Sunteți pe pagina 1din 7

PTICA

A trajetria da luz ao viajar de um ponto para outro tal que o tempo de percurso mnimo. PTICA o ramo da fsica que estuda o fenmeno e as leis associadas com a gerao, propagao e interao com as substncias das ondas eletromagnticas visveis (luz). PTICA GEOMTRICA trata das leis de propagao da luz em meios transparentes com bases no argumento que a luz pode ser representada com uma combinao de raios de luz linhas ao longo das quais a energia das ondas eletromagnticas se propagam. ptica geomtrica no leva em considerao a caracterstica ondulatria da luz.

PRINCPIO DA INDEPENDNCIA Quando os raios de luz se cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se os outros no existissem.

PRINCPIOS DE PTICA GEOMTRICA

PRINCPIO DA REVESIBILIDADE O caminho seguido por um raio de luz no se modifica quando o sentido de propagao for invertido.

PRINCPIO DE FERMAT Trajeto de Mnima Durao. A trajetria da luz ao viajar de um ponto para outro tal que o tempo de percurso mnimo. Obs. Se o meio em que a luz se propaga homogneo, o trajeto de RAIOS DE LUZ linhas ao longo das quais as energias das durao mnima o de comprimento mnimo; os raios sero linhas ondas eletromagnticas se propagam, indicam tambm, a retas. Se a luz atravessa sucessivamente muitos meios, seu trajeto, direo e o sentido de propagao. em cada meio, ser retilneo, afim de ser o de menor durao. FONTE PUNTIFORME Uma fonte luminosa puntiforme CONSEQNCIAS DA PROPAGAO RETILNEA DA LUZ quando suas dimenses forem desprezveis em relao s SOMBRA- Quando um corpo interposto entre uma fonte luminosa distncias entre a fonte e os objetos. Ela produz numa tela: pontual e um anteparo, a regio do corpo que no recebe luz da regio iluminada e sombra projetada. fonte denominada sombra prpria. A regio escura do anteparo recebe o nome de sombra projetada. FONTE EXTENSA Quando no podemos desprezar as suas dimenses. Ela produz numa tela: regio iluminada, PENUMBRA Quando um corpo interposto entre uma fonte sombra projetada e penumbra projetada. luminosa extensa e um anteparo, observa-se que no corpo, antecedendo a regio da sombra prpria, h uma faixa clara, LUZ SIMPLES OU MONOCROMTICA luz de uma s denominada penumbra prpria. No anteparo, envolvendo a regio de cor(freqncia). sombra projetada, h uma faixa mais clara chamada penumbra projetada. LUZ COMPOSTA OU POLICROMTICA luz que resulta da superposio de luzes de cores diferentes (freqncias ECLIPSE DA LUA Quando a Terra se interpe entre o Sol e a Lua diferentes). impedindo a viso de seu satlite, dizemos que ocorre eclipse da lua. O eclipse pode ser total ou parcial. MEIO TRANSPARENTE permite a passagem da luz, deixando ver com nitidez os objetos atrs dele. MEIO TRANSLCIDO permite a passagem da luz, mas no permite ver com nitidez um objeto atravs dele. MEIO OPACO no permite a passagem da luz, atravs dele. MEIO HOMOGNEO um meio que apresenta em todos os seus pontos as mesmas propriedades.
P e n u m b ra C one de so m b ra d a T e rra Lua T e rra

Sol

MEIO ISOTRPICO um meio no qual as propriedades so as mesmas em qualquer direo. ECLIPSE DO SOL Quando a lua se interpe entre o Sol e a Terra, FILTROS DE LUZ- Os filtros ideais absorvem todas as cores, impedindo total ou parcialmente que os raios solares atinjam permitindo apenas a passagem da cor com a qual eles se determinadas regies da superfcie da Terra, dizemos que ocorre apresentam. eclipse do sol. O eclipse pode ser total, parcial ou anular. PRINCPIO DA PROPAGAO RETILNEA Nos meios homogneos, transparentes e isotrpicos a luz se propaga em linha reta. CMERA ESCURA DE ORIFCIO uma caixa com paredes opacas e que possui um pequeno orifcio em uma de suas faces. A utilizao desse dispositivo pode servir, entre outras coisas, para determinar a distncia de uma fonte caixa.
T e rra p en u m b ra Lua

