Sunteți pe pagina 1din 68

Sumrio

Tema 1: A mulher de Deus sria em seu viver (respeitvel)............... Tema 2: A mulher de Deus no-caluniadora (no-maldizente) .......... 4 9

Tema 3: A mulher de Deus temperante (no-escravizada ao vinho) ... 13 Tema 4: A mulher de Deus mestra do bem (ensina o que bom) .... 21 Tema 5: A mulher de Deus fiel em tudo (confivel em todas as coisas) ................................................................................... 28 Tema 6: A mulher de Deus que ama o marido (ama com o amor de Deus) ................................................................................ 33 Tema 7: A mulher de Deus que ama seus filhos (ama com o amor de Deus) ................................................................................ 39 Tema 8: A mulher de Deus sensata (sbria) ....................................... 45 Tema 9: A mulher de Deus honesta (pura) ......................................... 52 Tema 10: A mulher de Deus boa dona de casa (cuida bem de sua casa) ..................................................................................... 57 Tema 11: A mulher de Deus bondosa .................................................. 62 Tema 12: A mulher de Deus submissa ................................................. 68

Introduo
A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu esprito se alegrou em Deus, meu Salvador. (Lc 1:46-47 ARA1) Essas so as palavras de uma mulher que decidiu obedecer e fazer a vontade a Deus. Nessas palavras do cntico de Maria esto as marcas de sua piedade, revelando uma mulher de f em cujo corao havia o desejo de falar da grandeza do Senhor e de agrad-lo. A piedade dela nem de longe poderia ser comparada com uma obrigao, um fardo, mas encarada como uma alegre manifestao do corao. Maria vivia em estado de felicidade e jbilo pela certeza da salvao graciosa do Senhor, que, em seus desgnios prometera libertar os cativos, estabelecendo uma nova realidade de paz e bem-aventurana a homens e mulheres que cumprissem a sua vontade, como algo to natural e simples quanto cantar uma msica. Engrandecer ao Senhor deveria ser o objetivo de todo homem e de toda mulher de Deus. Quando pensamos no tema Mulher de Deus, desejvamos que a Mulher de Deus que cada uma de ns , possa buscar os valores de Deus como premissa para uma vida que agrade ao Senhor como quele a quem temos que agradar em primeiro lugar. Para ajud-la a cumprir a misso de ver cada uma de suas lideradas frutfera e realizada em todas as reas, preparamos este Guia de Estudos para PG, que ajudar a descobrir, atravs da Palavra de Deus, qual o verdadeiro perfil de carter de uma mulher que quer andar segundo a vontade dEle e ser realizada pessoal, espiritual, social e profissionalmente. Aproveitem bem esse tempo.
1 ARA - Bblia na verso Joo Ferreira de Almeida Revista e Atualizada. A outra referncia que usamos neste Guia de Estudos para PG NVI - Bblia na Nova Verso Internacional.
3 Guia de estudos para PG

Tema 1:

A mulher de Deus sria em seu viver (respeitvel)

Textos-base: Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a no serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que bom. Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:3-5 NVI grifo nosso) Da mesma sorte, quanto a mulheres, necessrio que sejam elas (...) respeitveis... (1 Tm 3:11 ARA grifo nosso)

Para comear
Amada, inicie esse tempo perguntando para seu grupo: Quem seria uma mulher que voc considera respeitvel? Por qu? Anote as respostas e discuta com o grupo a respeito da realidade de cada uma em relao ao perfil traado por elas mesmas.

Para refletir
Respeitveis, no grego semnos, significa digna de respeito, nobre, digna, sria, venervel, honrada, respeitvel. Ser respeitvel viver de forma a ser venerada por sua retido e integridade de carter. A palavra semnos usada em correspondncia ao termo piedade, que reflete o prprio carter de Deus (Tt 2:7-8), no sentido de que o Adversrio seja envergonhado.
Guia de estudos para PG 4

Sugesto Pea para uma pessoa ler e outra pessoa comentar as passagens a seguir. Tudo que respeitvel (Fp 4:8 ARA) deve ocupar nosso pensamento. Rogo-vos, pois, irmos, pelas misericrdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:1-2 ARA) Por essa razo, desde o dia em que o ouvimos, no deixamos de orar por vocs e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocs vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agrad-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus. (Cl 1:9-10 NVI) No podemos esperar que outras pessoas nos respeitem se ocupamos nossa mente com pensamentos desonrosos, norespeitveis, ou se as nossas aes no condizem com algum respeitvel. O desenvolvimento do respeito e da dignidade em nossas vidas tem a ver com aquilo que pensamos (ideias) e com aquilo que fazemos (aes). Se pensarmos ou agirmos de maneira desonrosa no temos respeito prprio e, portanto, no podemos ganhar o respeito dos outros. A palavra respeitvel, nas variadas verses, sugere que as mulheres: Tenham compostura reverente (trad. bras.); Seja sria no proceder (ARC); Sria no viver; Reverente e comportada (Philips). O interesse de Paulo era que as mulheres que se diziam seguidoras de Cristo exemplificassem o estilo de vida de Cristo sendo srias e coerentes em seu proceder.
5 Guia de estudos para PG

Paulo est fazendo um contraste entre os falsos mestres de Creta e os crentes verdadeiros. Ele havia descrito estas pessoas, conforme Tt 1:16: No tocante a Deus, professam conhec-lo; entretanto, o negam por suas obras. Em outras palavras, no estavam levando vidas coerentes com a natureza de Deus e de Cristo.

Para compartilhar
Que pensamentos ou atitudes pode ter ou fazer uma mulher que a far perder o respeito prprio e, por conseqncia, o respeito de outros? Que valores mundanos a tm influenciado o suficiente para faz-la perder o respeito prprio e o de outras pessoas?

Para interceder
Aproveite esse momento de reflexo para dividir o grupo em duplas, a fim de que possam orar, umas pelas outras, por discernimento e sabedoria, vindas de Deus, para viver uma vida respeitvel a fim de que a Palavra de Deus no seja difamada.

Para adorar
Andar com Deus Kleber Lucas Em Tua presena, Pai, Eu amo estar em todo tempo Viver cada momento sentindo bem melhor viver assim, Conhecendo o Teu querer, Saber como Te amar, melhor servindo Eu sinto o Teu poder, Senhor Eu vejo a Tua mo a me guiar Pelo caminho eterno contemplo a Tua luz Eu que era cego, agora posso ver A glria do Senhor resplandecer em mim Porque andar com Deus viver de f em f
Guia de estudos para PG 6

ver o cu se abrir e o impossvel acontecer, Porque andar com Deus viver em comunho levantar as mos e se render De corpo, alma e corao

Para aplicar
Voc tem respeito prprio quando: Valoriza seu corpo, cuidando dele como Templo do Esprito Santo. Valoriza sua comunho com Deus. Cuida do seu linguajar (No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe). Cuida da sua mente (Rm 12:1,2). Cuida do seu interior. Voc tem respeito dos outros quando: Tem respeito prprio. exemplo a ser seguido. coerente no que diz e faz. Valoriza sua comunho com o Corpo de Cristo. Voc pode ter citado reas de falta de respeito prprio ou de complexo de inferioridade. Pense em tudo que voc citou, coloque diante de Deus e comece a agir desde j. I. Confesse (1 Jo 1:9). II. Comece, agora, a moldar sua vida ao estilo de vida de Jesus (2 Co 3:18). III. Compartilhe no grupo. IV. Memorize passagens bblicas que a ajudaro a vencer o pecado. Guardo no corao a tua palavra para no pecar contra ti. (Sl 119:11 NVI) Oferecer meu corpo como sacrifcio vivo num culto racional. (Rm 12:1 ARA) Somos em Cristo vivificados. (Rm 8:11 ARA)
7 Guia de estudos para PG

