Sunteți pe pagina 1din 7

Ncleo Universitrio Betim - Graduao em Direito Manh

DIREITO PENAL III RESPONSABILIZAO PENAL DA VENDA DOS ANABOLIZANTES

Introduo:

O direito precisa estar atento as modificaes sociais e em constante atualizao para abarcar todas as demandas da sociedade contempornea que marcada pelo culto a beleza e consumismo. notvel a ausncia de normas de aplicao direta em alguns casos concretos e comuns na modernidade, tais como a venda de esterides e crimes virtuais por exemplo. A globalizao de hoje repercute frontalmente no direito posto, e por consequcia na vida de todos ns, e isto deve ser considerado pelos operadores na aplicao diria do Direito. Nos ltimos anos, popularizou-se no Brasil o grande consumo de substncias hormonais, facilmente encontrados em academias de ginstica espalhadas em todos os nveis sociais. comum o abuso no consumo destas substncias e dependncia, pois a meta jamais alcanada, trazendo na maioria dos casos danos irreparveis a pessoa humana e em alguns casos at morte. Neste trabalho, ser explicado detidamente a conduta de quem vende tais produtos, bem como quem possui para consumo prprio apoiando-me na doutrina e jurisprudncia que trata da matria.

Proposta de Trabalho :

Pesquise a doutrina e jurisprudncia sobre a classificao penal da venda dos chamados anabolizantes utilizados em academias de ginstica. Os anabolizantes esterides hormnais naturais ou sintticos que tem como funo, promover o crescimento da massa muscular. O uso indiscriminado e sem controle pode causar srios riscos a sade, que em estgio mais elevado de consumo leva a morte. A garantia a vida e a incolumidade fsica , bens jurdicos tutelados pelo

Direito Brasileiro esto frontalmente prejudicados no caso em tela. Ciente desta situao o legislador definiu as substncias que necessitam controle especial e os procedimentos para sua prescrio e dispensao atravs de portarias de entidade tcnica, quer seja a ANVISA, que responsvel pelo estudo e gerncia da venda e consumo de droga medicamentosa. Apesar de nossa legislao definir expressamente as substncias que podem ser comercializadas bem como a funo e pblico alvo, fcil encontrarmos tais produtos circulando livremente em academias de ginstica, podendo ser adquiridas sem qualquer ordem mdica ou qualquer controle.

Comrcio e depsito de anabolizantes - Tipicidade

Consagra a doutrina que anabolizantes no se enquadram no conceito de substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica, como descrito no pargrafo nico do artigo 1, da Lei n 11.343, de 23 de agosto de 2006, to pouco se encontra relacionada em listas atualizadas peridicamente pelo Poder Executivo da Unio como substncia que cause dependncia fsica;

descaracterizado est a prtica para o trfico de drogas. Entretanto, no h de se falar em atipicidade da conduta ora mencionada, pois estas substncias tem

finalidade especifica para tratamento mdicos, mormente os casos de origem ilegal, sob a qual podem incidir falsificao ou adulterao do rmedio, desviando sua finalidade inicial. O cdigo penal brasileiro em seu artigo 273 criminaliza inicialmente quem falsifica, corrompe, adultera e, ou, altera produto destinado a fins teraputicos entretanto, o 1.-B, incisos I, III e V, desta norma penal d margem ao oferecimento da denncia e possvel condenao, cujo teor o seguinte:

"Art. 273 - Falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins teraputicos ou medicinais: Pena - recluso, de 10 (dez) a 15 (quinze) anos, e multa. 1 - Nas mesmas penas incorre quem importa, vende, expe venda, tem em depsito para vender ou, de qualquer forma, distribui ou entrega a consumo o produto falsificado, corrompido, adulterado ou alterado. 1-B Est sujeito penas deste artigo quem pratica as aes previstas no 1 em relao a produtos em qualquer das seguintes condies: I - sem registro, quando exigvel, no rgo de vigilncia sanitria competente; III - sem as caractersticas de identidade e qualidade admitidas para a sua comercializao; V - de procedncia ignorada; (grifos nossos.)

