Sunteți pe pagina 1din 12

http://www.ufrgs.

br/limc

Jornalismo open source em busca de credibilidade


Ana Maria Brambilla1
UFRGS ambrambilla@terra.com.br

Resumo: Aprofundando o conceito de jornalismo open source, o presente artigo pretende analisar como se d a busca pela credibilidade das notcias escritas no site OhmyNews2, criado sob o slogan cada cidado um reprter. Para isso so revistas premissas do jornalismo tradicional e so exploradas novas estratgias que apontem para a acreditao da mensagem veiculada por esse tipo de noticirio.

Ao fazer citaes deste artigo, utilize esta referncia bibliogrfica: BRAMBILLA, Ana Maria. Jornalismo open source em busca de credibilidade. In: Intercom 2005 XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR DE CINCIAS DA COMUNICAO, 09, 2005, Rio de Janeiro. Anais Rio de Janeiro, 2005.

1. Introduo
A partir da idia de cultura da liberdade, inaugurada nos anos 70 com o avano das TIs, a sociedade em rede analisada por Manuel Castells passou a experimentar a libertao de muitas prticas sociais. A heterogeneidade de vises e o aumento do nvel de complexidade no processamento de informaes leva o socilogo a entender o mundo como multicultural e interdependente, onde a liberdade de multiplicar e reproduzir conhecimentos diretamente proporcional fora agregativa dos povos. Este movimento deu margem desagregao do trabalho e personalizao do mercado, culminando no que ficou conhecido por sociedade informacional ou sociedade em rede. Uma das condies fundamentais para que este processo ocorresse foi a abertura de cdigos-fonte, uma prtica que j no se limita liberao de linhas de programao de softwares mas avana sobre esquemas comportamentais e informativos. Bowman e Willis (2005) sublinham que a arquitetura da Internet, na sua essncia, o resultado de uma filosofia descentralizada, dos movimentos de software livre e colaborao. Essas possibilidades de colaborao abertas na rede instituem o
1

Mestranda em Comunicao e Informao da FABICO/UFRGS. Bosista CAPES.


1/12

http://www.ufrgs.br/limc

pblico como agente inovador de ferramentas e produtos dos mais variados gneros inclusive de vis noticioso. Isso coloca um desafio s organizaes jornalsticas ao passo em que tm de lidar, de modo crescente, com a interferncia do pblico leigo em suas atividades; um desafio que passa, sobretudo, pela reviso de valores tradicionais sobre os contratos de fruio das notcias e sobre os parmetros que determinam a credibilidade de uma informao. Gillmor (apud Bowman e Willis, 2003) v a interao do pblico com a produo de notcias como uma oportunidade e no uma ameaa ao jornalismo, pois preciso admitir que o pblico sabe mais sobre o seu cotidiano do que qualquer jornalista. Ao tratar o interagente como um colaborador e aceitar suas contribuies na construo da mensagem miditica, a notcia deixa de ser um palestra e assume as vestes de um dilogo.

2. Modelos Catedral e Bazar


A liberdade de interferncia sobre os bens de informao d origem ao chamado jornalismo open source (Moura, 2000), que compara os processos de produo colaborativa aplicados a softwares e a notcias. Estes processos so orientados pelas lgicas de trabalho batizadas por Eric Steven Raymond (2000) como bazar, ou seja, uma estrutura horizontal e rizomtica de produo que se ope ao padro verticalizado e fechado contribuio do pblico, como praticado pelas tradicionais empresas de software proprietrio. A este modo hierrquico e institucionalizado de produo, Raymond chamou modelo catedral. Esta ruptura com um padro restritivo de disseminao massificada de notcias abre questes como os riscos de propagao de informaes falsas (assim como os bugs), a reviso do papel do jornalista e a legitimidade do olhar da populao sobre o cotidiano, instituindo um jornalismo de base. Toma-se de partida as premissas utilizadas pela comunidade GNU3 para designar um software livre. So elas: preciso que o interagente tenha liberdade para executar o programa para quaisquer propsitos, para estudar seu funcionamento, adaptando-o a necessidades particulares (e para isso o acesso ao cdigo-fonte fundamental), para distribuir cpias de modo que possa auxiliar outros interessados e tambm para aperfeioar o programa, divulgando seus avanos para que toda a comunidade se beneficie. Aplicando tais premissas ao jornalismo, entende-se que a notcia, no modelo open source, livre para ser apropriada, lida, distribuda e referenciada para qualquer propsito; ser aperfeioada ou comentada de acordo com vises particulares que possam enriquecer os relatos (e para isso o acesso a ferramentas de publicao fundamental) ser produzida de modo irrestrito por diferentes pessoas, com diferentes objetivos, de modo que possa auxiliar a compreenso de um fato pela sociedade. O termo jornalismo open source foi utilizado anteriormente por Moura (2002), em um estudo sobre o site Slashdot4, cujo contedo inteiramente produzido por integrantes da comunidade de leitores, sem obrigatoriedade de formao jornalstica. A autora destaca alguns aspectos positivos da iniciativa, como o aumento do interesse do leitor provocado pela heterogeneidade dos pontos de vista impressos no material publicado. Isso vem ao encontro do que Nogueira (2002) sugere como uma das maiores demandas a que atende o jornalismo open source: o af de comentar
2/12

