Sunteți pe pagina 1din 12

1

Manual do Candidato 9 Edio 2011

Sumrio

1. APRESENTAO .............................................................................................................. 3 2. OBJETIVO ......................................................................................................................... 3 3. PBLICO ALVO ................................................................................................................. 3 4. SISTEMTICA DO PROGRAMA ....................................................................................... 4 5. INSCRIES ..................................................................................................................... 5 6. CRITRIOS DE CLASSIFICAO .................................................................................... 5 7. DIVULGAO DOS RESULTADOS .................................................................................. 6 8. LOCAL, DIAS E HORRIOS .............................................................................................. 6 9. ETAPAS DO PROGRAMA S2B ......................................................................................... 7 9.1 PRIMEIRA ETAPA ....................................................................................................... 7 9.2 SEGUNDA ETAPA ....................................................................................................... 8 9.3 TERCEIRA ETAPA ...................................................................................................... 9 10. O PROGRAMA S2B OFERECE BENEFCIOS PARA OS PARTICIPANTES ..................... 9 11. RELACIONAMENTO ALUNO - MERCADO ..................................................................... 10 12. ALUNO AJUDANDO A MELHORAR O PROGRAMA S2B ............................................... 10 13. INFORMAES IMPORTANTES .................................................................................... 11

1. Apresentao

Este documento tem por objetivo explicar, em linhas gerais, o funcionamento do Programa Microsoft Students to Business (Programa S2B). Em caso de dvida, utilize o site do Programa (www.programas2b.com.br) clicando na opo Perguntas e Respostas ou envie um e-mail para a localidade de sua escolha clicando na opo Contato. Ambas as opes se encontram na pgina principal do site do Programa.

2. Objetivo

O Programa S2B, desenvolvido pela Microsoft e operacionalizado pelos Centros de Inovao e instituies de ensino parceiras, doravante denominadas unidades ofertantes, tem como principal objetivo colaborar com os estudantes para que desenvolvam suas competncias e habilidades em reas especficas de TI, aproximando-os do mercado de trabalho. Para isso, o Programa prev capacitao em tecnologia Microsoft para atender as demandas do mercado.

3. Pblico Alvo

Estudantes do ensino mdio, tcnico, superior ou de ps-graduao (lato sensu ou stricto sensu). Para participar do Programa S2B, necessrio que o candidato esteja regularmente matriculado, em um dos cursos indicados anteriormente, em uma escola reconhecida pelo MEC.

4. Sistemtica do Programa

O Programa S2B, totalmente gratuito para os participantes, est organizado em duas e trs etapas (de acordo com o cronograma escolhido pelas unidades ofertantes, caso tenha alguma duvida sobre qual cronograma seguir, favor entrar em contato com a localidade que voc escolheu fazer a inscrio) e tem carga horria total de oitenta e quatro horas. Atualmente, as trilhas tecnolgicas que o Programa S2B oferece so: Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura de TI, Banco de Dados, Expression Web e Dynamics CRM. Cada unidade ofertante poder oferecer uma ou mais trilhas, de acordo com a disponibilidade de recurso local. Na trilha de Desenvolvimento de Sistemas, tem-se como objetivo principal, capacitar os participantes na utilizao da tecnologia Microsoft .Net 2.0/3.5/4.0, habilitando-os para a programao na linguagem C# e ASP.Net. Ser apresentada tambm, a metodologia de desenvolvimento de software, baseada na tecnologia Microsoft Solutions Framework (MSF) e familiarizao na utilizao de banco de dados. Na trilha de Infraestrutura de TI, o objetivo principal capacitar os participantes na administrao de redes baseadas nas plataformas Microsoft Windows Server 2003/2008. Na trilha de banco de dados o objetivo capacitar os participantes na utilizao da tecnologia SQL Server 2005/2008. E a trilha de Expression Web visa capacitar os participantes nas ferramentas de design e na criao de designs para ASP.NET, XML entre outros. O Expression Web uma eficiente combinao com o Visual Studio 2008/2010. Durante a primeira etapa do programa, o candidato far a opo pela trilha que deseja cursar, dentro das trilhas disponveis na unidade ofertante em que o candidato fez a inscrio. Para saber as trilhas oferecidas em cada unidade ofertante, consulte o site do Programa S2B (www.programas2b.com.br).

