Sunteți pe pagina 1din 44

BAHIA

anos de cinema anos

Um dia na rampa Vadiao Bahia de Todos os Santos A morte das velas do recncavo Ptio Barravento Catlogo de meninas Boi Aru Sob o ditame de Rude Almajesto (sinais de chuva) Diamante bruto Eu me lembro 10 centavos A grande feira Anil O mgico e o delegado Gato / Capoeira Meteorango Kid - heri intergalctico O capeta Caryb Samba Riacho Na Bahia ningum fica em p Caveira my friend Brabeza Memria de Deus e do Diabo em Monte Santo e Cocorob O Guarani Redeno Adeus Rodelas Comunidade do Maciel h uma gota de sangue em cada poema Bahia Mr. Abrakadabra! Superoutro
BAHIA 100 anos de cinerma

45

BAHIA 100 anos de cinerma

BAHIA

anos de cinema

12 DVDs 30 filmes

Bahia: 100 anos de Cinema, em uma Caixa

Juca Ferreira Ministro da Cultura

Tornar obras raras, e distantes do mercado, acessveis ao grande pblico, um tipo de ao que assegura a preservao da memria do cinema brasileiro e, com isso, contribui para a formao artstica e cultural de todos os brasileiros. algo verdadeiramente digno de elogios. Elogios especialmente destinados queles que, de um modo ou de outro, vm dando um tanto de si para a realizao de sonhos como este, que aos poucos se tornam realidade. Nesta coletnea de filmes importantes ausncias sero notadas, certamente. Toda seleo, alis, sempre corre esse risco. Mas inegvel a representatividade do que aqui se reuniu. O que se disponibiliza, atravs destes 12 DVDs, um material que traa largo e rico panorama da cinematografia baiana, revelada em 30 obras, entre curtas, mdias e longas-metragens de temticas bem variadas, que registram e constroem a identidade da Bahia. Este conjunto de filmes, digitalizados, ajuda a suprir uma grande lacuna, permitindo que nos aproximemos de produes pouco conhecidas e comemoremos os 100 anos da atividade cinematogrfica na Bahia com maior conhecimento dessa histria. O que se sabe pela obra de pesquisadores como Maria do Socorro Carvalho que so de 1909 os primeiros filmes baianos, feitos por Diomedes Gramacho e Jos Dias da Costa. Esses filmes, lamentavelmente, se perderam no tempo. Hoje, o que temos daquela produo baiana das primeiras dcadas do sculo 20, em condies de restauro, so os filmes de Alexandre Robatto Filho, autor do curta-metragem

BAHIA 100 anos de cinerma

mais antigo desta coletnea: Vadiao, de 1954. Robatto realizou suas primeiras filmagens nos anos 1930. Foi um pioneiro. De 1952 a 1953 filmou e editou Entre o mar e o tendal, obra que teve influncia sobre filmes como Barravento, de Glauber Rocha, por exemplo. No ano passado, a Bahia celebrou o centenrio de Robatto, mas sua obra assim como a de muitos de seus contemporneos ainda carece de ateno e cuidado maior. A recuperao da memria e da produo cinematogrfica baiana, mesmo que parcial ou incompleta, uma ao cultural de grande relevncia por muitos motivos. Possui importncia mais do que meramente local. Conforme se sabe, no ambiente cinematogrfico soteropolitano dos anos 1950, circulou e gestou-se no apenas o baiano Glauber Rocha, uma das mais importantes personalidades do cinema mundial da segunda metade do sculo 20, mas toda uma gerao de cineastas como Luiz Paulino dos Santos, Trigueirinho Neto e Roberto Pires, entre outros. Ali plasmou-se uma significativa vertente do Cinema Novo brasileiro. O ambiente cinematogrfico de Salvador, quela altura, era marcado por uma efervescente atividade de cineclubes, pelo Clube de Cinema, dominado pela figura lendria do crtico Walter da Silveira. Foi notvel a fertilidade daqueles anos. Uma fertilidade que se faz sentir nesta coletnea. igualmente interessante acompanhar, atravs dessas obras, a renovao da novssima onda, nas criaes de Edgard Navarro, Jorge Alfredo e Pla Ribeiro, por exemplo. E raridades do cinema udigrudi baiano, prolas da cinematografia brasileira, como Meteorango Kid, de Andr Luiz de Oliveira e Caveira my friend, de lvaro Guimares. Com muitas das obras aqui recolhidas, a Bahia industrializada e fortemente urbanizada invade o nosso horizonte, trazendo alegria e preocupao, no olhar de renovadas geraes. Nestes filmes, salta aos olhos tambm uma Bahia literalmente teimosa, que insiste em fazer cinema de qualidade. Os muitos mritos desta caixa aumentam mais ainda com a certeza de que um nmero significativo destes filmes tiveram pblico restrito, jamais foram vistos fora de um certo permetro local ou jamais foram revistos por aqueles que de fato puderam apreci-los, na poca em que foram produzidos. Esto de parabns a Bahia, o cinema brasileiro e todos os que se empenharam em mais este projeto de resgate da nossa memria audiovisual.

BAHIA 100 anos de cinerma

100 % Bahia 100% Brasil

Cinemateca Brasileira

O ciclo cinematogrfico baiano, de apogeu tardio em relao a seus congneres regionais, foi sem dvida o que mais fecundou a cultura brasileira. Apesar das tentativas iniciais nas dcadas de 1910 e 1920, foi na dcada de 1950 que o cinema baiano revelou toda sua multiplicidade. A cultura baiana, que desde a transferncia da capital do Pas para o Rio de Janeiro ficou circunscrita s fronteiras locais, na dcada de 1950 explodiu com a modernizao do ciclo desenvolvimentista, tendo o cinema como divulgador de uma civilizao iorub, jeje, lusa e amerndia. Marcado pelo debate cultural em torno da Universidade Federal da Bahia, o cinema realizado na dcada de 1950 promoveu um salto qualitativo em toda a cultura, passando aceleradamente do naturalismo mais cru ao realismo, para em seguida se tornar vanguarda e se expor na alegoria de Glauber Rocha. Dos diversos filmes documentais de Alexandre Robatto Filho, filmes sobre fatos histricos e culturais, passando pelo emblemtico A grande feira, de Roberto Pires, pelo vanguardista Ptio at culminar em Barravento, espcie de sntese esttica, com a fuso de naturalismo, realismo e alegoria, o filme baiano e a cultura cinematogrfica que lhe segue inauguraram novas formas de visibilidade da cultura nacional, destacando suas riquezas e contradies. Esse cinema fez do atraso uma mola propulsora para o acmulo e a superao de formas, o que resultou na produo artstica cinematogrfica de peso, tornando-se referncia de experimentao, coragem e inconformismo.

BAHIA 100 anos de cinerma

E para que esse sopro continue seu curso de transformao, a Cinemateca Brasileira em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia, devolve as imagens e os sons desse centenrio que tanto contribuiu para a compreenso da cultura brasileira. So trinta ttulos da filmografia baiana que compem um conjunto de DVDs, cuja preparao envolveu as mais diversas operaes tcnicas, como a telecinagem de longas e curtas metragens, a recuperao de materiais em vdeo e a reproduo de fotogramas de vrios ttulos, para confeco de material de divulgao. So aes que possibilitam que as novas geraes renovem suas referncias e reconheam essa histria que, assim, continuar a pulsar.

