Sunteți pe pagina 1din 20

A nossa realizao fazer o sonho do cliente torna-se realidade!

Cdigo do Cliente Imobilirio.


Cartilha do Cliente Comprador / Corretor / Vendedor

Agradecimentos

Agradeo a todos os participantes deste, pequeno material que vem somar e agregar valores aos nobres colegas corretores de imveis na Praia Grande e espero atingir em nvel a todo o Brasil. Em especial agradecer os mestres Rafael Bortone e Nilton Almeida, na orientao, na correo e no apoio no desenvolvimento desta pequena ferramenta.

Prefcio Cliente, amigo est cartilha foi criada para auxiliar na compra e na venda de seu imvel, mas com um diferencial de identificar a veracidade do profissional que ira intermediar sua compra ou venda ou mesmo prestar consultoria imobiliria e administrativa em seus bens.

SUMRIO

ENTENDENDO TICA O QUE UM CORRETOR? PROFISSIONAL CREDENCIADO Como Saber? CDIGO DE TICA PROFISSIONAL FIDELIZANDO O SEU CORRETOR DE IMVEIS Dicas Importantes ao Cliente COMPROMISSO COFECI x CLIENTE Misso Viso Valores COMPRA E VENDA Loteamento Proposta de Compra Contrato Escritura ALUGUEL REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

3 3 4 4 4 8 8 8 9 9 9 9 13 14 15 16 16 20

3 Centro Paula Souza / ETEC / Praia Grande/SP. Projeto: Trabalho de Concluso de Curso PTCC.
TEMA: O BENEFICIO DA TICA E A DISTORO DA INFORMAO NO RAMO IMOBILIRIO.

Prof. & Coordenadora do Curso em Tcnico em Transaes Imobilirias: Andresa Cavalcanti Prof. Orientador: Nilton Almeida.

Aluno responsvel pela Elaborao/Criao: Alexandre Alves Martins.

COMPONENTES:

Adriano da Conceio Frana N 02 Alexandre Alves Martins N 03 Alexandre Jos Ferreira N 04 Dayane Francis Silva N 09 Stephany Caires Silva N 26 CLASSE: 2TTI2

Entendendo tica. A tica o estudo geral do que bom ou mal correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da tica a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela diferente de ambos - Moral e Direito - pois no estabelece regras. Esta reflexo sobre a ao humana que caracteriza a tica. O que um corretor? um agente comercial, que serve de intermedirio na compra e venda de imvel, papeis de credito, etc. A denominao corretor de imveis no se aplica a qualquer um que simplesmente decida fazer transaes imobilirias. S os que se encontram devidamente autorizados a vender imveis em troca de comisso so considerados verdadeiros corretores.

4 Profissional Credenciado! Como saber? O corretor possui uma carteira funcional, emitida pelo rgo regulador de seu Estado, com validade de 12 meses, a inscrio no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imveis), obrigatria para exercer a profisso regulamentada. um direito de o cliente exigir, e uma obrigao do profissional apresentar mesmo quando no solicitado.

IMPORTANTE O Corretor obrigado a executar a mediao com diligncia e prudncia e a prestar ao cliente, obrigatoriamente, todas as informaes sobre o andamento do negcio. Mesmo que o cliente no pergunte, o corretor deve esclarecer qualquer detalhe, de preferncia por escrito para haver credibilidade do profissional.

Cdigo de tica Profissional. Aprovado Conforme Resoluo Cofeci n 326/92 Cdigo de tica Profissional dos Corretores de Imveis.

Art. 1 - Este Cdigo de tica Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual deve se conduzir o Corretor de Imveis, quando no exerccio profissional.

Art. 2 - Os deveres do Corretor de Imveis compreendem, alm da defesa do interesse que lhe confiado, o zelo o prestigio de sua classe e o aperfeioamento da tcnica das transaes imobilirias.