5. Inscries

O candidato interessado em participar do Programa S2B dever se inscrever somente atravs do site (www.programas2b.com.br), respondendo um formulrio com perguntas de ordem pessoal e profissional. Na ocasio da inscrio, o candidato dever informar o e-mail de acesso frequente, pois ao longo do Programa S2B, toda comunicao ser feita preferencialmente atravs desse canal. Durante o perodo de inscries haver um treinamento online que dever ser realizado por todos os inscritos no programa. O contedo apresentado neste treinamento servir como material de estudo para realizar a avaliao tcnica (prova) que ser aplicada ao final da primeira etapa do programa.

6. Critrios de Classificao

Nesta edio do Programa S2B estamos disponibilizando dois cronogramas, A e B, que sero escolhidos pelas unidades participantes. No cronograma A haver trs momentos, durante a realizao do Programa S2B, em que os participantes sero submetidos a processos classificatrios: na inscrio, na primeira etapa e na segunda etapa. A seleo dos candidatos para a primeira etapa ser feita com base nas informaes fornecidas no ato da inscrio, levando em considerao o nvel de formao, a rea do curso matriculado, o vnculo com o mercado de trabalho e os conhecimentos especficos na rea de TI. Caso haja empate entre candidatos, o critrio de desempate ser a idade, dando-se preferncia ao mais velho.

A seleo dos candidatos para a segunda e terceira etapa ser feita atravs de avaliao tcnica (prova). Caso haja empate entre candidatos, o critrio de desempate ser a idade, dando-se preferncia ao mais velho. No cronograma B haver dois momentos em que os participantes sero submetidos a processos classificatrios: na inscrio e na primeira etapa do Programa S2B. A seleo dos candidatos para a primeira etapa ser feita com base nas informaes fornecidas no ato da inscrio, levando em considerao o nvel de formao, a rea do curso matriculado, o vnculo com o mercado de trabalho e os conhecimentos especficos na rea de TI. Caso haja empate entre candidatos, o critrio de desempate ser a idade, dando-se preferncia ao mais velho. A seleo dos candidatos para a segunda etapa ser feita atravs de avaliao tcnica (prova). Caso haja empate entre candidatos, o critrio de desempate ser a idade, dando-se preferncia ao mais velho.

7. Divulgao dos resultados

A divulgao dos candidatos aprovados em cada etapa do Programa S2B, ser feita atravs do site (www.programas2b.com.br) ou atravs do e-mail cadastrado pelo candidato, de acordo com as datas fixadas no cronograma escolhido pela localidade.

8. Local, dias e horrios

O Programa S2B tem incio com um treinamento online e as demais etapas so totalmente presenciais exceto para o Estado do Brasil que no oferecer o treinamento presencial que voc pode conferir no item 13. As informaes sobre a realizao de cada etapa sero divulgadas atravs do site (www.programas2b.com.br) ou atravs do e-mail cadastrado pelo candidato. Os locais, dias e horrios variam de acordo com a unidade ofertante. No momento da inscrio, o candidato indicar o municpio, o local

(caso exista mais de um endereo no municpio indicado) e o turno desejado. (Entretanto, a escolha do local e do turno no lhe assegurada, pois depende da disponibilidade de vagas).

