla. Quando tenha executado esta terceira parte do Exerccio 1 cinquenta vezes no mnimo (INTEIRAMENTE DE MEMRIA) ter demonstrado para voc mesmo que pode fazer a sua mente, de fato, trabalhar para voc com uma agilidade e convico at agora despercebida. NO ESQUEA... ESTAR ENGANANDO AS MESMO E A NINGUM MAIS, CASO NO FAA OS EXERCCIOS DE MEMRIA. PRATIQUE PELO MENOS UMA HORA POR DIA. Agora vamos apelar para a sua honra. Em seu prprio proveito, procure dominar completamente este primeiro exerccio em suas trs partes, antes de proseguir a leitura do Captulo 2 e dos exerccios que o acompanham. Cada exerccio e tarefa neste curso baseiam-se nas informaes que os precedem. O seu sucesso com a segunda domnio da primeira. Por isso mesmo e dispenda o tempo executar cada um dos facilmente. Os dividendos que isto lhe com a mais pura das lio vai depender do seja honesto com voc que for necessrio para exerccios rpida e

pagar deleitar-lhe-o satisfaes.

17

CAPTULO II

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

B
18

EXERCCIO N 2

COMO O MENTALISMO MLTIPLO DIFERE DA PSICOLOGIA E DA PSIQUIATRIA Simplisticamente, a Psicologia o estudo da mente humana no laboratrio, isto : num estado abstrado, separado e ideal, sem qualquer interferncia do ambiente real e corriqueiro do dia-a-dia. A Psiquiatria o estudo do funcionamento da mente ou dos defeitos de funcionamento, sob condies rotineiras. O Mentalismo Mltiplo um sistema de treinamento que possibilita mente comum, de capacidade mdia, a lidar satisfatoriamente e muito mais que satisfatoriamente com as circunstncias criadas pela civilizao moderna. A psicologia estuda a mente mas no trata dela. A Psiquiatria trata da mente mal ajustada, mas no treina o crebro normal para usar seus poderes potenciais. O Mentalismo mltiplo nem estuda e nem trata da mente, mas treina e desenvolve o crebro mdio de forma que ele possa funcionar facilmente em toda a sua capacidade. O Mentalismo Mltiplo no tem nenhuma pretenso de invadir os domnios da psicologia ou da psiquiatria o estudo dos instintos e das psico-neuroses ou o completo entendimento da razo, e porque a mente age como age. Interessa-se apenas em pegar a mente como ela se apresenta na maioria dos casos enferrujada no utilizada entorpecida e quase ao ponto da debilidade mental, em contraste com aquilo que ela poderia ser - e trein-la para utilizar todas as suas partes componentes. Isto ao mesmo tempo um mtodo e um processo o despertar e o desenvolvimento das partes do crebro que agora se acham quase atrofiadas ou ulceradas com complexas e irreconhecidas inibies. O Mentalismo mltiplo trz para a superfcie estas capacidades adormecidas, energiza a sua forma de pensar, amplia a sua compreenso das coisas, aprofunda o seu entendimento, capacita-lhe a resolver instantaneamente problemas que sero de soluo extremamente difcil para outras pessoas. Dota-lhe com o poder de seguir vrias linhas de pensamento simultaneamente, o que lhe permitir chegar a decises corretas e que deixariam outros completamente atrapalhados e impossibilitados de atingir to fcil e rapidamente as certeiras respostas ou concluses a que voc chegou! Com isto os seus adversrios no tero a mnima chance de sarem vitoriosos ao competirem com voc.

19

E, se as ricas recompensas que lhe sero oferecidas pelo Mentalismo Mltiplo parecem desconformes com a aparente infantilidade dos exerccios que lhe so pedidos para praticar, mude j essa sua forma de pensar! claro que voc no se tornar o Delegado Administrador da Nasa ou o Manda Chuva supremo de todos os interesses da General Eletric em todo o mundo, s por causa de sua habilidade de escrever o alfabeto de traz para frente nem tampouco poder enchergar grandes oportunidades em qualquer tipo de negcio, somente porque capaz de escrever o alfabeto com sua letras transpostas. Ningum, por exemplo, esperara que o Mike Tyson entrasse no ringue com uma corda de pular nas mos e procurasse iludir o pblico com a velha frmula da infncia: Sal, mostarda, vinagre e pimenta! . Ele gasta a maior parte de seu tempo de treinamento pulado corda, apenas porque isto melhora o seu trabalho dos ps, sua cordenao e tolerncia aos golpes. Em outras palavras, os exerccios que lhe damos podero parecer tolos se vistos como um fim em s mesmos, coisa que eles decididamente no so. Tomados no seu verdadeiro carter, como MEIOS para um fim, eles constituem a maneira mais prtica, a mais rpida, a mais proveitosa e a mais efetiva de treinamento da mente que at hoje o mundo j conheceu. Os resultados concretos que voc ir colher, provaro que estamos inclusive expondo com moderao os valores dos benefcios a serem colhidos e no os exagerando. Com este entendimento correto daquilo que o Mentalismo Mltiplo , e com a apreciao justa do valor dos exerccios, estamos prontos para o nosso segundo grupo de tarefas. NO TENTE FAZER ESTE EXERCCIO SE VOC AINDA NO DOMINOU COMPLETAMENTE AS TRS TAREFAS DA LIO ANTERIOR. A tarefa mental que estamos prestes a lhe dar, trata com palavras, e muito embora no possa enxergar de imediato que ela tem algo a ver com aquilo que aprendeu no Exerccio 1, o Exerccio 2 baseia-se no TREINAMENTO al dado a voc e segue-o em sequncia lgica. Esta a razo porque absolutamente ESSENCIAL que voc domine o Exerccio 1 antes de iniciar o 2. Se voc j domina com maestria o Exerccio 1, concordar que realmente fcil e muito interessante escrever o alfabeto do fim para o comeo e entremisturar as suas letras. Lembre-se porm, que as letras, as palavras e as figuras usadas neste treinamento so simplesmente, as ferramentas com as quais voc trabalha os seus processos mentais so to inteis em s mesmas com um apagador de lousas para o fuzileiro naval. Elas so os meios e o resultado final uma mente com grande poder e adaptabilidade, que poder conduz-lo aos pinculos de realizaes que esto muito alm de sua atual imaginao.

20

EXERCCIO 2

TAREFA 1

Como sua primeira tarefa do Exerccio 2, escreva de memria o mximo que possa de PALAVRAS COM TRS LETRAS. Liste pelo menos umas trinta (30). Umas cem (100) sera melhor. No h muito trabalho mental encolvido nesta tarefa, no ? Damos abaixo uns poucos exemplos de palavras de trs letras apenas como amostras. CAL SOL MEL TIO RUA AT COM SIM NO LER GOL IRA RIO DOR ELA MAU DIA EMA REX FIM TEM ARO UVA VEZ TAL BOM CU FEZ AVE AL TOM UMA Agora escreva a sua lista de memria! No use nenhuma das palavras acima, pense em outras diferentes e as escreva numa folha de papel ( o ideal escrever umas com (100) palavras) . Escreva todas elas umas seis (6) vezes ou at que as saiba de cor e possa lembrar-se delas com facilidade. Em seguida, sem ver o que voc escreveu ( jogue o papel com as palavras no lixo) tente listar tantas quantas lhe seja possvel lembrar ESCREVENDO-AS DO FIM PARA O COMEO E DE MEMRIA conforme mostramos abaixo. LAC LOS LEM OIT AUR ETA MOC MIS OAN REL LOG ARI OIR ROD ALE UAM AID AME XER MIF MET ORA AVU ZEV LAT MOB MEC ZEF EVA ILA MOT AMU Algumas das palavras que voc selecionou formaro novas palavras com significado quando escritas ao contrrio. Desconsidere essas palavras assim formadas. Para o propsito deste exerccio no significam nada, no passam de coincidncias. O propsito desta tarefa treinar a sua mente mente para ver as coisa holisticamente, em sua inteireza. Por exemplo: quando voc pensar na palavra FIM, ela no dever significar para voc justamente a sequncia F-I-M, mas dever aparecer como uma fotografa em sua mente, de trs letras, cada uma igualmente importante sem ter em conta a sua localizao. O I to importante quanto o Fou o M, muito embora esteja situado no meio da palavra.Voc pode ver agora a aplicao prtica disto ao considerar os problemas corriqueiros da vida e dos negcios. Repita este exerccio vinte e cinco (25) vezes, cada vez removendo o seu esforo prvio de vista e fazendo uma nova tentativa de memria, rapidamente para frente ou para trz. E quando essas fotografias de palavras estiverem todas em sua mente, cada uma delas aparecer para voc no como uma sequncia esttica de trs letras, mas como trs letras separadas que a sua mente poder agrupar em qualquer forma vontade. Mas que benefcio isto me far? Voc talvez pergunte: Qual a vantagem de eu poder escrever palavras curtas de frente para trz? Este exerccio ir ensinar o seu crebro a fazer algo que ele nunca podera fazer antes servir para destruir

21

outro hbito arraigado no qual a sua mente estava viajando um passo resoluto para uma forma de pensar original e desimpedida. E isto tambm ir desenvolver o seu crebro justamente na medida certa preparando-o para o treinamento mais aprofundado a que estar submetido nas lies seguintes. Alm disso ele servir tambm para treinar o seu crebro para ver pequenas coisas, como palavras curtas, em sua inteireza. Os pequenos problemas da vida ou dos negcios ou do lar apresentam sempre dois ou trs lados ou questes, ou ngulos. No importa o quo simples seja a questo, ela ter pelo menos dois lados. O homem de sucesso aquele que pode ver todos os lados ao mesmo tempo o do seu interlocutor ou competidor e o seu prprio.

E ao tomar conhecimento do problema da outra pessoa, ele poder tirar vantagem da situao para os seus prprios interesses enquanto que o outro, que v apenas o seu lado da questo e no consegue enxergar o problema como um todo, coloca-se numa tal desvantagem que geralmente tira o time de campo como o segundo melhor. Este exerccio realmente poderoso em suas potencialidade! bvio que estes dois exerccios no faro de voc um vitorioso da noite para o dia em tudo que se atire, mas serviro para iniciar o seu crebro no curso de uma forma de pensar clara, concisa, simultnea e analtica que imprescindvel para o sucesso, qualquer que seja a rea em que voc esteja atuando.

EXERCCIO 2 - TAREFA 1-A TAREFAS DE VISUALIZAO E MEMRIA


Escreva qualquer PALAVRA DE TRS LETRAS que possa lembrar, ao mesmo tempo em que soletra letra por letra em voz alta uma outra palvra de trs letras completamente diferente. Faa as duas coisas simultaneamente e sicronizadamente. Por exemplo::: DUAS PALAVRAS CORRETAS, ESCREVE UMA E SOLETRA A OUTRA Escreva:: L-U-A Soletre:::: P-I-A Escreva:: S-E-M Soletre:::: V-A-I Escreva:: P-A-U Soletre::: F-E-L

Continue com esta tarefa usando palavras diferentes em cada tentativa, at que possa escrever uma palavra qualquer de trs letras e soletrar outra qualquer ao mesmo tempo sem a menor hesitao. 22

EXERCCIO 2

TAREFA 1-B

No inicie esta tarefa at que tenha domina completamente e com perfeio a anterior. Escreva UMA PALAVRA DE TRS LETRAS, escrevendo as suas letras na sequncia inversa, ao mesmo tempo ao mesmo tempo em que a soletra em voz alta na sua sequncia correta. Por exemplo::: UMA MESMA PALAVRA, ESCREVE INVERTIDA, E SOLETRA CORRETA Escreva:: I-O-F Escreva:: R-O-P Escreva:: L-A-M Soletre::: F-O-I Soletre:::: P-O-R Soletre:::: M-A-L Continue com esta tarefa usando palavras diferentes a at domin-la completamente de forma natural. Procure fazer esta tarefas em suas horas livres. Faa um jgo com elas. Voc aprender a gostar delas e sempre que as praticar estar desenvolvendo suas clulas cerebrais.

EXERCCIO 2

TAREFA 1-C

Esta tarefa um pouco mais difcil que as duas anteriores, mas voc poder domin-la como fez com as outras. Lembre-se que o seu crebro est agora mais flexvel do que quando voc iniciou este curso de Mentalismo Mltiplo e que esta tarefas o tornaro ainda mais flexvel. Escreva qualquer PALAVRA DE TRS LETRAS do fim para o comeo ao mesmo tempo em que soletra em voz alta, sincronizadamente, outra palavra de trs letras corretamente. Por exemplo:: DUAS PALAVRAS,ESCREVE A INVERTIDA E SOLETRA A CORRETA Escreva:: M-I-V Escreva:: U-A-M Escreva:: R-E-S Soletre::: P-O-R Soletre:::: E-R-A Soletre:::: S-A-L Continue com esta tarefa at que ela se torne fcil para voc, usando sempre palavras diferentes. No h um limite para estes exerccios. Importa que os domine naturalmente como sempre os tivesse feito dessa maneira.