Art. 3 - Cumpre ao Corretor de Imveis, relao ao exerccio da profisso, classe e aos colegas: I considerar a profisso como alto titulo de honra e no praticar nem permitir a pratica de atos que comprometem a sua dignidade;

5 II prestigiar as entidades de classe, contribuindo sempre que solicitado, para o sucesso de suas iniciativas em proveito da profisso, dos profissionais e da coletividade; III manter constante contato com o Conselho Regional respectivo, procurando aprimorar o trabalho desse rgo; IV - zelar pela existncia, fins e prestigio dos Conselhos Regional respectivo, aceitando mandatos e cargos que lhes forem confiados e cooperar com os que forem investidos em tais mandatos e encargos; V observar os postulados impostos por este Cdigo, exercendo seu mister com dignidade; VI exercer a profisso com zelo, discrio lealdade e probidade, observando as prescries legais e regulamentares; VII defender os direitos e prerrogativas profissionais e a reputao da classe; VIII zelar pela propria reputao mesmo fora do exerccio profissional; IX auxiliar a fiscalizao do exerccio profissional, cuidando do cumprimento deste Cdigo, comunicando, com discrio e fundamentadamente, aos rgos competentes, as infraes de que tiver cincia; X no se referir desairosamente sobre seus colegas; XI relacionar-se com os colegas, dentro dos princpios de considerao, respeito e solidariedade, em consonncia com os preceitos de harmonia da classe; XII colocar-se a par da legislao vigente e procurar difundi-la a fim de que seja prestigiado e definido o legitimo exerccio da profisso. Art. 4 - Cumpre ao Corretor de Imveis, em relao aos clientes: I inteirar-se de todas as circunstncias do negcio, antes de oferec-lo; II apresentar, ao oferecer um negcio, dados rigorosamente certos, nunca omitindo detalhes que o depreciem, informado o cliente dos riscos e demais circunstncias que possam comprometer o negcio; III recusar a transao que saiba ilegal, injusta ou imoral; IV comunicar, imediatamente, ao cliente o recebimento de valores ou documentos a ele destinados;

6 V prestar ao cliente, quando este as solicite ou logo que concludo o negcio, contas pormenorizadas; VI zelar pela sua competncia exclusiva na orientao tcnica do negcio, reservando ao cliente a deciso do que lhe interessa pessoalmente; VII restituir ao cliente os papis de que no mais necessite; VIII dar recibo das quantias que o cliente lhe pague ou entregue a qualquer ttulo; IX contratar, por escrito e previamente, a prestao dos servios profissionais; X receber, somente de uma nica parte, comisses ou compensaes pelo mesmo servio prestado, salvo se, para proceder de modo diverso, tiver havido consentimento de todos os interessados, ou for praxe usual na jurisdio. Art. 5 - O Corretor de Imveis responde civil e penalmente por atos profissionais danosos ao cliente, a que tenha dado causa por impercia, imprudncia, negligncia ou infraes ticas. Art. 6 - vedado ao Corretor de Imveis: I aceitar tarefas para as quais no esteja preparado ou que no se ajustem s disposies vigentes, ou ainda, que possam prestar-se a fraude; II manter sociedade profissional fora das normas e preceitos estabelecidos em lei e em Resolues; III promover a intermediao com cobrana de over-price; IV locupletar-se, por qualquer forma, a custa do cliente; V receber comisses em desacordo com a Tabela aprovada ou vantagens que no correspondem a servios efetiva e licitamente prestados; VI angariar, direta ou indiretamente, servios de qualquer natureza, com prejuzo moral ou material, ou desprestgio para outro profissional ou para a classe; VII desviar, por qualquer modo, cliente de outro Corretor de Imveis; VIII deixar de atender s notificaes para esclarecimento fiscalizao ou intimaes para instruo de processos; IX acumpliciar-se, por qualquer forma, com os que exercem ilegalmente atividades de transaes imobilirias;