9. Etapas do Programa S2B

O Programa S2B composto das seguintes etapas :

9.1 Primeira Etapa


A primeira etapa ter durao de quatro horas, podendo ser realizada nos perodos da manh, tarde ou noite, conforme disponibilidade da unidade ofertante. Participaro da primeira etapa os candidatos que forem selecionados na fase de inscrio, conforme descrito no item seis. Os candidatos selecionados devero comparecer no local, dia e horrio indicados pela unidade ofertante de sua escolha, com trinta minutos de antecedncia, portando a cdula de identidade. O candidato que no comparecer nesta primeira etapa ou que no apresentar o seu documento de identidade, ser automaticamente eliminado do Programa S2B. Durante a realizao da primeira etapa, os candidatos tero oportunidade de conhecer com mais propriedade as caractersticas inerentes a cada uma das trilhas e a cada uma das etapas. Ao trmino da primeira etapa, os candidatos sero submetidos a uma avaliao tcnica (prova) classificatria para a etapa seguinte. O contedo para estudo ser abordado durante o treinamento online. Somente no momento da avaliao que o candidato escolher uma das trilhas oferecidas pela unidade ofertante.

9.2 Segunda Etapa


Para as unidades que optarem pelo cronograma A a segunda etapa ter durao de vinte e oito horas, distribudas em sete dias, com durao de quatro horas cada dia. O objetivo da segunda etapa do Programa S2B prover a capacitao tcnica dos participantes na trilha de escolhida. Salientamos que, a partir deste momento, os participantes estudaro somente os temas pertinentes trilha escolhida. At o terceiro dia de aula da segunda etapa, o participante dever apresentar o seu comprovante de matrcula em uma escola reconhecida pelo MEC. Caso o comprovante de matrcula no seja apresentado, o participante ser eliminado do Programa S2B. Aps a conferncia do documento, a declarao de matrcula ser devolvida ao participante. Ao trmino da segunda etapa, os participantes sero submetidos a uma avaliao tcnica (prova) classificatria para a etapa seguinte. Para as unidades que optarem pelo cronograma B a segunda e terceira etapa ter durao de 28 horas tambm, porm ir ser junta com a terceira etapa sem interrupo, ou seja, a terceira etapa com durao de 52 horas ser complemento da segunda etapa totalizando 80 horas. Nesta segunda etapa ser realizada a capacitao tcnica dos participantes na trilha de escolhida e estudaro somente os temas pertinentes trilha escolhida. Os participantes utilizaro as competncias e habilidades desenvolvidas durante esta etapa para a elaborao de um projeto que ser realizado em dupla colocando em prtica todos os conceitos vistos em sala de aula. No decorrer desta etapa, os participantes sero submetidos a uma avaliao de ingls, para identificar seu grau de compreenso. Vale salientar que essa avaliao no ser classificatria nem eliminatria. No ltimo dia de aula, a dupla apresentar o projeto desenvolvido para uma banca examinadora. At o terceiro dia de aula desta segunda etapa em ambos cronogramas (A ou B), o participante dever apresentar o seu comprovante de matrcula em uma escola

reconhecida pelo MEC. Caso o comprovante de matrcula no seja apresentado, o participante ser eliminado do Programa S2B. Aps a conferncia do documento, a declarao de matrcula ser devolvida ao participante.

9.3 Terceira Etapa


Esta etapa integra somente o cronograma A. A carga horria total da terceira etapa ser de, no mnimo, cinqenta e duas horas, sendo doze horas de capacitao complementar e quarenta horas de projeto, distribudas em treze dias. Dependendo da unidade ofertante, o nmero de horas de capacitao complementar poder ser maior do que doze horas a fim de contemplar necessidades locais de mercado. De qualquer modo, o trmino da terceira etapa obedecer s datas fixadas no calendrio. Na terceira etapa do programa, os participantes utilizaro as competncias e habilidades desenvolvidas na segunda etapa para a elaborao de um projeto a ser realizado em dupla. Para a realizao dos projetos, os participantes colocaro em prtica todos os conceitos vistos em sala de aula. No decorrer da terceira etapa, os participantes sero submetidos a uma avaliao de ingls, para identificar seu grau de compreenso. Vale salientar que essa avaliao no ser classificatria nem eliminatria. No ltimo dia de aula, a dupla apresentar o projeto desenvolvido para uma banca examinadora.

