Sunteți pe pagina 1din 8

O AMIGO do Pastor

Um Peridico em Prol da Pregao do Evangelho de Jesus Cristo - VOL. 21 - N 10 OUT/11 TRABALHE!


Dr. Bob Jones

O preguioso no lavrar por causa do inverno, pelo que mendigar na sega, e nada receber. Provrbios 20.4 Quem quiser ser um bom vendedor, basta estudar a Bblia. Ela nos ensina mais senso comum e praticidade do que qualquer outra literatura do mundo. No versculo acima Deus est afirmando que se voc der as costas a um trabalho difcil, passar fome um dia ou algum ter de alimentar voc. Todos os fracassados que conheci na vida eram pessoas que desistiram perante as dificuldades. Por exemplo, algum comea a estudar na Universidade Bob Jones, mas se rebela contra a direo. Logo esse aluno apresenta uma desculpa para largar o curso, uma desculpa para voltar para a casa da mame. Muitos estudantes apresentam os motivos mais piegas imaginveis. Certa vez um aluno preguioso explicou: Deus est me mandando voltar pra casa e cuidar da minha me. Meu pai, coitadinho, precisa muito de mim. A nica coisa errada com o rapaz era sua enorme preguia de estudar. Nada me irrita mais do que ouvir algum apresentar uma desculpa sagrada para fazer algo que no nada sagrado, ou oferecer uma desculpa santa para no realizar um trabalho santo. Estou cansado dos fingidos e tapeadores que encontro pela vida! As coisas mais valiosas deste mundo so difceis. Explique-me os tipos de dificuldades que atravessam sua vida e eu lhe direi quem voc . Lemos em Provrbios sobre um homem que se levanta de manh e diz: Tem um leo l fora, e volta para a cama, cobre a cabea e cai no sono de novo. Que o leo devore outra pessoa. Olhe, se h um leo nas ruas, levantese! O preguioso se levanta e reclama: Est muito frio pra eu lavrar a terra. Mas quando a colheita chegar e os lavradores

ao redor tiverem fartura de alimento, ele passar fome. Quem lavrou no frio ter o que comer mais tarde. Uma grande porcentagem da raa humana dependente de algum. E, geralmente, isto acontece porque as pessoas no lavraram a terra no inverno. Certamente encontramos dificuldades na vida. Quanto maior for o propsito de Deus em sua vida, maior ser a dificuldade. Estude as biografias de homens que transformaram o mundo para Deus; todos eles atravessaram dificuldades. A estrada para o sucesso no coberta de flores. Fui ouvir o msico polons Paderewski; minha expectativa era ficar entediado at a morte. Eu, homem pobre do interior, sem nenhuma instruo musical; porm minha alma se enlevou. Nunca me esquecerei de como o meu corao se encheu de alegria enquanto o grande pianista tocava e eu ouvia sua msica maravilhosa. Segundo dizem, Paderewski viajava de trem, levando seu piano num vago especial, e passava muitas horas, todos os dias, ensaiando suas peas musicais. Muitas pessoas no se tornam musicistas porque tm preguia de praticar o instrumento. Tm coraes musicais, mas dedos preguiosos! O grande problema da maioria das pessoas a preguia, e nada mais. Gente preguiosa at o ltimo fio de cabelo, que no quer nada com nada e ponto final! Algum tem de aliment-los. Estou simplesmente dizendo que Deus afirma que quem tem preguia de arar no inverno pedir esmola no tempo da colheita. Aprendam a lavrar quando est frio. No busquem conforto, um lugar macio para se sentar. Tem gente que no quer outra coisa a no ser se sentar. s vezes, na Universidade Bob Jones, aparece um aluno muito santo. O fulano adora cantar, dar testemunho e fazer longas oraes. Mas assim que o pomos para trabalhar, sua temperatura espiritual desaba. Algum chega para ele e diz: hora de estudar, filho. Vamos l; abra os livros. Voc sabe o que tem de ser feito. O aluno no vai dar muitas glrias e aleluias quando estiver com o nariz no livro de matemtica.

Sei bem como ele se sente. Nunca dei glrias quanto tinha de resolver um problema de geometria! Quando voc tem de cravar o crebro no Grego, no quer saber de amm, irmo. No tenho muito respeito por quem grita aleluia numa reunio, mas no se comporta honestamente, com fidelidade, na sala de aula. Mesmo que voc esteja num seminrio que acredita na boa e velha religio e na sensatez comum do dia a dia, um amm no substitui o esforo sobre os livros. Voc limpa o suor da testa sempre que precisar. Quem no gosta de trabalhar, deve procurar um lugar que no exija tanto. O estudante srio no tem tempo para zoar. Ele se cansa tanto que sua lngua, de modo figurativo, se arrasta no cho. No estou exagerando, no. Se voc no ps a mo no arado, no venha implorar por um bocado de nosso trigo no tempo da colheita. No me venha com esta: Quero um pouco de comida. Coma sua prpria gororoba. Se voc preguioso demais para arar a terra quando est fazendo frio, ento vai passar fome. O apstolo Paulo disse: Quem no trabalha, que no coma. Mel Trotter afirmou: J vi muito religioso imprestvel, mas nunca vi um cristo vagabundo em minha vida. Ateno! Nunca soube que Deus tenha decepcionado algum que tenha trabalhado, orado e confiado. O lema de nossa universidade durante este ano ore. Ore! Mas no retiramos a palavra trabalhe do vocabulrio da universidade. Ouvi falar de uma pequena escola cujo lema era O trabalho vence. Deus no far por voc aquilo que voc mesmo pode fazer. Digo sempre aos velhos e novos alunos: Deus no vai dominar a Matemtica por voc. Certo dia um aluno me procurou e disse: Estou orando para que Deus me ajude a passar no teste. Respondi: Ele no levantar uma palha por voc. O Deus Poderoso no vai apoiar sua preguia. Continuao na pgina 3

