Sunteți pe pagina 1din 3

ATIVIDADES SOBRE COESO E COERNCIA TEXTUAIS 1- Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torn-lo coeso e coerente:

A ansiedade costuma agir ____________ se enfrenta uma situao desconhecida. Ela benfica ____________ prepara a mente para desafios, _____________ falar em pblico. ____________, ____________ provoca preocupao exagerada, tenso muscular, tremores, insnia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situaes sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, _____________ requer acompanhamento mdico, ou at transtornos mais graves, ____________ fobia, pnico ou obsesso compulsiva. _____________ apenas 20% das vtimas de ansiedade busquem ajuda mdica, o problema pode e deve ser tratado. ____________ se procure um clnico geral num primeiro momento, importante a orientao de um psiquiatra, ____________ prescrever a medicao adequada. A terapia, em geral, base de antidepressivos. Hoje existe uma gerao mais moderna desses remdios, explica o psiquiatra Mrcio Bernik, de So Paulo, coordenador do Ambulatrio de Ansiedade da USP. _____________mais eficazes, no provocam ganho de peso. Outra vantagem: no apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta. Alm de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que -se como 2- Use os pronomes adequados: a) Um encapuzado atravessou a praa e sumiu ao longe. Que vulto era ___________ a vagar, altas horas da noite, pela rua deserta? b) Marcelo ser promovido, mas ter de aposentar-se logo a seguir. Foi _________ que me revelou um amigo do diretor. c) Todos pensam que a CPI acabar em pizza, mas no queremos acreditar ___________. d) Lus e Paulo trabalham juntos num escritrio de advocacia. ____________dedica-se a causas criminais, _____________a questes tributrias. 3- Restaure a coeso nas sentenas: a) Um homem caminhava pela rua deserta: esfarrapado, cabisbaixo, faminto, abandonado prpria sorte. ________parecia no notar a chuva fina que caa e __________ encharcava os ossos. b) Os grevistas paralisaram todas as atividades da fbrica. _________ durou uma semana.

c) Imagina-se que existam outros planetas habitados. __________ tem ocupado a mente dos cientistas desde que OVNIS comearam a ser avistados. d) O presidente americano disse: Quem favorvel ao Eixo do Mal estar contra mim. _______________ marcou uma etapa nas relaes internacionais. 4- Reescreva os trechos fazendo a devida coeso. Utilize artigos,, pronomes ou advrbios. No se esquea de que a elipse (omisso de um termo) tambm um mecanismo de coeso. a) A gravata do uniforme de Pedro est velha e surrada. A minha gravata est novinha em folha. b) Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal. c) Perto da estao havia um pequeno restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia. d) No quintal as crianas brincavam. O prdio do vizinho estava em construo. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construo e das buzinas tiravam-me a concentrao do trabalho que eu estava fazendo. e) Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar algum que orientasse o caminho aos convidados. f) Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos devero apresentar-se, munidos de documentos, at o dia 24.

Junte os pares de oraes abaixo, de tal forma que entre elas se estabelea a relao indicada. Faa as alteraes que forem necessrias.

Relao de concesso a) Seu projeto foi recusado. b) AS explicaes foram convincentes. Relao de finalidade a) Resolvemos ficar em casa. b) Assim poderamos descansar.

Relao de concesso a) Houve vrios imprevistos durante a viagem. b) Tudo foi cuidadosamente planejado. Relao de proporo a) Ele crescia. b) Ele ficava mais magro. Relao de comparao a) Ele era estudioso. b) Todos os outros alunos da turma eram estudiosos. Relao de tempo a) Meus amigos vieram visitar-me. b) Cheguei de viagem.

S-ar putea să vă placă și