Sunteți pe pagina 1din 9

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1 GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO

CADERNO DE QUESTES PARA QBMP-01 1 Os tipos de busca aqutica que um militar da QBMP-01 habilitado a realizar so: a) b) c) d) Varredura Circular e Busca de Profundidade. Busca de Superfcie e Varredura Circular. Varredura Linear e Busca de Superfcie. Busca Submersa e Varredura Crescente.

2 Os equipamentos bsicos de mergulho so: a) Mscara Facial, Cilindro e Luva. b) Nadadeiras, Lanterna e Corda. c) Snorkel, Luva e Nadadeiras. d) Mscara Facial, Snorkel e Nadadeiras. 3 Trs regras para salvamento em enchentes so: a) Ter sempre um plano alternativo de salvamento, Nunca amarrar uma corda em volta socorrista, Nunca ficar em p na rea inundada. b) Sempre amarrar uma corda em volta socorrista, Ter sempre um plano alternativo salvamento, Nunca ficar em p na rea inundada. c) Ficar de p na rea inundada, Nunca amarrar uma corda em volta do socorrista, No plano alternativo de salvamento. d) Ter sempre um plano alternativo de salvamento, Sempre amarrar uma corda em volta socorrista, Ficar de p na rea inundada. 4 Trs regras para salvamento em desabamentos so: a) Delimitar a rea de trabalho, Permitir muitas pessoas no auxlio de remoo escombros, Estabelecer um Posto de Comando. b) Ampliar a rea de trabalho, Controlar o nmero de pessoas no auxlio de remoo escombros, No estabelecer um Posto de Comando. c) Delimitar a rea de trabalho, Controlar o nmero de pessoas no auxlio de remoo escombros, Estabelecer um Posto de Comando. d) Ampliar a rea de trabalho, Controlar o nmero de pessoas no auxlio de remoo escombros, Estabelecer um Posto de Comando. 5 Cite 3 componentes do moto-cortador: a) b) c) d) Disco, protetor do disco e corrente. Punho, trava do acelerador e reservatrio de leo lubrificante. Afogador, trava do acelerador e disco. Filtro de ar, disco e filtro de leo. dos dos dos dos do de ter do

6 Qual a proporo da mistura de leo 2 tempos e gasolina para o moto-cortador? a) b) c) d) 1:15 1:20 1:35 1:40

7 Para desafogar um motor do moto-cortador, um dos procedimentos a fazer ? a) b) c) d) Retirar a vela e secar o seu eletrodo. Colocar o afogador na posio O. Abastecer com mistura de combustvel. Abrir o reservatrio de gasolina e deixar evaporar a gasolina que resta.

8 Quais os cuidados que devemos tomar na utilizao do moto-cortador: a) b) c) d) Utilizar luvas de ltex e culos de proteo. Realizar esforos axiais de toro para cortar mais rpido. Utilizar roupas curtas para um melhor manejo e desenvoltura na tarefa. Aproximar o disco do moto-cortador ao metal a ser cortado com o motor a meia acelerao, retirando o disco sempre na mesma direo e sentido do corte.

9 Com relao a definio de espao confinado, correto afirmar que: a) qualquer rea projetada para ocupao contnua de pessoas. b) O espao confinado no possui meios limitados de entrada e sada. c) Concentrao de oxignio no espao confinado oferece uma condio atmosfrica sem risco de morte para os trabalhadores. d) Espao confinado qualquer rea no projetada para ocupao contnua de pessoas com meios limitados de entrada e sada e ventilao insuficiente para remover contaminantes perigosos e/ou deficincias ou enriquecimento de oxignio que possam existir ou se desenvolver. 10 No atendimento operacional em locais confinados, o que NO deve ser observado: a) b) c) d) Montagem do esquema ttico. Verificao da direo do vento. No utilizar EPR. Estacionamento correto das viaturas.

11 Os equipamentos que no deve ser utilizados pela guarnio de salvamento, em locais confinados so: a) b) c) d) EPR. EPC. Detector multigs. Rdio portatil.

