Sunteți pe pagina 1din 40

Universidade Mackenzie - So Paulo

MANUAL DE RADIODOCUMENTRIO
PRODUO: MRCIA DETONI

Este manual foi produzido exclusivamente para orientao dos alunos do curso de Radiojornalismo II da Universidade Mackenzie a partir de experincias pessoais e de vrias fontes internacionais. No deve ser utilizado ou reproduzido, mesmo com meno fonte, fora da referida disciplina.

O que um documentrio?
Cambridge Dictionary: filme ou programa de rdio ou TV que oferece informao factual sobre um tema. Oxford Dictionary: relato factual de determinado assunto ou atividade usando imagens, gravaes etc... de pessoas envolvidas; filme ou programa de rdio ou de TV

Novo Aurlio: (...)2. filme, em geral de curta metragem, que registra, interpreta e comenta um fato, um ambiente, ou determinada situao. Dicionrio Houaiss: (...)2. CINE TV filme informativo e/ou didtico feito sobre pessoas (geralmente de conhecimento pblico), animais, acontecimentos (histricos, polticos, culturais etc.) ou ainda sobre objetos, emoes, pensamentos, culturas diversas etc...

Definio da UNESCO:
No noticirio, o apresentador CONTA o que aconteceu na sociedade. No documentrio, ns MOSTRAMOS o que acontece na sociedade. Falamos com os envolvidos. Eles mostram o fato em vez de ns o relatarmos. Mas ns compomos a forma como o fato apresentado. O documentrio de rdio funciona como o de TV. Busca mostrar a verdade sobre um determinado tpico, sobre certo incidente ou local ou sobre relacionamentos entre pessoas. Num documentrio, o apresentador tem um papel secundrio. O mais importante as pessoas ligadas aos fatos contarem elas mesmas o que aconteceu. Num documentrio, usamos os sons da realidade como um poderoso instrumento de comunicao. O documentrio tem um elemento humano que d ao ouvinte a chance de interpretar a realidade sozinho em vez de ser informado sobre ela. Um bom documentrio muda nossa percepo da realidade.

Histria do radiodocumentrio: evoluo das narrativas radiofnicas


- Os documentrios falados surgem no final dos anos 20, por influncia dos documentrios feitos no cinema. Produtores percebem que o formato poderia tornar o rdio mais interessante e vivo. - Por cerca de quatro dcadas, os produtores usaram narradores para contar histrias, ilustradas com msica, efeitos sonoros, e atores. - Os gravadores portteis, ainda pesados e primitivos, dificultavam a coleta de sons ambientais e de vozes fora do estdio. Os sons e entrevistas, quando obtidos, tinham a mesma funo das citaes entre aspas no texto escrito: serviam de evidncia ou ilustrao. - As revolues sociais e acadmicas dos anos 60 e 70 fizeram com que a frmula soasse ultrapassada. A voz solene narrando protestos pacifistas e feministas soava completamente fora da realidade. - Com EUA e Europa substituindo o consenso pelo pluralismo, as emissoras passaram a abrir o microfone para mulheres, trabalhadores, negros e outras minorias. - Quando a National Public Radio entra no ar, nos anos 70, o principal programa do novo sistema de rdio no-comercial apresentado por uma mulher. O forte da rede so os sound pieces (peas sonoras), nos quais as pessoas contavam suas prprias histrias. - Na nova frmula, a figura do narrador desaparece. O produtor/autor abandona o microfone, mas continua dando as cartas no estdio. - A mudana foi possvel graas aos novos gravadores de fitas analgicas K-7, portteis, baratos e com boa qualidade de som, que facilitaram as gravaes em campo. - Nos anos 80 e 90 surgem os sound artists ou radio artists, que passam a produzir peas sonoras s com sons ambientais, sem usar a voz. - Atualmente, sob o signo da convergncia, todas as frmulas so usadas em documentrios e reportagens especiais por emissoras dos EUA, Canad Reino Unido, Alemanha, Holanda, Frana, Austrlia, etc... O formato mais usado tem sido, no entanto, o documentrio conduzido pelo reprter por causa dos custos, da facilidade de produo e de exposio da mensagem.

Tipos de radiodocumentrio

Classificao por tema:

1.

Documentrios jornalsticos

- Ligados a questes e contemporneas (Meio-ambiente e poluio, racismo, desenvolvimento urbano, lutas indgenas, reforma agrria, educao...) Podem examinar apenas um aspecto desses temas ou tentar, de forma mais ampla, examinar como eles afetam a sociedade. Podem ainda retratar apenas uma nica pessoa, um evento ou uma atividade (uma descoberta cientfica, a construo do avio Concorde, a vida de uma celebridade, o trabalho de uma determinada fbrica, grupo teatral ou escola). - O objetivo abordar as questes com mais profundidade que o noticirio. Vai alm das manchetes. EXPLICA o que est acontecendo e ABRE UMA JANELA PARA O MUNDO. - So organizados a partir do trabalho de reportagem.

2.

Documentrios histricos

- Relembram e reinterpretam o passado. - Podem ser investigativos e reveladores, expondo fatos novos sobre determinado acontecimento. - Usam gravaes histricas, pesquisa jornalstica, entrevista com testemunhas, incluso de vozes excludas pela histria oficial.

3.

Documentrios culturais

- Tm como tema as artes em geral, permitindo um uso maior de msica, poesia e drama.

4. Documentrios de abordagem filosfica ou psicolgica - Tratam de temas que no perdem a atualidade: Temas filosficos: identidade, crena, existncia, amor, vingana Temas psicolgicos: relaes interpessoais (familiares, de trabalho, homem e mulher etc...), comportamento humano.

Classificao pela narrativa:

1. Observacional Dispensa o narrador. No busca interpretar ou criticar, apenas mostrar um fato e provocar reflexes.

2. Conduzido pelo narrador ou reprter O reprter o narrador faz os links explicativos, ajudando o programa a desenrolar-se de forma lgica e informativa. O reprter/narrador d o contexto, dados estatsticos, faz as apresentaes.

3. Autoral O reprter ou narrador no neutro. Ele d a sua prpria viso de determinado acontecimento ou narra a sua prpria experincia.

