Sunteți pe pagina 1din 11

Comunicao e linguagens

Carlos Straccia

FUNES DA LINGUAGEM

Referncias bibliogrficas
INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto curso prtico de leitura e redao. So Paulo: Scipione, 1998, p. 214-218; 230; 240; 252; 260; 270.

Comunicao e linguagens
Carlos Straccia Esquema do ato de comunicao

. Fonte: INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. 5 ed. So Paulo: Scipione, 1998, p. 17.

Comunicao e linguagens
Carlos Straccia Funes da linguagem Funo potica
Funo metalingstica

Funo expressiva ou emotiva

Funo conativa ou apelativa

. Fonte: INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. 5 ed. So Paulo: Scipione, 1998, p. 17.

Funo referencial

Funo ftica

Comunicao e linguagens
Carlos Straccia

Funo Referencial
Trata-se do uso da linguagem com a finalidade de transmitir informaes, expor situaes. Ela se caracteriza pela tentativa de produzir uma mensagem mais objetiva. Por isso, ela est muito presente em textos jornalsticos e cientficos. Nesta funo, destaca-se o emprego de pronomes e verbos de 3 pessoa. No texto jornalstico, ela ser predominante, pois sua inteno principal informar o pblico sobre fatos e acontecimentos.

Fonte: Capa do jornal O Estado de S. Paulo. Disponvel em http://www.newseu m.org/media/dfp/pd f24/BRA_OE.pdf. Acesso em 24 de fevereiro de 2006. Observao: o site indicado uma tima fonte de pesquisa. Nele, diariamente, so reproduzidas capas de jornais de cerca de 140 pases.

Comunicao e linguagens
Carlos Straccia

Funo Expressiva ou Emotiva


TETO DE VIDRO O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justia (CNJ), ministro Nelson Jobim, adotou como prioridade aprovar resoluo que garanta desconto nos salrios de quem, no Judicirio, receba mais do que o teto do funcionalismo pblico. A norma deve ser votada at 15 de maro pelo CNJ e decerto vai deflagrar uma disputa corporativa to renhida quanto aquela gerada pela resoluo contra a contratao de parentes. A iniciativa muito bem-vinda. A medida tem como alvo os servidores da Justia que oneram os cofres pblicos com supersalros. Pela Constituio, o vencimento mensal de um ministro do STF (R$ 24,5 mil) corresponde ao teto do funcionalismo. Os desembargadores podem receber at 90,2% desse valor. Mas so abundantes os magistrados que encontram brechas para manter o privilgio. H casos extremos de vencimentos superiores a R$ 50 mil. No por acaso, Tribunais de Justia relutam em enviar ao STF planilhas com a composio dos salrios bem como a justificativa legal para terem sido estipulados.
Fonte: Trecho de Editorial publicado no jornal Folha de S. Paulo, de 24 de fevereiro de 2006, p. A2.

Buemba! Vou passar um Carnaval acstico! E esse ano eu vou PULAR o Carnaval. Literalmente. Vou dormir hoje noite e s acordar Quarta-Feira de Cinzas. Pulei o Carnaval. Vou passar um Carnaval acstico. Unplugged! No vou atrs do trio eltrico. No quero nada eltrico. Porque na Bahia assim: voc liga o liquidificador e sai todo mundo correndo atrs pensando que trio eltrico! mole? mole, mas sobe! Ou como diz o outro: duro, mas desce! O ano passado eu pulei tanto que quase botei um ovo. Alis, no Nordeste todo assim: de tanto que pulam acabam botando ovo. Ovo eltrico! E eu vou sair no Bloco de Paulista: o Blockbuster. Sbado de aleluia na videolocadora. Vou passar um Carnaval trepidante: vou alugar nove fitas. Rarar! Enfim, chegou o Carnaval. De hoje em diante PROIBIDO PENSAR!
Fonte: Trecho do texto de Jos Simo publicado no jornal Folha de S. Paulo, de 24 de fevereiro de 2006, p. E.9.

O que caracteriza esta funo o emprego da linguagem para expressar opinies e/ou sentimentos do emissor. Ela vai se evidenciar, mais claramente, pelo uso de pronomes e verbos de 1 pessoa. Porm, muitas vezes, isso no ocorre. Nos textos jornalsticos, esta funo muito utilizada nos editoriais (porque emitem a opinio do jornal); nos textos assinados por colunistas e crticos de cinema, msica, teatro etc. e nas charges (trata-se da opinio do chargista sobre um determinado fato).

