Sunteți pe pagina 1din 5

Propostas de provas-modelo

PROPOSTA DE PROVA-MODELO
12. ANO DE ESCOLARIDADE Durao da prova: 120 minutos PROPOSTA DE PROVA-MODELO 1

PROVA ESCRITA DE HISTRIA

GRUPO I O ESTADO TOTALITRIO ESTALINISTA Documento 1


Emprego nos sectores secundrio e tercirio (em milhes)
24 22 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 1928 1940
Unidades agrcolas colectivizadas

Documento 2
Colectivizao dos campos (em percentagem)
1,7 % Operrios Empregados de servios 1928

61,5 %

1932

96,9 %

1940
Outras unidades agrcolas

Documento 3 A oposio colectivizao da agricultura Todos os dias nos enviam pessoas que vm pedir-nos para assinar a nossa adeso a tal ou a tal kolkhoze, para uma escravido eterna, mas no queremos deixar as nossas casas. Talvez seja uma pobre cabana, mas ela minha; o meu cavalo talvez uma mula, mas pertence-me. Entre ns o que trabalha mais tem alguma coisa para comer. Ns, os camponeses, estamos habituados ao trabalho. [...]. por isso que ns vos pedimos para renunciar a cri-lo [o kolkhoze] e deixar aos camponeses as suas propriedades. Ento estareis seguros que cada um de entre ns ser capaz de trazer para o mercado mais excedentes e o comrcio ser livre. Ns, camponeses pobres, pedimo-vos para mudarem tudo, para nos darem a liberdade, e ento seremos felizes em ajudar o Estado. Documento 4 A represso estalinista Tem-se notado que um grande nmero de antigos kulaks e de criminosos, deportados nas longnquas regies da Sibria e do Grande Norte e em seguida regressados a casa, esto hoje implicados numa srie de aces terroristas e de actividades anti-soviticas, tanto nos kolkhoses e sovkhoses, como nos transportes e empresas. O Comit Central do Partido Comunista prope a todos os secretrios das organizaes regionais do Partido e a todos os representantes regionais [] que elaborem uma lista de todos esses elementos anti-soviticos. Os mais activos sero imediatamente presos e fuzilados []. Os outros, menos activos, mas no menos anti-soviticos, sero internados e deportados.

Proposta de prova-modelo 1

Documento 5

Traduo: Estaline, o amigo

1. Justifique as alteraes verificadas nos sectores secundrio e tercirio da populao activa da URSS (Documento 1). 2. Insira os dados evidenciados pelos Documentos 1 e 2 na conjuntura de construo da sociedade socialista. 3. Esclarea as circunstncias em que decorreu o processo de colectivizao da agricultura (documentos 3 e 4). 4. Identifique a mensagem veiculada pelo Documento 5. 5. Explicite a estratgia do regime sovitico nos anos 30 do sculo XX. A sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, os seguintes tpicos de desenvolvimento: a construo da sociedade socialista; o modelo poltico estalinista. A sua resposta deve integrar, para alm dos seus conhecimentos, os dados disponveis nos documentos 1 a 5.
Identificao das fontes Docs. 1 e 2 A. Reis (dir. de), Histria do Sculo XX, Lisboa, Edies Alfa, 1995 (adaptado) Doc. 3 Carta de um campons, pequeno proprietrio, dos arredores de Smolensk, a um jornaI, in Les Mmoires de LEurope, vol. V, Paris, Robert Lafont, 1973 Doc. 4 Resoluo n. 94 do Politburo, de 2 de Julho de 1937 Doc. 5 Cartaz de propaganda estalinista

GRUPO II A POLTICA DE ALIANAS LIDERADA PELOS EUA Os EUA e o sistema defensivo ocidental (1954) A ameaa que enfrentamos no passageira. uma ameaa que pode durar muito tempo. A nossa poltica deve ter isso em conta [...]. O grupo de naes submetidas ao domnio sovitico [...] constitui um vasto e compacto territrio com uma populao que se eleva a 800 milhes de habitantes [...]. A sua posio estratgica [...] d possibilidade ao bloco sovitico de utilizar com fins ofensivos as rotas do rctico, o que coloca as nossas regies industriais ao alcance de um ataque sbito. A ameaa que evocamos no s de ordem militar. A Internacional Comunista pe disposio dos dirigentes soviticos uma rede poltica que se estende pelo mundo inteiro. Esta rede compreende um nmero considervel de agitadores treinados e apoiados por uma poderosa organizao de propaganda. Esta foi concebida para explorar o descontentamento sob todas as suas formas, quer seja o que se ope ao colonialismo quer seja o que surge das ms condies econmicas. No fcil gizar uma poltica que se possa opor a um perigo to centralizado, to vasto, to variado e to sustentado [...]. A nossa esperana est na combinao de dois princpios: a criao de uma fora que seja obra de todos os membros da nossa comunidade e a utilizao desta fora para desencorajar qualquer agresso, por esta se revelar to gravosa quanto possvel para o prprio agressor. Para as naes livres, a pedra angular da segurana deve ser um sistema colectivo de defesa [...]: a NATO constitui a melhor concretizao desta ideia.

