Sunteți pe pagina 1din 10

Administrao de sistemas da engenharia em empresas manufatureiras

Leandro Barragn Castellanos Cada dia existe a necessidade de ter um tratamento especial da estrutura de hardware e software que fazem parte da rea de engenharia das empresas manufatureiras. Sistemas como CAD, CAM, CAE, ECAD, PDM, criam a necessidade de ter um profissional separado do trabalho de projeto que fique envolvido em cuidar estes sistemas, um profissional que tem conhecimentos de TI como tambm amplos conhecimentos no s dos sistemas de CAD, tambm do processo da rea e do fluxo de informaes que so gerados dia a dia. Tendo em conta estes fatores o conceito de CAD Manager deve ser reavaliado e deve existir um profissional com umas capacidades muito maiores para desenvolver um trabalho integral em todos os sistemas que fazem parte da rea da engenharia. Esta palestra apresenta metodologias praticas para administrar a rea de engenharia e apresenta sugestes do que deveria ser um profissional de Administrao de Sistema de Engenharia (ADE) e a necessidade dos centros de formao de criar programas curriculares para a formao de profissionais nesta rea.

Objetivos:
Entender os diferentes sistemas de CAD, CAE, CAM, PDM e suas diferentes funes dentro da empresa. Diferenciar processos de fluxo de trabalho dentro de um sistema da engenharia. Aprender a administrar melhor o suporte tcnico interno do sistema da engenharia.

Sobre o Palestrante: Leandro Barragn Castellanos (Cus Izaqua) nasceu o 19 de Junho de 1982 na cidade de Bogot Colmbia, conheceu seu primeiro AutoCAD na verso 14 e o primeiro produto vertical para desenho mecnico da Autodesk (Mechanical Desktop 5) aos 17 anos, J desde essa poca comeou a fornecer treinamentos destas ferramentas e fazer implantaes em empresas pequenas, sendo seu primeiro trabalho com a revenda de produtos Autodesk CSCAD da Colmbia, no ano de 2006 formou-se como Engenheiro Mecnico na Faculdade Tecnolgica e Politcnica da Universidade Distrital Francisco Jos de Caldas com a especialidade em automao, controle de processos e plantas industriais, fez vrios cursos no exterior como tambm fez certificaes de nvel tcnico e comercial em produtos Autodesk, trabalhou sempre ligado a tecnologias da Autodesk com outras revendas e como consultor externo fundando a empresa Global Consultores de Ingenieria onde realizou projetos no setor cervejeiro e no setor metalrgico. Em 2007 chegou ao Brasil, morando sempre no estado do Rio Grande do Sul, trabalhando como consultor tcnico para Amrica Latina em sistemas para projetos eltricos com a empresa CIM-TEAM e posteriormente com a revenda GRAPHO como tcnico de aplicaes e pr-venda em produtos da linha de manufatura Autodesk, agora trabalha como analista de software da engenharia na empresa COP de So Leopoldo (RS).
Email: castellanos@cope.ind.br

Administrao de sistemas de engenharia em empresas manufatureiras

SISTEMAS NA ENGENHARIA

PANORAMA GERAL A empresa possuiu uma serie de ativos que integrados numa estrutura fsica e virtual fazem possvel a execuo de projetos da rea da engenharia. O sistema faz que a informao seja integrada a uma boa parte das reas da empresa permitindo diferentes nveis de acesso na informao de produtos, o seguinte grfico mostra as reas as quais tem acesso aos dados da engenharia da empresa. Todas as reas colaboram no desenho e aperfeioamento dos produtos, e cada usurio tem responsabilidades especificas dentro do sistema, dependendo da rea de atuao existem ferramentas que fazem possvel o desenvolvimento dos produtos e dos projetos, as ferramentas computacionais existentes dentro na empresa.

Alm disso existem ciclos de fluxo de informao de produto os quais podemos classificar em 4 grupos, esta classificao dada pelas atividades produtivas que faz a empresa, em geral temos a seguinte classificao de fluxo da informao. 1. Engenharia conceitual (Necessidades do cliente e oramento) 2. Engenharia de detalhe (Peas, detalhamentos, revises) 3. Processos e compras (Programao CNC, modelos fundidos, compra de suprimentos) 4. Vendas (Comunicao com o cliente, casos de xito com clientes). No mundo atual e especificamente nas empresas manufatureiras cada dia mais prioritrio diminuir tempos em todos os processos que envolvem a criao de produtos, muitas empresas manufatureiras entraram nesta carreira tecnolgica, mas pela necessidade de cobrir a demanda de rapidez e capacidade de enfrentar o mercado, foi uma etapa traumtica de transio do 2D ao 3D, domnio de softwares, treinamentos, implantao, alm de todos estes fatores chegaram tambm os seguintes problemas:

Administrao de sistemas de engenharia em empresas manufatureiras

1. 2. 3. 4. 5.