http://www.ufrgs.br/limc

as notcias despertado em um pblico exposto a ngulos de anlise diferenciados e, muitas vezes, contrarios entre si. Este cenrio conflita com a tradicional produo de notcias por uma empresa jornalstica, cujos produtos so exclusivamente fruto do trabalho de uma equipe de profissionais reclusos em uma redao ou com contato restrito s fontes especialmente s oficiais. No jornalismo open source, a produo do noticirio passa por n mos, desde a concepo da pauta at sua fruio. A notcia open source no um fim em si mesma, mas o ponto de partida para uma discusso que se estender conforme o interesse da comunidade de interagentes. Se no sistema de trabalho bazar, proposto por Raymond (2000) o processo de criao protagonizado por hackers5, aqui so os interagentes que assumem essa posio, a fim de quebrar licenas restritivas que a mdia de massa impe ao pblico, impossibilitado de interferir com imediatismo na mensagem miditica atravs dos veculos tradicionais.
Se os bugs so o ponto frgil do desenvolvimento do software livre, informaes falsas ou incorretas esvaziam o carter jornalstico das notcias produzidas de modo colaborativo. Porm, assim como nas comunidades que se apropriam do software livre para fruio, as inverdades so como bugs, facilmente detectveis por estarem expostas ao olhar de um grande grupo de pessoas. A semelhana vai alm: se no modelo open source a correo to importante quanto a identificao dos erros nos programas, o jornalismo open source possibilita que a comunidade, alm de apontar uma falsa informao, torne essa observao pblica, corrigindo-a ou to-somente alertando futuros leitores quela incorreo.

O jornalismo open source levanta uma srie de questes referentes legitimidade dos agentes de fala e credibilidade do contedo neste novo cenrio. Tais preocupaes sero aqui enfocadas atravs da anlise do site coreano OhmyNews International, online desde 2004.

3. OhmyNews e OhmyNews International


Sob o bordo cada cidado um reprter, o jornalista sul-coreano Oh Yeon Ho inaugurou em 22 de fevereiro de 2000 o site OhmyNews, dedicado a notcias locais produzidas por qualquer indivduo estimado em 38 mil pessoas, segundo Yeon Ho (2005a) e editadas por uma equipe de 50 jornalistas. Entendendo que reprter qualquer pessoa que deseje investigar fatos e levar ao conhecimento de uma outra pessoa (Yeon Ho, 2005a), o editor do OhmyNews coloca em prtica aquilo que Bowman e Willis apontam ao descrever o fenmeno de cidados leigos contribuindo e participando com suas prprias verdades no noticirio online. Este pensamento integra-se ao reconhecimento de que os leitores sabem tanto quanto os jornalistas, uma espcie de mantra preconizado por Gillmor (2004). Desde que foi lanado, o OhmyNews instituiu-se como um dos espaos jornalsticos de maior influncia na Coria do Sul, chegando a atrair 1 milhes de visitantes diariamente (Yeon Ho, 2005b). Um dos marcos da aceitao do site aconteceu em 2003, quando Roh Moo Hyun, candidato presidncia da Coria pelo partido reformador foi notoriamente amparado pelo noticirio online. No por acaso, eleito, Roh Moo Hyun concedeu sua primeira entrevista ao OhmyNews, em detrimento aos trs maiores jornais coreanos que se filiavam a um vis conservador.
3/12