BAHIA 100 anos de cinerma

Bahia: um sculo de cinema!

Marcio Meirelles Secretrio de Cultura da Bahia

Mais do que uma coleo especial que celebra o primeiro sculo do cinema baiano, Bahia, 100 anos de cinema resultado de um trabalho conjunto da Cinemateca Brasileira e da Secretaria de Cultura, atravs da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundao Cultural do Estado da Bahia. O projeto nasceu de uma demanda da sociedade; fruto de um desejo expresso pelos cineclubes, estudantes, cinfilos, pesquisadores em conhecer os filmes feitos na Bahia, muitos dos quais, at ento, inacessveis ao pblico. Essa coleo especial rene 30 filmes em 12 programas, que totalizam mais de 20 horas de sons e imagens em movimento. Aqui vemos Salvador, a cores e em preto e branco. Vemos o recncavo baiano, o serto e o mar. Vemos a fora das guas da Chapada Diamantina, no corao da Bahia. Aqui nos vemos como somos: multifacetados, negros, miscigenados, ricos, miserveis, tristes e alegres, pessimistas, niilistas, santos e guerreiros, crentes, de f inabalvel. E assim nos apresentamos ao mundo, na viso de cineastas de distintos perfis e geraes.

BAHIA 100 anos de cinerma

Bahia, 100 anos de cinema nos revela que temos uma cinematografia pujante, diversa, viva, mas muito pouco conhecida. Boa parte das obras integrantes dessa coleo permanece, de certa forma, indita. Agora podero sair do anonimato e circular pelo pas. Sem a Cinemateca Brasileira no conseguiramos realizar este projeto. No somente pelos recursos financeiros investidos, mas, sobretudo, pela efetiva adeso proposta e pelo zelo e competncia com a qual a instituio conduziu o processo. Bahia, 100 anos de cinema vem tambm selar uma parceria que o Estado da Bahia vem mantendo desde 2007 com a Cinemateca, que a cada ano se revela estratgica para o fortalecimento e desenvolvimento do campo da preservao audiovisual no pas. Por isso, vimos nos empenhando para ter a Cinemateca Brasileira cada vez mais prxima, cada vez mais presente em nosso estado e na nossa regio. Com o lanamento de Bahia, 100 anos de cinema estamos promovendo e difundindo o audiovisual brasileiro feito na Bahia e contribuindo para a salvaguarda deste patrimnio, fundamental para a compreenso do nosso tempo e para a (re) construo de nossa identidade.

BAHIA 100 anos de cinerma

documentrios, por exemplo

Carlos Alberto Mattos

Dadas as limitaes tcnicas, jurdicas, de preservao e de prazo que se impuseram composio desse recorte dos 100 anos do cinema baiano, os filmes aqui reunidos cobrem um perodo (1954 a 2008) na verdade pouco maior que 50 anos. Trata-se de uma fase que corresponde modernizao e afirmao de identidade do cinema brasileiro. Nesse processo, o documentrio teve papel importante tambm na Bahia o que se reflete na presena significativa de 12 filmes com caractersticas documentais evidentes entre os 30 ttulos incorporados. Com sua exposio frontal (e teatral) da capoeira dos Mestres Waldemar e Bimba, Vadiao representa o documentrio tradicional, de feies didticas, mas inspiradoras para quem viria depois. Barravento, alis, foi um dos vrios filmes que beberiam nas guas dos documentrios sobre pesca realizados pelo mesmo Alexandre Robatto Filho, tido como o primeiro grande cineasta local. O bero baiano do Cinema Novo foi construdo tambm pela viso fluente e potica que Luiz Paulino dos Santos nos deu do ancoradouro do Mercado Modelo em fins dos anos 1950. Um dia na rampa, sonorizado por Glauber Rocha, cria uma coreografia conjugando o trabalho dos homens e o movimento dos barcos num cenrio extremamente sugestivo. um desses filmes que esto a um passo de exalar o cheiro forte de Salvador e ajudaram a criar uma certa imagem da cidade.

10

BAHIA 100 anos de cinerma

Tomem-se o curta O capeta Caryb, de Agnaldo Siri Azevedo, e o longa Samba Riacho, de Jorge Alfredo, para melhor entender essa formulao da Bahia atravs do cinema. Os perfis desses dois artistas carregam, cada um a sua maneira, as cores, as sinestesias todas e uma maneira de estar no mundo que, sem medo dos esteretipos, fixou-se como uma ideia de baianidade. No mais a Bahia coletiva da capoeira e dos porturios, mas a do indivduo peculiar que mesmo vindo de fora, como o argentino Caryb acaba personificando traos da terra. O mito do baiano bem sucedido que retorna terrinha, cristalizado na Tieta de Jorge Amado, foi revisitado por Orlando Senna no seu Diamante bruto, histria da volta de um ator famoso a Lenis. Esse filme foi um dos marcos da miscigenao entre documentrio e fico que germinou no cinema brasileiro dos anos 1970, no rastro de Iracema, uma transa amaznica, que Senna codirigiu com Jorge Bodanzky em 1974. Numa vertente mais etnogrfica, estimulada pela Caravana Farkas, situam-se os filmes de Guido Arajo (A morte das velas do recncavo), Olney So Paulo (Sob o ditame de Rude Almajesto: sinais de chuva) e mesmo o Siri de Adeus, Rodelas. Perda e permanncia jogam dialeticamente nesses filmes, que tratam das vicissitudes do clima e do progresso quando afetam a paisagem do serto e do litoral baianos. Por fim, dois documentrios dessa coletnea assumem carter de reflexividade, tematizando o prprio cinema da Bahia. O Guarani faz um inventrio da cinefilia e do pensamento cinematogrfico em torno da mtica sala da Praa Castro Alves. Na Bahia ningum fica em p, integrante do movimento superoitista, flagra uma discusso antolgica, porque bem-humorada, sobre a vida nada fcil dos cineastas baianos na virada dos anos 1980. Outros tantos documentrios mereceriam lugar nesse conjunto de filmes, fossem eles de produo local, como os de Rex Schindler, por exemplo, ou frutos do interesse de documentaristas vindos de fora. Desde que a Bahia faz cinema, num balano frtil entre realidade e imaginao que vem temperando a sua imagem.
Carlos Alberto Mattos crtico e pesquisador de cinema, autor de livros sobre os cineastas Walter Lima Jr., Eduardo Coutinho, Carla Camurati, Jorge Bodanzky, Maurice Capovilla e Vladimir Carvalho.