23

CAPTULO III

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

C
24

MENTE ANALTICA VERSUS MENTE SINTTICA Na concluso do Captulo 2 mencionamos a forma de pensar analtica. Aqui, no entanto, vamos procurar esclarecer isto melhor:: A ERA DA MENTE ANALTICA J PASSOU, pelo menos no que diz respeito ao seu maior sucesso. E para qualquer um de vocs homens ou mulheres que se auto-vangloriam por ter uma mente analtica, lanamos este aviso:: OU VOC SE LIBERTA E VAI ALM DA ANLISE E PASSA A ADOTAR A SNTESE, OU SER UM ESCRAVO TODA A SUA VIDA, ACORRENTADO AO SISTEMA OU MQUINA! Raciocine logicamente voc mesmo estas nossas palavras. Na alvorada da civilizao, o homem primitivo estava assediado por uma horda de foras aterradoras e misteriosas. O Sol morria todos os dias e nascia novamente, em seguida, trazendo o claro da manh. O trovo ameaava uma terrvel destruio em tons retumbantes. A floresta ardia em chamas, acesas por demnios malgnos e invisveis que afugentavam todos para bem longe delas. As enchentes arruinavam o trabalho de anos. Doenas tenebrosas destruam tribos inteiras. Tudo em torno de nossos ancestrais era confuso. Apenas o poder de raciocinar o racicnio analtico que podia associar o efeito certo causa correta punha em ordem as coisas para eles, e , finalmente, fez a Terra e o seus agentes naturais tolerveis. Ento veio o longo perodo de desenvolvimento quando os homens tinham um entendimento completamente claro do seu meio ambiente. Comearam a quebrar mais e mais as coisas em suas partes constituintes. O Z-de-todos-os-ofcios comeou a dar lugar ao especialista, o homem que analisava uma faceta particular muito reduzida de um negcio ou de uma cincia, ou de uma profisso, ou de um ofcio. Pela concentrao, ele se tornou um perito e ganhou as recompensas devido a sua habilidade analtica superior. ESSA FOI A POCA EM QUE UMA MENTE ANALTICA ERA O PASSAPORTE PARA O FUTURO!! J no mais necessrio se ter uma habilidade analtica a fim de se dominar uma parte isolada de qualquer ocupao ou estudo. A medicina foi partida num monte de subdivises, desde anatomia at zoologia. Os negcios foram divididos em dezenas de especialidades, desde Contabilidade at Atividades de Seguros. O fazendeiro tornou-se no um simples agricultor, mas um tipo especfico de agricultor perdido em campos de conhecimento que antes eram todos seus. O conhecimento foi segregado e pr digerido ao ponto onde a massa da humanidade encontra pouca necessidade para pensar em tudo e onde 25

a habilidade analtica raramente distingue o seu possuidor dos seus companheiros de trabalho os possuidores de conhecimento pr analizado. Mas... muito embora o mundo atualmente disponha de uma super abundncia de gerentes de propaganda e marketing, diretores de arte, gerentes de produo, superintendentes de operao, projetistas de ferramentas, analistas de mercado, peritos em tempos e movimentos, auditores, diretores de finanas, compradores, corretores de fundos pblicos, analista de estoques e outros executivos...h uma carncia clara de - HOMENS MAIORES homens que possam examinar estas mirades de outros grupos, como voc pode agora examinar uma palavra de trs letras que possa ver cada uma em sua relao prpria com os outros e com o mundo em geral e que possam soldar a apartir da massa heterognea um golias fabricante como a GM e similares. E a voc tem um lampejo daquilo que o Mentalismo Mltiplo far por voc ou melhor dizendo:: daquilo que ele lhe capacitar fazer por voc mesmo. Ele lhe preparar, no somente para aplicar - anlise aos seus problemas a tcnica de arrancar e estudar as partes componentes de qualquer situao mas, para montar as partes num todo harmonioso, numa organizao de trabalho desembaraado, num projeto, num livro ou em qualquer outra coisa com a qual voc esteja lidando. Ver e entender todos os seus fatores simultaneamente, capacitar voc a sintetizar a construir enquanto que o seu competidor, meramente analtico, semelhana do capito de barco de canal de uma era j morta, lamenta o desaparecimento dos bons velhos dias. Portanto o Exerccio 3 continua com a tarefa de anlise e de sntese inaugurada no Exerccio 2 e suplementa o treinamento que voc deu sua mente neste curso at agora.

EXERCCIO N 3
No Exerccio 2 voc se tornou um mestre na escritura de palavras de trs letras do fim para o comeo. E agora queremos lhe enfatizar a necessidade de reservar pelo menos uma hora por dia a este curso. Voc pode devotar a ele o tempo que leva para ir ou voltar ao trabalho, um pouco da sua hora de almo ou os instantes sem fazer nada com os quais o dia de todo o homem est abenoado ( ou amaldioado!). Com certeza voc ganhou um bom domnio do Exerccio 2 numa hora ou por a, pois ele foi feito intencionalmente to simples que at uma criana pode pode efetu-lo e deleitar-se com ele. Porm para treinar a mente para executar uma coisa rpida e instantaneamente, voc deve trein-la mediante a repetio at que o processo se torne automtico. Assim fazendo o lado direito do crebro fica engajado, ativado. No suficiente poder, ao terminar a segunda

26

lio, escrever do fim para o comeo qualquer palavra de trs letras que lhe venha mente e faze-lo to rapidamente como faria com a sequncia normal. Isto apenas o comeo. Voc deve avanar muito mais antes de comear o Exerccio 3. Repita o Exerccio 2 todos os dias durante uma semana pelo menos. Ao fim de uma semana , voc ver que poder faz-lo automaticamente e absolutamente sem qualquer esforo. Ento, mas no at ento, voc estr pronto para o Exerccio 3. No qual lhe ser solicitado o seguinte::

EXERCCIO 3

TAREFA 1

ESCREVA DE MEMRIA 25 A 50 PALVRAS DE QUATRO LETRAS. Escreva-as numa folha de papel e estude-as cuidadosamente. Feito isso, desfaa-se da folha e volte a escrev-las novamente. Faa esta tarefa vrias vezes, at que possa lembrar rapidamente de todas elas. Agora ento, escreva-as do FIM PARA O COMEO. Faa isto de memria. Damos abaixo algumas amostras:: Escritura normal: SALA BOTE FILA RAIO CONE TEIA LUTA GUA JIA CAF PULO LADO Escritura invertida: ALAS ETOR ALIF OIAR ENOC AIET ATUL AUG AIJ FAC OLUP ODAL Muito embora elas agora paream esquisitas, cada uma uma palavra com um significado definido. bem verdade que as letras esto na ordem contrria, mas, cada uma, ainda uma palavra que voc usa frequentemente e devera reconhec-la num piscar de olhos, apesar de estarem escritas do fim para o comeo. Agora repita esta tarefa 25 vezes SEMPRE DE MEMRIA relembrando as palavras em sua mente e no olhando para elas ao escrever. Pegue uma folha de papel em branco para cada vez que escrever o grupo de novo. Depois que voc tenha se aperfeioado nesta tarefa, poder reconhecer as palavras MOLA, CEIA, TIRO, DADO, mesmo quando as veja escritas ao contrrio, ou seja: ALOM, AIEC, ORIT, ODAD. E o que isto trar de vantagens para voc? Bem, isto significa que agora voc deu o primeiro passo para poder ver todos os lados de um problema simples, no importando o aspecto ou disfarce com que eles possam se apresentar para voc. E com isto como uma base, voc construir a sua habilidade para conquistar as situaes mais difceis da vida. As tarefas que lhe daremos nos prximos exerccios, exigiro muito mais do seu crebro desenvolvendo-o continuamente para um ponto muito alm daquele que agora imagina possvel.

27

EXERCCIO 3 - TAREFA 1-A TAREFAS DE CONCENTRAO DUPLA


MEMORIZE ESTE SONETO:: Querida, ao p do leito derradeiro, Em que descanas dessa longa vida, Aqui venho e virei, pobre querida, Trazer-te o corao do companheiro.

EXERCCIO 3

TAREFA 1-B

RECITE O SONETO ACIMA EM VOZ ALTA E SIMULTANEAMENTE ESCREVA O SEU NOME E ENDERO. Por Exemplo::: Recite em voz alta isto Escreva ao mesmo tempo aqui:

Querida, ao p do leito derradeiro, Em que descanas dessa longa vida, Aqui venho e virei, pobre querida, Trazer-te o corao do companheiro

JORGE CARVALHO DE LIMA Rua das Oliveiras 1235 Paraso So Paulo SP - Brasil

EXERCCIO 3

TAREFA 1-C

Recite em voz alta o soneto acima, ao mesmo tempo em que escreve o nome e o endero completo de um amigo seu. Isto ser ligeiramente mais difcil de se fazer que o anterior, mas com um pouco de prtica, voc poder executar esta tarefa sem hesitao. Em seguida tente fazer o seguinte:: RECITE QUALQUER POEMA, PRECE OU CANO QUE CONHEA BEM, AO MESMO TEMPO EM QUE ESCREVE O SEU PRPRIO NOME E ENDERO OU O NOME E ENDERO DE UM AMIGO, OU QUALQUER ENDERO QUE CONHEA. PRATIQUE MUITAS VEZES COM ENDEROS E POEMAS DIFERENTES AT DOMINAR A TECNICA COM PERFEIO.

Aqui damos alguns poemas para voc praticar::

28

Alma minha gentil, que te partiste To cedo desta vida descontente Repousa l no cu eternamente E viva eu c na terra sempre triste. Se l no assento etreo onde subsiste, Memria desta vida se consente No te esquea daquele amor ardente, Que j nos olhos meus to puro viste. A primavera opulenta Rica em cantos e cres Palpita, anseia, rebenta Em cataclismos de flres. Dentre as belas, tu s a mais bela Dentre as rosas, tu s a mais fina No cu, tu s a estrla mais singela E na terra, tu s a beleza divina! As rosas, que so belas Os espinhos que picam: Mas so as rosas que caem, So os espinhos que ficam. Todos cantam sua terra Tambm vou cantar a minha Nas dbeis cordas da lira Hei de faz-la rainha Hei de dar-lhe realeza Em que a mo da natureza Esmerou-se em quanto tinha. Tem tantas belezas, tantas A minha terra natal Que nem as sonha um poeta E nem as canta um mortal! uma terra de amres Alcatifada de flres Onde a brisa em seus rumores Murmura no tem rival!!

29

CAPTULO IV

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

D
30

A RELAO ENTRE A SADE MENTAL E FSICA, E O MENTALISMO MLTIPLO Vamos tornar isto claro, to pronta e enfaticamente quanto possvel: O Mentalismo Mltiplo no sob nenhum aspecto, modo ou forma direta ou indiretamente um sistema de cura mental! Pelo menos, no mais que pescar ou jogar tnis constitui um treinamento para os negcios. Mas este nosso corpo um mecanismo peculiar o objeto que menos se conhece sobre a face da Terra. Como ele veio parar aqui? Para onde ir? Ele j esteve aqui antes? Voltar a reaparecer? A humanidade tem especulado sobre estas e centenas de outras indagaes semelhantes desde tempos imemoriais e, no entanto, parece estar hoje mais longe do que nunca das respostas. Ns apenas achamos que sabemos que nosso corpo comeou com uma nica clula. Sabemos que uma clula nica, presente no instante da concepo dividiu-se em duas, estas em quatro, em oito, em dezesseis, etc. e assim geomtricamente at que o organismo inteiro da criana formou-se e ento nasceu. Mas porque destas clulas se auto-transformaram em cabelos e unhas enquanto que outras milhes preferiram formar crebros ou a retiana de nossos olhos ou os nossos rgos internos, todos com funes e composio to diferentes entre s, apesar de terem sido formados dos mesmos blocos bsicos de construo? Porque alguns milhes destas clulas resolveram se juntar e formar dedos enquanto que outros milhes decidiram formar os tmpanos que usamos para ouvir? Certos insetos quando perdem uma asa ou perna, possuem o poder de regenerar a parte mutilada. Uma vez que o prprio homem foi originalmente formado deste modo, porque esta ao regeneradora no est presente em seu corpo, desta forma? Ser que a mente consciente ou inconsciente exerce algum controle sobre isso? Ser que a nossa aceitao da perda inibe a possvel expanso das clulas para formar a parte mutilada? Ser que uma mente que estivesse apropriadamente desenvolvida e funcionando perfeitamente nos capacitara a acordar este processo regenerador que o inseto realiza naturalmente? Tudo indica que o nosso corpo tem a capacidade de regenerar a s prprio e, de fato, est constantemente se reconstruindo. Porque ser ento que ele para muito cedo o trabalho de regenerao das partes perdidas? Tudo isto, evidentemente mera especulao muito embora a ao regeneradora do corpo j seja um fato comprovado em laboratrio. O Dr. Robert O. Becker ( UpState Medical Center de NY) acredita que mediante a aplicao de correntes eltricas negativas de pouca intensidade na extremidade do membros amputados, permitir aos mdicos do futuro bem prximo regenerar membros inteiros, como braos ou pernas. Suas pesquisas nesta rea estavam to avanadas que por presso da classe mdica, este brilhante cientista foi afastado de seu cargo e aposentado antes do tempo. Porm, para ns aqui, o que mais nos interessa o seguinte: Existe uma relao e uma interdependncia definida 31