Sol

cone de so m b ra d a Lua

i o x y

ECLIPSE ANULAR- Quando o cone de sombra da lua no chega a tingir a Terra, ocorre o chamado eclipse anular. Este eclipse visto por um observador que, situado no cone de penumbra da Lua, enxerga o Sol sob forma de uma anel luminoso.

E c lip s e a n u la r P e n u m b ra C o n e d e so m b ra

D e c o m p o s i o d a L u z p o r u m p ris m a

L u z b ra n c a
FASES DA LUA Devido formao da sombra prpria da lua, tornando visvel apenas parte de sua superfcie, que podemos distinguir o que chamamos de fases da lua. A cada 27,3 dias ela completa um ciclo formado pela seguinte seqncia de fases: lua nova, quarto crescente, cheia e quarto minguante.
q u a rto m in g u a n te 7 d ia s 7 d ia s lu a c h e ia

lu a n o v a lu z s o la r 7 d ia s q u a rto c re s c e n te

7 d ia s

NGULO VISUAL OU DIMETRO APARENTE o ngulo sob o qual o observador enxerga um objeto. Ele depende das dimenses do objeto e de sua distncia em relao ao globo ocular do observador. LIMITE DE ACUIDADE VISUAL o menor ngulo visual necessrio para que um observador distinga pontos de um objeto. Aproximadamente esse valor corresponde a 0,0003 rad ou um minuto (1 ).

N G U L O V IS U A L

CORES PRIMRIAS As cores primrias so: vermelha, verde e azul. Elas so consideradas primrias pois a combinao destas trs cores, dentre todos os outros trios, que conseguem produzir a mais ampla variedade de cores compostas. CORES COMPLEMENTARES Duas cores que se combinam para dar a luz branca so complementares. Assim para que o nosso olho tenha a sensao de branco, no necessrio misturar todas as cores do espectro. Exemplos:amarelo e azul, vermelho e verdeazulado, e verde e prpura. COR DOS OBJETOS OBJETO OPACO A cor de um objeto opaco depende: a) das cores (freqncias) da luz que ele reflete difusamente para o olho do observador, b) da cor (freqncia) da luz que nele incide. CORPO BRANCO Se um corpo reflete todas as cores que nele incidem, diz-se que branco. CORPO NEGRO Se um corpo absorve todos os raios luminosos que nele incidem, diz-se que negro. CORPO COLORIDO Se um objeto absorve todas as cores menos a vermelha, que reflete, considerado vermelho, e um pano azul parece preto quando iluminado com luz vermelha (freqncia na faixa da cor vermelha) porque no h luz azul para ele refletir. OBJETOS TRANSPARENTES COLORIDOS (Filtros) A cor dos objetos transparentes (filtros) depende da cor da luz que transmitem. O vidro (transparente) verde absorve todas as cores menos a verde, que transmite. PROCESSO SUBTRATIVO DE LUZES COLORIDAS - O processo de mistura subtrativa est relacionado remoo de parte da luz que incide sobre um objeto. Que por sua vez depende dos pigmentos que esto depositados na superfcie do corpo. PIGMENTOS Os pigmentos so pequenos gros que, de acordo com a sua natureza, absorvem uma determinada cor de luz. Portanto, os pigmentos subtraem, de uma luz incidente composta, uma determinada cor. Um objeto envia aos nossos olhos as cores que os seus pigmentos no conseguem absorver.