Multiplos formatos de arquivos (Sendo do mesmo sistema de CAD). Aumento do nmero de informaes Comunicao com clientes e fornecedores externos Investimentos altos em hardware Migrao de verses.

Alm destes problemas, mais os problemas clssicos de relacionamento humano nas empresas como: 1. Falha de comunicao clssica entre o usurio CAD e o suporte TI. 2. Existem perdas de tempo entre a revenda e o cliente ao momento de resolver um suporte tcnico. 3. A gerencia no quer problemas, quer resultados, no importa como seja o processo. Existem extensos estudos sobre o tema como o documento feito pela Aberdeen Group Nestes ltimos tempos para as empresas existem um nmero considervel de postos de trabalho de CAD, CAM, CAE, ECAE, e muitas vezes no se disponibiliza uma pessoa que possa fazer o controle de estes sistemas, h muitos anos existe a figura do CAD MANAGER, mas uma figura que nasceu mais dos escritrios de engenharia do que realmente na industria manufatureira, ainda na atualidade no existem treinamentos focados em CAD Manager, a indstria manufatureira tem necessidades maiores e um profissional de administrao de software da engenharia tem que ter uma experincia e uma qualificao alta para enfrentar diferentes atividades. Ao mesmo tempo as principais tarefas de um administrador de sistema da engenharia so: 1. Administrao de dados de produto: Fazer com que a informao seja UNIFICADA, EXATA, VERDADEIRA. 2. Suporte tcnico: Este deve ser SISTEMATICO, OPORTUNO E RAPIDO 3. Melhorias no processo de criao de projeto com os sistemas CAD.

ADMINISTRAO DA INFORMAO DE PRODUTO


Para administrar os produtos devemos ter em conta que no s temos informao de CAD, temos uma quantidade enorme de informaes que so muito importantes para manufaturar produtos, a continuao ser numerada informaes que fazem parte de um projeto de maquina. MODELOS 3D OU GD&T (Modelo fundido, modelo usinado). MODELOS 2D (Detalhamento para arquivo, material de consulta). ESPECIFICAES TECNICAS SOBRE TRATAMENTOS TERMICOS E METROLOGIA DESCRITIVOS TECNICOS DE SUPRIMENTOS E PEAS FEITAS POR TERCEIROS DIAGRAMAS ELETRICOS MANUAIS DE MANUTENO ESQUEMAS DE LUBRIFICAO E TRANSPORTE HISTORICO DE ALTERAES E MODIFICAES

Administrao de sistemas de engenharia em empresas manufatureiras

INFORMAES DE INSPEO DE SOLDA

So muitas as informaes que esto relacionadas com um projeto de manufatura, mas as empresas manufatureiras tiveram dificuldades de dominar este fluxo de informao, ainda crucial para as empresas ter a informao de produtos em tempo real e que tenha a maior confiabilidade tanto externamente como internamente. Os PDMS ajudam em estas tarefas e gerenciam facilmente a informao, estes podem simplificar bastante a pesquisa, gerenciamento de verses e revises como tambm ter relacionada a informao de todos os arquivos que fazem parte do projeto, no caso de um gerenciamento de arquivo desde Autodesk Vault. A informao dentro do Autodesk Vault tem um ciclo de vida divido em 4 etapas:

1. Insero do Arquivo no PDM: O arquivo carregado ao servidor mediante o comando Check In ou Add File e pode ser consultado dentro do sistema para passar a fase produtiva.

2. Gerao de verso de arquivo: O arquivo modificado e fica diferente ao arquivo original inserido, esta diferencias que vo sendo feitas no tempo so salvas uma a uma dentro do PDM, o sistema faz uma copia temporaria do arquivo dentro de uma pasta chamada Working Folder que encontra-se no seguinte diretrio: F:\Eng_Inventor\Vault.

3. Reaproveitamento da informao A informao pode ser copiada para gerar desenhos novos.

4. O arquivo deletado do PDM O arquivo sai do gerenciamento do PDM pr: Erro de insero dentro do PDM Troca de formato digital

Toda a informao de produto no possvel deve estar totalmente integrada em uma interface s, um formato de troca de informao ajuda a este processo.

Administrao de sistemas de engenharia em empresas manufatureiras

Formato DWF, a soluo?


um formato que vem sendo desenvolvido desde 1995 pela Autodesk, com a finalidade de criar um formato de troca de informaes s para visualizao, mas com o tempo foi evoluindo acrescentando algumas outras opes como tambm estendendo o uso no somente para informao de CAD, mas tambm para arquivos de Microsoft Office e arquivos de grfico (png, bmp, jpg).

