Sunteți pe pagina 1din 24

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA RURAL ENGENHARIA AGRCOLA E AMBIENTAL

Avaliao Sazonal do ndice de Vegetao na Bacia Hidrogrfica do rio Ipojuca, utilizando dados do Sensor Modis.

Matheus Arago de Melo Gusmo

RECIFE-PE 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA RURAL ENGENHARIA AGRCOLA E AMBIENTAL

Avaliao Sazonal do ndice de Vegetao na Bacia Hidrogrfica do rio Ipojuca, utilizando dados do Sensor Modis.

Relatrio apresentado pelo acadmico Matheus Arago de Melo Gusmo da Silva ao curso de Engenharia Agrcola e Ambiental da Universidade Federal de Rural de Pernambuco - UFRPE, como requisito para obteno do ttulo de Engenheiro Agrcola e Ambiental.

Orientador: Hernande Pereira da Silva Coordenador do curso: Renato Laurenti Reitor UFRPE: Valmar Corra de Andrade Perodo: 01/08/2010 a 31/10/2010 Carga Horria: 240h

Recife-PE 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA RURAL ENGENHARIA AGRCOLA E AMBIENTAL

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO OBRIGATRIO UFRPE

Aluno: Matheus Arago de Melo Gusmo Matrcula n: 05705879482 Curso: Engenharia Agrcola e Ambiental rea de Concentrao: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Orientador: D.Sc. Hernande Pereira da Silva Funo: Professor / Pesquisador Departamento de Tecnologia Rural - UFRPE

Matheus Arago de Melo Gusmo

Avaliao Sazonal do ndice de Vegetao na Bacia Hidrogrfica do rio Ipojuca, utilizando dados do Sensor Modis.

Este trabalho de Concluso foi julgado adequado para a obteno do ttulo de Engenheiro Agrcola e Ambiental, e aprovado pelo Orientador e Supervisor de estgio abaixo assinados.

______________________________________ Prof. Dr. Hernande Pereira da Silva Orientador

______________________________________ Supervisor

______________________________________ Matheus Arago de Melo Gusmo Orientado

Recife, _____ de Dezembro de 2010.

LISTA DE FIGURAS
Figura 1 -Localizao da bacia do rio Ipojuca Figura 2 -NDVI de 19 de Janeiro de 2009 Figura 3 -NDVI de 18 de Julho de 2009 Figura 4 NDVI de 28 de Fevereiro de 2009 Figura 5 NDVI DE 30 de Julho de 2009 10 12 12 12 12

LISTA DE TABELAS
Tabela 1 -Principais caractersticas do satlite TERRA Tabela 2 -Caractersticas do sensor MODIS e suas aplicaes 6 7

ii

SUMRIO LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS


1. INTRODUO 2. FUNDAMENTAO TERICA 2.1 Sensoriamento Remoto 2.1.1 Sensoriamento Remoto na vegetao 2.1.2 Satlite TERRA 2.1.3 Sensor Modis 2.1.4 Produto MOD13Q 2.1.5 Idrisi Kilimanjaro 2.2 ndices de Vegetao 2.3 Bacia do rio Ipojuca 3. METODOLOGIA 3.1 Clculo do NDVI 3.2 Imagem Diferena 4. DISCUSSO E RESULTADOS 5. CONCLUSO 6. BIBLIOGRAFIA

i ii
1 2 2 4 5 6 7 8 8 9 11 11 13 14 15 16

iii

1. INTRODUO O sensoriamento remoto tem se mostrado uma ferramenta importante na gesto de grandes territrios. Principalmente no tocante ao monitoramento da vegetao, permitindo o planejamento da proteo ambiental com informaes cada vez mais acuradas e com pequenos intervalos de tempo para sua atualizao. Esta tcnica permitiu, a partir da utilizao de imagens obtidas do sensor MODIS acoplado no satlite.TERRA. e de sua manipulao no software gerar ndices de vegetao para a Bacia do rio Ipojuca no estado de Pernambuco, bem como mensurar sua variao entre o perodo seco e chuvoso.

