Sunteți pe pagina 1din 24

Prezado(a) aluno(a): Para que a Secretaria da Educao possa melhorar o ensino, precisamos saber realmente o que voc sabe.

Por isso, estamos lhe entregando um Caderno de Prova que contm questes de Leitura e de Matemtica. A finalidade dessa aplicao de melhorar o ensino de sua escola. Assim, voc deve responder a ela com muito cuidado, no deixando questes em branco, procurando realmente mostrar o que sabe sobre o contedo avaliado, considerando esta prova, enfim, como instrumento importante que lhe trar benefcios. Antes de dar suas respostas, leia as instrues abaixo.

INSTRUES GERAIS 1) As questes da prova esto numeradas e apresentam diferentes alternativas de resposta para voc escolher. 2) Antes de responder a cada questo, importante que voc pense sobre as alternativas. 3) Para cada questo, escolha uma nica resposta e marque-a no Caderno de Prova. 4) Responda a todas as questes. 5) Aps responder a todas as questes, marque suas respostas na Folha de Respostas. 6) Use lpis preto ou caneta preta. 7) Confira se o seu nome est pr-identificado na Folha de Respostas. 8) Para cada questo da Folha de Respostas, preencha o espao correspondente letra que indica a resposta que voc assinalou no Caderno. 9) Exemplo: Se, na questo 1, voc escolheu a letra A, marque sua resposta da seguinte maneira: 01 A B C D

Escreva, na capa do Caderno de Prova, seu nome completo, o nome da sua escola, o nome da sua turma e o seu Nmero Tringulo (nmero que aparece em sua Folha de Respostas entre dois tringulos). 10) A Folha de Respostas no poder ser devolvida em branco, nem dever ser rabiscada, amassada, alterada ou rasurada. 11) Em caso de dvida ou engano, solicite ajuda ao(a) professor(a). Obrigado!

DEBAIXO DA PONTE

Moravam debaixo da ponte. Oficialmente, no lugar onde se more, porm eles moravam. Ningum lhes cobrava aluguel, imposto predial, taxa de condomnio: a ponte de todos, na parte de cima; de ningum, na parte de baixo. No pagavam conta de luz e gs, porque luz e gs no consumiam. No reclamavam contra falta dgua, raramente observada por baixo de pontes. Problema de lixo no tinham; podia ser atirado em qualquer parte, embora no conviesse atir-lo em parte alguma, se dele vinham muitas vezes o vesturio, o alimento, objetos de casa. Viviam debaixo da ponte, podiam dar esse endereo a amigos, receb-los, faz-los desfrutar comodidades internas da ponte. tarde surgiu precisamente um amigo que morava nem ele mesmo sabia onde, mas certamente morava: nem s a ponte lugar de moradia para quem no dispe de outro rancho. H bancos confortveis nos jardins, muito disputados; a calada, um pouco menos propcia; a cavidade na pedra, o mato. At o ar uma casa, se soubermos habitlo, principalmente o ar da rua. O que morava no se sabe onde vinha visitar os de debaixo da ponte e trazer-lhes uma grande posta de carne. Nem todos os dias se pega uma posta de carne. No basta procur-la; preciso que ela exista, o que costuma acontecer dentro de certas limitaes de espao e de lei. Aquela vinha at eles, debaixo da ponte, e no estavam sonhando, sentiam a presena fsica da ponte, o amigo rindo diante deles, a posta bem pegvel, comvel. Fora encontrada no vazadouro, supermercado para quem sabe freqent-lo, e aqueles trs o sabiam, de longa e olfativa cincia. Com-la crua ou sem tempero no teria o mesmo gosto. Um de debaixo da ponte saiu caa de sal. E havia sal jogado a um canto de rua, dentro da lata. Tambm o sal existe sob determinadas regras, mas pode tornar-se acessvel conforme as circunstncias. E a lata foi trazida para debaixo da ponte. Debaixo da ponte os trs prepararam comida. Debaixo da ponte a comeram. No sendo operao diria, cada um saboreava duas vezes: a carne e a sensao de raridade da carne. E iriam aproveitar o resto do dia dormindo (pois no h coisa melhor, depois de um prazer, do que o prazer complementar do esquecimento), quando comearam a sentir dores. Dores que foram aumentando, mas podiam ser atribudas ao espanto de alguma parte do organismo de cada um, vendo-se alimentado sem que lhe houvesse chegado notcia prvia de alimento. Dois morreram logo, o terceiro agoniza no hospital. Dizem uns que morreram da carne, dizem outros que do sal, pois era soda custica. H duas vagas debaixo da ponte.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Debaixo da ponte. In: Obra Completa, Rio de Janeiro: Jos Aguilar Editora, 1967, p. 896-897.

