Sunteți pe pagina 1din 39

1

Por que o cristianismo?


Por Ivani de Araujo Medina

Desde o sculo dezenove as pesquisa sobre a origem do cristianismo ganharam corpo, especialmente na Alemanha com os jovens hegelianos, alunos do filsofo Hegel, entre os quais dois nomes em especial obtiveram notoriedade: Karl Marx e Friedrich Engels. O primeiro foi fundador da doutrina do socialismo cientfico e o segundo o seu principal colaborador. Porm havia um terceiro personagem chamado Bruno Bauer, filsofo, historiador e telogo alemo que foi amigo dos dois. A honestidade intelectual deste telogo levou-o a concluses estarrecedoras na poca. Estudando profundamente o Novo testamento, Bauer concluiu que o cristianismo surgiu mesmo no segundo sculo; no provinha diretamente do judasmo; Jesus Cristo era um mito; o contedo do NT era mais grego do que judeu e, portanto, a verso oficial do cristianismo palestino era uma histria inventada. No sculo vinte historiadores marxistas da antiga Unio das Repblicas Socialistas Soviticas se debruaram sobre o assunto. No entanto, o desejo de Engels de identificar de alguma maneira o nascente socialismo cientfico com um cristianismo supostamente oriundo das classes sofredoras, influenciou ideologicamente aqueles historiadores. Eles criticavam outros que pensavam diferente, isto , que tendiam s concluses de Bauer e consideravam o cristianismo como procedente das classes altas e no como uma reao do povo escravo.
O acadmico Viper publicou aps a guerra dois livros; O Nascimento da literatura Crist, em 1946, e Roma e o cristianismo primitivo, em 1956. [...] No segundo, R. Viper, desenvolvendo idias de Bruno Bauer sobre a estreita ligao entre o cristianismo e a ideologia do antigo mundo grego-romano e partindo da data da composio de alguns escritos cristos que ele mesmo, considera estes ltimos condicionados ideologia e ao estado de esprito dos meios dominantes no Imprio Romano, que conhecemos atravs das obras dos escritores latinos e gregos da Antiguidade. [...] Este historiador no aceita a idia de que o cristianismo nos seus comeos fosse a religio dos oprimidos; considera que ele refletia, desde o nascimento, os
1

2 interesses das classes possuidoras, sem poder explicar de que maneira a ideologia crist pode aparecer de repente, quase que inteiramente elaborada. (LENTSMAN, 1963, p. 28 e 29)

Em resposta a Lentsman, eu diria que havia um volume de insatisfaes particulares e antigas a que viria desembocar no cristianismo. Os sistemas de ataque e defesa so preparados antes. Por isso, aparentemente, a ideologia crist surgiu, na histria que contam dela, quase que inteiramente elaborada, como diz o historiador. Aqui no Brasil permanecemos um longo tempo sem acesso aos autores soviticos porque eram considerados subversivos. Algumas dessas obras foram traduzidas para o francs e depois para o portugus e publicadas em Portugal. A contingncia de uma circulao clandestina no meio acadmico deixou o assunto fechado ou restrito a um grupo ideolgico. Certa vez, conversando com uma vizinha de poltrona durante uma viagem, me declarei ateu. Ela olhou-me do alto da sua sabedoria com as sombra celhas crispadas e desferiu: eu tambm j fui marxista! Foi difcil esconder meu sorriso de sarcasmo. Eu nunca fui marxista ou outra coisa que seja, jamais permiti que pensassem por mim. Admito simpatias, nunca converses, para mim, claro. o meu temperamento. Minhas pesquisas j haviam se iniciado na ocasio, mas resolvi mudar de assunto. Nem me lembro como aquela conversa comeou. Congratulo-me com o bom trabalho dos historiadores soviticos que em muito ultrapassaram, neste sentido, os historiadores do mundo capitalista. Todavia, dou-me ao luxo de observar de camarote as posturas ideolgicas por no abrir mo da minha admirao pela histria, porque ideologia alguma vale o que ela representa. Quando a gente sabe o que procura, os livros acabam contando.

[...] Apresentando o balano das pesquisas procedidas nesse domnio pelos sbios soviticos, e propondo a ttulo preliminar novas solues, Covalev sustenta que a questo da realidade histrica de Jesus no deve de modo algum figurar no primeiro plano da historiografia do cristianismo, e apela que todos os esforos sejam orientados em funo do esclarecimento das causas materiais, sociais e econmicas da apario da religio crist. [...] (LENTSMAN, p. 29)

Marx

Engels

Bauer

Concordo com S. Covalev (nome relevante da historiografia sovitica), alm do que a questo do Jesus histrico, para muitos de ns, j est resolvida. Alis, h muito, Bruno Bauer havia colocado uma p de cal sobre este Jesus. Infelizmente, as concluses deste telogo incomum acabaram esquecidas pelo antagonismo das duas correntes ideolgicas: a proletria marxista e a capitalista crist. evidente que o cristianismo no surgiu de motivaes filosficas ou religiosas, a economia quem manda no mundo. Outros fatores agregados ou decorrentes dela precisam ser iluminados adequadamente. Portanto, me propus averiguar esses fatores que trouxeram o cristianismo ao mundo real. Devo dizer que a minha percepo da realidade me aproximou intuitivamente mais das concluses de Bauer do que das concluses de Engels, mesmo antes de tomar conhecimento da existncia dele. Ficou-me parecendo que a lenda crist acabou ganhando sobrevida involuntariamente com o marxismo, que viu nesta lenda uma oportuna, mas enganosa, referncia histrica.

As muitas faces da histria

Seria timo que a histria estivesse isenta de manipulaes e interesses ocultos, mas infelizmente no est. Desde o sculo quatro a histria vem sendo pressionada para testemunhar o que ela nunca viu - o advento de Jesus de Nazar com a sua filosofia de salvao.

A humanidade teria ento uma histria comum e uma direo nica: a vitria romana e a salvao crist. A histria da salvao romano-crist rene tempo e eternidade, histria e Cristo. Foi uma idia absolutamente nova, que nem os judeus haviam chegado a formular, obcecados com a idia de um povo eleito. [...] Os eventos histricos eram manifestao de Deus, cuja vontade devia ser decifrada. O destino das naes, as lutas polticas se submetiam vontade divina. Essa idia nova criou uma histria nova a histria universal. (REIS, 2003, p. 19)

A vitria do cristianismo continua sendo absurdamente tratada como um mistrio, at para respaldar a pretenso sobrenatural, e muitos historiadores aceitam isso. Aqui vo alguns exemplos nos quais o favorecimento ideolgico pretende intimidar os mais ingnuos e menos experimentados no assunto.
1. E eu prprio, numa polmica contra um desses amadores que contestam, com uma certa facilidade, a existncia de Jesus, me tinha proposto demonstrar que Descartes era tambm um mito todo ele criado pelos jesutas de La Flche, preocupados em fazer reclamo do seu colgio. (MARROU, s/d, 2a edio, p. 124) 2. Como o dedicado rei mrtir espartano Agis, e o aristocrata mrtir romano Tibrio Graco, Jesus dedicara sua vida ao povo sem recorrer fora, nem mesmo para sua autodefesa. Mas ao contrrio desses dois grandes espritos representativos da ascendncia helnica, Jesus era

5 filho do proletariado filho de um carpinteiro da aldeia do distrito da Galilia, na Celessria e seu povo era a humanidade toda. (TOYNBEE, 1983, p. 200) 3. O principal alicerce da nova cultura foi a religio crist, cujo fundador, Jesus de Nazar, nasceu numa cidadezinha da Judia por volta do comeo da era crist e foi executado cerca de trinta anos depois, no reinado de Tibrio [...] Enquanto grande parte das outras religies giravam em torno de figuras imaginrias, criaturas de lendas grotescas, o cristianismo possua como fundador um indivduo histrico, de personalidade bem definida. (BURNS, 1979, 1 volume, p. 256 e 259) 4. Jesus, cuja religio deveria revolucionar o mundo, viveu ignorado de quase todos os seus contemporneos. A sua histria apenas conhecida atravs da segunda parte da Bblia, o Novo Testamento, isto , a Nova Aliana; nele se encontram, em particular, quatro narraes da vida de Jesus, chamadas Evangelhos: segundo So Mateus, So Marcos, So Lucas e So Joo. (ALBA, 1964, p.186) 5. [...] Contudo, h poucos historiadores modernos que discordam da afirmao de que Jesus de fato existiu. Histrias que foram escritas aps a morte de Jesus (como as do historiador judeu Flvio Josefo, e dos historiadores romanos Tcito e Suetnio) contm breves comentrios sobre ele. Jesus no um personagem de fico. (GAARDER; HELLERN; NOTAKER, 2000, p. 153 e 154)

Como outros colegas j se dedicaram a demonstrar a falsidade destas afirmaes, me satisfao em dizer que o Jesus narrado pelos evangelhos no poderia ser apagado to completamente da memria afetiva do prprio povo. Isto no existe! Enganar possvel pela repetio no ensino, pela eliminao de documentos etc., mas impossvel se eliminar as evidncias histricas completamente. Os textos destes mesmos historiadores esto repletos de informaes que facultaram e facultam outro entendimento. A mentira uma anomalia para a psique humana, tanto que possibilitou a inveno do polgrafo, o popular detector de mentiras. A luta interior no permite a perfeio no ato de se enganar com totalidade, do mesmo modo que as lembranas populares do Jesus histrico no poderiam ser apagadas pelos judeus contrrios. Eles no teriam o poder de entrar de casa em casa numa vasta regio, fazer busca e apreenso de escritos relacionados, proibirem as pessoas de se lembrarem dele e manifestarem tais recordaes, e, principalmente, manter uma fiscalizao eficiente para que as ordens fossem cumpridas. Que segredo escapou da lngua do povo? ridculo demais. O ntimo das pessoas estremece quando elas tentam enganar a si mesmas. Observe, por exemplo, que um debatedor ou interlocutor crente nunca se sente vontade no debate histrico, logo apela para a filosofia ou desiste mesmo. A prpria histria a maior prova disso.

Em reao a uma interpretao demasiado bvia e ingenuamente histrica da Sagrada Escritura, preferiu-se um outro conceito da Bblia que equivale a uma espcie de emigrao para dentro, isto , uma aplicao da Bblia prpria pessoa, f intima do homem. Depois que se difundiu por toda parte o ceticismo histrico, baseado nas concluses

6 do mtodo histrico-formal, fechou-se por completo a porta de acesso ao Jesus histrico e pspascal. [...] Gerhard Ebeling v precisamente na continuidade o articulus stantis et cadentis Ecclesiae, isto , o artigo do qual depende a Igreja ou sem o qual ela desaparece, quando diz: Se Jesus no existiu ou se a f nEle fosse um equivoco dos que acreditaram no Jesus histrico, destruir-se-ia toda a base da f crist. (LPPLE, 1973, p. 13 e 14) Professor Alfred Lplle, padre catlico, intelectual alemo e amigo do papa Bento XVI.

Alis, como j havia advertido os futuros historiadores, um dos mais respeitados especialistas no assunto e um cristo ardoroso, ilustrssimo professor Henri Irne Marrou (1904-1977), da Sorbonne: O historiador no avana sozinho ao encontro do passado. Aborda-o como representante do seu grupo. (MARROU, s/d, 2a edio, p. 256) Porm, quem no pertence a grupo religioso algum, no tem com o que se preocupar. bom dizer que no meio destes historiadores existem telogos travestidos e telogos que se licenciaram em histria, pois teologia no cincia. No entanto, a totalidade dos renomados historiadores ocidentais era mesmo crist e j percebemos o porqu. Uma realidade que para a sorte da boa informao aos poucos est mudando.

A verdade histrica a mais ideolgica de todas as verdades cientficas [...] Os termos de subjetivo e de objetivo j no significam nada de preciso desde o triunfo da conscincia aberta [...]. A verdade histrica no uma verdade subjetiva, mas sim uma verdade ideolgica, ligada a um conhecimento partidrio. (ARON cit. por Marrou, s/ data, p. 269)

Raymond Aron (1905-1983), importante socilogo francs de origem judaica, estava coberto de razo quando afirmou isso. Os gregos so considerados os pais da histria e quem j teve a oportunidade de ler alguns dos seus antigos historiadores pode bem entender. Houve um momento em que a histria serviu mais como instrumento de consagrao ao prprio povo, dos seus heris e dos seus grandes feitos. Os historiadores
helensticos no se embaraavam com escrpulos: havia entre eles perigosos retricos e amantes do falso pattico, que tambm causaram vtimas em Roma. (AYMARD; AUBOYER, 1974, Tomo II, 1 volume, p. 239) A funo propagandstica domstica era uma prtica

antiga e nada havia de imoral nela. Moral significa costume um dos costumes daquela poca era esse, entre muitos. Vale lembrar que as conquistas de Alexandre mudaram os mais antigos e austeros costumes helnicos. Apesar do discutido Herdoto, Tucdides (460-400 a.e.c), por exemplo, foi impecvel em Guerra do Peloponeso, da qual participou. O historiador judeu Flavio Josefo, que igualmente participou da guerra que narra, nem sequer faz sombra ao brilhantismo deste consagrado historiador grego.

Estudar o passado atribuio especial da histria, que parte literatura e parte cincia; no preciso dizer que os historiadores dessa poca interessavam-se vivamente pelo passado, imediato ou remoto, dos prprios gregos e

dos chamados brbaros; tambm no ignoravam a histria da sua prpria poca. Inmeros autores, alguns dos quais participaram dos incidentes que descreveram, redigiram a histria do reino de Alexandre. As monarquias helensticas e as cidades gregas, individualmente, tambm tiveram seus historigrafos. [...] os livros entraram nas casas particulares e nas famlias, o que promoveu o comrcio de livros e lanou os alicerces para os empreendimentos editoriais. A ubiqidade dos livros na vida dos gregos helensticos claramente provada pelas descobertas de livros ou folhas esparsas nas casas particulares e nos tmulos dos gregos que nas cidades ou mesmo nas aldeias do Egito. (ROSTOVTZEFF,
1977, p. 295)

O perodo helenstico se inicia com as conquistas alexandrinas (sculo IV) e se encerra, segundo a histria oficial, com o domnio romano (sculo II a.e.c.). Digo isto porque, para mim, o cristianismo a vitria parcial do ideal universal helenstico. Segundo Plutarco (46-119), historiador grego do perodo romano que viveu em Roma, era vontade de Alexandre tornar a terra habitvel sujeita mesma razo e todos os homens cidados do mesmo governo. Uma nica lei e um nico governo para o mundo. Segundo Toynbee, houve uma disputa entre as religies do perodo helenstico para ver qual seria a religio oficial desse novo mundo, na qual a religio persa de Ahra-Mazda despontava como forte candidata.

Na confrontao da Grcia com o Oriente, provocada pela conquista de Alexandre, difcil medir o que o Oriente forneceu civilizao helenstica, por assim dizer, nada na literatura e na cincia, um pouco mais na arte e na filosofia, e quase tudo na religio. (LVQUE, 1967, p.160).

Era este o propsito do ideal universal helenstico, unificar tudo. A concluso que a despeito da antiga seriedade helnica, plantar histrias no passado tornou-se algo trivial no perodo helenstico com reflexos no perodo sob o domnio romano, no qual se situa o cristianismo. Desde o final do ltimo sculo, aqueles gregos escravizados e em desgraa em Roma, ainda se nutriam do orgulho e das lembranas de um distante e glorioso passado, enquanto experimentavam aquilo que sempre submeteram a outros. Em momento algum da histria os gregos abriram mo do servio dos escravos. Claro que no existiu uma diviso to marcante e generalizada de estilos na literatura histrica grega, entretanto, um ambiente literrio impressionista existiu nos primeiros sculos da era comum, alimentado pela influncia religiosa oriental e a necessidade de escapismo. Procurava-se um efeito dramtico capaz de comover o leitor nessa literatura impressionista. Havia o interesse de se infundir conceitos filosfico-religiosos para sensibilizar o tradicionalismo romano e estimular um sentimento de congregao entre

os prprios escravos. O antigo individualismo grego de nada os servia naquela humilhante situao, pelo contrrio. Precisavam mais do que nunca caminhar no sentido oposto. A legislao romana que regulava os escravos ainda guardava certa dureza da poca da repblica. Se um escravo assassinasse o seu senhor, todos os servidores da casa deveriam ser executados juntos, devida a uma pressuposta cumplicidade. Entendase que muitos senhores abastados de Roma possuam centenas de escravos, entre homens, mulheres, idosos e crianas. Aqueles escravos anatolianos em risco haviam sido senhores de escravos na terra natal. L, haviam deixado parentes e amigos solidrios com a dor que os dilacerava.

A eloqncia agonizava em favor da retrica, que reduzia a receitas tericas, artificialmente aplicadas a temas fictcios, o que fora constitudo por pesquisas e achados de uma arte a servio das convices apaixonadas. [...] Tal era o inevitvel preo da generalizao de uma cultura mdia, ministrada pelo ensino e mal armada contra os efeitos brilhantes e fictcios, aptos a comover e seduzir. A partir do sculo III surgiria a eloqncia asitica, uma vez cheia de nfase, outras segmentada, sempre artificial, seguindo o ritmo montono da escanso das clusulas mtricas. Voltou mais tarde, na poca do Imprio, imitao dos grandes modelos clssicos. Mas conquistara antes a admirao dos romanos [...] Efetivamente, quase um romance a obra de Evmero, que imaginava uma regio fabulosa onde se manifestara a lembrana da vida humana e real dos deuses gregos. Quase romances, tambm, so estas Maravilhas incrveis que transportaram o leitor para uma regio em que as palavras gelam no inverno, ou os Hiperbreos ou os Egipcacos, todas obras mal conhecidas, de autores de segunda ordem, cujos ttulos bastam para nos fornecer uma idia da tendncia dominante. Desprovidas talvez de intriga romanesca, desambientavam o leitor, mesclando fico realidade; especulavam sobre seu cansao cotidiano e sobre seu desejo de evaso. (AYMARD; AUBOYER, Tomo I, segundo livro, 1958, p. 341 e 342)

Foi nesse ambiente literrio que foram escritos os evangelhos como se livros histricos fossem. Certamente a histria de Jesus de Nazar foi plantada antes da guerra romano-judaica de 66-70/3, porque no final do conflito Jerusalm foi destruda e incendiada. Sendo assim, ficaria difcil se afirmar ou negar a sua existncia. Fosse eu seu criador teria o cuidado de afastar o ministrio de Jesus em algumas dcadas do conflito (como foi feito) porque toda aquela regio, incluindo a Sria, esteve convulsionada e alguma notcia sobre Jesus, caso ele tivesse existido proximamente, deveria ter aparecido. Trs dcadas dariam uma boa margem de segurana para se inventar desculpas. Como o historiador judeu Flvio Josefo no fez qualquer meno a Jesus, elas foram providenciadas posteriormente com interpolaes no texto original. Quem fez pensou que estava ajudando, mas o efeito foi contrrio.

Em Repblica, Plato, no seu governo idealizado, ofereceu sem imaginar um princpio orientador para um novo conceito religioso de governo e de histria; conceito que foi oportunamente posto em prtica pelos gregos modernos. O neo-platonismo foi o grande inspirador dos alicerces do cristianismo, com Flon de Alexandria, segundo

Bauer. Para um governo universal s mesmo uma histria universal: o governo tem o
direito de mentir se o interesse pblico assim o exigir. Em particular, inculcar a mentira real que apresenta este admirvel mundo novo como uma ddiva divina. Em duas geraes, isto passaria a ser acreditado sem protestos, pelo menos pela plebe . S que o interesse no

era pblico, mas impublicvel. Muito mais do que duas geraes se passaram e at hoje a mentira real balana na corda bamba e muitos j pularam dela quando caram em si.

Estudando, do ponto de vista da cincia histrica, o alcance de modificaes polticas e culturais que o Cristianismo ocasionou, certo que o historiador moderno pode, a rigor, reconhecer como legtima esta afirmao: O surgimento de Jesus de Nazar deve ser considerado como uma curva decisiva da Histria. Ora, a afirmao teolgica que est na base do sistema cronolgico cristo ultrapassa de muito a constatao segundo a qual o Cristianismo trouxe mudanas histricas considerveis. O que vai mais alm, que a Teologia afirma que a Histria, em seu conjunto, deve ser compreendida e julgada a partir desse acontecimento central. Constitui ele o sentido ltimo e o critrio de toda a Histria, tanto a que precedeu como a que segue. Esta pretenso histrica levantada em favor de curta atividade de um profeta galileu, que terminou supliciado sob um governador romano, est em flagrante contradio com o princpio mesmo da Histria, segundo a concebe o historiador moderno. O cristianismo primitivo interessa-se realmente por uma srie de eventos de uma natureza toda especial, sobrenatural, anteriores e posteriores ao ano 1 e que forma a histria bblica. Este todo orgnico, relacionado com o referido acontecimento central, recebe dele seu sentido e, por extenso, o sentido de toda Histria iluminado por ele. Os primeiros cristos pretendem lanar um julgamento sem apelo sobre os dados da histria geral e sobre a totalidade dos acontecimentos do presente. A histria profana deixa pois de ser, para os cristos, profana. Assim vemos que o problema da histria bblica apresenta-se como um problema teolgico. De fato, esta histria s adquire sentido ao aproximar, interpretar e ligar os acontecimentos realidade histria de Jesus, quando Jesus de Nazar, realidade central da Histria, reconhecido como a revelao absoluta de Deus aos homens. Sem este ato de f, no somente no se pode dar valor normativo histria bblica, mas esta ltima deve parecer necessariamente destituda de sentido. Inversamente mediante este ato de f, no pode haver norma fora da histria bblica, designada desde ento como histria da revelao e da salvao. sobre este ponto que aparece a relao estreita que existe entre a revelao crist e a Histria; aqui que reside, em ltima anlise, o carter escandaloso que a concepo do tempo e da histria do cristianismo primitivo assume no somente para o historiador, mas para todo pensamento moderno, incluso o pensamento teolgico. Deus revela-se de um modo todo especial no seio de uma histria estritamente limitada, mas contnua, e nela opera, de um modo definitivo, a salvao. O pensador profano julga a Histria em nome de um princpio, de uma idia filosfica, fora da histria. O pensador cristo o faz em nome de um acontecimento particular, especfico, Jesus. A norma de julgamento da Histria tambm histrica.

Parte da sntese de parte do livro de Oscar Cullmann, Christ et le Temps (De la chaux e Niestl S.A., Paris) sntese esta feita pelo Rev. Claude Labrunie. Oscar Cullmann (1902-1999), telogo alemo de tradio luterana.

