Sunteți pe pagina 1din 3

1

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS NCLEO - BETIM

FUNO SOCIAL NO CAMPO DO PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAL

Como fazer o diagnstico para um portador de necessidades especiais? Quando verificamos na histria observamos que na antiguidade a deficincia mental era vista como algo que deveria ser rejeitado, aniquilado. Para exemplificar pode-se Ana Paula dos Santos citar o fato de Plato pedir a morte de todas as crianas invlidas, para que a raa se mantivesse pura. Nesse perodo no existiam locais especficos para confinar essas pessoas. A partir do sc. XVII buscaram-se limites entre normalidade e anormalidade, em virtude da diviso entre razo/desrazo. J sc. XIX o deficiente mental foi classificado segundo critrios mltiplos. As dificuldades na delimitao do normal e do anormal na rea da inteligncia, associadas impossibilidade da medicina de responder s dvidas no campo da etiologia, reforaram a utilizao do critrio educacional, baseado na pedagogia humanista. No incio do sc XX, na era da psicometria, a criana anormal passou a ser definida, no em funo da patologia, mas em relao s aquisies escolares prprias sua idade cronolgica. As classificaes propostas pela cincia fazem com que as diferenas identificadas no real ou criadas socialmente estigmatizem o sujeito, segregando aqueles que se encaixam nestas classificaes.

2 As dificuldades de aprendizagem podem estar ligadas a patologias orgnicas, a questes ambientais, como scio-econmicas, escolares ou familiares, ou podem dizer respeito prpria estrutura do sujeito. Muitas vezes o fato do orgnico se sobrepor de tal forma ao psiquismo acaba dificultando o deficiente de ser sujeito. E com base no tratamento psicanaltico pode distinguir-se do imaginrio materno, saindo de sua posio de objeto e advindo enquanto sujeito. Um outro aspecto a ser destacado tambm se refere s instituies que abrigam portadores de deficincia, so em sua grande maioria segregadoras, pois no possibilitam a sada dessas pessoas que, se por um lado apresentam limitaes fsicas, por outro so mantidas numa posio de assujeitamento e menos valia. As atividades de oficina, livres ou coordenadas, individuais ou grupais, realizadas em uma instituio devem favorecer a livre expresso e criao, sendo o produto final resultado de cada manifestao individual. Os espaos de participao social criado atravs de atividades dentro das instituies podem oferecer a possibilidade de o dbil, o incapaz mostrar-se um cidado capaz de criar, de produzir o prprio saber, se posicionando de maneira menos submetida ao Outro Institucional. Reconhecer o nosso mal estar diante do diferente e no neg-lo necessrio para a construo de um trabalho e de um saber. Negar a diferena pode ser a tentativa para eliminar a ansiedade que o diferente provoca, enquanto que reconhecer a diferena seria a busca para desconstruir o imaginrio social que aproxima e equivale diferena desigualdade. Os profissionais que trabalham com o deficiente correm o risco de atender demanda social como ela se apresenta, de buscar formas de adaptao social. A

3 proposta o surgimento de um sujeito de palavras, podendo reconstruir sua histria, descobrindo seus talentos e habilidades, se deslocando desse lugar que lhe conferido e podendo construir um outro lugar.

S-ar putea să vă placă și