Sunteți pe pagina 1din 2

PASSOS AO FAZER UM SERMO

1- Modelo do Sermo: Decida-se quanto ao formato do Sermo: Temtico, Textual ou Expositivo Temtico: o tipo de sermo mais pregado devido a sua facilidade de preparo e pela quantidade de assuntos que podem ser abordado, uma vez que a idia central (tema) do sermo sai de um tema. Ex: As quatro estaes do casamento Textual: um pouco mais difcil de preparar. Nesse tipo de Sermo a idia central do sermo sai de um texto da bblia. Ex: Eu sou o caminho, a verdade e a vida Expositivo: o tipo de sermo mais difcil de preparar e por isso o menos pregado, leva muito tempo para prepar-lo. Nesse modelo de sermo voc expe uma parte considervel das escrituras e faz uma aplicao para hoje (hermenutica e exegese) 2- Objetivo: Onde voc pretende chegar? O que voc espera que as pessoas faam no final do sermo? 3- Propsito: O teu propsito com o sermo ?
Descrio dos Propsitos Gerais Apologtico: Defender a s doutrina do ataques das heresias.

Consagratrio:

Estimular o crente a dedicar seus talentos, tempo e influncia a servio do reino de Deus.

Consolador:

Fortalecer e dar nimo ao crente em meio s provas e crises de sua vida pessoal.

Evangelstico:

Persuadir os perdidos ao arrependimento.

Encorajador:

Encorajar o crente a desejar, buscar e conquistar os dons, as promessas, os desafios e as bnos de Deus. Intensificar nos crentes o sentimento de amorosa devoo para com Deus.

Devocional:

Doutrinrio:

Didtico, ou seja, instruir os crentes na s doutrina.

tico ou Moral:

Ajudar o crente a pautar sua conduta diria e suas relaes sociais de acordo com os princpios cristos.

Exortativo:

Corrigir o crente em sua caminhada crist.

4- Texto: Qual texto voc ir usar, leia uma parte ou todo, ou ainda conforme voc realiza a mensagem 5 - Tema: O que voc vai falar? Orao, F, Amor etc. 6 - Introduo: Prepara os ouvintes para receber a mensagem. Serve para despertar os ouvintes para que entendam o assunto e o propsito do sermo, cria uma atmosfera de empatia com o pregador.

- Deve ser interessante, breve, ter relao com o texto, tema ou ttulo do sermo. Deve ser Clara e Objetiva e no deve prometer Demais. Tipos de Introduo: Introduo textual: Pode vir antes da leitura do texto, a explicao de fatores importantes relacionados ao texto, o chamado pano- de- fundo EX: O povo estava caminhando pelo deserto at que eles chegaram em... Introduo de Problema: levantar um problema que ser (dever) ser respondido pelo sermo. EX: Quais as implicaes da ressurreio de Jesus? Podemos ter a vida eterna... Introduo de Citao: Citao da Bblia, de Jornal, de poesia da Histria etc. Manchete de jornal, revistas etc. Introduo de Ilustrao: Experincias suas ou de outros, histrias que s vezes podem ser engraadas. EX: Orei pela virgem Maria... Introduo de Lio Objetiva: Faz-se com algum objeto, coisa etc. EX: A do Bom-bom que eu fiz 7- Desenvolvimento: o cerne do sermo o contedo dele. no desenvolvimento que esto s divises e as subdivises. As divises so os tpicos do sermo e devem ser no mnimo trs e no mximo cinco e devem ficar BEM CLARA para os ouvintes. Dentro dessas divises se voc achar necessrio pode colocar as subdivises, s no coloque muitas 1 ou 2 esto de bom tamanho. Cuidar para que aja equilbrio de tempo entre as divises, ou seja; elas devem durar aproximadamente o mesmo tempo. Elas devem ser colocadas em ordem progressivas, do argumento mais fraco para o mais forte. De onde saem s divises? No sermo textual do prprio texto. No sermo temtico o tema quem sugere as divises (procurar temas divisveis). 8- Ilustrao: Use sempre que possvel, mas sem exagerar nem repetir as mesmas ou velhas ilustraes. um timo recurso para memorizao, Jesus as usou muitas vezes. Ela deve ser simples e de fcil interpretao, deve estar entrelaada com o tema, texto ou ttulo do sermo, tem que ter haver com o sermo. Cultivar a arte de contar histrias e timo para se contar boas ilustraes. 9 - Concluso: A concluso a parte mais importante do Sermo, ela deve levar o ouvinte a tomar atitude estabelecida l no tpico 1- OBJETIVO. Deve ser Clara, nunca introduza novo assunto. Deve ser pessoal: a luz dessa mensagem o que o Senhor Jesus quer que EU FAA? Deve ser amorosa, positiva e vigorosa. Pode ser em forma de APELO: para no crentes ou pode ser DESAFIO: para crentes. Sempre diga: PARA CONCLUIR, para situar os que esto voando. Depois de dizer que vai terminar termine, no fique falando mais meia hora. 10- Conselhos Finais: No fique nervoso, se ficar saiba que normal e no se desespere voc capaz. E seguindo essa estrutura voc ter grandes chances de conseguir timos resultados. No esquea voc como pregador parte da mensagem, ento cuidado com a indumentria, trejeitos e manias, e o mais importante esteja preparado psicologicamente para pregar, disso depender todo o seu esforo.

S-ar putea să vă placă și