BAHIA 100 anos de cinerma

11

100 anos de cinema na Bahia a retomada

Joel de Almeida

Nos anos de 1980, fazer cinema era atividade de burgus! Essa afirmao era corriqueira nas calorosas discusses aps as sesses dos filmes no Cineclube da Residncia Universitria da UFBA. Soava mal e era um choque naquela juventude que sonhava com sua primeira experincia em Super 8. Mesmo assim, liam Christian Metz, Walter da Silveira, Paulo Emlio Sales Gomes Jean-Claude Bernardet. Esperavam ansiosos por setembro, e com ele a Jornada de Cinema da Bahia. Viajavam nos estranhos mas contagiantes filmes do Instituto Goethe, e, mais, se jogavam com ou sem funo nos espordicos sets de filmagens de amigos ex-superoitistas que ingressavam agora como profissionais na bitola 16 ou 35 mm. Eram projetos de curtas, vencedores dos editais da antiga Embrafilme. Havia apenas um longa em produo, Boi Aru, filme de animao de Chico Liberato que foi lanado em 1983. O prximo, s em 2001,Trs Histrias da Bahia, edital do Governo do Estado e administrado pela Truq Produtora de Cinema TV e Vdeo. Mas o ambiente cinematogrfico na passagem do sculo XX viveu uma verdadeira revoluo. E essas mudanas foram estabelecidas pelas novas tecnologias, a Cultura Digital, deflagrando cada vez mais a produo e a difuso de filmes e vdeos. O novo

12

BAHIA 100 anos de cinerma

tempo de cinema fixa o status de democratizao do uso e da expresso atravs da linguagem audiovisual. Polticas pblicas de fomento cadeia produtiva, h muito desejadas pela classe cinematogrfica, projetam o j conhecido Cinema da Retomada ou A Nova Onda como foi batizado aqui na Boa Terra. Cineastas tarimbados, jovens estudantes, revelam suas experincias e levam s telas uma imagem plural e comprometida com as principais causas sociais da atualidade. Uma gama de curtas e longas de fico e documentrios, e filmes de animao representam dignamente a expresso audiovisual da boa terra onde quer que sejam exibidos. Nomeamos alguns deles, que, imaginamos, podem representar a atmosfera cinematogrfica da chamada Retomada: j em 1996, Mr. Abrakadabra, faz uma homenagem ao centenrio do cinema, como se estivesse inaugurando uma nova era; os documentrios O capeta Caryb, experimenta uma narrativa que pe fim aos limites entre o artista plstico, seu cotidiano e sua obra, enquanto o longa Samba Riacho, que tambm homenageia outro grande artista, desta vez da msica, de maneira livre, narra a carreira do sambista Riacho, trajetria essa que se confunde com a prpria histria do samba no sculo XX; Catlogo de meninas, trabalho de animao e 10 centavos, ambos so dedicados oportuna discusso dos problemas da infncia e adolescncia no pas; o longa Eu me lembro, filme potico, que mostra os desafios de uma gerao que viveu num Brasil entre a modernizao e a represso da Ditadura Militar de 1964; Ces, expe o coronelismo dos primrdios da Repblica, com uma esttica moderna; por fim, O Guarani, documentrio de curta-metragem que resgata de maneira realista e nostlgica, a memria da mais antiga e tradicional sala de cinema de Salvador. O movimento audiovisual na Bahia parece mesmo ter se solidificado, e essa conquista um forte motivo para comemorao.

Joel de Almeida professor de Histria, pesquisador, cineasta, realizador dos filmes: Penitncia, Preto no branco, A resistncia do sonho, Calumbis, pfanos e zabumbas, Penitentes do So Francisco e Hansen Bahia.

BAHIA 100 anos de cinerma

13

2x50 anos de cinema na Bahia

Maria do Socorro Carvalho

100 anos de cinema na Bahia. Ou, maneira de Godard, 2 x 50 anos de cinema na Bahia. Os primeiros cinquenta anos dos pioneiros com Diomedes Gramacho e Jos Dias da Costa inaugurando a tomada de pequenas fitas, em 1910, e culminando com os filmes de Alexandre Robatto Filho, entre 1930 e 1960. Os cinquenta anos seguintes, que ainda so nossos contemporneos, tm incio com o Ciclo do Cinema Baiano (19591964), para logo testemunharem o experimentalismo dos anos 1970 e certo vazio da poca posterior at a retomada da produo em meados da dcada de 1990, batizada a novssima onda baiana. Se os registros centenrios esto perdidos para sempre no fundo da baa de Todos os Santos, onde foram jogados como preveno contra os temidos incndios do celuloide, parte da obra pioneira de Alexandre Robatto Filho, aquele que primeiro filmou de maneira sistemtica na Bahia, encontra-se em processo de restaurao na Cinemateca Brasileira. Seus documentrios curtos constroem um rico panorama de aspectos diversos da cultura baiana, como se pode ver em Vadiao, um olhar sobre a capoeira em 1954, portanto o filme mais antigo desta coletnea. Essa produo documental ser referncia para os jovens cineastas ao iniciarem a realizao de filmes, sobretudo de fico, no fim da dcada de 1950. desse momento o primeiro longa-metragem baiano, filmado entre 1957 e 1958, Redeno, de

14

BAHIA 100 anos de cinerma

Roberto Pires um semipolicial melodramtico, segundo o crtico Glauber Rocha. E os curtas-metragens Um dia na rampa, documentrio de Lus Paulino dos Santos sobre um dia de trabalho na ento famosa rampa do Mercado Modelo, e o filmepoema Ptio, o ensaio cinematogrfico que marca a estria de Glauber Rocha na direo. Todos trs exibidos pela primeira vez, em Salvador, em maro de 1959. Alm dos filmes fundadores, esse importante surto apresenta-se aqui com sua trilogia da fome: Bahia de Todos os Santos (Trigueirinho Neto, 1960), Barravento (Glauber Rocha, 1960-62) e A grande feira (Roberto Pires, 1961). Embora com concepes distintas, eles se ligam pela discusso em torno da fome e suas formas de representao, revelando preocupaes comuns dos realizadores e indicando propostas estticas que anteciparo o cinema da fome e da violncia que explodir com o Cinema Novo ao longo dos anos 1960. Frutos do desenvolvimentismo local, os filmes tratam da fome em meio ao mundo do abastecimento o transporte, a produo e a distribuio de alimentos a partir de personagens famintos que devem matar a fome da cidade. A nova onda baiana, na qual se destaca o cineasta Glauber Rocha, constituiu-se um marco dessa cinematografia hoje centenria. notvel que em um lugar sem histria de produo flmica surja um movimento no apenas realizador de filmes, mas antes de crtica, com formao de tcnicos, produtores, atores e diretores, que permanecer como referncia ou inspirao para a multiplicidade de temas, abordagens e formatos da produo que se seguiu. Assim, da experincia marginal de Meteorango Kid Heri intergalctico (Andr Luiz Oliveira, 1969) ao balano geracional de Eu me lembro (Edgard Navarro, 2005); ou do serto de Sob o ditame de Rude Almajesto: sinais de chuva (Olney So Paulo, 1976) crnica da cidade de 10 centavos (Csar Fernando Oliveira, 2008), esboa-se um complexo (embora necessariamente parcial) painel da memria audiovisual baiana para celebrar o primeiro sculo do cinema na Bahia.

Maria do Socorro Carvalho professora e pesquisadora do cinema brasileiro, autora de livros sobre a histria do cinema na Bahia A Nova Onda Baiana (Edufba, 2003) e Imagens de um Tempo em Movimento (Edufba, 1999).

BAHIA 100 anos de cinerma

15

a experimentao Baiana

Rubens Machado Jr.

