Sunteți pe pagina 1din 26

Voltar 81o CONCURSO DO MINISTRIO PBLICO - SO PAULO GABARITO

Prova Preambular Fase I DIREITO PENAL 01. A expresso "abolitio criminis" significa (A) deixar o juiz de aplicar a pena quando as conseqncias da infrao atingirem o agente de forma to grave que a sano se torne desnecessria. (B) a possibilidade de absolvio do agente quando a norma tipificadora da infrao penal caiu em desuso. (C) revogao de norma que tipifica uma conduta como infrao penal; ela no alcana os efeitos civis da condenao transitada em julgado. (D) abolio da pena dos criminosos, mediante decreto do Presidente da Repblica, normalmenteeditado no Natal. (E) o mesmo que abolicionismo penal: corrente doutrinria que propugna forma de descriminalizao. 02. A lei penal temporria (A) inaplicvel a fatos ocorridos em sua vigncia se a lei posterior, de carter permanente, for mais benigna. (B) inaplicvel a fatos ocorridos em sua vigncia quando a lei posterior, tambm temporria, for mais benigna. (C) apenas pode vigorar durante o estado de emergncia. (D) sempre se aplica a fatos ocorridos na sua vigncia. E) sempre se aplica a fatos ocorridos na sua vigncia desde que nesse mesmo perodo sejam julgados definitivamente. 03. Assinale a alternativa correta. (A) O estrangeiro pode ser extraditado, ainda que o fato tenha sido alcanado pela prescrio, segundo a lei brasileira. (B) A lei brasileira inaplicvel a estrangeiro que cometer crime fora do Brasil. (C) No h culpabilidade quando o agente no possui sequer a potencial conscincia da ilicitude do fato tpico praticado. (D) Um ms de priso sempre corresponde a 30 dias de priso. (E) A sentena condenatria estrangeira no pode servir de base reincidncia. 04. Responde pelo resultado lesivo final o agente (A) sempre que sua conduta tpica o produziu.

(B) cuja conduta tpica e antijurdica, para produzi-lo, se conjuga a uma concausa preexistente da qual tinha cincia e cujos efeitos aceitou. (C) cuja conduta tpica e antijurdica, para produzi-lo, se conjuga a uma concausa superveniente relativamente independente. (D) produtor da concausa superveniente relativamente independente, mesmo que sem culpa ou dolo. (E) produtor da concausa superveniente relativamente independente, agindo com culpa ou dolo, que assim afasta a responsabilidade do autor da conduta inicial por quaisquer fatos praticados. 05. Em relao aos fatos que podem, em tese, configurar os chamados crimes agravados pelo resultado, (A) por ele s responde o agente que o tiver causado com dolo, direto ou eventual. (B) por ele responde quem objetivamente lhe tenha dado causa, ainda que sem dolo ou culpa. (C) o agente que dolosamente o produziu responde, na verdade, por crime autnomo, se existente e que corresponda a tal resultado. (D) o agente apenado segundo as regras do crime continuado, considerado o fato conseqente como continuao do antecedente. (E) responde o partcipe, mesmo que tal resultado no lhe fosse nem sequer previsvel, porque o crime uma unidade lgica e a responsabilidade de todos deve ser igual. 06. A maioridade penal comea (A) zero hora do dia em que a pessoa completa dezoito anos de idade. (B) hora correspondente de seu nascimento, no dia do dcimo-oitavo aniversrio. (C) meia-noite do dia do dcimo-oitavo aniversrio. (D) ao meio-dia do dia primeiro de maro, se a pessoa completaria dezoito anos no dia vinte e nove de fevereiro e o ano no for bissexto. (E) ao meio-dia do dia do dcimo-oitavo aniversrio, na hiptese de ser desconhecida a hora exata do nascimento. 07. A pena de morte, no direito brasileiro, (A) admitida para agentes de crimes hediondos de que resulte morte. (B) admitida para agentes de crimes de tortura (Lei no 9455/97), desde que reincidentes em fatos da mesma natureza. (C) no admitida. (D) admitida para agentes de determinados crimes militares, em tempo de guerra declarada. (E) pode ser aplicada a condenados em estgio terminal de molstia grave e incurvel, desde que com isso concordem, j que, em relao a seu autor, o suicdio penalmente atpico. 08. O casamento da ofendida com terceiro, em relao aos crimes contra a honra, (A) no constitui causa extintiva de punibilidade. (B) importa necessariamente em renncia do direito de queixa.

(C) extingue a punibilidade, desde que a vtima no requeira o prosseguimento da ao ou do inqurito. (D) extingue a punibilidade, sempre que o fato no for elemento constitutivo de infrao mais grave. (E) extingue a punibilidade, desde que cometido o delito sem violncia real ou grave ameaa e se a vtima no requerer o prosseguimento da ao ou do inqurito. 09. A faculdade presidencial de conceder indulto (A) s pode ser limitada pelo contedo de dispositivos constitucionais. (B) pode ser limitada por dispositivos contidos nas normas constitucionais, bem como na legislao ordinria. (C) ato poltico e, como tal, no pode sofrer qualquer limitao de ordem normativa. (D) abrange a possibilidade de reduzir penas, resultantes de condenaes j transitadas em julgado, por qualquer crime ou contraveno. (E) abrange a possibilidade de reduzir penas somente quando a condenao no houver transitado em julgado. 10. A chamada prescrio retroativa regula-se pela pena aplicada e se verifica nos prazos fixados em lei (A) que so aumentados de um tero se o condenado for reincidente. (B) quando houver deciso condenatria transitada em julgado para a Acusao, desde que pendente apelao da Defesa. (C) ainda que pendente recurso da Acusao objetivando o aumento da pena privativa de liberdade. (D) que no sofrem qualquer acrscimo, seja o condenado primrio ou reincidente. (E) que no sofrem reduo ou acrscimo, independentemente da condio pessoal do condenado. 11. Assinale a alternativa incorreta. (A) O "sursis" incompatvel com a condenao por crime hediondo, mesmo tentado. (B) O Direito Penal no um fim em si mesmo, existindo como fator de bem-estar entre os homens. Assim que porventura considera relevantes circunstncias no expressamente previstas na norma, que atenuem o desvalor da conduta incriminada. Tal possibilidade materializa-se, por exemplo, no julgamento pelo jri, face desnecessidade de fundamentao das decises. (C) A morte de um dos autores do roubo, em virtude de legtima defesa exercida pela vtima, no configura latrocnio, nem mesmo para os demais agentes do crime patrimonial. (D) O homicdio cometido por vingana pode ser considerado qualificado pelo motivo torpe. (E) Furto de uso a subtrao cometida sem a inteno de inverter a propriedade da coisa, que deve ser restituda nas mesmas condies em que se achava.