10

Soldado grego

A astcia da impotncia

Um homem pequeno e muito magro pode vencer outro muito alto e muito forte? Numa luta corporal no, mas pela astcia sim. Alexandre Magno era de pequena estatura e seus exrcitos inferiores em nmero aos exrcitos persas. De longa data os gregos enfrentavam seus adversrios orientais com inferioridade numrica e quase sempre os venciam. Claro que estou usando este subttulo no sentido figurado e logo voc vai entender o porqu. Em continuidade ao projeto do pai, Filipe II, Alexandre, conseguiu dar um ponto final a ameaa militar e cultural do Imprio Persa. Com isso, acabou revolucionando o antigo e austero modo de vida do perodo clssico. Oportunidades inimaginveis surgiram na administrao e no comrcio dos pases conquistados. No Egito, por exemplo, aos nativos sobravam funes que os gregos rejeitavam, e foi assim que a sua cultura ganhou o mundo e consolidou posies por mrito prprio. Com a consumao da queda do Imprio Persa, em 325, depois que uma espantosa quantidade de riqueza acumulada naquele tesouro foi transformada em moeda corrente, a cultura grega nunca mais seria a mesma de quando viviam com simplicidade pelo aprimoramento humano, pelas artes, pelo bem-estar comum, pela administrao pblica e pela guerra.
Obedecendo sua natureza especifica, a cidade-estado criava a vida social prpria. O governo podia passar da mo de um s homem para as mos de vrios, mas quando as condies eram fundamentalmente simples e homogenias as diferenas entre os modos de

11 vida e entre os modos de ver provvel que tenham sido mais em quantidade do que em qualidade, consoante a extenso e o poder das classes mais abastadas. Nenhuma cidade abrigava monarcas divinizados num isolamento misterioso nem mantinha sacerdotes cheios de privilgios numa casta abastada. A maior parte dos homens tinha interesses e objetivos comuns. [...] Estes homens tinham tendncia para se comportarem uns para com os outros como iguais, porque todos tinham interesses e passados idnticos e, apesar da diferena de nvel de vida, viviam duma maneira muito semelhante. Criados sempre em contato com recproco e conhecendo as fraquezas e as manias dos vizinhos, desenvolviam muito a lealdade nas suas relaes sociais. (BOWRA, 1977, p. 23)

O surgimento de uma burguesia rica, culta, influenciada pelo requinte e pelo luxo da administrao persa e profundamente sugestionada com a troca de conhecimento com o Oriente, mudaria o antigo modo de vida deles. O Imprio Persa era a mais bem organizada, a mais populosa, a mais rica e conciliada estrutura poltica jamais erigida, compreendia a Prsia territorial, a sia Central, a sia Menor, a Mesopotmia, a Sria, a Palestina e o Egito. Nesse imprio luxuosssimo um cerimonial severo aterrorizava os sditos e tornava religioso o acatamento do rei. O seu domnio era quase sobrenatural. Na sala de audincias, a apadana, um quadrado de 43,50m de lado, teto construdo de toras de cedro sustentado por colunas de 1,60m de dimetro e 20,00m de altura, tudo ricamente trabalhado e decorado com muitas cores, o rei tomava assento no seu maravilhoso trono com o brilho e a distncia dos simples mortais como aquela representao exigia. Dessa maneira recebia os strapas (a administrao persa era dividida em satrapias onde esses vice-reis dispunham igualmente de cortes luxuosas) vestidos com seus elegantssimos trajes regionais, que se prostravam diante do trono antes da prestao de contas. O poder econmico impressiona, corrompe e destri qualquer modelo de sociedade. Algo semelhante aconteceria dos gregos para os romanos. Escavaes arqueolgicas descobriram, principalmente na sia Menor, nas cidades de Mileto, Priene e Delos, inmeras residncias que se destacavam do tipo simples de moradia do perodo clssico. Ainda que as habitaes modestas predominassem, ao lado delas a casa helenstica se sobressaa como um novo estilo de vida de uma burguesia desejosa de bem-estar, conforto e luxo, dispondo de meios para alegrar sua existncia cotidiana (AYMARD; AUBOYER. 1958, tomo I, 2 livro, p. 302). s uma constatao histrica, eu tambm gosto de uma vida boa.

Rei por vontade divina, mandatrio dos deuses de todos seus sditos, Dario I s era responsvel perante eles. Retomou dos faras do Egito e dos reis da Babilnia a noo do poder monrquico identificado com a justia. Apresentou-se como defensor dos fracos, representante da ordem e guardio dos bens.

12

Associou todos os povos do imprio ao seu governo e sua administrao. O babilnio e o aramaico se tornaram, ao lado do iraniano, as lnguas oficiais do imprio. Em todas as satrapias do reino, os atos reais foram bilnges, redigidos ao mesmo tempo na lngua do pas e num dos idiomas oficias. O iraniano, que no se escrevia, foi adaptado pelos escribas babilnios da chancelaria escrita cuneiforme. Criaram-se escolas de escribas nas trs capitais, Susa, Babilnia e Ecbtana, e na sede do governo de cada uma das vinte e duas satrapias, em que se dividiu administrativamente. Em cada uma das satrapias se instalaram um strapa, um chanceler encarregado de dirigir a polcia e um general comandante do exrcito; os trs independiam um dos outros e dependiam diretamente do rei. Agentes reais itinerantes eram incumbidos de controlar-lhes a gesto. (PIRENNE, p. 51)

O expansionismo militar grego alargou as fronteiras trazendo consigo a prpria cultura sem que alguma resistncia cultural altura os contivesse. Existiu uma Sria, um Egito, uma Babilnia, uma ndia grega e uma Prsia grega. A rainha Clepatra, cujo romance com o romano Jlio Csar ajudaria a mudar o mundo, era de origem grega e no egpcia. O sonho dela era transformar Cesrio, fruto desse romance, no futuro Alexandre que governaria um mundo novo, com o apoio de romanos e egpcios. As conquistas alexandrinas propiciaram aos gregos um orgulho que eles ainda no haviam experimentado: ver a prpria cultura mais vitoriosa ainda do que os prprios exrcitos, vitoriosa sobre o mundo conhecido. A vitria do aprimoramento da mente indo alm da vitria da estratgia, da coragem e da fora do corpo. A vocao universalista da cultura helnica, que absorvia sem dificuldades o estrangeiro aclimatado, encontrou no perodo helenstico a possibilidade de expandir o ideal educacional da polis (cidade-estado) para o oikoumen (as terras habitadas, origem do termo ecumnico). No sem motivos, os gregos sentiram-se capacitados a liderar o progresso existencial da Humanidade. Todavia, grandes transformaes se impunham nesse caminho. Um aspecto contrastante entre a cultura dos gregos e a dos seus contemporneos e eternos adversrios persas se manifesta na atitude perante a lei. A autoridade do governante asitico se apoiava em leis consideradas divinas, entretanto os gregos sabiam que as leis eram feitas pelos homens e para os homens. Se uma lei estivesse em desacordo com a poca, podia ser mudada por interesse e consenso comuns. No entanto, o verso dessa moeda era que diferentes cidades possuam diferentes leis, e no existia um rbitro entre essas cidades que pudesse resolver legalmente e pacificamente as disputas. No havia uma constituio que garantisse a estabilidade nacional nem um mecanismo para que fosse cumprida (RUSSEL, 1998, p. 54). Esse individualismo foi o grande entrave unidade nacional dos Estados gregos, que facilitou sobremaneira os planos embrionrios de unificao de Filipe II como o campeo do pan-helenismo. O modelo de governo persa impressionou ainda mais a Alexandre pela fora do poder religioso, pois, reza a lenda que a sua me, Olmpia, para aborrecer o marido, Filipe II, dizia criana que seu pai verdadeiro era Zeus. Dizem que o rapaz cresceu acreditando nisso.

13

A comparao entre o perodo clssico, o perodo helenstico e o perodo sob o domnio romano deixa pistas interessantes quanto transformao gradativa na maneira de pensar e agir dos gregos ao longo da histria. Existem comparaes absolutamente inadequadas quando se referem ao pensamento grego sem situar o perodo. Geralmente, se toma o perodo clssico como exemplo na formulao de teorias que se aplicam a um perodo ou aes de gregos diferentes. Uma camuflagem parte indesejvel da histria para que nessa noite do conhecimento todos os gregos sejam pardos. Os atenienses eram diferentes dos gregos asiticos e resistiram s transformaes. O macednio Alexandre deixou seus amigos inconformados com a sua capitulao moda persa. Nem todo helenstico era grego e nem todo grego helenstico. Grosso modo, Atenas representava o conservadorismo helnico e as monarquias helensticas o helenismo moderno. O historiador alemo Droysen, ao referir-se cultura desenvolvida nas regies conquistadas por Alexandre qualificou-as de helensticas, para distingui-las da cultura original, ou helnica. A propsito, helenos era como os gregos se chamavam. Gregos, chamavam-nos os romanos.

Quando se compara a moral grega com a crist verifica-se que h uma diferena radical entre ambas, mas que podem consagrar-se numa obra de plena realizao humana. A moral grega baseia-se na noo de prpon, ou seja, um homem para ser um homem, e, portanto para viver como ser racional, tem o dever para consigo mesmo de ser belo aos prprios olhos e aos olhos dos outros, isto , deve procurar alcanar um alto nvel de vida moral que constitui a beleza por excelncia. A moral crist baseia-se na noo de pecado, de ofensa ou falta contra Deus e que por Ele punida, de modo que o temor de Deus, o temor do seu juzo e da sua punio, constitui a mola primordial dessa moral. Ora, podem conciliar-se perfeitamente os dois ideais, de forma que o objetivo natural e humano enaltecido pelos gregos seja coroado pela meta sobrenatural e pelo critrio evanglico da moral crist. (NUNES, p. 22)

Tudo isso para no dizer que a moral crist tambm era grega. Constituda de elementos que faziam parte do volumoso acervo das antigas experincias helnicas, a dita moral crist se distanciava da moral do perodo clssico apenas pelas implicaes do tempo e dos rumos da histria. Os gregos acumulavam conhecimentos que compunham o acervo moral da humanidade. A biblioteca de Alexandria foi o maior exemplo dessa vocao deles para a cincia, no sentido amplo do termo.

14

Xerxes

Durante o perodo clssico, depois que as tentativas de Dario I (521-486) e do seu sucessor Xerxes (486-465) falharam na inteno de estender o Imprio Persa at a Grcia continental, as relaes entre persas e gregos conheceram um perodo amistoso. A influncia persa sobre a poltica grega foi to grande, que parecia serem os persas eram os vencedores. Muitos gregos sentiram-se atrados pelas oportunidades de emprego naquele rico e fascinante imprio. No foi pequeno o nmero de gregos que se engajaram no servio militar e diplomtico do Imprio Persa. Os gregos absorviam com facilidade conhecimentos novos por causa desse esprito aventureiro. Serviram de mercenrios no Egito e absorveram muito de l. A grega cidade de Tebas, que ousou testar o pulso de Alexandre, recebeu este nome da Tebas egpcia. Acumular experincias e conhecimentos era um hbito deles que se aprofundava por intermdio da tradio marinheira, papel importante nas suas colonizaes. Vamos velejar um pouco.

Nos sculos VII e VI os gregos anatolianos no mostraram o mnimo constrangimento em aprender novos e mais requintados costumes com os seus vizinhos ldios. Nessa poca, o papel principal da vida civilizada era desempenhado pelos gregos da sia Menor. As tradies do Imprio Hitita haviam sobrevivido nos reinos da Frgia, Ldia e Lcia, dos quais a Ldia estava mais prxima dos gregos. Foram os ldios os principais civilizadores dos helenos (ROSTOVTZEFF, 1977, p. 134, 135, 136). Foi na sia Menor, onde estavam em constante contato com o Oriente, que os gregos encontraram o caminho do progresso, remodelando o que recebiam e dando-lhe um carter novo. Desconheciam tradies e regras inalterveis, cada explicao no era mais do que o ponto de partida para novos questionamentos. (ROSTOVTZEFF, 1977, p. 121) Essa faceta do esprito grego os acompanha indefinidamente na Histria. O grego era poeta e artista, apto para imaginar fbulas e formas cheias de encanto, de graa e vida. Era sbio e filsofo, inclinado a levar at a extrema audcia a reflexo sobre o universo, sobre a natureza e sobre si mesmo. Repartia-se entre uma tendncia racionalista, que o conduzia s mais ousadas negaes, e uma tendncia mstica, que seu antigo e ininterrupto

15

contato com o Oriente sempre alimentara, mas qual a simbiose criada pela conquista de Alexandre atribua vigor especial (AYMARD; AUBOYER, 1974, t. II, p.). Entendo este como um dos aspectos da maior importncia na compreenso do perfil daquele povo extraordinrio.