Forasteiros, podemos ter s vezes a impresso de que o cinema baiano traz sempre um carter inventivo ao longo de sua histria. Algo como uma inquietao prpria, no s a de vanguarda, ou experimental. Se no nos enganamos, ainda quando no se pretende uma criao original, restaria disseminada pelos filmes alguma sugesto remota de jogo, em ponta de ironia, ou qualquer resduo inquieto de expresso que no quer calar por sobre as convenes pesadas que se fizeram impor. Iluso de tica? Viagem metafsica? Contgio de uma decantada verve discursiva que distingue o emblemtico falar baiano? Imposio urbana da antiga capital do pas, velhas persuases da sua arquitetura barroca balizando exigncias do nosso olhar? Mesmo os habitantes mais fugazes da cidade de Salvador parecem captar esse complexo feitio. Como talvez o que veio se fixar no magnetizante Aqueles que... (1981) de Miguel Rio Branco, nessa exata condio de morador pouco demorado. Nele, o bairro do Maciel nos fala de um pas protelado e fascinante, violento e generoso. Uma Baixa do Sapateiro medonha e bela que tantos filmes de antes e de depois adotaram como uma coordenada inspiradora, matriz visual com uma densa experincia de tradio, base documentria de pulsaes decisivas da sociedade registros de Vito Diniz, Tuna Espinheira e tantos outros; fices incontveis do Pelourinho, epicentro de dores e risos, vibraes cinematogrficas baianas. Refletese este cataclismo nas lonjuras do serto, do litoral baiano? ou ao contrrio, esse

16

BAHIA 100 anos de cinerma

tremor seria deles um consequente reflexo tectnico? Em todo caso, domar convulses, ou sublim-las apenas, algo que tambm acontece, basta ver a serenidade do centro histrico em Gato/Capoeira (1979), de Mario Cravo Neto; a busca plcida de harmonias na Arembepe de Jos Agrippino de Paula, em Cu sobre gua (1978). O certo que o convvio de tanta diferena vai desafiar uma viso conjunta, um esforo de totalizar que ganhou no cinema pelo menos dois precoces filmes de reflexo sobre o prprio cinema baiano, o coletivo superoitista Na Bahia ningum fica em p (1980), de Araripe Jr., Pola Ribeiro e Edgard Navarro e, desse ltimo, Talento demais (1994), um cineasta cuja percepo das diferenas produzira o cult Superoutro (1989). Este vis do diferente, alis, j teria estruturado o magnfico surto de experimentalismo superoitista nos anos 1970, precedido de pouco pelas experincias de Andr Luiz Oliveira, lvaro Guimares e Jos Umberto. Mas a sensibilidade das diferenas nos levaria mais longe, s origens da modernidade e do cinema experimental na vanguardista dcada de 1950 baiana. J anunciam muito do que se ver mais tarde os filmes Um dia na rampa (19551960), de Luiz Paulino, e Ptio (1957-1959), de Glauber, como bem intuiu na poca o atento crtico paraibano Wills Leal, com mnima inclinao para o primeiro. O contraponto dos dois estreantes j nos traz uma configurao lapidar de Povo e Elite, fundamento bsico da imagem movente baiana. No primeiro filme, um novo escandir rtmico de imagens populares do trabalho dirio em montagem singular no seu humor e riqueza de associaes. No segundo, mudam atores e coreografia no construir abstrato de uma tensa melancolia de mirantes tropicais privilegiados. Como numa esplanada de fortificaes, podemos ali esquadrinhar o horizonte ocenico da boca da Baa de Todos os Santos, por onde uma elite vislumbraria vnculos seguros com outros portos, do pas e dalm-mar. J no filme de Paulino, como num contracampo voltado para a terra do Recncavo encontraremos a vibrao do centro popular, mercados de sobrevivncia e de vitalidade baiana.

Rubens Machado Jr. pesquisador, curador e professor titular de Teoria e Histria do Cinema da ECA-USP. vice-presidente do Conselho de Orientao Artstica do MIS-SP e integra a editoria das revistas Cine- Olho, Infos Brsil, Praga, Sinopse e Significao.

BAHIA 100 anos de cinerma

17

Bahia de Todos os Santos Um dia na rampa Vadiao Um dia na rampa


1960, documentrio, 16mm, 10 min.

Durao aproximada 120 min.

[Sinopse]

Um dia na rampa do Mercado Modelo de Salvador, onde chegavam os saveiros voltando do Recncavo trazendo produtos para comercializar na capital. Tradio da capoeira, do candombl e outros costumes so apresentados no decorrer do filme rodado em 1955.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Luiz Paulino dos Santos Produo: E. R. Fonseca e Primo Carbonari Direo de produo: Marinaldo Nunes Diretor de fotografia: Waldemar Lima, Marinaldo da Costa Nunes e David da Costa Nunes Montagem: Luiz Paulino dos Santos Msica original: Berimbau e Bugalho

Vadiao
1954, documentrio, 16mm, 8 min.

[Sinopse]

A capoeira na Bahia, ao som de berimbaus, evolui de luta de guerra para forma popular de dana. Com os mestres Bimba e Valdemar.

[Ficha Tcnica]

Direo: Alexandre Robatto Filho Com a colaborao de Caryb, Paulo Jatob, Manoel Ribeiro e Silvio Robatto. Berimbau e cantores do Mestre Bimba e jogadores do Mestre Valdemar.

18

BAHIA 100 anos de cinerma

Bahia de Todos os Santos


1960, fico, 35mm, 102 min.

[Sinopse]

A trama gira em torno de um grupo de amigos inconformados com o marasmo e a vida montona da capital baiana, na poca da ditadura de Getlio Vargas. Tonho, um mulato rejeitado pelos pais que vive de pequenos furtos no porto de Salvador, vive conflitos sociais, polticos e religiosos. Sua amante inglesa quer afast-lo dos companheiros, mas ele se envolve num atrito entre grevistas e a polcia, terminando por roubar a amante para ajudar os perseguidos. Insatisfeita, ela o denuncia, comprometendo-o politicamente. Ele preso e, quando volta para a famlia, seu drama permanece.

[Ficha Tcnica]

Direo, roteiro e produo: Trigueirinho Neto Empresa produtora: Ubayara Filmes Produo executiva: Lorenzo Serrano Diretor de fotografia: Guglielmo Lombardi Montagem: Maria Guadalupe Direo de arte: Jos Pedreiras Figurino: Maria Augusta Teixeira Tcnico de som direto: Ernst Hack Efeitos especiais de som: Paolo Giolli, Thomaz Farkas e Vincio Callia Trilha musical: Antonio Bento da Cunha Fotografia de cena: Bruno Furrer Elenco: Jurandir Pimentel, Lola Brah, Arassary de Oliveira, Geraldo del Rey, Eduardo Waddington, Antonio Victor, Sadi Cabral, Milton Gacho e Clube Baro do Baro do Desterro Apresentando: Antonio Lus Sampaio (Pitanga), Ana Maria Fraga, Francisco Contreiras, Waldemar Gomes, Mi Mas, Nelson Lana, Flaviana Silva, Neusa Barreto, Antonio Carlos dos Santos, Jota Luna, Manoel Assuno, Jos de Almeida, Manoel Jos dos Reis, Plinio de Souza, Aroldo Lzaro e Jos Fonseca Filho

BAHIA 100 anos de cinerma

19

Barravento A morte das velas do recncavo Ptio A morte das velas do recncavo Ptio
1976, documentrio, 16mm, 23 min.

