Sunteți pe pagina 1din 5

REPBLICA DE MOAMBIQUE PROCURADORIA-GERAL DA REPBLICA Gabinete de Comunicao

Comunicado de Imprensa n 16/PGR/GC/2011

Assunto: informao sobre o processo de averiguao do Caso MBS

1. Em Junho de 2010, a Procuradoria-Geral da Repblica tomou conhecimento de uma notcia que correu o Mundo, relacionada com o alegado envolvimento de um cidado moambicano, empresrio na Cidade de Maputo, no trfico de estupefacientes e substncias psicotrpicas;

2. Por despacho de 03 de Junho de 2010, do Procurador-Geral da Repblica foi designada uma equipa da Polcia de Investigao Criminal, para a averiguao dos factos, sob direco e superviso de uma magistrada do Ministrio Pblico.

3. Para o efeito, foi solicitada a colaborao internacional da INTERPOL e de alguns pases que, no entender da Procuradoria-Geral da Repblica, seriam referncia na colheita de informao relevante para o processo, nomeadamente, EUA, Reino Unido, Portugal e Repblica da frica do Sul.

4. As diligncias realizadas incluram, entre outras, a recolha, anlise e tratamento de informao operativa especializada, auditorias e diversos elementos pertinentes.

5. Findo o processo de averiguao e salvaguardado o segredo de justia, bem como os demais limites estabelecidos na Constituio e nas leis, cumpre tornar pblicos os resultados.

6. A averiguao no apurou indcios suficientes da prtica de actos que consubstanciem o trfico de estupefacientes ou substncias psicotrpicas pelo referido cidado.

7. As diligncias incidiram, igualmente, sobre as empresas pertencentes ou com ligaes com o referido cidado, no tendo sido, encontrados indcios suficientes de trfico de estupefacientes ou substncias psicotrpicas.

8. No entanto, foram apurados indcios suficientes de factos que tornam necessria a aco do Ministrio Pblico nos termos da lei, na sua funo de controlo da legalidade, nomeadamente:

violao dos procedimentos relativos ao desembarao aduaneiro;

reiterada violao da legislao cambial;

prtica de infraces aduaneiras;

prtica de infraces fiscais.

9. Do processo de averiguao em questo resultou, entre outros:

a) a recuperao para os Cofres do Estado de valores de imposto adicional apurado em sede de auditoria;

b) a fiscalizao obrigatria atravs do sistema de controlo no intrusivo scanner - de todos os contentores e mercadorias diversas do referido cidado ou das empresas com ele relacionadas;

c) a formulao de recomendaes especficas ao Ministrio das Finanas, Autoridade Tributria, ao Banco de Moambique e ao bancos comerciais.

10.

Em face do que antecede, o Procurador-Geral da Repblica, no seu despacho de 31 de Agosto de 2011, ordenou a extraco de fotocpias do relatrio e todas as peas do processo de averiguao, para os respectivos procedimentos em processos prprios por indcios suficientes da existncia de infraces aduaneiras e fiscais e remessa ao Ministrio Pblico junto ao Tribunal Aduaneiro de Maputo e ao Tribunal Fiscal de Maputo.

11.

O PGR ordenou, ainda, a extraco de fotocpias do relatrio e todas as peas do processo de averiguao e remessa ao Banco de Moambique e Autoridade Tributria de Moambique, para os devidos efeitos.

12.

O PGR ordenou, igualmente, o prosseguimento da recolha da informao solicitada a certas instituies pblicas e privadas, ainda no junta para a instruo dos processos aduaneiros e fiscais.

13.

A Procuradoria-Geral da Repblica aproveita, esta ocasio, para agradecer e saudar a todos os cidados, s instituies pblicas e privadas nacionais e internacionais, comunicao social, sociedade civil, INTERPOL e aos Estados estrangeiros, pela colaborao prestada para o sucesso do processo de averiguao.

Maputo, 01 de Setembro de 2011.

A Directora do Gabinete

Georgina Zandamela /Assessora de Imprensa do PGR/

S-ar putea să vă placă și