DOCUMENTRIO X FEATURES (ESPECIAIS)

So histrias contadas atravs dos sons: o som da voz humana, das atividades humanas e da msica. Ambos visam a informar e entreter. A diferena bsica est na seleo e tratamento do material usado.

Documentrio totalmente factual, baseado em evidncias documentadas (registros escritos, entrevistas atuais, fontes mencionveis) O objetivo prioritariamente informar, e o produtor se dispe a fazer um relato completo, equilibrado e verdadeiro sobre alguma coisa ou algum.

Feature (Especial) O produtor no est preocupado em abordar determinado fato de forma profunda e abrangente. Tambm no h preocupao de se ater totalmente ao factual. Um especial pode incluir msica, poesia e fico para ajudar a ilustrar o tema. O formato totalmente livre. O produtor pode dar asas imaginao mesmo trabalhando com fatos reais.

A distino nem sempre fcil por causa dos hbridos (documentrios especiais, semidocumentrios, dramadocumentrios), que usam todas as tcnicas sonoras e narrativas disponveis.

5. Planejamento e Produo de Documentrios


Idia inicial Tudo pode virar um documentrio, desde assuntos quentes na mdia at pautas do cotidiano. As possibilidades esto em todas as partes: nas notcias dos jornais, nas esquinas das cidades, no dia-a-dia do prprio produtor.

Planejamento Aps a idia inicial, a primeira coisa que o produtor deve fazer responder a duas perguntas: - Qual o objetivo desse documentrio? (O que quero contar ou mostrar) - O que quero deixar para o ouvinte? (mensagem) As respostas a essas perguntas ajudam a definir o ngulo do documentrio. So de grande valia na hora de decidir o que entra no programa ou sai. O objetivo pode mudar ao longo do trabalho quando somos confrontados com novos dados e situaes, mas saber o que se quer atingir fundamental para estruturar o programa.

No h uma tcnica nica e infalvel de planejamento. Cada produtor segue seu prprio mtodo. Mas fundamental fazer uma boa pesquisa sobre o tema e anotar os tpicos que devem entrar no documentrio: pessoas a serem entrevistadas locais de gravao sons ambientais possibilidades de msica.

Com base nesse roteiro que vamos decidir quais tcnicas usar para contar a histria.

O planejamento e a pesquisa tambm ajudam a definir melhor o ngulo. Podemos, por exemplo, escolher contar a histria tendo como fio condutor um dia no parque (da abertura ao fechamento dos portes) ou um domingo no parque.

Montagem do projeto Veja o exemplo abaixo sobre um documentrio sobre o parque do Ibirapuera

Ttulo: geralmente decidido aps a realizao do documentrio (pode, inclusive, sair de uma frase de um entrevistado)

Objetivo: (O que quero contar ou mostrar) - Mostrar como o parque, atraes que oferece ao pblico, como ele contribui para a qualidade de vida das pessoas. (O que quero deixar para o ouvinte? mensagem) - Incentivar o ouvinte urbano a ver os parques como alternativas prazerosas de lazer e de contato com a natureza e no apenas como espaos que enfeitam a cidade.

Durao: 15 minutos

Informaes a serem levantadas: Dados histricos, importncia ambiental, caractersticas (rea, flora e fauna), estimativa de pblico, nmero de funcionrios, de bebedouros, de banheiros e de lanchonetes, gastos com manuteno, atraes (shows, jardinagem, leitura, quadras de esporte, reas para ginstica, reas de descanso, passeios de bicicleta....)

Contedo do documentrio:

- descrio do parque e de suas atraes;

- influncia no cotidiano das pessoas: como o pblico o utiliza.

Tpicos-chave: - O que o parque significa na vida e na sade das pessoas que o frequentam? - Histrias humanas e engraadas envolvendo pblico/funcionrios e o parque. - Pessoas que ganham a vida no parque (funcionrios e ambulantes). - Pessoas que tem vida social e cultural no parque.

Entrevistados: - Administradores/ - Funcionrios da limpeza e manuteno, responsveis pelo cuidado das plantas e aves - Guardas que fazem a segurana - Vendedores de balas e picols/ Artistas de rua - Responsvel pelo aluguel das bibicicletas - Pblico: os que caminham, correm, tomam sol, fazem ginstica, jogam, andam de bicicleta, patins e skate, levam crianas, idosos e ces para passear.

Sons: - som ambiente/ aves - crianas brincando e nos balanos/ pessoas correndo - bicicletas (aluguel de bicicletas) - gua jorrando no lago - quadras de futebol e basquete - ginstica (msica ou instrues) - msicos e artistas de rua - pessoas conversando nos bares/shows

Formato e Tcnicas de Narrao


Aps a pesquisa sobre o tema (entrevista com a administrao do parque para obter dados e checar pontos fortes) teremos condies de decidir melhor que tcnicas usaremos para contar a histria.

A escolha do formato deve levar em conta o material obtido, a melhor forma de passar a mensagem e o tipo de pblico que se quer atingir.

Narrao do reprter em estdio intercalada de trechos de entrevistas, sons e msica O narrador faz os links. O script montado a partir das entrevistas. A presena do narrador facilita bastante a produo e o andamento do documentrio, fazendo com que progrida de forma lgica e informativa. O narrador faz as apresentaes, expe a maior parte dos dados estatsticos e esclarece o contexto das opinies. Com a ajuda do narrador, se pode dizer muito em menos tempo, mas aqui que mora o perigo! O programa pode ficar muito picado e passar uma impresso de formalidade ou frieza. U

Dica: O narrador deve sempre ligar e nunca interromper. No h necessidade de usar a voz do narrador entre cada entrevistado.

Excluso do narrador - colagens de sonoras Os prprios entrevistados contam a histria a partir de colagens de sonoras. Pode-se tambm usar um personagem para apresentar a histria. Os documentrios sem narrador geralmente so mais atmosfricos. Mas preciso fazer com que cada item siga um fluxo natural formando uma justaposio inteligvel.

