Sunteți pe pagina 1din 3

1 Colegial - Teste de Literatura Professora: Alessandra Arguejos Aluno (a): ______________________________________________________________ 1 ______ GABARITO

Quests abertas: Tanto Toms Antnio Gonzaga como Cludio Manuel da Costa podem ser reconhecidos sob o disfarce de dois pseudnimos: um lrico, outro satrico. Quais so os pseudnimos de Gonzaga? E os de Cludio Manuel da Costa? (Especifique o lrico e o satrico). _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ (Ufla MG) Leia os seguintes fragmentos de Marlia de Dirceu de Toms Antnio Gonzaga.
Texto I: Vers em cima de espaosa mesa Altos volumes de enredados feitos; Ver-me-s folhear os grandes livros, E decidir os pleitos. Texto II: Os Pastores, que habitam este monte, Respeitam o poder do meu cajado; Com tal destreza toco a sanfoninha, Que inveja me tem o prprio Alceste.

Responda: a) Em qual dos fragmentos o sujeito lrico caracterizado de acordo com a conveno arcdica? Explique. _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ 1) (CESESP PE) I. II. III. O momento ideolgico, na literatura do Arcadismo, traduz a crtica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero. O momento potico, na literatura do Arcadismo, nasce de um encontro, embora ainda amaneirado, com a natureza e os afetos comuns do homem. Faamos, sim, faamos, doce amada,/ Os nossos breves dias mais ditosos A caracterstica que est presente nestes versos o carpe diem (gozar a vida)

a) b) c) d) e)

S a proposio I est correta. S a proposio II correta. Todas as proposies so corretas. So corretas as proposies I e II. S a proposio III correta. 2) (PUCC SP) os anos gostosos? So estes os prados, aonde brincava,

Acaso so estes os stios formosos, aonde passava

enquanto pastava o manso rebanho, que Alceu me deixou?

Os versos, de Toms Antnio Gonzaga, so expresses de um momento esttico em que o poeta:

a) Buscava a expresso para o sentimento religioso associado natureza, revestindo frequentemente o poema do tom solene da meditao. b) Tentava exprimir a insatisfao do mundo contemporneo, dava grande nfase vida sentimental, tornando o corao a medida mais exata de sua existncia. c) Buscava a naturalidade. O que havia de mais simples, mais natural, que a vida dos pastores e a contemplao direta da natureza? d) Tinha predileo pelo soneto, exercitando a preciso descritiva e dissertativa, o jogo intelectual a famosa chave de ouro. e) Acentuava a busca da elegncia e do requinte formal, perdendo-se na mincia descritiva dos objetos raros: vasos, taas, leques. 3) Quanto linguagem rcade: a) prefere a ordem indireta, tal como no latim literrio; b) promove um retorno s virtudes clssicas da clareza, da simplicidade e da harmonia. c) procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade; d) manteve as ousadias expressionais do Barroco; e tornou-se artificial, pedante, inatural;

4) ( UFV MG) Sobre o Arcadismo no Brasil, podemos afirmar que: a) Produziu obras de estilo rebuscado, pleno de antteses e frases tortuosas, que refletem o conflito entre a matria e o esprito. b) Alm das caractersticas europias, desenvolveu temas ligados realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional. c) No apresentou novidades, sendo mera imitao do que se fazia na Europa. d) Apresenta completa ruptura coma literatura europia, podendo ser considerado a primeira fase verdadeiramente nacionalista da literatura brasileira. e) Presente sobretudo em obras de autores mineiros como Toms Antnio Gonzaga, Cludio Manuel da Costa, Silva Avarenga e Baslio da Gama, caracteriza-se como expresso da angustia metafsica e religiosa desses poetas, divididos entre a busca da salvao e o gozo material da vida. 5) Leia com ateno:
O ser heri, Marlia, no consiste Em queimar os imprios: move a guerra, Espalha o sangue humano, E despovoa a terra Tambm o mau tirano. Consiste o ser heri em viver justo: E tanto pode ser heri o pobre, Como o maior Augusto.

O trecho exemplifica uma das caractersticas do homem ilustrado no sculo XVIII e pertence a um dos poetas que conseguiu aliar a ideologia do Iluminismo com a sensibilidade potica prpria do Arcadismo. O autor do trecho e a caracterstica a patente so, respectivamente:
a) Toms Antnio Gonzaga e a construo ideal de um homem herico cuja medida seria a bondade inata, base de uma vida harmonizadora das disposies individuais e das vicissitudes. b) Silva Avarenga e o elogio do homem comum que, por sua bondade inata e sua vida justa, contrasta com os grandes conquistadores militares. c) Alvarenga Peixoto e o louvor do homem que consegue assimilar o social ao natural. d) Claudio Manuel da Costa e o repdio do poder militar representado por Csar Augusto e por Alexandre, o Grande, presentes em outras estrofes do poema. e) Toms Antnio Gonzaga e a exaltao do homem comum que se forma e se constri segundo um ideal de bondade inata e de urbanidade.