COR
COR propriedade da luz que s depende de sua freqncia. LUZ MONOCROMTICA a luz de uma s cor, isto , freqncia. LUZ POLICROMTICA a luz constituda por duas ou mais cores (freqncia). COMPOSIO DA LUZ BRANCA e AS SETE CORES FUNDAMENTAIS. A luz branca, emitida pelo Sol ou por uma lmpada incandescente, constituda por uma infinidade de luzes monocromticas, as quais podem ser divididas em sete cores principais.

Vermelho , laranja , amarelo , verde, azul, anil e violeta .

REFLEXO E ESPELHOS PLANOS


O espelho testa a reflexo da luz e a irreflexo dos homens (Gar-Mar) REFLEXO o fenmeno no qual a luz, ao incidir numa superfcie, retorna ao meio em que estava se propagando. A reflexo luminosa regular a que ocorre em superfcies regulares, como os espelhos, dando origem formao de imagens. A reflexo luminosa difusa ocorre nas superfcies irregulares, sendo a responsvel pela percepo dos objetos.
R EFLEX O R EG U LA R
la n te rn a fe ix e in c id e n te fe ix e re fle tid o

C A M P O V IS U A L

O ngulo de incidncia igual ao de reflexo

R E F L E X O D IF U S A
la n te r n a

TRANSLAO DE ESPELHO. Quando um espelho plano deslocado paralelamente sua posio inicial, a imagem de um objeto fixo sofre um deslocamento que o dobro do deslocamento do espelho, no mesmo sentido.
V id ro

ar

D=2d
tra n s la o
E
1

LEIS DA REFLEXO 1a Lei: O raio incidente (i) o raio refletido (r) e a normal (n) esto no mesmo plano. 2a Lei: O ngulo de incidncia (i) igual ao ngulo de reflexo (r). i=r

i2

d D

ROTAO DE ESPELHO. Se um espelho plano sofre uma rotao em torno de um vrtice do espelho plano de um ngulo alfa, o raio refletido sofre uma rotao de 2xalfa. =2
ro ta o

PONTO OBJETO- Definimos ponto-objeto como sendo o vrtice do pincel de luz incidente no sistema ptico. O ponto-objeto_real constitui o vrtice do pincel incidente cnico divergente. O ponto-objeto-virtual constitui o vrtice do pincel indiente cnico convergente. PONTO IMAGEM- Definimos ponto-imagem como o vrtice do pincel de luz emergente do sistema ptico. ESPELHO PLANO O espelho plano um sistema ptico estigmtico, pois conjuga sempre um ponto objeto com um ponto imagem. Ele tambm conjuga, de um objeto real, imagem sempre virtual, direita e de mesmo tamanho do objeto. A primeira vista parece que o espelho inverte a imagem e por isso precisamos escrever a palavra invertida. O que ocorre, na realidade que o espelho no inverte a imagem trocando por exemplo, a esquerda pela direita. O que eles fazem inverter a imagem em relao ao eixo perpendicular ao espelho, o que ns d a sensao de estar olhando a imagem por trs. Chamamos esta imagem de especular ou enantiomorfa.
IM A G E M D E U M C O R P O E X T E N S O C A

R R
i

R
r 2

E2

ASSOCIAO DE ESPELHOS PLANOS: N = (360 / ) - 1 Onde: N o nmero de imagens; o ngulo entre os espelhos. Obs. Quando (360/ ) um nmero mpar e inteiro, a expresso s aplicvel para um objeto situado no plano bissetor do ngulo . O valor mximo de 180o. O valor mnimo de zero. A expresso s vlida para valores de que sejam um mltiplo inteiros de 360, por exemplo, 129o, 90o,72o etc.
A S S O C IA O D E E S P E L H O S P L A N O S E1 O ' O

E2

O '''

O ''

B B ' A '

C'

CAMPO VISUAL a regio do espao que pode ser observada atravs do espelho.