Dica: Nesse formato importante pedir que o entrevistado faa a prpria apresentao, diga quem , o que faz, qual a sua relao com a histria. As respostas devem incluir todas as informaes necessrias e deixar claro quem est falando.Exemplo: - Como administrador do parque, eu acho que.....

- Eu corro aqui todos os dias h 15 anos... Sou bancrio, tenho uma vida sedentria e preciso me exercitar... - Eu trabalho numa metalrgica, mas vendo picol nos domingos aqui no parque h dez anos...

A apresentao do entrevistado no precisa necessariamente estar nas primeiras frases dele, mas deve aparecer logo em seguida. No deixe o ouvinte muito tempo sem saber quem est falando. A experincia mostra que os ouvintes reagem mal quando no entendem o que est no ar.

Mix de narrao em estdio com gravaes externas Passagens gravadas ao estilo da reportagem de TV e pequenas entrevistas in loco. A reportagem interage com os entrevistados.

O programa deve ser consistente na estrutura, no desenvolvimento da idia. Mas a forma e o estilo podem ser flexveis e variados. Podemos usar vrias tcnicas dentro de um mesmo programa. importante explorar novas formas de apresentar o tema. A chave a clareza.

Sons Ambientais
Pare, oua, grave!
Quando voc estiver no local da gravao use as orelhas para ter idias sobre sons. Tente identificar os sons que caracterizam o ambiente. No deixe escapar nenhum barulho. Grave todos os tipos de sonoridade: telefone tocando, ces latindo, relgios badalando, portas abrindo ou batendo, crianas

brincando, mquinas em operao, trnsito, buzinas, helicpteros, avies, trens, sinos de igreja, gua correndo, mensagens de telefone, pessoas cantando ou tocando instrumentos. Pea para que cantem para voc. Grave sistemas de rdio, sirenes da polcia ou de ambulncias, o cantar dos pssaros, ondas, cachoeiras, torcidas de futebol, protestos de rua, programas de rdio e TV, noticirio. Todos esses sons so muito importantes para ajudar na ambientao e quebrar a rigidez de textos longos. So eles que enriquecem os documentrio ou reportagens. As palavras podem dizer muito mas so os sons que transportam o ouvinte para o local do fato.

No perca a chance!
Toda a vez que voc notar algum fazendo algum som que possa ser til, tente gravar na hora, porque dificilmente voc ter outra oportunidade. Esteja com o gravador pronto para gravar a qualquer momento.

Grave antes, durante e depois!


Voc pode comear a gravar ainda antes de fazer a entrevista. Se voc ligar o gravador antes de entrar no local, por exemplo, o som da porta, a conversa com a secretria, ou a

troca de cumprimentos podem ser teis. Mas fique atento tica. Nem sempre apropriado gravar sem o consentimento das pessoas. Essa tcnica indicada quando o entrevistado tem uma relao com o local em que est, como uma famlia que vai falar sobre seu cotidiano. Sempre tente gravar o som daquilo que as pessoas fazem. Se voc no estivesse l, o que elas estariam fazendo? Ouvindo rdio ou TV? Operando algum equipamento? Lavando roupa? Dando aula? No esquea de gravar pelo menos um minuto do som da sala onde voc fez a entrevista. Ser muito til na mixagem.

Pea ajuda
Quando marcar a entrevista, mencione que voc estar gravando tambm som ambiente. Isso far com que o entrevistado comece a pensar em termos de sons. Quando voc chegar, pergunte novamente: Que sons eu poderia gravar aqui?

Como usar o som ambiental:


A funo dos sons ambientais ajudar a criar atmosfera. Alm disso, para os ouvintes que conhecem o assunto, o reconhecimento de sons autnticos aumenta a autoridade do programa. Nos documentrios factuais, jornalsticos, possvel usarmos efeitos sonoros de arquivo. Mas esses efeitos devem ser usados com cuidado. Eles precisam passar uma impresso de autenticidade. Sons artificiais misturados a sons verdadeiros confundem o ouvinte de um documentrio factual, que espera ouvir material genuno.

Como usar a msica:


A msica a moldura do documentrio ou especial - Cria atmosfera e aumenta o impacto sonoro - Faz com que as palavras soem verdadeiras ou hericas, ou urgentes... - Ajuda a acordar e surpreender o ouvinte - Um trecho ou uma frase de uma cano tambm podem servir de gancho para o comentrio inicial do narrador. Exemplo: Tcnica: Msica do Skank : Ganja, legalize j...Ganja, legalize j... uma erva natural no pode lhe prejudicar.... Narrador: A legalizao da maconha....

Quanta msica devemos usar?

Nos documentrios e reportagens jornalsticas a msica deve ser usada com parcimnia para no competir com o contedo e tirar sua autoridade.

O programa soa mais verdadeiro se a atmosfera for criada com sons e situaes verdadeiras.

Geralmente usa-se de 3 segundos a 15 segundos de msica separando trechos de voz.

Nos especiais, a msica um elemento forte de ambientao. Uma boa msica anima e d vida s vozes e textos.

Dicas para uma boa entrevista


1. Bons entrevistadores no brilham, quem brilha so seus entrevistados No use a entrevista para demonstrar seus conhecimentos, vocabulrio, charme ou a bela voz nem faa da entrevista um debate.

2. Aproxime-se com simpatia e respeito Seja positivo e confiante. Pressuponha que a pessoa em questo queira falar com voc. A forma como as pessoas respondem depende da forma como voc as aborda. O segredo fazer com que elas perceberem a importncia do seu projeto.

3. Explique a razo da entrevista Diga para que programa ou projeto voc est fazendo a entrevista e deixe claro que tudo pode ser e ser editado. Esclarea qual o objetivo do documentrio, o ngulo abordado, as implicaes de uma exposio no rdio.

necessrio proteger o entrevistado, omitindo o seu nome ou alterando a voz? H nomes que no podem ser mencionados?

Com um cdigo de conduta firmado, o entrevistado se sentir mais seguro para falar e ter mais confiana em voc.

4. Procure uma posio confortvel Mova cadeiras para que voc fique perto do entrevistado. Sente-se na ponta da mesa e no do outro lado dela. Assim, o microfone ficar prximo do entrevistado e o brao no fraquejar.

