Sunteți pe pagina 1din 3

Historia da arquitetura II

Jan Nehring - 6451596

Fichamento do captulo III do livro O OLHAR RENASCENTE de Michael Baxandall. O autor inicia o texto falando que o esteretipo do homem do Quattrocento seria o de um homem de negcios que frequenta a igreja e tem gosto pela dana, e comea a ensaiar sobre as categorias e palavras utilizadas na teoria da arte e sobre seus significados e utilidades, examinando dezesseis termos que Landino usa para descrever quatro pintores florentinos. O autor distingue dois tipos de termos: aqueles especificamente pictricos , que diriam o tipo de coisa que provavelmente os no-pintores soubessem sobre arte os que diriam algo sobre as origens sociais mais gerais dos critrios de julgamento do Quattrocento. Dando voltas antes de iniciar a anlise, o autor pergunta quais seriam os pintores que se destacaram a partir do final do sculo e afirma ser surpreendentemente difcil determinar. Depois de fazer uma breve biografia de Landino e o citar bajulando Alberti, Michael nos explica sobre o que se trata seu livro Da pintura enumerando as sees e explicitando o quanto o livro exerceu forte impresso sobre Landino. Aps explicar sobre como se fundamentava o mtodo de Plnio, baseado no uso de metforas, de como Landino as traduziu, no se arriscando, na edio italiana de histria natural, e de como este se serviu dos termos de Plnio, o autor nos apresenta a anlise dos dezesseis termos enquanto introduz breve biografia dos quatro pintores. Os cinco primeiros termos seriam as maiores qualidades de Masaccio: a. Imitatore della Natura imitador da natureza No Renascimento se dizia que um pintor rivalizava ou at mesmo superava a natureza ou a realidade. Da Vinci teria dito que aquele que estivessem tomando outro modelo que no a natureza, estavam trabalhando em vo. O imitador da natureza seria aquele que deixa de lado os tratados e manuais para se voltar aos objetos reais, e que pretende estud-los e represent-los atravs de sua perspectiva e seu relevo. b. Rilievo relevo Relevo a aparncia de relevo obtida atravs da luz e sombra aplicada no objeto, realcando-os atravs do preto e o branco. c. Puro pureza de estilo Puro sem ornamento (puro sanza ornato) significa, como o nome ja sugere, puro, sem ornamento, lmpido, conciso, o que se caracteriza como um conceito de conotao moral. d. Facilita facilidade Facilidade, habilidade, talento adquirido atravs da experincia, o que poderia ser medido pelo mnimo numero de pinceladas ou camadas necessrias para pintar algo com primor.

e. Prospectivo perspectivista Algum que simplesmente se distingue no uso da perspectiva, que so os contornos e figuras executados proporcionalmente segundo seus respectivos lugares. Os 5 termos a seguir seriam qualidades atribudas Fillipo Lippi: f. Gratioso gracioso Que possui graa, agradvel, aprazvel. Seria uma qualidade da pintura que nao poderia ser compatvel com relevo, pois para consegui-la, teria de se pintar com sombras leves, sem marc-las muito. g. Ornato ornamento O sentido atual da palavra (ornamento, decorao) seria apenas uma parte desse conceito. Quintiliano afirmava que ornamento seria tudo aquilo que mais do que simplesmente claro e correto, o ornamento seria definido pela sutileza, elegncia, vivacidade, charme, alegria. Um termo que pretendia se referir ao movimento ou atitude de uma figura. uma esttua em posio rgida lhe faltaria gratia e ornato, enquanto que uma em pose curva, mvel e variada seria dotada de graa e adorno. h. Varieta variedade a diversidade e contraste de assuntos, de cores, de atitudes nas figuras apresentadas em uma pintura. i. Compositione composio O termo, cunhado por Alberti, se entende como harmonizao sistemtica de cada elemento de um quadro tendo em vista obter o efeito global desejado para fins narrativos. Alberti encontrou seu modelo na crtica literria, e transferiu os esquemas para a pintura. j. Colorire colorir Diferente da acepo comum, se entende colorir como a aplicao de pigmento, a aplicao da s cores tal como aparecem nos objetos. um termo que se refere recepo de luz, arte de manipular o preto e o branco, de um lado, e o vermelho e azul e verde, de outro. Para analisar os prximos termos, Michael (ou Landino, nunca fica muito claro...) se refere Andrea del Castagno: k. Designatore desenhista O autor analisa o termo diferenciando-o de colorir. O desenho estaria relacionado linha, ao contorno, o lpis, enquanto que o pintura (a cor) estaria relacionada ao pincel, aos tons, superfcies, relevo. O desenho seriam as linhas, os contornos que definem os objetos, as formas e sua posio no espao, a circunscrio.

l. Amatore della Difficulta amante da dificuldade O bom pintor faz coisas difceis com facilidade, ele ama e supera as dificuldades. Ele se prope a pintar por exemplo, poses complicadas, vestimentas e movimentos difceis. As dificuldades seriam provas de fora, exploraes de habilidade, evitando solues banais e colocando a narrativa em evidncia. m. Scorsi escoros Escoro um termo que se refere sensao visual passada por um objeto longo que, visto a partir de suas extremidades se paree curto. Segundo o autor, esse exerccio mental de se deduzir o longo do curto traz um certo prazer. Como exemplo, cita o afresco A Trindade adorada pela Virgem, So Jeronimo e uma Santa de Castagno. n. Prompto rpido Segundo o autor, o termo se localiza entre o movimento (rpido) da figura pintada e o movimento (rpido) do pintor. O autor se utiliza de Fra Angelico para exemplificar os dois ltimos termos. o. Vezzoso gracioso Alm do sentido bvio da palavra (vezzoso significa gracioso, fantasioso, alegre, jovial, delicado, vivo), o termo se refere aos valores tonais de uma obra, ao fato de o pintor no enfatizar excessivamente o contraste tonal de luzes e sombras acrescentando muito branco ou preto s suas cores, pois que os extremos enfraquecem a percepo, enquanto o moderado e o temperado a fortalecem. p. Devoto devoto Segundo Toms de Aquino, devoo a conscincia e e a vontade de voltar sua mente para Deus, seu resultado uma combinao de alegria diante da bondade de Deus e tristeza diante da inadequao do homem. De acordo com a noo de que a relao entre pintura e pregao era muito estreita, o termo nos da um estilo contemplativo, que une tristeza e alegria, certamente no elaborado e intelectualmente sem pretenso. O autor finaliza o captulo enfatizando que esse sistema de palavras se aplicava diferentes artes e campos do conhecimento, e que parte desse vocabulrio foi aos poucos se difundindo para outros meios; e finaliza o texto explicitando como a pintura, assim como o fruto de uma sociedade de uma poca, pode nos dar informaes sobre essa, seus hbitos visuais e a experincia social tpica dessa poca, pois, se ela se caracteriza como documento, deve-se aprender a l-la como se deve aprender a ler um texto de uma outra cultura, de uma outra lngua. Ainda diz que no se deve tomar a pintura de forma vulgar e curta, como simples histria social ilustrada, mas tom-la como cartas valiosas, e que a imaginao histrica deve nutrir-se desse tipo de anlises.

S-ar putea să vă placă și