2. FUNDAMENTAO TERICA

2.1 Sensoriamento Remoto Sensoriamento remoto a cincia que estuda propriedades fsicas e qumicas dos alvos, sem ter contato fsico com os mesmos, baseando-se somente na interao desses com a radiao eletromagntica (Lillesand & Kiefer, 1994; Novo, 1989). Este estudo realizado atravs da aquisio de informaes por meio de sensores.

Radiao Eletromagntica A representao contnua da radiao eletromagntica, em termos de comprimento de onda, freqncia ou energia, denominada espectro eletromagntico. O espectro eletromagntico subdividido em faixas que representam regies com caractersticas prprias, em termos de processos fsicos de deteco de energia (ROSENDO, 2005), como pode ser observado a seguir:

Raios Csmicos, raios : (< 0,003 0,4 m); Raios X: (0,03 3,0 nm); Ultravioleta: (0,003 0,4 m); Visvel: (0,4 0,72 m), azul (0,45 0,50 m), verde (0,50 0,54 m), vermelho (0,65 0,72 m); Infravermelho Prximo: (0,72 1,3 m); Infravermelho Mdio: (1,3 4,0 m); Infravermelho Distante: (4,0 300 m); Microondas: (1,0 100 cm); Ondas de Rdio: (> 100 cm). Dentre essas divises do espectro eletromagntico, as mais utilizadas

em Sensoriamento Remoto para monitoramento de vegetao so as faixas do visvel, infravermelho prximo e do infravermelho mdio. No entanto, as faixas mais utilizadas nessa pesquisa compreendem o vermelho do espectro visvel e o infravermelho prximo. As consideraes a respeito dessa utilizao sero destacadas posteriormente (SILVA, 2009). 2

No momento em que a radiao solar incide no topo da atmosfera, parte dessa radiao espalhada e/ou refletida pelas partculas atmosfricas, outra parte atravessa a atmosfera e atinge o alvo; a partir da, podemos observar trs fenmenos que podem ocorrer com um fluxo de radiao eletromagntica ao interagir com um alvo, e que so de extrema importncia para o Sensoriamento Remoto; dentre eles, ROSA et. al. (2004) destaca: Reflectncia: a reflectncia como sendo o quociente entre o fluxo de radiao refletido pelo alvo dividido pelo fluxo de radiao eletromagntica incidente, como pode ser observado na equao a seguir:

Em que:

= a reflectncia;

r = o fluxo de radiao refletido ; i = o fluxo de radiao incidente.


Transmitncia: o fluxo de radiao transmitido pelo alvo dividido pelo fluxo de radiao incidente, expresso a seguir:

Em que:

= a reflectncia;

t = o fluxo de radiao transmitido; i = o fluxo de radiao incidente.


Absortncia: a razo entre o fluxo de radiao absorvido pelo alvo dividido pelo fluxo de radiao incidente:

Em que:

= a reflectncia;

a = o fluxo de radiao absorvido; i = o fluxo de radiao incidente.


por meio da quantificao da absortncia que o especialista em Sensoriamento Remoto poder tirar concluses importantes a respeito das condies de determinada cultura agrcola ou vegetao (MOREIRA, 2003). No entanto, quando se trata de Sensoriamento Remoto orbital ou suborbital, esta varivel geralmente estimada pala quantificao da parte refletida (por restries tecnolgicas dos equipamentos a bordo dos satlites orbitais ou em aeronaves) que registram somente a radiao refletida ou emitida pelos alvos da superfcie terrestre (ROSENDO, 2005). 2.1 .1Sensoriamento Remoto na Vegetao Uma vez que o objetivo deste trabalho avaliar a variao sazonal de ndice de vegetao de uma bacia de Pernambuco, essencial compreender como realizada a interao entre a radiao solar e a vegetao. As tcnicas de sensoriamento remoto so capazes de fornecer com preciso razovel a concentrao de vegetao em uma dada rea e tambm monitorar as mudanas de uso do solo pelo ser humano. Para a agricultura tambm se apresenta como uma ferramenta interessante, pois satlites de melhor resoluo espectral so capazes de diferenciar diferentes culturas agrcolas por suas respostas espectrais caractersticas.