entre a sade mental e a sade fsica. Se voc estiver fraco, esgotado e fisicamente doente, a sua mente no poder atingir a sua maior eficincia seno aps ter revitalizado seu corpo. O oposto tambm verdadeiro se a sua mente estiver perturbada, completamente estressada e doente, os seus rgos fsicos e suas funes tambm sofrero e voc no poder atingir uma condio fsica perfeita at que seu estado mental tenha sido normalizado. Parece at um circulo vicioso, no ? Mas na realidade no . O corpo humano a nica coisa que conhecemos que, literalmente, pode levantar a si mesmo gerando seus prprios recursos. Se a sua sade fsica est baixo do normal e sua sade mental esta padecendo de um sofrimento correspondente, voc pode dar os primeiros passos para a sua recuperao, quer atravz do nvel mental ou do fsico. Se escolher este ltimo, os exerccios, uma dieta e hbitos de vida saudveis no apenas o recolocaro na estrada da recuperao da sade fsica, mas, tambm contribuiro de forma acentuada para aliviar os seus sintomas mentais. Tendo chegado to longe, com a sua condio fsica um pouco melhor, proporcionalmente, do que o estado mental. Voc deve voltar agora a sua ateno para o melhoramento completo do seu estado mental. Exerccios mentais, uma forma de pensar correta e uma melhor disciplina mental podem ento dar sua mente uma sade muito melhor,relativamente, quela que o seu corpo j desfruta, a qual pode novamente alcanar e superar a sua condio fsica. Em outras palavras: voc avana um e depois o outro, o fsico e o mental, da mesma forma como pe um p e depois o outro e segue avanando at que alcana o seu objetivo. Isso explica porque o Mentalismo Mltiplo sem ser uma cura da mente ou uma cura pela f em qualquer sentido que se dem essas palavras de fato, tem ajudado muitas pessoas a obterem uma sade melhor. Este sistema de treinamento da mente d ao seu crebro exerccios, diverso e disciplina coloca-o muito a frente de seu corpo em intensidade e energa, porque h um limite para o estado que o corpo pode atingir em condies normais, mas no h um limite para a capacidade da mente humana. Muitas pessoas que fizeram este curso tem relatado que os exerccios mentais e as tarefas que o compem, as tem aliviado dos sintomas fsicos mais diversos como falta de ar, dores de cabea, dores no peito e no abdmen, nuseas, fraqueza nas costas, manchas nos olhos, problemas estomacais, fadiga constante, palpitao do corao, tonturas, desmaios, etc. Francamente, estes efeitos colaterais no esperados, tem nos deixado perplexos, mas muito contentes! Devemos reconhecer, no entanto, que muito embora muitas dessas enfermidades tivessem uma existncia fsica, elas poderam ter tido origem nas mentes dos doentes. Se isto for verdadeiro, no h nada de surpreendente no fato de que o Mentalismo Mltiplo, ao ter estimulado, energizado, intensificado as mentes dessas pessoas, possa ter erradicado os sintomas fsicos. Usando as palavras do 32

prprio Harry Kahne: - - - H uma coisa sobre a qual eu pessoalmente posso atestar de minha prpria experincia: Se eu me apresentar diante de um grupo de pessoas a fim de demonstrar a mente mltipla que estou lhe ajudando a possuir, qualquer pequeno mal fsico que eu possa ter no incio da demonstrao, ter desaparecido ao final da minha apresentao. Se eu estiver com um resfriado, este ter desaparecido ao final de minha performance. Dor de cabea, aza ou dores neurticas desaparecem por completo quando me proponho a demonstrar minhas proezas. Por mais remoto que isto possa parecer do prprio Mentalismo Mltiplo, estamos lhe dizendo isto por duas razes: A primeira, porque interessante. A segunda, porque queremos que voc, conforme cresa mentalmente por meio destes exerccios, tome um interesse cada vez maior e deleite-se com sua boa sade fsica, pois assim o Mentalismo Mltiplo facilita a construo de seu corpo. Um corpo completamente sadio lhe capacitar colher benefcios ainda maiores deste nosso treinamento. Tornar possvel a sua capacidade cerebral crescer justamente por igual ou a frente deste. Por isso, voltamos a lhe pedir que dedique pelo menos uma hora por dia prtica dos exercicios. Pratique sempre que tenha oportunidade. Trasponha as letras e as palavras de placas de automveis, anncios luminosos, placas de trnsito, etc. Pratique com as palavras de seu jornal dirio. Use todas as oportunidades que se apresentem para ir tornando a sua mente proficiente. Alm disso voc descobrir dentro dos prximos trinta (30) dias que ficou to eficiente em seu trabalho, por causa deste treinamento, que poder empregar o tempo que lhe sobra para a prtica de exerccios fsicos. Sera bom que procurasse estudar com toda ateno cada uma das lies que lhe damos, praticando o mais que possa, dominando por completo antes de dar um novo passo para frente e para cima!

EXERCCIO N 4
Este o seu primeiro exerccio complexo. Ele engolba todo o treinamento que voc deu sua mente nos exerccios N1, 2 e 3. Consiste em se juntar palavras, exatamente como voc deve juntar idias na vida a fim de obter a mais completa viso das coisas nos negcios ou o mais slido e completo sucesso profissional. Provavelmente voc precisar de vrios dias para tornar-se proficiente nas ginsticas mentais que agora lhe apresentamos. Elas, no entanto, lhe dotaro de uma habilidade mental muito definida e que voc no tem no momento.

EXERCCIO 4

TAREFA 1

Pegue 24 das palavras de trs (3) letras que memorizou no Exerccio 2, ou, se preferir pegue quaisquer outras 24 palavras que lhe venha mente. Escreva-as

33

vrias vezes para memoriz-las. Em seguida pegue duas delas e misture suas letras em sequncia. Desta forma::: RIO e PAU = R P I A O U MEL e DIA = M D E I L A Agrupe as 24 palavras em 12 pares e escreva suas letras como mostrado no exemplo acima, a sequncia: 1-1, 2-2, 3-3. Em seguida repita com novos pares de palavras, faa sempre pares novos a cada exerccio. Pratique pelo menos vinte (20) minutos por dia, at domin-lo perfeitamente.

EXERCCIO 4

TAREFA 2

Aps e somente aps ter se tornado proficiente na prtica da tarefa anterior passe para a prtica desta outra. Pegue um palavra de quatro (4) letras e outra de trs (3) e misture na mesma sequncia da tarefa anterior. DESTA FORMA: BELO e ERA = B E E R L A O MESA e RIO = M R E I S O A Pratique esta tarefa durante 20 minutos pelo menos, todo dia. Usando sempre pares de palavras diferentes. Faa isto at que possa mistur-las to rpido como podera fal-las corretamente uma por uma. Dentro da sua hora diria de exerccios pratique 20 minutos com duas palavras de 3 letras e outros 20 com uma de 4 e outra de 3 letras.

EXERCCIO 4

TAREFA 3

Os outros vinte restantes pratique com duas palavras de 4 letras como no exemplo abaixo. ASSIM: ALTO e LEMA = A L L E T M O A MALA e DADO = M D A A L D A O TRS e ALGA = T A R L G S A Voc j deve ter percebido o quanto importante para ns que voc execute esses exerccios corretamente pela frequncia com que repetimos esse aviso: NUNCA COPIE A TAREFA QUE LHE DADA. FAA SEMPRE DE MEMRIA. Use o olho de sua mente, no use o olho fsico. S assim adquirir a a mesma habilidade com a qual o cego surprende a todos, o poder para recriar em sua mente tudo em volta de voc no instante que deseje e qualquer coisa que tenha visto no passado.

34

Quando a sua mente se abre ela abraa o mundo em sua totalidade. Ela fica iluminada, os cantos obscuros ou negros adquirem luz, claridade. Quando a sua mente est desperta ela vive! A terra inteira fica dentro da sua viso mental e voc se torna o seu mestre. Esse o poder adquirido pelo cego em um certo grau e que pode ser desenvolvido por alguns at que vejam melhor do que se tivessem olhos! E que voc pode no s adquiri-lo, mas adicion-lo ao valor inestimvel da viso. Sinceramente, quase no h exageros de nossa parte, quando lhe dizemos que se praticar esses exerccios at que atinja a perfeio na sua execuo, voc se tornar praticamente um super-homem, um ser super dotado sob todos os aspectos, um gigante mental, muito, mas muito diferente mesmo, das pobres e fracas almas que o cercam neste mundo! Assim, faa a sua mente trabalhar. No a mime, copiando as tarefas, nem a adule praticando-as por um perodo inferior a uma hora por dia. Pelo contrrio faa com que ela trabalhe mais se necessrio for. O segrdo, o ABRE-TE SSAMO aqui SABER A FUNDO, DOMINAR COMPLETAMENTE cada uma das lies que lhe passada. S passe para a seguinte quando souber completamente a anterior. Deste modo e unicamente por este modo, voc poder usufruir dos benefcios do Mentalismo Mltiplo, o NICO CURSO DE SEU GNERO NO MUNDO!!!

EXERCCIO 4

TAREFA 4A

ESTIMULADOR CEREBRAL DO MENTALISMO MLTIPLO TAREFAS DE PALAVRAS E NMEROS

Recite em voz alta os nmeros de 1 at 100. Ao mesmo tempo escreva tantas palavras de quatro (4) letras corretamente quanto possa. Continue praticando esta tarefa at que possa acertar um passo uniforme entre a contagem e a escrita. Aps umas poucas tentativas, voc poder escrever 15 ou mais palavras de 4 letras sem interromper sua contagem, muito embora tenha que pausar ocasionalmente para pensar as palavras.

35

EXERCCIO 4

TAREFA 4B

Agora recite ( em voz alta) os nmeros de 3 a 99, ao mesmo tempo em que escreve palavras de quatro letras do fim para o comeo. Exemplo: Escreva a a palavra SINO ao contrrio ( ONIS ) conforme conta em voz alta de 3 em 3 os nmeros...3 6 9 12 15 18 21 24 27 30...etc. Permita-me dar-lhe aqui um conselho amigvel. Quanto mais difcil ache executar estes exerccios sinal que mais precisa deles. Assim procure domin-los a fundo por todos os meios.