Pgina 2

O AMIGO do Pastor

OUT/11 4. O pescador bem-sucedido usa a isca certa (Hb 4.12). 5. O pescador sbio mantm-se longe dos holofotes (Jo 12.32; At 8.35). 6. O pescador paciente sabe a hora certa de puxar (2Tm 2.24,25). 7. O pescador fiel ser recompensado (Pv 11.30). (Sword of the Lord)

PARA CHAMADO PARA CONQUIST UISTAR CONQUISTAR ALMAS


Austin L. Sorenson

Editorial
Prezado leitor, Se h uma coisa que a igreja est deixando de lado o evangelismo. Notamos que jovens e adultos esto sempre prontos a participar de programaes festivas da igreja; mas quando so convocados para o trabalho de visitao, distribuio de folhetos, etc, no comparecem. No vemos mais crentes nas tardes de domingo batendo nas portas para anunciar a CRISTO como antigamente. Missionrios que nos visitam, dizem que boa parte das igrejas no conntribuem com misses ou contribuem irrisoriamente. Alguns dizem que as igrejas esto mais preocupadas hoje com a construo de templos. No h nada de errado em construir templos, afinal a igreja precisa se reunir no templo. O problema que no esto dando prioridade salvao de almas. O artigo da pgina 2, Chamado para conquistar almas, de fundamental importncia. Conquistar almas uma das grandes prioridades do ministrio. Precisamos transmitir essa verdade igreja local, e pratic-la. Boa leitura. Pr. Cleber R. Neves

Ganhar almas para Cristo um ministrio dos seres humanos; os anjos no participam desta tarefa gloriosa. O fruto de um cristo outro cristo. um pecado da pior espcie no permitir que almas perdidas ouam a mensagem do evangelho. Lemos em Daniel 12.3: Os entendidos pois resplandecero, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justia refulgiro como as estrelas sempre e eternamente. O chamado para ganhar almas vem de cima: do Pai em seu divino amor, do Filho em sua divina compaixo, do Esprito Santo em sua divina chamada. Recusar-se a obedecer a este chamado nada mais do que se rebelar e desobedecer. O chamado vem de fora do perdido a caminho de uma eternidade sem Cristo. O chamado vem de dentro de seu esprito testemunhando juntamente com o Esprito Santo. O chamado vem de baixo de nossos queridos no Inferno. Oua suas splicas: E disse ele: Rogo-te pois, pai, que o mandes a casa de meu pai (Lc 16.27). Todo o Cu e a terra nos convocam a resgatar os que perecem. A Palavra de Deus nos instrui sobre a conquista de almas. Veja que tipo de pescadores de homens devemos ser: 1. O pescador verdadeiro tem de estar disposto a realizar este trabalho (Sl 51.12,13). 2. O pescador consciente equipa-se para a tarefa (Zc 4.6; At 17.11). 3. O pescador sensato vai atrs das pessoas (At 8.29,30).

O ALCOOLISMO NO PLANEJADO
Quando eu trabalhava com a Associao Crist de Moos de Chicago, todos os dias eu fazia um rodzio pelos bares distribuindo convites para a reunio de homens. Certa vez dei de cara com um jovem que havia conhecido no estado americano de Iowa. Ele estava meio bbado. Enquanto conversvamos, um infeliz totalmente embriagado, arruinado entrou no bar. Eu disse ao meu amigo que se ele persistisse na bebida, acabaria igual quele desditoso bbado. O jovem riu e disse que jamais se tornaria alcolatra. Um ano mais tarde, ele estava arruinado, sem emprego, e com a famlia arruinada. Rena todos os bbados do mundo e todos lhe respondero, ao serem inquiridos, que nunca planejaram ser bbados. Todos comearam bebendo com moderao. (Billy Sunday - Sword of the Lord) A igreja anda to subnormal que se um dia voltar ao normal do Novo Testamento as pessoas iro ach-la anormal. (Vance Havner)

O AMIGO do Pastor Um Peridico em Prol da Pregao do Evangelho de Jesus Cristo Batista, Fundamentalista Expediente: Editor Chefe: Pr. Jaime King. Editor: Pr. Cleber Rodarte Neves. Assistentes: Ana Lcia de Almeida Rodarte, Patrcia Elaine King. Arte: Pr. Cleber Rodarte Neves. Ofertas podem ser enviadas atravs de ordem de pagamento na conta nmero 295-4, agncia 0103, oper. 003, da Caixa Econmica Federal ou cheque nominal Editora Maranata. Correspondncia: Caixa Postal 74, 37270-000 Campo Belo - MG. Telefone e Fax: (0xx 35) 3832-2704. E-mail: editoramaranata@stratus.com.br Aviso: Os editores do Amigo do Pastor, somente se responsabilizam pela publicao de artigos que solicitarem previamente aos seus autores. A responsabilidade pelos artigos assinados dos seus prprios autores, no expressando necessariamente a posio dos editores deste peritico. O AMIGO do Pastor um ministrio da Editora Maranata.