No sobrevm tentao que no posso suportar. (1 Co 10:13 NVI) Se confessar o meu pecado Jesus fiel para me perdoar. (1 Jo 1:9 NVI) Voc foi formada de modo maravilhoso. (Sl 139:13-14 ARA) Nada me separa do amor de Deus. (Rm 8:38-39 NVI) Mesmo que o homem exterior se corrompa o interior se renova de dia em dia. (2 Co 4:16 ARA)

Guia de estudos para PG

Tema 2:

A mulher de Deus nocaluniadora (no-maldizente)

Textos-base: Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a no serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que bom. Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus prprios maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:3-5 NVI grifo nosso) Da mesma sorte, quanto a mulheres, necessrio que sejam elas (...) no-maldizentes... (1 Tm 3:11 ARA grifo nosso)

Para comear
Amada, comece a reunio com a dinmica Telefone sem fio e, em seguida, discuta com o grupo sobre o que acabaram de vivenciar.

Para refletir
A palavra grega para caluniadoras diabolos, que significa desunio pelo estmulo do dio e da inveja; calnia; difamao. a mesma palavra usada para Satans, no Novo Testamento. Satans o acusador, o caluniador, o mentiroso que jamais se firmou na verdade e caiu da sua posio no cu (cf. Jo 8:44). Em Tito 2:3, o termo se refere mulher no ser caluniadora, fofoqueira, maldizente, queixosa infundadamente, ou andar de um lado para outro falando mal de algum.
9 Guia de estudos para PG

A ideia aqui fofocar, querer saber o que se passa para sair espalhando, aumentando ou diminuindo a informao a ponto de transform-la em mentira, exagero ou calnia. O pecado da maledicncia, um dos favoritos entre as mulheres, embora seja tema de piadas, uma questo (pecado) grave capaz de destruir a reputao de uma pessoa. O controle da lngua deve ser um processo constante na vida de todo ser humano. Tiago tratou do assunto de modo grfico mostrando que a lngua serve para medir a maturidade do cristo. Se a dominarmos, controlaremos todas as outras facetas da nossa personalidade: Porque todos tropeamos em muitas coisas. Se algum no tropea no falar, perfeito varo, capaz de refrear tambm todo o corpo. (Tg 3:2 ARA) Na verso Phiplips No se queixar infundadamente. No andar de um lado para outro falando mal. Tiago 3:8 fala em domar que quer dizer controlar, tornar til e benfico. Sugesto Pea que leiam, em duplas, Tiago 3:1-11 e preparem uma lista de caractersticas da lngua de acordo com essa passagem. A boca dos perversos transborda maldade. (Pv 15:28 ARA) At o insensato passar por sbio (...) se contiver a lngua. (Pv 17:27,28 NVI) Mulheres crists no devem se deixar dominar pela lngua.

Para compartilhar
Ningum pode negar os efeitos devastadores da calnia e da malcia. Se formos honestas com ns mesmas, confessaremos que em algumas ocasies agimos dessa forma.
Guia de estudos para PG 10

Baseada nisso, responda:


a) Sou capaz de guardar um segredo? ( ) Sim ( ) No b) Quando estou descontente com a atitude ou ao de algum, converso diretamente com a pessoa ao invs de sair comentando? ( ) Sim ( ) No c) Consigo dominar o mpeto de fazer comentrios que depreciem a imagem de uma pessoa? ( ) Sim ( ) No d) Tenho como hbito ressaltar aes e atitudes de outras pessoas que merecem louvor? ( ) Sim ( ) No

Para interceder
Bendizer a Deus, em atitude de gratido e louvor, o comeo para que possamos bendizer tambm a vida de algum. Separe um tempo, agora, para adorar a Deus bendizendo o seu Nome por algo que Ele para voc.

Para adorar
Recebi um novo corao Frutos do Esprito Recebi um novo corao do Pai Corao regenerado, corao transformado, Corao que inspirado por Jesus! Como fruto deste novo corao Eu declaro a paz de Cristo, Te abeno, meu irmo, Preciosa a nossa comunho! Somos corpo, e assim bem ajustado Totalmente ligados, unidos, vivendo em amor Uma famlia sem qualquer falsidade Vivendo a verdade, expressando a glria do Senhor!
11 Guia de estudos para PG

Uma famlia, vivendo o compromisso Do grande amor de Cristo Eu preciso de ti, querido irmo, precioso s para mim, querido irmo! Eu preciso de ti, querido irmo, precioso s para mim, querido irmo!

Para aplicar
A Estratgia de Deus Solues divinas para o bom uso da lngua No h meio de controlar a lngua de quem quer viver para si prprio e para Satans, mas, como crists maduras, temos a fora do Senhor para control-la e ajudarmos outras a amadurecerem nessa rea. Buscando sabedoria aprenderemos a control-la. H dois tipos de sabedoria (Tg 3:15-16): Sabedoria divina primariamente pura Pacfica Indulgente (compreensiva) Tratvel Plena de misericrdia Plena de bons frutos Imparcial Sem fingimento Sabedoria humana Invejosa Facciosa Mentirosa Intratvel Mundana Infrutfera Demonaca Plena de coisas ruins

Qual sabedoria voc escolhe? A busca da sabedoria de Deus gera a dependncia do Esprito Santo de Deus, o nosso domador.

Guia de estudos para PG

12

Tema 3:

A mulher de Deus temperante (no-escravizada ao vinho)

Textos-base: Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a no serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que bom. Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus prprios maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:3-5 NVI grifo nosso) Da mesma sorte, quanto a mulheres, necessrio que sejam elas (...) sbrias... (1 Tm 3:11 ARA grifo nosso)

Para comear
Amada, oferea s participantes um tempero estranho em algo que esteja no lanche, tipo sal no caf ou acar no po. Algo com que o tempero no combine de forma nenhuma.

Para refletir
Algumas palavras equivalentes: Sophron: estar em seu juzo perfeito (Tt 2:5; Rm 12:3; 2 Tm 1:7) Enkratia: ter poder sobre si mesmo (2 Pe 1:6) Gymnazo: treinamento (Hb 5:14) Temperantes, no grego, nephalios, que significa sbrio, uma palavra usada com freqncia para indicar algum moderado no uso de bebida alcolica, mas certamente com sentido mais amplo que isso.
13 Guia de estudos para PG

Essa palavra usada em: 1 Tm 3:11 temperantes 1 Ts 5:6-8 ...sbrios se revestem da couraa da f 2 Tm 4:5 ...s sbrio, suporta as aflies 1 Pe 1:13 ...cingir entendimento, sede sbrios 1 Pe 4:7 ...sede criteriosos, sbrios, o fim est prximo 1 Pe 5:8 ...sbrios e vigilantes, o diabo anda em derredor (Nesta forma significando ajuizada, casta, decente, modesta, bem equilibrada, vigilante. Estabilidade mental, emocional e espiritual).