12. Quem, mentalmente so, pratica fato tpico e antijurdico em estado de inconscincia, porque culposa ou voluntariamente sob influncia do lcool, (A) pode ser submetido a pena ou a medida de segurana, esta pelo prazo mnimo de um a trs anos. (B) pode ter a pena reduzida de um a dois teros. (C) deve ter a pena reduzida de um a dois teros. (D) deve ser submetido exclusivamente a medida de segurana. (E) apenado normalmente, por fora da adoo da teoria da "actio libera in causa". 13. Na hiptese de legtima defesa, (A) possvel seu reconhecimento em favor de quem atua contra excesso de outra legtima defesa, praticado pelo oponente. (B) exigvel que a pessoa que se defende tenha antes procurado evitar a situao de confronto. (C) necessria a conscincia da injustia da agresso por parte do agressor. (D) a sua modalidade chamada putativa constitui excludente de ilicitude. (E) quando resultar a morte do agressor, o excesso doloso que eventualmente lhe deu causa implica automaticamente na configurao do homicdio privilegiado. 14. Em tema de concurso de pessoas, (A) comunicam-se as circunstncias objetivas ainda que o partcipe delas no tivesse conhecimento. (B) responde pelo resultado quem, sem o dever de impedi-lo, mas podendo faz-lo, se omitiu, assentindo com sua produo. (C) no caso do infanticdio, a elementar estado puerperal jamais se comunica ao partcipe homem, que ser condenado, se for o caso, por crime de homicdio. (D) uma vez provado ausente o vnculo subjetivo entre os agentes, havendo incerteza quanto a quem imputar o resultado lesivo, devem todos ser absolvidos se um deles utilizou meio absolutamente imprprio para produzi-lo. (E) necessrio que o executor material da infrao tivesse conhecimento da atuao dos demais, que agiram com o propsito de auxili-lo a viabilizar o resultado lesivo. 15. Dentre os enunciados abaixo, aponte o que rene as medidas que melhor atendem ao princpio da individualizao da pena. (A) Incomunicabilidade das circunstncias subjetivas e ultratividade da lei penal temporria. (B) Fixao da pena de multa proporcionalmente ao prejuzo da vtima e graa. (C) Perda dos instrumentos do crime e fixao da multa em ateno situao econmica do ru. (D) Possibilidade de imposio de penas pessoa jurdica por crimes ambientais e anistia geral. (E) Progresso de regime prisional segundo o mrito do sentenciado e dosagem da pena-base em ateno aos antecedentes e personalidade do agente.

16. Assinale a alternativa correta. (A) Diante da circunstncia atenuante da menoridade, pode o juiz excepcionalmente fixar ao condenado pena privativa de liberdade inferior ao mnimo legal. (B) Detrao significa a possibilidade de atenuao da pena para o agente de trfico de entorpecente que denunciar autoridade os demais autores da infrao. (C) A progresso de regime prisional para condenados por crimes de tortura, implicitamente permitida pela Lei no 9455/97, se estende, por fora da retroatividade da lei penal mais benigna, aos autores de crimes hediondos (Lei no 8072/90). (D) Considera-se qualificado o crime de receptao se o agente dono de um desmanche de veculos e o comete no exerccio dessa atividade, praticada nas dependncias de sua casa. (E) Liberao condicional e livramento condicional tm o mesmo significado; providncia tomada quando se verifica a cessao de periculosidade do inimputvel submetido a medida de segurana. 17. As penas restritivas de direito podem substituir as privativas de liberdade e, relativamente a condenados por crime de trfico de entorpecente, (A) so, em tese, aplicveis quando a pena for igual ou inferior a quatro anos, porque no se trata de infrao cometida com violncia ou grave ameaa. (B) no so aplicveis porque o crime equiparado aos hediondos, sua pena deve ser cumprida integralmente em regime fechado e porque a Lei de Txicos, por ser especial, no se submete, nesse aspecto, aos ditames do Cdigo Penal. (C) so, em tese, aplicveis, independentemente do tempo em que tenha o crime sido cometido, porque a norma penal retroage em benefcio do ru, mesmo condenado definitivamente. (D) so inaplicveis porque o crime equiparado aos hediondos, sua pena deve ser cumprida integralmente em regime fechado e ainda porque o ru pode ser beneficiado com decreto de graa. (E) so, em tese, aplicveis quandocometido o crime aps a vigncia da Lei no 9714/98 (que ampliou a abrangncia das chamadas penas alternativas). 18. Aponte a alternativa incorreta. (A) O crime de furto, praticado em dependncia de escritrio de advocacia, fechado ao pblico, absorve o de violao de domiclio por fora da absoro da norma menos abrangente pela mais abrangente (princpio da consuno). (B) As penas cominadas pessoa jurdica pela prtica de crimes lesivos ao meio ambiente so: multa, restrio de direitos e prestao de servios comunidade. (C) O crime de homicdio absorve o de leses corporais em razo do princpio da subsidiariedade (a norma primria envolve por inteiro a norma secundria). (D) Mesmo tendo sido constatado na seqncia de um flagrante preparado, subsiste o crime de trfico de entorpecente se cometido sob a forma de ter em depsito, porque, nesse caso, o delito tem natureza permanente. (E) A falta de Permisso para Dirigir ou de Carteira de Habilitao torna-se fato penalmente irrelevante quando o agente, nessas condies, pratica crime de homicdio culposo, no trnsito.

19. Bruno, previamente ajustado com Eduardo, subtrai dinheiro de entidade paraestatal, valendo-se da facilidade que lhe proporciona o cargo que nela exerce, circunstncia entretanto desconhecida de Eduardo. Mais tarde, em local seguro, dividem o produto do crime, quando so surpreendidos pela Polcia e presos em flagrante, sendo apreendido todo o dinheiro subtrado, enfim devolvido vtima. Entende-se que (A) Bruno e Eduardo cometeram peculato consumado. (B) Bruno cometeu peculato e Eduardo cometeu furto, consumados. (C) Bruno e Eduardo cometeram furto tentado. (D) Bruno e Eduardo cometeram furto consumado. (E) Bruno cometeu apropriao indbita e Eduardo cometeu furto. 20. Aponte o enunciado falso. (A) O reconhecimento de concurso material entre os crimes de quadrilha armada e roubo agravado pelo emprego de arma, praticado pelos quadrilheiros, viola o princpio "ne bis in idem". (B) Omitir declarao sobre bens ou fatos para eximir-se de pagamento de imposto constitui crime contra a ordem tributria; extingue-se, entretanto, a punibilidade do agente que promover o pagamento do respectivo tributo e seus acessrios antes do recebimento da denncia. (C) O princpio da presuno de inocncia tutela o direito das pessoas de no serem apresentadas publicamente como criminosas, antes de condenao transitada em julgado. (D) Comete, em tese, abuso de autoridade, o diretor de cadeia pblica que impede Promotor de Justia, no mbito de suas atribuies funcionais, de visit-la. (E) inadmissvel a substituio da pena privativa de liberdade por multa, quando h cominao cumulativa de ambas na Lei de Txicos. DIREITO PROCESSUAL PENAL 21. Instaurado o incidente de falsidade de documento, o juiz assinar a cada uma das partes, para prova de suas alegaes, o prazo de (A) 02 (dois) dias. (B) 08 (oito) dias. (C) 05 (cinco) dias. (D) 03 (trs) dias. (E) 10 (dez) dias. 22. Com relao ao despacho judicial que admite, ou no, o assistente do Ministrio Pblico, pode-se afirmar que (A) cabe recurso de ofcio. (B) cabe recurso em sentido estrito. (C) no cabe recurso, mas do indeferimento possvel a interposio de correio parcial. (D) cabe agravo de instrumento.

