Sunteți pe pagina 1din 3

Comum de Nossa Senhora

Maria Nossa Me Segunda leitura Dos Sermes de Santo Elredo, abade


(Sermo 20, In Nativitate beatae Nariae: PL 195,322-324)

Maria, Nossa Me (Sc. XII) Aproximemo-nos da esposa do Senhor, aproximemo-nos de sua Me, aproximemo-nos de sua tima serva. Tudo isto Maria! Mas que faremos? Que presentes lhe oferecemos? E se

Comum de Nossa Senhora pudssemos, ao menos, dar-lhe de volta o que por justia lhe devemos! Ns lhe devemos honra, ns lhe devemos servio, ns lhe devemos amor, ns lhe devemos louvor. Honra, porque a Me de nosso Senhor. Quem no honra a me, sem dvida alguma, despreza o filho. E a Escritura diz: Honra teu pai e tua me. (Dt 5,16) Ento, irmos que diremos? No ela nossa me? Sim, ela verdadeiramente nossa me. Por ela nascemos, no para o mundo mas para Deus. Como credes e sabeis, estvamos todos mergulhados na morte, na velhice, nas trevas, na misria. Na morte, porque perdramos o Senhor; na velhice, porque desprezvamos a luz da sabedoria. Deste modo, a morte nos surpreendeu de cheio. Todavia, como Cristo nasceu de Maria, a vida que por ela nos vem supera de muito a que nos veio por Eva. Em lugar da velhice, recuperamos a juventude; em vez da corrupo, a incorruptibilidade; a luz, em lugar das trevas. Ela e nossa me, me da nossa vida, me da nossa incorruptibilidade, me da nossa luz. O Apstolo diz, a respeito de nosso Senhor: ele se tornou para ns, da parte de Deus: sabedoria, justia, santificao e libertao (1Cor 1,30) Sendo me de Cristo, ela , portanto, me de nossa sabedoria, de nossa justia, de nossa santificao, de nossa libertao. Assim mais nossa me do que a me do nosso corpo. Dela provindo, nobre o nosso nascimento; porque vem dela nossa santificao, nossa sabedoria, nossa justia, santificao e libertao. Diz a escritura: Louvai o Senhor em seus santos (SI 150,1). Se nosso Senhor deve ser louvado nos santos, por meio dos quais realiza prodgios e milagres, quanto mais no deve ser louvado em Maria, na qual se fez homem, aquele que admirvel acima de todas as maravilhas!

Comum de Nossa Senhora Responsrio R. Sois feliz, Virgem Maria; e mereceis todo louvor; * Pois de vs se levantou o Sol brilhante da justia, que o Cristo, nosso Deus, pelo qual ns fomos salvos. V. Celebremos com muita alegria vossa festa, Virgem Maria. * Pois de vs se levantou o Sol brilhante da justia, que o Cristo, nosso Deus, pelo qual ns fomos salvos. Orao Perdoai, Deus, os pecados dos vossos filhos e filhas, e salvainos pela intercesso da Virgem Maria, uma vez que no podemos agradar-vos apenas com os nossos mritos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo.

S-ar putea să vă placă și