SARESP 2005 noite 3a srie EM

01. No primeiro pargrafo, ao introduzir o cenrio, o narrador j anuncia o


envenenamento das personagens quando diz (A) (B) (C) (D) Ningum lhes cobrava aluguel. No pagavam conta de luz e gs. No reclamavam contra falta dgua. Problema de lixo no tinham.

02. O narrador, ao no atribuir nomes prprios s personagens, busca apresent-los


como (A) (B) (C) (D) desiludidos da sociedade urbana. excludos dos direitos de cidadania. representantes de grupos sociais diferentes. tipos sociais de prestgio.

03. Ao terminar o texto com a afirmao H duas vagas debaixo da ponte., o narrador
sugere que a tragdia ser (A) (B) (C) (D) repetida. transformada. revertida. averiguada.

04. O trecho em que aparece o primeiro fato que gera o conflito da narrativa :
(A) (B) (C) (D) tarde, surgiu precisamente um amigo (...) E iriam aproveitar o resto do dia dormindo (...) Um de debaixo da ponte saiu caa de sal. E a lata foi trazida para debaixo da ponte.

05. A perspectiva de quem narra marcada por


(A) (B) (C) (D) satisfao. espanto. naturalidade. horror.

SARESP 2005 noite 3a srie EM

O BICHO Vi ontem um bicho Na imundcie do ptio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era co, No era gato, No era rato. O bicho, meu Deus, era um homem.
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993, p. 283-284.

06. A expresso Engolia com voracidade refere-se ao


(A) (B) (C) (D) co. gato. rato. homem.

07. A espresso no examinava nem cheirava refora a idia de:


(A) (B) (C) (D) co. bicho. gato. rato.

08. O momento decisivo do poema acontece


(A) (B) (C) (D) na terceira estrofe. no terceiro verso. no sexto verso. na quarta estrofe.

SARESP 2005 noite 3a srie EM

09. Considerando-se a acepo de dicionrio da palavra bicho: qualquer dos animais


terrestres exceo do homem e o poema, pode-se dizer que o poeta criou uma imagem de (A) (B) (C) (D) contradio aparente. afirmao incontestvel. definio confusa. concluso insuficiente.

10. O sentimento do poeta que prevalece no poema de


(A) (B) (C) (D) liberdade. indignao. nostalgia. esperana.