5. Evite rudos indesejados Se a entrevista for importante e voc quiser grav-la em local silencioso, tente conversar com o entrevistado em um quarto ou numa sala com tapete e cortinas. No deixe a entrevista ser prejudicada pelo rudo de lmpadas florescentes, ar-condicionado, telefones, rdio, TV e geladeira ou pelo som do trnsito e do vento. Os rudos podem desviar a ateno do ouvinte e dificultar a edio. Algumas vezes, queremos o som ambiente, mas melhor gravar separadamente para mixar mais tarde.

6. Em ambientes barulhentos, aproxime o microfone da boca Se barulho exatamente o que voc quer, coloque o microfone bem perto da sua boca ou da boca do entrevistado para que a voz fique clara.

7. Deixe as pessoas a vontade Lembre o entrevistado que ele pode errar e repetir a fala e que o material ser editado mais tarde. Aja de forma natural em relao ao microfone. Segure-o, inicialmente, de maneira displicente. Voc pode encost-lo no queixo (para mostrar que no morde!). Ligue o gravador sem formalidade e faa algum comentrio sobre o tempo ou sobre o equipamento. S depois coloque o microfone na posio para gravar. Isso evita o constrangedor Ok. Vamos gravar, aliviando a tenso.

8. Mantenha o contato de olhos No esquea de olhar nos olhos do entrevistado. Faa a entrevista como se estivesse conversando normalmente com ele. No deixe o microfone ser o centro das atenes.

9. Entrevista uma mo de duas vias

O sucesso de uma entrevista depende, em parte, de fazermos a pergunta certa. Mas estabelecer um clima amistoso com o entrevistado muito importante. s vezes preciso contar alguma coisa sobre ns mesmos. Para que a entrevista se transforme numa conversa honesta e aberta, as pessoas precisam sentir que realmente nos interessamos pelo que elas esto dizendo e que vamos respeitar suas opinies.

10. Faa uma lista de perguntas, mas no fique preso a ela Deixe a lista a mo para, no final da entrevista, checar se todos os pontos importantes foram abordados.

11. Identificao das entrevistas No incio da entrevista, sempre pea que o entrevistado se apresente, dizendo nome, idade, profisso. Isso facilita a identificao dos tapes, mas tambm ajuda o entrevistado a relaxar, enquanto voc vai ajustando o nvel da gravao.

12. Faa perguntas curtas Seja objetivo e elabore perguntas que exijam respostas mais longas que um sim ou no. Em vez de perguntar, por exemplo, Joo da Silva era um bom patro?, pergunte O que os funcionrios achavam de Joo da Silva como patro?

13. Aborde uma questo de cada vez Algumas vezes os entrevistadores fazem vrias perguntas ao mesmo tempo. Provavelmente o entrevistado responder apenas a primeira ou a ltima.

14. Algumas perguntas produzem boas respostas em documentrios e especiais: Como voc v (o mundo, a vida, a cidade..) desde que aconteceu ( o acidente, o assalto, a demisso)? O que voc sente quando passa pelo local?

15. No se preocupe em construir frases perfeitas Uma ou outra pergunta gaguejada ou insegura ajudam a deixar o entrevistado a vontade medida que ele percebe que voc no perfeito e que ele tambm no precisa ser.

16. Adie a polmica Comece com as perguntas menos polmicas. Deixe as mais delicadas, se houver alguma, para quando voc e o entrevistado j tiverem estabelecido um contato maior.

17. No tenha medo de perguntar o bvio Perguntas bvias podem produzir respostas interessantes. Pergunte o bvio e o sutil.

18. Faa silncio enquanto o entrevistado estiver falando A menos que sua inteno seja interagir com o entrevistado, no d risadas altas ou diga uh-hun durante a entrevista porque voc no conseguir editar esses trechos. A sua presena no tape elimina a sensao de que o entrevistado est se comunicando diretamente com o ouvinte. Deixe o entrevistado saber que voc est acompanhando o que ele diz balanando a cabea ou atravs do contato do olhar.

19. Deixe a fita rolando... No ligue e desligue o gravador durante pausas na entrevista. melhor desperdiar um pouco de fita do que perder uma boa histria contada na ltima hora.

20. Faa entrevistas individuais.

As entrevistas geralmente rendem mais se forem realizadas individualmente. Algumas vezes dois ou mais entrevistados podem ser ouvidos simultaneamente com sucesso , mas geralmente eles se saem melhor quando esto sozinhos.

21. No alugue o entrevistado! Termine a entrevista num tempo razovel. Uma hora e meia o mximo. Depois disso, tanto voc quanto o entrevistado estaro cansados.

22. Olhe, alm de ouvir. Logo aps a entrevista, faa anotaes especficas sobre o que voc viu e sentiu. Anote a forma como as pessoas estavam vestidas e outros detalhes que podero ajudar no script.

INCENTIVANDO O ENTREVISTADO FALAR MAIS E MELHOR...

23. Deixe as pessoas falarem e permita o silncio. No se apresse em fazer a pergunta. Freqentemente as pessoas dizem algo verdadeiro aps um silncio.

24. Refaa a pergunta se for necessrio. No se sinta constrangido em perguntar a mesma coisa de diversas formas at conseguir uma resposta que o satisfaa. Voc pode editar o comeo de uma resposta com o final de outra.

Para fazer com que a pessoa repita um resposta ou fale com mais entusiasmo pergunte: O qu?, mesmo? Voc est brincando? Srio?

Se o barulho interferir, faa a pergunta novamente.

25. Pea descries de pessoas. difcil para os entrevistados descreverem pessoas. Uma forma fcil de comear pedir a eles que descrevam a aparncia da pessoa em questo. A partir da mais provvel que o entrevistado passe a descrever a personalidade.