Durao aproximada 117 min.

1956, fico, 16mm, 13 min.

[Sinopse]

O filme documenta o desaparecimento do saveiro, a mais tpica embarcao vela da Bahia de Todos os Santos. Esta desempenhava uma importante funo econmica alm de esttica na cidade. Este documentrio aborda problemas scio-econmicos com o propsito de tentar preservar esta memria.

[Sinopse]

Duas figuras humanas jogadas sobre um ptio em preto e branco, compondo um jogo de metamorfoses, smbolos e montagens dialticas.

[Ficha Tcnica]

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Guido Arajo Empresa produtora: Embrafilme S.A. Produo executiva: Gloria Varela, Eduardo Tadeu Diretor de fotografia: Thomaz Farkas Montagem: Peter Pryzgodda Direo de arte: Chico Liberato Tcnico de som direto: Timo Andrade Cano: Calabar, o Elogio da Traio, de Chico Buarque e Ruy Guerra Narrao: Chico Drumond

Direo e roteiro: Glauber Rocha Produo: Luiz Paulino dos Santos e Glauber Rocha Diretor de fotografia: Jos Ribamar de Almeida e Luiz Paulino dos Santos Montagem: Souza Junior Elenco: Slon Barreto e Helena Ignez

20

BAHIA 100 anos de cinerma

Barravento
1961, fico, 35mm, 81 min.

[Sinopse]

Numa aldeia de pescadores de xaru, cujos antepassados vieram da frica como escravos, permanecem antigos cultos msticos ligados ao candombl. A chegada de Firmino, antigo morador que se mudou para Salvador fugindo da pobreza, altera o panorama pacato do local, polarizando tenses.

[Ficha Tcnica]

Direo, roteiro e produo: Trigueirinho Neto Direo: Glauber Rocha Roteiro: Glauber Rocha e Jos Telles de Magalhes Empresa produtora: Iglu Filmes Produo: Rex Schindler e Braga Neto Produo executiva: Roberto Pires Direo de produo: Jos Telles de Magalhes Diretor de fotografia: Tony Rabatoni Montagem: Nelson Pereira dos Santos Direo de arte: Calazans Neto Edio de som e mixagem: Hlio Barrozo Netto Fotografia de cena: lio Moreno Lima Elenco: Antonio Pitanga, Aldo Teixeira, Luiza Maranho, Lucy Carvalho, Ldio Silva, Alair iguori, Joo Gama, Flora Vasconcelos, Jota Luna, lio Moreno Lima, Francisco dos Santos Brito, Antonio Carlos dos Santos, Rosalvo Plnio e Zez

BAHIA 100 anos de cinerma

21

Boi Aru Catlogo de meninas

Durao aproximada 72 min.

Catlogo de meninas
2002, animao, 35mm, 13 min.

[Sinopse]

Dalvinha uma menina de 14 anos que mora com a me e o padrasto. Durante o dia, dentro de casa, ela tratada como uma empregada domstica at que conhece o Cabar Tropical e muda o rumo de sua vida.

[Ficha Tcnica]

Direo, roteiro, storyboard e animao: Ca Cruz Alves Empresa produtora: Studio Ca Esboos animados: Adriano Lus, Patrcia Braga e Ca Cruz Alves Montagem: Nivaldo Costa Direo de arte: Adriano Lus, Patrcia Braga e Ca Cruz Alves Tcnico de som: Jlio Czar Edio de som e mixagem: Miriam Biderman Trilha musical: Alan Verhine, Adelmo Oliveira, Augusto Vasconcelos, Alex Mercs Alves e Ca Cruz Alves Dublagem: Nilda Spencer, Gideon Rosa, Waldemar Nobre, Jorge Washington, Paloma Carvalho e Galvo Bueno Tcnica: Animao 2D e 3D

22

BAHIA 100 anos de cinerma

Boi Aru
1984, fico, 35mm, 59 min.

[Sinopse]

Histria de um fazendeiro cujo poder desafiado pela fantstica apario do Boi Aru, at o derradeiro confronto, quando se despoja das mscaras e celebra a vitria sobre si mesmo.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Francisco Liberato Empresas produtoras: Seriarte Planejamento Visual e Programa de Educao Bsica SEC/MEC Empresa co-produtora: Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A. Produo executiva: Regina Machado e Maria Augusta So Paulo Diretor de fotografia: Celso Campinho e Francisco Liberato Montagem: Tuna Espinheira Animadores: Chico Liberato, Antonio Jos Cassiano e Paulo Ricardo Xavier Cenografia: Edy Guimares, Ana Silvia Liberato, Nbia Espinheira, Paulo Carvalho, Cezar Nunes, Tereza Perez, Robrio e Rita Andrade Edio de som e mixagem: Timo de Andrade Trilha musical: Ernst Widmer, Elomar Figueira e Carlos Pita

BAHIA 100 anos de cinerma

23

Diamante bruto Sob o ditame de Rude Almajesto (sinais de chuva)

Durao aproximada 114 min.

Sob o ditame de Rude Almajesto (sinais de chuva)


1976, documentrio, 16mm, 13 min.

[Sinopse]

As diversas experincias do homem do campo na maneira de pressagiar a chuva na regio nordestina.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Olney So Paulo Inspirada em crnica de Eurico Alves Boaventura Empresa produtora: Pilar Filmes Ltda. Produo: Maria Augusta; Regina Machado, Hermnio Lemos e Valdener So Paulo Diretor de fotografia: Edgar Moura Montagem: Joo Ramiro Mello Direo de arte: Edgar Moura Tcnico de som direto: Lael Rodrigues Elenco: Valdener So Paulo, Roque e Edgard Tolete

24

BAHIA 100 anos de cinerma

Diamante bruto
1977, fico, 35mm, 101 min.

[Sinopse]

Aps 20 anos de ausncia, o astro de TV Jos de Castro retorna sua terra natal, Lenis, e reencontra Bugrinha, seu amor de infncia. Ela se recusa a firmar um compromisso e Jos reage a esta atitude mantendo encontro secretos com Rita, casada com Tibrcio, um ex-matador profissional.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Orlando Senna Empresas produtoras: Pilar Filmes e Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A. Produo: Igncio Gerber, Orlando Senna, Olney So Paulo e Maria Augusta So Paulo Produo executiva: Maria Augusta So Paulo Direo de produo: Joo Neiva Diretor de fotografia: Joo Carlos Horta Montagem: Roberto Pires Tcnico de som direto: Esmeraldo Alves Edio de som e mixagem: Carlos Della Riva, Antonio Cesar Trilha musical: Regional da Chapada Diamantina Elenco: Jos Wilker, Gilda Ferreira, Conceio Senna, Wilson Melo, Ademrio Rufino, Flora, Gilma Natlia, Grimaldo Veiga, Iraildes Martins, Oscar Semieixo, Pocino, Raimundo Nonato, Salvador do Remanso e Povo de Lenis

BAHIA 100 anos de cinerma

25

Eu me lembro

Durao aproximada 111 min.

