Sunteți pe pagina 1din 1

2. O que foi a estrela do Oriente?

A estrela do Oriente mencionada no evangelho de S. Mateus. Uns magos perguntam em Jerusalm: Onde est o Rei dos Judeus que acaba de nascer? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para o adorar (Mt 2, 2). Os dois captulos iniciais dos evangelhos de S. Mateus e de S. Lucas narram algumas cenas da infncia de Jesus, pelo que se costumam denominar evangelhos da infncia. A estrela aparece no evangelho da infncia de S. Mateus. Os evangelhos da infncia tm um carcter ligeiramente diferente ao do resto do evangelho. Por isso esto cheios de evocaes a textos do Antigo Testamento que do grande significado aos gestos. Neste sentido, a sua historicidade no se pode examinar da mesma maneira que a do resto dos episdios evanglicos. Dentro dos evangelhos da infncia, h diferenas. O de S. Lucas o primeiro captulo do evangelho, mas em S. Mateus como que um resumo dos contedos de todo o texto. A passagem dos Magos (Mt 2, 1-12) mostra que uns gentios, que no pertencem ao povo de Israel descobrem a revelao de Deus atravs do seu estudo e dos seus conhecimentos humanos (as estrelas), mas no chegam plenitude da verdade seno atravs das Escrituras de Israel.
A passagem dos Magos mostra que uns gentios, que no pertencem ao povo de Israel descobrem a revelao de Deus atravs do seu estudo e dos seus conhecimentos humanos (as estrelas), mas no chegam plenitude da verdade seno atravs das Escrituras de Israel.

entender o sinal da estrela. A exegese moderna perguntou que fenmeno natural podia ter ocorrido no firmamento, que fosse interpretado pelos homens daquele tempo como extraordinrio. As hipteses que se deram so sobretudo trs: 1) Kepler (sc. XVII) falou de uma estrela nova, uma supernova (trata-se de uma estrela muito distante, que explode de tal modo que, durante umas semanas, emite mais luz e perceptvel da terra); 2) um cometa, pois os cometas seguem um percurso regular, mas elptico, volta do sol (na parte mais distante da sua rbita no so perceptveis a olho nu, mas se esto prximos podem ver-se durante algum tempo).
No tempo em que foi composto o evangelho era relativamente normal a crena de que o nascimento de algum importante ou de algum acontecimento relevante se anunciava com um prodgio no firmamento.

Tambm esta descrio coincide com o que se assinala no relato de Mateus, mas a apario dos cometas conhecidos que se vm da terra, no coincide com as datas da estrela; 3) Uma conjuno planetria de Jpiter e Saturno. Tambm Kepler chamou a ateno para este fenmeno peridico, que, se no estamos enganados nos clculos, pode muito bem ter ocorrido nos anos 6 ou 7 antes da nossa era, quer dizer, naqueles em que a investigao mostra que nasceu Jesus. BIBLIOGRAFIA: A. PUIG, Jess. Una biografa, Destino, Barcelona 2005; S. MUOZ IGLESIAS, Los evangelios de la infancia. IV, BAC, Madrid 1990; J. DANIELOU, Los evangelios de la infancia, Herder, Barcelona 1969.
www.opusdei.org - Textos elaborados por uma equipa de professores de Teologia da Universidade de Navarra, dirigida por Francisco Varo.

No tempo em que foi composto o evangelho era relativamente normal a crena de que o nascimento de algum importante ou de algum acontecimento relevante se anunciava com um prodgio no firmamento. Dessa crena participava o mundo pago (cf. Suetnio, Os doze Csares, Augusto, 94; Ccero, De Divinatione 1, 23, 47; etc.) e o judeu (Flvio Josefo, As Guerras Judaicas, 5, 3, 310-312; 6, 3, 289). Alm disso, o livro dos Nmeros (22-24) recolhia um orculo em que se dizia: De Jacob vem uma estrela, em Israel se levantou um ceptro (Nm 24, 17). Esta passagem interpretava-se como um orculo de salvao sobre o Messias. Nestas condies, oferecem o contexto adequado para

S-ar putea să vă placă și