http://www.ufrgs.br/limc

Questionado sobre a composio da equipe do OMNI, Todd Thacker (2005), editor da verso internacional do OhmyNews disse haver cinco pessoas sendo que, apenas duas delas so jornalistas. Junto ao co-editor, Thacker checa os dados das matrias enviadas pelos cidados-reprteres atravs da Internet, edita os textos, redige as manchetes, monta o layout conforme as orientaes dos autores e analisa os pedidos de registro de novos cidados-reprteres. Neste perodo, o OMNI recebia cerca de 20 novos trabalhos a cada semana, um nmero que aumentou visivelmente no ltimo ms, conforme possvel observar pela rotatividade de pautas na homepage. A distribuio do controle e da produo do contedo adequa a proposta do OhmyNews a uma estratgia democratizante da atividade de imprensa, propostachave do jornalismo open source. A reorganizao do processo miditico praticada neste tipo de noticirio enquadra-se ao que Bowman e Willis (2003) entendem por jornalismo participativo, o que evoca o ato criativo de um cidado na coleta, apurao, anlise e disseminao de uma informao. Este modelo inverte a hierarquia do fluxo informacional, tradicionalmente conduzido pela orientao topdown e, uma vez produzido pelas bases, caracterizado por um modelo bottom-up. Pouca ou nenhuma superviso formal aplicada neste tipo de jornalismo. No jornalismo participativo as notcias no so filtradas por mediadores para alcanar sua audincia. Ao invs da edio tradicionalmente aplicada por um corpo administrativo tem-se como parmetro legitimador das informaes as conversas decorrentes das notcias publicadas, que podem chancel-las ou question-las atravs da multiplicidade de vises. Deste modo, a principal diferena entre o jornalismo cvico e o participativo parece estar na filtragem do contedo e dos participantes, algo que relativizado no OhmyNews, ainda que mantenha o carter dialgico, aberto, responsvel e submisso a uma edio. Atravs da experimentao de publicao de notcias no OhmyNews International, durante os meses de maro e abril de 2005, os procedimentos de edio consistiram na adequao gramatical do texto a uma linguagem jornalstica convencional, mantendo todas as informaes inalteradas quanto ordem e ao sentido. A submisso do material acontece atravs do OMNI System, um sistema de publicao disponibilizado aos cidados-reprteres formalmente cadastrados no site. De posse de uma identidade comprovada pela apresentao de cpia do passaporte ou de algum documento oficial de identificao alm de uma senha, o cidado-reprter tem acesso ao Reporter Desk, um espao online onde esto disponveis os formulrios para redao de artigos, uma central de mensagens dos reprteres, o cdigo de tica e todas as informaes concernentes ao status, quantidade de acessos, repercusso das notcias publicadas e ao cybercash alcanado em cada matria.

3.1 Cdigo de tica


A aceitao do cdigo de tica do OhmyNews International requerida j no momento da solicitao de uma identidade de cidado-reprter. Antes mesmo de se efetivar como um colaborador oficial do site, o candidato deve: reconhecer a autoridade da equipe do OhmyNews no que toca ao gerenciamento do noticirio; comprometer-se em dividir com a equipe de editores todas as informaes sobre cada um dos artigos submetidos; notificar que um artigo a ser publicado no OMNI j foi
4/12

http://www.ufrgs.br/limc

veiculado por algum outro meio, seja impresso, digital ou eletrnico; revelar claramente todas as fontes usadas na produo dos textos; divulgar o projeto entre clientes, no caso do cidado-reprter trabalhar com marketing ou relaes pblicas; reponsabilizar-se inteiramente por eventuais casos de plgio ou uso sem autorizao de material bem como pela publicao de inverdades; ser responsvel legal caso seus artigos contenham contedo difamatrio. Outras observaes de carter deontolgico so oferecidas aos cidadosreprteres no momento do cadastro e permanecem disposio permanente para consulta no Reporter Desk. Entre elas, a organizao do site recomenda que os colaboradores trabalhem sob o esprito de que todos os cidados sejam reprteres; que no disseminem informaes falsas, tampouco escrevam artigos baseados em suposies; que o cidado-reprter no use termos abusivos, vulgares ou linguajar ofensivo; que no denigra a reputao de outras pessoas tampouco invada sua privacidade; que use mtodos legtimos de obter informaes e que informe suas fontes que a inteno de seu trabalho a publicao de um artigo; que no se sustente no ttulo de cidado-reprter para obter qualquer tipo de lucro financeiro; que no distora fatos em seus artigos; por fim, que se comprometa a se desculpar publicamente caso infrinja algum dos tpicos do cdigo de tica.

3.2 Status e cybercash


Ao dispr de espaos publicitrios, o Ohmynews e o OhmyNews International oferecem retribuies simblicas em dinheiro aos seus cidadosreprteres. A soma pode variar de 2.000 a 20.000 Wons6 de acordo com a importncia do material e o espao ocupado no site. As classificaes do status da material so, em ordem decrescente de relevncia: mT main Top, sT section Top, mS Main Sub, sS Section Sub, wT Weekend Top e wS Weekend Sub. Se o artigo for selecionado pela equipe de editores a ocupar o topo de uma editoria status identificado por mT , o autor do texto receber 20.000 Wons. Se o artigo for designado a uma subseo, o cybercash alcanado ser de 10.000 Wons. Nem todos os artigos submetidos, porm, so publicados. So classificados como Saengnamu artigos que no respondam s perguntas bsicas de um lead quando, onde, quem, o qu, como e por qu , que tenham sido pobremente escritos, com poucas informaes ou dados irrelevantes, que contenham mensagens publicitrias ou difamatrias, que sejam plgio de outros veculos ou quando infringirem direitos autorais. Por outro lado so considerados Ingul os artigos formalmente aceitos pela equipe editorial, publicados e, ao contrrio dos artigos da lista Seangnamu, so remunerados.