26. Abordagem negativa pode render mais que a positiva. Pergunte sobre aspectos negativos de determinada situao. Por exemplo, ao perguntar sobre uma pessoa, no comece com uma descrio muito positiva: Sei que o prefeito era uma pessoa muito generosa e inteligente. Voc achava isso dele? Poucos entrevistados vo contestar uma declarao dessas mesmo que eles no gostem do prefeito. Voc ter uma resposta mais forte se salientar algum aspecto negativo: Apesar de o prefeito ter uma boa reputao pelo trabalho que desenvolveu, ouvi dizer que ele era um homem de temperamento difcil... Se o entrevistado admira muito o prefeito, ele sair em defesa dele dizendo por que a afirmao que voc fez est equivocada. Se ele achava o prefeito uma figura difcil, sua pergunta dar a ele a chance de comentar algumas das caractersticas desagradveis do prefeito.

RECONSTITUINDO A HISTRIA.......

27. Tente estabelecer em cada ponto importante da histria onde o entrevistado estava e qual era o seu papel no evento para identificar o quanto a informao testemunhal ou se baseia no depoimento de outros. Onde o senhor estava na hora do desabamento do prdio? O senhor falou com algum sobrevivente mais tarde? Faa isso com cautela para no parecer que voc est duvidando do depoimento.

28. No questione relatos que voc acha que podem ser incorretos. Em vez disso, tente obter o maior nmero possvel de informaes para descobrir, depois, o que realmente ocorreu. O entrevistado pode estar contando corretamente o que ELE viu. Pesquisadores que falaram com sobreviventes do Titanic dizem que cada senhora entrevistada dizia estar no ltimo bote que deixou o navio. Mais tarde, estudando o local onde estavam os botes, os pesquisadores perceberam que os passageiros no conseguiam ver os outros botes, o que fez com que acreditassem que estavam no ltimo deles.

29. Diga, com tato, ao entrevistado que h uma verso diferente da que ele est contando: Eu ouvi.... ou eu li que.... Isso no para questionar o relato do entrevistado, mas para dar a oportunidade a ele de trazer outras evidncias que rebatam a verso oposta ou para esclarecer por que aquela verso surgiu.

30. Pea para as pessoas fazeremcoisas Alm da entrevista sentada, pea que o entrevistado lhe mostre, por exemplo, o lbum de fotos da famlia ou o funcionamento de uma determinada mquina. Gravar uma

entrevista em movimento funciona muito bem e ajuda o entrevistado a relaxar. Pea que o entrevistado mostre o local onde vocs esto, descrevendo o ambiente, o que vocs esto vendo, o que est acontecendo. Isso faz com que o ouvinte se sinta mais prximo do local e refora a sensao de ao e imediatismo.

VOX POP (Povo Fala)

Para ouvir a opinio do pblico v onde as pessoas esto esperando: ponto de nibus, frente de escolas, filas longas etc.... mais fcil aborda-las quando esto paradas.

LTIMA, MAS GRANDE DICA PARA UMA BOA ENTREVISTA

Para fazer com que as pessoas falem de maneira aberta e honesta voc precisa de uma coisa muito simples, mas fundamental: sentir uma curiosidade verdadeira pelo mundo que o cerca.

SE O NARRADOR FOR O PRPRIO ENTREVISTADO....

1. Defina a histria antes de comear a gravar:

Repasse a histria com o entrevistado. Ambos tm de concordar sobre como a histria ser contada. comum o entrevistado e o entrevistador terem prioridades e expectativas diferentes. Pea que o entrevistado conte o fato de forma abreviada. Isso tambm far com que ele se sinta mais confortvel porque j sabe o que tem de contar.

Existe uma crena de que a primeira verso mais espontnea. Mas a experincia mostra que isso no verdade. Uma boa histria uma boa histria e pode ser contada muitas vezes.

2. Explique o mtodo da entrevista:

Explique que a entrevista no segue o tradicional estilo pergunta-resposta. A entrevista um projeto conjunto. Voc e o entrevistado compartilham o projeto de contar uma histria ou resgatar memrias. O objetivo comum reconstruir uma realidade para a tela do rdio.

Como no h links, o entrevistado precisa apresentar-se, dizer quem , o que faz, qual a sua relao com a histria. As respostas devem incluir todas as informaes

necessrias e deixar claro quem est falando.

Ex: O que o senhor achou da deciso? Como advogado da vtima, eu achei que.....

A apresentao do entrevistado no precisa necessariamente estar nas primeiras frases dele, mas deve aparecer logo em seguida. No deixe o ouvinte muito tempo sem saber quem est falando. A experincia mostra que os ouvintes reagem mal quando no entendem o que est no ar.

s vezes preciso pedir que o entrevistado acrescente algumas informaes e estatsticas a sua fala, j que no haver narrador.

Como Recontar a Histria


A entrevista pode comear com uma pergunta como:
Imagine que voc voltou no tempo e est naquele lugar onde tudo comeou. O que voc sente, v, pensa...?

Os entrevistados no esto acostumados com esse mtodo de entrevista. Eles geralmente comeariam contando o que aconteceu:
O plano era jogar uma granada no primeiro carro da polcia que chegasse na ponte. Eu decidi me esconder atrs de uma pilastra e jogar a granada de l.

Insista para que ele traga algumas imagens e movimentos para a primeira cena. Colocando o entrevistado novamente naquela situao voc transportar o ouvinte para aquela realidade. tambm consegue

O comeo poderia ser:


Eu estava parado atrs de uma pilastra da ponte. Comecei a ouvir o barulho dos carros do Exrcito se aproximando. Havia fumaa no ar. Eu ainda no estava certo de qual era o melhor momento para jogar a granada contra o comboio. A velha ponte comeou a tremer...

Voc tambm pode decidir contar a histria no presente para dar maior impacto a narrativa:
Estou parado atrs de uma pilastra da ponte. Posso ouvir o barulho dos carros do Exrcito se aproximando. H fumaa no ar. Ainda no estou certo de qual o melhor momento para jogar a granada contra o comboio. A velha ponte comea a tremer....

Se voc escolher contar a histria no presente, ter de ficar de ouvidos muito atentos principalmente nos primeiros 15 ou 20 minutos da entrevista at que o entrevistado se acostume com a forma.

O presente e passado podem ser usados conjuntamente para contar a histria. Voc pode escolher o presente para destacar certas cenas e contar o resto no passado.