ESPELHOS ESFRICOS
ESPELHO ESFRICO uma calota esfrica onde ocorre reflexo regular da luz. CNCAVO quando a superfcie refletora est do lado interno da calota. CONVEXO quando a superfcie refletora est do lado externo da calota. ELEMENTOS GEOMTRICOS: Centro de curvatura (C) da esfera que contm a calota esfrica. Raio de curvatura (R) o raio de curvatura da esfera que contm a calota esfrica. Vrtice do espelho (V) o plo da calota esfrica. Eixo principal: a reta que contm o centro C e o vrtice V do espelho. Eixo secundrio: qualquer reta que contm o centro C, mas no contm o vrtice V do espelho. FOCO PRINCIPAL (F): de um espelho esfrico o ponto de convergncia de um feixe de luz cilndrico e paralelo ao eixo principal. Ele real para os espelhos cncavos e virtual para os convexos. O foco principal dos espelhos esfricos de Gauss fica situado entre o centro de curvatura eo vrtice do espelho. f = R / 2 Foco Secundrio. Quando um feixe de raios paralelos incide sobre um espelho esfrico paralelamente a um de seus eixos secundrios, ele origina um feixe convergente, no caso do espelho cncavo, e divergente, no do convexo. O vrtice Fs de tal feixe situa-se nesse eixo secundrio e constitui um dos focos secundrios. Ele determinado pela interseo do plano(reta) focal com o eixo secundrio que paralelo ao raio oblquo incidente.
E L E M E N T O S G E O M ' T R I C O S D E U M E S P E L H O E S F R I C O
E sfera R C a lo ta E s f ric a E ix o S e c u n d rio C E ix o P r in c ip a l V C O N V EX O C N CAV O

IMAGEM PRODUZIDA POR UM CNCAVO: A- Objeto alm do centro de curvatura. Imagem: real, invertida e menor. B- Objeto sobre o centro de curvatura. Imagem: real, invertida e do mesmo tamanho. C- Objeto entre o centro de curvatura e o foco. Imagem: real, invertida e maior. D- Objeto no plano focal. Imagem: imprpria (no infinito). E- Objeto entre o foco e o vrtice. Imagem: virtual, direita e maior.
Im a g e n s p ro d u z id a s p o r u m e s p e lh o c n c a v o A B C D E E'

C B ' C' A '

re a l m e n o r in v e rtid a A

B` B C A ` F V

PROPRIEDADES DOS RAIOS DE LUZ. 1- Um raio incidente paralelamente ao eixo principal reflete-se na direo do foco principal. 2- Um raio incidente na direo do foco principal reflete-se paralelamente ao eixo principal. 3- Um raio incidente na direo do centro de curvatura refletese sobre si mesmo. 4- Um raio incidente no vrtice do espelho reflete-se simetricamente em relao ao eixo principal. 5- Todo raio de luz que incide num espelho esfrico obliquamente ao eixo principal, ao refletir-se, passa pelo EQUAO DO AUMENTO LINEAR TRANSVERSAL (A): respectivo foco secundrio. A = i / o = - p / p IMAGEM PRODUZIDA POR UM ESPELHO CONVEXO: P: distncia do objeto ao vrtice do espelho. sempre virtual, direita e menor. P: distncia da imagem ao vrtice do espelho. f: distncia focal do espelho EspelhoEsfricoConvexo o: tamanho do objeto. i: tamanho da imagem EQUAO DE GAUSS. A imagem de um objeto, colocado a uma distncia p de um espelho de distncia focal f , forma-se a uma O distncia p do espelho tal que:

REFERENCIAL DE GAUSS (ESPELHOS ESFRICOS) Para fazermos o estudo analtico/algbrico dos espelhos esfricos, utilizamos o referencial de Gauss. EIXO DAS ABSCISSAS: coincide com o eixo principal do espelho, com origem no vrtice e orientado em sentido contrrio ao da luz incidente. EIXO DAS ORDENADAS: perpendicular ao eixo principal, com origem no vrtice do espelho. O eixo das ordenadas orientado de maneira tal que a ordenada o do objeto seja positiva.