OUT/11

O AMIGO do Pastor
dindo para ser curada, mas o caso s piorava. Certo dia Amanda foi ao mdico. Doutor, pedi que Deus me curasse, mas ele no me ouviu. Espero que o senhor me ajude. Ela foi sensata, e orou a Deus, mas foi procurar um mdico, e pediu: Doutor, olha dentro deste ouvido e veja o que tem l. O mdico retirou um pouco de cera, e a audio voltou ao normal. Amanda explicou: O problema foi que eu queria que o Senhor lavasse meus ouvidos por mim! Algumas pessoas querem que Deus trabalhe no lugar delas. Deus no vai limpar seus ouvidos por voc. Lave seus prprios ouvidos sujos! No pea que Deus passe as suas calas. Ele no seu passador de roupa. Se voc tem preguia demais para isto, ou para levar suas calas ao tintureiro, Deus vai deixar voc andar todo amassado por a! Uma senhora matriculou o filho em nossa escola. O menino era intratvel. A me me escreveu uma carta dizendo que estava orando para que o filho se endireitasse. Respondi-lhe: Seu filho no precisa de orao; ele precisa de uma me firme com uma vara em mos. Deus no vai disciplinar seu filho por voc, e a criana partir o seu corao porque voc deixou de disciplin-la. O Deus que eu adoro tem bom senso. O Deus a quem sirvo tem sabedoria infinita. Deus envia os raios de sol. Deus envia a chuva. Deus nos d a terra. Deus nos d fora fsica para lavrar a terra. Se somos preguiosos demais para lavrar o campo, o Deus Todopoderoso no vai fazer nascer nenhum gro quando a colheita chegar. Agora, vamos ao que interessa. Ningum nunca me acusou de ser preguioso, mas eu sou. J fui acusado de tudo neste mundo, menos de ser preguioso e covarde. Nunca fujo de uma briga e nunca fui acusado de ser preguioso. Mas sou preguioso. Todo mundo tem preguia. No gosto de estudar. Nesse Vero, suei muito em meu escritrio, quando daria tudo para tirar umas belas frias. Talvez voc tenha dado pra trs em alguma coisa que devia fazer, mas no quis. Talvez voc seja do tipo que s faz o que tem vontade, e deixa por fazer o que no lhe agrada. Continue assim, e voc nunca chegar a nada nesta vida; o Deus Poderoso no permitir. Alguns estudantes s fazem as matrias que gostam. Este o grande erro da sociedade moderna. Em nossa universidade, todo mundo tem de estudar alguma matria a qual odeia. Todos os alunos tm de fazer algo que detesta, e no adianta chorar. Se

Pgina 3

Os ces se sentem no mundo porque este o nico mundo em que vo viver. No nos sentimos em casa neste mundo porque fomos criados para um mundo melhor. (Vance Havner)

OTIMISTA OTIMISTA
Outro dia eu conheci um verdadeiro otimista, contou um mdico. um homem para quem tiro o chapu sem vacilar. Ele perdeu uma perna num acidente de trem. Quando o resgate chegou, o homem disse: Graas a Deus, foi a perna com reumatismo! (Sword of the Lord)

trabalhe (da p[agina 1) Imagine algum que no estudou orando assim: Senhor, eu morri de preguia de estudar, mas gostaria de sua ajuda. Deus responderia: No vou ajudar coisa nenhuma. No endosso a sua preguia. Deus no far por voc o que voc mesmo pode fazer. Voc se pe a atravessar a rua e ora: Vou fechar os olhos e, Senhor Deus, cuide de mim. Confio no senhor. Tente, e um louco passa por cima de voc com o carro dele. Voc ser atropelado dos dois lados. Se quiser atravessar a rua, abra bem os dois olhos e ore tambm e mesmo assim um motorista sem noo pode mat-lo! Amanda Smith, uma mulher extraordinria usada por Deus de modo maravilhoso uma simples lavadeira e empregada um dia descobriu que estava surda de um ouvido. Ela ficou chateada e pediu que Deus a curasse. Ela continuou orando e pe-

voc nunca estuda as matrias que detesta, tem coisa errada com seu carter. No antigo sistema de educao, a escola dizia o que aluno tinha de estudar. O antigo sistema tambm funcionava. Segundo Deus, por que o homem tem de mendigar? Porque no quis sair no frio. Orao: Nosso Pai Celeste, livra-nos da preguia mental. Livra-nos da preguia fsica. Livra-nos da preguia espiritual. Alguns de ns temos preguia at de orar. Ajudenos a lavrar durante os dias frios. Impeanos de parar quando o sol est muito quente. Ajude-nos a no desistir de estudar Matemtica ou Cincia ou Literatura ou Histria ou seja l o que for. Ajude-nos a fazer o que o senhor quer que faamos. E que em Continuao na prxima pgina

No trocamos um aperto de mo com o punho fechado. (Golda Meir - Timeless Treasures)