7 X praticar quaisquer atos de concorrncia desleal aos colegas; XI promover transaes imobilirias contra disposio literal da lei; XII abandonar os negcios confiados os seus cuidados, sem motivo justo e prvia cincia do cliente; XIII solicitar ou receber do cliente qualquer favor em troca de concesses ilcitas; XIV deixar de cumprir, no prazo estabelecido, determinao emanada do rgo ou autoridade dos Conselhos, em matria de competncia destes; XV aceitar incumbncia de transao que esteja entregue a outro Corretor de Imveis, sem dar-lhe prvio conhecimento, por escrito; XVI aceitar incumbncia de transao sem contratar com o Corretor de Imveis, com que tenha de colaborar ou substituir; XVII anunciar capciosamente; XVIII reter em suas mos negcio, quando no tiver probabilidade de realizlo; XIX utilizar sua posio para obteno de vantagens pessoais, quando no exerccio de cargo ou funo em rgo ou entidades de classe; XX receber sinal nos negcios que lhe forem confiados caso no esteja expressamente autorizado para tanto. Art. 7 - Compete ao CRECI, em cuja jurisdio se encontrar inscrito o Corretor de Imveis, a apurao das faltas que cometer contra este Cdigo, e a aplicao das penalidades previstas na legislao em vigor. Art. 8 - Comete grave transgresso tica o Corretor de Imveis que desatender os preceitos dos artigos 3, I, V, VI, e IX; 4, II, III, IV, V, VII, VIII, IX e X; 6, I, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIX, e XX, e transgresso de natureza leve o que desatender os demais preceitos deste Cdigo. Art. 9 - As regras deste Cdigo obrigam aos profissionais inscritos nos Conselhos Regionais. Art. 10 - As Diretorias dos Conselhos Federal e Regionais promovero a ampla divulgao deste Cdigo de tica.

Braslia DF, 25 de Junho de 1992

8 WALDYR FRANCISCO LUCIANO Presidente RUBEM RIBAS Diretor 1 Secretrio Resoluo homologada em Sesso Plenria de 07/08/92

Fidelizando o seu Corretor de Imveis. Ao falamos em fidelidade, isso no se restringe apenas aos profissionais que buscam mil e uma maneiras de cativar o cliente. Esta inteno tambm deve vir do cliente, em cativar o seu corretor de sua confiana. Dicas Importantes ao Cliente: Como voc avalia a postura do corretor de imveis para conquistar essa fidelizao?

R. O corretor de imveis, acima de tudo tem que ser transparente. Quais os erros e acertos que o cliente deve observar no corretor?

R. Se houver qualquer suspeita de que a informao no seja confivel desconfie ou cancele o negocio. Como deve o cliente ir busca de um corretor confivel?

R. Normalmente a indicao o melhor carto de visita que um profissional pode ter, mesmo assim desconfie at de quem indica, pois a melhor soluo ainda o Creci e Cofeci. Como verificar a idoneidade do corretor junto ao CRECI ou COFECI? No site: www.crecisp.gov.br/index.asp ou www.cofeci.gov.br/portal/, no se esquea de ter o nome completo do corretor e o numero do Creci que foi lhe passado.

Compromisso que o COFECI tem para com o Cliente. Misso, Viso e Valores.

9 MISSO: Supervisionar a tica dos Corretores de Imveis em todo o territrio nacional, cabendo-nos zelar e trabalhar pelo bom conceito da profisso e dos que a exercem legalmente, visando defesa da Sociedade. VISO: Buscar aprimoramento contnuo e inovando sempre. VALORES: tica, Transparncia, Efetividade e Competncia.

O sonho da casa ou imvel no residencial no deve ser um tormento, mas devemos nos cercar de cuidados e principalmente em consultar um advogado por isto este cdigo do cliente trs muito mais a nos informar:

COMPRA E VENDA

1 ) O que deve observar quem vai vender um imvel? preciso verificar primeiro quem so os compradores, principalmente se o preo no for vista. De que forma? Tirando certido dos compradores, tais como protestos, distribuidores cveis, federal, etc. necessrio ainda contratar um advogado para elaborar o contrato de compra e venda. Depois de feito o pagamento do valor do imvel, preciso passar a escritura pblica de compra e venda perante um cartrio de notas e levar o registro no cartrio de registro no cartrio de registro de imveis. 2 ) Quais os documentos necessrios para registrar o compromisso de compra e venda? a) Via original do contrato, com todas as firmas reconhecidas, inclusive de duas testemunhas, perfeitamente identificadas e qualificadas (RG e/ou CPF). b) Cpia de cdula de identidade e CPF das pessoas envolvidas.

c) Certido de Casamento ou de Nascimento (para solteiros) atualizadas (se por cpia, autenticada e se de outra Comarca, com a firma do Oficial devidamente reconhecida). d) Se o vendedor for pessoa jurdica, deve apresentar contrato social atualizado (at seis meses da data do titulo) ou procurao vlida. e) Certido Negativa de Dbito (CND) do INSS e certido conjunta da Receita Federal do Brasil em nome da pessoa jurdica.

