Sunteți pe pagina 1din 14

CENTRO DE CINCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DIOGO LESSA DOS SANTOS MELO

PORTFLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Macei 2011

DIOGO LESSA DOS SANTOS MELO

PORTFLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de Produo Textual apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, Referente Produo Textual Individual. Orientador: Edson Mafra Alves.

Macei 2011

SUMRIO 1 INTRODUO...........................................................................................................3 2 etapas de anlise de sistema para a implementao do controle de ocorrncias. . .4 3 linguagem de programao utilizada.........................................................................8 4 recursos de orientao a objetos...............................................................................9 5 equipamentos de comunicao de dados envolvidos no nosso sistema................10 6 aspectos ticos do profissional de ti importantes na execuo de um projeto na rea.............................................................................................................................11 7 CONCLUSO...........................................................................................................12 REFERNCIAS..........................................................................................................13

INTRODUO Este trabalho de portflio tem o objetivo de abordar e elaborar as etapas de anlise de sistemas para a implementao de um novo sistema de controle ocorrncias no Banco Rouxinol, e escolher ainda com detalhe a linguagem de programao a ser utilizada, explorando os recursos da orientao a objetos. Relacionar os equipamentos de comunicao de dados que podem ser envolvidos neste sistema e relatar os aspectos ticos do profissional da rea de TI que so importantes para a execuo dos projetos na rea de TI.

ETAPAS

DE

ANLISE

DE

SISTEMA

PARA

IMPLEMENTAO DO CONTROLE DE OCORRNCIAS Para a elaborao do Sistema de Controle de Ocorrncias torna-se necessrio seguir as seguintes etapas: 2.1 ANLISE DE REQUISITOS O Analista de Sistemas faz o levantamento dos seguintes requisitos necessrios nesta etapa para iniciar nosso projeto: Na anlise de textos: O usurio nos descreveu suas necessidades. E as ocorrncias a serem utilizadas so: Sugestes, Atendimento ao Cliente, Cobrana, Chamados, Manuteno, Agenda. Observando o comportamento dos usurios em seu ambiente de trabalho, notamos que os mesmos vo necessitar de um treinamento na utilizao do sistema; Analisando e discutindo com o usurio a maneira como feito o trabalho, aprendemos tambm como diminuir a dificuldade dos mesmos na hora de utilizar o software, tornando-o mais simples possvel para o entendimento; O software a se trabalhar ter que ser implantado em todos os terminais do Banco Rouxinol, logo se torna necessrio um prazo maior para a entrega do produto; e o analista de sistemas faz a anlise do software que melhor se enquadra no Perfil do Banco.

2.2 ELABORAO DO PROJETO Na Elaborao de Estimativas: Com o projeto analisado, temos que a complexidade do mesmo alta. Com um Custo variando entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00.

Formando uma Equipe de software composta por 3 pessoas, e com uso de ferramentas tcnicas modernas. Nosso Modo de desenvolvimento de software embutido, ou seja, modo restrito. Na anlise de riscos, estabelecemos os prazos para se evitar dificuldades passadas, e identificamos todos os riscos inerentes ao projeto e elaborar os planos de reduo e de contigncia.

O Prazo estimado fica em torno de 10 meses, baseado nas linhas de cdigos a serem utilizadas no Sistema. Na Elaborao de Cronograma, organizamos as tarefas ou etapas a serem executadas por cada integrante da Equipe. Linguagem de Programao utilizada ser o C#. Feito assim a nossa Elaborao do Plano e Aprovao. Fase de refinamento da arquitetura, com o projeto detalhado, alm de definio do esquema do banco de dados.

Ficando assim o nosso Cronograma, feito a diviso do plano de tarefas por porcentagem de tempo: Etapas Anlise de requisitos Planejamento Codificao Testes Porcentagem 3% 40% 20% 37% Dias de Atividade 9 120 60 111

2.3 CODIFICAO OU IMPLEMENTAO O Programador ter a preocupao de implementar os cdigos no Sistema. A transformao de um projeto para um cdigo, geralmente, a parte mais evidente do trabalho da Engenharia de Software, mas no necessariamente a sua maior poro. Consiste na programao do que foi definido na especificao e representado na arquitetura do software.