Eu me lembro
2005, fico, 35mm, 111 min.

[Sinopse]

Uma investida potica de inspirao autobiogrfica em que o realizador mistura realidade e fico para traar um painel de memria coletiva e, na tentativa de compreender a gnese de seus prprios conflitos, termina fornecendo pistas sobre algumas das buscas essenciais de sua gerao.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Edgard Navarro Empresa produtora: Truque Produtora de Cinema Produo: Sylvia Abreu e Moiss Augusto Produo executiva: Moiss Augusto, Diana Gurgel e Tenille Bezerra Direo de produo: Taissa Grisi e Macarra Viana Diretor de fotografia: Hamilton Oliveira Montagem: Jerfferson Cysneiros Direo de arte: Moacyr Gramacho e Shell Jr. Figurino: Moacyr Gramacho Tcnico de som direto: Nicodeme de Renesse Edio de som e mixagem: Beto Ferraz, Jos Luis Sasso e Pedro Srgio Trilha musical: Tuz de Abreu A voz de Caetano Veloso na msica Eu me lembro foi gentilmente cedida pela Universal Music. Fotografia de cena: Henrique Andrade Elenco: Lucas Valadares, Arly Arnaud, Fernando Neves e Valderez Freitas Teixeira

26

BAHIA 100 anos de cinerma

BAHIA 100 anos de cinerma

27

A grande feira 10 centavos

Durao aproximada 111 min.

10 centavos
2007, fico, 35mm, 19 min.

[Sinopse]

Um dia na vida de um garoto que mora no subrbio ferrovirio de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histrico.

[Ficha Tcnica]

Direo e produo: Cesar Fernando de Oliveira Roteiro: Reinofy Duarte Empresa produtora: Santo Forte Imagem e Contedo Produo executiva: Amadeu Alban Direo de produo: Maria Cristina Diretor de fotografia: Matheus Rocha Montagem: Cesar Fernando de Oliveira e Amadeu Alban Direo de arte: Miniusina de Criao Tcnico de som direto: Richard Meyer Edio de som e mixagem: Richard Meyer e Tchairousky Trilha musical: Richard Meyer Elenco: Jorge Jnior, Fernando Fulco, Narcival Rubens, Paulo Prazeres e Frank Magalhes

28

BAHIA 100 anos de cinerma

A grande feira
1961, fico, 35mm, 92 min.

[Sinopse]

Uma empresa imobiliria ameaa de despejo os feirantes de gua de Meninos, em Salvador, que se organizam para resistir. Um marinheiro se v envolvido nessa luta e se divide entre o amor de Maria da Feira, irm de um bandido, e de Ely, moa da alta sociedade.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Roberto Pires Empresa produtora: Iglu Filmes Produo: Rex Schindler e Braga Neto Produo executiva: Glauber Rocha Direo de produo: Braga Neto Diretor de fotografia: Hlio Silva Montagem: Roberto Pires e Glauber Rocha Direo de arte: Jos Teixeira de Arajo Trilha musical: Remo Usai Fotografia de cena: lio Moreno Lima Elenco: Geraldo DEl Rey, Helena Ignez, Luiza Maranho, Antonio Luis Sampaio (Pitanga), Milton Gacho, Roberto Ferreira, David Singer e Sante Scaldaferri Participao especial: Roberto Pires, Rennot, Jos Cavalcante, Orlando Senna, Glauber Rocha, Riacho e Walter Webb
BAHIA 100 anos de cinerma

29

7
Anil

O mgico e o delegado Anil

Durao aproximada 111 min.

1990, experimental,16mm, 8 min.

[Sinopse]

Durante uma semana, regidos pelos signos negros da cultura baiana, os varais contam histrias de explorao. O trabalho da mulher, cnticos e cores se renem delicadamente para denunciar.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Fernando Blens Empresa produtora: Lumbra Cinematogrfica Produo executiva: Faf Pimentel e Laura Bezerra Direo de produo: Luciano Floquet Diretor de fotografia: Vito Diniz Montagem: Edgard Navarro Direo de arte: Jos Araripe Jr. Trilha musical: Walter Smetak Msica original: Bira Reis e Il-Bat Banda

30

BAHIA 100 anos de cinerma

O mgico e o delegado
1983, drama, 35mm, 103 min.

[Sinopse]

Um mgico e sua partner chegam a uma pequena cidade do interior da Bahia para apresentar um espetculo de variedades. Comovida pela pobreza local, Paloma sugere ao mgico um grande truque que traga a fartura onde existe a misria. No entanto, a mgica dura pouco.

[Ficha Tcnica]

Direo: Fernando Coni Campos Roteiro: Fernando Coni Campos e Mrio Carneiro Com a colaborao de Fred Souza Castro e Jos Roberto Noronha Empresa produtora: Sani Filmes Ltda. Produo e produo executiva: Oscar Santana Direo musical e msicas compostas: Nelson Jacobina Arranjos e Regncia: Zezinho Moura Execuo: Banda Palmares Direo de produo: Maria Augusta So Paulo Diretor de fotografia: Mrio Carneiro Montagem: Roberto Pires e Eunice Gutman Figurino: Lcia Cunha Edio de som e mixagem: Roberto Leite Fotografia de cena: Paulo Souza Elenco: Nelson Xavier, Mario Gadelha, Tnia Alves, Cacilda Alves, Luthero Luis, Fredy Ribeiro, Maria Silvia, Jurema Pena, Adilson Costa, Carlos Sampaio, Helber Rangel, Andr Toretta, Lia Mara, Walter Webb, Vera Setta, Arthur Dantas, Snia Dias, Jos Magalhes, Marlia Arajo, Csar Pires, Lena Gomes, Marcus Vincius, Ivan Setta, Wilson Grey e Nonato Freire Dublagem: Tabula Abramo

BAHIA 100 anos de cinerma

31

Meteorango Kid - heri intergalctico Gato / Capoeira Durao aproximada 97 min.

Gato / Capoeira
1979 , documentrio, S8, 13 min.

[Sinopse]

Cenas do capoeirista-bailarino pelas ruas de Salvador. O protagonista passa por diversas situaes que envolvem o mundo popular da cidade e as tradies afro-brasileiras, com um fenomenal cuidado plstico aliando a coreografia e o realismo das relaes corpo-espao.

[Ficha Tcnica]

Direo: Mario Cravo Neto

32

BAHIA 100 anos de cinerma

Meteorango Kid - heri intergalctico


1969, fico, 35mm, 84 min.