3.3 Formulrio para publicao


Uma vez logado no sistema, o cidado-jornalista pode submeter um artigo equipe editorial do OhmyNews preenchendo um formulrio de texto onde possvel dar orientaes edio do trabalho. Por meio de marcaes estabelecidas pelo sistema de publicao constri-se um texto principal, boxes, insere-se imagens, arquivos em udio, vdeo, alm de posicionar todos estes elementos dentro da tela. Imagens e demais mdias anexadas devem apresentar o copyright e a data de produo.
5/12

http://www.ufrgs.br/limc

Nos experimentos realizados nos meses de abril e maio de 2005, os artigos submetidos por meio do Reporter Desk demoravam, em mdia, um dia para serem publicados. Todos os cinco artigos submetidos foram selecionados para publicao na homepage, alcanando o status mT. Os ttulos foram reformulados pelos editores, ainda que o significado das chamadas tenha permanecido inalterado desde a submisso. So eles: Brazil Transplant Center Takes on Donor Shortage7, Brazil Pays Tribute to Its Aboriginals8, Designer Springs Into Autumn With Brazil Show9, Politicians Debate Unemployment in Brazil10, e Brazilian Doctor Unveils Cancer Vaccine11. Exposto este processo, faz-se oportuno entender por qual tipo de publicao o OhmyNews International caracteriza-se, segundo a tipologia proposta por Bowman e Willis (2005). As autoras detectam quatro modos de se fazer jornalismo open source que variam de acordo com as tecnologias que esto por trs dos sites e com as propostas de participao, fatores que questionam a natureza do ambiente em rede: seria pblico ou privado? A primeira categoria aberta comunal, onde os integrantes da comunidade so responsveis pela administrao do ambiente, ainda que haja um moderador dedicado edio e ao gerenciamento dos membros. Os noticirios onde a participao aberta exclusiva delegam a um grupo de interagentes usualmente os donos do site o privilgio de criar o contedo principal enquanto os demais membros trabalham sobre contedo secundrio ou somente atuariam atravs de comentrios. J os sites fechados so aqueles que limitam a leitura, a publicao e a edio das notcias a um grupo previamente definido. Este tipo de participao habitualmente praticado em blogs protegidos por senha. H ainda o modo parcialmente fechado de interagir com as notcias no ciberespao, onde algumas informaes criadas por uma comunidade fechada so expostas a todo o ciberespao. Considerando a existncia de uma equipe de edio e administrao no OhmyNews International alm dos grupos de cidados-reprteres que propem o contedo principal do site, possvel considerar o projeto coreano de natureza aberta comunal, feita a ressalva de que o termo administrao do ambiente, usado pelas autoras, faz-se demasiado amplo e inaplicvel ao OhmyNews no caso dos cidadosreprteres desejarem modificar as configuraes tecnolgicas do site. Para alm desta tipologia, o jornalismo open source nasce de uma demanda criada pelo jornalismo tradicional. Este o caminho escolhido por Gillmor (2004) para explicar o surgimento de um jornalismo de base.

4. Grassroots journalism
O noticirio produzido para as pessoas e pelas pessoas, conforme Gillmor (2004) entende por grassroots journalism ou jornalismo de base surge de uma fuso de fatores que denunciam o desgaste do modelo massivo de imprensa e legitima o pblico como autor de uma mensagem cada vez mais heterognea e plural, tal como o jornalismo deve ser. O autor refere-se a uma sndrome do esvaziamento, ou mercantilizao do jornalismo que abre mo da qualidade de seus noticirios assim como da funo social em nome da demanda de investidores do mercado miditico em Wall Street. Do pblico, a resposta reduz-se a cifras-ndice (Enzensberger, 1978). Gillmor salienta que a Amrica tem feito uma viso simplista, superficial do
6/12

http://www.ufrgs.br/limc

noticirio, traando como marco de qualidade a audincia estimada pela premissa se houver sangue, vende. Ao apontar que os grandes grupos de comunicao fazem um trabalho soberbo, Gillmor (2004) cita a exclusividade no domnio de produo de notcias mantido durante dcadas por legies de jornalistas, relaes pblicas e fontes oficiais, circunscrevendo o discurso jornalstico numa trajetria vertical e homeosttica.
Ns que dizamos como as coisas se tinham passado. O cidado comprava, ou no comprava. Podia at escrever-nos uma carta, que decidamos se publicvamos ou no. ( . . . ) Era um mundo que levava auto-satisfao e arrogncia da nossa parte (p. 15).