Mulheres intemperantes na igreja primitiva


Na igreja primitiva, mulheres intemperantes eram as que bebiam muito, um problema comum no primeiro sculo. Muitas mulheres que se convertiam a Cristo haviam adquirido esse mau hbito de vida intemperante e usavam o vinho como meio de vencer a ansiedade e a presso, devido maneira como eram tratadas pelos homens. A esposa era considerada uma espcie de utilidade domstica, uma escrava conjugal, pois s servia para procriar, uma vez que a reputao do marido aumentava na comunidade medida em que gerava filhos. Tomar vinho era a maneira de aliviar a presso emocional causada pela situao da mulher. Quem no gostaria de esquecer o fato de ser considerada escrava, objeto, reprodutora para aumentar a reputao do marido, sem esperana (Ef 2:12)? Essas mulheres mesmo que fossem discriminadas no deveriam ser escravas do vinho. Como crists e novas criaturas em Cristo, elas podiam renegar seus antigos hbitos perniciosos e viver de maneira temperante. O problema no era a bebida e sim o autocontrole: como e quando parar? Falta de controle e intemperana imaturidade espiritual e uma mulher assim no pode ser exemplo para outras.
Guia de estudos para PG 14

Mulheres intemperantes na igreja atual


Aparentemente, hoje ns somos tratadas como seres humanos. Parece que a sociedade nos valoriza, mas sofremos presso at de forma irracional e h, ainda, inmeras mulheres que vivem subjugadas, quer seja por um marido ditador, quer seja tendo que trabalhar fora para sustentar os filhos, quer seja por um pai alcolatra ou um marido omisso. Sugesto Separe um tempo para o grupo responder, em duplas, as perguntas a seguir. Ao trmino, cada dupla deve compartilhar suas respostas. Obs.: tenha o estudo a seguir, sobre reas de disciplina, preparado em uma folha e entregue para cada dupla.

reas de disciplina
Nossa MENTE Deus nos deu instrues especficas acerca de nossas mentes. O que nos pedido nos versculos abaixo? Is 26:3 ___________________________________________________ ___________________________________________________ Rm 12:2 ___________________________________________________ ___________________________________________________ 2 Co 10:5 ___________________________________________________ ___________________________________________________
15 Guia de estudos para PG

Cl 3:2 ___________________________________________________ ___________________________________________________ Nossa VONTADE Nossa resposta a Deus nunca deve depender de como nos sentimos. Das passagens a seguir, anote qualquer forma em que voc identifique o salmista exercendo sua vontade. Sl 101:1-4 ___________________________________________________ ___________________________________________________ Sl 119:101,173 ___________________________________________________ ___________________________________________________ Nossas EMOES Uma das melhores formas de lidar com as emoes confessar nossos sentimentos a Deus. Leia o Salmo 109. Davi estava bravo, magoado e rejeitado. Anote qualquer observao sobre como Davi derramou suas emoes perante Deus. ___________________________________________________ ___________________________________________________ Quais os resultados desse tempo de Davi com Deus? (vs. 30,31) ___________________________________________________ ___________________________________________________ Nosso CORPO As Escrituras nos lembram que nosso corpo templo do Esprito Santo (1 Co 6:19). Quais instrues ou exemplos so
Guia de estudos para PG 16

dados, em Rm 12:1 e 1 Co 9:25-27, com relao ao nosso corpo? ___________________________________________________ ___________________________________________________ Nosso TEMPO Normalmente no de mais informao que precisamos; apenas de mais disciplina. Algum j disse: Sempre h tempo suficiente para fazer a vontade de Deus. Voc concorda com isso? Por qu? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Qual o propsito de aproveitarmos ao mximo nosso tempo? Ef 5:15,17 ___________________________________________________ ___________________________________________________ Sl 90:12 ___________________________________________________ ___________________________________________________

Para compartilhar
Separe esse momento para partilha das respostas do estudo que acabaram de fazer.

Para interceder
Essa com certeza uma das reas mais afetadas de nossa vida crist. Que tal nos comprometermos, nesta semana, de orar umas pelas outras especificamente para Deus nos dar domnio prprio?
17 Guia de estudos para PG

Para adorar
Perto quero estar Toque no Altar Perto quero estar Junto aos teus ps Pois prazer maior no h Que me render e te adorar Tudo que h em mim Quero te ofertar Mais ainda pouco, eu sei Se comparado ao que ganhei No sou apenas servo Teu amigo me tornei Te louvarei No importam as circunstncias Adorarei Somente a ti, Jesus

Para aplicar
Onde buscar temperana hoje
O conhecimento de Cristo veio mudar a situao das mulheres. ... em Cristo, no h homem nem mulher (Gl 3:28). Deus no faz acepo de pessoa. ... somos co-herdeiras da graa divina. (1 Pe 3:7) ... o marido deve amar a mulher assim como Cristo amou a igreja. (Ef 5:25) ... mas agora em Cristo Jesus... (Ef 2:13,14) Se antes no tnhamos esperana, hoje temos. O que Paulo ensina, em 1 Tm 3:11, que aquelas mulheres, mesmo sendo discriminadas, no deveriam ser escravas do vinho.
Guia de estudos para PG 18

Como crists e novas criaturas em Cristo, elas poderiam renegar seus antigos hbitos perniciosos e viverem de maneira temperante. E, tambm hoje, a temperana se aplica a todas as reas da nossa vida. Muitas mulheres nunca puseram uma s gota de lcool na boca, mas comem demais, falam demais, compram demais ou dormem demais. E se for de menos pode? O certo que qualquer coisa que voc faa de modo desequilibrado intemperana. Nem demais, nem de menos, mas com equilbrio o que Deus quer de ns.

Domnio prprio
(No grego, Enkrateia: autocontrole, poder sobre si mesma.) 1 Co 7:9 controle do impulso sexual. 1 Co 9:25 toda forma de autocontrole e disciplina que um atleta precisa ter para ser bem sucedido. Gl 5:21 a luta contra os vcios. Total autocontrole e autodisciplina s podem ocorrer com a ajuda do Esprito Santo. Pv 16:32 Maior aquele que se domina do que aquele que conquista uma cidade (NVI) Gl 5:22,23 domnio prprio fruto do Esprito.

Controladas por Cristo


O filsofo diz que a razo podia controlar as paixes, mas sabemos que o Esprito Santo pode dominar as paixes, pois este mais forte do que aquela, que til quando aliada ao Esprito. A ideia de domnio prprio na vida crist no deve ser aquela de cerrar os dentes e nem mesmo de ser a concepo de agentar firme. O autocontrole proposto mulher de Deus significa que todo o seu eu, seu ser, seu corpo, alma e esprito, encontram-se sobre o controle de Cristo. Todo e cada aspecto de sua vida acha-se sujeito ao Esprito Santo. O controle de seus interesses, atitudes e aes constitui um direito que a mulher entregou ao Esprito de Deus.
19 Guia de estudos para PG

Todo o nosso esprito, intuio, conscincia e comunho com Cristo pode ser colocado sob o controle do bendito Esprito. Toda a nossa personalidade, mente, emoes, vontade, pode ficar sob o domnio de Cristo. Todo o nosso corpo, com seus apetites, impulsos, desejos e instintos, pode vir a ser governado por Deus. possvel termos uma vida santa, com moderao e temperana, mesmo em momentos de provao.

Guia de estudos para PG

20

Tema 4:

A mulher de Deus mestra do bem (ensina o que bom)

Texto-base: Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a no serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que bom. Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:3-5 NVI grifo nosso)

Para comear
Amada, comece perguntando a cada mulher de seu grupo qual pessoa mais influenciou seu jeito de ser e se ela pode ser considerada(o) uma(um) mestra(e) do bem.