Comportamento espectral da vegetao no visvel e no infravermelho refletido

O comportamento espectral da vegetao se deve s propriedades fsicas de seus componentes (SILVA, 2009): - no visvel se deve aos pigmentos contidos nas folhas; se deve ao arranjo espacial do mesofilo; se deve s molculas de gua presentes no - no infravermelho prximo - no infravermelho mdio mesofilo; - no visvel absoro pelos pigmentos dos cloroplastos; retroespalhamento resultante da variao de - no infravermelho prximo do mesofilo; - no infravermelho mdio absoro pelas molculas de H2O presentes principalmente nas clulas da folhas.

coeficientes de refrao entre os espaos intercelulares e os espaos areos

2.1.2 Satlite Terra

A plataforma orbital Terra foi lanada em 18 de dezembro de 1999 a bordo do veculo lanador AtlasIIAS, como parte do programa da NASA denominado Earth Observing System (EOS). O principal objetivo da misso contribuir para pesquisas sobre as relaes entre a atmosfera global a superfcie terrestre e os oceanos. Nesses trs nveis de observao, a plataforma Terra contribui para pesquisas sobre (EMBRAPA, 2010): - atmosfera: fluxo de energia radioativa e aerossis; - superfcie terrestre: mudanas na cobertura e no uso das terras, dinmica das vegetaes, dinmica da agricultura e temperatura da superfcie; - oceanos: temperatura da superfcie, o fitoplncton e a matria orgnica dissolvida. Abaixo, seguem as caractersticas deste satlite:

Tabela 1 Principais caractersticas do satlite Terra (Adaptado de EMBRAPA, 2010).

Situao Atual

Ativo 5

rbita Altitude Inclinao Tempo de rbita Horrio de Passagem Perodo de Revisita Instrumentos Sensores

Polar e Heliossncrona 705 km 98,2 98,1 min 10:30 A.M 16 dias ASTER, MODIS, MISR,CERES e MOPPIT

Tempo de Vida Projetado 6 a 7 anos

2.1.3 Sensor Modis O sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) um dos instrumentos a bordo do satlite Terra. Suas especificaes tcnicas so apresentadas no quadro 1. As 19 primeiras bandas esto posicionadas entre 405 nm a 2155 nm do espectro eletromagntico, as bandas 1-7 esto direcionadas para as aplicaes terrestres e as bandas 8-16 para as aplicaes ocenicas. As bandas 20-36, exceto a banda 26 (1360-1390 nm), cobrem a poro termal do espectro (3660nm a 14385nm) e tm aplicaes multidisciplinares (ANDERSON et al., 2003; NASA, 2006). Este sensor um dos principais instrumentos do satlite Terra e apresenta diversas caractersticas positivas. Devido largura do campo de visada (2.230 km) o sensor MODIS possui alta resoluo temporal (1 ou 2 dias). Por sua vez, a ampla faixa de imageamento compromete a resoluo espacial das imagens que de 250 m, 500 m e 1 km. A moderada resoluo espacial do MODIS pode limitar o uso dos dados, em aplicaes agrcolas e florestais, para grandes reas (AGUIAR, 2007).
Tabela 2- Caractersticas do sensor Modis e aplicaes de suas diferentes bandas (ATDB, 1999).

2.1.4 Produto MOD 13Q O MOD13Q possui dois ndices de vegetao, o NDVI e o EVI. Uma particularidade do NDVI o fato do mesmo ser mais sensvel clorofila, enquanto o EVI mais sensvel a variaes da disposio do dossel e do ndice de rea foliar (ROSENDO, 2005). O ndice de vegetao melhorado (EVI), desenvolvido no intuito de otimizar o sinal da vegetao, melhora a sensibilidade em regies com maiores densidades de biomassa, alm do monitoramento da vegetao por intermdio 7