HANSEN A BORDO DO NAVIO DE CASTRO ALVES (...) Castro Alves juntou as tintas mais negras para dar um quadro dantesco que ajudou a formar uma conscincia contra a escravido, mas sabemos que esse quadro pecava por muito e por pouco. Por muito porque nem sempre todas as circunstncias referidas no poema se conjugavam. Por pouco porque muitos outros elementos dramticos, dantescos, no foram utilizados. (...) Castro Alves no quis (nem podia) fazer um poema documental. A maldade era o trfico. Trazer o negro custava dinheiro e trabalho, e era do interesse do traficante proteger a sua mercadoria, que lhe dava lucros fabulosos no Brasil. certo que a ganncia permitia que os navios trouxessem carga superior sua arqueao e que a morte se instalava a bordo para fazer a viagem de volta, reduzindo de um tero o nmero de flegos, eliminados por varola, escorbuto, beribri, ou envenenados pela comida deteriorada. Muitos negros, por desleixo dos capites, chegavam aos navios atacados de bexigas ou de lepra. (...) Enfureceu-se com a dana do convs, que era um costume salutar, pois dava ar puro e movimento aos corpos emperrados e angustiados na estreiteza dos pores, mas apenas observou que a escravaria viajava acorrentada presa nos elos de uma s cadeia sem tirar todo o proveito potico desse fato. As correntes serviam para inocentar os traficantes toda a carga humana podia ser lanada ao mar sem deixar vestgios quando a Marinha Inglesa passou a interceptar os navios de escravos e a processar, com extremo rigor, os seus capites. (...)
CARNEIRO, Edison. Hansen a bordo do Navio de Castro Alves. In: Castro Alves. Navio Negreiro. Braslia: Imprensa Nacional, 1988. (adaptado)

SARESP 2005 noite 3a srie EM

11. Segundo o texto, os escravos eram acorrentados uns aos outros como uma forma
premeditada para (A) (B) (C) (D) proteger a mercadoria. reduzir o nmero de fugas. propiciar a dana no convs. inocentar os traficantes.

12. A expresso quadro dantesco pode ser associada aos seguintes versos de o Navio
Negreiro: (A) Stamos em pleno mar... Douto no espao/ Brinca o luar dourada borboleta. (B) Por que foges assim barco ligeiro?/ Por que foges do pvido poeta? (C) Tinir de ferros... estalar de aoite.../ Legies de homens negros como a noite,/ Horrendos a danar... (D) Existe um povo, que a bandeira empresta/ Pra cobrir tanta infmia e cobardia!...

13. O texto alterna a exposio de fatos histricos com opinies e comentrios do autor.
Assinale a alternativa que contenha um comentrio do autor. (A) (B) (C) (D) A maldade era o trfico. Os navios traziam carga superior sua arqueao. Muitos escravos morriam envenenados. A Marinha Inglesa interceptava os navios de escravos.

14. A afirmao Castro Alves no quis (nem podia) fazer um poema documental.
sugere que o poema Navio Negreiro (A) (B) (C) (D) reproduz o fato histrico do trfico de escravos. constitui uma expresso artstica do fato real. retrata com fidelidade os episdios ocorridos na poca. prioriza uma parte especfica do fato histrico.

15. Para o autor, Castro Alves, no poema Navio Negreiro, tambm apresenta
(A) (B) (C) (D) equvocos literrios. costumes salutares. circunstncias incompatveis. senso dos mistrios.

SARESP 2005 noite 3a srie EM

INTOLERNCIA AOS MORADORES DE RUA

Assistimos cotidianamente a uma maratona de agresses de toda espcie, qualificadas de atos violentos. (...) Esse no um fenmeno novo. Ao contrrio. Estudos mostram a indignao diante da misria e o medo desses animais urbanos mulheres e homens pauperizados e ocultam atividades que desenhavam a esttica e as emoes da cidade ainda nos sculos 18 e 19. com este olhar sobre o passado, que desnuda as contradies do presente, que proponho dois eixos de leitura sobre o massacre dos moradores de rua no Brasil. O primeiro refere-se natureza do fenmeno. Sua origem est nas razes do Brasil, em seu modelo de sociedade excludente, desigual, que gera uma espcie de violncia estrutural, pelo fato de que a riqueza socialmente produzida concentra-se em poder de poucos, pela fragilidade das polticas pblicas no s de segurana, mas de trabalho, habitao, lazer e, sobretudo, de educao, a principal fonte de formao da cidadania emancipatria. (...) O segundo se refere natureza das prticas cotidianas dos moradores de rua. Essas desestabilizam as instituies imaginrias da sociedade, pois as prticas de violncia surgem a partir de conflitos de valores, tornando compreensvel uma situao de ameaa e desequilbrio da sociedade. Como os moradores de rua esto excludos dos mundos socialmente aceitos (a casa, a famlia e o trabalho), suas prticas incomodam nossa sociedade extremamente preconceituosa, haja vista que os mendigos dos grandes centros urbanos brasileiros continuam sendo vistos como parasitas, prevalecendo ainda, na contemporaneidade, a viso higienista das elites brasileiras do passado. Como no cidados, os moradores de rua so bodes expiatrios da banalizao da violncia em nosso pas. (...)
CARVALHO, Denise Bomtempo Birche de. Intolerncia aos moradores de rua. Jornal da Universidade de Braslia, 14 de setembro de 2004. pgina da Internet, htpp.www.unb.org.br, artigos, editado em 01/09/2005. (adaptado)