No inicio, os filsofos gregos no eram irreligiosos. Propuseram at verses novas de idias tradicionais, pondo-as numa linguagem que todos pudessem compreender. Nisto foram absolutamente sinceros. Acreditavam que tinham alguma coisa a dizer, inspirada pelos deuses e que a sua misso era faz-lo com a maior urgncia e seriedade. Uma das exigncias e uma das caractersticas desta misso era a procura da verdade atravs da investigao. A velha concepo que defendia serem os deuses os transmissores das verdades atravs de revelaes, no foi totalmente banida, mas foi lentamente substituda pela convico de que os homens podem chegar, por si s, verdade. No era necessrio ser cientista para reconhecer que a verdade revelada nem sempre satisfaz em absoluto. (BOWRA, 1977, p. 256)

Entre os grupos gregos que colonizaram a sia Menor, predominavam os jnios. Sobre os demais grupos, tinham estes a vantagem de reunir as qualidades dos outros e uma notvel variedade de aptides, gostos e idias, que tiveram no Oriente uma excelente oportunidade de florescimento. As cidades da Jnia, alm de aprimorar a indstria e o comrcio e estend-los Grcia continental e s demais colnias, produzia novas formas de arte e de pensamento (GIORDANI, 1972, p. 144). Mileto, como outras cidades da Jnia, passou por importante desenvolvimento econmico e poltico nos sculos VII e VI. Mantinha boas relaes com a Ldia e o Egito, de onde tambm recebeu influncias. A Ldia mantinha relaes culturais com a Babilnia, que detinha conhecimentos avanados na matemtica e na astronomia. Foi em Mileto, no sculo VI, que surgiram os primeiros filsofos, como Tales e Anaximandro. Anaximandro afirmava que todas as coisas provinham de uma nica substncia primria, que era infinita, eterna e sem idade. Havia um movimento eterno no qual se produziu a origem dos mundos. Estes foram evoluindo e constituindo a vida a partir da gua. O homem e os outros animais provinham dos peixes. (PIRENNE, 1973, p. 51)

Na sia Menor entraram [os helenos] em contato com os descendentes de antigos colonos aqueanos e com populaes indgenas. Uma fertilssima fuso cultural e racial se processou ento. Podemos avaliar a importncia desse acontecimento pela frase de Glotz: Sem a Grcia da sia, terra de experincias fecundas, a Grcia da Europa no teria sido a Grcia. (GIORDANI, 1972, p. 104)

16

A influncia religiosa e cientfica babilnica preocupava-se mais com a prosperidade neste mundo do que a felicidade no outro, se dedicava ao estudo das cincias dos deuses (verdadeiro significado do termo teologia), veio somar-se influncia egpcia de cunho mstico e sapiencial. Scrates e Plato foram uns dos que se influenciaram com a sabedoria egpcia e buscaram uma moral universal. Plato traduziu filosoficamente as concepes religiosas do Egito, onde Deus era a conscincia do mundo (no um ser fsico), e as idias a verdadeira realidade.

O maior centro de magia do Egito era provavelmente a cidade santa de Helipolis, a cidade do Sol ( altura do Cairo), onde se elaborava a mais antiga teologia. [...]. A maior parte dos sbios e dos filsofos gregos dirigiu-se a Helipolis para l receber comunicao de uma parte dessa cincia acumulada durante sculos. Foi ali, nomeadamente, que Plato tomou conhecimento da lenda da Atlntida que fez correr tanta tinta e cujo verdadeiro significado ainda hoje nos desconhecido, e s pode ser deduzido dos textos egpcios. (JACQ, 2001, p. 19 20).

A concepo de um Deus nico tem sua origem a. O criador do monotesmo foi o fara Akenaton (Amen-hotep IV) que reinou de 1364 a 1347. Foi odiado por ter banido o culto aos deuses e os egpcios tentaram apagar seu nome da memria nacional. Instituiu o culto ao deus Aton, Aten ou Atum, uma divindade solar, e foi sacerdote em Helipolis. As guas do Nilo inundavam as terras e o calor e a luz do Sol criava a vida em suas margens, propiciando a subsistncia daquele povo. Pois, foi a partir do neoplatonismo que o filsofo judeu Filon de Alexandria aproximou o judasmo das idias gregas, no para criar objetivamente o cristianismo, como muitos chegaram a imaginar, mas numa tentativa de reduzir os atritos entre gregos e judeus em Alexandria; assunto que trataremos mais adiante.

Deuses do antigo Egito

17 A influncia religiosa do Egito sobre os pases mediterrneos foi enorme entre o VI e o III sculos. Em toda parte, como no Egito, os cultos solares (que propendiam para o monotesmo) e os cultos agrrios (msticos) eram testemunhos da mesma tendncia para se confundirem. S os judeus escaparam a essa evoluo mstica, apesar do imprio que a literatura sapiencial egpcia exerceu sobre a Bblia. A influncia egpcia foi profunda tambm sobre os filsofos gregos da Jnia e at da Grande Grcia. A crise do pensamento grego, que coincidiu com a crise da democracia grega no sculo V, afastou os filsofos gregos do espiritualismo egpcio, voltando-os para o atomismo e, portanto, para o materialismo e o ceticismo dos sofistas, de onde saiu o subjetivismo de Protgoras. Os sofistas, nessa poca, fizeram triunfar a liberdade do pensamento e transportaram o exame dos problemas polticos e filosficos para o plano universal. Scrates, Eurpedes, Tucdides procuraram o universal na moral, na arte dramtica e na histria. Esse universalismo, que ento se sobrelevava na elite intelectual de Atenas, antecipava-se opinio da massa do povo. Um abismo separava o racionalismo das classes cultas do misticismo das classes populares. Coube a Plato aproximar os dois plos da civilizao grega, reunindo, na mesma sntese, as concluses do pensamento religioso do Egito e as do materialismo, e at do materialismo grego. Encontrando na teologia egpcia a sua metafsica idealista, que encara Deus como conscincia do mundo e faz das idias a verdadeira realidade, Plato construiu a teoria das idias, identificou Deus com o conhecimento, o bem e a vida, e fez da bondade divina a transio entre Deus realidade suprema e o mundo criado em que ela se exprime. Plato aproveitou igualmente a concepo egpcia da criao e da alma. Concebendo a vida do alm como o retorno da alma a Deus, e a moral como prtica da harmonia, isto , da justia, Plato no fazia outra coisa seno traduzir de forma filosfica as idias religiosas do Egito. Mas mstica egpcia ele adaptou o atomismo grego para explicar a natureza da matria. A sua viso do mundo lhe permite conciliar a mstica com a razo, isto , com a cincia, e com a moral, isto , com a ao. Plato, cujas idias polticas, de fato, no refletiam mais do que as concepes nacionalistas caducas das cidades gregas, realizava, em compensao, no terreno da filosofia, uma sntese de todo o pensamento antigo. Exprimindo-a no idioma internacional do tempo, colocou-a ao alcance de todos, preparando assim o impulso da civilizao comum dos povos mediterrneos na civilizao helenstica, que conquistaria o imprio que Alexandre estava prestes a reunir. (PIRENNE, 1973, p. 66 e 67).

18

Trazendo o nosso veleiro de volta sia Menor; diferente das cidades litorneas gregas, onde a cultura, a indstria e o comrcio se desenvolviam vigorosamente, no interior, sobre vastos planaltos que se estendiam at o comeo da sia central, outra realidade se ligava ao mundo helnico pelas estradas. L no havia cidades ricas e populosas, mas imensas florestas, campinas cobertas de linho e trigo, pastagens e rebanhos. Eram os domnios das antigas monarquias, apartados do desejo do saber e das demais influencias da vida urbana. Hordas de gauleses imigrados no terceiro sculo e uma mistura de frgios e celtas acercavam-se de raas brbaras, rudes, incapazes de iniciativa, prontas a servir como escravas ou tomarem armas por ordem do soberano, venerando seus sacerdotes e deuses. Uma mentalidade despida de qualquer esprito poltico e cultura intelectual, entregue a um misticismo grosseiro. (FERRERO, P. 141)

Se nas cidades gregas haviam vagas a preencher, devido avareza prpria da populao urbana, ou se havia necessidade de braos, eram estes fornecidos pela Frigia, Ldia, o vasto reinado do Ponto e a Capadcia; os camponeses dessas regies no julgavam nem cruel nem vergonhoso ter filhos e vend-los aos mercadores de escravos, os quais os levavam para as cidades industriais que lutavam com a falta de homens. (FERRERO, P. 143)

O culto da Deusa-Me, Didimene, conhecida tambm como Cibele, era uma religio muito antiga, baseada no mistrio da procriao. Os sacerdotes desse culto submetiam as raas brbaras em proveito prprio com a prtica da prostituio sagrada oferecida s mulheres, que deveriam deixar os honorrios dos seus servios para o templo, ficando, assim, sob a proteo divina. Ao mesmo tempo, exploravam o ascetismo e a castrao. Havia um corpo de sacerdotes eunucos que convidavam para as festas sangrentas todos aqueles que estivessem dispostos a sacrificar a prpria virilidade em honra Deusa. Essa imensa diversidade de costumes e religies da sia Menor incentivava um esforo obscuro, mas intenso, de unificao e sntese. Havia uma troca permanente entre as cidades gregas mediterrneas e as monarquias do planalto. Pelas estradas que levavam Prsia, as matrias primas como o linho, as peles, ls, madeiras, minerais chegavam ao destino, onde eram transformadas em produtos, e retornavam como mantas, peas de mobilirio etc. As cortes dessas monarquias haviam adotado as modas gregas. (FERRERO, P. 142)

O helenismo da sia havia perdido uma boa parte do seu esprito poltico e se deixara impregnar pelo esprito religioso local, em detrimento das antigas convices, que j no se prestavam a essa realidade promissora. A plebe obreira necessitava da sua religiosidade nativa; os gregos do trabalho dela. Em vista disso, as altas classes compostas por ricos negociantes no se importaram de trocar o antigo civismo pelo enriquecimento dos cultos indgenas, consagrando aos deuses parte do tempo que deveriam consagrar ao Estado. Acolheram os deuses indgenas nos seus suntuosos

19

templos, prestigiando a cultura dos pees da indstria e do comrcio, e suas festas freqentes assumiram um lugar de destaque na vida pblica e particular dos gregos asiticos (FERRERO, P. 144) O no comparecimento a uma procisso era severamente repreendido. No por demonstrar pouca devoo ao divino, mas pelo fato de se furtar com a obrigao para com os interesses da sociedade a qual pertencia. O termo idiota significa aquele que s se preocupa com os prprios interesses. Como tinham um comrcio muito intenso, os interesses das cidades gregas da sia Menor iam muito alm dos seus territrios. A ordem, a paz e a tranqilidade eram fundamentais nesse processo que o helenismo escolhera para cumprir seu plano de dominao econmica e intelectual sobre os outros povos. Depois das conquistas de Alexandre, o ouro acumulado nas cidades gregas da sia Menor deu-lhes luxo, estimulou as artes e as letras e aumentou a pompa das cerimnias religiosas. Dessa forma, as monarquias imaginavam ter-se credenciando para levar adiante o ideal universal helenstico.