de uma ligao do sinal de fundo do dossel e a reduo das influncias atmosfricas (LATORRE et al., 2003, p. 117). De acordo com Silva, E. (2004, apud VERMOTE et al., 2002), o produto ndice de vegetao tem como base os dados gerados pela reflectncia diria de superfcie (srie MOD09), nvel 2, os quais so corrigidos para espalhamento molecular, absoro de oznio e aerossis. Os ndices de vegetao so produzidos globalmente com resoluo espacial de 250 m, 500 m, 1km e at mesmo 25 km. O produto utilizado neste trabalho foi o MODIS 13Q. Sendo considerado produto com alta resoluo temporal e baixa resoluo espacial, possuindo aplicao limitada. um algoritmo que processa as imagens reflectncia da superfcie (MOD09) para produzir as imagens NDVI e EVI em uma composio de 16 dias. Embora tal produto disponibilize produtos de NDVI prontos, estes foram desprezados devido a sua difcil manipulao.

2.1.5 Idrisi Kilimanjaro O software utilizado para o processamento das imagens deste trabalho foi o Idrisi Kilimanjaro. Este um sistema de informao geogrfica e de processamento de imagens, desenvolvido pela Graduete School of Geography da Clark University, de Massashusetts, baseado no formato raster para exibio dos dados, foi desenvolvido para microcomputadores. Este software apresenta ferramentas nas reas de Sensoriamento Remoto, processamento de imagens, sistema de informao geogrfica, modelagem espacial, geoestatstica e apoio tomada de decises.

2.2 ndices de Vegetao Os ndices de vegetao so modelos numricos, lineares ou no, que guardam uma relao direta e satisfatria com a fitomassa foliar verde (Tucker, 1979; Gamon et al., 1995). Os produtos de ndices de vegetao so derivados de imagens resultantes das respostas espectrais nas faixas do vermelho e do infravermelho prximo. A resposta espectral da vegetao resulta basicamente da reflectncia da cobertura vegetal que depende das propriedades estruturais 8

e pticas da vegetao e do solo (Myneni et al., 1995). Segundo Gates et al. (1965), a reflectncia no intervalo do vermelho (600-700 nm) reduz com o aumento do ndice de rea foliar, enquanto no intervalo do infravermelho prximo (700-1100 nm) diretamente proporcional ao aumento do ndice de rea foliar. O primeiro grupo de ndices de vegetao data de 1974 e so: RATIO (razo) IV = IVP/vermelho de Pearson & Miller (1972) e o NDVI (normalized difference vegetation index) NDVI = (IVP - R) / (IVP + R) de Rose et al (1973), ambos com a proposta de reduzir os efeitos multiplicativos da resposta espectral nas duas faixas espectrais acima mencionadas. Este ltimo ndice o mais utilizado atualmente. Seu intervalo de valores vai de -1 a 1, variando da resposta espectral do solo nu at a da completa cobertura de vegetao.

2.3 Bacia do rio Ipojuca A bacia hidrogrfica do rio Ipojuca est localizada entre as latitudes 80 09 e 80 40 sul, e as longitudes 3.40 58 e 370 03 oeste de Greenwich. Limitase ao norte com a bacia hidrogrfica do rio Capibaribe, ao sul, com as bacias hidrogrficas dos rios Una e Sirinham; a leste, com o segundo e terceiro grupos de bacias hidrogrficas de pequenos rios litorneos e o oceano Atlntico e, a oeste, com a bacia hidrogrfica do rio Ipanema e o Estado da Paraba. O principal curso dgua o Rio Ipojuca com extenso aproximada de 250 Km e direo preferencial oeste-leste. Nasce na Serra do Pau Darco, municpio de Arcoverde, sendo considerado intermitente desde sua nascente at as proximidades de Ch Grande e da em diante torna-se perene (CONDEPE,2005). Na poro Leste da bacia observam-se duas formas de relevo bastante distintas; a plancie costeira, com altitudes inferiores a 100m e um conjunto de morros e colinas, com altitudes inferiores a 300m encontrados nas proximidades do planalto da Borborema. Nas reas situadas sobre este planalto, entre os municpios de Ch Grande e Belo Jardim, observam-se algumas superfcies mais ou menos planas, com altitudes variando entre 400 e 700m. Na poro oeste da bacia, nas reas pertencentes aos municpios de Poo, Pesqueira, Sanhar e Belo Jardim, encontram-se as superfcies mais 9