Propostas de provas-modelo

1. Identifique as ameaas que, segundo o secretrio de Estado americano, pairavam sobre a comunidade ocidental. 2. Esclarea a estratgia defensiva proposta pelo referido governante americano. 3. Insira o contedo deste discurso no contexto geopoltico do tempo em que proferido.
Identificao da fonte Discurso de Foster Dulles, secretrio de Estado dos EUA, durante a presidncia de Eisenhower, Abril de 1954 (adaptado)

COTAES
Grupo Itens
1. 2. 3. 4. 5 1. 2. 3.

Pontuao
20 20 20 20 50 20 20 30

Total

130

II

70

TOTAL ....................................................... 200 pontos

Proposta de resoluo GRUPO I Questo 1


A partir dos dados do documento 1, podemos verificar que a populao sovitica empregada nos sectores secundrio e tercirio registou um considervel crescimento, nos anos 30 do sculo XX. Concretamente, num curto espao de 12 anos, o nmero de operrios passou de pouco mais de nove milhes para cerca de vinte e trs milhes e o nmero de empregados nos servios mais que triplicou, ao registar um crescimento de um pouco mais de dois milhes para cerca de dez milhes. Estes dados so consequncia da profunda transformao por que passou a estrutura produtiva na URSS, com a ascenso de Estaline ao poder. Efectivamente, Estaline, empenhado no arranque irreversvel para a construo da sociedade socialista e na transformao da URSS numa grande potncia mundial, empreendeu uma poltica de industrializao, sob rigorosa direco do Estado, em sucessivos perodos de cinco anos. Foi o tempo dos planos quinquenais em que a URSS se lanou no desenvolvimento da grande indstria pesada e ligeira, arrastando, em consequncia, o desenvolvimento dos sectores dos servios, tambm ligados burocratizao do Estado.

Questo 2
Estaline ascendeu ao poder em 1928 defendendo a tese de que era necessrio consolidar o comunismo na URSS e s depois partir para a sua internacionalizao, como defendia Trotsky, seu opositor. Esta consolidao do comunismo, de que a sociedade socialista era a mais importante manifestao, s era possvel atravs de um combate eficaz ao atraso econmico que tinha marcado os anos 20, em consequncia da guerra civil em que a Rssia se viu envolvida. Por conseguinte, Estaline suspendeu a NEP que vinha dando azo formao de um forte sector privado de homens de negcios, os nepmen, e de agricultores, os kulaks, e implementou uma poltica de nacionalizao de todo o sector produtivo, onde se insere o desenvolvimento da indstria sob forte direco do Estado, conforme referimos na resposta anterior, e de colectivizao dos campos, conforme podemos concluir da anlise do documento 2, no que refere agricultura. Da actuao poltica de Estaline resultou que, em 1940, praticamente no havia propriedade privada na URSS. O Estado apropriara-se da propriedade da terra, do subsolo, das instalaes fabris, das redes de distribuio, do comrcio e at de capitais e de outros rendimentos do trabalho, transformando os antigos proprietrios em simples assalariados socialistas.

Proposta de prova-modelo 1

Questo 3
Claro que este processo de nacionalizao da economia e de construo da sociedade socialista contou com uma forte oposio do sector privado, nomeadamente dos camponeses, os kulaks, agarrados s suas propriedades e que se opem instituio dos kolkhoses. Consideram que estas grandes propriedades colectivas, geridas e trabalhadas por camponeses, geralmente da mesma regio, em regime cooperativo, mais no so do que uma forma de escravido eterna e que no produziro com a qualidade e a quantidade que produziriam as terras se se mantivessem como propriedade privada. A razo que podiam ter os camponeses foi duramente contrariada por Estaline ao impor uma severa represso sobre quem se opusesse ao processo de colectivizao dos campos. Sob acusao de sabotagem do desenvolvimento econmico da URSS e do processo revolucionrio, os antigos proprietrios das terras que manifestassem o mais pequeno sinal de oposio poltica econmica estalinista eram culpados de terrorismo e de actividade anti-sovitica e, como tal, condenados priso ou morte ou, na melhor das hipteses, deportao.