6) (PAS - UFLA) Com relao aos estilos literrios Barroco e Arcadismo, esto corretas as seguintes alternativas, EXCETO:
(A) Por terem sido desenvolvidos em Minas Gerais, especialmente em Ouro Preto cidade com forte predominncia barroca e arcdica o Barroco e o Arcadismo nesse Estado apresentavam inmeras semelhanas. (B) Em razo da indefinio entre o divino e o terreno, a literatura barroca traduz os conflitos e o descontentamento do homem em face de sua existncia. (C) O Arcadismo complementa o Barroco, no estilo e na temtica. (D) A valorizao do ndio foi importante no Arcadismo brasileiro e essa valorizao, como elemento literrio, diferenciou o estilo arcdico brasileiro do estilo europeu. (E) O senso do pecado, a stira aos mais variados aspectos do sistema e do poder so temas ressaltados nas obras dos escritores do estilo Barroco.

7) Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo: 1. Simplificao da lngua literria ordem direta imitao dos antigos gregos e romanos. 2. Valorizao dos sentidos imaginao exaltada emprego dos vocbulos raros. 3. Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de poesia-clareza-harmonia. 4. Emprego freqente de trocadilhos e de perfrases malabarismos verbais oratria. 5. Sugestes de luz, cor e som anttese entre a vida e a morte esprito cristo antiterreno.

Assinale a opo que s contm afirmativas sobre o Arcadismo: a) 1, 4 e 5. b) 2, 3 e 5. c) 2, 4 e 5. d) 1 e 3. e) 1, 2 e 3. *

8) Considere as afirmativas abaixo, referentes ao Arcadismo brasileiro: I. A natureza adquire um sentido de simplicidade, verdade e harmonia, impondo-se como modelo para a realizao do ser humano. II. A vinculao ao mundo natural se d atravs de uma poesia e carter pastoril. III. Defende-se a imitao da simplicidade dos autores clssicos, que produziram suas obras na Antiguidade Grecoromana e no Barroco. IV. H uma forte ligao com a Inconfidncia Mineira, pelo fato de poetas como Cludio Manuel da Costa e Toms Antnio Gonzaga terem se envolvido na rebelio contra a metrpole. V. Os poetas enfatizavam a subjetividade, pois estavam convencidos de que deviam expressar em seus textos sentimentos intensos, passionais e impulsivos. Est correto o que se afirma em: a) I e III, apenas. b) I, III, IV e V, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) II e V, apenas. e) I, II, III, IV e V.

9) Assinale o que no se refere ao Arcadismo: a) poca do Iluminismo (sculo XVIII) Racionalismo, clareza, simplicidade. b) Ornamentao estilstica, predomnio da ordem inversa, excesso de figuras. c) Volta aos princpios clssicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeio, a imitao da natureza). d) Pastoralismo, bucolismo suaves idlios campestres. e) Apia-se em temas clssicos e tem como lema: inutilia truncat (corta o que intil). 10) (Unifespe SP) Leia os textos abaixo:
I. Ao longo do sereno Tejo, suave e brando, Num vale de altas arvores sombrio, Estava o triste Almeno Suspiros espalhando Ao vento, e doces lagrimas ao rio. Lus de Cames. Ao longo do sereno II. Bailemos ns ia todas trs, ay irmanas so aqueste ramo desta auelanas e quen for louana, como ns, louanas, se amigo amar, so aqueste ramo destas auelans uerr bailar. Airas Nunes Crestomatia arcaica III. To cedo passa tudo quanto passa! morre to jovem ante os deuses quanto Morre! Tudo to pouco! Nada se sabe, tudo se imagina. Circunda-te de rosas, ama, bebe E cala. O mais nada. Fernando Pessoa Obra potica

IV. Os privilgios que os Reis No podem dar, pode Amor, Que faz qualquer amador Livre das humanas leis. Mortes e guerras cruis, Ferro, frio, fogo e neve, Tudo sofre quem o serve. Lus de Cames Obra completa

V. As minhas grandes saudades So do que nunca enlacei. Ai, como eu tenho saudades Dos sonhos que no sonhei!... Mrio de S Carneiro Poesias a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) IV e V. e) I e V.

O motivo do carpe diem aparece nos textos: a) I e II. b) I I e V. c) III e IV. d) IV e V. e) II e III.

S-ar putea să vă placă și