36

CAPTULO V

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

E
37

OS PROBLEMAS PSICOLGICOS SO ALIVIADOS PELO MENTALISMO MLTIPLO O exerccio 4 talvez tenha lhe sido muito difcil de executar a princpio. Mas agora que j iniciou o estudo deste captulo se foi honesto com voc mesmo j o dominou por completo sendo capaz de executar todas as suas tarefas facilmente. Agora a hora oportuna de lhe fazermos esta santa revelao, confirmadas por todas as autoridades cientficas que se dedicam ao estudo da mente humana: PENSAR NUNCA FERIU NINGUM! Ralph Waldo Emerson, um dos mais proeminentes filsofos da Amrica, disse:: provavelmente mais fcil para os grandes homens fazerem grandes coisas do que para os pequenos fazerem pequenas coisas. Assim , se voc tem achado difcil fazer os pequenos exerccios que temos lhe dado at agora, sinal de que o seu crebro ainda no comeou realmente a perceber suas potencialidades e lhe denomina, comparativamente, como um homem pequeno. Porm vamos novamente aqui fazer uso das palavras de outra famosa figura da histria; estamos nos referindo a Thomas Edison, o qual disse certa vez: O gnio 99% de transpirao e 1% de inspirao. Consequentemente, o esforo que voc dedicar a estes exerccios lhe conduzir seguramente e initerruptamente GRANDEZA DO INTELLECTUS. E esta grandeza do intellectus caracterizada pela grandeza de outras coisas no entendimento, na compaixo, na tolerncia, no apoio, na solidariedade, na harmonia e em outros comportamentos e aes da vida diria. H muitos fins pelos quais vale a pena combater! E se, no desenrolar do combate, ocasionalmente, voc sentir um toque de fadiga cerebral, lembre-se disto - Os exerccios fsicos que aumentam seus msculos e do novas formas ao seu corpo, so invariavelmente acompanhados, a princpio, pela rigidez fsica. Esta rigidez em si mesma a prova de que os exerccios lhe esto beneficiando chamando ao partes de seu corpo que se achavam enfraquecidas ou em desuso, atrofiadas. O mesmo acontece com os exerccios mentais que estamos lhe dando aqui. Se eles lhes parecer que esto tornando o seu crebro rijo e um tanto adormecido, pode ter certeza que lhes esto ajudando. Quando mais rgido eles lhes paream estar deixando, de fato, mais voc tem estado necessitando deste tipo de flexionamento e maiores sero os benefcios que colher deles. Voc agora est se tornando capaz de progredir com quatro ou cinco processos mentais SIMULTANEAMENTE. Os seus pensamentos envolvendo o seu EU j no podem mais apinhar-se sobre outros pensamentos que estejam fora da sua mente. Voc agora quatro ou cinco vezes o indivduo que foi outrora, pois, a esta altura de seu aprendizado, a sua autoconscincia, antes infantil, j se acha muito desenvolvida. 38

O FIM DA GAGUEIRA E DA FALA EMBARALHADA Os mesmos fatores so tidos em conta para o desaparciemnto da gagueira e da fala embaralhada em vrias outras pessoas que se auto-aperfeioaram nestes adestramentos mentais. Nestas pessoas o pensamento era por demais rpido, impossibilitando a correta emisso vocal das palavras e em consequncia disso, sufocava a conscincia de forma que nenhuma parte da mente estava livre para dirigir a fala, por isso, elas gaguejavam e embaralhavam as palavras. Ao adquirirem a habilidade de pensar sobre vrias coisas ao mesmo tempo, ficaram livres para completarem suas linhas de pensamentos, enquanto outras partes de seus crebros seguiam avante, traduzindo os pensamentos para palavras e cuidando para que estas fossem adequadamente pronunciadas, clara e impressivamente. O mesmo vlido para aquelas pessoas que falavam de modo embaralhado ( de maneira confusa e ininteligvel), numa completa desarmonia de palavras e pensamentos. A agilidade mental a habilidade para ver e pesar todos os lados de uma questo simultaneamente agora as capacita falar com preciso e clareza sem qualquer impedimento. De acordo com psiquiatras, alguns gagos e indidduos de fala embaralhada so vtimas de neuroses e complexos desconhecidos a eles prprios. Mesmo assim, quando eles so aliviados dessas neuroses, liberados desses complexos pelo Mentalismo Mltiplo, h alguma coisa nessa cura que surprenda o homem pensante? Os complexos e as neuroses escondem nos cantos escuros da mente ocultos da vista os desejos e as experincias desagradveis que desejamos esquecer as memrias infelizes ou os desejos indignos que as nossas mentes conscientes no querem encarar, mas que evaporam instantaneamente quando so arrastados para a luz e dissolvidos pelo brilho cristalino da razo e do conhecimento. Como voc agora j pode ver, pelos efeitos em sua prpria mente, o Mentalismo Mltiplo abre cmara aps cmara em seu crebro arejando-o, purificando-o permitindo assim que os raios de sol da inteligncia dispersem quaisquer memrias nocivas enterradas e que possam estar infeccionando al d-lhe o domnio completo de sua prpria mente, de tudo que ela e de tudo que ela contm. Pelo que lhe acabamos de dizer, voc at podera ser levado a pensar que o Exerccio 5 sera algo tipo o espinafre do Popeye ou com o poder que evoca a palavra SHAZAN! Porm ele no tem nada a ver com estas fantasas. Em vez disso, voc perceber que ele uma continuao do Exerccio 4 um pouco mais complexo talvez mas, seguramente, muito mais interessante. Se voc vem estudando todos os exerccios conforme constantemente vimos lhe recomendando, voc j atingiu aquele ponto onde suas habilidades mentais desenvolvidas so uma fonte frequente de surprsa e prazer para voc. 39

EXERCCIO N 5

ADVERTNCIA!!!
Isto muito importante Se voc se descuidou por qualquer motivo nos estudo das lies anteriores NO AVANCE ALM DAQUI!!! Volte e as estude com todo o esmero e ateno, ou cair na beira da estrada em seus esforos por adquirir uma mente mltipla! O Exerccio 5 deter 999 em 1000 pessoas que no tenham chegado at ele sabendo executar perfeitamente os quatro exerccios anteriores. No entanto se chegou at aqui dominado a fundo o que lhe foi dado antes e capaz de misturar palavras de trs e quatro letras com facilidade e velocidade, estas novas ginsticas lhe proporcionaro uma emoo viva e genuna.

EXERCCIO 5

TAREFA 1

Inicialmente, escreva quaisquer 24 palavras de quatro (4) letras que lhe venha a memria. Isto, naturalmente muito fcil de ser feito, pois trata-se de uma tarefa j contida em lies anteriores. Agora pegue duas (2) quaisquer palavras dentre as 24 que se lembrou ( selecione-as com o olho de sua mente, de memria, sem olhar a lista que escreveu) e misture suas letras de forma que uma delas fique escrita na forma correta e a outra invertida, do fim para o comeo, como no exemplo abaixo. EXEMPLO::: BOLA e TIRO = B O O R L I A T (ORIT = TIRO ao contrrio) JIPE e FURO = J O I R P U E F ( ORUF=FURO ao contrrio) Voc naturalmente entende que isto para ser feito inteiramente de MEMRIA utilizando a ddiva de ver com a mente do homem cego: o olho de sua mente e escrevendo as letras misturadas numa folha de papel em branco, sem ter as palavras a sua frente a fim de tom-las como um guia. O que voc deve fazer simplesmente o seguinte: Pegue uma folha de papel em branco, escolhas as duas palavras que deseja escrever. Suponhamos que tenha escolhido as palavras PUMA e GATO: ento escreva apenas POUTMAAG. No escreva as palavras PUMA e GATO, mas apenas as suas letras misturadas conforme explicado acima e nada mais. Lembre-se de outros pares de palavras de 4 letras e continue praticando por uns 30 minutos. No se esforce demais, praticando por mais de meia hora com esta tarefa no momento, pois para dominar com perfeio este Exerccio 5, voc talvez tenha que treinar pelo menos uma semana. muito mais proveitoso treinar 6 horas em 6 dias do que 12 horas num nico dia.

40

Treinando uma hora por dia voc aprender melhor, reter mais facilmente o que aprendeu, coisa que no poder esperar se empanturrar-se de uma s vez.

EXERCCIO 5

TAREFA 2

Depois que tenha particado a tarefa acima por uns trinta minutos, passe a execut-la novamente, s que agora com palavras de cinco (5) letras. Por exemplo: escreva numa folha de papel em branco P O A C V N I A O B caso voc tenha escolhido as palvras PAVIO e BANCO. E - N O I R N R H A O C se escolheu as palavras NINHO e CARRO. E assim por diante. No primeiro dia de treino pratique esta tarefa apenas por 30 minutos. At que as tenha dominado completamente continue praticando 30 minutos por dia. Voc deve dispender 30 minutos por dia para cada tarefa. Se tiver mais tempo, melhor, o ideal sera praticar por duas horas uma hora para cada tarefa. Mantenha esse ritmo dia aps dia, at que possa escrever sem hesitao e com extrema facilidade estas combinaes de palavras de 4 e 5 letras, conforme solicitado no Exerccio 5. Vejamos agora em que isto pode lher ser til em sua vida diria e como ajud-lo a resolver problemas domsticos e do mundo dos negcios. Bem, reflitamos um pouco...vamos supor que um acontecimento inesperado acontece em sua emprsa. Por Exemplo, um negcio que voc j contava como certo, furou: ou algum com um posto bem slido tenha sido inesperadamente demitido. Qual a razo disso? Pode estar seguro que qualquer contecimento totalmente inesperado de qualquer natureza ou importncia foi precedido por uma srie inteira de eventos longos ou curtos e aparentemente no relacionados com a ao na qual resultam. O evento mais recente da srie provavelmente lhe familiar, mas voc no consegue ver sua ligao com os outros eventos parcialmente esquecidos. Agora que a sua mente est se tornando treinada para quebrar e religar palavras, para tomar dez (10) letras aparentemente no relacionadas e v-las em seu verdadeiro relacionamento umas com as outras, como duas palavras separadas e distintas, sua mente se tornar capaz de analisar e reconstruir eventos da sua vida profissional para compreender aquilo que agora um enigma para voc. Melhor ainda: talvez uma srie de eventos esteja agora em andamento, mas no tenha culminado ainda em qualquer ao definida. Com sua habilidade recm desenvolvida de reconhecer elementos aparentemente heterognios como entidades coerentes, voc se descobrir em muitos casos antevendo aes futuras e com isso poder derrotar com facilidade seus competidores ou se preparar com antecedncia para tratar com situaes que de outro modo lhe seram demasiado difceis para manipul-las

41

com acerto. Cremos que no preciso lhe dizer que quando voc pode fazer isto, os seus rivais no podem, eles no tero a mnima chance de competir com voc. ESTIMULADOR CEREBRAL DO MENTALISMO MLTIPLO TAREFAS DE CLCULO

EXERCCIO 5

TAREFA 3A

Esta no uma tarefa de clculo aritmtico no sentido de melhorar a sua aritmtica. Porm, mesmo antes da poca de Omar Khayam, vrios exerccios matemticos estavam na moda para desenvolver o juizo, o poder de raciocnio e a agilidade mental. A tarefa seguinte estimular o seu crebro a uma tal vivacidade que jamais podera sonhar ser possvel at justamente umas poucas semanas atrz...quando iniciou este treinamento. Soletre o SEU NOME EM VOZ ALTA ao mesmo tempo em que efetua a soma dos nmeros nas colunas de exemplo abaixo:: 5 8 7 4 6 5 9 +3 7 8 5 9 4 8 6 +8 17 13 58 43 89 32 21 +11 387 784 549 125 657 985 215 +321

Treine esta tarefa durante dias, crie outras colunas de nmeros semelhantes e enquanto as adiciona, RECITE O ALFABETO EM VOZ ALTA. Soletre letra por letra O NOME DE SEUS AMIGOS. Recite POESIAS . Conforme novas clulas acordadas vo sendo chamadas para entrar em ao, continue criando adies mais dificeis.

EXERCCIO 5

TAREFA 3B

Soletre LETRA POR LETRA O SEU NOME ao mesmo tempo em que efetua estas multiplicaes: 49 54 26 37 73 89 68 x3 x7 x9 x8 x5 x6 x4

42

Repita a tarefa soletrando em voz alta o nome de seus amigos. Use sempre nomes e multiplicaes diferentes para cada exerccio.

EXERCCIO 5

TAREFA 3C

Repita a tarefa acima , agora fazendo subtraes. Exemplo:: 873 -547 341 -292 745 -609 577 -399 617 -328 979 -348

43

CAPTULO VI

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

F
44

O MENTALISMO MULTIPLO NOS NEGCIOS, NO COMRCIO E NAS PROFISSES O sucesso nos negcios requer certos atributos inteligncia, observao, dicernimento, construtividade e memria: quer voc seja um motorista de caminho, um contabilista ou um procurador. O Mentalismo Mltiplo um auxlio definitivo e potente no desenvolvimento destes requisitos e uma verdade muito evidente para todos os que tem, cuidadosa e honestamente, seguido nossas advertncias e exerccios dados at agora. Todavia, a esta altura do curso, cremos que j est mais que provado o valor deste treinamento mental no que diz respeito ao sucesso em vrias ocupaes. Tomemos, como ponto de partida, o atributo da inteligncia. Ela no depende, sob nenhum aspecto, da educao formal ou do nvel de escolaridade. Os dicionrios a definem como: agudeza mental, sagacidade, entendimento, discernimento. Como voc v isto muito diferente de mera aprendizagem, no ? Uma mente pode estar abarrotada com fatos, mas, a menos que elas os possa usar, o seu possuidor no passa de um estpido! O encanador, o vendedor e o farmacutico, tem todos oportunidade infintamente melhores para avanarem se suas mentes forem ativas, se fizerem uso constante daquele conhecimento que tem, assim como daquele que vo adquirindo no dia-a-dia. Esta apenas uma das vrias razes para as ginsticas mentais que lhe estamos dando. Mencionamos o conhecimento adquirido no dia-adia mas muitos de ns adquirem pouco ou nenhum novo conhecimento no curso comum de nossas atividades. Tais desafortunados so vtimas da falta de observao que, por sua vez, um dos efeitos malficos da civilizao moderna. Vemos tantas coisas, uma quase tocando a outra milhares de automveis, com as forma mais diversas, circulando rpidos pelas avenidas, faris de trnsito que cintilam incessantemente mudando de cor, vitrines luminosas que frenticamente tentam prender nossa ateno, luminosos de neon que gritam e cintilam para serem notados, autofalantes que berram quase sem parar diante da multido que passa que a mente indisciplinada torna-se um lamaal de impresses confusas, totalmente desprovido do poder de ver e entender. Em outras palavras, incapaz de realmente observar inteligentemente para reter o conhecimento saudvel que digno de reteno e rejeitar as trivialidades que seram apenas um peso morto mental. O Mentalismo Mltiplo tem o poder de, ao capacit-lo a distinguir instantaneamente aquilo que para a mente destreinada no passa de uma confuso desesperada, dar-lhe aquela qualidade valiosssima da mente superior a OBSERVAO e isto um fator essencial para o seu sucesso!