16. A afirmao Assistimos cotidianamente a uma maratona de agresses de toda


espcie, qualificadas de atos violentos. reiterada no trecho do texto (A) (B) (C) (D) instituies imaginrias da sociedade. indignao diante da misria. viso higienista das elites brasileiras do passado. banalizao da violncia em nosso pas.

10

SARESP 2005 noite 3a srie EM

17. Para compreender o problema do massacre dos moradores de rua, a autora prope
a anlise de dois pontos de vista: (A) (B) (C) (D) a sua origem e a sua concretizao. a sua ameaa e a sua inexistncia. a sua violncia e a sua segurana. a sua viso e a sua elitizao.

18. Segundo a autora o modelo brasileiro de sociedade excludente tem como causas:
(A) (B) (C) (D) economia e poltica. segurana e trabalho. lazer e educao. habitao e sade.

19. A autora enfatiza sua indignao diante da intolerncia aos moradores de rua
quando se utiliza da expresso (A) (B) (C) (D) assistimos a uma maratona de agresses. nossa sociedade extremamente preconceituosa. sua origem est nas razes do Brasil. instituies imaginrias da sociedade.

20. A autora, para resolver o problema, defende uma ao efetiva das


(A) (B) (C) (D) polticas pblicas. entidades partidrias. famlias brasileiras. elites nacionais.

21. Para a autora, o massacre dos moradores de rua se justifica pela


(A) (B) (C) (D) estrutura da sociedade brasileira. emancipao dos desfavorecidos. histria da humanidade. opinio pblica.

SARESP 2005 noite 3a srie EM

11

12

SARESP 2005 noite 3a srie EM

22. Entre as cinco prioridades do UNICEF, aquela relacionada diretamente com a


questo do gnero (A) (B) (C) (D) educao das meninas. primeira infncia. a luta contra o HIV/AIDS. proteo criana.

23. Em Obrigado por seu apoio constante!, a palavra grifada indica que a propaganda
destinada (A) (B) (C) (D) a crianas pobres do UNICEF. a pessoas colaboradoras do UNICEF. aos 160 pases ajudados pelo UNICEF. aos direitos da criana do UNICEF.

24. O UNICEF representado na foto pela imagem de


(A) (B) (C) (D) suas cinco prioridades. sofrimento das crianas. sua finalidade. seus conflitos e desastres naturais.

25. A Carta do Embaixador Roger Moore assume o carter assistencialista das aes do
UNICEF quando diz que (A) (B) (C) (D) junte-se a mim comprando lindos cartes. orientado pela Conveno sobre os Direitos da Criana. continua a aliviar o sofrimento de milhes de crianas. mobiliza vontade poltica e recursos humanos.

26. A propaganda tem por principal finalidade


(A) (B) (C) (D) comemorar o aniversrio do UNICEF. arrecadar dinheiro para as aes do UNICEF. traar um panorama histrico do UNICEF. apresentar a prestao de contas do UNICEF.