Para refletir
Mestras do bem - Capazes de ensinar o que bom. As mulheres idosas devem ser capazes de ensinar coisas boas, s doutrina, correta conduta crist. Paulo exorta Tito (Tt 2:7,8) a que, ao ensinar, fosse exemplo, sendo padro de boas obras, mostrando integridade e seriedade no ensino e usando linguagem sadia contra a qual nada se poderia dizer. Isso deveria ser padro para aquelas mulheres da igreja primitiva e deve ser padro para as mulheres crists da igreja atual. Devemos ensinar s mais jovens, na igreja, e a nossos filhos, dentro de casa.
21 Guia de estudos para PG

Aprender - Praticar - Ensinar


Esse o conceito bblico sobre ensino. Quando ensinamos algo, isso se torna significativo pela maneira como falamos (comunicao positiva); pelas atitudes que acompanham nosso ensino (padro de boas obras); pelo tom de voz e, principalmente, pelo prprio estilo de vida, que servir de portavoz. As pessoas esto observando nossa constncia, nosso amor e perseverana por Cristo, o que faz com que nossas palavras tenham mais significado, valor e profundidade.

Sinais de maturidade
As mulheres maduras devem ser capazes de ensinar s mais jovens mediante o ensino e o exemplo (conhecimento e prtica). As mulheres maduras j devem ter se libertado dos maus hbitos da bebida e do pecado da maledicncia.

Conhecimento da Palavra de Deus


Para ensinarmos precisamos conhecer a Palavra de Deus, pois no queremos ensinar simplesmente baseadas na nossa experincia nem no nosso conhecimento acadmico. Devemos ensinar baseadas na s doutrina aplicada na nossa vida diria. ... rejeita as fbulas e exercita-te a piedade. (1 Tm 4:7 ARA) Para conhecermos a Palavra de Deus precisamos gastar tempo e ter prazer na sua leitura (Sl 1), pois uma das reas da nossa vida que precisa de disciplina sem dvida a da leitura da Bblia. 1 Co 9:24-27 fala da disciplina que um atleta precisa para vencer uma maratona. Certamente a vida crist e a leitura da Bblia exige de ns essa mesma disciplina.

Para partilhar
Use o questionrio a seguir para facilitar a partilha. a) At que ponto o meu proceder reflete os sistemas de valores bblicos?
Guia de estudos para PG 22

___________________________________________________ ___________________________________________________ b) A minha maneira de agir e reagir confere autoridade ao meu ensino? ___________________________________________________ ___________________________________________________ c) Cite trs aspectos FORTES de sua vida que podem ser ensinados a outras mulheres por j estarem sendo postos em prtica. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ d) Cite trs aspectos FRACOS de sua vida, que voc j reconhece, mas no est pondo em prtica. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Sugesto Se houver tempo, complete a partilha com estas outras perguntinhas: Como est sua leitura bblica? Como est seu conhecimento bblico? Voc conhece as doutrinas fundamentais da Bblia? Voc consegue detectar uma falsa doutrina numa conversa, livro, vdeo, etc? e) Voc sabe defender a veracidade das Escrituras? Se voc respondeu negativamente a qualquer uma dessas questes indicativo que precisa estudar mais a Palavra de Deus. Memorize: Sede meus imitadores, como tambm eu sou de Cristo (1 Co 11:1 ARA).
23 Guia de estudos para PG

a) b) c) d)

Para interceder
Adore ao Senhor por ter nos deixado um guia para dirigir nossas vidas e o Esprito Santo para nos ensinar o que precisamos sobre Ele.

Para adorar
Creio Mrcio Pinheiro Creio, num Deus que pode tudo E d a luz a este mundo E faz a noite to linda ser Creio, nesta verdade santa Quem est cado se levanta Pela virtude que esta palavra tem Coro forte como o amor linda como a flor Mais pura que uma taa de cristal doce como o mel Nos fala l do cu a palavra santa do Senhor Creio, que o mar vermelho um dia se abriu Por onde o povo assim fugiu Mas a Fara no deixou passar Creio, em Daniel na cova dos lees No tinha medo nem arranhes Pois com ele estava a palavra de Deus Creio, que fogo l do cu mesmo caiu E o holocausto consumiu Viram que o Deus de Elias o Deus de Israel Creio, que as tuas lutas podero passar Basta somente confiar, Nas promessas santas da palavra de Deus
Guia de estudos para PG 24

Para aplicar
Mtodos de Estudo Bblico Indutivo Ao LER, descubra o que o texto lhe diz A observao a base da interpretao e aplicao corretas e responde pergunta Que diz esta passagem? 1. Comece com orao. 2. Faa seis perguntas-chave: Quem escreveu? Para quem escreveu? O que escreveu? Quando escreveu? Onde escreveu? Por que escreveu? 3. Marque os verbos, as palavras-chave e as expresses, com smbolos ou cores. 4. Faa uma lista e procure, no dicionrio, o significado das que voc no conhece. 5. Anote indicaes de tempo (outrora, agora, hoje). 6. Identifique termos indicativos de concluso (por isso, portanto, ento). 7. Desenvolva os temas de um captulo. 8. Preencha a viso panormica (autor, data, palavra-chave, temas, divises, propsitos, assunto principal). Ao ENTENDER, descubra o que o texto significa A interpretao responde pergunta Que significa esta passagem? 1. Lembre-se que o contexto o que manda (versculos, livro, Bblia toda). 2. Procure sempre o conselho integral da Bblia. 3. Lembre que a Bblia jamais se contradiz. 4. No baseie suas convices numa passagem obscura. 5. Interprete a Bblia literalmente 6. Procure o sentido nico da passagem. Ao APLICAR, descubra o que o texto significa para sua vida A aplicao responde s perguntas O que esta passagem significa para minha vida? (Hb 4:12); Que verdades posso por em prtica?; Que mudanas devo efetuar em minha vida?.
25 Guia de estudos para PG

Depois de observar o que Deus diz; interpretar o que significa; e aplicar isso sua vida, voc estar capacitada a enfrentar quaisquer circunstncias. Seja sensvel s descobertas e orientao do Esprito Santo.

Para refletir
Ao cumprir os passos do aprendizado e da prtica da Palavra de Deus voc estar apta a ser uma mestra do bem. Voc poder edificar a vida de outras mulheres com aquilo que Deus tem lhe ensinado. Algumas barreiras a serem vencidas para que chegue at sua Bblia: 1. Preguia Pv 13:4; 15:19; 19:15; 26:14. 2. Inconstncia, falta de perseverana (Hoje eu leio amanh eu no leio) Hb 12:1; falta de disciplina 1 Co 9:25. 3. Falta de tempo Ef 5:16 (remir o tempo, porque os dias so maus). 4. Desorganizao 1 Co 14:40; Cl 2:5. 5. Falta de vigilncia Ef 6:18; Cl 4:2; 1 Pe 5:8. Se queremos ser mestras do bem precisamos vencer essas barreiras e nos disciplinar na leitura diria da Bblia.

Guia de estudos para PG

26

Tema 5:

A mulher de Deus fiel em tudo (confivel em todas as coisas)

Texto-base: Da mesma sorte, quanto a mulheres, necessrio que sejam elas (...) fiis em tudo... (1 Tm 3:11 ARA grifo nosso)

Para comear
Amada, inicie esse tempo perguntando a seu grupo quais as caractersticas de uma pessoa fiel?