Pgina 4 trabalhe! (da pgina 3) sua companhia, Senhor, sejamos vitoriosos, para que no tempo da colheita possamos juntar muitos feixes para a sua glria. Pedimos em nome de Jesus. Amm. (Sword of the Lord)

O AMIGO do Pastor
que isto venha a acontecer, por causa dos novos regulamentos que esto sendo postos em prtica. Alm e acima dos problemas financeiros mundiais, meu interesse verdadeiro est no Arrebatamento, que, segundo continuo pensando, ir acontecer a qualquer momento. Cristo afirma que os dias que antecederem o Arrebatamento sero iguais aos dias de No e de L. Mas embora aqueles dias tenham sido de imoralidade repulsiva, Jesus no mencionou o fato. Leiam o que ele afirmou: E, como aconteceu nos dias de No, assim ser tambm nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam e davamse em casamento, at ao dia em que No entrou na arca, e veio o dilvio e consumiu a todos. Como tambm da mesma maneira aconteceu nos dias de L: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Mas, no dia em que L saiu de Sodoma, choveu do cu fogo e enxofre, consumindo a todos. Assim ser no dia em que o Filho do Homem se h de manifestar [...] Por isso, ficai tambm vs apercebidos; porque, hora em que no cuidais, o Filho do Homem vir (Lc 17.2630; Mt 24.37-39,44). No caso de No e L, o julgamento e a destruio vieram imediatamente aps os fieis terem sido retirados do lugar. Mas aquele cenrio no se encaixa no que a Bblia diz que acontecer depois do Arrebatamento: mais prosperidade e at maior perseguio aos judeus no mundo inteiro. Nenhuma ilustrao do Antigo Testamento descreve perfeitamente a profecia integral do Novo Testamento. Nos dias de No e de L a frase at ao dia ou no dia em que significava um perodo de 24 horas. No Novo Testamento o dia do Senhor que comea com o Arrebatamento, inclui a Grande Tribulao e o Milnio, e termina no novo cu e na nova terra. A advertncia de Cristo est baseada no fato de que o Arrebatamento (No entrou na arca [...] L saiu de Sodoma) pegar de surpresa at mesmo os cristos professos! Ser uma ocasio em que o retorno de Cristo para levar seu povo casa de seu Pai onde j muitas manses (Jo 14.1-3) ser a ltima coisa que a maioria dos cristos estar esperando que acontea. A falsa prosperidade far com que muitos cristos relutem em trocar o mundo pelo cu (Que o Arrebatamento acontea antes de eu morrer, mas no agora!). Ser uma continuao do esprito de Laodiceia, que teve papel de destaque na apostasia em que a igreja se afundou mais ainda desde o fim da Segunda Guerra Mun-

OUT/11 dial. Podemos quase afirmar que esse esprito tem estado presente desde o incio da igreja, logo aps Cristo ter voltado para o cu, depois de passar, em seu corpo ressurreto, 40 dias com seus discpulos. Foi uma ocasio gloriosa para os surpresos discpulos conhecerem o Senhor de um jeito novo, para que qualquer sombra de dvida fosse removida de suas mentes, para que comeassem a cumprir a grande comisso que Jesus havia lhes dado. Por mais estranho que parea, mesmo diante da oposio e perseguio ferrenhas, os milhares de novos discpulos no estavam ansiosos para deixar seus lares e ocupaes em obedincia ao comando de Jesus logo antes de partir, Ide por todo o mundo, pregai o evangelho... (Mc 16.15). Ainda era bastante confortvel permanecer em Jerusalm. Foi necessrio que a grande perseguio aps o apedrejamento de Estvo espalhasse os discpulos pelas terras da Judeia e Samaria... (At 8.1). Longe de se esconderem, como os Onze haviam feito no dia da ressurreio, os dispersos iam por toda a parte [no dando seus testemunhos mas] anunciando a palavra (At 8.4). A igreja floresceu debaixo da perseguio. Foi uma poca de crescimento verdadeiro, e que o movimento de crescimento da igreja (que Schuller afirmou ter comeado e do qual, segundo ele, Bill Hybels foi o seguidor mais bem-sucedido) acabou corrompendo. Desde o incio, a prosperidade tem sido uma condio perigosa para a maioria dos cristos. O evangelho riqueza e sade...pea e tome posse que alguns pastores foram aprendendo e passando adiante, afirmando que o Senhor os mandou pregar, est sendo promovido por heContinuao na prxima pgina

QUE... UE... AT O DIA EM QUE...


