Sunteți pe pagina 1din 11

INTRODUO Magnetismo parte da Fsica que estuda os materiais magnticos, ou seja, que estuda materiais capazes de atrair ou repelir

r outros que ocorre com materiais eletricamente carregados. Um campo magntico influncia de cargas eltricas em movimento e ms permanentes. Pode-se afirmar que as ligaes qumicas so produtos de desequilbrios nos campos magnticos, e no eltricos. Fora magntica a capacidade que algum objeto tem de atrair ou repelir outros objetos. Fora magntica fora magntica, essa expresso pode ser usada pra descrever uma fora dentre o positivo e o negativo de um im, ou pode ser medida em Gauss como fora magntica.

FORA MAGNTICA SOBRE UM CONDUTOR COM CORRENTE


A expresso campo magntico usada para dois campos vetoriais diferentes, simbolizados por B e H. Existem muitos nomes alternativos para os dois campos (veja tabela a baixo). Para evitar confuso, usa-se o campo B e campo H para estes campos, e usa campo magntico onde qualquer um dos dois campos se aplicar. Nomes alternativos para B [2] nome usado por

densidade de fluxo magntico engenheiros eletricistas induo magntica campo magntico matemticos engenheiros eletricistas fsicos

Nomes alternativos para H [2] nome intensidade de campo magntico campo magntico auxiliar campo magnetizante usado por engenheiros eletricistas fsicos fsicos

O campo B pode ser definido de muitas formas equivalentes baseado nos seus efeitos sobre o ambiente. Por exemplo, uma partcula com carga eltrica, q, movendo-se em um campo B com uma velocidade v, experimenta uma fora F:

Onde o produto vetorial. O campo B medido em tesla no SI, e em gauss em unidades cgs. Quando uma partcula carregada "q" est sobre a influncia dos campos magnticos e eltrico, duas foras so aplicadas sobre ela. A soma dessas foras conhecida como Fora de Lorentz:

Tecnicamente, B um pseudovetor (tambm chamado de vetor axial - esta uma afirmao sobre como o campo magntico se comporta quando voc reflete o mundo em um espelho, conhecido como paridade). Este fato fica aparente da definio acima de B Apesar da maneira de ver B ter mudado com o passar dos anos, este agora entendido como sendo a quantidade fundamental, enquanto H um campo derivado. Este definido como uma modificao de B devido a campos magnticos produzidos pelo meio material, tal que (em unidades do SI):

Onde M a magnetizao do material e 0 a permeabilidade do vcuo (ou a constante magntica). O campo H medido em amperes por metro (A/m) em unidades do SI, e em oersteds (Oe) em unidades cgs.[4]

Em materiais cujo M proporcional a B a relao entre B e H pode ser colocada na forma mais simples: H = B . Onde um parmetro dependente do material, chamado de permeabilidade. No vcuo no h magnetizao, M, de forma que H = B / 0 (vcuo). Para muitos materiais, entretanto, no h uma relao simples entre B e M. Por exemplo, materiais ferromagnticos e supercondutores possuem uma magnetizao que uma funo de mltiplos valores de B, devido histerese.
A histerese a tendncia de um material ou sistema de conservar suas propriedades na ausncia de um estmulo que as gerou. Podem-se encontrar diferentes manifestaes desse fenmeno. A palavra "histerese" deriva do grego antigo , que significa 'retardo', que foi cunhada pelo Sir James Alfred Ewing em 1890.

Por meio de experincias, ersted descobriu que a corrente eltrica em um fio condutor est associada ao campo magntico existente ao redor desse fio. Depois, Faraday e Henry descobriram que a variao de um campo magntico o que induz uma corrente eltrica em um condutor. Dessa forma, estabeleceu-se definitivamente uma relao entre eletricidade e magnetismo, nascendo o eletromagnetismo. Foram enormes as aplicaes prticas e os desenvolvimentos tecnolgicos que surgiram a partir da, bem como suas implicaes na vida das pessoas, como no caso do motor e do gerador eltricos.