12 Na avaliao da cena, o Bombeiro Militar pode afirmar que quais destes compartimentos no pode ser considerado como ambiente confinado? a) b) c) d) Galeria fluvial. Sala de escritrio trancada. Tanque de armazenamento. Silo.

13 Com relao aos produtos perigosos, correto afirmar que: a) No painel de segurana a cor laranja representa a classe de explosivo. b) O nmero ONU est representado na parte de cima do painel de segurana. c) Quando for expressamente proibido o uso de gua no produto deve ser indicado com o nmero zero no incio do nmero. d) O significado do nmero cinco no primeiro algarismo, representa perxido orgnico ou substncia oxidante. 14 Em relao ao cdigo de cores de produtos perigosos, pode se afirmar que: a) A cor verde significa perigoso quando molhado. b) A cor laranja significa oxidante. c) A cor vermelho significa slido inflamvel. d) A cor branca significa produto venenoso/txico. 15 Com relao a produtos perigosos, no Diamante de Hommel, a cor azul representa: a) Perigoso quando molhado. b) Perigo de reatividade. c) Perigoso para sade. d) Perigo de inflamabilidade. 16 De acordo com as classes de risco de produtos perigosos, a classe nmero um significa: a) Txicos e infectantes. b) Lquidos inflamveis. c) Explosivos. d) Substncias perigosas diversas. 17 Qual o modelo de britador utilizado com mais freqncia no CBMERJ? a) LP 16-40 PE PAC b) LE 16-40 PE PAC c) LP 18-40 PE PAC d) LP 18-20 PE PAC 18 Qual a capacidade do tanque de combustvel e do reservatrio de leo hidrulico do britador, respectivamente? a) 7 litros e 7,2 litros. b) 7,5 litros e 7 litros. c) 7,2 litros e 7 litros.

d) 7 litros e 7 litros. 19 Qual o peso aproximado do britador, abastecido com leo hidrulico? a) 121 Kg b) 122 Kg c) 123 Kg d) 124 Kg 20 Casa de Mquinas do Elevador abriga todos os equipamentos que comandam e controlam o elevador. Marque a opo que apresenta todos os equipamentos referentes Casa de Mquinas do Elevador. a) Mquina de trao, Limitador de velocidade, Painel de comando e controle. b) Cabina, Operador de Porta, Contrapeso. c) Porta de pavimento, Sinalizao de pavimento, Botoeira de pavimento. d) Operador de Porta, Contrapeso, Guias, Cabos de Ao. 21 Com relao ao resgate em elevador, marque a alternativa em que a tcnica s deve ser utilizada quando no for possvel retirar a vtima pela porta da cabine. a) Vtimas Retidas no Interior da Cabina. b) Retirada De Vtima Pelo Alapo. c) Vtima Presa s Ferragens. d) Retirada de Vtima pela Porta de Emergncia Lateral. 22 Entende-se a palavra DESENCARCERAMENTO como o ato de desencarcerar; tirar do crcere; soltar; libertar. Para ns Bombeiros Socorristas, essa palavra tem o significado de ser A ARTE DE CRIAR ESPAOS, com a finalidade de retirar as ferragens da vtima, em caso de acidentes automobilsticos. Marque a alternativa que define as fases do socorro na seqncia correta. a) Reconhecimento, Estabilizao, Abertura de Acessos, Criao de Espaos, Estabilizao das Vtimas, Extrao, Avaliao e Treino. b) Reconhecimento, Estabilizao, Abertura de Acessos, Estabilizao das Vtimas, Criao de Espaos, Extrao, Avaliao e Treino. c) Reconhecimento, Estabilizao, Abertura de Acessos, Estabilizao das Vtimas, Extrao, Criao de Espaos, Avaliao e Treino. d) Estabilizao, Abertura de Acessos, Estabilizao das Vtimas, Reconhecimento, Extrao, Criao de Espaos, Avaliao e Treino. 23 Marque a alternativa correta, os materiais utilizados para estabilizao so: a) Calos e blocos, torqus (esvaziar pneus), almofadas pneumticas, tirfor, cintas, escoras de madeira/pneumticas/hidrulicas e outros. b) Calos e blocos, torqus (estourar pneus), almofadas pneumticas. c) Escoras de madeira/pneumticas/hidrulicas e outros. d) Calos e blocos, torqus (esvaziar pneus), almofadas pneumticas, tirfor, cintas, estacas de madeira/hidrulicas e outros.