E.P. P

F P'

Nesta equao, p sempre positivo, f positivo para o espelho cncavo e negativo para o convexo e p positivo para uma imagem real e negativo para uma imagem virtual.

1 / f = ( 1 / p ) + ( 1 / p )

Imagem:virtual,direiraemenor

OBS. As grandezas f, p, p, i, o e A so algbricas, isto , elas devem ser introduzidas nas equaes com seus respectivos sinais (positivo ou negativo), para que possam produzir resultados corretos.

A velocidade da luz muda, ao passar de um meio para outro


REFRAO DA LUZ est associada mudana de velocidade da luz ao passar de um meio para outro . A velocidade da luz modifica-se na refrao, isto , na passagem de um meio para outro. DIOPTRO: o conjunto de dois meios refringentes separados por uma superfcie. VELOCIDADE DA LUZ NO VCUO (C) - A velocidade da luz no vcuo 300.000 km/s ou 3.108 m/s. No ar ns tambm Obs. A equao acima s vlida se a visada for vertical ou aproximamos para o mesmo valor que no vcuo. aproximadamente vertical, isto , pequenos ngulos. NDICE DE REFRAO ABSOLUTO ( n ) para um dado meio o quociente entre a velocidade da luz no vcuo ( c ) e a velocidade LMINAS DE FACES PARALELAS da luz no meio em questo. Se os meios externos forem iguais, o raio emergente paralelo ao raio n = (velocidade da luz no vcuo) / incidente.

REFRAO E DIPTROS

(velocidade da luz no meio) n=c/v

Substncia gua pura sal de cozinha diamante lcool etlico

n 1,33 1,54 2,42 1,36

Substncia glicerina vidro crown gelo parafina

n 1,47 1,52 1,31 1,43

LEIS DA REFRAO F- O raio incidente, o raio refratado e a reta normal esto no mesmo plano. G- Lei de Snell-Descartes. Para um raio de luz monocromtica passando de um meio para outro, constante o produto do seno do ngulo, formado pelo raio e a normal, com o ndice de refrao em que se encontra esse raio.

Sen . n1 = sen r . n2

PRISMA o sistema ptico constitudo por trs meios homogneos e transparentes separados por duas superfcies planas no paralelas. Frmulas: A = r 1 + r 2 e = i 1 + i 2 A Onde: A= ngulo de refringncia; i1 e i2 ngulos com a normal fora do prisma r1 e r2 : ngulos com a normal dentro do prisma; : ngulo de desvio. CONDIES DE DESVIO MNIMO- A anlise experimental dos prismas pticos revela-nos que o desvio assume o valor mnimo quando o ngulo de incidncia na 1a face e de emergncia na 2a face forem iguais. ( min = desvio angular mnimo). i 1 = i 2 => r 1 = r 2 => A= 2 r => min = 2 i A

NGULO LIMITE (L) o valor do ngulo de incidncia ao qual corresponde uma emergncia rasante (por 90o ), quando a luz se propaga do meio mais refringente para o meio menos refringente: Sen L = n 1 / n 2 para n 1 < n 2 REFLEXO TOTAL - Se o ngulo de incidncia for maior que o ngulo limite, quando a luz passa de um meio mais refringente para um meio menos refringente, ocorre o fenmeno da reflexo total.
R EFLE X O TO TA L N n1>n2 n2 n1 3 2 1 L R a io q u e s o f re u re f le x o to ta l R a io R e fra ta d o 1 R a io r a s a n te a s u p e rfc ie 2 3

DIOPTRO PLANO: dois meio homogneos e transparentes separados por uma superfcie plana. y / y = n / n onde, y= abscissa do objeto; y= abscissa da imagem; n= ndice de refrao do meio de incidncia; n= ndice de refrao do meio de emergncia.