Enzensberger (1978) completa essa viso ao lembrar das tribunas livres ou espaos de nome semelhante, que os detentores dos veculos destinavam ao pblico: Nesse cantinho, ele tem a palavra livre que, como natural, lhe pode ser cortada a qualquer momento" (p. 84). Wolf (1992) j alertava para o distanciamento equivocado entre jornalista e pblico: os jornalistas conhecem pouco o seu pblico; mesmo que os rgos de informao promovam pesquisas sobre as caractersticas da audincia, os seus hbitos e as suas preferncias, os jornalistas raramente as conhecem e pouco desejam faz-lo (p. 188-189). Sob a presso do tempo exguo, dos constrangimentos das rotinas produtivas e a necessidade de satisfazer interesses tanto publicitrios quanto polticos, as redaes parecem ignorar que os pressupostos da atividade de imprensa esto encarnados neste pblico foradamente inaudvel. A abertura de espaos na escuta e publicao das histrias que so contadas pelo pblico inscreve mais do que uma tendncia no jornalismo online, mas uma necessidade. Enzensberger (1978) j condenava a orientao dos meios de comunicao mera contemplao e salientava a importncia da ao de quem os frui. Mesmo no universo dos media convencionais, o autor sugere o princpio da reversibilidade que para superar a linearidade dos media de massa, por exemplo, um jornal passa a ser escrito e distribudo pelos prprios leitores. Enzensberger no admite que os sistemas de comunicao de qualquer natureza, uma vez ampliados ao alcance popular, mantenham-se sujeitos a um controle centralizado. Para o autor, a intereferncia do pblico na esfera emissora
conferiria autenticidade aos meios de comunicao (que at agora levam injustamente esse nome). Na sua forma atual, tcnicas como a telesivo e o cinema no esto a servio da comunicao, mas at lhe so obstculo" (p. 49-50).

Gillmor (apud Bowman e Willis, 2003) afina-se com Enzensberger (1978) sobre o potencial criativo do pblico, constatando: "... a la gente le gusta contar historias" (p. 6). Em outro momento, o autor (2004) refora sua idia ao dizer que preciso ouvir o que as pessoas tm a dizer umas s outras e aos prprios jornalistas. Trata-se da autorizao do pblico leigo a ocupar um lugar de fala em dimenso miditica. A compreenso dos relacionamentos humanos na Internet como dilogos foi consolidada pelo Cluetrain Manifesto (Levine et. al., 2000) que anunciou o comeo de uma poderosa conversao global. Direcionado inicialmente
7/12

http://www.ufrgs.br/limc

reconfigurao de um mercado cada vez mais sustentado pela partilha de conhecimento, os autores proclamam em suas 95 teses que mercados so conversaes. Em uma releitura dessa idia, Gillmor conclui que o jornalismo tambm um dilogo (2004, p. 33). O modelo de trocas informacionais em que se sustenta esse jornalismo dialgico torna-se vivel pela abertura de cdigos anteriormente citada, numa aplicao que vai muito alm de softwares.
Uma filosofia de cdigo aberto poder produzir melhor jornalismo s por ser aplicada, mas trata-se apenas do incio de um fenmeno mais abrangente. No jornalismo coloquial ( . . . ), o primeiro artigo pode ser apenas o incio de uma conversa em que todos poderemos instruir-nos mutuamente. Podemos corrigir os nossos erros. Podemos acrescentar novos factos e explicaes diferentes. (Gillmor, 2004, p. 36)

Quando projetos a exemplo do OhmyNews International abrem espao miditico para informaes vindas de um pblico que no tem formao jornalstica mas relata aquilo sobre o que mais tem propriedade seu cotidiano , estabelece-se uma conversa que continua tanto na forma de notcias seqenciais quanto em uma discusso atravs de comentrios. O produto destas trocas favorece uma espcie de jornalismo hbrido, cujo conceito de notcia j no pode ser comparado aos seus padres tradicionais. Ora, conforme alertam Bowman e Willis (2003), o jornalismo participativo conjuga a troca de mensagens informais de fruns, listas de discusso e textos formalmente articulados. Trata-se do alargamento do crculo de interessados em entrar na conversa, conforme ressalta Gillmor (2004), pois os assuntos nos quais se envolvem dizem respeito intimamente sua subjetividade e por isso provoca-lhes o interesse da colaborao. Tal interesse guia-se atravs de apelos subjetivos como a construo de uma reputao comunitria, o estabelecimento de conexes com pessoas de interesses semelhantes dentro e fora da rede, a necessidade de informar e ser informado, de criar, de entreter e ser entretido. Para alm destes fatores que estimulam e justificam a interao com o noticirio online, Bowman e willis (2003) agregam um elemento de ordem passional nesta equao ao entrevistarem o colunista da revista Time, James Poniewozik, pois o grande deficit dos media tradicionais, para ele, seria o fato de muitos jornalistas funcionrios de grandes empresas estarem cautelosamente conformados com seus salrios, preocupados muito mais com as elites burocrticas do que com suas audincias. Quando as pessoas dispem-se a discutir apaixonadamente seus temas favoritos, o jornalismo participativo instituiria-se no apenas como uma experincia convincente mas especialmente crvel.

