Sunteți pe pagina 1din 8

NET IQUETA

Centro Universitrio Curso de Licenciatura em Filosofia Tecnologia Educacional para Educao Distncia Prof.

Polo So Paulo 16/09/2011

Resumo
O texto se prope a tratar das questes referentes a etiqueta no uso das ferramentas de comunicao na internet, suas aplicaes e implicaes no caso da falta desta.

Sumrio
Sumrio.......................................................................................................... 3 Introduo......................................................................................................4 Netiqueta........................................................................................................5 Redes Sociais..............................................................................................5 E-mails........................................................................................................ 6 Fruns e salas de bate-papo.......................................................................7 Concluso.......................................................................................................7 E-Referncias.................................................................................................8 PANISI, Fernando Dicas de 'netiqueta' para usar Twitter e mensagens no celular. Disponvel em: < http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1228999-6174,00VEJA+DICAS+DE+NETIQUETA+PARA+USAR+TWITTER+E+MENSAGENS+NO +CELULAR.html..............................................................................................8

Introduo
Vivemos a gerao da comunicao virtual, o que antes servia apenas para a comunicao interna nas empresas, hoje media as relaes entre amigos e at pessoas que moram numa mesma casa. Muitas pessoas associam a internet a uma ideia de impessoalidade e anonimato, principalmente quando vo escrever uma mensagem. O que muitos ainda no perceberam que mesmo no havendo um cdigo de regras escritas para o uso da internet, essas regras existem e sem elas a comunicao via internet pode se tornar catica, resultando em mensagens mal interpretadas e grandes prejuzos tanto para as relaes pessoais quanto profissionais. No texto a seguir, abordaremos as regras da chamada Netiqueta e como a falta dela pode ser prejudicial comunicao.

Netiqueta O termo Netiqueta surgiu a partir da juno das expresses Net (internet) e etiquette (etiqueta), como um conjunto de regras subjetivas para manter a boa convivncia e preservar sua imagem tanto na internet quanto na intranet. A internet por vezes causa uma impresso de frieza e impessoalidade pela falta do feedback, que nas interaes pessoais fornecido pelas expresses corporais e exclamaes dos interlocutores. Mas no se engane, mesmo sem perceber, ao ler tambm apreendemos as intenes, mesmo que no explcitas, de quem escreveu. A internet, sendo uma reproduo da vida real criou seus prprios mecanismos para melhorar a comunicao e torna-la mais prxima da pessoal. Para substituir as expresses faciais, foram criados os emoticons. Uma gargalhada pode ser substituda por um kkk ou rs, mas existem limites para o uso dessas expresses, de acordo com o seu destinatrio. Redes Sociais Como dissemos, o mundo virtual uma tentativa de reproduo da vida real e, portanto, no escapa das regras de etiqueta deste. Hoje comum as empresas investigarem a vida dos candidatos a vagas, nas redes sociais e dependendo do que encontrarem por l, as chances de um candidato podem ser reduzidas ou se tornarem simplesmente nulas. Alm disso, uma empresa composta por pessoas que tambm participam dessas redes, ento, a chance de encontrar seus chefes e colegas de trabalho deve ser considerada, principalmente se voc vincula seu nome ao da empresa. Moderao a palavra chave para no se expor e nem causar uma m impresso. Por exemplo: Voc iria trabalhar com uma roupa muito sensual ou de roupa de banho? A menos que voc trabalhe de salva vidas num clube, provavelmente a resposta ser no. Ento, se lembre de que postar fotos muito sensuais pode passar uma m impresso. Isso vale tambm para aquelas fotos de baladas e comentrios que podem dar uma imagem de algum desregrado. Fotos, s as suas, evite postar fotos de colegas e familiares em situaes vexatrias, eles podem no achar graa nenhuma.