10. O programa S2B oferece benefcios para os participantes

So inmeros os benefcios que os participantes do Programa S2B podero obter. Dentre eles, podemos citar:

10

Grande possibilidade de conseguir uma colocao no mercado de trabalho, caso ainda no a possuam. Aprender a utilizar ferramentas de tecnologia de ponta. Os participantes que conclurem a segunda etapa do programa podero obter gratuitamente softwares e licenas regidas na assinatura do MSDN AA, vlidos por seis meses, atravs do ELMS (e-academy License Management System), uma ferramenta gratuita, aprovada pela Microsoft. Formar uma nova rede de relacionamentos, to importante nos dias de hoje.

11.Relacionamento Aluno - Mercado

O Programa S2B objetiva a aproximao de estudantes com o mercado de trabalho, portanto os participantes que conclurem todas as etapas com 75% de freqncia e apresentarem o projeto final, participaro do evento de formatura que, dependendo da unidade ofertante, contar com a presena de empresas parceiras. Nestes eventos, os participantes tero acesso direto s empresas e oportunidade de expor suas idias, demonstrar suas competncias e, por fim, relacionarem-se com o mercado.

12.Aluno ajudando a melhorar o programa S2B

Ao trmino do programa, os participantes sero convidados a responder a pesquisa de satisfao, onde podero avaliar o desenvolvimento de cada etapa, material de apoio, infraestrutura, professores, organizao, entre outros aspectos.

11

13.Unidades com turma presencial

Segue abaixo a relao das unidades que iro oferecer o programa S2B presencial.

Localidades Macei - CESMAC Macei - FAT Macei - FAL Macei - FACIMA Manaus Salvador Fortaleza Quixad Distrito Federal Espirito Santo Minas Gerais Paran Braslia Vitria Belo Horizonte Curitiba Caruaru Jaboato Pernambuco Olinda Petrolina Vitria de Santo Anto Recife Rio de Janeiro Rio Grande do Sul Santa Catarina Petrpolis Rio de Janeiro Porto Alegre Joinville So Paulo

Araraquara Campinas Franca Guaratinguet Jaboticabal Limeira Marlia Piracicaba Presidente Prudente Ribeiro Preto Santos So Carlos So Jos do Rio Preto So Jos dos Campos Sorocaba SP - Consolao SP - Lapa Tito SP - Osasco SP - Santana SP - Santo Andr SP - Sto. Amaro SP - Tatuap SP - Vila Prudente Taubat

Alagoas

Amazonas Bahia Cear

Fique atento no ato da inscrio, pois se seu estado no est na relao acima voc ainda tem a possibilidade de fazer o curso do S2B online, conforme exemplo abaixo:

12

Para saber se seu estado tem o S2B online, primeiro selecione o estado, quando selecionar a localidade aparecer o status em abaixo, como mostra o exemplo acima. Existem duas possibilidades: 1. O estado que tem o S2B presencial ter uma opo outra que ser a online; 2. O estado que no tem turma presencial, ter somente o nome do estado e da localidade com o status, conforme o exemplo acima.

14.Informaes Importantes

obrigatria a freqncia mnima em 75% das aulas em cada etapa, sendo eliminado do Programa S2B o participante que ultrapassar esse limite. As faltas sero abonadas somente em caso de doena, mediante a

apresentao de atestado mdico ou por motivos previstos em lei. As faltas decorrentes de quaisquer outros compromissos no sero abonadas. No sero permitidas revises de prova, nem aceitas solicitaes para reavaliao de classificao de candidatos ou participantes. Em caso de necessidade, os documentos comprobatrios mencionados nos itens 9.1 e 9.2 podero ser solicitados novamente durante a realizao do Programa. Ao trmino do programa, cada participante ter pontuao individual, que levar em considerao a nota da prova da segunda etapa, nota obtida pela dupla e nota individual da apresentao do projeto final banca examinadora. Essa pontuao contribuir para o participante ter acesso s melhores vagas de emprego.

S-ar putea să vă placă și