2.4 TESTES Elaborado para identificar defeitos na estrutura interna do software, atravs de situaes que exercitem adequadamente todas as estruturas utilizadas na codificao. Execuo exaustiva de testes do sistema com o objetivo de identificar possveis erros antes que estes se transformem em defeitos, ou seja, verificar se o sistema funciona da maneira esperada e planejada antes da implantao do Sistema. Especificar a sada esperada e os resultados esperados do processamento. Numa situao ideal, no desenvolvimento de casos de teste, se espera encontrar o subconjunto dos casos de teste possveis com a maior probabilidade de encontrar a maioria dos erros. Testes feitos pelo prprio programador durante a programao: Unit test: teste de classes individuais (ou de grupos de classes relacionadas). Functional test: teste de funes inteiras (item de menu, p. ex.). Component test: teste de componentes inteiros (exe, dll,...) sem (ou com pouco). Testes feitos por equipes independentes de teste: System test: testa a integrao entre todos os componentes do produto. Alpha test: teste de produto inteiro dentro de casa. Beta test: teste de produto inteiro fora de casa.

2.5 IMPLANTAO O processo de implantao consiste de vrias atividades

intercaladas como possveis transies entre elas. Estas atividades podem ocorrer no ambiente de produo e ou no ambiente de desenvolvimento ou em ambos. Pelo o fato de cada software ser nico, o processo preciso ou procedimentos a serem seguidos so difceis de definir. Alm disto, a implantao pode ser interpretada como um processo universal que tem de ser customizado de

acordo com requerimentos especficos ou caractersticas, tornando-se necessrio o treinamento dos usurios.

LINGUAGEM DE PROGRAMAO UTILIZADA Utilizamos na implementao desse sistema a linguagem C#, pois a

mesma uma linguagem de programao desenvolvida pela Microsoft que completamente suportada pela plataforma .NET Framework. O objetivo do C# fornecer uma linguagem simples, segura, moderna, orientada a objetos, focada em internet e de alta performance para desenvolvimento .NET. Uma grande vantagem na utilizao de C# programao orientada a objeto, um dos melhores recursos oferecido por esta linguagem, visto que os cdigos podem ser utilizados facilmente, pois existem heranas de polimorfismo e encapsulamento. uma linguagem que abrange o poder e a versatilidade do Visual Basic, a fora e a criatividade do C++ e a inteligncia do Javascript para validaes. Alm disso, por ser derivado de C++ e C e por possuir uma grande semelhana com a linguagem de programao Java, permitindo que desenvolvedores destas linguagens pudessem se adaptar com facilidade ao C#. O C# no precisa registrar componentes; possui fcil validao de dados; e fcil tratamento de erros (por meio do Exception, o prprio C# identifica e trata o erro).

RECURSOS DE ORIENTAO A OBJETOS Os Recursos de Orientao a Objetos so bastante teis, pois tem a

programao facilitada, sua manuteno facilitada, o ciclo de vida dinmico, o refinamento durante a construo, a modelagem bem mais realista, alm de uma melhor comunicao entre profissionais de sistema e clientes. Esta metodologia introduz uma srie de novas abordagens na programao, tais como atributos e classes, dentre outras diversidades que tornam por otimizar o nvel de produo e manutenabilidade do desenvolvimento de sistemas. Bastante til a sua utilizao no conceito de herana, por mais que cada classe tenha suas particularidades, a herana permite a especificao de novos tipos e classes que herdam muitas das estruturas e operaes de forma previamente definidas em classe. As caractersticas de cada classe revelam o conceito de atributos, ou seja, propriedades de nossos objetos. Outro conceito importante utilizado no nosso projeto o polimorfismo, que se refere a uma habilidade de operao ser aplicada para diferentes tipos de objetos, em uma situao, um operador nome pode se referir a distantes implementaes de acordo com o tipo de objeto que ser aplicado a ele. Temos ainda, o Encapsulamento, onde num dado objeto somente interessa ao cliente as funes que ele executa e no a implementao da mesma. Na parte de interface temos a descrio das operaes que o objeto executa e o que acessvel ao cliente, a implementao de tais operaes fica encapsulada e s visvel ao prprio objeto. uma forma eficiente de proteger os dados que sero manipulados dentro da classe, alm de determinar onde esta classe poder ser manipulada. Usamos o nvel de acesso mais restritivo, private, que faa sentido para um membro particular. Sempre usamos private, a menos que tenhamos um bom motivo para deix-lo com outro nvel de acesso. No devemos permitir o acesso pblico aos membros, exceto em caso de ser constantes. Isso porque membros pblicos tendem a nos ligar a uma implementao em particular e limita a nossa flexibilidade em mudar o cdigo.