[Sinopse]

O filme narra, de maneira anrquica e irreverente as aventuras de Lula, um estudante universitrio, no dia do seu aniversrio. De forma absolutamente despojada mostra, sem rodeios, o perfil de um jovem desesperado, representante de uma gerao oprimida pela ditadura militar e pela moral retrgrada de uma sociedade passiva e hipcrita. O anti-heri intergalctico atravessa este labirinto cotidiano atravs das suas fantasias e delrios libertrios, deixando atrs de si um rastro de inconformismo e um convite rebelio em todos os nveis.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Andr Luiz Oliveira Empresa produtora: A.L.O. Produes Cinematogrficas Produo executiva: Milton Oliveira Direo de produo: Mrcio Cury Diretor de fotografia: Vito Diniz Montagem: Mrcio Cury Direo de arte: Mrio Cravo Neto e Jos Wagner Figurino: Jos Wagner Msica: Moraes Moreira e Galvo Intrpretes/msicos: Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor Elenco: Antnio Luis Martins, Milton Gacho, Nilda Spenser, Manuel Costa Jr. Caveirinha, Jos Vieira, Carlos Bastos, Ana Lcia Oliveira e Adelina Marta

BAHIA 100 anos de cinerma

33

Samba Riacho O capeta Caryb

Durao aproximada 106 min.

O capeta Caryb
1996, documentrio, 35mm, 22 min.

[Sinopse]

O filme revela a enorme integrao da vida e da obra de Caryb com a cidade de Salvador e o que a Bahia tem em sua essncia, bem registrada em seus quadros e murais. A trajetria e a vida do artista plstico desde que se fixou na capital baiana em 1938, a partir do texto homnimo de Jorge Amado.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Agnaldo Siri Azevedo Empresa produtoras: R.R. Filme e Vdeo Produo executiva: Roman Stulbach Direo de produo: Chico Drummond Direo de fotografia: Vito Diniz Direo de arte: Ronald Palatnik Montagem, edio de som e mixagem: Roman Stulbach e Severino Dad Tcnico de som direto: Rmulo Drummond Trilha musical: Walter Queiroz Narrao: Harildo Deda e Nelson Dantas

34

BAHIA 100 anos de cinerma

Samba Riacho
2001, documentrio, 35mm, 84 min.

[Sinopse]

Aos 80 anos de idade, Riacho o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformaes pelas quais passou a msica popular brasileira e os meios de comunicao no decorrer do sculo 20. por meio das histrias deste personagem, um dos mais populares compositores baianos, que o filme apresenta um relato histrico da MPB.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Jorge Alfredo Empresa Co-produtora: Truque Cine TV e Vdeo e Braskem Produo executiva: Moiss Augusto Diretor de fotografia: Pedro Semanovschi Montagem: Tina Saphira Direo de arte: Jos Araripe Jr. Trilha musical: Jorge Alfredo Depoimentos: Dorival Caymmi, Tom Z, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Armandinho, Carlinhos Brown, Bule Bule, Daniela Mercury, Tuz de Abreu, Dona Edith do Prato, Chula de So Brs, Gernimo, Clarindo Silva, Cid Teixeira e Antonio Risrio

BAHIA 100 anos de cinerma

35

10

Caveira my friend Na Bahia ningum fica em p

Durao aproximada 107 min.

Na Bahia ningum fica em p


1980, documentrio, S8, 22 min.

[Sinopse]

Reflexo desenvolvida coletivamente em reportagem-ensaio bem-humorada sobre as agruras do cinema baiano na virada da dcada.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Edgard Navarro, Jos Araripe Jr. e Pola Ribeiro Produo: C.I.S da F.C.E.B Diretor de fotografia: Edgard Navarro e Pola Ribeiro Entrevistas: Edgard Navarro, Jos Araripe Jr. e Pola Ribeiro

36

BAHIA 100 anos de cinerma

Caveira my friend
1970, experimental, 35mm, 85 min.

[Sinopse]

Uma proposta radical de rompimento com os postulados do Cinema Novo, num filme de estrutura narrativa bastante livre. A partir da ao de um grupo de assaltantes, o diretor costura cenas que propem a iconoclastia e o desbunde como formas de contestao opresso da ditadura militar.

[Ficha Tcnica]

Direo: Alvaro Guimares Roteiro: Alvaro Guimares, Ivan Leo e Lo Amorim Empresa produtora: R.P.I. e Lauper Filmes Produo: Joaquim Guimares Produo executiva: Orlando Senna Direo de produo: Z Amrico Diretor de fotografia: Srgio Maciel Montagem: Luiz Martins e Jovita Pereira Dias Tcnico de som direto: Jlio Perez Calabar e Orlando Macedo Trilha musical: Galvo Moraes Elenco: Manoel da Costa, Maria da Conceio Senna, G Muniz, Snia Dias, Paula Martins, Orlando Senna, Ivan Reis, Nilda Spencer, Luiz Antnio Cunha, Ricardo Petraglia, Roberto Duarte e outros Apresentando: Nonato Freire

BAHIA 100 anos de cinerma

37

Brabeza
1978, fico, S8, 22 min.

11

Brabeza Memria de Deus e do Diabo em Monte Santo e Cocorob O Guarani Durao aproximada 114 min. Redeno

Memria de Deus e do Diabo em Monte Santo e Cocorob


1984, documentrio, 35mm, 11 min.

[Sinopse]

Ecos cinemanovistas estilizados em experimentos compositivos fotogrficos e de montagem, no encontro de uma retirante com um homem que carrega um fuzil nas ruas da cidade grande.

[Sinopse]

[Ficha Tcnica]

Direo e produo: Jos Umberto Dias e Robinson Roberto Sales Barreto Roteiro: Jos Umberto Dias Diretor de fotografia: Robinson Roberto Sales Barreto Montagem: Jos Umberto Dias Figurino: Rosa Elenco: Mrcia Cristina, Jos Umberto Dias, Marcos Sergipe e Svetlana

Evocao dos caminhos percorridos por Glauber Rocha em Monte Santo e Cocorob, Serra de Canudos, Bahia, quando filmava Deus e o Diabo na Terra do Sol. Paralelismo entre vigor e o rigor mstico dos propsitos de Antnio Conselheiro e do cineasta, dirigidos pela nsia de despertar a conscincia dos homens e promover a liberdade.

[Ficha Tcnica]

Direo: Agnaldo Siri Azevedo Roteiro: Agnaldo Siri Azevedo e Timo Andrade Empresas produtoras: Siri Produes e RA Arte e Comunicao Direo de produo: Chico Drummond Diretor de fotografia: Nonato Estrela Tcnico de som direto: Timo Andrade Edio de som e Mixagem: Roman Stulbach

38

BAHIA 100 anos de cinerma

O Guarani
2008, documentrio, 35mm, 20 min.

[Sinopse]

Espao de encontro e formao para cinfilos e cineastas de diversas geraes, o Cine Guarani foi um dos mais importantes endereos de Salvador durante mais de setenta anos. O Guarani um filme de memrias e celebrao.

[Ficha Tcnica]

Direo: Cludio Marques e Marlia Hughes Roteiro: Cludio Marques Empresa produtora: Coisa de Cinema Produo executiva e direo de produo: Cludio Marques Diretor de fotografia: Nicolas Hallet Montagem: Marlia Hughes e Cludio Marques Tcnico de som direto: Simone Dourado Edio de som e mixagem: Cludio Marques e Damio Lopes

Redeno
1958, fico, 16mm, 61 min.