10 3 ) E para registrar a escritura definitiva? Deve-se apresentar o comprovante do recolhimento do Imposto de Transferncia (ITBI) e cpia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou certido dos dados cadastrais do imvel. 4 ) E o que deve observar quem vai comprar um imvel? O comprador deve procurar se resguardar ao mximo de adquirir imvel sobre o qual pesem dvidas penhora ou hipoteca. Isto porque essas pendncias continuam a existir aps a venda. Se a compra for feita nessas condies, o novo proprietrio torna-se responsvel pela hipoteca, penhora e qualquer divida em relao ao imvel. Alm disso, se algum compra um imvel de outra pessoa que j foi citada numa execuo de dvida, corre o risco de o juiz considerar a venda uma fraude e invalid-la, ainda que o comprador esteja de boa-f e tenha pagado o preo exigido. 5 ) Como saber se h dividas que pesam sobre o imvel ou sobre o vendedor? Para saber isso, ser preciso tirar os seguintes documentos: a) Certido de nus reais do registro de imveis. Ela certifica a inexistncia de penhoras e hipotecas sobre o imvel. b) Certido vintenria do registro do imvel. Certifica quem foram os proprietrios de imvel e se o vendedor realmente dono, ou seja, se registrou o Imvel em seu nome. c) Certido de Situao Imobiliria Quitao fiscal (na Prefeitura) indicando os pagamentos de IPTU, Taxas de Lixo, etc. d) Certido de Situao Enfitutica A Prefeitura informa se o imvel tem algum imposto pendente. e) Certido negativa do ajuizamento de dbitos fiscais sobre o imvel (no nono Registro de Distribuio). f) Certido de Capacidade Jurdica dos Vendedores 1 e 2 Ofcios de Interdies e Tutelas. g) Certido Negativa de Protestos. h) Certido Negativa de Aes e Execues Cveis e Fiscais Ajuizadas em nome do vendedor nos Registros de Distribuio (1, 2, 3, 4, e 9) e Servio de Distribuio da Justia Federal e da Justia do Trabalho.

11 i) Documentos de Identificao: Identidade, CPF, Certido de Casamento (se o vendedor for casado, ser preciso certido em nome de ambos, marido e mulher), etc. j) Declarao do sndico muito importante ter uma prova de que o condomnio e outras taxas do imvel no esto em dbito. 6 ) H ainda outros cuidados a tomar na hora da compra de um imvel? Sim. Quando o vendedor for pessoa jurdica (empresa, firma comercial, etc.), deve-se exigir a Certido Negativa de Dbito (CND) do INSS dentro do prazo de validade (6 meses). 7 ) E se o imvel for um apartamento novo ou comprado na planta? Nesse caso, preciso verificar o contrato da construtora com o banco que financiou a construo. No recomendado comprar apartamento sobre o qual a construtora fez pesar hipoteca. 8 ) E imveis usados? As medidas a serem tomadas so as mesmas para novos ou usados. A diferena se o imvel vai ser comprado diretamente da construtora ou se precisa de financiamento. 9 ) Imveis financiados exigem algo a mais? Se o imvel for comprado por meio de financiamento, indicado apresentar os documentos exigidos para o financiamento. Analise atentamente o contrato apresentado pela construtora e verifique os ndices para atualizao de prestaes e do saldo devedor. 10 ) Que tipo de imvel pode ser financiado? Com as linhas de financiamento da Caixa Econmica Federal, por exemplo, voc pode: a) Comprar um imvel novo, usado, ainda na planta ou j em construo. b) Comprar um terreno ou construir no que j seu. c) Comprar todo o material de construo. d) Reformar o imvel.