LENTES ESFRICAS DELGADAS


LENTE o sistema ptico constitudo por trs meios homogneos e transparentes separados por duas superfcies curvas ou por uma superfcie curva e uma plana. LENTE DELGADA a lente cuja espessura pequena quando comparada aos raios de curvatura das faces curvas.
A

L E N T E C O N V E R G E N T E : T IP O S D E IM A G E N S E' R e a l: A ', B ', C ' B C D E Im p r p r ia : D ' V ir t u a l: E '

A F In v e r t id a s : A ', B ', C ' D ir e it a : E ' M a io r : C ', E ' M e s m o ta m a n h o : B '

F' A' B' M e n o r: A ' C'

REFERENCIAL DE GAUSS (LENTES). LENTE CONVERGENTE aquela em que os raios emergentes, EIXO DAS ABSCISSAS: Coincide com o eixo principal da lente, com que correspondem a incidentes paralelos, convergem. A lente origem no centro ptico e sentido orientado contra a luz incidente para os divergente quando, nas mesmas condies, os raios emergentes objetos e a favor da luz incidente para as imagens. EIXO DAS ORDENADAS: perpendicular ao eixo principal, com origem divergem. no centro ptico. EQUAO DE GAUSS PARA LENTES A imagem de um objeto, colocado a uma distncia p de uma lente delgada de distncia focal f, forma-se a uma distncia p da lente tal que:

1 / f = ( 1 / p ) + (1 / p )
conveno de sinais: 1- A distncia p sempre positiva. 2- A distncia p ser positiva se a imagem for real e negativa se for virtual. 3- f ser positiva quando a lente for convergente e negativa quando for divergente. Lentes nmeio < n lente n meio > n lente VERGNCIA ou CONVERGNCIA de um sistema ptico a grandeza Convergentes Bordas delgadas Bordas espessas definida pelo inverso da distncia focal. No SI medida em dioptrias (di). divergentes Bordas espessas Bordas delgadas -1 FOCO PRINCIPAL IMAGEM (FI ) (refere-se luz que emerge U(D) = di = m D=1/f da lente). Raios luminosos que estejam incidindo paralelos ao eixo FRMULA DOS FABRICANTES DE LENTES (HALLEY): principal emergem na mesma direo que contm o foco imagem. FOCO PRINCIPAL OBJETO (Fo ) (refere-se luz que incide na D = 1 / f = ( (n 2 / n 1) 1 ) ( ( 1 / R 1 ) + ( 1 / R 2 ) ) lente). Quando raios luminosos incidem numa direo que contm o n2 = lente e n1 = meio no qual a lente est imersa. foco objeto, emergem paralelo ao eixo principal. Face convexa => raio positivo (R>0) ( + ) PONTOS ANTIPRINCIPAIS: a uma distncia que igual ao Face cncava => raio negativo (R<0) ( - ) dobro da distncia focal, de cada lado da lente, situam-se no eixo ASSOCIAO DE DUAS LENTES DELGADAS: a imagem formada principal os pontos antiprincipais A (real) e A (virtual). pela primeira lente ser objeto para a segunda lente. DISTNCIA FOCAL a distncia entre o foco e a lente. LENTES JUSTAPOSTAS: A vergncia da lente equivalente associao PROPRIEDADES DO RAIO DE LUZ NAS LENTES. igual soma algbrica das vergncias das lentes componentes. 1a. Todo raio luminoso que incide paralelamente ao seu eixo Lente convergente: C positivo. Lente divergente: C negativo. principal, refrata-se passando pelo foco principal imagem. C = C 1 + C 2 + ... 2a. Todo raio luminoso que incide passando pelo foco principal objeto, refrata-se e emerge paralelamente ao eixo principal. 3a. Todo raio luminoso que incide passando pelo centro ptico da lente no sofre desvio ao atravessa-la. Obs. Nas duas primeiras propriedades, a passagem pelos focos principais efetiva na lente convergente e em prolongamento na lente divergente.