O resto da entrevista uma busca conjunta por lembranas, cenrios, desdobramentos, imagens, formas, cores, diferentes pontos de vista, pensamentos, falas, cheiros, sons, sentimentos....

Seu papel como entrevistador cuidar para que toda a histria seja contada. Voc conseguir registrar todas as cenas de forma clara e com todos os detalhes importantes? Todas as cenas esto na ordem correta, permitindo que as pessoas entendam o que aconteceu?

Uma entrevista como essa geralmente feita em duas ou mais etapas. s vezes, o entrevistado no lembra de tudo no primeiro dia, mas a entrevista acaba reavivando a memria.

Se a entrevista for feita com cuidado, voc ter todos os elementos necessrios para recriar o fato, cena por cena. Voc poder, inclusive, editar o material, dando maior impacto as falas sem alterar o contexto:
H fumaa no ar. Minhas pernas esto tremendo. Posso ouvir o barulho dos carros do Exrcito se aproximando...

Diferentes cenas podem ser combinadas em ordem diferentes para tornar a narrativa mais interessante. Ou duas pessoas podem contar a mesma histria, de forma intercalada, a partir de pontos de vista diferentes:
Eu estava dirigindo o primeiro caminho do Exrcito. Quando chegamos na ponte....

Dicas de gravao

Fique ntimo de seu equipamento. Aprenda a us-lo, descubra todos os

recursos. Se voc estiver a vontade com o equipamento e seguro em relao ao manuseio, as gravaes ocorrero de forma muito mais tranqila.

Deixe o microfone a dez centmetros (uma mo) da boca. Se o barulho for

muito intenso voc ter de aproxim-lo mais. Isso tambm vale para sussurros. Para gargalhadas altas ou vozes muito altas, afaste o microfone.

Sempre use fones de ouvido durante a gravao. Com o fone de ouvido, voc

ter a noo exata da qualidade do que est sendo gravado. Se alguma coisa no soar bem, pare e detecte o problema. Os problemas mais comuns so pops, vento e o barulho feito pelo cabo do microfone. Mas tambm podem ocorrer interferncias de equipamentos e rdios. Prenda o cabo na mo e no o deixe balanando contra o corpo. Cheque se os cabos esto bem conectados. Use o corpo para proteger o microfone do vento, ficando de costas contra ele.

Preste ateno nos "P" pops. Se voc ouvir "P" pops, mova o microfone um

pouco para o lado da boca do entrevistado, afastando-o da rea central de projeo da voz. Os pops ocorrem na rea em frente ao centro da boca, mas so evitados com uma leve inclinao do microfone para a lateral. (Faa um teste: diga a palavra "pop" com a mo na frente da boca, depois mova a mo levemente para o lado enquanto diz a palavra pop. Veja como o p desaparece rapidamente!)

Cuidado com o boto da pausa.

Sempre cheque para ver se a fita est

rodando. Se voc estiver usando o fone de ouvido, pode ser enganado pelo boto da pausa e achar que a entrevista est sendo gravada.

Sempre tenha pelo menos um conjunto extra de pilhas e mais de uma fita ou

mini-disc mo. Calcule uma fita de 90 minutos para cada entrevistado, j que uma entrevista com mais de uma hora e meia insuportvel tanto para ele quanto para voc.

Coloque etiquetas nas fitas e as numere antes de comear a gravao. As

etiquetas evitam que, na pressa, voc use fitas gravadas pensando serem novas. Depois da gravao, marque todo o contedo conforme a sequncia de entrevistas e sons.

Use o contador, se houver. Zere o contador no incio de cada fita e anote o

nmero cada vez que coisas novas acontecerem. Isso facilita a localizao do material na hora da edio.

Repetindo:

Sempre grave um ou dois minutos de som ambiente aps a entrevista. Isso

particularmente importante se voc est gravando num local barulhento. Quando voc comear a editar o seu documentrio, precisar desse som para suavizar as passagens de entrada e sada da cena e entre a voz do narrador e a do entrevistado. Se voc est fazendo a entrevista num ambiente que normalmente barulhento (numa sala onde o radio est sempre ligado), faa a entrevista com o rdio desligado, depois grave dois minutos de som ambiente e mais cinco minutos do som do rdio. Voc poder usar o som do ambiente com o rdio ligado embaixo da entrevista na mixagem final para dar uma sensao de lugar. Pense no documentrio como se fosse um filme pense em termos de cenas, de sons e de transies.

Montagem do Script
1.Transcreva as entrevistas A nica forma de lidar adequadamente com o material e no perder o foco passar as entrevistas para o papel. No h necessidade de transcrever todas as palavras, mas faa um roteiro com as idias bsicas. mais fcil trabalhar com papel que com uma montanha de tapes.

2. Destaque os trechos mais importantes Marque as partes mais contundentes, dramticas, engraadas ou sensveis da entrevista. Se voc est trabalhando com vrios sub-temas, use uma cor para cada um deles:

Numa srie sobre drogas: Amarelo causas da dependncia Azul tratamento Vermelho papel da famlia na recuperao

3. Faa a edio final junto com o script A escolha final dos trechos da entrevista e a edio do material deve ser feita no momento em que voc escreve o script. a que voc decide o que realmente entra, o que precisa ser acrescentado ou alterado para dar movimento ao documentrio.

4. Escreva para o ouvido. Repare como voc conta uma histria a um amigo. Repare nas coisas que voc diz e na ordem em que diz. assim que voc deve escrever. Se houver alguma frase no script que voc no diria numa conversa informal, reescreva.

Evite frases longas, com muita pontuao. Procure usar a ordem direta e expressar um mnimo de idias em cada sentena.
Porque os ouvintes de rdio, ao contrrio do leitor de jornal, tm de guardar na memria o que foi dito para compreender o sentido da frase, sentenas invertidas como esta que voc est lendo agora devem ser evitadas!

Usar linguagem simples no significa escrever sem estilo, cor ou energia. O texto deve ter vivacidade.

6. Evite o monlogo - Pargrafos curtos em torno de dez ou 12 linhas (30a 35);

- Intercale narrao com sons e vozes. Use o som ambiente para fazer passagens suaves do estdio para a gravao.