Legionrio romano

Depois que os rudes romanos conquistaram a Macednia, a Grcia e a sia Menor, alm dos horrores da guerra, o terror dos gregos teve prosseguimento na usura dos vencedores. Mais do que em Atenas, a rica e culta sociedade Greco-anatoliana experimentou uma situao deplorvel. A explorao intensiva das cidades ricas do Oriente transportava para a Itlia, alm das riquezas materias, hbeis agricultores, tintureiros, teceles, perfumistas, cozinheiros, pintores, ferreiros, cinzeladores, msicos, engenheiros, arquitetos, literatos, gramticos; homens e mulheres de inteligncia fina tratados como mercadorias de alto valor (FERRERO, P. 127). O patrimnio acumulado por essa civilizao, desde as conquistas de Alexandre, passava para as mos dos financistas italianos. Aquela gente culta e refinada via-se obrigada a vender filhos e

20

filhas, por fim, entregavam a si mesmos como escravos, sem opo, diante da desgraa financeira provocada por dvidas compulsrias. (FERRERO, P. 140)

Entre outros, houve um jovem chamado Tito Pompnio Atico, filho de um riqussimo empreiteiro romano, que encontrou na Grcia devastada e empobrecida um campo frtil para o emprego dos seus capitais: tendo ido para Atenas aps a reconquista de Sila, conseguiu, a um tempo, aumentar o seu saber e a sua fortuna, agindo respectivamente como aluno e como banqueiro. A pouco e pouco, na sia e na Grcia, as cidades e os indivduos eram obrigados a entregar aos credores os edifcios pblicos, as reservas metlicas, as obras de arte, os escravos, os objetos preciosos, as casas, as melhores terras. Os suprstites do imprio de Pricles, os despojos das conquistas de Alexandre, o patrimnio de civilizao acumulado por tantas geraes sob o reinado dos Atlidas, e at mesmo os homens passavam para o poder dos financistas italianos. Os pais, quando no lhes restava outra riqueza, vendiam-lhes os filhos e as filhas. Por fim, eles mesmos entregavam-se como escravos. (FERRERO, P. 126)

Roma era uma repblica de camponeses que se assenhoreava dos domnios e dos bens de uma civilizao responsvel pelas grandes conquistas do Ocidente, sem estar qualificada para administrar a oportunidade que se apresentava. At o incio da era atual, Roma destri, sem construir, algo de novo altura daquilo de que se apropria. Pilha e arruna, pondo em perigo as cidades que se tornaram suas, e sacando imprudentemente sobre um capital que j seu compromete o prprio futuro (AYMARD; AUBOYER, 1974, Tomo II, 1 Vol., p. 86). O arrefecimento dessa prtica predatria se deve crescente influncia da cultura grega sobre a rusticidade romana. No h por que se pensar que essa exuberante civilizao prejudicada tenha aceitado com docilidade o destino cruel de se ver extinta por um povo num estgio de cultura imensamente inferior ao seu. Se a resposta armada estava fora de questo, a inteligncia e a experincia acumuladas se encarregariam de d-la. Os gregos estavam especialmente preparados para isso.

Os gregos ou grecizados orientais [anatolianos] achavam-se bastante mais articulados e sentiam o conflito ideolgico com mais intensidade. Mas mesmo entre eles a extenso do sentimento anti-romano no de modo algum fcil de avaliar, uma vez que a grande maioria dos escritores gregos como a maioria dos escritores latinos pertencia s classes cultas, prsperas e leais e, portanto, no refletiam habitualmente (mesmo pelos mtodos indiretos de Dio Crisstomo) tudo o que virulentamente existia de sentimentos antiromanos. (GRANT, p. 78)

21

Depois de tentarem divinizar os procnsules, que apareciam para desaparecer, sabiam os gregos asiticos que o homem certo havia chegado. Ele devia ser a fora coordenadora dos interesses particulares das cidades gregas, sua muralha contra a Prsia, o protetor do seu comrcio, como nas antigas monarquias helensticas. Uma inscrio existente em Mitilene reconhecia que o que baixo pela sorte e pela natureza no pode comparar-se aos seres de brilho divino que tm a superioridade dos deuses. Essa inscrio mutilada contm o decreto que regulamentava o culto de Augusto e dispe que este deveria constar em todos os templos, no s nos da sia, mas tambm nos de Marselha e Antiquia da Sria, por exemplo. No bastava s cidades da sia adorar o presidente da repblica latina; era importante que o culto se difundisse por toda parte. (FERRERO, P. 137)

Augusto

Quando Augusto esteve em visita a sia Menor, encontrou templos que se erguiam em sua homenagem, como se fazia para os reis antigos, em Prgamo e Nicomdia. Havia um culto que estava prestes a se espalhar por toda a sia Menor, inicialmente. Augusto havia sido elevado pelos gregos anatolianos condio de um deus, tomando o deus pai todo poderoso, Zeus, como modelo. Havia o cuidado para que a devoo no se traduzisse apenas em algumas cidades, mas em toda a sia grega. Jogos solenes foram organizados em honra de Roma e de Augusto, e altares foram devotadamente erguidos (FERRERO, P. 136). Os interesses anatolianos iam alm dos mares.

Esse culto era uma novidade estranha, a adorao de um deus vivo era apenas praticada no Egito, o costume na sia Menor era inclu-los na legio dos deuses somente depois de mortos. Por que esse costume egpcio surgira repentinamente? Por que, enquanto na Itlia se tentava restaurar a repblica, essa planta de solo monrquico enroscava-se como hera no primeiro magistrado da repblica e crescia to depressa? (FERRERO, P.138.) A pergunta de Ferrero excelente. Tentaremos respond-la sob o aspecto poltico no corpo deste texto. No entanto, o egiptlogo francs com doutorado na Sorbonne, Christian Jaq, a responde indiretamente com algo no mnimo curioso, mas difcil de averiguar o fundamento e nos remete a Shakespeare: A viso egpcia do mundo

22 procede de uma alta magia de Estado, coerente, raciocinada, admiravelmente perceptvel e serena. (YOYOTTE cit. por JACQ, 2001, p. 19)

Depois das guerras de conquistas, das dificuldades internas que assolaram a repblica nos ltimos sculos e do constante perigo dos persas, Augusto, prudentemente, entendeu que seria melhor consolidar os domnios de Roma com uma administrao que promovesse o progresso e o bem-estar nas provncias do que investir temerariamente em novas campanhas. Por toda parte da rea mediterrnea, a Paz de Augusto originou uma nova segurana e liberdade de comunicaes, encorajada por intensa construo de estradas e a expulso dos piratas dos mares. Por toda a sia Menor, as velas das frotas mercantes se enfunavam de novo ao vento. Ao desembarcar na sia Menor, Augusto
entrara em contato com uma das trs maiores regies industriais do mundo antigo, e que eram, precisamente, a sia Menor, a Sria e o Egito. (FERRERO, 1965, P. 138)

Em vista das atitudes interesseiras dos anatolianos, pode at parecer que as feridas cicatrizaram, as dores foram esquecidas e a vida nova havia acomodado tudo e todos. Mas no foi bem assim. Havia material subversivo que circulava de mo em mo no surdo murmrio das massas, que tomavam muitas vezes a forma de panfletos religiosos, orculos e profecias de inspirao judaica (GRANT, p. 78) devido ao proselitismo judeu existente no meio popular que irritava e indignava toda a intelectualidade helnica. [...]
e de h muito se dizia que a justia romana era apenas o direito do mais forte. Sabemo-lo pelos propagandistas gregos da Ptria e pelos mordazes panfletrios anti-romanos como Metrodoro de Scepis, no noroeste da sia Menor. (GRANT, 1977, p. 77) A profundidade da insatisfao

dos gregos com o domnio romano no recebeu da histria a importncia devida por algum motivo. Quem no andou fuando o assunto desconhece-a completamente. Sem a noo de quem eram os gregos e de quem eram os romanos, quando os segundos passaram a dominar os primeiros militarmente, fica difcil ajuizar. Dessa vez, outro Cavalo de Tria havia sido deixado porta de Roma pelo destino. Quando se fala em cultura Greco-romana d impresso de que havia um equilbrio entre elas e no era nada disso. O entusiasmo do poeta romano Ovdio (43 a.e.c.- 17 e.c.) j demonstra que a sociedade e o Estado romanos fatalmente sucumbiriam ao poderoso choque cultural.

23

Ovdio

Outrora reinava uma simplicidade rstica; Roma est agora resplandecente de ouro e possui as imensas riquezas do mundo que ela domina. Observa o Capitlio de hoje e o de outrora; dir-se-ia que era consagrado a um outro Jpiter. Hoje a Cria verdadeiramente digna de uma to nobre assemblia: era de palha quando o rei Tasso exercia o poder. O Palatino, onde se erguem brilhantes edifcios, sob a proteo de Apolo e dos nossos chefes, que era ento? Uma pastagem para bois de trabalho. Que outros guardem as suas simpatias para o passado. Eu congratulo-me por ter vindo ao mundo agora. Esta idade condiz com meu gosto. [...]. porque temos cuidado com o corpo e o nosso tempo no conhece j essa rusticidade que longos anos este sobreviveu aos nossos antigos avs. (Ovdio)

A imensa quantidade da populao escrava de Roma trazida da sia Menor constituiu a nova classe mdia romana, o novo Cavalo de Troia. Esta grande percentagem da populao romana de origem anatoliana, despertou acusaes de Ccero por frivolidade, rapacidade e infidelidade. (GRANT, p. 58)

Se a nobreza descurava os seus deveres, esbanjando a fortuna, preferindo a orgia s magistraturas, os amores guerra, cumpria obrig-la, por meio de leis severas, renovar as antigas magistraturas que tinham outrora velado pelos costumes das classes superiores, e restabelecer, ao meso tempo, a pratica de uma justia rigorosa e imparcial. Reclamava-se especialmente a eleio de censores. Tomava grande vulto, ento, de preferncia nas classes mdias, entre os senadores e os cavaleiros pouco afortunados, entre os escritores, os libertos, os artesos, um grande movimento puritano empenhado em desenraizar de Roma, por meio de novas leis e de novos castigos, todos os vcios de que foram culpados a riqueza, a impudiccia das mulheres, a complacncia venal dos maridos, o celibato, o luxo, o peculato. As idias e os sentimentos que alimentavam o movimento no seio das massas eram numerosos e variados. Havia em tudo, sinceramente, preocupao patritica. Temia-se pela sorte de Roma se a nobreza no voltasse, como no passado, a ser digna de sua grandeza. Se uma nobre matrona, por dinheiro, se tornava amante de um liberto, de um estrangeiro, de um plebeu rico, via-se nisso um ultraje a dignidade de Roma, como um jato de lama atirado sobre as glrias do passado. Almejava-se, igualmente, nas provncias, um governo mais justo e mais humano, seja

24 porque se difundissem as doutrinas de Ccero sobre o governo dos povos subjugados e os sentimentos se estivessem abrandando, seja porque se comeava a compreender que, em sendo menos poderosa, Roma deveria ser mais justa. Havia ainda a fora da tradio. Durante sculos, a moral tradicional inculcara aos romanos a simplicidade, as virtudes familiares, a castidade. Ora, muitos sculos seriam necessrios para apagar os vestgios deixados por outros sculos. (FERRERO, P. 85).