SARESP 2005 noite 3a srie EM

13

01. Maria comprou um fogo novo na promoo da loja X que oferecia qualquer produto
com 20% de desconto sobre o preo de tabela. Se Maria pagou R$360,00 pelo fogo, o preo de tabela era: (A) (B) (C) (D) R$ 432,00 R$ 440,00 R$ 450,00 R$ 468,00

02. Certo banco cobra juros simples de 0,3% ao dia para contas pagas com atraso de
at 30 dias. Pedro pagou uma conta de R$50,00 com atraso de 12 dias. O valor pago por Pedro foi de: (A) (B) (C) (D) R$ 51,00 R$ 51,40 R$ 51,80 R$ 52,20

03. A empresa X garante rendimento de 20% ao ano sobre o capital investido. Se


Augusto investiu R$ 500.000,00 na empresa X ele ter aps trs anos: (A) (B) (C) (D) R$ 800.000,00 R$ 826.000,00 R$ 842.000,00 R$ 864.000,00

04. O grfico abaixo mostra o valor a ser pago por uma conta no valor de R$ 200,00, em
funo no nmero de dias de atraso no pagamento.
210 209 208 207 206 205 204 203 202 201 200 0 5 10 15 dias 20 25 30

A taxa de juros dirios cobrados pelo banco de: (A) 0,15% (B) 0,3% (C) 1,5% (D) 3%

SARESP 2005 noite 3a srie EM

R$

15

05. Certo investimento rende 1% ao ms. Aplicando 100 reais hoje, em um ano o valor
deste investimento ser: (A) (B) (C) (D)

100 (0,1)12 12 100 (0,01) 12 100 (1,1) 12 100 (1,01)

06. Um capital foi aplicado a juros compostos de 1% ao ms. O grfico que melhor
traduz a evoluo deste capital com o tempo : (A) (B)

(C)

(D)

07. Uma das razes da equao x 2 6 x + 34 = 0 :


(A) (B) (C) (D) 3 + 5i 5 + 2i 3 + 2i 2 + 3i

08. O valor numrico do polinmio P( x) = x 3 2 x 2 + 2 para x = 1


(A) (B) (C) (D) 0 1 2 3

16

SARESP 2005 noite 3a srie EM

09. Sabendo-se que o resto da diviso de um polinmio P(x) de grau maior ou igual a 1
por um polinmio Q( x) = x a igual a P(a), calcule o resto da diviso de

x 5 3x 4 + 6 x 2 5 por x 2 .
(A) (B) (C) (D) 2 3 4 5

10. O maior lado do tringulo de vrtices A = (0; 4) , B = (1;1) e C = (1; 2) mede,


aproximadamente: (A) 3,6 (B) 6,1 (C) 7,0 (D) 37,0

11. Considere os pontos A=(1,4) e B=(3,6). O ponto mdio do segmento AB :


(A) (B) (C) (D) (1,1) (2,2) (2,5) (4,10)

12. A rea do tringulo ABC cujos vrtices esto indicados na figura abaixo :

(A) 6 (B) 10 (C) 12 (D) 20

SARESP 2005 noite 3a srie EM

17

13. Os pontos (1,1), (3,5) e (6,k) so colineares. O valor de k :


(A) -9 (B) 9 (C) 10 (D) 11

14. No grfico abaixo, voc v uma reta que corta o eixo X no ponto de abscissa 8, e o
eixo Y no ponto de ordenada 6. A equao dessa reta :

(A) (B) (C) (D)

3 y = x+6 4 3 y = x+6 4 y = 6 x + 8 y = 6x + 8

15. A equao da reta que contm os pontos (1, 6) e (5, 4) :


(A) (B) (C) (D)

y = x + 7 x 11 y= + 2 2 y = 2 x + 8 x 13 y= + 2 2
x=t+4 . y = 3t 1

16. As equaes paramtricas de uma reta so


A equao dessa reta na forma geral : (A) (B) (C) (D)

3x + y = 11 3x y = 13 x + 3y = 1 x 3y = 7

18

SARESP 2005 noite 3a srie EM

17. As retas de equaes y = 5 x 1 e y = x + 2 :


(A) (B) (C) (D) so coincidentes. so paralelas e distintas. so perpendiculares. formam um ngulo agudo e outro obtuso.