24 Marque a alternativa correta com relao ao desencarceramento. As tcnicas e tticas que servem como auxilio/ suporte para o Cmt de Operaes, so elas: a) Remoo do teto, Remoo dos pneus, Afastamento do painel, Abertura do painel lateral, Abertura da terceira porta. b) Remoo do teto, Remoo dos pneus, Afastamento do painel, Abertura do painel lateral, Abertura da quarta porta. c) Remoo do teto, Remoo da porta, Afastamento do painel, Abertura do painel lateral, Abertura da terceira porta. d) Remoo do motor, Remoo dos pneus, Afastamento do painel, Abertura do painel lateral, Abertura da quarta porta. 25 Quais so as fases da busca? a) b) c) d) Busca, resgate e evacuao. Planejamento, busca e encerramento. Coleta de informaes, busca e resgate. Salvamento, 1 socorros e transporte.

26 - Os equipamentos de busca em matas devero ser: a) Camuflados. b) Leves e escuros. c) Resistentes e leves. d) Resistentes ao fogo. 27 Ao receber uma solicitao de busca de pessoa perdida, o comunicante dever: a) Bradar o socorro o mais rpido possvel. b) Acionar o grupo de escoteiros da rea. c) Chamar mais quatro militares e partirem para dentro da mata. d) Solicitar a presena de um militar especializado na rea de busca e salvamento para que o mesmo possa coletar o mximo de informaes a respeito do evento. 28 Quando se deve interromper a busca? a) Quando estiver muito frio. b) Quando os militares estiverem com sede. c) Quando estiver na hora do almoo. d) Quando a vtima for encontrada. 29 - Quais so os elementos integrantes da rea de operaes? a) Vtima, socorrista e pblico. b) Vtima, bombeiro e pblico. c) Bombeiro, paciente e pblico. d) Paciente, pblico e socorrista. 30 So caractersticas dos equipamentos de Salvamento em Altura: a) Leveza, fcil maneabilidade, alta resistncia e certificao. b) Leveza, maior dimetro, alta resistncia e certificao. c) Leveza, menor dimetro, baixa resistncia e certificao.

d) Leveza, malevel, alta resistncia e certificao. 31 A alma da corda responsvel por _____ da resistncia da mesma. a) b) c) d) 80% 75% 90% 70%

32 Sobre ancoragem, INCORRETO dizer: a) Os pontos devem estar preferencialmente alinhados; b) O ponto secundrio de ancoragem (back-up) deve receber carga, pois somente ser utilizado em caso de falncia do ponto principal; c) No dever haver folga entre os dois pontos de ancoragem, para evitar o aumento da fora de choque em caso de rompimento do ponto principal; d) O back-up sempre dever ser mais forte e resistente do que o principal. 33 Quais os fatores importantes para boa durabilidade do conjunto de corte das moto-serras? a) b) c) d) Deixar a corrente mais frouxa, lubrificao, deixar a corrente encostar no cho. Lubrificao, deixar a corrente mais frouxa, nunca afiar a corrente para evitar o desgaste. Afiao, lubrificao, manter a corrente tensionada. Nenhuma das respostas anteriores.

34 Qual a mistura correta a ser utilizada no abastecimento (motor) das moto-serras? a) 1:25 Gasolina : leo Castrol Super TT motores 2 Tempos. b) 1:25 Gasolina : leo SAE 20-40W. c) 1:25 leo Castrol Super TT motores 2 Tempos : Gasolina. d) Nenhuma das respostas anteriores. 35 Como deve ser realizada uma operao de corte de rvore? a) Trabalhar calmo e concentrado, utilizar EPI adequado, no transportar a moto-serra com a corrente em funcionamento, utilizar somente cunhas de madeira ou plstico. b) Trabalhar calmo e concentrado, segurar a moto-serra com apenas uma das mos, trabalhar sem a utilizao das garras da moto-serra. c) Trabalhar sem EPI, trabalhar dois operadores ao mesmo tempo, utilizar cunhas de ao. d) Nenhuma das respostas anteriores. 36 Marque a opo errada dentre as opes abaixo: Cuidados a serem tomados ao manusear o cilindro da Almofada Pneumtica: a) Fixe os cilindros em uma parede, poste ou carro, de modo que no vire ou caia b) Inspecione as vlvulas do cilindro para verificar presena de defeitos na rosca, Sujeira, poeira, leo ou graxa. c) Abra e feche a vlvula do cilindro rapidamente d) Antes de abrir o regulador, coloque um pouco de graxa para diminuir o atrito.