Dave Hunt

Em 1983 escrevi um livro chamado Paz, Prosperidade e o Holocausto Iminente [no publicado no Brasil]. O primeiro captulo foi intitulado Um cenrio contraditrio, e foi baseado em minha compreenso da Bblia. De acordo com minhas lembranas a situao do meu pas era sombria. As taxas de juro eram altssimas, o mercado de aes estava em baixa, e os entendidos previam uma queda financeira que deixaria todas as quedas anteriores com cara de prosperidade. O mercado imobilirio estava parado, com milhares de casa venda e apartamentos desocupados. Os best-sellers nas livrarias evanglicas eram livros que falavam sobre a morte do dlar, o colapso financeiro internacional iminente, o ataque pendente da Unio Sovitica sobre Israel etc. O sentimento prevalecente era de melancolia e runa. Nesse primeiro captulo, afirmei, com base na Bblia, que as previses dos pessimistas estavam erradas: a poltica do governo iria funcionar, a prosperidade estava a caminho e no havia nenhuma invaso iminente contra Israel. poca, sem que eu soubesse, os soviticos haviam estocado armas no Lbano para suprir um exrcito invasor de um milho de soldados. Os israelenses apreenderam tudo uma carga imensa depois de invadir o Lbano em junho de 1982 com o objetivo de estancar o bombardeio contra Israel e subjugar o terrorismo. Este cenrio contrrio manteve-se verdadeiro durante 25 anos. Ento acontece o quase-colapso financeiro mundial recente, depois de anos de construo da prosperidade sobre uma dvida impossvel de ser paga. Problemas srios levaram bancos e empresas falncia, deixaram milhares de pessoas desempregadas e causaram impacto negativo em milhes de trabalhadores srios. Claro que os problemas esto sendo resolvidos com a impresso de dinheiro sendo feita pelo Governo e o acmulo de dvidas. Para onde isto est nos levando? Muita gente teme um novo desastre econmico de propores gigantescas. No entanto, a maioria dos economistas duvida

A SABEDORIA DE SALOMO
A morte e a vida esto no poder da lngua PROV. 18:21

OUT/11

O AMIGO do Pastor
que isto acontece, mas sei que o pedao de ferro nunca dar um bom par de ferraduras. O cristo apontou um monte de sobras de ferro junto porta de sua oficina e disse: Quando tenho nas mos um pedao de ferro que no pega o formato nem malevel, eu o jogo no monte de sobras, Ele nunca servir pra nada. E continuou: Sei que Deus tem me mantido no fogo das aflies, e tenho sentido suas marteladas. Todavia, se ele vai me transformar naquilo que devo ser, no me importo. E em meio a essas tribulaes, minha orao esta: Senhor, prove-me da maneira que lhe agradar, mas no me atire no monte de sobras. (Autor desconhecido)

Pgina 5 na advertncia de Cristo, coisas que no aconteceram naquela poca: a maior tribulao que os judeus j sofreram (v. 21, desde ento superada pelo Holocausto, com acontecimentos piores a caminho, resultando em completo arrependimento e na salvao de Israel, Zc 12.813.9). Ainda mais, nenhum dos acontecimentos previstos nos versculos 27-31 ocorreu no ano 70 d. C. 2. Outros acham que Jesus se referia gerao que vivia no mundo quando Israel retornou sua terra em 1948. Como definir gerao neste sentido? Certamente no incluiria quem no tivesse nascido ainda. Tem de ser uma gerao j estabelecida e ainda viva e esta em est quase desaparecendo. Em minha opinio, Jesus no estava se referindo a nenhuma dessas interpretaes acima. H um terceiro possvel significado, que, com todo respeito, lhes apresento. A chave est na maneira em que Jesus, Joo Batista e Pedro usaram a palavra gerao. A Bblia explica a si mesma: raa de vboras (Mt 3.7;12.34;23.33; Lc 3.7); maligna esta gerao (Lc 11.29); gerao m e adltera (Mt 12.39); gerao m (Mt 12.45); gerao m e adltera (Mt 16.4); gerao incrdula (Mc 9.19); gerao incrdula e perversa (Mt17.17; Lc 9.41); gerao adltera e pecadora (Mc 8.38); gerao perversa (At 2.40). A Bblia indica que, embora muitos judeus viessem a ser salvos individualmente, Israel como um todo continuaria na descrena e rebeldia contra o Deus de Abrao, Isaque e Jac. Quando Israel ir, finalmente, se arrepender e voltar f no nico e verdadeiro Deus, o Deus de Israel? S depois que os exrcitos do mundo, liderado pelo Anticristo no Armagedom, tiverem levado Israel beira da derrota. Ser nesta ocasio que o prprio Cristo em sua segunda vinda retornar de modo visvel ao mundo e destruir os inimigos de Israel (e todo olho o ver, at quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentaro sobre ele, Ap 1.7). Israel inteiro se arrepender de ter abandonado o Senhor dos exrcitos, rejeitado e crucificado seu Messias, e todo o Israel ser salvo... (Rm 11.26). Haver um choro sem precedentes em Israel (Zc 12.1013.1) quando todos os judeus perceberem que Jesus Cristo, aquele que eles crucificaram e desprezaram desde o incio, morreu por seus pecados e o Redentor anunciado por seus profetas. Quanto igreja, qualquer pessoa que conhea a Bblia tem lamentado o fato de que h dcadas estamos mergulhando de Continuao na prxima pgina

at o dia (da pgina 4)