1 5

18. Uma circunferncia est inscrita em um quadrado conforme indica a figura abaixo. A
equao desta circunferncia :

(A) (B)

( x 2) 2 + ( y 1) 2 = 1 ( x 2) 2 + ( y 1) 2 = 2

(C) ( x + 2) 2 + ( y + 1) 2 = 2 (D) ( x + 2) 2 + ( y + 1) 2 = 1

19. Um valor de c para que a reta y = c seja tangente circunferncia x 2 + y 2 = 25 :


(A) 1 (B) 5 (C) 10 (D) 25

20. Uma esfera est inscrita em um cilindro circular reto. A razo entre a rea da esfera
e a rea do cilindro : Dado: rea da esfera = 4R 2 (A) (B) (C) (D) 1/2 2/3 3/4 4/5

SARESP 2005 noite 3a srie EM

19

21. Carlos tem muitas bolas de gude (feitas de vidro) com 1cm de raio e seu pai tem na
sala um belo cone de vidro cuja base tem 5 cm de raio e cuja altura mede 12cm. O nmero de bolas de gude que Carlos deve reunir para que o peso das bolas seja igual ao do cone : Dado: Volume da esfera = (A) (B) (C) (D) 66 75 80 90

4 3 R 3

22. Uma fazenda dedica-se produo de trigo, soja e milho. A tabela abaixo mostra a
produo em toneladas nos anos de 2003 e 2004. trigo 150 120 soja 80 140 milho 60 90

2003 2004

O grfico que melhor representa esta situao : (A) (B)

(C)

(D)

20

SARESP 2005 noite 3a srie EM

23. Numa turma de 58 alunos, foi aplicado e corrigido um teste, atribuindo-se notas de
0 a 10. O histograma a seguir apresenta a freqncia das notas para cada intervalo de notas com amplitude 2.

O nmero mais provvel de alunos que tiraram notas entre 3 e 7 foi: (A) (B) (C) (D) 24 27 39 54

24. Em uma pesquisa feita com 1000 casais de certa cidade, uma das perguntas era
sobre o nmero de filhos. As respostas foram organizadas da seguinte forma: A = nenhum filho, B = 1 filho, C = 2 filhos, D = 3 filhos, E = 4 ou mais filhos. A distribuio das freqncias das respostas est abaixo.

Ento: (A) (B) (C) (D) Cerca de 20% dos casais pesquisados possui 2 filhos O nmero de casais que possui 4 ou mais filhos supera o nmero de casais com 3 filhos. Escolhendo um casal ao acaso mais provvel que tenha 1 filho do que 3 filhos. Mais da metade dos casais pesquisados possui 1 ou 2 filhos.

SARESP 2005 noite 3a srie EM

21

25. Em uma prova de Matemtica realizada pelos 40 alunos de uma turma, as notas
foram nmeros inteiros de 1 a 10. O grfico de barras abaixo mostra a freqncia das notas:

A mdia da turma nessa prova foi aproximadamente igual a: (A) (B) (C) (D) 4,5 5,0 5,5 6,0

26. Para estimar a probabilidade de que os moradores de um certo bairro toram pelo
Palmeiras, um pesquisador selecionou trs amostras independentes de pessoas. Nessas amostras cada pessoa tem a mesma chance de incluso. Na primeira, de 200 pessoas, ele encontrou 20% de palmeirenses. Na segunda, de 300 pessoas, ele encontrou 30% de palmeirenses. E na terceira, de 500 pessoas, ele encontrou 28% de palmeirenses. A melhor estimativa que ele pode obter para a proporo de palmeirenses no bairro de: (A) (B) (C) (D) 24% 27% 28% 78%

22

SARESP 2005 noite 3a srie EM

S-ar putea să vă placă și