(E) no cabe recurso, mas do indeferimento possvel a interposio de mandado de segurana. 23. Para a fixao do valor da fiana, se assim o recomendar a situao econmica do ru, o juiz poder (A) reduzi-lo at o mximo de dois teros (2/3) e aument-lo at metade. (B) reduzi-lo at o mximo de um tero (1/3) e aument-lo at metade. (C) reduzi-lo at o mximo de dois teros (2/3) e aument-lo at o dcuplo. (D) reduzi-lo at o mximo de um tero (1/3) e aument-lo at o dcuplo. (E) reduzi-lo at o mximo de metade (1/2) e aument-lo at o dcuplo. 24. Assinale a alternativa que no contenha atribuies cometidas ao Presidente do Tribunal do Jri. (A) Requisitar o auxlio da fora pblica, sob sua exclusiva autoridade. (B) Decidir, de ofcio, ouvidos o Ministrio Pblico e a Defesa, ou a requerimento de qualquer das partes, a preliminar de alegao de inimputabilidade do ru. (C) Mandar retirar da sala o ru que, com injrias ou ameaas, dificultar o livre curso do julgamento. (D) Interromper a sesso, por tempo razovel, para repouso ou refeio dos jurados. (E) Decidir, de ofcio, ouvidos o Ministrio Pblico e a Defesa, ou a requerimento de qualquer das partes, a preliminar de alegao de extino da punibilidade. 25. O indulto individual poder ser provocado (A) pelo juiz, de ofcio, por petio do condenado, por iniciativa do Ministrio Pblico, do Conselho Penitencirio ou da autoridade administrativa. (B) por petio do condenado, por iniciativa do Ministrio Pblico, do Conselho Penitencirio ou da autoridade administrativa. (C) pelo juiz, de ofcio, por petio do condenado, por iniciativa do Conselho Penitencirio ou da autoridade administrativa. (D) por petio do condenado, por iniciativa do Ministrio Pblico ou da autoridade administrativa. (E) pelo juiz, de ofcio, por petio do condenado, por iniciativa do Ministrio Pblico ou da autoridade administrativa. 26. O juiz dar-se- por suspeito e, se no o fizer, poder ser recusado pelas partes, (A) se seu filho estiver respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia. (B) se ele prprio tiver funcionado no processo como autoridade policial. (C) se seu cnjuge tiver funcionado como intrprete ou tradutor no mesmo processo. (D) se seu primo sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes. (E) se seu genitor for parte ou diretamente interessado no feito. 27. Pelo sistema vigente, no est legitimado(a) a recorrer no processo penal (A) qualquer pessoa, com relao deciso que incluiu ou excluiu jurado na lista geral. (B) o procurador do ru.

(C) o que prestou fiana em favor do acusado, na hiptese de ser decretada sua quebra ou perda. (D) qualquer pessoa, com relao deciso absolutria referente aos crimes contra a economia popular e sade pblica. (E) a vtima, mesmo que no habilitada como assistente, nos processos do Jri. 28. Por fora de mandamento legal, o ocupante de cargo de diretor de estabelecimento penal dever ser portador de diploma de nvel superior de Direito, ou de (A) Psicologia, ou Cincias Sociais, ou Pedagogia, ou Servios Sociais. (B) Medicina, ou Cincias Sociais, ou Pedagogia, ou Servios Sociais. (C) Psicologia, ou Cincias Sociais, ou Administrao, ou Servios Sociais. (D) Psicologia, ou Cincias Sociais, ou Pedagogia, ou Administrao. (E) Medicina, ou Psicologia, ou Administrao, ou Servios Sociais. 29. Nos processos referentes aos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos, o prazo para a denominada "defesa preliminar" ser de (A) 10 (dez) dias. (B) 08 (oito) dias. (C) 05 (cinco) dias. (D) 02 (dois) dias. (E) 15 (quinze) dias 30. De acordo com o nosso sistema, a competncia ser determinada pela conexo intersubjetiva por simultaneidade (A) quando a prova de uma infrao ou de qualquer de suas circunstncias elementares influir na prova de outra infrao. (B) se, ocorrendo duas ou mais infraes penais, houverem sido praticadas para facilitar ou ocultar as outras. (C) quando duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infrao. (D) se, ocorrendo duas ou mais infraes penais, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por vrias pessoas reunidas. (E) se, ocorrendo duas ou mais infraes penais, houverem sido praticadas para conseguir a impunidade ou vantagem em relao a qualquer delas. 31. Em face do mnimo da pena abstratamente cominada, no admite a suspenso condicional do processo o crime de (A) furto simples (art. 155 CP). (B) perigo de contgio de molstia grave (art. 131 CP). (C) bigamia (art. 235 CP). (D) duplicata simulada (art. 172 CP). (E) extorso indireta (art. 160 CP). 32. Agindo em co-autoria, pai e filho, de dezoito anos, cometem crime contra o patrimnio e so julgados e condenados. Em apelao interposta pelo filho, este consegue a diminuio da pena corporal aplicada, invocando apenas a atenuante da menoridade do agente. A deciso do Tribunal

(A) deve ser estendida ao pai, diante do efeito extensivo da apelao. (B) no deve ser estendida ao pai, pois este no interps qualquer recurso. (C) deve ser estendida ao pai, pois os efeitos do recurso alcanam o co-ru, ainda que fundado em motivos de carter exclusivamente pessoal. (D) deve ser estendida ao pai, diante do efeito regressivo da apelao. (E) no deve ser estendida ao pai, pois o recurso foi fundado em motivos de carter exclusivamente pessoal. 33. Contra a deciso judicial que determina a revogao da reabilitao cabe (A) recurso de apelao. (B) recurso de ofcio. (C) correio parcial. (D) recurso em sentido estrito. (E) recurso de agravo. 34. Uma vez concedida a desinternao condicional ou decretada a extino da medida de segurana imposta ao sentenciado, o juiz determinar a expedio de ordem de soltura (A) aps dois dias da publicao da sentena. (B) somente aps o trnsito em julgado da sentena. (C) aps trs dias da publicao da sentena. (D) por ocasio da prolao da sentena. (E) a qualquer tempo, independentemente de eventual recurso. 35. Na hiptese de mutatio libelli, havendo possibilidade de nova definio jurdica que importe aplicao de pena mais grave, o juiz baixar os autos, a fim de que o Ministrio Pblico possa aditar a denncia, no prazo de (A) 03 (trs) dias. (B) 10 (dez) dias. (C) 05 (cinco) dias. (D) 08 (oito) dias. (E) 02 (dois) dias. 36. Assinale a alternativa que contm a proposio inteiramente incorreta. (A) Havendo mais de um ru, o tempo para acusao e defesa ser, em relao a todos, elevado ao dobro. (B) Os jurados excludos por impedimento ou suspeio sero computados para a constituio do nmero legal. (C) Durante o julgamento no ser permitida a produo ou leitura de documento que no tiver sido comunicado parte contrria, com antecedncia, pelo menos, de trs dias. (D) Mesmo durante a trplica ser permitida a reinquirio de testemunhas. (E) Antes de dar seu voto, o jurado poder consultar os autos.

37. Em procedimento da competncia do Juizado Especial Criminal, contendo a sentena obscuridade ou contradio, cabem embargos de declarao, que podero ser opostos (A) por escrito ou oralmente, no prazo de dois dias, suspendendo-se o prazo para o recurso. (B) por escrito, no prazo de dois dias, suspendendo-se o prazo para o recurso. (C) por escrito ou oralmente, no prazo de cinco dias, suspendendo-se o prazo para o recurso. (D) por escrito, no prazo de dois dias, no se suspendendo o prazo para o recurso. (E) por escrito ou oralmente, no prazo de cinco dias, no se suspendendo o prazopara o recurso. 38. Pelo sistema processual penal vigente, inexiste previso legal de recurso de ofcio para as sentenas (A) de absolvio sumria. (B) concessivas de habeas corpus. (C) absolutrias referentes aos crimes contra a economia popular. (D) de impronncia. (E) de reabilitao. 39. Tratando-se de recurso em sentido estrito, subir nos prprios autos o recurso interposto contra a deciso que (A) concluir pela incompetncia do juzo. (B) absolver o ru, nos casos do art. 411 do CPP. (C) julgar procedente a exceo de suspeio. (D) indeferir requerimento de priso preventiva. (E) denegar a apelao ou a julgar deserta. 40. Ao assistente do Ministrio Pblico no ser permitido (A) aditar o libelo. (B) arrazoar os recursos interpostos pelo Ministrio Pblico. (C) requerer perguntas s testemunhas. (D) participar dos debates orais na sesso de julgamento do Tribunal do Jri. (E) aditar a denncia. DIREITO CIVIL 41. Decai do direito de ao para o interessado pleitear a excluso do herdeiro ou provar a causa de sua deserdao em (A) 2 anos, contado o prazo da abertura da sucesso. (B) 4 anos, contado o prazo da abertura da sucesso. (C) 2 anos, contado o prazo a partir do trnsito em julgado da deciso homologatria da partilha.