O formato administra informao 3D e 2D como tambm pode administrar dentro dos modelos listas de materiais relacionando cada item visualmente dentro da tela do DWF 3D. Alm disso pode ser inserida ao DWF informao grfica em jpg, bmp entre outros formatos grficos ficando tudo junto em um arquivo s.

O formato DWF uma alternativa para misturar a informao de uma maneira adequada, posso ter um recurso virtual fcil de usar, fazendo um sistema de informao de produto de acesso fcil a todas as reas internas e externas da empresa, tambm ajudam a integrar informao em outras verses de CAD que no se integram com a verso do Autodesk Vault, todos estamos acostumados ao uso comum de formatos PDF. Ms ele pode chegar a ser um formato to interativo como o DWF?. O seguinte quadro apresenta algumas diferenas destes formatos:

Administrao de sistemas de engenharia em empresas manufatureiras

QUADRO COMPARATIVO ENTRE PDF E DWF


A continuao apresentada algumas diferenas entre os formatos PDF e DWF. Tpico 1. Tamanho de arquivo PDF Comprime mais 2. Resoluo e Qualidade na impresso 3. Administrao de Layers Boa DWF Fica com um tamanho maior a comparao do arquivo feito com PDF Creator. Boa

No faz administrao de layers, s quando impresso com o Plugin de exportao existente em AutoCAD ou em Autodesk Inventor.

Posso Ligar/desligar layers que vem do AutoCAD e Autodesk Inventor. Na informao 3D em conjuntos o usurio pode administrar visibilidade de slidos e listas de materiais.

4. Segurana

No existe politica de segurana. (Depende do software que faz a impresso digital). Deve ter disponibilidade de uma licena de Adobe Acrobat Professional

Politica restringir a impresso do documento, medies e inserir senha de segurana no arquivo. Com a mesma licena de Design Review posso adicionar imagens, arquivos de office e outros arquivos DWF. Em Design Review so feitas estas notas e podem ser carregadas em Autodesk Inventor ou AutoCAD sobre o arquivo nativo para fazer as modificaes propostas nos markups. Posso ter DWFs de arquivos de Microsoft Office e de outros CAD do mercado Deve ser especificado que o usurio final tenha uma instalao do Autodesk Design Review na estao de trabalho aonde vai ser lido o arquivo.

5. Insero de outras informaes

6. Notas de Reviso (Markups) Faz com Adobe Acrobat Professional.

7. Interagir com outro arquivos 8. Usurio final

Na faz com solidos em 3D.

comum ter leitores de PDF.

Administrao de sistemas de engenharia em empresas manufatureiras

Recomendaes
ELIMINAR O MAIOR NMERO DE PASTAS NOS DIRETORIOS DE ENGENHARIA, SIMPLICAR A CLASIFICAO DESTES DIRETORIOS, O IDEAL QUE SE POSSA CHEGAR A UM ARQUIVO CLICANDO EM DUAS PASTAS S. USAR O PREENCHIMENTO DE PROPRIEDADES DENTRO DOS ARQUIVOS DE CAD. ARQUIVOS DE FORMATO DWF COM MODELO 3D, LISTAS DE MATERIAIS, DIAGRAMAS ELTRICOS E MANUAIS DE MANUTENO, EXIGIR SEMPRE AO PROJETISTA, GERENTES DA ENGENHARIA E FORNECEDORES COPIA DA INFORMAO EM DWF. USO DE CICLOS DE REVISO DE PROJETOS COM DESIGN REVIEW.

SUPORTE TECNICO
O suporte tcnico no sistema da engenharia uma serie de atividades de manuteno corretiva e preventiva no sistema de engenharia que procuram a soluo de problemas e diminuem possveis transtornos no trabalho dirio com os software do sistema, melhoria e eficincia no uso das ferramentas que compem o mesmo. O procedimento geral de suporte tcnico no sistema da engenharia esta representado no fluxograma que se apresenta a continuao.
TAREFA DADA PELO USUARIO LEVANTAMENTO

IDENTIFICAO DO PROBLEMA

O QUE FAZER?