elevadas, j bastante trabalhadas pelo processo erosivo, com altitudes que variam entre 800 e 1.000m (CONDEPE, 2005). A vegetao dominante caracteriza-se pela presena de espcies xerfilas, decduas, em grande nmero composta por espinhos e abundncia de Cactceas e Bromeliceas. Nas reas mais elevadas e expostas aos ventos midos ocorrem os brejos de altitude (destacando-se como reas de nascentes). Nesses brejos observa-se a presena da mata serrana, atualmente com elevado estado de degradao sendo substituda pela policultura. Nas reas mais midas da bacia, encontra-se a vegetao de Mata Atlntica, que hoje se encontra bastante reduzida pela ao devastadora do homem. No litoral so encontrados os manguezais (CONDEPE,2005).

Figura1- Em amarelo, a localizao da bacia rio Ipojuca.

10

3. METODOLOGIA Inicialmente, foram obtidas pelo GEOSERE/UFRPE imagens do satlite Terra com o sensor Modis. Para tanto, utilizou-se o produsto MOD13Q. Tais imagens foram solicitadas via Internet em formato HDF (Hyerarchical Data Format), a partir do site <http://edcimswww.cr.usgs.gov/pub/imswelcome/>. Em seguida, atravs do aplicativo MRT (Modis Reprojection Tool), as imagens foram convertidas da projeo Intergerized Sinusoidal para projeo geogrfica, alm da converso do arquivo para o formato tiff. Selecionaram-se ainda por meio do MRT os dados a serem utilizados que foram as bandas vermelho e infravermelho prximo com resoluo espacial de 250m. Neste aplicativo, foi selecionada ainda a rea de interesse, para tornar o processamento posterior mais rpido. As datas do incio das composies foram 19 de janeiro de 2009 e 18 de julho de 2009, por se tratarem de perodos distintos em relao ao comportamento espectral da vegetao, em face da grande diferena das mdias de precipitao. Uma vez que a resoluo radiomtrica das imagens bastante elevada (16 bits), utilizou-se o aplicativo ConvGeotiff para reduzir sua resoluo a 8 bits. Em seguida, os arquivos foram importados para o software Idrisi Kilimanjaro, a fim de dar sequncia a manipulao dos dados.

3.1 Clculo do NDVI Aps a importao das bandas da imagem para o Idrisi, utilizou-se a ferramenta VEGINDEX do mesmo programa. Nela, utilizou-se a opo NDVI e selecionaram-se os arquivos contendo as bandas do infravermelho prximo e do vermelho para cada dia. Como produto, foi obtido o NDVI da regio para as duas datas, alm dos dias 30 de Julho e 28 de Fevereiro de 2009.

11

Figura 2- NDVI de 19 de Janeiro de 2009.

Figura 3- NDVI de 18 de Julho de 2009.

Figura 4- NDVI de 28 de Fevereiro de 2009.

12

Figura 5 NDVI de 30 de Julho de 2009.

3.2 Imagem Diferena Aps a gerao do NDVI procedeu-se ainda outro processamento da imagem. Foram alterados os valores mximos dos pixels. Esta transformao partiu de 0 a 255 (original) at 1 a -1 (intervalo de valores do NDVI). Isto foi realizado por meio da ferramenta STRETCH. Em seguida, foi realizada a anlise temporal do produto. Atravs da ferramenta IMAGEDIFF, foi realizada a subtrao pixel a pixel dos valores do NDVI de Julho pelo de 19 de Janeiro. Como resultado, obteve-se a imagem diferena, mostrando a variao do ndice de vegetao na regio entre os dois perodos estudados. Nesta ferramenta, foi feito uso ainda de uma opo que gerou a variao percentual do ndice de vegetao. Os intervalos de variao percentual foram gerados automaticamente pelo IDRISI, fixando-se apena a quantidade de intervalos em cinco.

13

4. RESULDADOS E DISCUSSES A Figura 4 apresenta o produto final (imagem diferena) com os respectivos intervalos de variao de NDVI. Mesmo no sendo realizado o recorte da foram da bacia na imagem diferena, pode-se ter uma idia aproximada do comportamento espectral ad regio em que ela est localizada.