(D) 4 anos, contado o prazo a partir do trnsito em julgado da deciso homologatria da partilha. (E) 3 anos, contado o prazo da data da apresentao das primeiras declaraes prestadas no inventrio. 42. Em relao ao grau de parentesco, considerando os mais prximos, tio, tio-av e primo, esto nos seguintes graus, respectivamente: (A) segundo, terceiro e primeiro. (B) primeiro, segundo e terceiro. (C) terceiro, quarto e quarto. (D) quarto, quinto e quinto. (E) terceiro, quarto e quinto. 43. Em qual ou quais hiptese(s) podem, o homem com mais de 60 anos e a mulher com mais de 50 anos, optar livremente pelo regime matrimonial de bens? (A) Se existiu concubinato entre ambos, por prazo superior a trs anos ininterruptos. (B) Se existiu concubinato entre ambos, por prazo superior a cinco anos ininterruptos. (C) Se existiu concubinato entre ambos, por prazo superior a oito anos ininterruptos. (D) Se existiu concubinato entre ambos, por prazo superior a dez anos ininterruptos e/ou da unio adveio prole. (E) Desde que o filho do casal tenha mais de 10 anos. 44. Maria, brasileira, casou-se em Paris com Pierre, francs, tendo dele se divorciado nesta ltima cidade aps um ms da boda. No houve separao judicial do casal na Frana. Questiona-se: o reconhecimento do seu divrcio no Brasil somente ocorrer depois de (A) um ano da data da sentena. (B) dois anos da data da sentena. (C) trs anos da data da sentena. (D) quatro anos da data da sentena. (E) cinco anos da data da sentena. 45. O penhor de ttulos de bolsa (ao portador) ser averbado (A) na Junta Comercial. (B) na Bolsa de Valores. (C) no Cartrio de Registro Civil. (D) no Cartrio de Registro de Imveis. (E) no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos. 46. Entre outras causas, extingue-se o usufruto (A) pela morte do nu-proprietrio, pelo termo de sua durao, pela cessao da causa de que se origina. (B) pela consolidao, pela prescrio, pela morte do cnjuge do nu-proprietrio. (C) pelo termo de sua durao, pela prescrio, pela morte dos descendentes do nuproprietrio.

(D) pela morte do usufruturio, pela prescrio, pela morte do nu-proprietrio e seu cnjuge. (E) pela morte do usufruturio, pela consolidao, pela prescrio. 47. Gaia, brasileira, residente na capital paulista e Tcio, italiano, que se encontra no Brasil com o visto de turista, pretendem contrair matrimnio. A habilitao para esse casamento civil, no Estado de So Paulo, dever ser feita perante (A) o Juiz Federal do domiclio de Gaia. (B) o Juiz de Direito do domiclio de Gaia. (C) o Juiz de Paz do domiclio de Gaia. (D) o Oficial do Registro de Ttulos e Documentos do domiclio de Gaia. (E) o Oficial do Registro Civil do domiclio de Gaia. 48. Simphronio casou-se com Gaia adotando o regime de comunho universal de bens. Com a morte de seus genitores, ele renunciou herana deixada por ambos, sem anuncia da esposa. O ato praticado por Simphronio (A) nulo. (B) anulvel. (C) nulo e anulvel. (D) inexistente. (E) juridicamente vlido. 49. Podem escusar-se da tutela, entre outros, (A) as mulheres, os maiores de cinqenta anos e os impossibilitados por enfermidade grave. (B) as mulheres casadas, com filhos, os maiores de sessenta anos e os impossibilitados por enfermidade gravssima. (C) os que j exercem a curatela, as mulheres separadas ou divorciadas com mais de dois filhos sob sua guarda, os que tiverem em seu poder mais de seis filhos. (D) as mulheres, os que tiverem em seu poder mais de cinco filhos, os militares em servio. (E) os que habitarem longe do lugar onde se haja de exercer a tutela, os maiores de setenta anos, as mulheres casadas, com mais de cinco filhos. 50. O Ministrio Pblico intervm na(s) seguinte(s) hiptese(s): (A) converso da unio estvel em casamento. (B) recusa de proceder ao registro de nascimento quando se tratar de nome possvel de expor a pessoa ao ridculo. (C) separao consensual, no tendo os separandos filhos menores. (D) averbao de reconhecimento de filhos maiores. (E) todas as alternativas esto corretas.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 51. Qual o prazo para resposta na ao declaratria incidental? (A) 3 dias. (B) 5 dias. (C) 8 dias. (D) 10 dias. (E) 15 dias. 52. Ajuizada ao investigatria de paternidade cumulada com alimentos na comarca de Ourinhos (SP), foi decidido que o juzo competente o da comarca de Ribeiro Claro (PR). O juiz desta ltima comarca declara-se incompetente, suscitando conflito. Questiona-se: qual o tribunal competente para decidir o conflito? (A) Tribunal de Justia do Paran, de vez que o juiz suscitante est a ele vinculado. (B) Tribunal de Justia de So Paulo, de vez que o juiz suscitado est a ele vinculado. (C) Supremo Tribunal Federal. (D) Superior Tribunal de Justia. (E) Tribunal Regional Federal. 53. Proposta ao de prestao de contas contra o inventariante, qual o prazo legal para as apresentar ou contestar a ao? (A) 3 dias. (B) 5 dias. (C) 10 dias. (D) 15 dias. (E) 20 dias. 54. Proposta a ao e verificando a incapacidade processual do autor ou a irregularidade de sua representao, ojuiz (A) marcar o prazo de 5 dias para ser sanado o defeito. (B) marcar o prazo de 10 dias para ser sanado o defeito. (C) marcar o prazo de 15 dias para ser sanado o defeito. (D) marcar prazo razovel para ser sanado o defeito. (E) deve indeferir a inicial. 55. O Juizado Especial Cvel tem competncia para as causas cujo valor no exceda (A) a vinte vezes o salrio mnimo. (B) a trinta vezes o salrio mnimo. (C) a quarenta vezes o salrio mnimo. (D) a cinqenta vezes o salrio mnimo. (E) a cem vezes o salrio mnimo. 56. O MM. Juiz de Direito da comarca de Palmeira d'Oeste-SP desacolheu pedido de justificao de tempo de servio movido contra o INSS. Inconformada, a parte recorreu. Qual o Tribunal competente para apreciar o recurso? (A) Tribunal de Justia de So Paulo.