TEMPO DE RESPOSTA

CONSULTA COM O FORNECEDOR ,FABRICANTE E BANCOS DE CONHECIMENTOS

POSSIVEIS SOLUES PROCEDIMENTO IDENTIFICADO

TESTE
SOLUO FINAL

Administrao de sistemas de engenharia em empresas manufatureiras

Tipos de suporte tcnico no sistema de engenharia


A continuao definida as diferentes atividades de suporte tcnico interno de um sistema de engenharia que se podem apresentar e o nvel de responsabilidade das pessoas envolvidas na tarefa. 1. Assistncia pessoal: Fato pelo qual so esclarecidas duvida sobre procedimentos e ferramentas existentes no CAD. Responsvel: Analista de software da engenharia (Execuo direta). 2. Falha no software: Situao imprevisvel que dificulta parcial ou totalmente o trabalho no software. Responsvel: Analista de software da engenharia (Execuo direta), suporte tecnico revenda Autodesk. 3. Instalao e habilitao de recurso: Requerimento pelo qual um usurio pode ter disponibilidade de uma funcionalidade extra que facilita um determinado trabalho. Responsvel: Analista de software da engenharia (Execuo direta), parcialmente TI 4. Instalao de pacote completo: Processo pelo qual instalado o software de CAD em uma estao de trabalho, com configuraes de estilos, templates e arquivos mestre. Responsvel: Analista de software da engenharia (Execuo direta). 5. Recuperao de arquivo: um fato de emergncia quando um arquivo tem problema na abertura, leitura ou foi definitivamente deletado no sistema. Responsvel: Analista de software da engenharia (Execuo direta/Superviso), CPD(Execuo direta) 6. Solicitao arquivo de biblioteca CAD, reviso de padro e parametrizao de pea: Quando um usurio do sistema precisa de algum componente CAD que encontra-se na internet, para complementar o trabalho no projeto. Responsvel: Analista de software da engenharia (Execuo direta), usuario final (Supervisor). 7. Troca de pea de hardware: Servio externo feito pelo fornecedor de hardware Responsvel: Analista de software da engenharia (Superviso), TI (Superviso), Prestador de servios externos do fornecedor do software (Execuo direta).

Administrao de sistemas de engenharia em empresas manufatureiras

Cuidado de propriedade intelectual


importante destacar que todos os usurios tem responsabilidade no uso adequado da propriedade intelectual da empresa e funo do administrador do sistema de engenharia cuidar tambm do uso adequado do licenciamento como tambm dos formatos de exportao para terceiros como tambm clientes e usurios de outros sistemas (CAM, CAE). Podemos numerar outras tarefas do administrador de sistema de engenharia como: Concesso de licena de Autodesk Inventor Suite para trabalho fora das instalaes da empresa Transferncia de arquivos CAD de Autodesk Inventor Suite para servio externo. Gerao de arquivos em formato PDF e DWF com carimbo digital e segurana para impresso, como tambm agendamento de tarefas de impresso sobre o aplicativo TASK SCHEDULER de Autodesk Inventor. Formatos de exportao da informao 3D para fornecedores e para analises por elementos finitos.

Esta parte final explica a soluo de problemas e situaes comuns de suporte tcnico que podem acontecer com Autodesk Vault: A continuao apresentado um pequeno modelo de mapeamento de erros, neste caso com Autodesk Vault. Ao momento de inserir usurio e login no consigo entrar ao Autodesk Vault? Revisar a configurao do Proxy no Internet Explorer, Desabilitar a opo de usar o proxy para endereos locais.

No posso deletar arquivos no Autodesk Vault, como posso deletar um arquivo que esta errado no vault?. Contate a seu administrador de sistema de engenharia que o nico que tem esta permisso.

Eu preciso saber quantos arquivos esto na condio Check Out por mim. Como posso conhecer esta informao? Ctrl F para fazer uma pesquisa avanada e fazer uma pesquisa com a propriedade Check Out e o nome do usurio.

Estou logado no Autodesk Vault mas no estou conseguindo visualizar a barra de ferramentas do Vault no Inventor? Dar uma olhada aos Add-Ins de Autodesk Inventor e olhar se esta ativo o Add Ins chamado Inventor Vault.

Administrao de sistemas de engenharia em empresas manufatureiras

Ao momento de executar o comando Open no Autodesk Vault Explorer em um arquivo sai uma mensagem de error e o arquivo no abre. Contatar ao administrador de sistema de engenharia Sou projetista eltrico trabalho no AutoCAD Electrical 2005, qual o melhor mtodo de gerenciar estes arquivos dentro do PDM? Fazer rum Batch Plot como DWF e inserir ao vault com a opo Add File. A tela do Autodesk Vault esta desconfigurada. Contatar ao administrador de sistema de engenharia

Recomendaes
LEVANTAR OS PROBLEMAS MAIS FREQUENTES E FAZER UM BANCO DE DADOS INFORMATIVO PARA QUE OS USUARIOS POSSAM RESOLVER ESTES PROBLEMAS RAPIDAMENTE, ASSIM A TAREFA DE SUPORTE TECNICO. E-MAILS INFORMATIVOS GLOBAIS PARA TODOS OS USUARIOS. WEBCAST, AUTODESK DAY COM AS REVENDAS AUTODESK.

10

S-ar putea să vă placă și