Para refletir
No grego, pistos quer dizer fiel, digna de confiana. Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministrio. (1 Tm 1:12 ARA grifo nosso) Essa qualidade deve ser atribuda a tudo que lhe diga respeito. Essa virtude deve caracterizar todas as facetas da sua vida, principalmente em se tratando de algum que se coloca na posio de ministrar para outras pessoas (mestra do bem). No momento em que estamos sob presso, devemos manter o carter firme, permanecendo fiis em toda e qualquer situao e no nos afastando do ideal cristo. As lderes ouvem muitos segredos de outras mulheres com quem trabalham, manuseiam dinheiro, tm que ser honestas. Na mulher madura inclui a qualidade fidelidade, confiabilidade. Pessoas em quem se pode confiar que fecharo negcios, executaro instrues e desincumbiro deveres oficiais de maneira fiel.
27 Guia de estudos para PG

bom ter a segurana de que podemos nos afastar mas que o trabalho ser realizado de maneira adequada por outras. Vejamos alguns exemplos bblicos: quila e Priscila arriscaram a prpria vida por Paulo, cf. Rm16:3-4. Trifena e Trifosa trabalharam duro na obra de Deus, cf. Rm 16:6-12. Eunice elogiada por ensinar a seus filhos uma f sem fingimento, cf. 2 Tm 1:5; 3:14-15. Onsimo, que era infiel, chamado por Paulo de fiel amado irmo, cf. Cl 4:9. Ser digna de confiana uma qualidade que denota maturidade crist e capacidade de passar informaes adiante sem omitir detalhes, dramatizar exageradamente ou criar confuso. Sugesto Pea que o grupo leia, em duplas, a parbola dos talentos e tente descobrir as caractersticas de um servo bom e fiel, como Jesus designou os que souberam administrar os talentos recebidos.

Para compartilhar
As perguntas a seguir ajudam na partilha, mas a voc, lder, cabe facilitar para que mulher se disponha a abrir o corao ao grupo. Sugestes para descobrir se voc ou no fiel em tudo Sim No Sou obediente s autoridades (pais, professores). Fao meu trabalho com alegria. Fao meu trabalho com cuidado e conscincia. Comunico-me adequadamente com todas as pessoas.
Guia de estudos para PG 28

Sim No Sou sempre uma pessoa honesta, tica, ntegra. Tenho sensibilidade e tato em minhas relaes de amizade. Fao o possvel para dar um bom testemunho cristo. Sou fiel a meus compromissos e horrios. Sou fiel em manter minha vida pura (mente, linguajar). Sou fiel em manter meus relacionamentos puros. Sou fiel em guardar segredos. Sou fiel em utilizar bem os dons que Deus tem me dado (tempo, estudo, bens). Sou fiel no cuidado com minha vida espiritual e fsica. Sou fiel em garantir as refeies adequadas e na hora certa. Sou fiel em garantir que minha casa esteja arrumada e limpa. Sou fiel em garantir que a roupa esteja lavada e em ordem. Sou fiel em garantir que as compras sejam feitas regular e ordeiramente, fazendo planos com antecedncia e ficando atenta a ofertas especiais. Sou fiel em manter as informaes confidenciais realmente confidenciais. Sou fiel em manter-me sempre leal, espiritual e moralmente, ao meu marido, em quaisquer reas. Sou fiel em gastar com cuidado, comprando com moderao.
29 Guia de estudos para PG

Para interceder
Aproveite esse tempo para orar por reas de sua vida em que voc no tem sido fiel, pedindo ao Senhor que lhe ajude a se transformar em uma serva boa e fiel.

Para adorar
Deus fiel Asaph Borba Em meio aos muitos problemas, Em meio as lutas sem fim, Por entre os muitos dilemas, Que se apresentam para mim As vezes eu posso passar uma noite inteira a chorar, Mas sei que meu Deus logo pela manha Far novamente o sol brilhar E encher de alegria os meus lbios E o meu corao de louvor. Assim vou descansar, sim eu vou confiar No seu grande e imenso amor. Deus fiel, fiel Acima de todas as coisas, eu sei Eu sei que meu Deus fiel.

Para aplicar
Passos para torn-la digna de confiana Se voc perdeu a credibilidade: 1. Reconhea abertamente os seus erros. 2. Mostre inteno de melhorar. 3. Nunca hesite em pedir uma segunda chance. 4. possvel retomar a credibilidade perdida mas precisa de esforo dobrado.
Guia de estudos para PG 30

5. No desanime. 6. No se defenda quando estiver errada. 7. No culpe os outros pelos seus prprios erros. 8. No perca a calma. 9. melhor no dizer nada do que dizer emocionalmente. 10. No tenha medo de pedir sugestes quanto sua maneira de agir. 11. No incio parecer ameaador mas depois lhe dar segurana. 12. Que outras sugestes voc daria para as pessoas acreditarem em voc? Lembre-se que Deus Pai e nosso Senhor Jesus Cristo so nossos supremos exemplos de fidelidade em todas as coisas. 1 Co 10:13 fiel Deus e no permitir que sejais tentado alm das vossas foras. 1 Ts 5:23-24 Fiel o que vos chama, o qual tambm o far. 2 Ts 3:3 O Senhor fiel, ele vos confirmar e guardar do maligno. Hb 10:23 Guardemos firme a confisso da esperana pois quem fez a promessa fiel. 1 Jo 1:9 Jesus fiel e justo para nos perdoar pecados e nos purificar. 2 Tm 2:13 Se somos infiis, Ele permanece Fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a Si mesmo.

31 Guia de estudos para PG

Tema 6:

A mulher de Deus que ama o marido (ama com o amor de Deus)

Texto-base: Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a no serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que bom. Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:3-5 NVI grifo nosso)

Para comear
Pea ao grupo para completar a frase Amar ....

Para refletir
A primeira coisa que as mulheres idosas (isto , mais maduras na f) devem fazer, conforme Tt 2:3-5, ser Respeitvel, No caluniadora, Temperante, Mestra do Bem e Fiel em Tudo, a fim de ensinar s mais novas, recm-casadas, a amarem seus maridos mais um item na nossa lista do perfil de carter de uma mulher de Deus para que a palavra de Deus no seja difamada. O casamento da poca de Jesus era bem diferente de hoje. As moas no escolhiam seus maridos, como fazem hoje, os pais que o faziam e isso fica claro em toda a Bblia. Por essa razo, de um modo geral, as moas se casavam sem amar. As que fossem tementes a Deus obedeciam em tudo aos pais, conforme Cl 3:20, e se casavam num ato de f e obedincia. F no marido e obedincia ao pai.
Guia de estudos para PG 32

Uma vez que o casamento era arranjado no levando em considerao o sentimento, muitas mulheres eram usadas como convenincia conjugal, a fim de produzir filhos. Nessas circunstncias, no havia sentimento real de dedicao, segurana ou amor. A palavra usada para amar, no Novo Testamento, agapao e refere-se a um amor que faz a coisa certa no importando quais sejam os sentimentos da pessoa. Foi este o tipo de amor que moveu Jesus cruz. Mesmo orando para que lhe fosse poupada a vida, Cristo fez a vontade de Deus porque sabia que era a coisa certa, apesar dos sentimentos. Quando amo meu marido, o carter moral de Cristo est sendo formado em mim e o amor o solo onde sero cultivadas as demais virtudes espirituais. O amor derramado em nossos coraes, cf Rm 5:8, mostra que podemos por em prtica o que Paulo recomenda em 1 Co 13. A palavra grega usada em Tt 2:4 para descrever o amor phileo, termo que descreve as dimenses emocionais dos relacionamentos humanos. Nela est incluso o sentimento de amizade e o deleite em fazer alguma coisa. J eros o amor sexual que envolve sentimento. No podemos obrigar uma pessoa a ter sentimentos positivos quando ela s nutre sentimentos negativos. Por isso somos exortadas a amar com amor phileo antes do amor eros, indicando um processo que comea com a amizade, sentindo-se aconchegada na presena do marido e tendo confiana na entrega emocional devida a ele. assim que aprendemos a amar, pois o amor no sentimento e, sim, uma deciso de fazer o bem outra pessoa porque Deus assim ordenou, como um pai que escolhe o marido da filha. Nesta base o sentimento aparece como conseqncia natural. Jesus amou com amor gape, aquele que age corretamente independente dos sentimentos, cf. Mt 26:38-39. Quanto dor na cruz, Cristo pediu que se fizesse a vontade do Pai e no a sua. Este o amor que devemos ter ao prximo, crente ou no.
33 Guia de estudos para PG