(B) I Tribunal de Alada Cvel. (C) II Tribunal de Alada Cvel. (D) Tribunal Regional do Trabalho. (E) Tribunal Regional Federal. 57. Tcio e Gaio figuram como litisconsortes passivos em procedimento cautelar. Cada qual constituiu o seu advogado. Pessoal e regularmente citados, qual o prazo para produzir resposta? (A) Cinco dias. (B) Dez dias. (C) Quinze dias. (D) Vinte dias. (E) Trinta dias. 58. Havendo litisconsortes com procuradores diferentes, conta-se em dobro o prazo para a oposio de embargos do devedor? (A) Conta-se em dobro, no obstante a natureza jurdica dos embargos do devedor. (B) No pode ser contado em dobro, em face da natureza jurdica dos embargos do devedor. (C) O prazo contado em dobro somente quando o embargante incapaz. (D) O prazo para os embargos do devedor no prazo para falar nos autos, razo por que no pode ser contado em dobro. (E) Os embargos do devedor so incontestvel veculo de defesa do executado, podendo o prazo, portanto, ser contado em dobro. 59. Podem as partes convencionar sobre a suspenso do processo? Em caso positivo, qual o tempo mximo da suspenso? (A) No h no nosso ordenamento jurdico a possibilidade da suspenso convencional do processo. (B) A suspenso do processo por conveno das partes no poder exceder dois meses. (C) A suspenso do processo por conveno das partes no poder exceder trs meses. (D) A suspenso do processo por conveno das partes no poder exceder seis meses. (E) A suspenso do processo por conveno das partes no poder exceder um ano. 60. Intimado pessoalmente e no comparecendo o ru na audincia prvia de conciliao, designada em sede de separao judicial, o juiz (A) julgar antecipadamente a lide, reconhecendo os fatos articulados pela autora. (B) julgar antecipadamente a lide, extinguindo o processo sem julgamento de mrito, facultando autora o direito de propor nova ao. (C) designar audincia de conciliao, instruo e julgamento. (D) abrir o prazo para a resposta do ru. (E) determinar a citao do ru.

DIREITO CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TUTELA DE INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS 61. Indique a alternativa que abriga informao errnea a respeito do sistema brasileiro de controle de constitucionalidade. (A) o jurisdicional, combinando os critrios difuso e concentrado, este de competncia do Supremo Tribunal Federal, e aquele por via de exceo, permitindo a qualquer interessado suscitar a questo de inconstitucionalidade em qualquer juzo. (B) A ao direta de inconstitucionalidade interventiva pode ser federal, por proposta do Procurador-Geral da Repblica e de competncia do Supremo Tribunal Federal, ou estadual, por proposta do Procurador-Geral de Justia do Estado, destinando-se a promover a interveno federal em Estado ou do Estado em Municpio, conforme o caso. (C) A ao direta de inconstitucionalidade genrica de competncia do Supremo Tribunal Federal destina-se a obter a decretao de inconstitucionalidade, em tese, de lei ou ato normativo, federal ou estadual, com o precpuo objetivo de expungir do ordenamento jurdico a incompatibilidade vertical, tratando-se, pois, de ao que visa, exclusivamente, defesa do princpio da supremacia constitucional. (D) A ao direta de inconstitucionalidade genrica de competncia do Tribunal de Justia em cada Estado destina-se declarao de inconstitucionalidade, em tese, de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Federal ou Estadual, dependendo de previso nesta ltima. (E) A ao de inconstitucionalidade por omisso tem cabimento na hiptese em que o legislador deixe de criar lei necessria eficcia e aplicabilidade de normas constitucionais, especialmente nos casos em que a lei seja requerida pela Constituio, ou no caso em que o administrador no adote as providncias necessrias para tornar efetiva norma constitucional. 62. Aponte a alternativa em que se inclui norma constitucional de eficcia contida. (A) "A lei dispor sobre a criao, estruturao e atribuies dos Ministrios" (art. 88). (B) "Aos juzes federais compete processar e julgar... nos casos determinados por lei, os crimes contra o sistema financeiro e a ordem econmico-financeira" (art. 109, VI). (C) "Ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei" (art. 5, VIII). (D) "A lei disciplinar a remoo ou a permuta de juzes dos Tribunais Regionais Federais e determinar sua jurisdio e sede" (art. 107, pargrafo nico). (E) "proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da Lei", inserida no captulo dos Direitos Sociais (art. 7, XX). 63. O servidor titular de cargo efetivo, nos termos do regime de previdncia que a Constituio Federal lhe assegura, pode aposentar-se voluntariamente, com direito a proventos integrais (correspondentes totalidade da remunerao do cargo ocupado no momento da aposentadoria), desde que atenda s seguintes condies: (A) 10 (dez) anos de efetivo exerccio no servio pblico; 70 (setenta) anos de idade, se homem, e 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se mulher.

(B) 5 (cinco) anos no cargo; 70 (setenta) anos de idade, se homem, e 65 (sessenta e cinco), se mulher. (C) 10 (dez) anos de efetivo exerccio no servio pblico e 5 (cinco) anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; 60 (sessenta) anos de idade e 35 (trinta e cinco) anos de contribuio, se homem, e 55 (cinqenta e cinco) anos de idade e 30 (trinta) anos de contribuio, se mulher. (D) 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta) anos, se mulher. (E) 10 (dez) anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; 53 (cinqenta e trs) anos de idade, se homem, 47 (quarenta e sete), se mulher. 64. Marque a alternativa que contm erro a respeito da argio de descumprimento de preceito fundamental a que se refere o 1o, do artigo 102, da Constituio Federal. (A) Admite-se o deferimento de medida liminar por deciso da maioria absoluta dos membros doS.T.F. ou, ainda, em casos de extrema urgncia, perigo de leso grave, ou perodo de recesso, por concesso do relator, "ad referendum" do Tribunal Pleno. (B) O rol dos legitimados propositura circunscreve-se, exclusivamente, aos que podem, tambm, propor a ao declaratria de constitucionalidade. (C) A deciso que julgar procedente ou improcedente o pedido irrecorrvel, no podendo ser objeto de ao rescisria. (D) Exige-se para a deciso o quorum de dois teros dos ministros. (E) O Ministrio Pblico, caso no tenha sido o autor da formulao, ter vista do processo por cinco dias, aps o decurso do prazo para informaes. 65. Assinale a opo em que no h erro, no que se refere s conseqncias advindas do exerccio de mandato eletivo por parte de servidor pblico. (A) Tratando-se de mandato de deputado federal, ficar afastado do cargo, emprego ou funo. (B) Tratando-se de mandato de deputado estadual ou distrital, poder optar entre afastar-se ou no. (C) Tratando-se de mandato de prefeito, o afastamento ser obrigatrio, vedada a faculdade de optar pelos vencimentos de servidor. (D) Tratando-se de mandato de vereador, no havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. (E) Tratando-se de mandato de vereador, havendo compatibilidade de horrios, aplicar-se- a norma da alternativa "B". 66. Deve ser apontada a alternativa em que se inclui equvoco. No procedimento da ao direta de inconstitucionalidade mostra-se admissvel (A) a requisio de informaes adicionais pelo relator. (B) a designao de perito ou de comisso de peritos para emisso de parecer sobre matria ou situao ftica que necessite de esclarecimento. (C) a realizao de audincia pblica para ouvir depoimentos de pessoas com experincia e autoridade na matria no esclarecida. (D) a interveno de terceiros. (E) a desistncia da ao.