5. A credibilidade
Um contedo produzido livremente, sem a chancela de uma instituio ou mesmo o suporte de tcnicas jornalsticas de apurao conduz, inegavelmente, desconfiana da veracidade por uma sociedade habituada a esperar que o jornalismo seja o porta-voz do mundo real. O jornalismo open source d conta deste ponto frgil revendo o prprio conceito de credibilidade, centrando-se na importncia soberana de deixar-se conhecer o que pensam todas as gentes. Nogueira (2002) esclarece que o jornalismo open source no se refere a uma justaposio total dos valores em relao
8/12

http://www.ufrgs.br/limc

ao jornalismo tradicional e que neste caso, inclusive, no possvel exigir garantias de veracidade ou autenticidade de uma mensagem construda a n mos. Nem por isso a busca pela aproximao da credibilidade cessa, uma vez que a necessidade de segurana das informaes que se frui um procedimento natural a qualquer ser humano. Bowman e Willis (2003) sugerem outras formas de valorizar a credibilidade de um contedo: Uno de los ms efectivos es a travs de hipervnculos. Como un sistema de reputacin descentralizado y distribuido, los enlaces actan como votos, citaciones y referencias a pginas relevantes en la Web" (p. 4). A reputao de que falam as autoras pode ser apurada, conforme sugere Gillmor (2004), pelos mecanismos de que se dispe atualmente. E para exemplificar cita o Google como um dispositivo verificador de reputaes. O Tecnhorati12 outro sistema de avaliao, onde a autoridade dos sites ou das pessoas procuradas pode ser medida pela quantidade de links que apontam para eles, assim como a mensagem das pginas relatadas. Nogueira (2002) alerta para a possibilidade de qualquer internauta ser constantemente um objeto de sondagem. A navegao pelo hipertexto, por mais ingnua que se pretenda, deixa rastros que falam sobre a identidade dos interagentes. A auto-identificao pode sinalizar um argumento favorvel credibilidade, como aposta Gillmor (2004): ( . . . ) Se pretendemos discusses srias online, penso que deveramos todos, com raras excepes, estar abertos verificao da prpria identidade ou arricar-nos a que as nossas participaes sejam postas em causa (Gillmor, 2004, p. 181). O controle pela veracidade da identidade no OhmyNews International torna a autoria das reportagens algo de maior confiabilidade. Delega-se, ento, a verificao da autenticidade da documentao enviada no ato do cadastramento equipe editorial e administrativa do site corano. Outros casos de jornalismo open source, a exemplo do Centro de Mdia Independente13 ou do Slashdot no exigem que os publicadores identifiquem-se, criando a situao de possveis plgios e uso de pseudnimos. A reputao, como dispositivo de e aos moldes da credibilidade, grandeza que se afirma diariamente, conforme lembra Ramos (2005). A tarefa de se mostrar confivel construda por meio de interaes cotidianas e no consiste num valor inerente a uma pessoa ou a uma marca. A autora destaca ainda que, se a credibilidade fruto de uma relao de dupla via, nada melhor que a comunicao em rede para possibilitar esse tipo de troca. De posse das ferramentas de busca e de fartos bancos de dados, o interagente torna-se mediador da prpria fruio noticiosa. Ao posicionar-se de forma autnoma diante de um site jornalstico, o pblico tem diante de si o poder de escolha entre dilogos divergentes, quando no dispe de canal para agregar sua prpria contribuio no rol de opes informacionais. Fruns e blogs atuam ao lado das ferramentas de busca na verificao de informaes. Exposta opinio comum, livremente passvel de rplicas, a informao questionada em uma comunidade desafia os interagentes busca pela verdade ou, ao menos, pelo consenso (Bowman e Willis, 2003). Outro parmetro para a busca da credibilidade de uma notcia publicada em ambiente digital e produzida colaborativamente citado por Canavilhas (2001)
9/12