Julgado do STJ e posteriormente confirmado pelo STF firmam o entendimento que para a configurao deste crime, basta ter consigo o anabolizante, pois trata-se de crime de ao mltipla, punindo tambm quem possui para uso prprio tais substncias:
HC 104463 MC / PB - PARABA MEDIDA CAUTELAR NO HABEAS CORPUS Relator(a): Min. CRMEN LCIA Julgamento: 06/09/2010 Imputa-se ao Paciente, ainda, o delito de falsificao, corrompimento, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais (Art. 273, 1-B, do Cdigo Penal). Foram encontrados, em sua residncia, 3 caixas de DURATESTON, 16 caixas de DECA DURABOLIN - 50 mg; 1 caixa de DEPOSTERON - 200 mg; 1 caixa de TORAGESIC - 10 mg; 1 caixa de HEMOGENIN - 50 MG (substncias injetveis sujeitas a regime especial de controle, sem a devida comprovao de origem), 18 frascos de POTENAY e 1 frasco de EQUI-BOOST (remdios de uso veterinrio tambm injetveis). Somadas s seringas, agulhas e "garrote" apreendidos, a grande quantidade de produtos apreendidos mostra ser crvel a alegao ministerial de que o Paciente frequentador assduo de academia de ginstica usava e disseminava o uso de anabolizantes para hipertrofia muscular. No h como ser acatada, mormente na presente via, a tese da Defesa de que tudo era para seu uso pessoal, no sendo para distribuio. Ainda que assim fosse, o crime do art. 273, 1-B, do Cdigo Penal, de ao mltipla, admitindo a fungibilidade entre os seus ncleos, e consuma apenas com o fato de "ter em depsito" as substncias anabolizantes.

Apesar da lei penal no tratar especificamente da conduta de vender substncias com efeitos anabolizantes, os tribunais vem se posicionando neste sentido face a origem medicamentosa do objeto do crime, consubstanciado tal conduta ao artigo 273 do diploma penal. Recentemente, o STJ fora provocado para decidir qual a competncia para julgar e processar um investigado cujo qual teve apreendidos, produtos relativos suplementao alimentar (anabolizantes) em poder deste:
Houve a apreenso de produtos relativos suplementao alimentar (anabolizantes) em poder do investigado. O juzo estadual declinou da competncia porque ela seria da Justia Federal, ao entender que se tratava do crime previsto no art. 334 do CP (contrabando ou descaminho). Mas investiga-se, ao final, a apreenso de produtos sem a devida inscrio na vigilncia sanitria e destinados venda em estabelecimento comercial de propriedade do investigado, conduta constante do art. 273 do mesmo Codex, que, em regra, de competncia da

Justia estadual, somente existindo interesse da Unio que justifique a mudana da competncia caso haja indcios de internacionalidade. (Informativo n 0467 Terceira Seo STF CC 110.497-SP, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 23/3/2011 )

Diante do exposto, fcil de se constatar a configurao do crime discriminado no artigo 273 do Cdigo Penal afastando toda e qualquer possibilidade de conduzir o autor para o trfico de drogas, pelos motivos acima citados.

Concluso

Ao final desta pesquisa, chego a concluso que o direito penal brasileiro no possui uma norma de aplicao direta, para os casos de venda de anabolizantes, recaindo a conduta no artigo 273 do cdigo penal, que o entendimento jurisprudencial das cortes superiores. No obstante pensar que, h lacunas para outras interpretaes, caso que fora levantado nesta pesquisa, o qual foi necessrio avocar o superior tribunal de justia para dirimir a dvida do magistrado com relao a competncia deste para julgar e processar uma pessoa presa na traficncia de medicamentos anabolizantes. Importante ressaltar o afastamento deste discente do discurso do senso-comum que era tpica a conduta para trfico de drogas, afinal mesmo medicamentosas, os remdios possuem no discurso cotidiano a nomenclatura de drogas.

Bibliografia: Jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia,

Jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal

Referncia: ZAFARONI, EUGNIO RAUL , PIERANGELI JOS HENRIQUE. Manual de Direito Penal Brasileiro V. 1 BITENCOURT, Cezar Roberto . Tratado de Direito Penal Parte Especial

S-ar putea să vă placă și