Questo 4
O documento 5 evidencia uma das caractersticas dos regimes totalitrios. Quando falamos em regimes totalitrios, referimo-nos, normalmente, aos regimes nazi-fascistas que se afirmaram na Europa ocidental, nos anos 30. Ora, de uma anlise mais cuidada, podemos concluir que o Estalinismo constituiu outra manifestao de totalitarismo. O culto da personalidade documentado na gravura disso uma clara evidncia. Com efeito, tambm na URSS se instituiu o culto da personalidade de Estaline, o chefe omnipotente, amigo e protector do povo sovitico, neste caso, dos jovens que o veneram extasiados e apaixonados. Este quadro mais uma das muitas manifestaes culturais insistentemente divulgadas por todos os espaos pblicos, onde se exaltam as grandes realizaes e a figura de Estaline, chefe incontestado do Estado sovitico.

Questo 5
Os anos 30 do sculo XX foram os anos da afirmao de Estaline na liderana poltica da Unio Sovitica e, com ele, do arranque irreversvel para a construo da sociedade socialista e transformao da URSS numa grande potncia mundial. Com efeito, em 1928, aps a morte de Lenine, Estaline ascendeu ao poder defendendo a tese de que era necessrio consolidar o comunismo na URSS e s depois partir para a sua internacionalizao. Ora, esta consolidao do comunismo s era possvel atravs de um rpido desenvolvimento do pas, de forma a resolver definitivamente a crise econmica que chegou a pr em perigo a revoluo. Em conformidade com os seus princpios, Estaline interrompeu o processo de relativa liberalizao da economia institudo com a NEP e empreendeu uma poltica de nacionalizao de toda a propriedade privada. No mbito desta estratgia, a propriedade rural foi organizada em kolkhoses, grandes propriedades agrcolas colectivas geridas e trabalhadas pelos camponeses, geralmente da mesma regio, em regime cooperativo, e em sovkhoses, propriedades dirigidas directamente pelo Estado onde os trabalhadores auferiam um salrio fixo, normalmente baixo. esta a realidade evidenciada no documento 2, onde podemos verificar que de apenas 1,7% de terras colectivas em 1928 (11 anos aps a revoluo) passou-se para a quase total colectivizao da propriedade fundiria em 1940. No cometeremos grande erro se dissermos que, em igual perodo de tempo, todos os campos da URSS foram nacionalizados! O comrcio foi organizado semelhana da propriedade rural em cooperativas de consumo local ou em grandes armazns estatais. Mas foi na indstria que mais se fez sentir o rigor da planificao. Estaline projectou o desenvolvimento industrial em sucessivos perodos de cinco anos, os planos quinquenais, executados metodicamente, tendo em vista o desenvolvimento da indstria pesada, num primeiro plano, at 1933; da indstria ligeira e alimentar, num segundo plano, at 1938; do sector energtico e das indstrias qumicas, num terceiro plano, nos cinco anos seguintes. Esta planificao estalinista foi interrompida com o incio da Segunda Guerra Mundial e s foi retomada aps 1945, tendo como preocupao a resoluo das dificuldades surgidas com o conflito e a investigao cientfica, j num quadro de Guerra Fria. o arranque deste surto industrial que explica que, em apenas 12 anos, quase triplique o nmero de operrios e mais do que triplique o nmero de empregados de servios, conforme evidencia o documento 1. Em consequncia desta aco poltica, em meados dos anos 30, praticamente no havia propriedade privada na URSS. O Estado apropriara-se da propriedade da terra, do subsolo, das instalaes fabris, das redes de distribuio, do comrcio e at de capitais e de outros rendimentos do trabalho, transformando os antigos proprietrios em simples assalariados. Porm, considerando as dificuldades estruturais em que decorreu a industrializao estalinista, a concretizao e o sucesso dos planos s foram possveis atravs de uma forte disciplina que passava pela imposio forada do trabalho,