Outro problema comum so as palavras de baixo calo, principalmente quando se referem a times de futebol, que outro assunto espinhoso. As pessoas tm suas preferncias e no gostam de ser ofendidas por causa delas. Pode ser muito engraado fazer piada com o time dos seus amigos, mas numa rede social todos os que te seguem ou todos os seus amigos virtuais tero acesso a essas mensagens. Imagina se o seu chefe torce por um time que voc odeia e ao abrir suas atualizaes se depara com ofensas ao seu time do corao. Ele pode no se manifestar de imediato, mas tambm pode ser que num momento de tomar uma deciso mais sria, isso seja o detalhe que falta. Outra dica importante evitar postar muitas vezes ao dia quando se est no trabalho, mesmo que a internet seja liberada, pois pode passar uma impresso de que voc est deixando de cumprir suas obrigaes profissionais. A regra de ouro nesse caso procurar compartilhar informaes que sejam realmente relevantes. E-mails As regras da etiqueta convencional e da boa educao valem tambm para os e-mails. fundamental ter pelo menos duas contas, uma pessoal e outra profissional. Esta segunda merece ateno redobrada. Cuidado com nomes de e-mail fofinhos ou com apelidos, o ideal que tenham seu nome ou parte dele ou uma combinao de nome e nmeros, nada como tchuquinha@..., ou Corinthiano02@.... Outra quebra de etiqueta na internet so as tais correntes, que alm de muitas vezes terem mensagens falsas, geralmente contm vdeos e imagens pesadas que podem entupir a caixa de e-mail do seu destinatrio. Existem tambm mensagens maldosas que cada vez que algum repassa, seu e-mail adicionado lista com cpia e acaba sendo usada como forma de conseguir e-mails para spam e contaminao por vrus. A norma culta deve ser mantida sempre que o assunto for trabalho, e-mails so documentos e, portanto, devem seguir um padro profissional. Os e-mails da empresa no devem ser usados em hiptese alguma para passar recadinhos, correntes, piadas e imagens que no tenham a ver com o trabalho.

Fruns e salas de bate-papo Outra situao comum, porm extremamente desagradvel, so as discusses inflamadas nos fruns e salas de bate-papo. Essas ferramentas so usadas para que haja uma troca de informao entre pessoas interessadas num mesmo tipo de assunto. Existem fruns e salas de bate papo e relacionamento, fruns tcnicos de uma determinada rea, onde profissionais podem dar sua opinio e sanar dvidas e tambm fruns acadmicos, que so usados em redes de ensino, que podem ter funo de avaliao. Nesses fruns o cuidado deve ser redobrado, tanto com relao escrita quanto em relao ao contedo. Muitas vezes uma ironia mal aplicada, ou uma posio que demonstre arrogncia pode gerar uma discusso inflamada ou flame war, que por vezes acaba em ofensa pessoal e muita chateao, afinal, normalmente depois de escrito, no d para voltar atrs.

Concluso A internet pode ser uma ferramenta extremamente til tanto na vida pessoal, para encontrar velhos amigos, fazer novos, se comunicar com mais eficincia, quanto na vida profissional e acadmica. Ela diminui as distncias e nos permite interagir com vrias pessoas ao mesmo tempo. Porm se no usada com cautela pode destruir a imagem de qualquer pessoa. Portanto, algumas atitudes nunca so demais: Boa educao, cuidados com a escrita e conhecimento das ferramentas que a internet oferece para que se faa um uso adequado delas. Dessa forma quase impossvel errar.

E-Referncias PANISI, Fernando Dicas de 'netiqueta' para usar Twitter e mensagens no celular. Disponvel em: < http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1228999-6174,00VEJA+DICAS+DE+NETIQUETA+PARA+USAR+TWITTER+E+MENSAG ENS+NO+CELULAR.html

WIKIPDIA. Netiqueta. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta

Educao distncia. Netqueta tambm vale para EAD. Disponvel em: <http://www.educacaoadistancia.blog.br/netqueta-tambem-vale-para-ead/

NAKASHIMA, Caren. Uol Estilo. Como voc se comporta nas redes sociais. Disponvel em: <http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimasnoticias/2011/07/20/como-voce-se-comporta-nas-redes-sociais-faca-o-teste-e-leia-dicasde-etiqueta.htm

S-ar putea să vă placă și