A HISTRIA DO FERREIRO
Esta a histria de um ferreiro que entregou seu corao a Jesus. Embora tivesse uma vida mais santificada, ele no havia prosperado materialmente. Na verdade, parece que mais problemas, aflies e perdas lhe sobrevieram desde sua converso. Parece que tudo dava errado. Certo dia um amigo no crente foi lhe fazer uma visita. Enquanto conversavam, o amigo mostrou-se solidrio com suas aflies, e comentou: Acho estranho que voc sofra tantas aflies logo aps uma converso to sria. No tenho a inteno de abalar sua f em Deus ou coisa parecida. Mas voc tem a ajuda e orientao de Deus, e mesmo assim as coisas continuam piorando. Fico me perguntando o porqu disso tudo. O ferreiro no respondeu imediatamente, e era claro que ele havia se perguntado a mesma coisa antes. Finalmente ele respondeu: Olha aqui este ferro frio que vou usar pra fazer um par de ferraduras. Sabe como voufazer isto? Deixo um pedao de ferro no fogo at ficar vermelho, quase branco com a quentura. Depois martelo o ferro sem d nem piedade para conseguir o formato que desejo. Depois, mergulho o ferro num balde de gua fria para que fique malevel. A, coloco no fogo outra vez e martelo mais um pouco. E continuo assim at que o trabalho esteja pronto. E o ferreiro continuou: Algumas vezes encontro um pedao de ferro que no agenta o tratamento. O calor, as marteladas e o frio so demais para ele. No sei por

rticos e fraudulentos de vrios nveis em seus programas de televiso. Este suposto evangelho sempre foi errado, mas com a televiso e as publicadoras evanglicas promovendo-o junto a uma igreja apstata, a mentalidade mortal de Laodiceia, que h muito vem germinando, est agora em plena florao. Ser rico, prosperar e no ter falta de nada, algo desconhecido do pequeno rebanho que Cristo deixou na terra quando partiu, e a quem ele prometeu o reino (Lc 12.32), tornou-se um sinal da bno de Deus para a indstria do crescimento igrejeiro de nossos dias. O Arrebatamento uma esperana quase esquecida. A maioria dos cristos se sente confortvel demais neste mundo para troc-lo pelo cu. Mateus 24 um captulochave para entendermos a poca do Arrebatamento. O versculo 34 tem gerado controvrsias daquelas: Em verdade vos digo que no passar esta gerao sem que tudo isto acontea. O mesmo ensino aparece em Lucas 21.34. A controvrsia est centralizada no significado da frase esta gerao. Existem trs possveis interpretaes para ela. 1. Os preteristas afirmam que quando Jesus disse esta gerao, ele se referia populao daquela poca, e que a profecia de Mateus 24 foi cumprida naquela gerao durante a tomada e destruio de Jerusalm no ano 70 d.C. O erro desta interpretao bvio porque naqueles dias a carne toda no corria o perigo de desaparecer (Mt 24.22) na ponta dos arcos, flechas, espadas e lanas. As armas de hoje tornariam a terra numa bola de fogo, destruindo todo tipo de vida, evaporando silenciosamente no espao. Muitas outras coisas estavam includas

Pgina 6

O AMIGO do Pastor

OUT/11

MENINAS E MENINOS
A professora mandou que a classe escrevesse uma composio sobre meninos e meninas. Esta foi a composio de uma das garotinhas: As pessoas so compostas de meninas e meninos, homens e mulheres. Os meninos no servem pra nada at crescerem e se casarem. Homens que no se casam tambm no servem pra nada. Os meninos so uns tremendos de uns chatos. Eles querem tudo o que veem, desde que no seja sabonete. Minha me menina, e meu pai menino. Mulher uma menina crescida que tem filhos. Meu pai um homem to legal que eu acho que ele s pode ter sido menina quando era menino.

A doce vov estava participando de todas as festividades do casamento do neto. Foi ao ch de cozinha da noiva, s festividades programadas pelas famlias e observou atentamente a animao dos noivos medida que o grande dia se aproximava. A vov, que havia experimentado 50 anos de vida conjugal, conhecia as lutas, as alegrias, as tristezas e a diverso da vida a dois. Ela havia passado por tudo isto. Quando o neto lhe pediu um conselho sobre a ocasio, a vov respondeu: Se h uma coisa que eu diria a um jovem casal isto: depois da cerimnia, vem o casamento. (Sword of the Lord)

FALANDO AOS PECADORES


Durante umas frias de vero, o famoso advogado americano Dabiel Webster (17821852, ia todos os domingos a uma pequena igreja no interior do pas. Sua sobrinha lhe perguntou por que ele assistia aos cultos daquela igrejinha quando no dava a mnima aos sermes bem mais elaborados das igrejas de Washington. Em Washington, ele explicou, eles pregam para Daniel Webster, o estadista. O pastor daquela igrejinha prega para Daniel Webster, o pecador, sobre Jesus, o Salvador. (Sword of the Lord)

at o dia (da pgina 5) maneira sistemtica e cada vez mais profunda numa apostasia que poucos homens e mulheres de Deus teriam imaginado h somente uns cinqenta anos. H um monte de causas, todavia a maior delas a rejeio sofrida pela Palavra de Deus em nossos dias, at mesmo por gente que se intitula cristo, e at por muitos lderes de igreja. O que Deus inspirou homens santos a escrever, letra que compem o cnon bblico, menosprezado como algo entediante e que, portanto, deve ser apresentado em maneiras que apelem mentalidade de hoje em dia. Cinema, televiso e DVDs dramatizam, aos montes, o conceito e assim diz o Senhor. Nada de mal em gravar a Palavra de Deus em DVD. No entanto, abominao apresentar a Bblia deslocada de suas palavras santas e puras, usando uma dramatizao feita num DVD. Imaginem o tamanho do orgulho de uma pessoa que tenta melhorar a Palavra de Deus! Esses revisores, em vez de melhorar, na verdade