12 11 ) Quais so as exigncias para o financiamento de um imvel? A Caixa Econmica Federal, por exemplo, aceita a comprovao de renda formal ou informal. Voc deve apenas comprovar que sua renda est de acordo com o financiamento que vai fazer. Por meio de extratos de carto de crdito, de aluguel, e de outros documentos o banco verifica quanto voc pode pagar de financiamento por ms. Ou seja, voc precisa apenas ter condies para assumir o financiamento imobilirio que deseja fazer. 12 ) Como processo para aprovao de um financiamento? O banco analisar seus dados e seu cadastro. Se for aprovado, ele faz uma avaliao do imvel, por meio de engenheiros especialistas, e uma anlise da documentao dos vendedores. A partir da, haver a definio da linha de financiamento mais adequada e qual a documentao complementar a ser apresentada. Com a entrega da documentao necessria, a operao ser finalizada por meio da assinatura do contrato. O vendedor, ento, receber seu pagamento na ntegra. 13 ) Quais os documentos exigidos pelo banco? A Caixa Econmica Federal, por exemplo, pede os seguintes documentos: a) Os seus pessoais (CPF e RG) e de comprovao de renda. b) Os pessoais e de comprovao de renda do vendedor. c) Do imvel (registro, comprovante IPTU etc.), de acordo com o tipo de financiamento que voc vai fazer. d) Da obra e do construtor, no caso de voc usar o financiamento para um imvel ainda em construo ou para comprar um terreno.

14 ) Como agir quando no possvel pagar as parcelas do financiamento? Se o comprador se tornar inadimplente, o banco pode promover a execuo dos valores devidos. Se houver uma clusula que estabelece a resciso contratual no caso de no pagamento das prestaes, o contrato ser considerado rescindido e o comprador perder parte do valor pago. O Cdigo de Defesa do Consumidor probe a perda total do valor pago, como normalmente exigem as financiadoras ou o vendedor. Antes de isso acontecer, o comprador pode tomar uma providncia muito importante: entrar com ao para manifestar sua impossibilidade de continuar pagando e pedir a resciso do contrato com devoluo do valor pago ou parte dele.

13 15 ) Em que casos possvel usar o FGTS?Como? Seja imvel residencial pronto ou em construo, voc pode utilizar recursos do seu FGTS para comprar sua casa prpria, para pagar parte do saldo devedor ou liquidar de vez a dvida. 16 ) O que fazer quando se descobre defeitos graves no imvel aps a compra? aconselhvel propor ao de resciso do contrato ou de indenizao por perdas e danos. Se o vendedor tinha cincia dos problemas, ser obrigado a restituir o que recebeu, com acrscimo do valor das perdas e dos danos sofridos pelo comprador. Se os ignorava, contudo, restituir somente o valor recebido, mais as despesas do contrato. 17 ) E no caso de quitao de algum imvel? O que deve ser feito? Normalmente, o contrato assinado pelo comprador com a instituio financeira tem fora de escritura pblica. Assim, quitado o financiamento do seu apartamento ou casa, voc deve pedir ao credor a declarao de quitao. Depois, providencie o cancelamento da hipoteca (se for este o caso). Para fazer isso, apresente o instrumento de quitao fornecida pelo credor, autorizando expressamente o cancelamento (com as firmas reconhecidas) e respectiva procurao da instituio em seu nome e dos outros novos proprietrios.

LOTEAMENTOS O que voc precisa saber antes, durante e depois de comprar um lote? Quais os documentos necessrios? Que cuidados tomar para no ser enganado? Para estas e outras perguntas voc encontra a resposta nesta cartilha que deve acompanh-lo desde o planejamento da compra at o registro da escritura.

Ateno
Nunca compre um lote sem visit-lo antes. Assim, voc evita de comprar um brejo, parte de um lote, um morro, uma rea preservada, aterrada ou de proteo mananciais Localize o terreno mostrado na planta aprovada pela prefeitura, e veja se tem saneamento bsico e servios tais como ruas abertas, luz, gua, transporte coletivo, estabelecimentos comerciais prximos, etc.