- O depoimento do entrevistado tambm no deve ser muito longo, a menos que seja animado o bastante para prender ateno do ouvinte (30 a 45 );

- S deixe correr a entrevista se for intercalada de perguntas;

- Evite repetio: a chamada para o entrevistado no deve dizer o mesmo que ele. Apenas introduza o assunto ou a pessoa;

- Selecione os trechos mais contundentes da entrevista e no esquea que momentos de humor descontraem e despertam o ouvinte;

- A msica e as ilustraes sonoras devem estar relacionadas com o texto e o assunto. Tente encaixar a msica no texto, fazendo com que comece sob a voz e suba nas frase melodiosas;

- Em reportagens noticiosas, a msica deve ser usada com parcimnia para no virar poluio sonora e truncar a mensagem;

VALE A PENA ME OUVIR!

ABERTURA Tente capturar a ateno do ouvinte j no comeo usando os sons e a criatividade para faz-lo entrar no clima. Uma reportagem de rdio pode comear com:

1. Msica Tocar em torno de 10 a 15. Pode desaparecer sob a voz ou ser mantida em volume baixo para subir e descer, marcando intervalos;

2. Declaraes de entrevistados. Frase ou frases curtas e relevantes sobre o tema em discusso;

3. Sons ambientais o reprter pode estar dentro de um trem ou avio, numa escola, numa igreja...

4. Mix de sons (msica, vozes e sons ambientais);

SEQUNCIA No h regras quanto seqncia do documentrio. O importante que o resultado faa sentido. A falha mais comum dos documentrios no est no contedo, mas na estrutura: falta de identificao dos entrevistados, uso de uma voz ouvida anteriormente sem nova identificao, uso inadequado de msica, falta de contexto.... Quando estamos muito envolvidos com o tema fcil ignorarmos informaes fundamentais para a compreenso do ouvinte.

ENCERRAMENTO As possibilidades so ilimitadas. Algumas sugestes: - Narrador faz um apanhado final e esclarecedor sobre o tema. - Entrevistado d a ltima palavra, repetindo algum ponto-chave do documentrio. - Narrador especula sobre o futuro, levantando novas questes. - Repetio de vozes e sons usados na abertura. - No apresentar nenhuma concluso, deixando que o ouvinte forme o seu prprio parecer sobre o tema.

PONTOS PERIGOSOS! Ateno para certos momentos-chave no documentrio. Produtores americanos dizem, com base na prpria experincia, que, num programa de meia hora, h vrios momentos em que a ateno da audincia tende a diminuir a menos que algo novo e interessante acontea no programa.

Para manter aceso o interesse dos ouvintes, eles recomendam o uso de msica, novas vozes ou novos sons e idias nesses pontos perigosos.

Partindo do incio do programa (00:00), os pontos perigosos so: 3, 5, 8, 16, 21 e 27 minutos.

SRIES Um documentrio de rdio geralmente programado como uma srie. desmembrado em vrios programas, cada qual abordando um aspecto. O tema

O importante que cada programa tenha o seu prprio contedo e faa sentido separadamente.

Para que os programas prendam a ateno do ouvinte, segmente o documentrio sempre por sub-temas e no por categoria. Mantenha sempre a pluralidade de vozes e sons.

Script na Prtica
LESTE EUROPEU DO COMUNISMO AO CAPITALISMO, UM RETRATO DA TRANSI0
PRODUO E REPORTAGEM: MRCIA DETONI PROGRAMA 7 : SRVIA DURAO: 14 minutos FEVEREIRO 1994

CD SRVIA

FAIXA 3 TOCAR POR 9/ FADE OUT

MD MRCIA

FAIXA 1 - DUR: 25 Entra: So dez horas da manh... Sai: ...vou encontrar por l (som do trem)

CD SRVIA

RETOMAR MSICA FADE IN AOS 24 DO MD MRCIA

TOCAR POR 6/ FADE OUT

NARRADOR (MRCIA): As sanes internacionais e o apoio do governo iugoslavo luta dos srvios da Bsnia arruinaram completamente a economia do pas, e a Srvia conseguiu bater todos os recordes histricos com uma inflao de 300 milhes por cento s em janeiro deste ano. isso mesmo que voc ouviu: 300 milhes por cento em apenas um ms. Nem os brasileiros, acostumados com inflao alta, conseguem imaginar o que seja isso. Mas, uma semana antes de eu chegar a Belgrado, no incio de fevereiro, o governo introduziu um pacote econmico atrelando o dinar ao marco alemo. A medida conseguiu estabilizar os preos, e o que eu encontrei ao desembarcar na capital do que restou da Iugoslvia foi uma cidade aparentemente calma.

MD SONS

FAIXA 1 FADE IN - TOCAR POR 3 FADE OUT

MD MRCIA

FAIXA 2 DUR: 2:00 Entra: Esta a ... Sai: ...esse tipo de coisa

MD SONS

FAIXA 2 FADE IN ( 1:59 DO MD)

TOCA POR 8 FADE OUT

MD SRVIOS

FAIXA 1 (34 de msica) TOCAR POR 9/ VAI A BG

MD MRCIA

FAIXA 3 DUR: 16 Entra: A Sanja est dizendo... Sai: no se costumava vender

MD SONS

SOBE MSICA/ TOCAR AT O FIM DA FAIXA (dur: 9)

NARRADOR (MRCIA) As ruas de Belgrado esto agora tambm cheias de msicas nacionalistas e antigas canes srvias. Esse nacionalismo que se v hoje no s em Belgrado mas em toda a antiga Iugoslvia sempre existiu, mas vinha sendo mantido sob controle desde a Segunda Guerra Mundial pelo governo de Tito. Com a morte do general, em 1980, o sentimento nacionalista voltou a crescer, e o colapso do comunismo no leste europeu criou o momento para a Crocia e a Eslovnia declararem a independncia, em 1991. O Exrcito federal, liderado pela Srvia reagiu atacando as duas Repblicas, mas foi derrotado e recuou. Em seguida, os srvios da Crocia e da

Bsnia se rebelaram contra a fragmentao da Iugoslvia e comearam a lutar para continuarem ligados Srvia. O apoio do presidente srvio Slobodan Milosevic luta dos srvios bsnios levou a ONU a impor um embargo comercial contra o pas, que deteriorou completamente o padro de vida da populao.