No podemos nos esquecer que marido e filhos so realmente nossos prximos mais prximos. Por ordem de prioridade, devemos: amar a Deus; amar a ns mesmas; amar ao prximo; amar os inimigos. Deus, alm de no dar ordens absurdas, ainda nos capacita. No possvel rebelar-se contra Deus e ainda esperar que as coisas saiam bem. Quero obedecer para agradar a Deus e no s para ficar livre do problema. Deus quer ao e no chaves: temos que pedir perdo a Deus, pedir perdo ao outro e aprender a dar. O amor de Jesus o modelo do amor entre marido e mulher. Amar consiste em querer para os outros aquilo que queremos para ns mesmas. o uso de tempo e energia em favor do prximo, o primeiro e o maior mandamento (Mt 22:37-38).

Para se compartilhar
Use as perguntas a seguir para facilitar a partilha. 1. Voc acha que mais fcil aprender a sentir amor por quem j amou, antes, ou por algum que j amou mas perdeu? 2. Uma crist est casada com um cristo h 15 anos. Ela tenta ser uma boa esposa mas diz que no decorrer do tempo deixou de amar o marido. O que essa mulher pode fazer para voltar a se apaixonar pelo marido? 3. Na sua opinio o que leva uma mulher a perder o interesse pelo marido? 4. Voc tem comunicado seus sentimentos ao seu marido para que ele conhea suas necessidades e possa suprilas? Se no, por qu?
Guia de estudos para PG 34

5. Uma mulher no tem se sentido feliz na rea sexual e cumpre simplesmente sua obrigao como a Bblia ensina. s vezes sente prazer fsico, outras, s agenta. Que conselhos voc daria a essa mulher?

Para interceder
Aproveite para dividir seu grupo em duplas para oraes recprocas. Pea que compartilhem pedidos de orao sobre algo que queiram exercitar em favor do seu casamento.

Para adorar
O Meu Querer Paulo Csar Baruk Cada vez que eu abrir a minha boca Cada vez que eu olhar na direo de algum Cada vez que, passo a passo, eu chegar em algum lugar Seja a tua voz, sejam teus olhos, sejam os teus ps Cada vez que eu tocar num rosto em pranto Cada vez que eu fizer o que j no se faz Cada vez que, em silncio, eu doar a outra face Sejam Tuas mos, seja Tua graa e o teu amor Eu quero te servir, eu quero te obedecer Viver tua vontade, refletir tua verdade Te honrar com minha vida, em tudo te adorar Mestre, amigo, amado Jesus Esse o meu querer. Cada vez que eu tocar num ombro amigo Cada vez que eu fizer o que j no se faz Cada vez que, em silncio, eu doar a outra face Serei tuas mos, venha tua graa e o teu amorPara aplicar

Amar o marido
Faa uma lista do que voc admirava no seu marido, no incio do relacionamento, e outra lista do que voc admira agora. Se a segunda lista ficar maior que a primeira parabns aos dois.
35 Guia de estudos para PG

Faa uma lista do que voc admira em si mesma. Pea ao seu marido para fazer uma lista do que ele admira em voc. Compare as duas listas. Se a sua lista ficar menor que a dele denunciar desequilbrio. Procure desenvolver melhor seus potenciais. Se a sua lista ficar maior que a dele, verifique se no h amargura e necessidade de afirmao. Talvez voc no esteja lhe dando espao. Se as duas listas ficarem iguais demonstra um equilbrio entre vocs. Se vocs no acharem nada para listar, est na hora de buscar ajuda de um conselheiro. Relao entre o fruto do Esprito e o amor de Deus Glatas 5:22-23 Amor Alegria Paz Longanimidade Benignidade 1 Corntios 13:1-7 No busca seu prprio interesse, no egosta ou egocntrico. O amor no se alegra com a injustia, mas regozija-se com a verdade. O amor no se exaspera, mas sereno e estvel. O amor paciente; benigno. O amor misericordioso, interessado, tem considerao pelos outros, no invejoso. O amor maravilhoso, cheio de graa, generoso; bondoso e terno. O amor no malicioso, mas tem f em Deus e nos outros. O amor humilde e meigo; nunca se exalta a si mesmo. O amor disciplinado e controlado. No se porta inconvenientemente.

Bondade Fidelidade Mansido Domnio prprio

Guia de estudos para PG

36

Tema 7: A mulher de Deus que ama seus filhos (ama com o amor de Deus)
Texto-base: Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a no serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que bom. Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:3-5 NVI grifo nosso)

Para comear
Comece a reunio perguntando o que representa ser me para cada uma de suas lideradas. Escolha algumas respostas como tema de discusso.

Para refletir
A palavra grega para amar filhos philoteknos, que quer dizer amantes de crianas. As recm-casadas devem aprender a ter um sentimento positivo pelos seus filhos que inclua amizade como base relacional. As dificuldades que as mulheres enfrentaram no primeiro sculo era a de ter que amar filhos que eram frutos do cumprimento de um dever imposto pelo marido. Geralmente, quando se tem ressentimento para com o marido pode-se projetar nos filhos. Da, uma mulher s aprende a amar seus filhos exercendo a amizade e o amor incondicional de Deus. Pesa sobre a me a responsabilidade maior de estar mais tempo com os filhos (tomando o cuidado para no se tornar
37 Guia de estudos para PG

dominadora em nome do amor). Muitas mes dominadoras destrem as vidas de seus filhos por no quererem cortar o cordo umbilical e interferindo sempre, mesmo depois que eles se casam. Uma me que realmente ama seus filhos vai trein-los para a vida seguindo o exemplo do prprio Jesus, cf. Joo 17. Nossos filhos so, por natureza, criaturas de Deus e pecadores. Muitas vezes s os pais que no sabem disso. Os amigos sabem, os professores sabem, o sndico do condomnio sabe, a namorada sabe, o traficante de drogas sabe. S os pais no sabem ou no querem saber. na famlia que o carter de uma pessoa formado. Um filho vive em mdia dezoito anos na convivncia com seus pais. nesse espao de tempo que seu carter, sua autoimagem, sua vida formada. Procure conhecer as fases da vida de uma criana, suas caractersticas fsicas e emocionais, suas necessidades. Cada fase diferente, ento se a criana de 2 anos necessita de cuidados especiais, os adolescentes, mesmo que no precisem desse cuidado, precisam de ateno tanto quanto. Quando conhecemos as caractersticas peculiares de cada fase da vida, podemos discernir o que rebeldia ou desobedincia. Sugesto Antes de comear o prximo momento, entregue as passagens a seguir para o grupo ler e poder comentar no momento da partilha.