67. Os partidos polticos (A) so pessoas jurdicas de direito pblico interno; devem ter carter nacional; seu patrimnio, bens e servios, bem como os de suas fundaes, no sofrem, por fora de vedao constitucional, a instituio de impostos. (B) so pessoas jurdicas de direito pblico interno; devem ter carter nacional; no podem subordinar-se a governo estrangeiro. (C) so pessoas jurdicas de direito privado; acham-se proibidos de receber recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinao a estes, mas no tm direito imunidade tributria. (D) so pessoas jurdicas de direito privado; devem ter carter nacional; desfrutam de imunidade tributria; sujeitam-se proibio de receber recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinao a estes. (E) so pessoas jurdicas de direito pblico; no podem subordinar-se a entidade ou governo estrangeiros, mas deles podem receber recursos financeiros, sendo-lhes tambm assegurada imunidade tributria. 68. Caso o ato lesivo praticado por agente pblico, no exerccio das funes, d causa instaurao de persecuo penal, constituir causa impeditiva de sua responsabilizao civil, em ao regressiva da Administrao Pblica, (A) a absolvio por insuficincia de provas. (B) a absolvio por ausncia de culpabilidade penal. (C) a extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva. (D) a absolvio por atipicidade penal. (E) a absolvio por negativa da autoria ou do fato. 69. A regra da responsabilidade objetiva do Estado pelos danos que seus agentes causem a terceiros (prevista no artigo 37, 6o, da Constituio Federal), no se aplica (A) s empresas pblicas e s sociedades de economia mista prestadoras de servios pblicos. (B) a quaisquer empresas pblicas ou sociedades de economia mista, independentemente da atividade que constitua objeto de seu funcionamento. (C) s empresas pblicas e s sociedades de economia mista dedicadas explorao de atividade econmica. (D) s mencionadas na alternativa "B" e tambm aos concessionrios de servios pblicos, pois tratando-se de pessoas jurdicas de direito privado, aplica-se a teoria da responsabilidade com culpa. (E) s mencionadas nas alternativas "B" e "D" e tambm aos permissionrios de servios pblicos, pois como so pessoas jurdicas privadas, ao lesado incumbe o nus da demonstrao da culpa. 70. Qual dos meios interventivos do Estado na propriedade privada pode acarretar, semelhana da desapropriao, a retirada do domnio sobre o bem pelo particular ? (A) A limitao administrativa. (B) A requisio. (C) A servido administrativa.

(D) A ocupao temporria. (E) O tombamento. 71. A impossibilidade de onerao dos bens pblicos abrange (A) os bens de uso comum do povo, os bens de uso especial, os bens dominiais ou do patrimnio disponvel e as rendas pblicas. (B) apenas os primeiros, excludos os demais. (C) apenas os de uso comum e os de uso especial, excludos os demais. (D) os de uso comum e os dominiais, excludos os demais. (E) os de uso comum do povo, os de uso especial e as rendas pblicas, excludos os dominiais ou do patrimnio disponvel. 72. Com relao ao contrato de gerenciamento de obra pblica, qual a opo incorreta? (A) A lei inclui o gerenciamento entre os servios tcnicos profissionais especializados, pelo que admite dispensa de licitao para o seu contrato, desde que com profissional ou empresa de notria especializao. (B) O gerenciador representa a entidade ou rgo que o contratou e, por consequncia, passa a agir em seu nome. (C) O gerenciador no dispe de poderes para firmar contratos com terceiros em nome da entidade que o contratou. (D) O gerenciador no dispe de poderes para desfazer ajustes celebrados entre terceiros e o dono da obra ou empreendimento. (E) O gerenciador no dispe de poderes para impor penalidades aos contratados inadimplentes. 73. Pertencem espcie dos denominados atos administrativos enunciativos: (A) certides, portariase circulares. (B) certides, vistos e resolues. (C) certides, homologaes e apostilas. (D) certides, protocolos e avisos. (E) certides, atestados e apostilas. 74. Marque a opo em que se inclui norma incompatvel com o sistema da Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, que dispe sobre as sanes aplicveis s condutas de improbidade administrativa. (A) O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente sujeita-se s cominaes da Lei at o limite do valor da herana. (B) Na fixao das penas previstas, o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente. (C) As aes destinadas a levar a efeito as sanes previstas na Lei podem ser propostas no prazo de at cinco anos aps o trmino do exerccio do mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana, ou dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego.

(D) O agente pblico que sofra investigao por improbidade pode ser afastado do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao, caso a medida se mostre necessria instruo processual. (E) A aplicao das sanes previstas depende da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, mas independe da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas. 75. Aponte, dentre as opes a seguir alinhadas, todas pertinentes ao tema da concesso de servio pblico, a que contm impropriedade em face da legislao regente (Lei n 8.987, de 13/12/1995). (A) Os contratos celebrados entre a concessionria e terceiros, tendo por objeto o desenvolvimento de atividades inerentes, acessrias ou complementares ao servio concedido, regem-se pelo direito privado, no se estabelecendo qualquer relao jurdica entre os terceiros e o poder concedente. (B) A fiscalizao exercida pelo rgo competente no exclui nem atenua a responsabilidade da concessionria pelos prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros, na execuo do servio concedido. (C) A outorga de subconcesso condiciona-se aos termos previstos no contrato de concesso, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente, sempre precedida de concorrncia. (D) Nos contratos de financiamento, as concessionrias podem oferecer em garantia os direitos emergentes da concesso, at o limite que no comprometa a operacionalizao e a continuidade da prestao do servio. (E) A transferncia da concesso ou do controle societrio da concessionria, sem prvia anuncia do poder concedente, acarreta a anulao da concesso. 76. Assinale, no rol das alternativas que se seguem, a que contm enunciado no compatvel com o direito positivo que disciplina o mandado de segurana. (A) No se permite renovar o pedido de mandado de segurana, ainda que a deciso denegatria no lhe tenha apreciado o mrito. (B) Admite-se, uma vez julgado procedente o pedido do impetrante, a transmisso do inteiro teor da sentena concessiva autoridade coatora, mediante telefonema. (C) Sujeita-se a sentena concessiva ao duplo grau de jurisdio, permitindo-se, entretanto, a execuo provisria. (D) Admite-se, em caso de urgncia, a impetrao por telegrama ou radiograma, permitida pelos mesmos meios a notificao autoridade coatora. (E) No se d mandado de segurana, tratando-se de ato disciplinar, a no ser quando praticado por autoridade incompetente ou com inobservncia de formalidade essencial. 77. Qual das proposies consubstancia poderes ou prerrogativas que a Lei de Licitaes (Lei n 8.666/93) no outorga Administrao Pblica como prprios do regime jurdico dos contratos administrativos ? (A) Modificao unilateral do avenado, para melhor adequao s finalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado. (B) Alterao unilateral das clusulas econmico-financeiras e monetrias.

(C) Fiscalizao e acompanhamento da execuo do objeto e aplicao de sanes fundadas em inexecuo total ou parcial do ajuste. (D) Resciso unilateral do pacto, independentemente de sentena judicial. (E) Ocupao provisria de bens imveis vinculados ao objeto do contrato, com vistas a acautelar a apurao administrativa de faltas contratuais. 78. Ainda no tema do mandado de segurana, agora mais especificamente no que pertine medida liminar, indique a proposio incorreta. (A) Sua concesso proibida nas impetraes que visem ao pagamento de vencimentos ou vantagens pecunirias bem como concesso de aumento ou extenso de vantagem. (B) Sua concesso no admitida para o fim de liberar mercadorias procedentes de pas estrangeiro e apreendidas como contrabando. (C) Sua concesso admitida nas impetraes que objetivem reclassificao ou equiparao de servidores pblicos. (D) Sua eficcia estende-se pelo prazo de noventa dias a contar da data da respectiva concesso, prorrogvel por trinta dias desde que, provadamente, o acmulo de processos pendentes de julgamento justifique a prorrogao. (E) Sujeita-se a medida concedida decretao de perempo ou caducidade, ex officio ou a requerimento do Ministrio Pblico, se o impetrante criar obstculo ao normal andamento do processo, deixar de promover, por mais de trs dias, os atos e diligncias que lhe competirem, ou abandonar a causa por mais de vinte dias. 79. Assinale a afirmativa em que h erro, referentemente ao tema da ao popular. (A) A pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnao, poder abster-se de contestar o pedido ou poder atuar ao lado do autor, se assim parecer til ao interesse pblico, a juzo do respectivo representante legal ou dirigente. (B) Ao Ministrio Pblico se veda, em qualquer hiptese, assumir a defesa do ato impugnado, ou de seus autores. (C) Ao beneficirio do ato lesivo, citado por edital, que ingressar no processo antes de proferida a sentena final, ser restitudo o prazo para contestao e produo de provas. (D) A sentena que concluir pela carncia ou pela improcedncia da ao est sujeita ao duplo grau de jurisdio, no produzindo efeito seno depois de confirmada pelo tribunal. (E) O prazo de contestao de vinte dias, prorrogveis por mais vinte a requerimento do interessado, se particularmente difcil a produo de prova documental, e ser comum a todos os interessados, correndo da entrega em cartrio do mandado cumprido, ou, quando for o caso, do decurso do prazo assinado em edital. 80. (A) (B) (C) Constitui trao distintivo entre a concesso e a permisso de servios pblicos: a obrigatoriedade de licitao apenas no tocante primeira. a remunerao do servio mediante tarifa paga pelo usurio, prpria da primeira. a impossibilidade de ser a segunda formalizada mediante contrato.