14 Antes de comprar, v prefeitura. Verifique se o loteamento est aprovado e se o cronograma de obras est sendo cumprido. Se a rea for de utilidade pblica poder ser desapropriada. Se localizado em zona urbana, o loteamento depende da aprovao de vrios rgos pblicos. Se forem comprar chcaras ou stios, informe-se primeiramente na Delegacia Regional do INCRA, para ter certeza que a rea est em zona rural. O passo seguinte o Cartrio de Registro de Imveis. Confira se o loteamento est registrado, e no se esquea de pedir uma certido de propriedade, com negativa de nus e alienaes. Isto prova que o imvel est desembaraado e quem o verdadeiro proprietrio.

PROPOSTA DE COMPRA

No havendo impedimentos na Prefeitura e no Cartrio, faa uma proposta de compra ao corretor ou administradora. Proposta no contrato. um documento que firma a inteno de compra. Qualquer sinal pago ao corretor vale como parte da entrada (a prazo) ou do valor total (na compra vista).

obrigatrio constar na proposta: - Qualificao e manifestao de vontade das partes; - Indicao do lote, conferindo sua localizao com a planta aprovada pela prefeitura; - Valor total do lote e do sinal dado. Modo e forma de pagamento e forma de reajuste e o ndice que ser utilizado (informe-se sobre os ndices permitidos por lei); - Promessa de firmar contrato e prazo para aceitao da proposta (o ideal no ultrapassar 30 dias).

Ateno Assine e date as vias da proposta ficando com uma delas. Saiba que no pagamento do sinal as partes podem estabelecer o direito de arrependimento, no dando continuidade ao negcio. Se a desistncia parte do comprador ele perde o sinal dado. Se a parte do vendedor ele deve devolver o sinal em dobro.

15 CONTRATO Antes de assinar, leia o contrato com ateno. Na dvida, procure um advogado ou o PROCON da sua cidade. Verifique se ele est todo preenchido. Risque os espaos em branco, assine e date as trs vias. De posse da sua, registre-a no Cartrio de Registro de Imveis da regio. Em geral, no Contrato de Compra e Venda do Imvel j esto previstas as despesas do comprador e do vendedor. Quando no diz, o comprador paga a lavratura, registro, imposto de transmisso reconhecimento de firma, entre outras. obrigatrio constar no contrato:- Nome, carteira de identidade, CPF (CGC para pessoa jurdica), nacionalidade, estado civil e residncia do comprador e vendedor. Nome e localizao do imvel, nmero e data do registro, descrio, confrontaes, rea e demais caractersticas do imvel. - Preo, prazo, valor do sinal, forma e local do pagamento. - As taxas de juros que sero aplicadas sobre o saldo devedor e sobre as prestaes vencidas e no pagas. Declarao das restries urbansticas da legislao local. - Caso seja encontrada diferena de metragem na rea do imvel (para mais ou para menos), como ser feito o acerto.

ATENO PAGUE EM DIA! Se o seu lote foi comprado a prazo, pague as prestaes at a data do vencimento. Inadimplncia implica em perda de direitos e ocasiona cobrana de multas e juros (2%ao ms mais 12% ao ano), alm de outros encargos. Se o vendedor recusar-se a receb-las porque est em atraso, v ao cartrio onde o imvel est registrado e solicite que ele seja notificado para receber a prestao naquele local. Ou ento, faa o depsito em juzo.

ESCRITURA De posse dos recibos de pagamento devidamente quitados, do contrato e de todos os seus documentos pessoais, providencie a escritura do imvel que deve ser lavrada no tabelionato de notas. Em seguida, registre-a no Cartrio de Registro de Imveis da regio. Com a escritura registrada, voc ter todas as garantias de propriedade do imvel, evitando problemas futuros e at despesas extras. De posse da escritura, solicite por escrito na Prefeitura a alterao do imposto territorial para seu nome, fornecendo seu endereo para entrega das guias. Enquanto no ocupar definitivamente o lote, providencie uma cerca ou muro, mantenha o lote sempre limpo e visite-o com freqncia. a nica