http://www.ufrgs.br/limc

como o efeito multido, de onde um grande nmero de visitas a determinada pgina conduziria ainda mais olhares na mesma direo. Acredita-se que a credibilidade das notcias possa ser reforada ou fragilizada de acordo com comentrios que os internautas deixem aps l-las. Uma explicao mais subjetiva e, ao mesmo tempo, largamente utilizada por urbanistas e criminologistas aplicada por Ward Cunningham (apud Gillmor, 2004), criador do primeiro software Wiki, ao entender que sistemas online de informao esto sujeitos sndrome da janela quebrada.
Se numa rua houver janelas com vidraas partidas que no so substitudas, a rua deteriora-se porque os vndalos e outros indesejveis partiro do princpio de que ningum se interessa. Por isso, a Wikipdia fica mais forte sempre que os seus voluntrios encontram e reparam qualquer acto de vandalismo online. Quando os vndalos sabem que algum reparar os danos dentro de minutos, no deixando, portanto, que eles estejam vista do mundo, os indesejveis tendem a desistir e a tentar a sua sorte em lugares mais vulnerveis (Gillmor, 2004, p. 152).

Tornar a ferramenta de publicao de notcias aberta a qualquer pessoa, ainda que isso promova a diversidade de olhares sobre um mesmo tema, no garantia de que no haja inverdades. Assim como na imprensa tradicional, os cidados-reprteres do OhmyNews International tambm so passveis de erros. O que muda, no entanto, a possibilidade de correo destas inverdades, potencializada pela checagem de dados feita pela equipe editorial ou mesmo pela interferncia do pblico leitor que, ao detectar uma incorreo, transforma-se imediatamente em coautor e repara o dano cometido pelo artigo anteriormente publicado acrescentando um comentrio ou uma nova notcia. Quando Gillmor (2004, p. 173) questiona se sero os valores tradicionais compatveis com a nova informao?, parece no haver dvida na negativa de uma resposta. As dimenses de objetividade, imparcialidade e veracidade habitualmente exigidas da imprensa tradicional cujo retorno bastante questionvel reconfiguram-se medida em que a variedade de opinies passa a valer mais do que o olhar nico pretensamente objetivo. A possibilidade permanente de correo de uma notcia, por outro lado, paga com o risco de se ler uma informao prematura, sem a apurao completa. Trata-se, portanto, de uma reformulao dos contratos de leitura pois, ciente de tais flexibilizaes do noticirio, o interagente deve posicionar-se de maneira alerta diante do contedo e reafirmar seu papel de mediador pessoal entre a sua realidade e a mensagem que frui. Bowman e Willis nomeiam tal esquema de publico, luego filtro (2003, p. 22), responsvel pelos mtodos de auto-correo e de filtragem das mensagens lidas/editadas por cada internauta. Uma clara ilustrao dessa mixagem de papis de averiguao/edio das informaes num site de jornalismo open source o Slashdot, cuja checagem de dados, ao contrrio do OhmyNews, no feita pelos moderadores. Na seo Frequent Answer and Quentions do site, encontra-se a pergunta: How do you verify the accuracy of Slashdot? We dont! You do.14 A organizao do espao considera que a responsabilidade das notcias publicadas tanto dos autores quanto dos leitores, uma vez que todos, igualmente, tm a possibilidade de se pronunciarem a fim de corrigir, aperfeioar ou mesmo se opr a uma informao publicada.
10/12

http://www.ufrgs.br/limc

Se h uma mistura dos papis tradicionalmente isolados do emissor e do receptor no sentido de que todos que lem tambm podem escrever, essa fuso vai alm e o sujeito que antes recebia uma mensagem atua no apenas como co-autor mas como editor, julgando as propriedades da informao segundo critrios cada vez mais particularizados.

6. Consideraes finais
A inspirao de novos processos de produo jornalstica em fenmenos informticos como a engenharia de software livre excede os limites do tecnicismo e sustenta-se pela problemtica social que o modelo open source levanta. Ao passo que processos de abertura de cdigo e de publicao geram desequilbrios, denunciam fragilidades e expem ao pblico leigo atividades at ento controladas, a transparncia que estes ambientes encerram aponta para maior segurana e para o alcance de uma nova estabilidade, agora amparada pelo senso de responsabilidade comunitria. Na comunicao, Enzensberger (1978) fala de um uso emancipador dos meios de comunicao; algo que descentralize o controle sobre a programao, torne cada sujeito um transmissor em potencial, promova a interao dos agentes comunicacionais e faa da comunicao uma prtica coletiva ao invs de um restrito produto feito por especialistas. Os medos causados por essa mudana ttica na lgica comunicacional, como postula Gillmor (2005), so riscos necessrios para que o modelo miditico evolua. Ele acredita que os benefcios que o jornalismo open source pode trazer so maiores que os perigos, mas preciso ter em mente a essencialidade de se buscar sempre a verdade. O desafio ser combinar novos tipos de jornalismo e ferramentas tecnolgicas para que informaes falsas no minem uma oportunidade indita de efetivar a comunicao como prxis dialgica e social.