Para compartilhar
O modelo de amor de Jesus pelos seus filhos: Os conduz na verdade - Jo 17:1-6 Devemos conduzi-los na verdade. No podemos livr-los do mal, mas podemos ensinar-lhes o bem. Voc tem ministrado a Palavra de Deus a seu(s) filho(s)? Ensina-lhes gratido - Jo 17:7 Tudo provm de Deus; preciso confiar, depender de Deus. Se voc uma me que vive reclamando, seus filhos faro o mesmo. Ensine-os a serem respeitosos, pois
Guia de estudos para PG 38

quem respeita os pais, respeitar o cnjuge no casamento. Voc tem sido exemplo de um corao grato a Deus? Transmite-lhes graa - Jo 17:8-14 Ensinar as verdades bblicas que vo torn-los sbios para a vida eterna, instruindo-os na Palavra atravs da memorizao, da leitura bblica, do exemplo todo tempo, cf. Dt 6. Voc tem sido um canal da graa de Deus para seus filhos? Intercede por eles - Jo 17:15-20 Ore pela salvao e pela proteo de seus filhos. Ore por eles e com eles. Jesus orou por mim e por voc. Voc tem orado por seus filhos? Guarda-os do mal - Jo 17:11-15 Orando, amando, disciplinado com coerncia, aplicando as regras com amor. Sua responsabilidade de guardar seus filhos tem sido cumprida por voc? Os mantm unidos - Jo 17:20-23 Ser que h unio no seu lar? Oua o que seus filhos tm a dizer, confesse, suporte, leve os fardos, vibre com a realizao do outro. No tome partido de um filho, no seja parcial. Transmite alegria - Jo 17:13 No passe o seu mau humor para seus filhos (Jesus disse que a sua alegria estaria neles). Ser que voc tem senso de humor ou uma pessoa to emburrada que seu filho no pode nem rir perto de voc? Santifica-se a favor deles - Jo 17:17-19 Seus filhos seguem seu exemplo. No lhes transmita seus erros. Se voc grita, eles gritaro. No esquea que a responsabilidade comea nos pais. Envia-os ao mundo - Jo 17:18-25 Nossos filhos no estaro conosco eternamente. Iro embora algum dia.

39 Guia de estudos para PG

Voc prepara seu filho para ser usado por Deus nessa sociedade ou acha que ele ser seu para sempre? Investimos na vida de nossos filhos, que, na realidade, no so nossos, so do Senhor.

Para interceder
Orem pelos filhos umas das outras, por aquelas que ainda no tm e gostariam de ter ou por jovens que esto embaixo de sua autoridade, mesmo no sendo seus filhos.

Para adorar
Aba Pai Kleber Lucas Pai venho te dizer Que Tu s o meu lugar seguro O motivo da minha cano, E com meu corao quero Te adorar, Exaltar teu Santo nome. Pai, Te louvo, eu te louvo As palavras no podem dizer O quanto eu Te amo E como eu preciso de Ti. S me resta dizer... Aba Pai, Aba Pai, Aba Pai...

Para aplicar
Quem ama disciplina Como disciplinar seu filho Se o nosso modelo de discipulado o modelo de Cristo, nosso modelo de disciplina no poderia ser diferente. Deve ser o modelo de Deus Pai. Hebreus 12:4,13 nos fala da disciplina de Deus para aqueles a quem Ele ama.
Guia de estudos para PG 40

Se queremos exercer nosso papel de disciplinadoras, precisamos tambm sermos disciplinadas. Disciplina no castigo, mas uma maneira usada por Deus para que aprendamos suas lies para nossa vida. Assim deve ser a disciplina dos pais. Lembre-se de ser sempre: 1. Coerente - quando um princpio ensinado mantenha-se firme. Se um princpio no uma regra chata e, sim, um estilo de viver como Deus gosta, no mude de ideia s para ficar livre, por ser fraca diante de uma insistncia ou ter um corao mole a ponto de perder o respeito e a autoridade. Seja sempre coerente vivendo aquilo que ensina. No tenha medo de dizer que seu filho est errado, onde e porque errou e qual princpio correto de Deus para ele naquela rea. 2. Incentivadora - incentivar sempre desde a mnima coisa maior, confiar e investir em seu filho. 3. Fiel - ensinar pelo exemplo. Deus fiel, devemos ser fiis tambm, guardar segredo, estar sempre presente, mostrar que voc a pessoa que Deus colocou na vida dele para se interessar por ele e ser seu melhor amigo. 4. Humilde - reconhea que voc tambm pode errar e quando errar saiba pedir perdo. 5. Disciplinadora - toda correo deve ser exercida com amor, explicando o porque, pois isto produzir um efeito produtivo. Para cada idade h a disciplina correta. Quem ama o filho: 1. Nunca d tudo que a criana quer, seno ela crescer achando que o mundo lhe deve sustento. Nunca lhe d dinheiro sem que ele trabalhe para ganhar. 2. No ache uma gracinha quando a criana fala palavro ou faz gestos obscenos seno voc ser envergonhado diante dos outros. 3. Quando seu filho bagunar brinquedos, roupas e outros pertences obrigao dele arrumar e guardar para ganhar
41 Guia de estudos para PG

4.

5. 6. 7. 8. 9.

responsabilidade e valorizar o que tem. No guarde por ele, pois quem ama no se torna escrava do filho. Observe o que ele anda lendo e no deixe que suje a mente, ensinando-o a memorizar a Palavra de Deus. De que adianta esterilizar pratos e talheres e permitir a poluio da mente. Nunca discuta com seu marido na frente dos filhos nem use o filho para tomar partido numa situao de conflito conjugal. No pense que se algum desejo emocional, fsico ou social do seu filho no for realizado ele ficar frustrado. Nunca tome partido contra vizinhos, professores, policiais, sem saber a verdadeira causa do conflito. Nunca diga no posso com esta criana, pois esta uma mentira do Diabo. Prepara-se para colher os frutos de uma famlia equilibrada e outras geraes so abenoadas.

Guia de estudos para PG

42

Tema 8:

A mulher de Deus sensata (sbria)

Textos-base: As mulheres igualmente sejam dignas, no caluniadoras, mas sbrias e confiveis em tudo. (1 Tm 3:11 NVI grifo nosso) Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a no serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que bom. Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:3-5 NVI grifo nosso)

Para comear
Amada, inicie perguntando ao seu grupo Quem seria uma mulher que voc considera respeitvel e por qu? Anote as caractersticas dessa pessoa que elas consideram respeitvel.

Para refletir
O grego sophron quer dizer uma mulher prudente, autocontrolada e sensata; que tenha moderao tal que deve controlar todas as aes, impedindo os vcios de excesso e de deficincia. J Sophrosyn se forma de sofron (salvo, seguro), mais phren (corao), sede das paixes, lugar onde se localizam as atividades da alma, tais como disciplina, obedincia, propriedade, modstia, temperana, domnio prprio. Moderao tambm aplicada ao controle dos instintos sexuais para a castidade.
43 Guia de estudos para PG

