Sunteți pe pagina 1din 3

NAS LUTAS, O SENHOR É A NOSSA VITÓRIA.

I Reis 17.8 – 16

A lição que vamos estudar hoje nos mostra de forma maravilhosa a presença do Senhor nosso Deus, agindo a favor de seus filhos nos momentos de lutas. Como servos do Senhor não estamos livres das dificuldades, dos problemas. Não estamos livres de enfrentarmos uma grande tempestade em nossas vidas; contudo, há em nós uma grande certeza! Nós não estamos sozinhos em nossas lutas! Nós temos a presença viva do Senhor Jesus, lutando conosco e nos proporcionando grandes vitórias. Foi isto que Deus realizou nas vidas do Profeta Elias e a viúva de Sarepta. Vamos aprender na lição de hoje, o que o Nosso Maravilhoso Deus pode fazer em nossas vidas quando os problemas baterem à nossa porta. Que Deus o abençoe nesta maravilhosa lição.

I – O Deus de Providência. (V. 8,9)

Quando lemos o versículo 07 do mesmo capítulo, vemos que Elias estava enfrentando um grande problema. A Nação de Israel estava enfrentando uma grande seca por falta de chuva. Se não há chuva, também não há alimentos. Diante de tal realidade vemos o Senhor providenciando o que Elias estava precisando. Deus o manda ir para uma cidade chamada Sarepta, pois lá Ele havia ordenado a uma viúva que o sustentasse. Amado irmão, não importa o tamanho da sua luta, do seu problema. O nosso Deus é “Deus de Providência!” O Salmista Davi expressa no Salmo 23 de forma maravilhosa: “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. (Sl 23.1) Precisamos crer nas portas que Deus pode abrir em favor de nossas vidas. Deus não desampara os seus servos.

II – O Deus que Opera onde não imaginamos. (V. 10.)

Quando Elias chega a Sarepta, o que ele encontra é uma viúva pobre apanhando lenha. Elias não encontra uma viúva rica e próspera para abençoá- lo. O que ele contempla é uma mulher pobre, e com grandes dificuldades financeiras. Amados irmãos, o que vemos nesta história é algo que foge a compreensão humana. Como ser abençoado por uma viúva que na verdade estava também precisada de ajuda? Entendemos com isso, que Deus age, Ele opera onde não imaginamos! Ele abre portas onde não podemos imaginar! E isto, sem dúvida para que o nome Dele, o Senhor nosso Deus seja glorificado! Deus tem declarado vitória para a sua vida, mas você com os olhos naturais não têm visto possibilidades de a bênção chegar; contudo, Deus não quer ver você olhando com olhos naturais, Ele quer vê-lo olhando com os olhos da fé. Se você crer, verá a Glória de Deus.

III – O Deus que prova a nossa Fé. (V.11,12,13,14)

Elias pede água, e quando e vai buscar ele aproveita e pede que ela também lhe traga pão. A mulher lhe afirma que estava se preparando para fazer o resto de comida que tinha em sua casa, para depois comerem ela e o

filho e assim esperarem somente a morte. O quadro era assustador! Eles já haviam perdido as esperanças. Deus nesse momento põe à prova a fé daquela viúva. Elias diz para ela: “Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro

faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha

da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia

em que o Senhor fizer chover sobre a terra.” Aquela mulher teve a sua fé provada! Se após comerem ela e o filho o restante da comida, estariam esperando somente a morte, como agora iria fazer primeiro um bolo para Elias? Tomar esta decisão não deve ter sido fácil, pois aquela mulher tinha um filho. A decisão traria implicações para ela, mas também para o filho. Ela tinha somente duas opções: Crer na Palavra do Profeta do Senhor ou descrer. Louvado seja Deus, pois ela creu e fez conforme a Palavra de Elias. Ela foi provada pelo Senhor, mas, aprovada! O versículo 15 inicia dizendo que ela foi e fez segundo a Palavra de Elias. Assim como o Senhor provou aquela mulher ele também nos prova; Ele quer ver a nossa Fé!

Como vidas pertencentes à Igreja do Senhor Jesus Cristo, temos Crido nas promessas do Senhor? Temos confiado no Poder de Deus? Ele com toda a certeza quer realizar grandes obras em nossas vidas, mas para isto Ele quer ver

o nosso coração, Ele quer ver se temos Fé o suficiente para sermos abençoados.

IV – O Deus que nos dá a Vitória. (V.15,16)

Quando Cremos e Obedecemos na Palavra do Senhor, grandes milagres acontecem em nossas vidas. Aquela viúva creu! Ela obedeceu! O resultado foi a manifestação de um grande milagre de Deus na vida daquela família. Eles se alimentaram por muitos dias. A Palavra de Deus nos afirma que: “Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a Palavra do Senhor, por intermédio de Elias”. (V.16) Não somente a viúva, mas também o Profeta Elias pôde ver mais uma vez a Palavra do Senhor se cumprindo em sua vida. Cremos que o Senhor quer realizar grandes milagres em nossas vidas. Se crermos e obedecermos na Sua Palavra, o maravilhoso Poder de Deus será manifestado em nossas vidas e sem dúvida veremos a Glória do Senhor! Ele quer nos dar grandes vitórias.

Conclusão:

O fato de sermos servos de Deus, não nos livra das lutas e problemas. Podemos vivenciar momentos difíceis em nossas vidas. A questão é: Como temos reagido em meio aos problemas? Como servos do Deus altíssimo precisamos saber que nas Lutas:

O Senhor nosso Deus tem sempre uma providência para as nossas vidas.

Ele tem o Poder de Operar onde não imaginamos.

Ele prova a nossa fé.

Ele quer nos dar a vitória.

Pr. Waldyr Silva do Carmo.

IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO”

R. Hélio M. de Sá, s/n – Ch. do Cruzeiro Laje do Muriaé.RJ
R. Hélio M. de Sá, s/n – Ch. do Cruzeiro Laje do Muriaé.RJ

R. Hélio M. de Sá, s/n – Ch. do Cruzeiro Laje do Muriaé.RJ

R. Hélio M. de Sá, s/n – Ch. do Cruzeiro Laje do Muriaé.RJ Córrego Fundo, s/n

Córrego Fundo, s/n – Zona Rural. Laje do Muriaé. RJ

R. Hélio M. de Sá, s/n – Ch. do Cruzeiro Laje do Muriaé.RJ Córrego Fundo, s/n

Anotações: