Sunteți pe pagina 1din 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA PSICOLOGIA DA EDUCAO PROF DR PAULO

O GOMES ACADMICA: JENIFER MARQUES CUNHA MATRCULA: 45258

Behaviorismo, John Watson e B.F. Skinner O comportamento o objeto de estudo do behaviorismo, onde vale salientar uma distinta diferena, que na maioria das vezes confundida, entre John Watson e B. F. Sinner. Watson se apoia no que chamamos Behaviorismo Metodologico, onde ele analisa apenas o comportamento publico, ou seja, aquilo que se pode observar. Ja Skinner se baseia no Behaviorismo Radical, que estuda a raiz do problema. O behaviorismo radical, assim como o metodologico estuda o comportamento publico, mas acima de tudo analisa o comportamento privado, que seriam os fenomenos que no podem ser observados, como por exemplo o sonho. Nesta base terica, Skinner e todo behaviorista radical se negam a estudar a mente, apenas analsiam o ser humano e as intervenoes fisicas sofridas pela natureza, assim, negam, absolutamente a existencia de algo que escape ao mundo fisico, ou seja, a mente. Um ponto importante no behaviorismo radical que no h dualismo, no h separao entre mundo interno e externo, por isso que estuda-se a influncia da natureza no ser humano. Segundo Skinner, o comportamento produto de trs histrias: a Filogentica, que est ligada a espcie (filognese); a Ontogentica, que refere-se a histria de vida de cada pessoa e a Cultural que liga-se as prticas culturais exercidas pelas sociedades. Ivan Pavilv criou o chamado condicionamento respondente, utilizado tempos depois por Watson, que o estimulo incondicionado de algo leva a uma resposta incondicionada e tambem que um estimulo condicionado de algo passa a eliciar uma resposta condicionada, sendo com a adio de um estimulo neutro para fazer com que algo leve a outro.

Skinner criou os conceitos basicos de analise do comportamento: o comportamento operante aquilo que voc seleciona para agir, nas contingncias de reforamento o reforo algo que voc apresenta ou retira com o objetivo de aumentar a frequencia daquele comportamento, a extino a retirada deste reforo, a punio uma ao que Skinner estudou para alegar que nao se deve utliliza-l no comportamento do sujeito. Para que tudo isto funcionasse Skinner criou os esquemas de reforamento onde se dividia em reforo continuo e reforo intermitente, e para que tudo isso obtivesse resultado criou os esquemas de reforamento por tempo e por intervalos. Skinner acreditava que todo comportamento determinado pelo ambiente e que atraves de um ensino individualizado, criado por Fred Keller em parceria com Skinner, utilizado na educao distncia um modo ideal de ensino em que cada pessoa pode aprender do seu modo e ao seu tempo.

S-ar putea să vă placă și