Sunteți pe pagina 1din 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC-09.730/11.
Interessado: Secretaria de Estado da Administrao Assunto: Aquisio de material de consumo. Deciso: Regularidade. Encaminhamento de cpia da deciso Auditoria para anlise das despesas no bojo das contas anuais dos rgos que adquiriram os produtos.

ACRDO

AC2-TC - 02284 /2011

RELATRIO
A Auditoria deste Tribunal examinou, nos autos deste Processo o Prego Presencial n 099/11, realizado pela Secretaria de Estado da Administrao com vistas aquisio, por meio de registro de preos, de material de consumo tais como: pneus, cmaras de ar e protetor, conforme especificado no anexo I, cujas estimativas so de consumo anual e poder ser requisitado gradativamente de acordo com a necessidade dos rgos solicitantes, no valor total de R$ 10.349.322,30. Os proponentes vencedores, conforme a Lei 8.666/93 (art. 38) e o termo de Homologao, foram as seguintes empresas: HC Pneus S/A, Pneucar Com. De Pneus Peas e Servios Ltda., Six Comrcio Representaes e Servios e Formatto Com. Ata. Serv. de Art. de Papelaria MatMultiuso Ltda. O rgo tcnico, aps anlise inicial, constatou a ausncia do comprovante da publicao do termo de homologao e do parecer jurdico acerca da legalidade do edital e seus anexos, da opinar pela citao da autoridade responsvel para apresentao da referida documentao. Notificada, a Secretria de Estado da Administrao, Sra. Livnia Maria da Silva Farias, apresentou defesa e documentos, analisados pela Auditoria, que opinou pela regularidade do procedimento licitatrio, sem prejuzo de remessa posterior do parecer jurdico sobre a legalidade do Edital.

PARECER DO MINISTRIO PBLICO JUNTO AO TRIBUNAL


O Procurador Andr Carlo Torres Pontes, nos autos, entendeu que o fato de no haver instrumento contratual no capaz de macular o certame, haja vista que tal instrumento s precisa ser materializado quando da efetiva aquisio. No caso analisado nestes autos, a partir do Prego foi formalizada a Ata de Registro de Preos n 0063/2011, publicada no DOE em 17/09/11. Os preos ficam registrados nessa ERP e posteriormente, optando a Administrao Pblica pela aquisio, que so formalizados os instrumentos contratuais com os fornecedores dos itens registrados. Quanto outra observao da Auditoria, relativa remessa do parecer jurdico acerca do edital, observa-se que este documento j se encontra encartado nos autos. Por fim, recomenda o rgo Ministerial que o exame das despesas - para evitar duplicidade processual - seja feito no bojo das contas anuais dos respectivos rgos e entidades que eventualmente adquiriram os produtos, cujos preos foram registrados. Ao final, opinou pela regularidade da licitao e da ARP dela decorrente, determinando-se o exame das despesas, para evitar duplicidade processual, no bojo das contas anuais dos rgos que eventualmente adquiriram os produtos cujos preos foram registrados.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


VOTO DO RELATOR
O Relator vota de acordo com o entendimento do MPjTCE, pela regularidade do procedimento de licitao e da ARP decorrente, com a determinao do exame das despesas, para evitar duplicidade processual, no bojo das contas anuais dos rgos que eventualmente adquiriram os produtos cujos preos foram registrados.

DECISO DA 2 CMARA DO TCE-PB Vistos, relatados e discutidos os autos do processo supra indicado e considerando o relatrio do DECOP/DILIC e o parecer do Ministrio Pblico a junto ao Tribunal, os membros da 2 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, na sesso realizada nesta data, ACORDAM em considerar REGULARES o procedimento de licitao e a Ata de Registro de Preos n 0063/2011 dele decorrente, supra caracterizados, com a determinao do exame das despesas, para evitar duplicidade processual, no bojo das contas anuais dos rgos que eventualmente adquiriram os produtos cujos preos foram registrados.
Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se. Sala das Sesses da 2 Cmara do TCE/PB - Plenrio Ministro Joo Agripino Filho. Joo Pessoa, 25 de outubro de 2011.

______________________________________________ Conselheiro Flvio Stiro Fernandes Presidente em exerccio da 2 Cmara

______________________________________________ Conselheiro NOMINANDO DINIZ Relator

______________________________________________ Representante do Ministrio Pblico junto ao Tribunal

TC-09.730/11.

S-ar putea să vă placă și