Esta sucessora cosmopolita da classe mdia italiana da Repblica passou a gozar de grande prestgio depois de Cludio. Este imperador nomeou diretamente ex-libertos, e no descendentes, para seus ministros principais e conselheiros polticos talentosos orientais de imensa fortuna e de poder nunca antes atingido por um senador, como os trs secretrios de estado: Palas (Finanas), Narciso (Secretaria de Estado) e Calisto (Peties). O que o historiador Tcito considerava como um horrvel pressgio. Os poderosos e temidos libertos igualmente estavam presentes na gesto de Nero, como Pris, Hlio e Epafrodito. Quando o Senado discutiu possveis restries arrogncia dos libertos, notou-se que a maior parte dos cavaleiros era de origem anatoliana.
Possivelmente embora no passe de uma suposio noventa por cento da populao de Roma, no ano 100, era formada de no-italianos de origem escrava. (GRANT, p. 123) Os

romanos do imprio constituam uma raa nova, diferente da composio tnica dos verdadeiros romanos da Repblica. Diz-se que nas ruas de Roma ouviam-se mais o grego do que o latim. Alis, o grego era a lngua da liturgia crist, e no o latim. Ser que isso no significa nada? Foi no final do sculo IV, no ano 370, que a liturgia catlica
romana abandonou definitivamente o grego em favor do latim no Cnon da missa. (DANILOU; MARROU, 1966, p. 317) O motivo foi o ressentimento da minoria latina

engajada, devida a mudana da capital do imprio para territrio grego que fez de Roma mais uma tributria, pondo um ponto final no seu passado de glria. Portanto, no de se espantar que as crenas e os hbitos Greco - orientais tenham se assentado com facilidade numa Roma que j no era romana no primeiro sculo da e.c..

interessante se notar a presena dos mais antigos costumes da Anatlia no futuro Imprio Romano que estava prestes a se formar. Os smbolos das antigas monarquias anatolianas, como a transformao do nome do monarca fundador em ttulo de soberania, vigoraram entre os imperadores romanos, pois conservaram do mesmo modo o nome de Csar (que no chegou a ser imperador). Os monarcas anatolianos eram tambm o grande sacerdote. Como os imperadores romanos, reservavam para si o grande pontificado. Exatamente como os imperadores romanos, que exerciam em carne e osso o culto de Jpter Capitolino, os imperadores anatolianos no podiam esquivar-se obrigao de estar presente nas festas muito importantes. A imagem da guia de duas cabeas de um dos selos hititas conservados no Museu do Louvre o modelo exato da guia bicfala do Santo Imprio romano-germnico. (CONRAD, 1979, p. 165 e 166)

25

Bandeira bizantina do sculo XIII

Se por um lado houve um ganho expressivo aos olhos do mundo, por outro, a influncia grega responde pelo fim das antigas crenas e das antigas tradies romanas. provvel que Csar talvez ambicionasse conciliar a aristocracia e a democracia no imperialismo. Uma Roma remodelada pela cultura helnica iluminaria o mundo. Governada com o auxlio de uma classe mdia abastada e culta e de uma aristocracia enrgica e prudente, franqueada aos homens e s idias novas, tal repblica cumpriria o ideal de hegemonia universal de Alexandre e faria da Itlia a coluna mestra da civilizao. (FERRERO, p. 193)

Cavalo de Troia

Ao que parece os gregos asiticos ajudaram a sepultar de vez a Repblica Romana. As foras do Senado e das tradies romanas eram um grande empecilho aos interesses anatolianos. No final do ltimo sculo a.e.c., quando ainda havia alguma representatividade latina na classe mdia romana, o desejo de se restaurar a Repblica foi o canto do cisne que era Roma. Eis a astcia da impotncia estava vitoriosa. Os gregos foram astutos o bastante para liquidarem Roma de vez. Quando ela percebeu j era tarde. Algo muito semelhante acontece atualmente na Europa em relao ao islamismo. Estima-se que em algumas dcadas as sociedades e os exrcitos europeus se tornaro islmicos. As famlias europias geram poucos filhos por casal, enquanto as famlias

26

islmicas da Europa os geram em quantidade. Parece que a histria teve sua utilidade negligenciada por estar ocupada em ocultar o passado.

Flavio Josefo

Gregos versus judeus

Os gregos, que haviam reservado para si o ideal oikoumenics. Em portugus, ecumnico se refere ao ecumenismo: apelo unidade de todos os povos contida na mensagem do evangelho. Por derivao: que congrega pessoas de diferentes credos e ideologias. Porquanto o movimento de juntar ou agregar, idia de fazer como os gregos, se encontra na raiz desta palavra. Contraditoriamente, por motivo cultural, os gregos no contavam com o essencial para consumar o ideal oikoumenics e unir uma Humanidade heterognea a religio. Do ponto de vista helnico do perodo clssico, religio era coisa de mulher e escravo, os mais desfavorecidos naquelas sociedades paroquiais. O Estado havia estabelecido os deuses cuja venerao era indispensvel

27

para o bom comportamento dos cidados. A religio era, em essncia, um fenmeno poltico. (TOYNBEE, 1983, p. 62) Outra particularidade antiga que se antepe a essa disposio helenstica, est na raiz dos costumes helnicos como um hbito cultural recorrente, a disputa. Esta se institua com muita facilidade e por motivos banais ou mesquinhos. Uma tolice qualquer podia resultar numa guerra fratricida entre cidades-estado. Ao que tudo indica, o ideal ecumnico e helenstico veio se acentuar entre os gregos no perodo de dominao romana, assim mesmo por questo de sobrevivncia. Lembremos dos cultos e competentes anatolianos escravizados em Roma.

Se os homens esperavam dos seus amigos, ou as famlias dos seus membros, que estes partilhassem todos os seus interesses e fossem inabalavelmente fies em todas as circunstancias, quase faziam do dio uma virtude e da vingana um dever. Os gregos insistiam em que os amigos deviam partilhar os dios e as afeies de igual modo, e se assim no o faziam, eram tidos como uns covardes ou traidores. No viam nada de mal no dio, desde que este tivesse uma razo de ser, e, dum modo geral, era sempre uma ofensa ou uma injuria feitas honra. Sempre que isto acontecia e que houvesse a convico de se estar dentro da razo, a nica soluo era uma vingana sangrenta. As poucas excees apenas acentuam a regra habitual, como diziam os discpulos de Pitgoras: Nunca se deve ter inimizade com aqueles que no so completamente maus, mas uma vez iniciada esta, deve ser prosseguida na luta, nobremente, at o fim, a no ser que o carter do inimigo se modifique e seja substitudo pela vontade. Isto talvez seja j alguma coisa, mas no muito. primeira vista, ainda mais impressionante a resposta que Ptaco, tirano de Mitilene, d ao seu inimigo Alceu: O perdo melhor que a vingana. Esta frase foi devida provavelmente a uma habilidade poltica e no ao sentimento de que a vingana por si s indesejvel. E isto so excees. Os Gregos nunca pensaram que fosse possvel ou desejvel amar os inimigos, e perdo uma expresso rara no seu vocabulrio, exceto no caso de ofensas comuns e involuntrias. Era mais freqente sentirem prazer em odiar os seus inimigos e em antegozarem a vingana. [...] Essa mentalidade comeou na famlia e foi a origem de lutas violentas entre estas, mas espalhou-se at a guerra entre as classes e a guerra entre diferentes cidades. Podia ter-se inimigos na sua prpria classe ou noutra, ou at noutras cidades, mas em qualquer dos casos os inimigos deviam ser tratados o pior possvel. Havia a convico de que, se algum no maltratasse o seu inimigo, partindo do princpio que isso seria um desejo existente em ambos, cometeria uma falta contra a prpria honra. Este tipo de relao era portanto recproco e insolvel. A todo ato de vingana sucedia-se infalivelmente outro, e quer a contenda fosse entre indivduos ou entre cidades era sempre aproveitada para justificar um tratamento impiedoso do inimigo. Admitindo que grande parte das guerras comearia por uma injria que uma das partes teria feito a outra, isto implica que aquelas raramente seriam conduzidas com dignidade e, se os vencidos tinham merecido a condenao dos vencedores, podia suceder que os seus homens fossem mortos e que as suas mulheres e crianas fossem vendidas como escravas. (BOWRA, 1977, P. 53, 54 e
55)

28

Guerra do Peloponeso

Quando, no vero de 405 a. C., Atenas perdeu a sua frota, em Egosptamos, acabaram-se as esperanas na possibilidade de resistncia. As notcias foram trazidas pela gal Paralos e Xenofonte conta-nos como, medida que as notcias passavam de boca em boca, um som de gemidos percorria as longas paredes do Pireu at Atenas: Naquela noite ningum mais dormiu. Choravam no s pelos mortos mas ainda por eles prprios, ao pensarem que iriam sofrer aquilo mesmo que tinham infligido ao povo de Melos, colnia de Esparta, quando os venceram num cerco, aquilo que tinham feito ao povo de Histieia, de Cione, de Torone e de Egina e a muitos outros povos gregos. O inconcebvel tinha acontecido e os Atenienses sentiam que, por um lado, eram abandonados pelos deuses, por outro, odiados pelos homens, clamando por vingana e prontos a exerc-la. (BOWRA, P. 282)

Havia uma pedra maior do que aquelas que habitualmente os gregos atiravam uns nos outros, no caminho do ideal universal helenstico. Um povo havia se recusado a integrar essa pretenso grega porque teria que abrir mo das prprias tradies e crenas. Era o povo judeu. Teimavam em permanecer judeus, a despeito da admirao que muitos deles sentiam pelos gregos. Como sabemos, toda generalizao falha por natureza.

Os gregos viam seu oikoumen, isto , o universo civilizado onde suas idias prevaleciam, como uma sociedade multirracial e multinacional, e aqueles que recusavam a aceit-lo eram inimigos do homem. Em sua grande ofensiva contra o Judasmo mosaico, Antoco Epfanes jurou abolir as leis judaicas prejudiciais humanidade, e ele sacrificou porcos sobre os livros sagrados judaicos. (JOHNSON, 1989, p. 138)

29

Menor

O isolamento cultural que os judeus se impunham resultava num isolamento social e conseqentemente numa antipatia dos habitantes das cidades, nas quais seus bairros particulares se localizavam. Este fato se agravou com o domnio romano porque havia uma legislao instituda por Julio Cesar que protegia a religio judaica e garantia a esse povo o pleno exerccio das suas tradies. O fato se deve a favores polticos prestados pelas lideranas judaicas da poca, representada por Antpatro (pai de Herodes o Grande) e Joo Hircano, Sumo Sacerdote do templo de Jerusalm. Julio Cesar ordenou que essas leis fossem gravadas em folhas de cobre e guardadas no Capitlio, como mandava tradio nos compromissos que se referiam ao estado e no a pessoa de um governante. Tratava-se de um compromisso que dali em diante todos os governos deveriam cumprir. Foi por isso que o judasmo conseguiu o status de religio lcita. Com isso as dificuldades entre gregos e outros com os judeus s aumentaram. Quando os romanos modificaram as definies de status destinado a populao alexandrina, novas categorias foram estabelecidas e repercutiam diretamente na cobrana de impostos dos quais os cidados alexandrinos eram os nicos isentos. Para se obter a cidadania alexandrina era necessrio provar ascendncia helenizada paterna e materna. A partir da reviso romana, a taxao demarcou ainda mais a diferena entre as comunidades. Os egpcios foram sujeitos as taxaes mais elevadas porque eram considerados elementos de menor nvel social. Tais inovaes desencadearam um conflito por status, principalmente entre gregos e judeus, porque estes comearam a conquistar privilgios antes restritos queles. Os judeus reivindicaram aos romanos a cidadania alexandrina para pagarem a mesma taxao dos gregos, o que estes consideraram absurdo. Confrontos sangrentos resultaram da, no s em Alexandria, porque, segundo seus crticos, eles estavam querendo sempre mais. Eusbio e Dion Cssio se referem a muitas mortes entre gregos e judeus em Cirene, Chipre e Egito, incluindo Alexandria.

Esses exemplos descritos acima [conflitos em Alexandria], ilustram o agudo relacionamento entre romanos pagos e os judeus. Dezenas de levantes e choques ocorreram durante o domnio romano. Citaremos apenas trs destes para ilustrar a grandeza do conflito. Conforme nos relata, com inmeros detalhes, o historiador judeu Flavius Josefus, na sua obra

30 clssica As guerras judaicas, a guerra estalou em 66 d.C. e se concluiu em 70 d.C., com perdas elevadas para ambos os lados e com o cerco e destruio de Jerusalm e do Templo. 19 O outro grave confronto armado se deu nas comunidades judaicas da Dispora, em especial na Cirenaica, Egito e na ilha de Chipre em 115 d.C. O massacre dos revoltosos foi violento, com milhares de mortos e cativos vendidos como escravos. (GRAYZEL, op.cit., p. 138; BORGER, op. cit. p. 241)

Biblioteca de Alexandria

A guerra romano-judaica de 66/70 chama a ateno, principalmente, porque, segundo a histria da Igreja, depois dela o Cristianismo se iniciou no mundo grego ou pago. De maneira que suas constantes referncias ao ano 70 me sugeriram uma ateno especial na apreciao dessa guerra. A observao que faz o professor Paul Johnson [...]
Conseqentemente importante compreender que a revolta judia contra Roma era, no fundo, um conflito entre a cultura judaica e a grega. (JOHNSON, 1989, p. 124) pareceu-me bastante

elucidativa. Percebi, ento, que tantos pesquisadores, inclusive eu, havamos passado boa parte de nossas vidas olhando para o lado errado.