7. Notas
1.Trabalho apresentado ao NP 08 Tecnologias da Informao e da Comunicao, do XVIII Encontro dos Ncleos de Pesquisa da Intercom. 2. Jornalista, mestranda em Comunicao e Informao pelo PPGCOM/UFRGS; bolsista da CAPES. Mail: ambrambilla@terra.com.br 3. http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html 4. http://www.slashdot.org 5. A referncia a hacker neste caso aparece no sentido atribudo por Gillmor (2004) ao termo, que identifica a pessoa que pretende melhorar o que compra, estuda como as coisas funcionam e, por vezes, transformam-no inteiramente. Ao interferir sobre os produtos, essa pessoa informa aos outros seus progressos de maneira que estimula outras pessoas a agirem de tal maneira na soluo de problemas que atingem uma comunidade. 6. Na cotao de abril de 2005, 1,000 Wons equivaliam a U$ 1 7. http://english.ohmynews.com/articleview/article_view.asp?article_class=3&no=221015&rel_no=1 (15/04/2005) 8. http://english.ohmynews.com/articleview/article_view.asp?article_class=5&no=221973&rel_no=1 (20/04/2005) 9. http://english.ohmynews.com/articleview/article_view.asp?article_class=5&no=222821&rel_no=1 (26/04/2005) 10. (04/05/2005) http://english.ohmynews.com/articleview/article_view.asp?article_class=3&no=224420&rel_no=1

11/12

http://www.ufrgs.br/limc

11.http://english.ohmynews.com/articleview/article_view.asp?article_class=4&no=224942&rel_no=1 (07/05/2005) 12. http://www.technorati.com - servio de busca de informaes e URLs especfico para contedos publicados em blogs. 13. http://www.midiaindependente.org.br 14. Traduo da autora: Como voc verifica a veracidade de uma notcia no Slshdot? Ns no verificamos! Voc sim. Disponvel em: http://slashdot.org/faq/editorial.shtml#ed750

8. Referncias bibliogrficas
1. 2. BOWMAN, Shayne; WILLIS, Chris. Nosotros, el medio. The Media Center, 2003. Disponvel em: http://www.hypergene.net/wemedia/espanol.php (ltimo acesso em 05/06/2005) CANAVILHAS, Joo Messias. Webjornalismo. Consideraes gerais sobre jornalismo na web. Biblioteca Online de Cincias da Comunicao, 2001. Disponvel em http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php?html2=canavilhas-joao-webjornal.html (ultimo acesso em 05/06/2005) CASTELLS, manuel. A sociedade em rede. Vol. 1. 4ed. So Paulo: Paz e Terra, 2000 ENZENSBERGER, Hans Magnus. Elementos para uma teoria dos meios de comunicao. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978. GILLMOR, Dan. Ns, os media. Lisboa: Editorial Presena, 2004 GILLMOR, Dan. Re: About We, the media in Portuguese (a question) Entrevista por e-mail concedida autora em 31/03/2005. LEVINE, Rick et. al., O manifesto da economia digital: o fim dos negcios como ns conhecemos. Rio de Janeiro: Campus, 2000 MOURA, Catarina. Jornalismo na era Slashdot. Biblioteca Online de Cincias da Comunicao, janeiro/2002. Disponvel em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3?html2=mouracatarina-jornalismo-slashdot.html (ltimo acesso em 06/03/2005) NOGUEIRA, Lus Carlos. Slashdot: comunidade de palavra. Biblioteca Online de Cincias da Comunicao, 2002. Disponvel em:

3. 4. 5. 6. 7. 8.

9.

http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3?html2=nogueira-luis-slashdot_texto.html
(Acesso em 06/03/2005) 10. RAYMOND, Eric S. The Cathedral and the Bazaar. Version 3.0 Thyrsus Enterprises, 2000. Disponvel em: http://www.catb.org/~esr/writings/cathedral-bazaar/cathedral-bazaar/ (Acesso em 1/05/2005) 11. RAMOS, Daniela Osvald. A mdia de um homem s: aspectos da democratizao da informao nos webjogs jornalsticos e crticos. III Seminrio Internacional Latino-americano de Pesquisa em Comunicao. ECA/USP. So Paulo, maio de 2005. Anais. 12. THACKER, Todd Cameron. Re: About OhmyNews International. Entrevista por e-mail concedida autora em 221/04/2005 13. YEON HO, Oh. OhmyNews. A Unique Product of Korea. OhmyNews International, 2005 (no prelo) (a) 14. YEON HO, Oh. Entrevista realizada/gravada pessoalmente no hotel Best Western Gangnam em Seul, no dia 25/06/2005. (b) 15. WOLF, Mauro. Teorias da Comunicao. 2 ed. Lisboa: Editora Presena, 1992

12/12

S-ar putea să vă placă și