37 Para usarmos duas almofadas pneumticas ao mesmo tempo, como elas podem ser utilizadas? a) b) c) d) Maior almofada sobre a menor almofada Menor almofada sobre a maior almofada Qualquer uma das hipteses anteriores Nenhuma das opes anteriores

38 A que presso devemos calibrar o manmetro de baixa presso do cilindro das almofadas pneumticas para iniciar a operao? a) b) c) d) 85 psi 105 psi 115 psi 120 psi

39 A partir de que presso devemos trocar o cilindro das almofadas pneumticas, para evitar que a presso diminua mais? a) b) c) d) 115 psi 120 psi 150 psi 200 psi

40 O desencarcerador pode trabalhar submerso at que profundidade? a) b) c) d) 20 m 30 m 40 m 50 m

41 Marque a opo ERRADA. Para ligar o desencarcerador, devemos tomar o seguinte cuidado, antes de ligar o motor: a) b) c) d) Conectar as mangueiras de leos para as pinas (tipo engate rpido). Abrir a vlvula de combustvel. Colocar a alavanca de pressurizao na posio de pressurizado. Colocar o comando do acelerador na posio START.

42 Para desligar o desencarcerador, devemos tomar o seguinte cuidado, (EXCETO): a) b) c) d) Colocar a alavanca de pressurizao na posio de despressurizado. Desligue o motor e coloque o acelerador na posio STOP. Feche a vlvula de combustvel. Desconecte as mangueiras hidrulicas e deixe sem as capas de proteo.

43 Qual a fora de trabalho do cilindro de resgate do desencarcerador? a) b) c) d) 11 ton 12 ton 13 ton 14 ton

44 Os cilindros do equipamento de respirao autnoma podem ser compostos por quais materiais? a) Alumnio ou ao. b) Composite ou Ao. c) Ferro ou alumnio. d) Composite ou Alumnio. 45 A qual presso o alarme do equipamento de respirao autnoma acionado? a) 2000 PSI b) 5000 PSI c) 200 PSI d) 500 PSI 46 Qual dos itens abaixo no faz parte dos procedimentos operacionais de uso do equipamento de respirao autnoma? a) Verificar a presso no manmetro do cilindro. b) Ajustar a Correia peitoral, certificando-se de que ela no se encontra torcida. c) Retirar a correia peitoral do equipamento. d) Fechar e ajustar a correia da cintura de forma que passe por sobre os tirantes e que no fique torcida. 47 Qual item no componente do equipamento de respirao autnoma ? a) Vlvula de Alvio. b) Cilindro. c) Manmetro do cilindro. d) Regulador de presso. 48 A fora nominal de trabalho dos diversos modelos de tirfor, varia entre: a) b) c) d) 500kgf e 2000kgf 750kgf e 4000kgf 1250kgf e 5250kgf 1500kgf e 4250kgf

49 Com relao ao aparelho tirfor, pode-se afirmar que: a) possvel abrir simultaneamente os dois pares de mordentes para introduzir o cabo de ao. b) O movimento de reverso obtido atravs da alavanca de avano. c) A alavanca de avano tem a funo de puxar ou levantar a carga. d) Quando a bielinha acionada para a esquerda, os mordentes soltam o cabo de modo a liber-lo. 50 So pontos de ancoragem do aparelho tirfor, EXCETO: a) Trilho.

b) Caminho. c) Poste de Iluminao. d) Motocicleta.

S-ar putea să vă placă și