Sunteți pe pagina 1din 3

ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I

PROFESSOR RESPONSVEIS PELO RELATRIO


Gabriel Ivo, Gueirnan Crislorrane, talo Fabian, Marcelo Luna, Tauane Arajo

MESSIAS G. BANDEIRA

DATA 07/10/2011

AULA No. 08

Relatrio de Aula 2011.2


Breve relato (temas da aula, local, professores responsveis,
convidados, recursos etc.)

Temas da aula: Poltica e Contemporaneidade Local: UFBA, Campus Ondina, PAF5, Sala 104. Professores: Anamlia Franco e Messias G. Bandeira. Recursos utilizados: Projetor e computador com acesso internet.

A aula foi ministrada pelo professor Messias Bandeira, que relacionou o cenrio poltico contemporneo e as novas tecnologias, fazendo um paralelo com a recente morte de Steve Jobs, mediando s discusses sobre o mesmo tema, e pela professora Anamlia Franco que ficou focada a opinar e complementar as discusses.

Atividades

preparatrias

aula

(procedimentos,

leituras,

discusses, exerccios etc.) Apresentao do slide com o tema


com a histria da informtica.

central Steves Jobs vida e obra, fazendo um paralelo inevitvel

Poltica na Contemporaneidade: vrios vdeos ilustrando, alm da carreira de asceno de Steve Jobs e os avanos da informtica, a poltica hoje, como o documentrio US NOW, que faz a relao das novas tecnologias e o cenrio poltico, como se d a troca de informaes e o compartilhamento de ideias via internet entre pessoas de todo o mundo.

Sntese das principais ideias e discusses

A aula iniciou-se com a apresentao da morte de Steve Jobs que logo causou um impacto, devido a ser algo muito recente. Grande parte da sala conhecia o trabalho do mesmo, sabia sua histria e quem no sabia acabou entrando em contato com tal, pois os docentes colaboraram, exibindo na aula um material udio visual dobre o assunto, para que ningum ficasse a parte da discusso.

A professora Anamlia relacionou a morte de grandes personalidades de diferentes mdias com a morte de Steve Jobs, destacando a diferena e contraste das mesmas, embora a comoo de vrios presidentes e grandes personalidades a e mobilizao dos meios de comunicao tenham sido constantes. Em seguida, os alunos comearam a interagir, comentado a respeito do tema da aula, fazendo suas observaes pessoais e tericas sobre o assunto, compartilhando conhecimento e o respeito que tinham sobre o fundador da Apple.

Aps a pauta de opinies abertas, vdeos contando a trajetria de Steve Jobs foram exibidos, e a para tornar mais enftica sua contribuio para a tecnologia, contou-se a histria da informtica,

destacando o grande salto que a empresa criada por Jobs deu em uma poca de pouca ousadia nessa rea.

Nessa relao de histria da tecnologia, fez-se uma linha do tempo, durante essa parte da aula, que envolveu a cronologia dos computadores, desde o primeiro (onde houve a apresentao de uma imagem do mesmo) que ocupava uma sala inteira, passando por todas as inovaes que a Apple disponibilizou, at chegar aos dias atuais, onde o computador se tornou um bem comum. E esse avano enorme era impensado at meados da dcada de 30 e 40, na qual os avanos da informtica comearam a cogitar a possibilidade de convergncia da mdia comunicao, tele-comunicao a informtica. Em contato com datas e apresentaes histricas, poucas pessoas se manifestaram a respeito, dois ou trs alunos entendedores do assunto falaram e apontaram datas, fazendo referncias ao que os professores estavam apresentando e principalmente, ao que Messias falava durante a explicao do processo de evoluo da informtica.

Em paralelo com a evoluo da informtica, houve destaques das modificaes na forma de ver a tecnologia, que antes era tido como algo cientfico e de difcil acesso, e depois da expanso e a gigantesca propaganda de tornar o computador um aparelho domstico, as pessoas comuns j passavam a ter pretenses a respeito da tecnologia. Quando Apple apresenta o primeiro computador pessoal ao pblico, o Macintosh, exibindo-o de maneira a causar grande impacto nas pessoas, causou uma discusso quanto as suas apresentaes em pblico, no s dos produtos, onde comparou-se sua estratgia a de um show business.

Em um desfeche para retomar a ateno ao tema central e relacionado a matria, a exibio do documentrio US NOW uniu as pontas que ficaram soltas durante a aula. Temas de discusso sobre incluso digital, poltica de incluso entre outros temas relacionados a comunidade e tecnologia, foram abordados no documentrio. Ao redor do mundo, existem pessoas conectadas passando informao que se espalham muito rpido devido a velocidade e a acessibilidade da internet. No houve uma discusso mais aprofundada sobre o documentrio, pois a aula j estava no fim e os alunos j se necessitavam ir embora, mas o ponto fundamental, que foi unir e relacionar os temas foi cumprido de forma interativa.

Quadro conceitual
Autor/Idia/Obra O que descobri a respeito Onde saber mais

Concluses / Avaliao
Com essa aula, podemos ter uma ideia do surgimento da comunicao em nosso meio, pois nos foi apresentado uma linha cronolgica de tal evoluo e como chegamos at o que temos na contemporaneidade Percebe-se tambm como os meios e modos de comunicao foram modificaram-se e que na contemporaneidade tudo est conectado e os conceitos de real e virtual so muito relativos.

Atividades para responsveis)

prxima

aula

(com

respectivos

Ser realizado um encontro entre todas as turmas de contemporaneidade, no auditrio do PAF1 campus Ondina. Professores responsveis: Messias Guimares Bandeira e Anamlia Franco e demais professores de contemporaneidade. O assunto Tema abordado ser: Economia e Contemporaneidade www.contemporaneidade.ning.com

O relatrio deve ser enviado (upload) 48 horas antes da prxima aula para a comunidade online (contemporaneidade.ning.com).

S-ar putea să vă placă și