Comunicao e linguagens
Carlos Straccia

Funo Conativa ou Apelativa


A linguagem trabalhada com o objetivo de persuadir o destinatrio. Ou seja, fazer com que ele atenda aos interesses do emissor. A marca mais evidente desta funo o emprego de pronomes e verbos da 2 pessoa. Todavia, muitas vezes, isso no ocorre.
Fonte: Capa do Jornal da Tarde. http://www.jt.com.br/ editorias/2006/02/24. Acesso em 24 de fevereiro de 2006.

Esta funo sempre predominante no texto publicitrio. No jornal, ela estar presente, principalmente, nas capas de jornais, de revistas, de boletins etc.

Comunicao e linguagens
Carlos Straccia

Funo Ftica
Nesta funo, a linguagem empregada com a inteno de, primeiramente, despertar a ateno do seu destinatrio e depois, manter contato com ele. Ou seja, manter o canal aberto. Esta funo se apresenta de diferentes formas: rudos, falar alto, repetio, msica, recursos grficos (tais como, tamanho da fonte, cores etc.). Como a maior dificuldade do emissor conseguir despertar a ateno do receptor, torna-se uma funo muito utilizada em textos da comunicao de massa.

Fonte: pgina de abertura de matria assinada por Eurico Andrade. Publicada na Revista Realidade, ano II, n. 18, setembro de 1967, p. 159.

Comunicao e linguagens
Carlos Straccia

Funo Metalingstica
JORNALISMO ECONMICO Quelle lngua ist this one? Rolf Kuntz Dlar opera? PIB registra? Por que case em vez de "caso"? Cmbio tem stress? A soja responsvel? A linguagem do jornalismo econmico muito estranha, sim, e no por causa do famigerado economs. O idioma dos cadernos de Economia muito menos tcnico do que se diz. infinitamente mais prximo da fala comum do que o cdigo usado em matrias sobre turfe, tnis ou informtica sem falar, naturalmente, nos magnficos artigos sobre conjuntos musicais de garagem. O problema do material econmico no a especializao, mas a deformidade. A linguagem feia e repleta de vcios. um produto da combinao da preguia, principalmente dos chefes, com a precria formao dos jovens profissionais. Ocorre quando a linguagem utilizada para falar da prpria linguagem. Ou seja o cdigo empregado para explicar, definir ou fazer referncia ao prprio cdigo. O exemplo mais evidente dessa funo o dicionrio. Mas ela est presente em muitas situaes do cotidiano. No caso do texto jornalstico, isso acontece quando se faz referncia prpria produo do jornal. Como, por exemplo, na coluna do ombusdman ou na coluna erramos.

Fonte: Trecho de texto disponvel em http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=369IMQ001. Acesso em 24 de fevereiro de 2006. Uso didtico do texto.

Comunicao e linguagens
Carlos Straccia

Funo Potica
o emprego da linguagem concentrada na mensagem. Isto , a inteno apresentar o contedo por meio de uma forma que atraa o destinatrio. Por isso, ela tambm recebe o nome de funo esttica.

O que a caracteriza a novidade, criar efeitos que provoquem o senso esttico do destinatrio.

Fonte: pgina de abertura de ensaio fotogrfico de Cludia Andujar. Publicado na Revista Realidade, ano II, n. 18, setembro de 1967, p. 148.

O texto jornalstico recorre com freqncia a esta funo como forma de causar um certo estranhamento sobre o receptor. Isso ocorre nos ttulos das matrias, nas chamadas de telejornal ou de radiojornal, na seleo e arranjo das imagens.

Comunicao e linguagens
Carlos Straccia

O estudo das funes da linguagem muito importante para percebermos as diferenas e semelhanas existentes entre os vrios tipos de mensagem. Analisando o modo como essas funes se organizam nos textos alheios, podemos detectar as finalidades que orientaram sua elaborao. Aplicando-as em nosso prprios textos, podemos planejar o que escrevemos, de modo a fortalecer a eficcia e a expressividade das mensagens. (INFANTE, 1998, p. 217)

Deve-se destacar, ainda, que nas mensagens, raramente, utilizada apenas uma funo da linguagem. Quase sempre, h vrias funes presentes. Contudo, sempre haver uma predominante. Essa funo predominante ser determinada de acordo com a finalidade com que a mensagem foi elaborada. Por esse motivo, nos textos jornalsticos, a funo referencial prevalecer sobre as outras. Porm no se deve ignorar a presena das demais funes como forma de atrair o pblico e de manter-se em contato permanente com ele.

Comunicao e linguagens
Carlos Straccia
Fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/copadasconfederacoes2005/int erna/0,,OI574013-EI5024,00.html. Acesso em 24 de fevereiro de 2006.

Dirio argentino Ol simulou uma falha de impresso em sua capa: "Por razes tcnicas, esta pgina no pde ser impressa. Desculpem, at amanh"

S-ar putea să vă placă și