MD SONS

FAIXA 3 TOCA POR 12 FADE OUT

NARRADOR (MRCIA): Nos restaurantes de Belgrado, uma minoria que ainda pode pagar 50 dlares por uma refeio tenta esquecer a crise relembrando canes de uma poca em que a Iugoslvia era bem mais prspera. De todos os pases comunistas do leste europeu, a Iugoslvia era o que possua o regime mais aberto. As pessoas tinham liberdade para viajar e abrir pequenos negcios e um padro de vida invejvel, como observa o economista Yuri Baiets, do Instituto de estudos econmicos de Belgrado.

MD SRVIOS

FAIXA 2 TOCA POR 7- VAI A BG

MD MRCIA FAIXA 4 DUR: 14 Entra: Trs anos atrs... Sai: ...praticamente desapareceu.

MD SRVIOS

SOBE SOM POR 10/ FADE OUT

MD MRCIA

FAIXA 5 DUR: 18

Entra: A populao est vivendo ... Sai: ...alimentos para a cidade.

NARRADOR (MRCIA): Srvia e Montenegro so auto-suficientes em produo agrcola, e as sanes internacionais atingiram principalmente a populao urbana.

MD SONS

FAIXA 4 FADE IN

TOCAR POR 5/ VAI A BG

MD MRCIA FAIXA 6 DUR: 21 Entra: Como voc pode ouvir... Sai: ...com esse tipo de negcio

MD SONS

SOBE O SOM TOCA POR 3/ VAI A BG

MD MRCIA

FAIXA 7 - DUR: 29

Entra: Mas se o trnsito... Sai: ... que esto por aqui.

MD SONS

SOBE O SOM TOCAR POR 3/ CROSSFADE COM MD FEIRA

MD FEIRA

FAIXA 1 TOCA POR 3/ VAI A BG

FADE OUT NO NARRADOR

MD SRVIOS

FAIXA 3 TOCA POR 15/ FADE OUT

MD MRCIA FAIXA 8 DUR: Entra: no fui muito feliz...

Sai: comprando frutas....

MD SRVIOS

FAIXA 4 TOCA POR 7 FADE OUT

MD MRCIA

FAIXA 9 DUR: 20

Entra: ela diz que... Sai:.. acontecendo na Bsnia.

MD SRVIOS

FAIXA 5 TOCA POR 7 / FADE OUT

MD MRCIA

FAIXA 10 - DUR: 22

Entra: Esse jovem com uma cicatriz... Sai:.. muulmanos e croatas.

MD SRVIOS

FAIXA 6 TOCA POR 6/ VAI A BG

MD MRCIA

FAIXA 11 DUR: 10

Entra: J esse senhor... Sai: ..acabaram votando nele.

MD SRVIOS

SOBE SOM/ TOCAR AT O FINAL DA FAIXA (3)

NARRADOR (MRCIA)

Uma das coisas que mais me impressionaram em Belgrado foi

a resignao dos srvios. Apesar de todas as dificuldades econmicas no h qualquer

sinal de rebeldia contra o governo. Eu conversei sobre essa questo com o deputado da oposio Vladeta Jankovic, vice-presidente do Partido Democrata da Srvia.

MD SRVIOS

FAIXA 7 TOCA POR 7/ FADE OUT

MD MRCIA

FAIXA 12 DUR: 20

Entra: preciso ter em mente... Sai: ...em outras repblicas.

Histrias no Ar

O rdio um excelente veculo para contarmos histrias. Mas nem todas as histrias conseguem engajar o ouvinte e capturar a sua ateno. As histrias que geram mais curiosidade so as que podem ser contadas numa seqncia de aes. Veja esse exemplo tirado do programa This American Life, produzido para a National Public Radio, nos EUA: Brett estava na plataforma do trem. Horrio de pico. Estao lotada. Ele avista um rapaz no final da plataforma. O rapaz caminha em sua direo parando, de pessoa em pessoa, para dizer alguma coisa. um rapaz bem vestido que parece estar pedindo esmola. Ele chega cada vez mais perto. Vai de pessoa em pessoa, dizendo rapidamente alguma coisa. Conforme ele se aproxima, Brett comea a ouvir o que ele est dizendo...

A essa altura est todo mundo ligado. Por qu? A histria no podia ser mais banal, mas contm um elemento fundamental para o sucesso da narrativa:

Seqncia de aes: a histria contada numa ordem lgica

Sempre que houver uma sequncia de eventos aconteceu isso, depois aquilo... vamos querer saber o que aconteceu depois. Essa histria banal consegui despertar uma curiosidade: O que o rapaz estava dizendo? E o ouvinte provavelmente vai ficar ligado at descobrir . ... e o que ele est dizendo : Voc fica. Voc cai fora. Voc pode ficar. Voc tem de ir... Quando ele chega na frente de Brett, se aproxima e diz: Voc pode ficar.

E Brett sente euforia! No h outra palavra para descrever o que Brett sente. Euforia!!! Ele sabe, no seu ntimo, que no tem motivo para se sentir assim. Mas, no fundo de seu corao, o fato de o rapaz ter dito que ele podia ficar o deixou realmente feliz! que existe alguma coisa muito forte em relao ao julgamento que os estranhos fazem da gente. Parece que, por serem estranhos, eles tm uma outra viso, uma viso especial, de ns... Depois da seqncia de fatos, vem uma reflexo. E essa reflexo sobre o significado da seqncia de atos outro elemento importante da narrativa. Trata-se de uma estrutura milenar de contar histrias. a mesma estrutura de uma parbola ou de um sermo, uma estrutura que consegue manter a ateno das pessoas do comeo ao fim. O Rdio um meio peculiarmente didtico. No basta contar a histria. Voc tem de explicar o que ela significa. Se a histria de Brett no tivesse uma reflexo sobre o julgamento dos outros no teria o mesmo efeito. (IRA GLASS produtor de This American Life)

S-ar putea să vă placă și