Sunteți pe pagina 1din 5

UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA CURSO DE DIREITO DIREITO DO CONSUMIDOR Aluno: Carlos Eduardo da Costa Silva UC 06073231 1 Jos adquiriu

um boxe para o banheiro de sua casa da empresa X. O boxe foi instalado corretamente pela empresa Z, no entanto, seis meses depois, o filho de Jos tomava banho quando acidentalmente bateu a porta com fora e a mesma estourou, vindo o garoto a se machucar. Jos acionou a empresa Z e esta refutou a responsabilidade, mandando que ele procurasse a empresa fabricante, dizendo que a entrega e colocao do produto haviam sido perfeitoas. a. Quem deve responder pelos danos sofridos pelo consumidor: a empresa fabricante ou a empresa que instalou o boxe? Ou as duas? Explique. Tanto a empresa X, quanto a empresa Z podem ser acionadas pelo consumidor. Isso uma garantia dada pelo Cdigo de Defesa do Consumidor no art. 12 (O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e importador, respondem...). Porm, nada impede que a empresa Z, se provar ausncia de culpa, busque, em ao de regresso, a restituio do valor pago ao consumidor junto empresa X. b. O CDC prev a possibilidade de ambas no responderem? Sim. a hiptese do art. 12, 3, do CDC: O fabricante, o construtor, o produtor ou o importador s no ser responsabilizado quando provar: (...) III a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. c. O filho de Jos agiu com culpa no episdio? Isso retira ou diminui a responsabilidade de algum dos fornecedores? Explique. Essa questo foi respondida no item b. d. Quais as indenizaes possveis? As indenizaes podem ser de danos materiais (quebra do boxe para o banheiro e eventuais despesas mdicas para o tratamento do filho de Jos) e at danos materiais, dependendo do grau de leses ocorridas no filho do consumidor.

2 Joo possua um carto de crdito com limite de R$ 1.000,00. Pagou a fatura dia 1 e no dia 3 foi us-lo novamente num restaurante fino da cidade, onde levou a famlia toda para jantar. A conta saiu R$ 990,00 e Joo ofereceu o carto para pag-la. Minutos depois, o garom voltou com a notcia de que a administradora no liberou o pagamento. Joo estava sem talo de cheques e sem dinheiro. Sua mulher ficou nervosa

e comeou a gritar com Joo no restaurante. Joo, muito constrangido, foi levado pelo segurana para a sala do gerente. A administradora alegou que o pagamento ocorrido no dia 1 no constava do sistema. Pergunta-se: que direitos Joo tem? Se Joo pagou a fatura no dia 1, caberia administradora possuir um sistema gil para a constatao do pagamento. Como no dia 3, o pagamento ainda no havia sido computado, e todo o constrangimento de Joo foi ocasionado pela no aceitao do pagamento com o carto, no h dvidas de que a Administradora deve indenizar o consumidor pelos danos morais por ele sofridos. Nesse caso, no h direito indenizao por danos materiais porque no houve leso patrimonial. O jantar foi consumido e pago de outra forma (confisso de dvida). O carto, assim que o pagamento for computado, restabelecer seu limite.

3. Maria foi ao salo de beleza e encontrou, sua disposio, vagas para estacionar seu veculo. Ao sair do salo, constatou que seu carro havia sido roubado. O gerente do salo negou-se a indenizar o prejuzo, alegando que a vaga para estacionamento era simples cortesia da casa, tanto que nada cobravam. a. H como responsabilizar o salo de beleza? Trata-se de responsabilidade subjetiva ou objetiva. Fundamente. Sim. Como visto, o estacionamento no era pblico. Era administrado pelo prprio salo de beleza. Nesse caso, possvel aplicar o art. 14 do CDC, que prev a responsabilidade do prestador de servios pelo simples fato do servio, independentemente de culpa. O 1 do art. 14 considera como servio defeituoso o que no fornece a segurana que o consumidor espera. b. H como o salo eximir-se dessa responsabilidade? H sim. Basta comprovar as hipteses do 3 do art. 14 do CDC: provar que no existe defeito no servio prestado; provar que houve culpa exclusiva da vtima (ex.: deixar a chave na ignio do carro).