No caso do motor eltrico simples, por exemplo, necessrio que uma corrente eltrica passe por um fio condutor para que surja um campo magntico ao seu redor e o fio se torne um m artificial (ou eletrom), a fim de que possa interagir com o m natural fixo que est perto dele. Todas as cargas em movimento produzem campos magnticos. Cargas pontuais em movimento produzem um campo magntico complicado, mas bem conhecido que depende da carga, velocidade, e acelerao da partcula. Ele forma caminhos fechados em torno de uma linha apontando na direo em que a carga est se movendo.

A corrente (I) em um condutor linear produz um campo magntico (B) em torno do condutor. O campo tem orientao de acordo com a regra da mo direita. Condutores com corrente geram campos magnticos que formam crculos concntricos. A direo do campo magntico nestas linhas determinada pela regra da mo direita. Quando se movem com a corrente, para a esquerda o campo magntico aponta para cima enquanto que direita aponta para baixo (veja a figura direita). A intensidade do campo magntico diminui com a distncia do condutor. Se o condutor receber a forma de um lao o campo magntico concentrado dentro do lao e enfraquecido do lado de fora. A colocao de mais laos destes para formar um solenide torna o efeito mais acentuado. Estes dispositivos, chamados de eletroms ou eletromagnetos, so importantes porque podem gerar campos magnticos fortes e bem controlados. Um eletromagneto infinitamente longo possui um campo magntico uniforme internamente e nenhum campo magntico do lado de fora. Um

eletromagneto de tamanho finito produz um campo magntico que essencialmente o mesmo de um magneto permanente da mesma forma e tamanho com uma intensidade (e polaridade) que controlada pela corrente fornecida. O campo magntico gerado por uma corrente eltrica contnua I (um fluxo constante de cargas eltricas em que a carga no est se acumulando ou sofrendo depleo em nenhum ponto) descrita pela Lei de Biot-Savart:

Onde a soma integral em todo o lao de um condutor com dl sendo uma parte infinitesimal deste lao, 0 a constante magntica, r a distncia entre a posio de dl e a localizao em que o campo magntico est sendo calculado, e um vetor unitrio na direo r. Uma forma um pouco mais geral de relacionar a corrente I com o campo B atravs da lei de Ampre:

Onde a integral calculada sobre qualquer caminho fechado arbitrrio e Ienc a corrente envolvida pelo caminho. A lei de Ampre sempre vlida para correntes contnuas e pode ser usada para calcular o campo B para certas situaes altamente simtricas, como um condutor infinito ou solenide infinito. FORA SOBRE UMA PARTCULA COM CARGA
Feixe de eltrons movendo-se em um crculo. O centelhamento causado pela excitao de tomos do gs em um frasco.

Uma partcula com carga se movendo em um campo B experimenta uma fora lateral que proporcional intensidade do campo magntico, componente da velocidade que perpendicular ao campo magntico e carga da partcula. Esta fora conhecida como fora de Lorentz e dada por: quando a carga maior que zero, e quando menor:

Onde F a fora, q a carga eltrica da partcula, v a velocidade instantnea da partcula e B o campo magntico (em teslas). A fora de Lorentz sempre perpendicular tanto com a velocidade da partcula quanto ao campo magntico que a criou. Partculas estacionrias e partculas que se movem na direo das linhas do campo magntico no experimentam esta fora. Por esta razo, partculas carregadas movem-se em um crculo (ou, de forma mais genrica, uma hlice) em torno das linhas de campo magntica, este chamado de movimento de ciclotron. Como a fora magntica sempre perpendicular ao movimento, o campo magntico no pode realizar trabalho em uma carga isolada. Ele pode, entretanto, mudar a direo da partcula, ao ponto de forar a mudana de direo para uma direo perpendicular da direo original. A fora magntica pode realizar trabalho em um dipolo magntico, ou a uma partcula carregada cujo movimento esteja limitado por outras foras. FORA EM UM CONDUTOR A fora em um condutor com corrente similar de uma carga em movimento como esperado, j que um condutor com corrente uma coleo de cargas em movimento. Um condutor com corrente percebe uma fora lateral na presena de um campo magntico. A fora de Lorentz em uma corrente macroscpica geralmente chamada de fora de Laplace.