16 maneira de evitar invases, multas municipais e a perda de um bem adquirido com tanto sacrifcio. ALUGUEL 1 ) Por quanto tempo feito um contrato de aluguel de imvel? Para locao residencial, o comum fixar 30 (trinta) meses. Ao trmino deste prazo, o proprietrio poder pedir a retomada do imvel, independentemente de qualquer aviso ou notificao. Passados 30 (trinta) meses, sem que o locador pea o imvel, o contrato passa a valer por prazo indeterminado. 2 ) E se for estipulado um prazo inferir a 30 meses? A regra a mesma: no fim do prazo, o contrato prolongado automaticamente e passa a valer por prazo indeterminado. 3 ) Os prazos de contratos de locao so iguais para imveis comerciais? No caso locao no residencial, o contrato deve ser de, no mnimo, 05 (cinco) anos, para que o locatrio possa ter direito renovao e proteo ao fundo de comrcio. 4 ) O que normalmente exigido pelo proprietrio para alugar seu imvel? Cpia autenticada dos documentos pessoais prova de idoneidade financeira (certido, consulta aos rgos de proteo ao crdito, etc.) e garantia locatria. 5 ) Ainda necessrio fiador ou pagamento de algum tipo de seguro? possvel pedir qualquer uma das seguintes garantias locatcias: depsitocauo, fiador idneo, seguro-fiana locatcio ou cesso de quotas de fundo de investimento. Mas, na Nova Lei do Inquilinato, caso no tenha nenhuma dessas garantias locatcias e o inquilino no pague o aluguel, o proprietrio pode entrar com ao de despejo pedindo a desocupao liminar de 15 (quinze) dias. Essa nova determinao gera maior segurana ao proprietrio que queira alugar seu imvel a uma pessoa que no tem condies de ofertar ou contratar seguro - Fiana. Se isso, por um lado um mecanicismo de presso maior para o inquilino, tambm ajuda a aumentar as ofertas no mercado e facilitam o processo de locao. 6) Quais so os principais deveres do inquilino? a) Pagar o aluguel e os encargos da locao, no prazo estipulado ou at o sexto dia til do ms seguinte ao vencido.

17 b) Utilizar o imvel para o uso convencionado e trat-lo como se fosse seu. c) Comunicar ao locador qualquer dano ou defeito que ele deva pagar. d) Realizar a imediata reparao dos danos no imvel, provocados pelos inquilinos, por seus dependentes, por familiares ou por visitantes. e) Entregar ao locador os documentos de cobrana de tributos e encargos condominiais, bem como qualquer intimao, multa ou exigncia de autoridade pblica; f) Pagar as despesas de telefone e de consumo de luz e gs, gua e esgoto. g) Permitir a vistoria do imvel pelo locador ou por seu mandatrio, mediante combinao prvia de dia e hora, bem como admitir que o mesmo seja visitado e examinado por terceiros, no caso de venda. h) Cumprir integralmente a conveno de condomnio e os regulamentos internos. i) Pagar as despesas ordinrias de condomnio. 7 ) Quais os principais direitos do inquilino? a) Receber o imvel em condies para o uso que se destina. b)Ter o direito de uso pacfico do imvel alugado durante a durao do contrato. c) Exigir do locador a resoluo de problemas anteriores locao. d) Fazer vistoria prvia com descrio minuciosa do estado do imvel, quando de sua entrega, com expressa referncia aos eventuais defeitos existentes. e) Receber recibo discriminando das importncias pagas. 8) Como o proprietrio deve agir em caso de inadimplncia? Ele deve ingressar com ao de despejo por falta de pagamento, pedindo a desocupao em 15 (quinze) dias, quando no h garantia locatcia ou em 30 (trinta) dias, quando h. Pode cobrar a mesma ao, os dbitos vencidos e os que vencerem no curso do processo. 9 ) E no caso de atrasos? Ele deve enviar cartas de cobranas com avisos de que o no pagamento pode levar ao de despejo.