45

Uma centena de motoristas pode dirigir pela mesma estrada e da mesma maneira, transportando as mesmas cargas diriamente. E, no entanto, apenas um deles pode ser bastante observador para notar que a sua plataforma de carregamento demasiado alta ou baixa causando gasto desnecessrio de esforo e tempo (que dinheiro) ao retirar suas cargas. O mesmo motorista est apto para notar se uma carreta ou um caminho mais apropriado e econmico s caractersticas do trabalho que executa. Ele talvez observe que a maior parte de seu tempo utilizada indolentemente no trnsito e que um caminho maior mais desejvel que dois menores, provocando um alto ganho no transporte ou exatamente o contrrio. Um motorista to observador um srio candidato para ser um superintendente de transportes ou um vendedor altamente produtivo para alguma revendedora de camihes ou para ter a sua prpria traportadora. O entendimento e a construtividade so apenas outras fases da anlise e da sntese, so ambas discutidas no Captulo 3, mas a memria uma outra peculiaridade mental que desenvolvida pelo treinamento que voc aqui est dando a s mesmo. Todos ns temos boas memrias, no sentido em que a memria definida como a capacidade da mente de reter impresses de nomes, rostos, personalidades, cenas e eventos. Essa a peculiaridade comum a toda a humanidade todo crebro registra inapagavelmente toda impresso feita nele, esteja ou no o seu possuidor consciente da impresso no instante em que foi feita. Porm a habilidade para lembrar dessas impresses, vontade, no to comum. Como uma ilustrao deste fato, os psiclogos fazem o seguinte teste: Apresentam para uma pessoa, uma outra pessoa que ela nunca viu antes e deixam-na conversando com o estranho durante cinco ou dez minutos e, em seguida, to logo o estranho deixe o recinto, pedem-na para fazer por escrito, uma descrio desta pessoa. Quase invariavelmente, a descrio incompleta, inexata e muito vaga. Isto poderia se aplicar muito bem para quaisquer quatro das primeiras seis pessoas que voc encontra na rua. At mesmo detalhes to bvios, como a idade aparente, a altura, o peso e a cor so dadas incorretamente ou omitidas completamente. Tudo isto poderia ser um indicativo de falta de observao ou de uma memria defeituosa. No entanto quando a pessoa hipnotizada e questionada sobre a aparncia do indivduo que ela acabou de encontrar a sua descrio positivamente impressionante pela riqueza de detalhes e preciso. Mesmo detalhes como iniciais em anis de monografias intrincvelmente entreleados, as sombras das cores em tecidos com vrios matizes e o nmero de canetas ou objetos que se projetam nos bolsos so 46

incrivelmente exatos. Como voc pode ver, os fatos estavam l mas a pessoa no foi capaz de se lembrar deles. O nosso treinamento, voc deve concordar, no apenas torna-lhe um bom observador e por conseguinte assegura a sua percepo de todos os detalhes aplicados a uma pessoa, coisa ou evento...mas, tambm, desenvolve quase constantemente a sua capacidade de relembrar aqueles detalhes vontade. Os mesmos msculos cerebrais que empurram uma palavra para dentro de sua conscincia, revertem a sequncia de suas letras e as interpem entre as letras de uma palavra escrita corretamente (tudo isto feito, como voc sabe, mentalmente!) capacitar-lhe-o a empurrar novamente para dentro da conscincia os nomes, rostos, conversas e caractersticas de pessoas que voc encontrou j h bastante tempo. Poder reviver mentalmente eventos h muito ocorridos, assim como cenas que j considerava esquecidas. Tudo isso ser feito pelo pelo dominio simples e natural de seus processos mentais e no por quaisquer truques mnemnicos de associao ou frmula mgica de memria. Agora observe com ateno o quadro de nmeros a seguir:

10 21 15 24

23 16 18 13

20 11 25 14

17 22 12 19

O que h de peculiar nele? Se voc um bom observador notar que suas colunas, somadas em qualquer direo, produzem sempre o mesmo resultado, 70. Vamos mostrar como voc pode desafiar seus amigos a desenhar um tal quadrado, em branco, sem nmeros nele, e faze-lo dar qualquer total que eles peam para voc produzir. Em seguida, quase sem pausa, voc poder escrever os nmeros certos para atingir qualquer total desejado, no importando como as colunas sejam adicionadas de cima para baixo, horizontal ou diagonalmente! O primeiro passo para se chegar a isso desenhar e preencher com algarismos um quadrado CHAVE, ou seja:

1 12 6 15

14 7 9 4
47

11 2 16 5

8 13 3 10

Olhe atentamente para o que voc desenhou. Observe cuidadosamente as posies dos nmeros CHAVES , de 1 at 16. Fixe cada um dos quadrados numerados em sua mente. Agora encubra o diagrama e desenhe outro exatamente igual, de memria, sem olhar. E preencha todos os quadrados com os nmeros CHAVES exatamente na mesma ordem e posio. Faa isto pelo menos 50 vezes ou at memorizar com perfeio a posio dos nmeros CHAVES. At que no tenha a menor dvida ou incerteza ao escrev-los. Agora, com o QUADRADO MGICO bem fixado em sua memria, voc est pronto para surpreender seus amigos. Desenhe o quadro com as 16 casas em branco. Pea para algum dizer o valor que queira que voc produza. O nmero escolhido deve ser IGUAL OU MAIOR QUE 34 ( Porque esta soma obtida no quadrado matriz acima com a sequncia numrica iniciando em 1). 1. Pegue que seja o nmero escolhido, subtraia 30 e divida o resto por quatro 2. Vamos supor que o nmero escolhido foi o 86 3. Temos: 86-30=56...56/4=14 4. Pronto! escrever 14 no quadrinho 1 - 15 no 2 - 16 no 3 17 no 4 etc. 5. O quadrado resultante ser:

14 25 19 28

27 20 22 17

24 15 29 18

21 26 16 23

Como voc pode conferir a soma de qualquer coluna d exatamente o nmero escolhido 86 !!! Muito bom! Voc dir, mas o que fazer se aps subtrair 30 no puder dividir exatamente por 4. Bem, isto no tornar o truque mais dificil de ser feito, veja: Se o nmero escolhido fosse o 88 Temos 88-30=58....58/4=14...Resto=2 O resto dever ser somado nos quadrados 13,14,15 e 16 Que so os ltimos quatro da sequncia Assim:

14 25 19 30

29 20 22 17
48

24 15 31 18

21 28 16 23

Assim a soma ser sempre 88! bom lembrar que o resto s poder ser 1,2 ou3.

Agora que j nos divertimos um pouco, podemos retornar a tarefa de misturar as letras nas palavras praticando desta vez com palavras de seis (6) letras.

EXERCCIO 6

TAREFA 1

E entremesclando suas letras de forma mltipla. Isto requer, evidentemente, muito mais aplicao e concentrao de sua parte, do que lhe foi exigido at agora e por isso seria bom que voc realmente se assegurasse de ter dominado muito bem os cinco (5) exerccios anteriores. Est pronto? OK. Tome seis (6) palavras quaisquer de seis letras que consiga lembrar-se( por exemplo): BRINCO COMIDA MIGUEL NOVATO DEMORA ONIBUS e escreva-as na mesma ordem e tantas vezes quanto seja necessrio para tornlo completamente familiarizado com a viso delas no olho de sua mente. Depois disso livre-se do papel onde as listou e, APENAS DE MEMRIA, faa o que explicaremos a seguir: Escreva em sequncia a primeira letra de cada palavra, depois a segunda, a terceira, a quarta, a quinta e a sexta desta forma:
2 1 B C M N 1 1 2 1 3 1 4 1 2 2 2 3 2 4 2 5 2 6 I 1 3 M G V M 2 3 3 3 4 3 5 3 I 6 3 4 1 N 4 2 I 4 3 U 4 4 4 5 4 6 6 1 6 2 6 3 6 4 6 5 6 6

D O R O 5 1 6 1

I O E N

A O B C D E T R U O A L O 1 5 2 5 3 5 4 5 5 5 6 5

A S

Os nmeros sequenciais de 1 a 6 so as chaves para as palavras em sua sequncia original, isto :: as seis letras indicadas por 1 do a palavra BRINCO, por 2 a palavra COMIDA, etc. pratique esta tarefa vrias vezes usando as mesmas palavras que voc escolheu inicialmente e nunca olhe para o que escreveu antes. A cada dia escolha seis (6) palavras diferentes e pratique com elas por no mnimo uma hora diria. Sempre pegando seis palavras novas a cada dia. Este exerccio , seguramente um dos mais difceis dentre aqueles que compem nosso treinamento cerebral. Por isso, pratique-o o mais que puder. Se for necessrio dedicar duas horas ou mais por dia, dedique-as. Gaste todo o tempo que for necessrio, durante os dias que forem preciso, para torn-lo, de fato, um perito nesse modo de dispor, rpida e corretamente, quaisquer seis palavras comuns ou nomes em sequncia mltipla. O prmio que obter ser muito valioso, compensando sobejamente o esforo dispendido!

49

CAPTULO VII

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

G
50

O PROBLEMA DO HOMEM DE MEIA IDADE NOS NEGCIOS Uma das coisas mais estpidas e equivocadas que as autoridades governamentais e os empresrios fazem hoje, se recusarem a empregar homens que j esto na faixa etria dos quarenta (40), cinquenta(50) e sessenta(60). A razo muito simples, pois exatamente nessas faixas etrias que o homem se tornara mais valioso para eles! Este homem j formado rico em experincias, tem um outro julgamento e, por razes bvias, est muito mais interessado numa satisfao completa do seu empregador do que sobreviver simplesmente no seu emprego. Este o lamento geral que se ouve frequentemente das pessoas de meia idade. Ser que este lamento justificado? Sabemos que os empregadores no vem com bons olhos os candidatos de meia idade, mas ser que eles, como uma regra, esto certos ao procederem assim? Vamos olhar para o homem de meia idade( digamos na faixa dos 40) que busca uma nova conexo. Olhemos para o homem de meia idade de capacidade excepcional e no para aquele de capacidade mediana. Vejamos: O que a idade lhe deu e o que os anos lhe roubaram? Este nosso homem de meia idade ganhou uma riqueza de experincia mas, assim fazendo ele usualmente perdeu sua elasticidade mental. Ele j no mais batalhar vidamente por pioneirismo. Novos mtodos, novas trilhas o coibem, o intimidam. Ele prefere viajar pelas regies que j navegou. Isto indica que ele ganhou em julgamento, dicernimento, mas sofreu uma perda na sua ousadia, em aventurarse por caminhos desconhecidos! Ele j no tem mais a coragem para originar, criar ou pegar aquelas coisas que a um jovem, parecem oprotunidades de negcios perfeitamente seguras e promissoras. Ele permanece estvel, fixo como fica um cavalo atrelado a um arado quando no obrigado, pelo lavrador, a avanar --- seu entusiasmo muito pequeno. O que ele adquiriu em matria de segurana, perdeu em intrepidez e mentalidade aberta. Ele j no mais capaz de examinar os velhos problemas sob uma nova luz. O sulco o circundou, o hbito arraigado o venceu. A energa e a ambio da juventude foram substitudos pela timidez e pela inrcia da idade, j no quer correr mais riscos. O importante agora atingir um patamar de segurana que assegure tranquilidade para os seus anos de declnio! Sera essa uma imagem exagerada? De jeito nenhum! Se voc no acredita, olhe ao seu redor e ver em todo escritrio, fbrica ou loja, esse homem que acabamos