Figura 4- Produto final (imagem diferena).

Mesmo sem anlise estatstica, possvel perceber que praticamente toda a regio sofreu um aumento do valor de NDVI. O intervalo de valores predominante foi o de 15,38% a 42,36%. As regies mais prximas ao litoral sofreram incremento menor do ndice de vegetao em relao s reas prximas ao Planalto da Borborema, podendo ser justificado pela maior presena de reas urbanas no primeiro caso. A variao positiva observada na imagem diferena pode ter sido causada devido ao aumento no regime de chuvas em Julho em relao a Janeiro. Consequentemente, haveria um maior estmulo produo de biomassa da vegetao. Contribui tambm, o fato de em Janeiro estar ocorrendo o corte da cana-de-acar, fazendo com que o solo fique mais exposto e os valores de NDVI tornem-se negativos. Em contrapartida, no ms de Julho, a colheita da cultura ainda no se iniciou, e as plantas encontram-se prximas ao seu desenvolvimento mximo e consequentemente, cobertura vegetal mxima.

14

5. CONCLUSES Em linhas gerais, a utilizao do software IDRISI mostrou-se adequada para a realizao de anlises simples sobre variao de cobertura vegetal de reas extensas. Com simples comandos, todos os produtos foram gerados. O sensor MODIS tambm se apresentou como uma alternativa vivel para o gerenciamento de grandes bacias. Isto se deve ao fato do mesmo apresentar obteno de informaes quase diariamente e possuir grande resoluo espacial, fazendo com que se tenha uma viso ampla da situao do ecossistema regional. Outro ponto positivo a dispensa da etapa de georreferenciamento das imagens, uma vez que as mesmas sofreram este procedimento pela NASA.

15

6. BIBLIOGRAFIA AGUIAR, D. A. Monitoramento da rea colhida na cana-de-acar de cana colhida por meio de imagens do sensor modis. Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, So Jos dos Campos, 2007. ATDB. Algorithm Theoretical Basis Document. v. 3, 1999. Disponvel em: <http://http://tbrs.arizona.edu/project/MODIS/index.php.pdf>. 2003. ANDERSON, L. O; LATORRE, M. L.; SHIMABUKURO, Y. E.; ARAI, E.; CARVALHO, O. A. MODIS: Uma abordagem geral. 2003. PI (INPE 10131RPQ/752) cd rom. CONDEPE. Bacia Hidrogrfica do rio Ipojuca: Srie Bacias hidrogrficas de Pernambuco. Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Planejamento, Agncia Estadual de planejamento e pesquisas de Pernambuco. 64 pgs. 2005. EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATLITE. Sistemas Orbitais de Monitoramento e Gesto Territorial. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satlite, 2010. Disponvel em: <http://www.sat.cnpm.embrapa.br>. Acesso em: Jun. 2010. LATORRE, M. L. et al. Sensor Modis: caractersticas gerais e aplicaes. Espao &Geografia. v. 6, n. 1, p. 97 126, 2003. LILLESAND, T. M.; KIEFER, R. W. Remote sensing and image Acesso: Jun.

interpretation. New York: John Wiley e Sons Inc., 1994. MOREIRA, M.A.; Fundamentos de sensoriamento remoto e metodologia de plicao. UFG, 2003.

16

ROSENDO, J. S. ndices de vegetao e monitoramento do uso do solo e cobertura vegetal na bacia do rio Araguari - MG - utilizando dados do sensor MODIS. Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de PsGraduao em Geografia da Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia, 2005. SILVA, E. T. J. B. Utilizao dos ndices de Vegetao do Sensor MODIS para Deteco de Desmatamentos no Cerrado: Investigao de Parmetros e Estratgias. 2004, 146 f. Dissertao de Mestrado apresentada ao programa de Ps-Graduao em Geologia da Universidade de Braslia, Braslia, 2004. SILVA, H. D. B. Estudo do ndice de vegetao no municpio de FlorestaPE utilizando tcnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Relatrio de estgio supervisionado apresentado ao curso de Engenharia Agrcola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2009.

17

S-ar putea să vă placă și