(D) o nvel de complexidade do servio, extremamente mais elevado, prprio da primeira. (E) a possibilidade de ser expressamente autorizada na primeira, por lei ou contrato, a promoo de desapropriao pelo concessionrio. 81. Assinale a alternativa em que se escreve afirmao errnea no tocante reverso de membro do Ministrio Pblico carreira. (A) Pode ser concedida desde que o interessado no se encontre aposentado h mais de um ano. (B) A aprovao do pedido correspondente atribuio do Conselho Superior do Ministrio Pblico. (C) Dar-se- na entrncia em que se aposentou o membro do Ministrio Pblico, em vaga a ser provida pelo critrio de merecimento. (D) S pode ser concedida no caso de aposentadoria voluntria por tempo de servio. (E) Sua concesso tem carter discricionrio, ainda que atendidos pelo requerente os requisitos objetivos previstos na legislao prpria. 82. Qual das afirmativas falsa ? (A) Arquivado o inqurito civil, nenhum dos co-legitimados poder propor a ao civil pblica ou coletiva que o promotor de justia entendeu no devesse ajuizar. (B) Arquivado o inqurito civil, qualquer dos co-legitimados poder propor a ao civil pblica ou coletiva. (C) Podero os co-legitimados propor a ao civil pblica ou coletiva, ainda que no surjam novas provas ou novos fundamentos. (D) Podero os co-legitimados propor a referida ao mesmo que se ache inconcluso o inqurito civil no qual se apuram os mesmos fatos. (E) Podero os co-legitimados propor a aludida ao mesmo enquanto o Conselho Superior do Ministrio Pblico discute a homologao do arquivamento. 83. Com vistas instruo de inquritos civis, inclusive no que diz respeito realizao de percias, ao Ministrio Pblico lcito requisitar o apoio especializado, em mbito estadual, (A) dos rgos da administrao direta. (B) das universidades pblicas. (C) das citadas na alternativa precedente e das entidades de pesquisa tcnica e cientfica oficiais ou subvencionadas pelo Estado. (D) das empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas. (E) de todos os rgos e entidades citados nas demais alternativas. 84. A argio de suspeio contra promotor de justia que presida inqurito civil (A) poder ser apresentada exclusivamente pelo investigado e, uma vez recusada pelo argido, sua apresentao no ter efeito suspensivo, para no prejudicar o andamento das investigaes.

(B) poder ser apresentada pelo investigado ou por qualquer dos co-legitimados ao civil pblica ou coletiva e, recusada pelo argido, sua apresentao operar efeito suspensivo caso tenha sido feita pelo primeiro. (C) poder ser apresentada pelo investigado, por qualquer dos co-legitimados ao civil pblica ou coletiva ou, ainda, por qualquer interessado; recusada pelo argido, sua apresentao no ter efeito suspensivo para no prejudicar o andamento das investigaes. (D) poder ser apresentada exclusivamente pelo investigado e, em caso de recusa, decidir o argido se lhe atribui ou no efeito suspensivo. (E) poder ser apresentada apenas pelo investigado; recusada pelo argido, passar automaticamente a operar efeito suspensivo das investigaes. 85. Afigurando-se necessria a apurao de causas de contaminao da gua distribuda populao de cidade em que seja morador o promotor de justia com atribuio para o inqurito civil e para a ao civil pblica correspondentes, correto dizer-se que (A) no h impedimento para atuar, porque o interesse que se configura difuso e sua abrangncia o aproxima do interesse pblico e impessoal de toda a coletividade. (B) h impedimento para atuar porque se inclui entre os atingidos pelo dano efetivo ou potencial. (C) h impedimento para atuar, visto possuir interesse pessoal na questo. (D) h impedimento para atuar porque o interesse que se configura individual homogneo. (E) h impedimento para atuar na ao civil pblica, mas no no inqurito civil porque a este no se aplicam as normas que regem as hipteses de suspeio e impedimento. 86. Aps a remessa do inqurito civil ou das peas de informao pelo rgo de execuo ao Conselho Superior, e antes que este se pronuncie pela homologao ou rejeio do arquivamento, (A) podem as associaes legitimadas apresentar razes escritas ou documentos, mas a juntada sujeita-se a prvio despacho de deferimento, orientado por critrio discricionrio do Presidente do rgo colegiado revisor. (B) podem as associaes legitimadas apresentar razes escritas ou documentos, que sero juntados aos autos do inqurito ou anexados s peas de informao. (C) no podem as associaes apresentar razes escritas ou documentos, porque essa faculdade ficou perempta a partir da promoo do arquivamento. (D) podem apresentar as razes e os documentos desde que o faam at 3 (trs) dias antes da data designada para a sesso de julgamento do Conselho Superior. (E) podem apresentar as razes escritas ou documentos at 10 (dez) dias antes da data designada para a sesso referida na alternativa "D". 87. "Do indeferimento da representao formulada para instaurao de inqurito civil caber recurso ao Conselho Superior do Ministrio Pblico, no prazo de 10 (dez) dias, contados da data em que o representante tomar cincia da deciso, facultando-se ao membro do Ministrio Pblico, no prazo de cinco dias, a reconsiderao da deciso". Esta afirmativa