51

de descrever. Que pena! Isto serve para mostrar-lhe, mais grficamente do que qualquer outro exemplo que pudssemos lhe dar, porque o Mentalismo Mltiplo uma ddiva divina para todos que esperam fazer jus ao seu po pelo suor de seu rosto. Se uma pessoa no estiver cronicamente presa aos grilhes dos tempos de seus antepassados, estes nossos exerccios voltaro a capacitar a sua mente com a elasticidade da juventude que perdeu. Seu crebro recobrar sua destreza e agilidade mental. Cada dia voltar a significar para ela um novo dia e um novo comeo. Voltar a ser uma pessoa de mente aberta e no mais aquela obcecada pelas algemas do precedente. Desejar e poder agora, abordar velhos problemas sob novos ngulos. Poder ver neles, graas a recente habilidade que este nosso treinamento lhe deu, fatores que no havia notado antes.( Cada um destes fatores que antes no conseguia ver, a chave mestra para a resoluo do problema, j que cada um deles sugere sua prpria soluo). Sua mente, agora construtiva, constri novos mtodos para vencer o obstculo ou sobrepor-se dificuldade. Que coisa incrvel este Mentalismo Mltiplo, pois agora, graas a ele, esse homem j vencido e praticamente inerte, poder restaurar a sua coragem, seu entusiasmo e a sua ambio. E o seu poder cerebral, agora consideravelmente aumentado faz com que ele d um novo significado para a palavra energa. Ele pode fazer agora com facilidade coisas que seguramente o esgotariam se no estivesse praticando estas ginsticas mentais. As tarefas que outrora o cansavam, agora as faz quase sem tomar conhecimento delas. Tais mudanas radicais na mente de um homem e em seu modo de encarar as coisas acham-se ligados para serem refletidos em sua conduta. Ele agora caminha seguro e despreocupadamente, vestido de uma nova confiana. Agora capaz de abordar seus provveis empregadores serenamente, irradiando fora equilibrio e firmeza. Ele agora ser bem acolhido pelos executivos que teram, seguramente, batido as portas em sua cara se os tivesse procurado uns poucos meses atrz, quando ainda era apenas um quarento ou cinquento comum, virtudes do Mentalismo Mltiplo.

sem

as

Agora voc pode realmente ver melhor porque os nossos mais entusisticos boosters so os homens quarentes e cinquentes. Eles tem uma boa causa para o entusiasmo deles. Aproveitando que estamos falando sobre idade, gostaramos de lhe dizer que no recomendamos estes exerccios mentais para adolescentes. A mente juvenil dever se preocupar em adquirir conhecimento e experincia. Somente aps o seu possuidor ter adquirido uma grande base de educao e experincia, que o Mentalismo Mltiplo devera ser praticado para desenvolver essa mente e faz-la produzir os frutos da experincia e do conhecimento previamente conquistados. 52

O CONHECIMENTO, no, mas o uso mais efetivo deste PODER!!! Toscamente falando, diramos que a idade entre 25 e 50 anos seria o perodo mais frtil para se conseguir o maior benefcio deste nosso treinamento mental. Naturalmente que estes no so limites rgidos, pois, alguns rapazes so homens j aos 18 ou 20 anos e alguns homens aos 35 ainda no perderam os traos finais da adolescncia, alguns so velhos aos 40 e outros jovens aos 65. Por isso quando dizemos que nas faixas dos 25 aos 50 formam o grupo que maior benefcio pode receber do Mentalismo Mltiplo, estamos sendo puramente arbitrrios. A luz da explicao de demos aqui, cada indivduo deve formar a sua prpria deciso.

EXERCCIO N 7
Mesmo antes de voc praticar estes exerccios, sua mente j era capaz de fazer mais de uma s coisa simultneamente. Podia orientar sua mo para fazer anotaes no papel enquanto conversava no telefone; podia controlar suas mos, ps, olhos e ouvidos ao dirigir o carro ao mesmo tempo em que conversava animadamente com algum e podia realizar muitos outros atos simultneos simples. Porm ela no podia fazer duas coisas simultneas e faz-las bem. Sua escrita ou a escolha das palavras ao falar, ou ambas, ficavam prejudicadas quando voc tomava notas ao mesmo tempo em que conversava sobre outros assuntos. A maioria dos acidentes de automveis so causados pela desateno, a inaptido do motorista para fazer justia conduo do veculo enquanto mantm uma conversa com algum ou escuta o rdio. O esforo de tentar fazer mais que uma coisa de uma s vez desgasta sensivelmente o indivduo mdio provoca nervosismo, stress, perturbaes cardacas e outras enfermidades conhecidas como doenas degenerativas. Agora, no entanto, seu crebro pode fazer mais coisas a um s tempo do que voc talvez tenha percebido. O 20 Presidente dos EUA, James A Garfield, podia no somente escrever com facilidade usando qualquer das mos, como podia escrever as duas lnguas clssicas, Latim e Grego, uma com a mo esquerda e outra com a mo direita simultaneamente. Vejamos agora at onde voc j chegou ao longo da estrada que lhe est conduzindo para um incrvel dominio mental. O Captulo 1 lhe dotou com um conhecimento completo da escritura do alfabeto de diversas maneiras: com suas letras escritas do fim para o comeo, com suas letras embaralhadas e lhe capacitou part-lo em duas partes distintas. Uma destas partes voc j conhecia bem desde os seus primeiros anos de estudo na escola, no entanto, a outra parte era algo novo, com as letras escritas numa nova sequncia. Em seguida voc aprendeu o truque mental de escrever a primeira metade do alfabeto em sua sequncia prpria, ao mesmo tempo em que

53

misturava a segunda metade com ele, na ordem inversa. Simples? Sim, mas isto requer duas operaes mentais simultneas. Os captulos 2 e 3 aumentaram a habilidade que voc adquiriu no Captulo 1. Voc se tornou capaz de executar a mesma ginstica mental, porm, de modo mais complexo escrevendo palavras de trs e quatro letras de duas maneiras soletradas na sequncia normal e contrria. Um militar diria que voc consolidou seus ganhos na Captulo 4, onde manteve na mente duas palavras no relacionadas e as imaginou com suas letras dispostas alternativamente, um conjunto de letras com o outro, ao mesmo tempo. Ento, no Captulo 5, surgiu o seu primeiro obstculo. Quando voc concluiu a execuo devida de todas as tarefas mentais al explicadas, ficou dotado ainda de uma outra habilidade. O seu crebro, agora podia fazer trs coisas ao mesmo tempo: 1. Proseguir com duas palavras na mente 2. Soletrar uma delas do fim para o inicio 3. Combinar as letras de ambas soletrando uma na ordem normal e as outras na ordem contrria. O Captulo 6 aumentou a complexidade destas mesmas tarefas mentais. Neste Exerccio 7, voc vai aumentar novamente a sua capacidade mental, para a qual a cincia no conhece nenhum limite. Sua mente far quatro (4) coisas simultneamente no meramente s por fazer quatro coisas mas de forma que , quando as exigncias da vida exigir isso de voc, poder prosseguir com quatro linhas separadas de pensamento sem a desmedida tenso nervosa. Porm a tenso nervosa qual a mente no treinada est sujeita e as contores fsicas nas quais muitos de ns camos, quando tentamos pensar alm da nossa habilidade presente para fazer isso, causam, de fato muita fadiga! Da que; quanto mais voc possa fazer com sua mente, menor ser o esforo que ter que dispender e maior ser o prazer e lucro que colher!

EXERCCIO 7

TAREFA 1

Escreva 6 palavras de seis (6) letras numa coluna vertival, justamente como fez no Exerccio 6, mas com a seguinte diferena: escreva apenas a 1a ,2a e a 3a na sequncia normal e as outras trs com as letras do fim para o comeo. Exemplo:

(1a)--JANELA (3a)--CURSOS (5a)--FORMA (6a)--LAMRON (NORMAL) (4a)--ORTAUQ (QUATRO) (2a)--ACIDAF (FADIGA)

54

Agora, depois de memorizar as palavras como j fez no exerccio anterior e trabalhando apenas com sua mente, montes as letras de suas seis(6) palavras exatamente como Exerccio 6, s que pondo as letras das ltimas trs do fim para o comeo. PORM H UM DIFERENA E UMA DIFICULDADE A MAIS. EM VEZ DE TOMAR AS PALAVRAS NA ORDEM EM QUE AS LISTOU, FAA O SEGUINTE::: PEGUE A PALAVRA 1 e a 6, a 2 e a 5, a 3 e a 4. A lista de letras ficar assim::: JACOFL-AGUROA-NIRTRM-EDSAMR-LAOUAO-AFSQSN Para tornar mais claro marcamos de vermelho as iniciais das palavras, quando soletradas adequadamente. Pare por um instante e perceba o que esta ginstica significa. Ela exige que voc::: 1. Memorize 6 palavras 2. Prossiga com trs delas soletradas corretamente 3. Com outras trs soletradas ao contrrio 4. Escreva 36 letras numa sequncia nova, no familiar a voc. Se voc achar muito difcil fazer isto, pode rapidamente entender prque! Voc deve dedicar pelo menos uma hora por dia durante uma semana para este exerccio. E mesmo que j ache que o dominou antes de fechar uma semana, continue at completar a semana. Mais que com qualquer dos outros, este exerccio requer uma repetio frequente a fim de treinar o seu crebro como ele devera ser treinado para executar aquilo que tem lhe parecido impossvel em sua vida at agora. Lembre-se, ns estamos construindo o seu crebro de forma que ele possa conduz-lo ao cume da montanha, ao pico do sucesso em seu mais alto estilo!

55

CAPTULO VIII

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

H
56

O QUE A IMAGINAO CRIATIVA E COMO DESENVOLV-LA Tem-se dito: Que o homem mais original quando conhece o maior nmero de fontes das quais plagiar. Novamente, no foi Salomo que disse que no h nada de novo sob o Sol? Para entender o que Imaginao Criativa, consider alguns dos livros, pinturas, jogos ou corporaes de negcios que voc os chamaria de habilidade criativa. Tome WOOLWORTH, por exemplo. Este foi um negociante proeminente! Ganhou milhes de dlares. Ele mostrou ao mundo dos negcios algo novo, se que estamos certos. No entanto, j existiam artigos vendidos por 5 ou 10 centavos muito antes dos dias de Woolworth e outros operadores de lojas tinham limitaes de pros antes dele aparecer em cena. Porm as limitaes estavam confinadas s chamadas lojas exclusivas . Esnobemente, porque isso agradava aos sues negcios esnobes, elas no podiam negociar mercadorias a preos abaixo de certos valores. Tudo o que Woolworth fez foi reverter esse processo justamente como voc reverte as letras numa palavra, agora que j completou mais da metade do nosso treinamento. Agora voc pode ver quo simples foi a tcnica que ele aplicou! Tudo o que Henry Ford fez, no princpio, foi adicionar um fator a mais naquilo que os outros fabricantes de automveis estavam fazendo. Eles estavam construindo um carro que pudesse correr. O propsito deles, naquela poca, no era o mais elevado. Eles tinham os olhos voltados apenas apenas para a produo, esquecendo inteiramente o mercado e suas exigncias. Ford coordenou as duas coisas to facilmente como voc pode agora misturar as letras de duas palavras e tornou-se um dos homens mais ricos da histria. Voltou-se para construir um carro que no somente pudesse correr, mas tambm vendesse. ( pudesse ser comprado pelo maior nmero de pessoas possvel). Nada parece mais fcil depois que a coisa est feita!!! Dizem-nos que h apenas cinco ou sete tramas em toda a literatura. Shakespeare os usou repetida vezes, meramente fazendo novas combinaes dos velhos elementos. Com apenas as 26 letras do alfabeto ingls, temos aproximadamente um milho (1.000.000) de palavras inglesas e uma literatura de prosa, poesia e dramas que deve incluir incontveis bilhes de palavras! Devemos tornar mais claro o nosso pensamento! Ser que j respondemos as perguntas levantadas pelo ttulo deste captulo? A Imaginao Criativa simplesmente a habilidade de combinar velhos elementos em formas novas. O seu desenvolvimento, em voc mesmo, envolve apenas a habilidade de afastar as coibies do precedente, esquecer inteiramente aquilo aquilo que foi feito antes em seu campo, rejeitar 57

qualquer idia ou mtodo meramente porque j est h muito estabelecido e abordar qualquer assunto com uma mente completamente aberta. Quando voc v a palavra CHINELO e, ao mesmo tempo, a v escrita OLENIHC com o olho de sua mente, voc est rejeitando a convencionalidade rotineira. Voc est pensando livremente. Sua mente no uma escrava das coisas como elas aparecem. E voc pode fazer o mesmo com os outros problemas com outros problemas em sua vida, v-los de uma forma diferente daquela na qual eles aparecem para a maioria das pessoas, e assim, resolv-los atravs daquilo que pode muito bem ser uma maneira nova e surpreendente! Aqui acha-se, pois, o segredo todo do pensamento criativo explicado de forma to simples, que, como as realizaes de Ford, Woolworth at parecem uma de criana. Mas s crianas voc no deve por isso em suas mentes, pois elas so sbias e tem uma sabedoria que suplanta quela dos adultos. O pensamento delas independente, no est carregado com hbitos irrefletidos de anos. A mente delas indagadora e no toma nada tido como certo . Contorsem, giram e examinam cada novo fato que se apresente para elas. Imite-as, pois o Mentalismo Mltiplo torna possvel que voc faa isso, e descobrir que os problemas maiores da vida so mais simples de solucionar que aqueles de sua infncia. E tem mais: a sua criatividade e a sua nova maneira ousada de pensar, seguramente lhe traro ricas recompensas.