18 10 ) De quanto em quanto tempo podem ser feitos reajustes no aluguel?De que ordem? Os reajustes de contrato devem estar previstos na locao e so feitos anualmente, de acordo com o ndice estipulado. Geralmente, os ndices utilizados so: IGP-M, INPC ou IPCA. 11 ) Em que casos o locador pode pedir o imvel? a) Por mtuo acordo, em decorrncia da prtica de inflao legal ou contratual. b) Por falta de pagamento do aluguel e demais encargos. c) Para a realizao de reparaes urgentes determinadas pelo poder pblico, que no possam ser normalmente executadas com a permanncia do inquilino no imvel. d) Para uso prprio, de seu cnjuge ou companheiro, que no tenha imvel residencial prprio. e) Para uso residencial de ascendente ou descendente que tambm no disponha de imvel residencial prprio. f) Para demolio e edificao licenciada. g) Para a realizao de obras aprovadas pelo poder pblico, que aumentem a rea construda, em, no mnimo, vinte por cento. h) Para a explorao de hotel ou penso, em cinqenta por cento. i) Se a vigncia ininterrupta da locao ultrapassar cinco anos. j) Com a nova lei, o locador tambm pode pedir a desocupao em 30 (trinta) dias, caso tenha proposta melhor de terceiro interessado. 12 ) Como o locador deve agir para requisitar imvel? No caso de trmino do contrato, por simples notificao. Nos demais casos ou no caso de recusa, deve contratar advogado para propor ao de despejo. 13 ) Depois que o inquilino recebe a intimao de despejo, o que ele deve fazer? Se for por falta de pagamento, pode depositar em juzo a quantia exata da divida, evitando assim o despejo. Mas esse beneficia somente pode ser exercido uma vez a cada 24 meses (dois anos). Nos demais casos, se no concorda com o despejo, deve procurar um advogado para apresentar contestao ou recurso.

19 14 ) Vale a pena tentar entrar em um acordo com o proprietrio do imvel? Sim. O acordo melhor que travar uma batalha judicial, geralmente desgastante e que toma tempo de ambas s partes. 15 ) O locador pode pedir o imvel para uso prprio mesmo tendo outro imvel? Pode, mas, neste caso, sua necessidade de ter aquele apartamento ou casa deve ser comprovada judicialmente. Se o outro imvel for fora da localidade do imvel alugado, no precisa nem de comprovao. 16 ) O que o locador deve fazer antes de vender um imvel alugado? Deve notificar o locatrio para que ele tenha preferncia na compra dentro de um prazo legal ou para que permita que interessados visitem o imvel, com data Preestabelecida. 17 ) Em que condies o inquilino deve deixar o imvel? Deve entregar o imvel nas mesmas condies em que o recebeu. Por isso, importante fazer vistoria e registrar por escrito as condies do imvel no momento da locao. 18 ) O que fazer se o inquilino provocou estragos na casa? Notificar o inquilino e o fiador para ser feita a reparao dos danos. Se o inquilino se recusar, deve procurar um advogado para ingressar com ao judicial de reparao de danos. 19 ) O locatrio pode fazer reformas no imvel? Sim. Pode fazer reformas desde que previamente comunicadas e mediante autorizao por escrito do locador. 20 ) Qual entidade protege os direitos do locatrio? No h uma instituio designada somente para defend-lo. Os inquilinos devem contratar um advogado. 21 ) E do Locador? A mesma coisa. No h uma instituio especifica para defend-los Os proprietrios de imveis devem contratar um advogado para defender seus direitos.

20 FONTES: http://www.ufrgs.br/bioetica/eticprof.htm 05/04/2011 as 16:49hs. http://www.sp.cursotti.com.br/informativo.php?id=26 29/03/2011 18h52min. http://www.cofeci.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=arti cle&id=120&Itemid=102 22/04/2011 18hs12min. www.redimobbrasil.com.br/.../Seja_fiel_ao_seu_corretor_de_imveis.aspx FONTE BIBLIOGRFICA - Cartilha sobre Loteamento do PROCON-SP http://www.pbh.gov.br/procon/lote.htm - 22/04/2011 - 19hs15min. Livro: Conhea e Defenda seus Direitos Editora Nova Cultura Ltda. cd. 10843

S-ar putea să vă placă și