CPEN-HA12Porto Editora

Propostas de provas-modelo

CPEN-HA12Porto Editora

por deportaes em massa de trabalhadores para os locais onde eram necessrios, pelo apelo ao interesse pessoal atravs da instituio de prmios, que podiam ir at glorificao pblica, e pela propaganda que instituiu o culto a Estaline e ao Estado. O mesmo se passou com a colectivizao dos campos, onde os proprietrios se ergueram contra a instituio dos kolkhoses, que consideravam uma escravido eterna e em defesa da propriedade privada, considerada mais produtiva e mais rentvel para o Estado, como podemos concluir do documento 3. Contra os kulaks actuou duramente Estaline, considerando-os implicados numa srie de aces terroristas e de actividades anti-soviticas e, por isso, passveis de serem presos e fuzilados ou internados e deportados, como podemos concluir do documento 4. Estas posies de Estaline perante os opositores ao processo das nacionalizaes evidencia o carcter do modelo poltico estalinista do perodo em anlise. So tempos em que o centralismo democrtico, institudo pela Constituio de 1918, evoluiu claramente para a ditadura. Mas no foi para a ditadura do proletariado, como prenunciavam os princpios marxistas, foi para a ditadura do Partido Comunista, na pessoa do seu dirigente mximo e presidente da Repblica, apresentado como o nico e legtimo intrprete do marxismo-leninismo. Em torno de Estaline gravitava a nomenclatura do partido, uma elite burocrtica de sua ilimitada confiana, cuja constituio tambm deixava transparecer profundos desvios aos objectivos marxistas, como era a supresso da sociedade sem classes. Confirmado no poder, Estaline empreendeu uma feroz perseguio a todos os que revelassem possibilidades de lhe fazer oposio. Atravs de sucessivas purgas, eliminou, pela condenao morte ou expatriao, atravs de processos obscuros, todos os reais ou simplesmente potenciais opositores incluindo antigos e importantes intervenientes no processo revolucionrio. Entretanto uma poderosa mquina de propaganda associada a polticas educativas que visavam a arregimentao da juventude e a sua mobilizao para o do culto do chefe e do regime, conforme mostra o documento 5, faziam de Estaline o senhor absoluto do partido atravs do controlo de todas as suas estruturas organizativas. E, atravs do controlo do partido, Estaline controlava, de forma totalitria, toda a Unio.

GRUPO II Questo 1
O secretrio de Estado americano refere-se, no seu discurso, em 1954, ameaa sovitica sobre o bloco ocidental, em particular sobre as regies industriais do Norte dos EUA e do Canad, dada a imensa massa territorial e humana (800 milhes de habitantes) estrategicamente posicionada para utilizar com fins ofensivos as rotas do rctico. Mas considera que to grave como a ameaa militar a ameaa poltica que resulta da disperso pelo mundo inteiro da ideologia comunista sustentada pela Internacional Comunista. Consideram que esta organizao, que congrega no seu seio os pases alinhados com a URSS, um poderoso instrumento de propaganda e de preparao de agitadores com capacidade para explorarem o descontentamento dos povos sujeitos dominao colonial e a situaes de pobreza.

Questo 2
A estratgia defensiva proposta pelo secretrio de Estado Foster Dulles assenta na formao, por parte das naes livres, de um sistema colectivo de defesa de que, por exemplo, a OTAN constitui a melhor concretizao. Trata-se da multiplicao de alianas de carcter poltico-militar lideradas pelos Estados Unidos e aliceradas no seu poder econmico e militar com o objectivo de estender a sua influncia a todo o mundo. A formao destas alianas era normalmente acompanhada pela celebrao de acordos bilaterais para estabelecimento de bases militares, em pontos estratgicos, constitudas como autnticas sentinelas de alerta contra a ameaa comunista, com o objectivo de fazer sentir URSS a sua presena ameaadora.

Questo 3
Este discurso insere-se num contexto de feroz antagonismo entre as duas superpotncias, materializado no conceito de Guerra Fria em que se envolveram nos anos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial e que, em meados da dcada de 50, atingia o momento de maior tenso. O orador est a convidar o mundo livre a organizar-se politica e militarmente tendo em vista combater o crescimento militar, nomeadamente nuclear, da URSS e o expansionismo sovitico, no s na Europa de Leste, mas tambm na sia e na Amrica Latina. No Leste europeu, afirmavam-se as chamadas democracias populares, autnticos estados-satlites unidos ideologicamente na Internacional Comunista, politicamente no COMINFORM e economicamente no COMECON. Na sia, a URSS apoiava os movimentos nacionalistas de inspirao comunista e, na Amrica Latina, proliferam movimentos revolucionrios de contestao da hegemonia americana na regio, apoiados pelo comunismo internacional.

S-ar putea să vă placă și