10

EQUIPAMENTOS ENVOLVIDOS NO NOSSO SISTEMA

DE

COMUNICAO

DE

DADOS

Uma rede de Computadores um conjunto de dispositivos computacionais conectados atravs de uma estrutura de comunicao de dados, com a finalidade de compartilhar recursos. E uma rede se faz necessria para o desenvolvimento do nosso software. Nela encontramos os mais diversos dispositivos como: interfaces de redes, servidores, estaes de trabalho, impressoras (alm dos dispositivos de comunicao como hubs, transceivers, repetidores, comutadores, pontes e roteadores). Para que exista conexo entre dois dispositivos computacionais, e eles possam trocar algum tipo de informao entre eles, utilizamos um protocolo. Usando a nossa rede que trata basicamente da tecnologia e da arquitetura utilizada para conectar os dispositivos de comunicao. Os recursos que desejamos compartilhar so vrios. Talvez os mais comuns sejam: Mensagens, arquivos e disco rgidos contendo as informaes do nosso banco de dados.

11

ASPECTOS

TICOS

DO

PROFISSIONAL

DE

TI

IMPORTANTES NA EXECUO DE UM PROJETO NA REA A tica profissional est no relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construo do bem estar no contexto scio-cultural onde exerce sua profisso. Ela atinge todas as profisses e quando falamos de tica profissional estamos nos referindo ao carter normativo e at jurdico que regulamenta deter minada profisso a partir de estatutos e cdigos especficos. Parece ser uma tendncia do ser humano, como tem sido objeto de referncias de muitos estudiosos, a de defender, em primeiro lugar, seus interesses prprios e, quando esses interesses so de natureza pouco recomendvel, ocorre serssimos problemas. Aquele que s se preocupa com os lucros, geralmente tende a ter menor conscincia de grupo. Fascinado pela preocupao monetria, h ele pouco importa o que ocorre com sua comunidade e muito menos com a sociedade. Dados confidenciais devem estar suficientemente protegidos. A segurana fsica da rede e dos equipamentos responsabilidade de todos dentro da empresa. Esses equipamentos devem estar sempre protegidos, assim como a confidencialidade e a integridade das informaes usadas para acessar as redes, incluindo IDs e senhas, dispositivos portteis de autenticao, cdigos de acesso e cartes de acesso ao prdio. O Perfil tico de um profissional de TI deve ser baseado num tratamento de cordialidade, honestidade, respeito e dignidade dado ao cliente, o que envolve o sigilo das informaes confidenciais.

12

CONCLUSO Concluimos que para a implementao de um Sistema, torna-se importante o dilogo com o cliente, para a elaborao correta no levantamento de requisitos e de se ter um planejamento em tempo hbil, analisando a melhor escolha do software, do banco de dados a ser utilizado, e da linguagem de programao adequada; colocar tambm o software em prtica junto com sua equipe de trabalho, analisando antes da implantao do mesmo no cliente, se ele vai apresentar alguma falha, fazendo uma srie de testes, a fim de evitar erros futuros. E prevalecendo sempre durante o projeto, a tica dos profissionais envolvidos, com total sigilo sobre as informaes do Cliente, no sentido de que estas informaes sero utilizadas de forma limitada e racional, com a devida notificao sobre a falta de privacidade dos usurios.

13

REFERNCIAS Unicamp. Orientacao A Objetos Da Teoria A Pratica. Disponvel em: < http:// www.slideshare.net >. Outubro 2009, ANGELO, Professor Luiz. Ciclo de Vida de Sistemas de Informao. So Paulo, 2009. AMBLER, Scott W. Anlise e Projeto Orientados a Objetos. (IBPI Press). CERUTTI, Fernando, Comunicao de Dados e Redes de Computadores. Outubro 2000. Desmonta & CIA, Conhecimento Relevante aos Amantes da Tecnologia. Disponvel em: < http://desmontacia.wordpress.com/2010/09/30/a-tica-doprofissional-da-informtica/ >

S-ar putea să vă placă și