Sunteți pe pagina 1din 4

5.1.9.1-A CIDADE RUMO URBANIZAO.

Entendemos a construo civil, como a cincia que estuda as disposies e mtodos seguidos na realizao de obra solida, util e economica. E por obras, todos os trabalhos de engenharia que resulte da criao, modificao ou reparao, mediante construo. Ou que tenham como resultado qualquer transforamao do meio mbiente do natural. Ao arteficial. Por edificio toda construo que se detina ao abrigo e proteco contra as intempries, dando condies para o desenvolvimento de uma nova actividade. Para construir um edificio neessitamos da colaboo do Arquitecto e do Construtor. As atribuies do Arquitecto so, a criatividade, concepo e aproveitamento do espao, cabendo a ele, dentre outras actividades, o estudo preliminar, do antiprojecto, do projeto, e ao Construtor, cabe materializar o projecto, construindo o edificio. Os sistemas cultural, social e de personalidade devem e, em nosso entender, evoluir para integrao do espao, articulando-se o lugar a efeitos de meios com base nas interdependncias que deveram, compreender as conexes espaciais. Somos da opinio, de que o estatuto explicativo do espao, muito mais do que uma projeco para o solo, de uma mera realidade social que se constitui com toda independncia. 5.1.9.2-MOBILIDADE COMO CRITRIO DE URBANIZAO Sobre este aspecto, e colocando-se na esteira anlitica e critica da oposo rural/ urbana. (Rmy-Voy, 1992166 ), A Cidade Rumo a uma nova definio em que os autores, propem-nos aplicao de um critrio para destinguir, pelo menos dois tipos de modelos espaciais, que pressupe dizer: A presena, ou ausncia de urbanizao, leva-nos a questionar, aos ilustres leitores, sobre qual o coeficiente de urbanizao de Angola, em funo do to propalado canteiro de obras? A Urbanizao na perspectiva de Remy-Voy, depende sobretudo de um elemnto, apresentado como imprecindivel, que a obilidade tida como estruturante do espao e da sociedade.

65

Partindo da oposio que frequentemente nos deparamos no dia dia, que o restabelecer de fronteiras, entre cidade e o campo, a urbaniazao , e deve ser entendida como um processo que integra a mobilidade espacial na vida diaria, conduzindo uma redifinio da incidncia da troca e da estruturao das relaes de fora. Sendo assim, existem cidades urbanizadas e cidades no urbanizadas, tal como aldeias no urbanizadas ou, dentro de uma cidade, bairros mais ou menos urbanizados 5.1.9.3-ALDEIAS E CIDADES NO URBANIZADAS So situaes, em que correspondem ao espao do territrio, que se caracterizam pela existncia de uma vida social que se organiza com muito pouca mobilidade espacial, como a habitao, o lugar de trabalho e o lugar de lazer, em que se concentram num espao restrito de interconhecimento, o bairro tradicional, mesmo quando situado no interior de uma grande cidade, mantm um estilo de vida que corresponde ao modelo no urbano. Com uma morfologia, e uma funo social diferente das aldeias, a cidade no urbanizada, revela-se no entanto, proxima da aldeia na estruturao da vida quotidiana. A sua especcificidade funcional, assente no facto de ser o lugar de estruturao de varios campos de actividades e de articulao dos mesmos Nas cidades urbanizadas de que temos conhecimento, relactivamento frequente, enccontrarmos e, ainda hoje notavel bairros antgos e o nosso continente, tem tido marcas muito visiveis deste modelo. Em que embora oferecendo, por vezes cruzamento de populaes de meios espaciais deferentes, frequente este cenrio, na multipliao e alterao cultural dos bairros de Luanda, so em geral bairros com predominncias de cultura popular, so os casos em concreto dos Bairros do Rocha Pinto, Palanca, abor, Prcol, Cazenga dentre outros, que possuem as mesmas caracteristicas socioculturais. Bairros que possuem uma herana cultural, que acaba por ser o resultado dos vestigios de uma forma de vida anterior, no marcada pelos efeitos da urbanizao e, mas por estarm pouco sensiveis a ela. Em termos antropolgicos, constatvel nestes bairros e, na sua matriz genialogica uma notavel solidariedade a nivel da vizinhaa que notavel ainda nos nossos dias uma forte presena.

66

O volume de densidade e a heterogeniedade, a que (Remy-Voy) na sua obra A Cidade Rumo a uma nova definio em que chamou de orfologia Sociodemogrfica, da escola de Chicago. E j deixam quanto a ns, de ser considerados como factores determinantes no modo de vida urbano, preciso em nosso entendiemento, que a mobilidade pensada como uma componente funcional, se venha a juntar s caracteristicas citadas, para se poder considerar como estando presena de urbanizao.

5.1.9.4-ALDEIAS E CIDADES URBANIZADAS O processo de urbanizao, quanto a ns, deve traduzir-se de forma progressiva, na diferenciao que resulte da mobilidade e dinmicas dos espaos de habitao, trabalho e lazer. Na medida em que as vrias actividades que esto instaladas nas diversas funes como nos bairros espacializados, o facto da populao, no conseguir satisfazer o conjunto das suas necessidades, acabam por conseguinte por ficar no mesmo lugar. As histrias das ideias de cidades ou historia das utopias urbanas, so confundidas com a historia da arquitetura e dos factos urbanos realizados, tendo como base historia da arquitectura das classes dominantes, que necessria na verificarificao dos limites que deveriam presidir e, com sucesso a chamada epca da revoluo urbana em Angola.

67

S-ar putea să vă placă și