CONSTRUO DE IMAGENS NAS LENTES LENTE DIVERGENTE: a imagem formada de um objeto real sempre VIRTUAL, DIREITA E MENOR que o objeto. LENTE CONVERGENTE: 1. Objeto alm do ponto antiprincipal A. Imagem: real, invertida e menor. 2. Objeto no ponto antiprincipal objeto A. Imagem: real, invertida e igual 3. Objeto entre o ponto antiprincipal objeto A e o foco objeto Imagem: real, invertida e maior. 4. Objeto no foco objeto. Imagem: imprpria ( no infinito) 5. Objeto entre o foco objeto F e o centro ptico O. Imagem: virtual, direita e maior

INSTRUMENTOS PTICOS O olho um deles


Instrumentos pticos, associao de sistemas simples
re tin a

ASSOCIAO DE SISTEMAS PTICOS. Embora a maioria dos instrumentos pticos sejam bastante complexos, analisaremos apenas os princpios de funcionamento, onde eles so considerados como simples associaes de lentes, espelhos, prismas etc. Quando dissermos que um determinado instrumento real possui uma lente L, o instrumento real ter provavelmente uma associao de vrias lentes, que em conjunto apresentam o mesmo comportamento desta lente resultante L. A finalidade do uso de um conjunto de lentes justamente a de corrigir os defeitos apresentados pelas lentes. Na associao de sistemas pticos devemos lembrar de que: 1- Objeto e imagem so conceitos relativos e dependem do sistema ptico analisado. 2- A imagem conjugada pelo 1o sistema funciona como objeto para o 2o sistema. INSTRUMENTOS DE PROJEO. Os instrumentos de projeo devem produzir uma imagem final real, j que o objetivo projetar imagens numa tela (anteparo). INSTRUMENTO LENTE IMAGEM Mquina fotogrfica convergente Real Projetor de slides Convergente Real Projetor de filmes Convergente Real

p u p ila

c ris ta lin o

e ix o p tic o

L
i

0 ,5 m m

1 5 m m

M Q U IN A F O T O G R F IC A
F ilm e c o lo r id o

Fi

Im a g em a) R eal b ) In v e rtid a c) M enor

Ponto remoto (PR) a posio onde deve ser colocado um objeto para que o olho cnjuge sua imagem sobre a retina sem esforo de acomodao. Ponto prximo(PP) O ponto prximo a posio onde um objeto nele colocado tem imagem conjugada sobre a retina com o mximo esforo de acomodao. MIOPIA Causas: alongamento do globo ocular ou convergncia excessiva do cristalino. Conseqncias: ponto prximo est mais prximo que o normal (25 cm), o ponto remoto est a uma distncia finita do olho, a imagem se forma antes da retina. Correo- lentes divergentes. Foco da lente corretora 1/ Pr = 1 / f
DEFEITO MIOPIA HIPERMETROPIA PRESBIOPIA ASTIGMATISMO ESTRABISMO CORREO Lentes divergentes Lentes convergentes Lentes convergentes Lentes cilndricas Lentes prismticas

INSTRUMENTOS DE OBSERVAO. Os instrumentos de observao geralmente produzem uma imagem final virtual, j que estas imagens sero observadas diretamente pelo operador no tendo necessidade de projeta-las numa tela. INSTRUMENTO LENTE IMAGEM Lupa Convergente Virtual Microscpio simples Convergente Virtual Microscpio composto Convergente Virtual Luneta astronmica convergente virtual

L U PA
A ' B ' Fo A B O F
i

Im a g e m a - v irtu a l b -d ire ita c - m a io r

PTICA DA VISO Olho reduzido- Modelo simplificado do olho humano para que possa ser estudado do ponto de vista da ptica geomtrica. Elementos do olho reduzido: 1- Diafragma, que desempenha o papel da pupila, limitando a largura e a inclinao do feixe incidente no olho. 2- Uma lente delgada convergente que faz o papel do cristalino e cujo eixo coincide com o eixo ptico do globo ocular. 3- Um anteparo situado a uma distncia fixa de 15 mm da lente delgada convergente, que faz a funo de retina em cuja regio til sero formadas as imagens dos objetos visualizados.

S-ar putea să vă placă și