4. Na poca em que a poltica cambial no Brasil encontrava-se controlada, muitos consumidores adquiriram carros importados pelo sistema de leasing. O valor das prestaes no era prefixado, sendo o seu reajuste previsto com base no ndice de variao cambial, ou seja, o valor de cada parcela era estabelecido ms a ms, conforme o valor da moeda americana. Ocorre que, em janeiro de 1999, o Banco Central do Brasil adotou uma poltica cambial livre. Com isso, o real sofreu forte desvalorizao e o dlar praticamente dobrou de preo.

a. Com base nesses fatos, analise a possibilidade de o consumidor pleitear a reviso contratual, pela previso do art. 6, V, do CDC. Nesse caso, os compradores foram destinatrios finais dos veculos. Portanto, enquadram-se no conceito de consumidor previsto no art. 2 do CDC, o que faz a relao jurdica ser classificada como consumerista. Poder-se-ia argumentar que a flutuao cambial e a consequente desvalorizao do real seriam fatos previsveis, a afastar a aplicao da teoria da rebus sic stantibus. Porm, em ateno ao princpio da maior vulnerabilidade do consumidor, deve-se aplicar a teoria da impreviso e autorizar a reviso das prestaes excessivamente onerosas. b. Seria caso de clusula abusiva, podendo o consumidor pleitear sua nulidade? Explique. Conforme se depreende do art. 51 do CDC, clusulas abusivas so as que pretendem limitar ou excluir a aplicabilidade de normas de proteo ao consumidor em proveito do fornecedor, produtor ou prestador de servios. Tendo isso em vista, fica claro que a clusula contratual do leasing descrito acima no abusiva. A desproporo nas prestaes foi causada por fato superveniente. Assim, no possvel pleitear a nulidade da clusula, mas to s a substituio do ndice de correo do contrato. c. possvel o consumidor rescindir o contrato, com a devoluo das quantias pagas? S possvel pleitear a resciso do contrato se este se tornar manifestamente inexeqvel. Caso contrrio, conforme o art. 6, V, possvel apenas modificar a clusula (ndice de reajuste). d. E o fornecedor: pode pedir a reviso do contrato? Explique. Sim. No h problema. Porm, esse pedido no seria regido pelo CDC, pois ele no consumidor. Sua pretenso seria baseada no Cdigo Civil, que tambm adota a teoria da impreviso.

5. Uma empresa locadora de mquinas copiadoras possui um contrato-padro que prev a locao por 48 meses, bem como um reajuste das parcelas semestrais com base no IGPM. Alm disso, h uma clusula estabelecendo a possibilidade de realinhamento no valor das parcelas, caso ora qualquer fato que altere o equilbrio econmico-financeiro do contrato. Com a desvalorizao do real frente ao dlar, a empresa aplicou o realinhamento do preo, aumentando as parcelas em 20% (a desvalorizao foi bem maior). a. Trata-se de relao de consumo?

No enunciado da questo, no fica claro se o locador da mquina o destinatrio final dela. Assim, no possvel saber se a relao consumerista. b. A clusula que prev o realinhamento abusiva? Justifique. Se a relao for consumerista, a clusula abusiva. O reajuste com base em ndice pr-fixado medida lcita que visa resguardar o equilbrio-econmico do contrato. Mas o realinhamento com base em fato superveniente deixa ao prestador de servios margem para a alterao unilateral do valor das prestaes, o que vedado pelo art. 51, X, do CDC. c. A empresa pode aplicar o realinhamento ou ela deve pedir a reviso do contrato pela via judicial? Com bases nos fundamentos da questo anterior, a empresa teria que ajuizar ao judicial para buscar o realinhamento das prestaes. d. O que o locatrio pode fazer para defender-se? Se o locatrio for enquadrado no conceito de consumidor, ele pode ir a juzo pleitear a declarao de nulidade da clusula contratual que permite o realinhamento. Afinal, como j dito, para o CDC, ela abusiva.

6. Uma montadora de veculos descobriu que toda a linha de certo carro, fabricado desde 1994, apresentava um problema no dispositivo do cinto de segurana, colocando em risco a segurana dos consumidores. A empresa procedeu ao recall, convocando todos os proprietrios dos veculos a comparecerem em qualquer concessionria representante para a troca do dispositivo. Os anncios foram veiculados pro trs semanas, nos principais jornais, rdios e canais de televiso. a. Um consumidor que no teve acesso s informaes porque estava viajando, tem como pedir indenizao caso venha a sofrer dano? Fundamente. Sim. Se o consumidor sofrer qualquer dano, ele decorreu do vcio no produto fornecido. O procedimento do recall o reconhecimento do vcio no produto e a reparao desse vcio. Caso o consumidor no fique ciente do recall, por qualquer motivo, havendo o dano, este deve ser indenizado. b. E se um consumidor viu, mas se recusou a ir concessionria, tem como pedir indenizao? Fundamente. Obviamente que no. Isso caracteriza culpa exclusiva da vtima. c. A montadora, aps feito o recall, tem como eximir-se da obrigao de indenizar? Explique.

A responsabilidade por vcio no produto subjetiva. Assim, mesmo depois de feito o recall, caso esse dispositivo de segurana cause dano a algum consumidor, possvel a responsabilizao, desde que fiquem demonstrados a culpa, o dano e o nexo de causalidade entre um e outro.

S-ar putea să vă placă și