Como os gregos de Alexandria, os helenos da Palestina eram notrios por seu anti-semitismo: foram de lngua grega de Jabn e Achkelon que levaram a Calgula conhecimento de suas medidas antijudaicas. Ingenuamente Roma insistiu em retirar seus procuradores da Judia das reas gentias de fala grega o ltimo, e o mais insensvel deles, Gssio Floro, veio da sia Menor grega. (JOHNSON, Paul, 1989, p. 140)

Em outros autores a suspeita se confirmava. Quando publiquei na Internet um balo de ensaio da minha pesquisa, intitulado Jesus Cristo um presente de gregos, ficou parecendo para muita gente que eu defendia os judeus. Embora no fosse o caso, admito que eu tenha falhado por entusiasmo excessivo. Claro que os judeus no eram uns coitadinhos, isso no existe. Eles pagavam o preo da prpria escolha. Percebi que o preconceito contra eles provinha do isolamento social e das fatais decorrncias. O no deles ao ideal universal helenstico custou-lhes muito caro.
[...] Alm disso, como nos tempos atuais, o anti-semitismo era estabelecido no s pelo boato vulgar, mas tambm pela propaganda deliberada de intelectuais. Por certo,

31 no primeiro sculo d.C. o sentimento antijudaico, que crescia constantemente, era, em grande escala, a obra dos escritores, sendo a maioria deles os gregos. (JOHNSON, 1989, p. 138).

Eles [os judeus] raptavam um grego, engordavam-no durante um ano e ento o conduziam para uma floresta, onde eles o matavam, sacrificavam seu corpo de acordo com seus rituais costumeiros, partilhavam sua carne e, enquanto imolavam o grego, faziam um juramento de hostilidade contra todos os gregos. Os restos de sua vtima eram lanados num buraco. (Josefo, Contra Apionem)

Apion era um intelectual de prestgio Greco - egpcio, contra o qual o historiador judeu Flvio Josefo dirigiu uma obra especfica em defesa das intrigas daquele autor contra os judeus. O historiador Paul Johnson, como outros, confirma o fato. [...] Outra fbula era a de que os judeus dirigiam sacrifcios humanos secretos em seu Templo: essa era a razo porque ningum estava autorizado a entrar nele [...] (JOHNSON, 1989, p. 139) A maioria desses intelectuais procedia de cidades gregas da sia Menor, da Sria e do Egito gregos: Clearco de Soli (filsofo da escola de Aristteles), Diodoro Sculo (historiador), Queremon (historiador), Lismaco, Apolnio Mlon (retor), Apion (professor de literatura e escritor) etc. (MESSADI, 2003, p. 42, 46, 47 e 50) Ainda que bastante lacunar, havia uma evidente conspirao contra o judasmo.

Os homens que os libertos de Cludio escolheram para esse posto (procurador da Judia) foram em geral incompetentes ou canalhas. Flix, escolhido como procurador pelo seu irmo Palas governou a Judia, diz Tcito, com poderes de um rei a alma de um esravo. Festos governou menos mal, mas morreu logo. Albino, a crermos em Josefo, abusou vontade, e fez uma fortuna com a indstria de soltar criminosos a troco de dinheiro;s permanecia preso quem no lhe dava nada. Floro, diz o mesmo amigo e admirador dos romanos, comportou-se mais como um carrasco do que como um governador, roubava as cidades inteiras, no s por sua conta como ainda por intermdio de outros que com ele dividissem o saque. Estes informes cheiram muito a propaganda de guerra; com certeza os procuradores queixavam-se de que os judeus eram muito difceis de ser explorados. (DURANT, 1971, vol. III, p. 426)

Cerco e destruio de Jerusalm pelos romanos

32

Em Cesaria ficava a residncia do oficial do procurador Gssio Floro (64-66). A guerra romano-judaica de 66-70/3 teve o estopim aceso naquela cidade ao comemorarem uma vitria judicial contra os judeus, os pagos saram os espancando nas ruas incendiando suas casas. O motivo da disputa era um terreno vazio ao lado de uma sinagoga, desencadeando uma perseguio violenta por todas as cidades gregas da Judia.

Nesse dia os pagos de Cesaria, a capital da Palestina, levantaram-se e trucidaram 20.000 judeus; milhares de outros foram vendidos como escravos. Em um dia os pagos de Damasco deceparam a cabea de 10.000 judeus. Enquanto isso os revolucionrios [judeus] faziam estragos em muitas cidades gregas da Palestina e Sria, arrasando umas completamente e matando e sendo mortos em grande nmero. Era comum, diz Josefo, encontrar cidades cheias de cadveres desenterrados, de velhos e crianas, e entre eles mulheres sem nenhuma coberta. Em setembro de 66 a revoluo estava vitoriosa em Jerusalm e quase toda a Palestina. E como o partido de paz ficasse desmoralizado, muitos dos seus membros aderiram revolta. (DURANT, p. 426)

Em um debate com um ilustre e preparadssimo professor de uma universidade adventista, estas mesmas evidncias receberam a contestao que repasso em parte: Nada h nas fontes gregas que ateste de um dio generalizado para com os judeus. Nessa questo, sou obrigado a concordar com Erich S. Gruen (Diaspora: Jews amidst Greeks and Romans. Cambridge: Harvard University Press, 2002. p. 51-52): o jogo longamente jogado de posicionar os escritores romanos e gregos de um lado ou de outro j chegou ao fim e perdeu a graa [...] Os textos no revelam nem intolerncia nem racismo [...] Os judeus simplesmente tinham uma importncia pequena demais para justificar perseguio ou represso [...] O testemunho lacunoso no se presta a concluses em que se possa confiar. Alis, Filo afirma que, a despeito de certo preconceito, os povos antigos (falando genericamente) tinham mais simpatia do que dio aos judeus, estando geralmente inclinados a respeitar seus costumes. Quem levanta a lebre da rivalidade entre gregos e judeus um autor judeu: Josefo. Ele faz um exame minucioso de vrios decretos senatoriais da poca de Jlio Csar e Augusto (portanto, pouca coisa antes de sua data preferencial). Ao examinar esses senatus consulta, a expresso latina para decreto do senado, Josefo menciona pelo menos quatro casos em que houve indisposio entre gregos e judeus. Em dois desses casos, o senatus consultum (forma do singular) simplesmente se refere liberdade concedida pelos gregos aos judeus para celebrarem suas festas religiosas e sbados bem como para construrem sinagogas. Trata-se de decises tomadas pelos demoi de Halicarnasso e Sardes, diante da solicitao dos judeus para terem mais liberdade para essas coisas. Em dois casos, parece haver certa restrio por parte dos gregos. Em Delos e feso, certas proibies foram invocadas contra os judeus sob a alegao de que estes se recusavam a integrar a comunidade local. Parece que o motivo real do confronto era que os judeus estariam deslocando parte de sua renda na cidade para financiar o templo

33

de Jerusalm, o que gerou o protesto grego. Diante da interveno romana, os judeus continuaram a gozar da liberdade para enviar seu dinheiro para onde quisessem. Apesar de os estudiosos, em sua maioria, concordarem que os documentos elencados por Josefo so legtimos, a opinio geral que Josefo exagerou suas reclamaes. Mesmo que no o tenha feito, no parece descrever profundos conflitos entre judeus e gregos. Em relao aos documentos de Josefo, Gruen (p. 101) adverte que faramos bem em no tirar concluses apressadas acerca de uma hostilidade dos gregos para com os judeus. Em sua histria da judeofobia ou preconceito contra os judeus, Peter Schfer (Judeophobia: attitudes toward the Jews in the ancient world. Cambridge: Harvard University Press, 1997) chega concluso que o povo antigo que mais perseguiu os judeus foram os egpcios. Segundo ele, os judeus sofreram perseguies em trs grandes centros fora da Palestina: Egito, Sria e Roma. interessante que esse historiador do judasmo no identifica nenhuma cidade grega como avessa ao judasmo. Ele fala do caso de Alexandria, mas mesmo sabendo que o Egito, embora dominado pelos romanos, recebia, naquela poca, fortes influncias gregas, isenta os gregos, afirmando que o elemento egpcio autctone foi o verdadeiro motivador dos conflitos naquela grande metrpole. Portanto, caro amigo, continuo insistindo que sua tese excntrica. O ilustre professor reconhece a farsa das interpolaes na obra de Flvio Josefo, que continuam tendo utilidade para propaganda religiosa. No conheo Erich S. Gruen nem a referida obra e nada encontrei a respeito. No fao insinuaes, apenas registro o fato. Outros autores ele me apresentou, mas no seria relevante nomin-los aqui. Preocupa me no momento mais a leveza da leitura. Quanto a Peter Schfer, descobri tratar-se de um telogo catlico. Acho impressionante ver at aonde vai a cara-de-pau de telogos como o professor Peter Schfer, um erudito cristo que no podia desconhecer as Acta Alexandrinoroum, nas quais os conflitos entre gregos e judeus e os seus motivos esto bem explicitados. de praxe que telogos distoram evidncias histrias em favor dos interesses da prpria crena. No caso, me parece uma tentativa v de afastar a curiosidade secular desse ponto nevrlgico. sintomtico da engenharia da enganao que no se cansa nunca. Deixo aqui essa experincia para alertar os colegas. O conhecido historiador Will Durant resume em um nico pargrafo as evidencias contestada pelo ilustre professor adventista:

Essa separao religiosa e racial combinou-se com as rivalidades econmicas e despertou, por volta do fim desse perodo, um movimento anti-semita em Alexandria. Os gregos e os egpcios, afeitos unio da Igreja e do Estado, no viam com bons olhos a independncia cultural dos judeus; alm do mais, sentiam a concorrncia do artfice ou do negociante judeu, e ressentiam-se ante a tenacidade e habilidade daquela gente. Quando Roma comeou a importar o trigo egpcio, eram mercadores judeus de Alexandria que em seus barcos transportavam o produto. Percebendo os gregos que haviam fracassado na helenizao dos judeus, comearam a temer pelo prprio futuro, num Estado em que a maioria continuava persistentemente oriental e se reproduzia com intensidade. Esquecidos da legislao de Pricles, queixavam-se de que as leis hebraicas proibiam o cruzamento racial, e que os judeus raramente se casavam fora de famlias judias. A literatura anti-semita cresceu. Maneto, o historiador egpcio, espalhou a histria de que os judeus haviam sido expulsos do Egito, havia

34 muitos sculos, por sofrerem de escrfula ou lepra. O preconceito anti-semita intensificava-se de ambos os lados, e no sculo I da era crist estalou com destruidora violncia. (DURANT, 1971, p. 468)

Antes do domnio romano, os gregos eram os senhores do Mediterrneo. O comrcio, o transporte martimo e as atividades lucrativas eram monoplios deles. Depois tudo mudou e os judeus sentiram-se mais vontade. O entrevero entre gregos e judeus estava mais do que justificado. Mesmo que toda generalizao seja enganosa, o fato no deixa dvidas. Superada a questo, chamo a sua ateno para o seguinte: Os gregos e os egpcios, afeitos unio da Igreja e do Estado [...]. Isto o que vai fazer a diferena nessa histria.

Nasce uma nova crena

A rejeio contra os judeus havia chegado ao mbito religioso. Existem motivos para se acreditar que nos sculos I e II houvesse uma crescente resistncia a religio judaica. A prtica de um proselitismo existente h sculos, tornou-se agressiva da parte de alguns judeus - sabemos que o judasmo nunca foi monoltico, como o helenismo tambm no -e somada a curiosidade da parte dos gregos menos favorecidos e indgenas pouco helenizados, tal situao desagradava a uma determinada elite helnica ou helenizada.