[Sinopse]

Um psicopata estuprador contido por dois jovens fazendeiros, um dos quais est envolvido com a polcia e que, ao proteger uma jovem ameaada, encontra a redeno.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Roberto Pires Empresa produtora: Iglu Filmes Produo: Elio Moreno de Lima Diretor de fotografia: Hlio Silva Montagem: Mario Del Rio Trilha musical: Alexandre Gnatalli Elenco: Geraldo H. Del Rey, Braga Neto, Maria Caldas, Fred Jr., Milton Gacho, Alberto Barreto, Normand F.Moura, Jackson O.Lemos, Raimundo Andrade, Jos de Matos, Costa Jr., Rodi Luchesi, Jorge Cravo, Orlando Rego, Oscar Santana, Leonor de Barros, Elio Moreno Lima, Waldemar Brito, Roberto Pires, Kuiaus Kuiaus e Jorge Ernesto

BAHIA 100 anos de cinerma

39

12

Adeus Rodelas Comunidade do Maciel h uma gota de sangue em cada poema Bahia Mr. Abrakadabra! Durao aproximada 125 min. Superoutro

Adeus Rodelas
1990, documentrio, 16mm, 20 min.

Comunidade do Maciel h uma gota de sangue em cada poema


1973, documentrio, 16mm, 20 min.

[Sinopse]

Filmado antes da cheia do Lago de Itaparica, aborda o reassentamento da populao agrcola, o choque e as saudades antecipadas dos moradores.

[Sinopse]

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Agnaldo Siri Azevedo Empresa produtora: Siri Produes Cinematogrficas Fotografia: Vito Diniz Montagem: Roman Stulbach Edio de som e Mixagem: Rmulo Drummond Trilha musical: Paj Armando Gomes

Uma comunidade formada por prostitutas, homossexuais, ladres, traficantes e grupos de famlias em pleno centro da cidade de Salvador. O baixo meretrcio situado na rea do Pelourinho ocupava uma arquitetura outrora pertencente elite.

[Ficha Tcnica]

Direo, roteiro, produo e montagem: Tuna Espinheira Empresa produtora: Pilar Filmes Diretor de fotografia: Roberto Gaguinho Tcnico de som direto: Pedro Juraci de Almeida Edio de som e mixagem: Jorge Rueda Narrao: Jorge Dias

40

BAHIA 100 anos de cinerma

Mr. Abrakadabra!
1997, fico, 35mm, 14 min.

[Sinopse]

Um mgico em fim de carreira encontra dificuldades em fazer funcionar seus truques e resolve por fim vida.

Bahia
1999, documentrio, vdeo, 25 min.

[Ficha Tcnica]

[Sinopse]

Um documentrio sobre a cidade de Salvador abordando alguns temas que esto presentes no nosso cotidiano: gente, arquitetura, comida, meios de transporte, luz, cor e cones; com uma trilha sonora recheada de sons e ritmos locais e msicas de compositores baianos contemporneos do erudito ao experimental.

[Ficha Tcnica]

Direo e roteiro: Jos Araripe Jr. Empresa produtora: Truq Cine Tv e Vdeo Produo: Marcelo Costa Produo executiva: Pola Ribeiro Direo de produo: Moiss Augusto Diretor de fotografia: Rene Persin Montagem: H.D. Junior e Jorge Alfredo Direo de arte: Ewald Hacler Figurino: Mrcio Meirelles e Ligia Aguiar Edio de som e Mixagem: Larcio Flix e Pedro Nbile Trilha musical: Luisinho Assis Fotografia de cena: Valria Simes Elenco: Jofre Soares, Bab, Mr. Yesus Moreira, Caco Monteiro, Fernando Marinho e Hebe Alves

Direo e produo musical: Mnica Simes Roteiro: Anderson Rosemberg, Andr Ratto, Carolina Strach, Lo Meirelles, Lobo Jr. , Maoma Faria, Marcelo Portugal, Mnica Simes, Renato Caf, Ricardo Linhares, Valnice Paiva Produo: Diretoria de Imagem e Som da Fundao Cultural do Estado da Bahia e X-Filmes Diretor de fotografia: Maoma Faria Montagem: Marcelo Rodrigues

BAHIA 100 anos de cinerma

41

Superoutro
1989, fico, 35mm, 46 min.

[Sinopse]

Um louco na rua tenta libertar-se da misria que o assedia e acaba por subverter a prpria lei da gravidade.

[Ficha Tcnica]

Direo, roteiro e produo: Edgar Navarro Empresa Co-produtora: Lumbra Cinematogrfica Diretor de fotografia: Lzaro Faria Direo de arte: Jos Araripe Jr. Trilha musical: Celso Aguiar Elenco: Bertrand Duarte, Inaldo Santana, Fernando Fulco, Kal Santos, Wilson Mello, Frieda Gutman, Ives Framand, Edneas Santos, Faf Pimentel, Jorge Reis, Iracema Santos e Edsio Patriota Participao Especial: Nilda Spencer e Deolindo Checucci

42

BAHIA 100 anos de cinerma

Presidncia da Repblica
Luiz Incio Lula da Silva Presidente Juca Ferreira Ministro

Coordenao de produo: Moema Mller Equipe de produo: Camila Fink, Elton Campos, Marina Kagan

Ministrio da Cultura

Laboratrio de Imagem e Som

Alfredo Manevy Secretrio Executivo

Governo do Estado da Bahia


Jaques Wagner Governador

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia


Marcio Meirelles Secretrio

Coordenao: Patricia de Filippi Processos Digitais: Adriana Cardoso, Francine Tomo, Frederico Arelaro, Rodrigo Mercs, Thiago Dell Orti Produo: Arthur Sens Telecine: Flavia Barretti Anlise tcnica das matrizes: Andra Senna, Danilo Tamashiro, Thiago Jodas Reviso de matrizes: Cinara Dias, Pamella Cabral, Priscila Cavichioli Central Tcnica: Elisa Ximenes Estagirios: Adriano Campos, Caio Figueira Equipe de Fotografia: Fernando Fortes, Karina Seino, Sylvia Carolina Cruxen Administrao: Dimas Kubo, Dbora Ferreira, Bruno Feitosa dos Santos, Valquria Carmo Cestrem Designer grfico: Arthur Fajardo Assistente de Arte: Ana Piscirillo e Bruno Castro Rodrigues Autorao dos DVDs: Teleimage Grfica: Stilgraf Prensagem dos DVDs: Sony DADC Brasil

Fundao Cultural do Estado da Bahia


Gisele Nussbaumer Diretora Sofia Federico Diretora

Diretoria de Audiovisual - DIMAS

Assessoria Tcnica: Daniel Carneiro Gerncia de Planejamento e Produo: Tatiana Carvalho Coordenao do Ncleo de Memria: Simone da Inveno Assistente de Produo: Armando Ldio

Cinemateca Brasileira
Carlos Magalhes Olga Futemma Patricia de Filippi Diretores

Sociedade Amigos da Cinemateca


Maria Dora Genis Mouro Presidente Leopold Nosek Vice-Presidente da Diretoria Executiva Andra K. Lopes Coordenadora administrativa

Curadoria convidada

Carlos Alberto Mattos Joel de Almeida Maria do Socorro Carvalho Rubens Machado Jr.

Secretaria do Audiovisual

Ministrio da Cultura

S-ar putea să vă placă și