banalizam, mutilam e destroem o que Deus falou. Muitos cristos, e especialmente seus filhos, so to encantados com a TV que no conseguem se sentar tranquilos para ler a Bblia. Cristo chamado de a Palavra de Deus. Ele a Palavra viva, a palavra de verdade (Sl 119.43), palavra devida (Fp 2.16). Nunca chamado de imagem da verdade. Somos todos gerados de novo [...] pela palavra de Deus [...] a palavra...evangelizada (1Pe 1.23,25). A Bblia est repleta de versculos assim. Vamos modernizar um pouco para a nova gerao: gerados de novo pelo DVD de Deus...o DVD vivo...o DVD da verdade...o DVD que foi evangelizado, etc. Paulo mandou que Timteo pregasse a palavra (2Tm 4.2). Ele no disse: Revise ou dramatize a palavra! Isto no questo de semntica. a diferena entre o jeito de Deus e o jeito do homem, entre vida e morte! No ousemos sucumbir apostasia que invadiu a igreja. Como Ams declarou, existe fome da Palavra de Deus no porque ela est indisponvel aos leitores famintos, mas porque no est sendo pregada em

muitas igrejas, igrejas que at recentemente eram sadias na doutrina e pregavam a Palavra no poder do Esprito Santo. O rebanho est sendo alimentado com tradues esprias. lgico, ento, que presenciemos uma fome [...] de ouvir as palavras do Senhor (Am 8.11). Alm de a Palavra de Deus no estar sendo pregada, muitos dos que acham que a esto pregando usam Bblias falsas, em detrimento de suas almas e das almas de seus ouvintes. Eugene Peterson um destes casos. Ele ousa chamar A Mensagem [publicada no Brasil pela Editora Vida], de outra verso da Bblia quando, na verdade, ela perverte a Bblia! Por meio de um de nossos peridicos, eu soube de algumas concesses que Rick Warren tem feito em relao ao evangelho, e isto me parte o corao. Reluto em

OUT/11

O AMIGO do Pastor

Pgina 7 outro caminho para o cu. No verdade que na grande comisso Jesus mandou os discpulos irem por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura? O mandamento foi revogado? De jeito nenhum. A ordem a mesma para os cristos de hoje. Mas que evangelho devemos pregar? O evangelho foi to deturpado, comprometido e catolicisado que o poder de Deus para a salvao foi retirado dele para que ningum se ofenda. Ser que as pessoas que esto no inferno nos agradeceriam por t-los poupado da ofensa que os levaria para o cu? Ser que, por puro egosmo, no estamos impedindo que o evangelho chegue aos no salvos? Ser que no nos envergonhamos da porta estreita que o evangelho nos obriga a apresentar queles que preferem a porta larga da destruio? A Bblia clara: O receio do homem armar laos, mas o que confia no Senhor ser posto em alto retiro. O tempo curto e a eternidade para sempre. Temos de reexaminar nossos coraes e passar a viver como se realmente acreditssemos nisso. (do jornal The Berean Call)

A RESPIRAO DE DEUS
O vento que estava ajudando o garotinho a mandar sua pipa l para cima comeou a morrer de repente. O menino implorou: Ai, Deus, no sei o que o senhor est fazendo, mas no pare de respirar agora, por favor. Como bom confiar em Deus nas coisas grandes e nas pequenas. Nenhum problema grande demais para o poder do Senhor. Ningum insignificante demais para sua misericrdia. Seus ouvidos nunca ficam surdos. Seus olhos nunca ficam cegos. Seu corao nunca endurece. Seu crebro nunca para de funcionar. E suas mos nunca deixam de se estender para ajudar quem tem f nele. Que bom que Deus no vai parar de respirar agora, no mesmo? (Sword of the Lord)

NUNCA SOZINHOS
O sistema moral da Bblia no baseado na opinio da maioria, mas na revelao de Deus, e em quase todas as situaes esses princpios opem-se visivelmente aos padres morais de qualquer gerao. O cristo faz parte da minoria, e se vive para Deus, ele tem de estar fora do crculo aprovado pela sociedade. O chavo todo mundo faz isso no totalmente verdadeiro porque, na realidade, nem todo mundo esta agindo desse ou daquele jeito. Existem muitos homens e mulheres de valor neste mundo imoral que continuam vivendo de acordo com os padres morais da Bblia. Assim, mesmo que faamos parte da minoria, no estamos nunca sozinhos. (Paul Smith) Deus usa coisas fragmentadas, quebradas, o solo partido que produz a colheita. So as nuvens fragmentadas que produzem a chuva. o gro esmigalhado que produz o po, e o po partido que nos d foras. o vidro quebrado de alabastro que libera o perfume. Foi Pedro que, chorando amargamente (despedaado), voltou com mais poder do que nunca. (Annimo)

at o dia (da pgina 6) equiparar Warren aos inimigos da verdade que esto mesma categoria de Peterson, mas A Mensagem continua sendo sua Bblia favorita. Rick Warren tem influenciado milhes de pessoas a seguir seu exemplo da maneira que ele segue Peterson. Parece que ele agora acredita que mais importante alimentar e curar as almas perdidas para viverem nesta vida, por intermdio de um programa que atende pessoas carentes nas reas mais necessitadas do globo, do que lhes dar o evangelho para viverem por toda a eternidade; acredita que mais favorvel lhes oferecer bnos fsicas e passageiras do que lev-las para o cu. Temos de nos perguntar continuamente se acreditamos verdadeiramente que Nosso Senhor Jesus Cristo o nico caminho para o cu e se vivemos de acordo com seus mandamentos. Ser que podemos afirmar como Paulo: No me envergonho do evangelho de Cristo? Acreditamos mesmo que este evangelho o poder de Deus para a