35 Horcio e Juvenal ridicularizam os nefitos judeus em suas stiras: Valrio Mximo acusa os judeus de corromper os costumes romanos pelo culto de Jpiter Sabazios, e Sneca afirma que as prticas desta nao celerada prevaleceram tanto que so acolhidas em todo o universo; os vencidos deram leis aos vencedores. (POLIAKOV, cit. por FELDMAN, p.
9)

Flvio Josefo relata o fato de que o imperador Tibrio havia expulsado alguns judeus de Roma porque eles tentaram extorquir a esposa de um amigo seu sob pretexto religioso. Os espertos se fizeram de portadores de uma determinada quantia, a ser destinada ao templo de Jerusalm, doada a deus em nome da mulher. Portanto, no s as classes baixas se mostravam vulnerveis ao fascnio desta crena.

A rea da disperso considervel! Foi possvel avaliar em 8 milhes a populao judaica mundial na poca helenstica. Ela est principalmente agrupada em 4 zonas: Babilnia, Sria, Anatlia, Egito, possuindo cada uma delas mais de 1 milho de judeus. Mas encontram-se igualmente em grande nmero na Cirenaica, nas ilhas do Egeu, na Grcia e at na frica, na Itlia, na Hispnia. Registram-se converses por toda parte - sobretudo das mulheres, porque muitos homens consideravam a circunciso repugnante e forma-se uma categoria de meio-convertidos, os sebmenoi (os que temem a Deus). (LVEQU, 1967, p. 50)

Como a lngua urbana era o grego, muitos daqueles se pensavam desamparados pelos deuses gregos, que prometiam nada, punham-se a porta das sinagogas para ouvirem os sermes sobre um deus que prometia tudo. Os sebmenoi Tambm denominados
metuentes ou proslitos da porta, pois assistiam aos servios religiosos no fundo da sinagoga, muitas vezes, convertiam seus filhos ao Judasmo, circuncidando-os e integrando-os de maneira plena. (FELDMAN, p. 4)

Ainda que um confronto cultural seja oficialmente negado as evidncias so muitas. A idia era mesmo obstar a religio judaica, inclusive por causa do seu status de Religo licita. O reconhecimento do fracasso na helenizao dos judeus e o rastro de sangue deixado nesse percurso poderiam ter conseqncias catastrficas para os gregos, caso o mundo judaizasse. Dente por dente, olho por olho. Tanto gregos como judeus tinham influencia no conselho dos imperadores e na sociedade romana. Os romanos no se metiam na disputa, desde que no comprometesse a ordem pblica. Augusto fez concesses aos judeus por consider-los menos cansativos que os gregos. A religio judaica era alvo prioritrio. O deus dos judeus foi execrado como o monstro que lanou almas no desditoso mundo da matria.

Mas os Gregos nunca gostaram deles e, contra a torrente da apocalptica literatura judaica, em grande parte dirigida contra os Gregos, subsistem papiros inscritos com os Actos Pagos dos Mrtires. Nos fragmentos existentes desses Actos, datando de certo nmero de reinados, os gregos alexandrinos alternam seus ataques a Roma com selvagens vituprios contra os judeus, pelo seu suposto predomnio nos conselhos do imperador. Muitas

36 seitas pags desses perodos eram, tambm, violentamente antijudaicas, e as de tendncias dualistas identificaram o execrvel deus dos judeus com o poder maligno de saturno e com o Diabo. (GRANT, p. 63)

A reao ao judasmo trazia no encratismo (continncia sexual) a questo da superioridade da virgindade ao casamento. Essa afronta ao crescei e frutificai se justificava na preocupao com proliferao crescente nos bairros judeus. O encratismo rejeitava o consumo de carne e vinho (DANILOU, p. 138.) e entendia que a procriao era um mal oriundo da erva amarga, o casamento. (DANILOU, p. 137). Era dever de o homem evitar lanar mais almas no desditoso mundo da matria. No princpio, a adeso completa vida crist parece algo inseparvel da absteno sexual, para alguns grupos. Os montanistas ensinavam que a absteno sexual era uma obrigao para os cristos. No tomaro mulheres, mas vivero como os anjos (antigo preceito cristo que se perdeu no caminho e consta nos evangelhos, na Ressurreio dos Mortos). (DANILOU, p. 137). Outros grupos somente rejeitavam a procriao e at compartilhavam as mulheres. A doutrina de Basilido (Baslides) e de Carpocras
(Carpcrates), chefes dos gnsticos, comeava a fazer progressos, apesar da sua extravagncia. Aqueles hereges sustentavam que era permitido o uso de todos os prazeres; que as mulheres deviam ser comuns; que no havia ressurreio da carne; e que o Cristo era unicamente um fantasma. (LACHATRE,2004, p. 55). Havia tambm os nicolatas, seguidores

de tal Nicolau, que praticavam a sodomia. A essas formas estranhas e insultuosas de antijudasmo deu-se o nome de judasmo heterodoxo ou a iluso de judeus insatisfeitos com o tradicionalismo da prpria religio estavam tentando revolucion-la. Mesmo diversificado que era, e at mesmo conflitado internamente, convenhamos que se isso fosse judasmo de verdade seria uma forma suicdio cultural. Nada parecido ou com antecedentes que possam levar a esta concluso absurda se verifica na histria judaica. Muito pelo contrrio, eles sempre mataram e morreram pela religio.

De acordo com o mestre gnstico Tedoto, que escreveu na sia Menor entre os anos 140 e 160, o gnstico aquele que chegou a compreender quem ramos e quem nos tornamos; onde estvamos [...] para onde nos precipitamos; do que estamos sendo libertos; o que nascimento, e o que o renascimento. Porm, conhecer-se no nvel mais profundo simultaneamente conhecer Deus; esse o segredo da gnose. Um outro mestre gnstico, Monoimus, diz: Abandone a procura de Deus, a criao e outras questes similares. Busque-o tomando a si mesmo como o ponto de partida. Aprenda quem dentro de voc assume tudo para si e diz,Meu Deus, minha mente, meu pensamento, minha alma, meu corpo. Descubra as origens da tristeza, da alegria, do amor, do dio [...] Se investigar cuidadosamente essas questes, voc o encontrar em si mesmo. (PAGELS, p. 17)

37

Smbolo gnstico

Foi desse ambiente gnstico dualista e confuso que emergiu uma nova crena. Ela chegou para organizar e dar sentido a reao antijudaica. Alis, essa caracteriza antijudaica a acompanhar para sempre. Entretanto, curiosamente, um desentendimento surge no seio dela que, igualmente ao longo da prpria histria, resultaria em muito sangue e perseguies - o execrado deus dos judeus, a que todos os demais grupos combatiam, foi inexplicavelmente reabilitado por este. Ora, por qual motivo se deu isto? Detalhes como este passam despercebidos aos olhos de investigadores que ainda se ocupam da verso oficial ou de verses que, por algum motivo, do sustentao a ela. A vastssima experincia helnica havia acumulado conhecimentos religiosos no seu antiqssimo contato com o Oriente. S mesmo uma elite intelectual poderia direcionar a matria, porque pobre nunca criou religio alguma. Pobre sempre se ocupou do sustento e de assunto imediatos a uma existncia carente. Sempre foi um bom seguidor. No fao discriminao, recupero a histria. Religio e filosofia sempre foram assuntos de quem no se ocupa com trivialidades. Os gregos intelectuais antigos achavam o trabalho desonroso. Todos os fundadores de religies eram nobres: Sidarta Gautama, o Buda, e Zaratustra, fundador do Mazdesmo. No digo com isso que um dia sbios gregos sentaram-se em torno de uma mesa para criarem uma nova crena. Certamente isso aconteceu muitas vezes e por muito tempo. uma das lacunas incmodas da minha pesquisa, admito. Todavia, alimento a esperana de que um dia documentos sobre esses detalhes venham luz para dar um bom acabamento a minha tese.
Desde o segundo sculo a. C., a crena na imortalidade da alma e no julgamento do homem na outra vida praticamente se generalizara sob a influncia de cultos orientais: os mistrios de Dionsio e de Osris; o culto de sis, confundido com Ceres, a deusa-me; as festas primaveris de tis, que celebravam, ao mesmo tempo, o luto pela morte do deus e o jbilo pela sua ressurreio; o culto de Mitra, enfim, que pregava a solidariedade humana e a justia, e anunciava a ressurreio dos corpos no juzo final. (PIRENNE, 1973, p. 113)

38

Acontece que o grande sucesso do judasmo estava no Velho Testamento. Era por causa dele que muitos ouviam os sermes a porta das sinagogas. A sua capacidade de convencimento atendia ao povo da poca do mesmo modo que atende ao povo de hoje. Continua tudo na mesma, porque nem s o simplrio se inclina ao VT. Sem o deus dos judeus o que seria daquele livro, que mensagem mgica poderia passar? No tinha jeito. A cultura helnica que nunca havia se preocupado com religio no estava preparada para aquele desafio. A reabilitao do execrado deus nos explicada por um anatoliano de Esmirna, um dos grandes adversrios do gnosticismo cristo, conhecido como Irineu de Lyon: A unidade e a existncia do Cristianismo dependiam do Antigo Testamento que preparava a humanidade para o dom do Esprito. (IRINEU cit. por DANILOU; 1966 p. 129) O mesmo Irineu declarou: Os judeus foram deserdados da graa de Deus. Assim como ele, todos da Igreja Patrstica eram intelectuais, gregos e antijudaicos. A maioria veio a Roma na segunda metade do segundo sculo, provenientes da sia Menor: Marcio (Ponto) chega em 140; Justino (Samaria) em 150; Policarpo (Anatlia) em 155 e Hegesipo (Anatlia) em 160; Praxas (Cartago), Epgono (Anatlia), Tedoto etc. para l se dirigem. No final do sculo II so muitas as escolas crists de Roma. No fim do segundo sculo, temos em Roma uma pululncia de escolas. (DANILOU, p. 125)

Esmirna sia Menor (Turquia)

A confirmao das afirmaes que fiz baseadas em notcias histricas, e no em subjetivismos, est na chamada Teologia da Substituio. Justino declara aos judeus: As escrituras no pertencem a vocs, mas a ns. Tertuliano anuncia em seu tratado Contra os Judeus que Deus havia rejeitado os judeus em favor dos cristos. Eusbio, j no incio do sculo quatro, anunciou que as promessas da escrituras hebraicas eram para os cristos e no para os judeus. Ele afirmou tambm que a Igreja era a continuao do Velho Testamento, desta forma ela substitua o judasmo como herdeira das promessas divinas. Eles achavam essencial desacreditar o judasmo para provar que Deus havia abandonado os judeus e transferido seu amor aos cristos. Criaram um antdoto que s funcionou no mundo grego, mas contiveram o avano do judasmo.

39

Por desconhecimento das razes apresentadas aqui neste resumo ilustrado da minha pesquisa, ningum estranha porque em determinado momento da histria, aqueles que desprezavam a religio judaica, passaram a se apresentar como impiedosos defensores do livro sagrado dos judeus. E mais, fazendo questo absoluta de assegurar a origem judaica de Jesus e dos evangelhos. O preconceito antigo cegou muita gente, mesmo o fato de o judasmo sempre ter afirmado que o cristianismo era uma religio pag, no lhes significava nada. A preocupao de Eusbio com a confirmao dessa origem falsa chega ser escandalosa. Por fim, os gregos criaram um judasmo pago, que dispensava a circunciso e a rigidez mosaica, para melhor se acomodar ao modo da vida helena. Era o nico jeito de resgatar os meio-convertidos, evitar novos episdios, submeter os judeus, tentar realizar o ideal universal helenstico com uma religio universal, superar Roma de vez e assumir o as rdeas do mundo. Foi exatamente o que aconteceu ao mundo ps-romano, quando o cristianismo passou a dar as cartas no Ocidente e em parte do Oriente. Os gregos perderam muito com isso, claro; nunca mais um grande filsofo ou um grande artista. Pode parecer um tiro no p, mas foram-se os anis e ficaram os dedos. Mudaram para permanecer. A resposta : a razo da criao do cristianismo foi um confronto cultural entre o helenismo e o judasmo. Nada sobrenatural e sem mistrio algum.

Fim

S-ar putea să vă placă și