EXERCCIO 8
Voc est prestes a treinar a sua mente para ver as palavras de uma sentena inteira escritas do fim para o incio. Este o outro passo para voc se aperfeioar na habilidade de reconhecer a relao entre eventos de elementos aparentemente no relacionados e construir criaes novas e diferentes a partir de material velho. Imagine uma sentena contendo trs ou quatro palavras curtas. Fixe-as em sua mente, em seguida, a escreva dispondo as suas letras do fim para o incio. Isso sem a ter visto escrita num papel na sua sequncia usual. Exemplo::: AQUI ESTO AS NOIVAS =============SAVION AS OTSE IUQA VEJA QUE ROSA LINDA!==============!ADNIL ASOR QUE AJEV Vemos que este exerccio parece ser muito mais fcil que os anteriores, mas isso porque: Primeiro; ele no realmente um exerccio difcil, e, segundo; porque a

58

sua mente est agora imensuravelmente melhor treinada que quando voc estava praticando, digamos, o Exerccio 4. Voc agora pode enxergar palavras e sentenas em toda a sua inteireza, as quais no podia ver antes. Pratique este Exerccio usando sentenas mais compridas formadas por palavras mais longas. Crie sentenas como estas: Exemplos::: AIRODEBAS AD EM A OITEPER A (A Repetio a me da sabedora) SEROTLUCIRGA SO ADUJA OAGIRRI A ( A irrigao ajuda os agricultores) SODACOVROP OS MECETNOCA ON SETNEDICA( Acidentes no acontecem so provocados) Dispendendo uma hora por dia, fielmente, na prtica deste exercicio, aps trs ou quatro dias, poder escrever sentenas do fim para o comeo quase to rapidamente com da maneira usual. Para auxiliar a sua prtica, arme um jgo com elas. Olhe rapidamente para algum letreiro, manchetes de jornal, placas de trnsito, etc., em seguida desvie a sua viso e soletre a suas letras do fim para o comeo...em voz alta se possvel, silenciosamente se necessrio. Voc ficar assombrado com o progresso que poder atingir usando seus momentos normalmente desocupados.

59

CAPTULO IX

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

I
60

ESPECIALIZAO QUER DIZER ESTREITAMENTO DA MENTE. DIFUSO QUER DIZER SUPERFICIALIDADE. COMO O MENTALISMO MLTIPLO ALARGA E APROFUNDA A INTELIGNCIA O Especialista tem sido definido com Um homem que aprende mais e mais sobre cada vez menos, at saber tudo sobre quase nada! Por esse mesmo motivo, um homem all-around o z-de-todos-os-ofcios um homem que aprende cada vez menos sobre quase tudo, at no saber nada de tudo. O Mentalismo Mltiplo possibilita-lhe evitar ambos os extremos. Ao desenvolver o seu crebro de modo que ele se torna realmente observador, ele alarga o seu conhecimento de muitas matrias distintas. Ao lhe dotar com a habilidade de ver coisas familiares em situaes completamente novas, ele aprofunda o seu entendimento dos homens, dos objetos e dos fenmenos. Ao despertar o seu poder latente de pensar em muitas coisas simultneamente, ele d sua mente versatilidade, equilbrio e um domnio mais seguro das situaes e problemas. E ao p-lo no controle completo do seu crebro, pela primeira vez em sua vida, ele torna possvel a voc permanecer, por vontade prpria, alheio aquelas coisas em seu ambiente que no tem valor e torna-o totalmente atento quelas outras ao seu redor que podem ser teis em seus negcios, sua vida pessoal ou na convivncia social. Colocando de outro modo: Voc est rapidamente se tornando uma personalidade bem arredondada, com um intelecto mais competente e bem torneado. Est avaando corretamente em sua rota para tornar-se um indivduo realmente proeminente entre os seus associados: para atingir uma distino que, em virtude de sua recm adquirida capacidade mental lhe far progredir rapidamente no quer que seja que se atire para executar. Voc agora est quase alm da fase penosa do treinamento contido neste curso. Mais um pequeno impulso ou dois e chegar ao znite da habilidade mental! Portanto, sempre com a meta almejada em vista, prossigamos ento com os exercicios finais!

EXERCCIO 9 Tarefa 1
Novamente, o exerccio que lhe damos aqui um pouco mais intrincado do que aquele que aprendeu antes. E como antes, voc o achar fcil, apesar de sua maior complexidade, se foi honesto cosigo mesmo na prtica da tarefa anterior (Exerccio 8). Para comear o Exerccio 9, pegue duas sentenas. Cada uma contendo trs ou quatro palavras curtas. NO AS ESCREVA DO MODO NORMAL.

61

Na primeira vez que tocar o lpis no papel, neste exerccio, escreva as duas frases com suas letras embaralhadas: a primeira na sequncia normal e a segunda do fim para o comeo. Exemplo::: LER FAZ BEM (Sequncia normal).........VOU COM ELA (Do fim para o comeo) LAELREFMAOZCBUEOMV Isto pode aturd-lo um pouco, mas logo se tornar fcil se voc praticou honestamente os precedentes oito (8) exerccios. Com apenas 45 minutos de treinamento, de sua primeira hora de prtica, voc j estar escrevendo sentenas curtas desse jeito quase sem hesitao. Depois comece a treinar com palavras de quatro(4) letras; no forme frase compridas no inicio. Apenas curtas como no exemplo. Exemplo::: NUNCA DIGA NUNCA (Sequncia normal)....ACHO QUE SONHEI ( Do fim para o comeo) NIUENHCNAODSIEGUAQNOUHNCCAA claro que voc no pode espaar as letras de acordo com as palavras...mas como isso seria desnecessrio para uma mente como est a sua agora, isso no tem importncia. Voc pode prontamente entender o que est fazendo, sem isso. Dedique pelo menos uma hora por dia prtica desta tarefa. Faa suas sentenas cada vez mais compridas e v tomando palavras mais difceis conforme v progredindo. Voc ver que esta uma tarefa mais duras de nosso treinamento, mas ns lhe asseguramos que tambm uma das mais valiosas. Pela primeira vez, voc est fazendo praticamente todas as clulas do seu crebro trabalharem. Ao concluir esta tarefa, gostaramos de lhe fazer uma nova sugesto. Sugerimos que voc tome os processos mentais envolvidos neste exerccio e deliberadamente aplique-os a algum problema especfico de seus negcios ou de sua casa. No se contente em trazer simplesmente o problema para a mente e esperar que os processos mentais aconteam automaticamente! Faa-os atuar, consciente e deliberadamente. Revire o problema repetidas vezes em sua mente. Contora-o. Examine as suas vrias partes componentes da frente para trz e de trz para a frente. Encaixe uma na outra e veja comoo novo relacionamento as afeta. Faa isto e ver, alm de qualquer dvida ou argumento, que este treinamento vastamente prtico le permitir competir vantajosamente com os assuntos da vida diria! Voc ver que os problemas mais obstinados, de fato, produzem facilmente com esta forma de soluo, que a resposta frequentemente venha para a sua cabea to rpido e facilmente que se sentir envergonhado de no ter pensado numa coisa to simples como esta , antes!!!

62

O Mentalismo Mltiplo realmente um curso que lhe trar o sucesso! A esta altura do seu aprendizado, cremos que no mais precisamos dizer isso, pois voc j deve ter percebido esta fato h vrios captulos atrz. Agora voc j sabe o que significa verdadeira e literalmente a expresso ; MAIS PODER PARA VOC!

EXERCCIO 9 Tarefa 2
Tarefa de acelerao
Para esta tarefa use o seu jornal dirio. Leia e estudo por uns poucos segundos uma das manchetes de seu jornal (Tome uma sentena contendo oito(8) ou nove(9) palavras. Em seguida pegue uma folha de papel e um lpis e embaralhe as letras (ALEATORIAMENTE) em cada uma das palavras conforme v escrevendo a sentena. Procure no esquecer nenhuma letra. Confira todas as letras escritas para ver se no cometeu algum erro. Repita esta tarefa vrias vezes e sempre tomando uma sentena diferente cada vez que a repetir. Pratique at que possa executa-la com facilidade e sem cometer enganos. Exemplo::: Manchete:::CONSTITUINTES VOTAM HOJE O SISTEMA DE GOVERNO. Escreva::: NISETONCITUST TAMOV EHJO O ASTMEIS ED REVOGON. Voc no precisa seguir qualquer regra no embaralhamento das letras nas palavras. Escreva numa forma em que, quando forem lidas do modo costumeiro, no apresentem nenhum significado. Continue praticando com esta tarefa...voc a achar fascinante e interessante.

63

CAPTULO X

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

J
64

O MENTALISMO MLTIPLO COMO UM AUXILIAR NA COMUNICAO VERBAL O Captulo 5 lhe mostrou como muitos homens e mulheres venceram a autoconscincia (tagarelice do hemisfio direito, o raciocnio incessante e ruidoso) atravz do Mentalismo Mltiplo. Suas mentes mltiplas, adquiridas atravz deste treinamento capacitaram-nos a estarem conscientes de s mesmo sem estarem auto-conscientes ou pseudo-conscientes ( com o raciocnio simplesmente). Este o primeiro passo para uma comunicao verbal efetiva. Mas este nosso curso vai um pouco alm disso ao equipar-lhe para falar bem tanto para poucos como para muitos ouvintes. Bem diferente da razo dada acima, o nosso desenvolvimento do crebro lhe d auto-confiana, segurana e o conhecimento inato de que voc pode lidar com a situao assim que fique de p e comece a falar. Isto tem um influncia positivamente firme que torna suas palavras impressivas e convincentes. Alm disso voc verificar que: agora, pode falar mais clara e logicamente como nunca fez antes! Seu crebro est melhor capacitado par por em ordem os fatos e apresent-los na sequncia mais razovel. J no mais necessita expressar audivelmente seus argumentos na ordem em que eles se apresentaram para voc ao planejar o seu discurso ou na qual voc pode originalmente os ter memorizado. Seu treinamento de embaralhar as letras de palavras e as palavras das sentenas possibilitam-lhe agora, facilmente, misturar seus argumentos na ordem em que lhe parea mais efetiva. Se outros oradores lhe precederam e voc deseja rebater aquilo que eles disseram ou enfatizar certos pontos que carecerem de intensidade conforme foram apresentados, sua mente est suficientemente treinada para adaptar este novo material naquilo que voc tinha planejado dizer e para faz-lo de forma coerente e atrativa. As interrupes j no podem mais afast-lo de sua trilha, graas disciplina a que voc submeteu o seu crebro. Se achar necessrio fazer uma pausa, aguardando a palavra exatamente adequada lhe vir mente, voc no ficar embaraado ou agitado por esta hesitao momentnea. Pelo contrrio, a sua calma e deliberao ter um efeito favorvel em seus ouvintes. Eles ficaro impressionados com o seu modo confiante e traquilo. Voc descobrir que capaz de comandar os seus ouvintes como nunca fez antes.

S esta vantagem apenas, desprezando todos os outros tremendos benefcios do Mentalismo Mltiplo, pode significar milhares de dlares a mais no seu bolso.

65

Conforme avance no mundo dos negcios e na rea profissional ou poltica, voc se defrontar com solicitaes cada vez mais frequentes para proferir palestras ou discursos formais ou informais. Sua habilidade para atender a essas solicitaes to pronto como elas surjam pode ser muito vantajoso para voc, gerando boas oportunidades tanto no seu convvio social como na rea de negcios. O auxlio que o Mentalismo Mltiplo pode lhe prestar ao falar em pblico de um valor absolutamente inestimvel.