salvao de todos os que creem e que, sem Cristo, o mundo est perdido? Ser que o pleno e maravilhoso significado desta verdade criou raiz em nossos coraes e mentes? Pergunto primeiro a mim mesmo. Em suas publicaes, nossa denominao tem exposto plena e repetidamente o falso evangelho do catolicismo que continua enviando milhes para o inferno. No entanto, apesar das excelentes explanaes feitas tambm por outros, o evangelho catlico ganha aceitao cada vez mais ampla entre os evanglicos. Tivemos muitos escritores e lderes confiveis que se opunham ferrenhamente ao catolicismo. Hoje em dia, raramente algum faz objeo a este sistema religioso que, provavelmente, tem mandado tanta gente para o inferno quanto para o Islamismo. muito cansativo ficar lembrando evanglicos que vo de Billy Graham a Rick Warren que o catolicismo est sendo a condenao de bilhes de pessoas especialmente quando estes dois homens convencem a igreja evanglica que o catolicismo

Pgina 8

O AMIGO do Pastor

OUT/11

QUEM SABE, SABE O QUE VEIO PRIMEIRO: A GALINHA OU O OVO? OV


Um jovem descrente disse a uma senhora idosa: Eu j acreditei na existncia de Deus, mas depois que comecei a estudar Filosofia e Matemtica, fiquei convencido de que Deus no passa de uma palavra sem sentido. Bom, respondeu a velhinha, nunca estudei essas coisas, mas como voc estuda, ser que pode me dizer qual a origem deste ovo? Ora! Veio da galinha, claro, respondeu o jovem. E de onde a galinha veio? De um ovo, n. A senhora perguntou: Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? A galinha, naturalmente, o moo replicou. Ah, ento a galinha no precisou de um ovo para existir? Desculpe. Eu quis dizer que o ovo veio primeiro. Neste caso, voc est afirmando que o ovo existiu sem a galinha? O jovem hesitou: Bom, veja s ou seja claro que a galinha veio primeiro! Muito bem, respondeu a idosa. Quem criou aquela primeira galinha de onde os ovos e as outras galinhas vieram? O que a senhora quer dizer com tudo isso?, o jovem perguntou. Simplesmente isto: Aquele que criou a primeira galinha ou o primeiro ovo tambm criou o mundo. Voc no consegue explicar nem a existncia de um ovo ou de uma galinha sem Deus, mas quer que eu acredite que sabe explicar a existncia de um mundo inteiro sem ele! (Sword of the Lord) O general americano do passado Stonewall Jackson estava em campanha num vale. Certa noite, o general precisava atravessar seu exrcito para o outro lado do rio, ento mandou que os engenheiros abrissem um caminho para que a artilharia e as carroas passassem. O general tambm convocou o chefe das carroas, que era um ferreiro, e deu-lhe instrues para que atravessasse o comboio o mais rpido possvel. Os engenheiros foram trabalhar usando todos os seus mtodos e conhecimentos no planejamento de uma ponte. O ferreiro, sabendo apenas que algo teria de ser feito da maneira mais prtica, juntou um grupo e, com toras e pedras, improvisou uma ponte. Antes do alvorecer, o ferreiro acordou o general e disse: General, j atravessamos todas as carroas e a artilharia. Surpreso, o general perguntou: Cad os engenheiros? O ferreiro respondeu: Continuam l na barraca desenhando e planejando uma ponte Nunca, como hoje em dia, tivemos tantos peritos ao redor de uma mesa desenhando e fazendo planos. Precisamos de alguns ferreiros que nos leve a atravessar o rio. (Vance Havner)

GOTEIRA TETO GOTEIRA NO TETO . O FAZER? QUE FAZER?


Quando o teto do quartel apresentou goteiras durante uma chuvarada, algum foi atrs de um dos funcionrios civis para que o reparo fosse feito. Depois de meia hora um carpinteiro apareceu. Ao ver a gua no assoalho, o carpinteiro escolheu a maior broca de sua caixa de ferramentas e fez um buraco no meio da poa! uma boa ilustrao de algum que trata os efeitos e no a causa do problema. Qualquer um que fura buracos no meio da poa como forma de atacar o pecado, em vez de reparar o teto, to insensato quanto esse carpinteiro. Joo Batista percebeu a necessidade de irmos raiz do pecado: E tambm agora est posto o machado raiz das rvores (Mt 3.10). O corao humano mau (Jr 17.9), portanto necessita do novo nascimento (Jo 3.3,5,7). Reforma exterior intil. Deixar de cometer esse ou aquele pecado no resolve o problema do pecador; ele pre-

cisa de uma nova natureza. Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo (2Co 5.17). (Christian Victory)

RIR O MELHOR REMDIO


Essa noite eu sonhei que voc me deu uma boa grana para eu gastar em roupas, a esposa contou ao marido. Voc no vai querer estragar meu sonho, vai? O marido respondeu: Claro que no, meu bem. Pode ficar com a grana. (Sword of the Lord)

S-ar putea să vă placă și