A regra da mo direita: apontando o polegar da mo direita na direo da corrente convencional ou movimento da carga positiva e os dedos na direo do campo B, a fora sobre a corrente apontada pela palma da mo. A fora inversa se a carga for negativa. DIREO DA FORA A direo da fora sobre uma carga ou corrente positiva determinada pela regra da mo direita. Veja a figura direita. Usando a mo direita e apontando o polegar na direo do movimento da carga ou corrente positivas e os dedos na direo do campo magntico, a fora resultante sobre a carga aponta para fora da palma da mo. A fora em uma partcula de carga negativa est na direo oposta. Se tanto a velocidade e a carga so revertidas, ento a direo da fora permanece a mesma. Por esta razo, uma medida do campo magntico (por si mesma) no pode fazer a distino entre uma carga positiva movendo-se para a direita ou uma carga negativa movendo-se para a esquerda, pois os dois casos produzem a mesma corrente. Por outro lado, um campo magntico combinado com um campo eltrico pode distinguir entre ambas, veja o efeito Hall abaixo. DIREO, SENTIDO E INTENSIDADE. Um campo magntico o responsvel pelas magnticas que atuam em uma carga em movimento. foras

No caso de um condutor percorrido por corrente eltrica e submetido presena de um campo magntico, tambm teremos a ao de uma fora magntica, j que a corrente representa um movimento ordenado de cargas eltricas. Essa fora ser caracterizada por:

Direo e sentido: a fora magntica que age no fio condutor percorrido por uma corrente eltrica ter direo perpendicular (a) ao plano que contm o fio considerado e (b) ao campo magntico. Nesse caso, o sentido dado pela regra da mo esquerda de Fleming, com a observao de que o dedo mdio indicar o sentido convencional da corrente (lembrando que o sentido da fora depende do sentido da corrente):

Intensidade (mdulo): considerando uma parte de um fio condutor retilneo de comprimento , e considerando que a corrente ( ) uma forma macroscpica (se pensarmos no movimento dos eltrons livres no fio condutor), podemos chegar a uma expresso matemtica que represente a ao da fora magntica no fio. Considerando a carga ( ) e a velocidade ( ) com que essa carga se desloca - devido ao de um campo eltrico externo quando ela inserida num campo magntico, temos: . No fio condutor teremos vrias cargas (ou eltrons livres) se deslocando e representaremos esse nmero de cargas por n. Logo, podemos reescrever a expresso da seguinte maneira: . Vale lembrar que a corrente eltrica pode ser determinada por: . Ento, nesse caso, teremos cargas. , j que temos vrias . magntica

Podemos reescrever essa expresso como Dessa forma, a expresso da .

fora

pode ser reescrita da seguinte forma:

Tambm sabemos que velocidade vezes o tempo representa a variao do espao percorrido. No caso das cargas, representa o comprimento do fio condutor percorrido pelas cargas ( Assim, teremos: ).

Onde corresponde fora sobre todo o fio. Esse o tipo de fora que temos no motor eltrico:

Outro exemplo de aplicao dessa fora magntica ocorre no tubo de tev, em que um conjunto de bobinas (ms artificiais), com seus campos magnticos, possibilita a ao de foras magnticas que desviam feixes de eltrons, fazendo com que eles percorram toda a tela. Esses feixes de eltrons varrem a tela revestida de fsforo, linha por linha, da esquerda para direita e de cima para baixo, possibilitando o surgimento da imagem.

CONCLUSO Campos magnticos cercam materiais e correntes eltricas e so detectados pela fora que exercem sobre outros materiais magnticos e cargas eltricas em movimento. O campo magntico em qualquer lugar possui tanto uma direo quanto uma magnitude (ou fora), por tanto um campo vetorial.

10

BIBLIOGRAFIA
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090821091624AAZ2h7t http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091111074034AAR9pVz http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110911094841AAltehc http://educacao.uol.com.br/fisica/forca-magnetica-condutores.jhtm http://educacao.uol.com.br/fisica/forca-magnetica-corrente-eletrica.jhtm http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_magn%C3%A9tico

11

S-ar putea să vă placă și