EXERCCIO 10 Tarefa 1
Voc percebeu que os exerccios esto ficando mais curtos e mais fceis de serem explicados, mas consideravelemnte mais difceis de se fazerem? Isto mostra que voc est se aproximando do clmax e atingindo o pico do poder mental! O exerccio 10 por exemplo, necessita de apenas poucas linhas para ser explicado, mas requer um esforo grande de concentrao e exige que voc tenha dominado completamente os exerccios anteriores. Pegue uma folha de papel em branco e um lpis. Escreva uma palavra de sete (7) ou mais letras corretamente enquanto, ao mesmo tempo, soletra em voz alta uma outra palavra que tenha, de preferncia, o mesmo nmero de letras. Exemplo::: Escreva vagarosamente uma palavra de sete letras como DIREITO ao mesmo tempo em que pronuncia em voz alta cada letra de uma outra palavra de sete letras como FUTEBOL. Tente sincronizar a escrita com a pronuncia vocal. Quando escrever o D fale o F. ...e assim por diante. Pratique esta tarefa utilizando inicialmente palavras de sete(7) letras e depois com palavras mais compridas. Pratique pelo menos uma hora por dia, at que no tenha dificuldade em execut-la.

EXERCCIO 10 Tarefa 2
A seguir passe a treinar com esta outra tarefa: Ao mesmo tempo em que escreve do fim para o comeo uma palavra de seis (6) ou mais letras, soletre ( SINCRONIZADAMENTE) em voz alta, letra por letra, uma outra palavra na sua sequncia rotineira, com o mesmo nmero de letras. Exemplo::: Escreva:: ENOFELET (TELEFONE) Soletre::: EXIGENTE

66

Voc ver que esta segunda tarefa mais difcil do que a primeira...mas persista com sua prtica, pois assim, voc estar dando sua mente um outro treinamento que ainda muito mais valioso.

EXERCCIO 10 Tarefa 3A
Tarefa de agilidade mental

Exemplo::: Abaixo damos uma sentena que traduz um evento muito importante na histria do Brasil. As palavras desta sentena, porm, esto misturadas. Veja com que rapidez voc pode mont-las de modo que formem uma sentena coerente. Para continuar com esta tarefa pea para algum misturar outras sentenas de meneira semelhante. abril de Brasil e de Cabral o vinte em mil descobriu e dois de quinhentos

EXERCCIO 10 Tarefa 3B

As letras maisculas que aparecem na linha abaixo formam os nomes de seis homens famosos, s que esto todas misturadas. Veja com que rapidez voc capaz de desembaralh-las identificando quem so esses homens. Damos aqui uma dica, so:: um ex-jogador de futebol e tricampeo mundial um inventor (j falecido) um banqueiro internacional muito rico um ex-presidente um cantor americano (j falecido) um ex-ministro da fazenda. NESINEMONILOVERIDESGOSSOCENDRILULREIKOFREFSG

67

EXERCCIO 10 Tarefa 3C
As letras embaralhadas na linha abaixo formam os nomes de trs legumes que usamos em nossa comida. Cada legume tem nove(9) letras...Quais so? ANIBARETETLOBRAEGLINREBHACEBE

EXERCCIO 10 Tarefa 3D

As letras maisculas embaralhadas na linha abaixo formamos nomes de quatro minerais muito conhecidos. Cada nome tem apenas duas slabas...Quais so? AREBRORUFROEOCROPTA

EXERCCIO 10 Tarefa 3E

Esta tarefa um pouquinho mais complicada, um bom exerccio de vivacidade para a sua mente. Aqui as letras de duas sentenas foram misturadas. Uma das sentenas diz respeito a um animal domstico de estimao, a outra refere-se ao clima. Ambas so curtas e simples, contendo quatro palavras cada. Veja em quanto tempo pode decifr-las. IOMANTIUTUAMGEMESOCHOPRENVINENHOREV

68

CAPTULO XI

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

K
69

COMO DESENVOLVER A INTUIO...A CENTELHA DE IGNIO DA INTELIGNCIA Conhecemos a intuio sob outro nome: INSPIRAO. Quando dizemos que uma pessoa escreve, fala ou atua como algum que est inspirado, queremos dizer que ela visualizou intuitivamente ( o que instantneo) a coisa certa para fazer e a fez na hora certa. Isto o mesmo que raciocnio rpido? Em seu resultado sim...muito embora a intuio usualmente produza esse resultado muito mais cedo do que faz o raciocnio. Porm apesar de os resultados serem os mesmos, o processo de raciocnio diferente da intuio. mais trabalhoso e incmodo. Vamos supor, por exemplo, que temos um problema consistindo de elementos diferentes, os quais chamaremos de A, B e C. Suponhamos que o elemento A aparentemente no tenha qualquer relao com o elemento C, mas que praticamente idntico ao elemento B. Agora, suponhamos adicionalmente que um exame mais minucioso mostre que o elemento B seja substancialmente o mesmo que o elemento C. O homem de raciocnio manejar isto da seguinte forma; Se A o mesmo que B, e B o mesmo que C, ento A e C devem ser iguais. claro que este um raciocnio muito elementar, mas voc pode ver que ele envolve o deslocamento da mente de A at B e da at C, ento de volta novamente para B e A para comparao e checagem,e, finalmente aps esta verificao de identidade, a mente constri uma ponte sobre o espao de A at C, e a cadeia lgica est completa. trs

Compare este processo com aquele da mente intuitiva, defrontada com o mesmo problema. A intuio captura e comprende A, B e C (todos os trs elementos) simultneamente. No viaja de A at B e da para C e novamente de volta. Em vez disso percebe todos os trs elementos a um s e ao mesmo tempo. Voc poderia dizer que ela os funde numa identidade comum, num lampejo, justamente como um maarico de acetileno funde dois metais num nico sopro. O raciocnio viaja vagarosamente por uma estrada bem sinalizada enquanto que a intuio supenteia por lotes de terra e assim ainda chega ao mesmo lugar de destino muito mais depressa. Esta diferenciao entre o raciocnio e a intuio deixa claro que o Mentalismo Mltiplo definitiva e eficientemente desenvolve seus poderes intuitivos. Seu crebro agora j est treinado para capturar muitos fatores de uma s vez, para compar-los simultneamente e os seus vrios trens de pensamento concorrente, funde-se naturalmente num entendimento completo do problema ou situao como um todo. Um entendimento baseado na evoluo e na sequncia correta dos vrios fatores envolvidos. Ou seja:: O NOSSO TREINAMENTO PRATICADO INCESSANTEMENTE DESENVOLVE A INTUIO. Perceba o que isto pode significar para o seu sucesso e para a sua felicidade e marque com nmeros escritos em vermelho a data em que comeou a estudar os princpios do Mentalismo Mltiplo!!! 70

EXERCCIO 11 Tarefa 1
Escreva num pedao de papel trs(3) palavras quaisquer de cinco letras. Olhe para elas atentamente at que fiquem firmemente gravadas em sua mente. Em seguida ponha o papel onde no possa v-lo. Agora pegue uma nova folha de papel e escreva nela duas das trs escolhidas, com as letras embaralhadas, escrevendo uma delas na sequncia normal e a outra do fim para o comeo...E ENQUANTO FAZ ISSO, SOLETRE, LETRA POR LETRA EM VOZ ALTA A TERCEIRA PALAVRA...VAGAROSAMENTE. Exemplo::: Enquanto escreve CAAZRNRIOC ( CARRO e AZNIC---Cinza ao contrrio) soletre em voz alta letra por letra--- P-O-N-T-A. Apostamos que voc no far isto corretamente nas primeiras cinco tentativas. Mas agora voc tem o poder cerebral para dominar esta habilidade com muito pouco treinamento. Dedique uma hora para a prtica desta tarefa, sempre usando grupos diferentes de palavras a cada exerccio. Se for necessrio pratique mais tempo, at que possa execut-la com perfeio e sem a menor hesitao.

EXERCCIO 11 Tarefa 2
Pratique agora com palavras de seis(6) letras. Exemplo::: Escreva ISNOENRATBE (INERTE, na sequencia correta e BANCOS do fim para o comeo) e soletre vagarosamente e sincronizadamente D-E-N-I-S-E. Pratique com palavras cada vez maiores at que esta habilidade torne-se fcil para voc. Use palavras to longas como CONGLOMERAO e at que possa fazer to rpido quanto com palavras de cinco(5) letras. Para mudar um pouco pratique com palavras desiguais em nmero de letras. Por exemplo, soletre a palavra LICENCIOSIDADE em voz alta enquanto escreve CAIAQUE e DEGREDADO com suas letras embaralhadas. Tente isso com as primeiras palavras que lhe vierem mente e sem se preocupar com o tamanho delas. Permita-nos aqui repetir uma sugeto feita quando terminamos de lhe dar o Exerccio 9. Agora que as clulas de seu crebro acham-se despertadas e realmente treinadas para trbalharem em seu proveito, faa um esforo consciente para usar em sua vida diria os princpios do pensamento cintico que adquiriu com a prtica dos exerccios deste curso. Ponhas-os em prtica onde quer que esteja e seja o que for que esteja fazendo. Com isso ver por s mesmo como a qualidade e a quantidade do seu trabalho melhorar. 71

CAPTULO XII

CURSO DE TREINAMENTO DOS DOIS HEMISFRIOS CEREBRAIS

L
72

FALHAS IGUALMENTE CRTICAS SUAS E MODERNA EDUCAO A


voc sobre dizer lhe para pouco muito com deixa nos final captulo Este. mente sua a que maiores ainda so chances As. (saiba o no j voc que) mesmo quando comum muito mente uma apenas era qual a, nossa a suplantado inclusive tenha j detreminado um sobre consult-lo apropriado mais hoje fosse nos Talvez. treinamento seu o iniciou possamos no j embora muito, Porm. adicionais sugestes e conselhos oferecer-lhe que do assunto gostaramos, mental multiplicidade de superior altura numa estivssemos se como voc a dirigir-nos --todo um como pblico o com para mtuo dever nosso o para ateno sua a pedir de vlido mesmo o e sabe voc e sabemos Ns. particular em futuras geraes as com para e ,desejar a muito deixa educao de sistema atual nosso o que, informada bem pessoa toda para coletoras lixeiras meras em estudantes dos mentes a transforma ele, parte grande. Em , menos pelo so valores cujos, heterogneas informaes de quantidades vastas de este usar como jovens nossos ao ensinar para nada quase ou pouco Faz. Questionveis pode se No. mesmos eles por pensar como, prtica na utiliz-lo como, conhecimento ,pois memria da treinamento de adequado trabalho um faa ele que dizer inclusive ,recordao da poder o desenvolver de sentido no dado passo nenhum, sabemos onde at atual ao feitas crticas As. Incidentalmente exceto, 6 Captulo no discutido temos qual o nas ensinadas so que clssicas matrias as desacreditarem em rpidas so educacional sistema tal uma difamaram Elas. grau 2 de escolas algumas em e Faculdades nas, Universidades .inteis coisas de amontoadocomo aprendizagem inflexes as e declinaes as aprender que ver em falham elas, cegueira sua em, Porm muito fazem, gregos irregulares verbos dos complexidades as dominar e latinas palavras das , fazer poderam simples mais matrias as que do indivduo do mente pela mais deve No. prtica mais aplicao uma ter possam simples mais matrias estas embora muito agora toda matria fora jogar de ponto ao seriamente to crticas estas tomar iramos matria cada examinssemos que sbio mais sera; escolares currculos dos maioria na includa para como assim mente da treinamento o para valor seu o considerando, soslaio de de judiciosa avaliao Uma. Criativo embasamento como ou memria na acmulo o ser deveram quais e mantidas ser deveram quais indicara matrias dessas uma cada sua em estudante o para teis mais fossem que, convenientes mais outras por substitudas .apresenta nos se ele conforme, mundo o contra luta --CEREBRAL TREINAMENTO de curso fenomenal esse concluir de acaba que, voc definitivamente instrues de srie nica a mundo o todo em gneroseu de nico o ns, voc, humano crebro pelo coisas das percepo de poder o alargar para projetada ou inteiramente to compreende agora Voc. disso nada mais ter necessita no, asseguramos lhe que permita-nos, Mas. fazer de capazes somos que do completamente mais mesmo sistema ao respeito dizem que assuntos nos ativa parte uma tomar para anime-lhe . nacional nvel a mesmo ou, Estado seu do como assim localidade sua de educacional venha que forma de, cabeas boas de carente to rea nesta frente a para Impulsione-se nas esto hoje que) jovens de milhes aos ajudar permita lhe que posio uma ocupar a est no, infelizmente, que mas devido direito por lhes que o obterem a ( escolas . presente educacional sistema senil e enferrujado nosso pelo dado sendo lhes disciplina da e expanso da definidas VANTAGENS vrias as, agora, conhece Voc disponvel tambm treinamento equivalente um tornar procure isso Por. mental de gostaramos, partamos que antes E. estudantil juventude nossa a para mais nossos os deixar lhe de e curso deste concluso pela parabns nossos os trasmitir-lhe . embarque que jornadas as todas em pessoal sucesso seu o para desejos sinceros e fervorosos ! prosperamente e longa viva voc Que Gomes Jairto Prof.

73

S-ar putea să vă placă și