(A) mostra-se inteiramente irreal porque o despacho de indeferimento irrecorrvel. (B) mostra-se inteiramente correta em todos os aspectos nela disciplinados. (C) mostra impropriedade apenas no tocante ao prazo de interposio do recurso, que de cinco dias. (D) mostra-se correta, menos no que se refere reconsiderao pelo promotor de justia, visto que tal possibilidade no lhe reconhecida pela lei. (E) mostra impropriedade to s no prazo para reconsiderao do promotor, que tambm de 10 dias. 88. Em caso de rejeio do arquivamento do inqurito civil pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico, por ter prevalecido o entendimento de que os elementos apurados comportam imediata propositura da ao civil pblica, (A) a designao do membro da Instituio que promover a ao pertence ao Procurador-Geral de Justia, e o designado, agindo por delegao do Chefe da Instituio, dever prop-la. (B) a designao do membro da Instituio pertence ao Procurador-Geral de Justia, e o designado, agindo por delegao do colegiado, dever prop-la. (C) a escolha do membro da Instituio que promover a ao tanto pode ser do Conselho Superior do Ministrio Pblico quanto do Procurador-Geral de Justia, visto que ambos so rgos da Administrao Superior, prevalecendo quanto propositura ou no o juzo do escolhido, em face do princpio da independncia funcional. (D) a escolha do membro da Instituio que promover a ao do prprio colegiado, cabendo ao Procurador-Geral de Justia a expedio da portaria de designao, que poder recair ou no sobre o substituto automtico, vedado ao escolhido abster-se da propositura, visto agir por delegao do Conselho Superior. (E) a escolha e a expedio do ato formal de designao pertencem ao ProcuradorGeral de Justia, pois exaurem-se as atribuies do colegiado no juzo de homologao ou rejeio do arquivamento, obrigando-se o designado propositura porque age por delegao do Chefe da Instituio. 89. Qual das alternativas contm afirmativa incorreta a respeito do compromisso de ajustamento? (A) Exige testemunhas instrumentrias. (B) Tem eficcia de ttulo executivo extrajudicial. (C) Na parte em que comine sano pecuniria, permite execuo por quantia lquida em caso de descumprimento da obrigao de fazer. (D) Ainda que disponha apenas sobre obrigao de fazer, pode ser executado independentemente de prvia ao de conhecimento. (E) No pode ser tomado pelas pessoas jurdicas de direito privado legitimadas propositura da ao civil pblica. 90. O compromisso de ajustamento lavrado em autos de inqurito civil quando tomado (A) pelo Ministrio Pblico e pelas associaes constitudas h, pelo menos, um ano. (B) por qualquer dos legitimados propositura da ao civil pblica. (C) pelo Ministrio Pblico e demais rgos pblicos legitimados. (D) pelo Ministrio Pblico, exclusivamente.

(E) pelo Ministrio Pblico e pelas associaes que incluam entre suas finalidades institucionais, a proteo ao interesse de que se cuida. DIREITO DA INFNCIA E DA JUVENTUDE 91. No Estado de So Paulo, a adoo por estrangeiro deve, entre outras condies, ser precedida de (A) prova da residncia do estrangeirono Brasil. (B) estgio de convivncia de, pelo menos, 6 (seis) meses. (C) perodo de guarda pelos adotantes de, pelo menos, 3 (trs) meses. (D) obteno de certificado de habilitao fornecido pela CEJAI. (E) comprovao de os adotantes no terem filhos naturais. 92. Concedida pelo Ministrio Pblico a remisso, dever (A) ser o menor entregue ao adotante estrangeiro. (B) haver a destituio do ptrio poder. (C) ser o menor infrator privado de sua liberdade. (D) ser o menor entregue famlia substituta. (E) haver homologao pelo Juiz ou remessa dos autos Procuradoria Geral de Justia. 93. A internao de adolescente, antes da sentena, pode ser determinada (A) em deciso judicial fundamentada e pelo prazo mximo de 45 dias. (B) em qualquer hiptese de ato infracional. (C) quando requerida pelo Ministrio Pblico. (D) por deciso do Conselho Tutelar. (E) pela autoridade policial. DIREITO COMERCIAL 94. Warrant (A) ttulo de crdito emitido pelo exportador. (B) conhecimento de transporte martimo. (C) comprovante aduaneiro de mercadoria importada. (D) documento que acompanha a mercadoria exportada. (E) ttulo emitido pelos armazns gerais. 95. O portador de duplicata, que lhe foi transmitida por endosso, para ter direito de regresso contra os endossantes e respectivos avalistas, dever (A) demonstrar a insolvncia do sacado. (B) ajuizar ao de execuo no prazo de 6 (seis) meses. (C) comprovar a entrega das mercadorias. (D) tirar o protesto do ttulo dentro de 30 (trinta) dias a contar de seu vencimento. (E) remeter a duplicata para aceite dentro do prazo legal.

96. A assemblia geral das sociedades por aes poder considerar dispensada a publicao dos anncios necessrios sua convocao quando (A) a urgncia da matria a ser tratada justificar sua realizao. (B) houver o comparecimento da totalidade dos acionistas. (C) estiverem presentes mais de 50% (cinqenta por cento) dos acionistas. (D) houver o comparecimento do acionista controlador. (E) seu objeto for o requerimento de concordata preventiva ou autofalncia da companhia. 97. A instituio financeira "A" celebrou com a empresa "B" contrato de financiamento de veculos com alienao fiduciria. Tendo sido decretada a falncia da empresa "B", os veculos foram arrecadados pelo sndico. O procedimento correto da credora ser (A) ajuizar ao de execuo para receber seu crdito. (B) ajuizar pedido de restituio dos bens alienados fiduciariamente. (C) ajuizar ao de busca e apreenso dos bens alienados fiduciariamente. (D) aguardar o encerramento da falncia para recuperar os bens. (E) ajuizar ao revocatria para reclamar os bens. 98. Da sentena que decreta a falncia, deve ser interposto(a) (A) apelao com efeito suspensivo. (B) apelao com efeito apenas devolutivo. (C) mandado de segurana. (D) recurso especial. (E) agravo de instrumento. 99. O "right of stoppage in transitu" na falncia (A) direito do vendedor de reter mercadorias no curso da "continuao de negcios" do falido. (B) direito do vendedor, tomando cincia da falncia do comprador, de obstar a entrega das mercadorias, quando no houver prova de sua revenda, sem fraude, pelo falido. (C) direito do sndico de reter mercadorias remetidas ao falido. (D) direito do falido de cancelar a compra antes da entrega das mercadorias. (E) direito do comprador de no receber mercadorias que lhe foram remetidas pelo falido antes da quebra. 100. O credor omitido na relao de credores apresentada pelo concordatrio dever (A) apresentar impugnao de crdito. (B) protestar seu ttulo e requerer a falncia do devedor. (C) apresentar declarao de crdito. (D) ajuizar ao de execuo contra o devedor. (E) ajuizar ao ordinria contra o devedor.

Gabarito 0 1 . C 0 2 . D 0 3 . C 0 4 . B 0 5 . C 0 6 . A 0 7 . D 0 8 . A 0 9 . B 1 0 . D 1 1 . A 1 2 . E 1 3 . A 1 4 . D 1 5 . E 1 6 . D 1 7 . B 1 8 . E 1 9 . B 2 0 . A 2 1 . D 2 2 . E 2 3 . C 2 4 . B 2 5 . B 2 6 . A 2 7 . D 2 8 . A 2 9 . E 3 0 . D 3 1 . x 3 2 . E 3 3 . A 3 4 . B 3 5 . A 3 6 . A 3 7 . C 3 8 . D 3 9 . B 4 0 . E 4 1 . B 4 2 . C 4 3 . D 4 4 . A 4 5 . E 4 6 . E 4 7 . E 4 8 . B 4 9 . D 5 0 . E 5 1 . E 5 2 . D 5 3 . B 5 4 . D 5 5 . C 5 6 . E 5 7 . B 5 8 . D 5 9 . D 6 0 . E 6 1 . D 6 2 . C 6 3 . C 6 4 . B 6 5 . A 6 6 . D 6 7 . D 6 8 . E 6 9 . C 7 0 . B 7 1 . A 7 2 . B 7 3 . E 7 4 . E 7 5 . E 7 6 . A 7 7 . B 7 8 . C 7 9 . C 8 0 . E 8 1 . D 8 2 . A 8 3 . E 8 4 . C 8 5 . A 8 6 . B 8 7 . B 8 8 . D 8 9 . A 9 0 . D 9 1 . D 9 2 . E 9 3 . A 9 4 . E 9 5 . D 9 6 . B 9 7 . B 9 8 . E 9 9 . B 1 0 0 . C

Topo

S-ar putea să vă placă și