Vemos esta palavra como uma admoestao quanto prudncia dentro do sentido moral, como em: 1 Tm 3:2 - o bispo deve ser sbrio. Tt 1:8 - o presbtero deve ser sbrio. Tt 2:2 - os homens idosos dever ser sbrios (sensatos). 1 Tm 2:9 - as mulheres se ataviem com modstia e bom senso. 2 Tm 1:7 - o apstolo Paulo exorta Timteo a no ter espirito de covardia, mas de poder, amor e sensatez (moderao). Tt 2:5 - se dirige diretamente as mulheres, mais uma vez no sentido de uma prudncia casta e pura. Uma prudncia bem pensada se fundamenta na f. Sensatez uma palavra muito destacada no NT, denotando uma qualidade de maturidade crist. As mais velhas deveriam desafiar as mais novas, isto , as jovens, a serem sensatas. Como j vimos, sensatez para ambos os sexos, para o Corpo de Cristo como um todo. ... Renegadas a impiedade e as paixes mundanas, vivamos, no presente sculo, sensata, justa e piedosamente. (Tt 2:12 ARA) O que significa ento uma pessoa sensata? Vimos que as palavras sensato, sbrio, criterioso, moderado, descrevem uma pessoa que tem pleno controle das suas faculdades fsicas, psicolgicas e espirituais. Uma pessoa que no est escravizada a seus prprios desejos, impulsos e paixes. Significava estar em perfeito juzo, pensar sabiamente, exercer domnio prprio, disciplinar-se, pensar de si com moderao (Rm 12:3), ser criteriosa (Tt 2:6), ser prudente, ter a capacidade de prever antes de acontecer, ter bom senso, equilbrio, julgar o que certo. Certas mulheres deveriam controlar suas faculdades fsicas, psicolgicas e espirituais e no deveriam ser escravas de deGuia de estudos para PG 44

sejos, impulsos e paixes carnais. Esta a razo por que Paulo exorta as vivas jovens a casarem de novo (1 Tm 5:11-15). Sensatez pode ser definida como dizer e fazer a coisa certa, da maneira correta, na hora certa. a capacidade de evitar palavras, aes e atitudes que possam ter conseqncias desagradveis. Sugesto Aplique o estudo a seguir e, ao final, pea que o grupo compartilhe suas respostas.

Para compartilhar
1. Leia Tt 2:3-5 Por que voc acha que Paulo pediu s mulheres mais velhas para ensinarem s mais novas sensatez ou autocontrole? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ 2. Leia Lc 2:15-20 Depois de tudo que Maria, me de Jesus, havia testemunhado do trabalho milagroso de Deus em sua vida, como ela respondeu? Como voc acha que Maria demonstrou discrio? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ 3. Pense em voc e responda: Sou discreta na maneira de vestir - Tento no chamar a
45 Guia de estudos para PG

ateno ou denegrir a mim mesma pelo modo como me visto. ( ) Sim ( ) No Sou discreta na maneira de falar - Tento no dizer palavras duras sobre ningum. ( ) Sim ( ) No Planejo com antecedncia as coisas que precisam ser feitas ou ditas, agindo com prudncia. ( ) Sim ( ) No Sou paciente com as limitaes das pessoas do meu relacionamento. Sou longnima no somente com minha famlia, mas com os que no conheo e me frustram. ( ) Sim ( ) No 4. Voc detectou que precisa crescer ou melhorar em alguma rea? Qual? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ 5. Que passos especficos voc precisa dar para comear a melhorar nessa rea? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ Sugestes Decore versculos que a ajudem a trabalhar uma rea especfica. Preste contas a uma mulher mais velha. Pea opinio a algum a respeito de sua roupa. Separe um caderno ou agenda e comece a planejar com antecedncia o que precisa fazer.

Para interceder
Orem pedindo ao Senhor que lhes d esprito de sensatez.
Guia de estudos para PG 46

Para adorar
O sbio e o tolo Andr Buenno Perante Salomo duas mulheres que brigavam Por uma criana viva elas disputavam Mas a sabedoria venceu a confuso pois quem sbio edifica e apazigua a situao Tomado de saber o rei pois fim a discusso Traga agora minha espada Corta esta criana ao meio, foi a sua deciso mas uma das mulheres foi tomada de compaixo Gritou ao Rei: No faas tal da criana abro mo O Sbio constri mas o tolo destri O sbio entende o tolo contende O sbio apazigua qualquer confuso O tolo insiste com a discusso Quem sbio prospero em tudo que faz Enquanto o tolo s anda pra trs Enquanto o sbio constri o seu lar O tolo na areia tenta edificar O sbio reserva o azeite tambm O tolo s gasta o azeite que tem Com sabedoria se resolve o problema Se faz justia pra quem precisar Se queres ser sbio pea sabedoria que o senhor te d Haja com sabedoria, se preciso abra mo O senhor sabe de quem a beno, No precisa fazer confuso

Para aplicar
Caracteristicas de uma mulher de Deus sensata 1. Prudncia - Uma parte da prudncia a capacidade de prever. O que os seguintes versculos nos ensinam sobre planejar com antecedncia?
47 Guia de estudos para PG

Pv 14:15 ______________________________________ ______________________________________________ Pv 31:21 ______________________________________ ______________________________________________ Pv 31:25,27 ____________________________________ ______________________________________________ O que Jesus nos ensina, com a parbola das dez virgens (Mt 25:1-13), a respeito da previdncia? 2. Discrio - Na maneira de falar: Qual descrio que as seguintes passagens fazem de uma pessoa cuja conversa ou no discreta? Pv 15:28 ______________________________________ ______________________________________________ Pv 17:27-28 ____________________________________ ______________________________________________ Pv 18:13 ______________________________________ ______________________________________________ Ef 4:29 ________________________________________ ______________________________________________ Na maneira de vestir: Quais instrues so dadas, em 1 Tm 2:9-10, para mulheres que professam ser piedosas, com relao a como vestir-se? Como podemos aplicar esses versculos nossa atual realidade? 3. Sabedoria - Provrbios a maior fonte bblica para aprender sobre sabedoria. Quais conceitos acerca de sobriedade e sabedoria voc pode extrair dos seguintes textos? Pv 2:11________________________________________ ______________________________________________
Guia de estudos para PG 48

Pv 5:1-2 _______________________________________ ______________________________________________ Pv 8:12________________________________________ ______________________________________________ 4. Pacincia - O que os seguintes provrbios falam sobre ser longnimo ou tardio em se irar? Pv 19:11 ______________________________________ ______________________________________________ Pv 12:16 ______________________________________ ______________________________________________ Pv 15:1________________________________________ ______________________________________________

49 Guia de estudos para PG

Tema 9:

A mulher de Deus honesta (pura)

Texto-base: Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a no serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que bom. Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:3-5 NVI grifo nosso)

Para comear
Amada, inicie esse tempo conversando sobre quem j fez e a importncia de fazer o Atitude434.

Para refletir
A palavra honesta, no grego, agnos, que quer dizer pura, honesta, algum que no contaminada pela carnalidade. Indica a castidade feminina, a lealdade e a fidelidade exigidas das jovens mulheres. A honestidade encontra-se intimamente relacionada com a sensatez. Na ilha de Creta, Paulo e Tito pregavam uma nova mensagem de pureza, lealdade no casamento, fidelidade conjugal, e tal procedimento poderia at fazer os maridos descrentes conhecerem a Cristo. Para os cretenses, se o marido podia encontrar satisfao sexual numa casa de prostituio por que ento sua esposa devia lhe ser fiel? No mundo daquela poca, repleto de concupiscncia
Guia de estudos para PG 50

e pecados sexuais dos mais variados, tanto uma jovem crente como um pastor, que era o caso de Timteo, deveriam manter a pureza tipicamente crist. Embora essa palavra possa indicar mais do que uma mera pureza sexual, no h como duvidar que essa ideia de pureza esteja enfatizada neste texto de Tito 2:3-5. Nos dias de hoje, quando as mulheres se acham com os mesmos direitos que os homens e ainda sofrem apelos constantes para a sensualidade exacerbada e para a infidelidade conjugal, necessrio mais do que nunca a deciso de santificao. Numa viso geral da Bblia, vemos que h um apelo freqente s mulheres para que mantenham um padro elevado de moralidade e de que tudo o que separado para Deus deve ser puro, santo e sem mcula... Hebreus 12:14 diz que sem a santificao ningum ver a Deus. A serva de Cristo algum que deve ter respeito especial para com Deus e por seu servio. Quem separado do mundo para Deus? aquela que pessoalmente pura, sem mcula. Ser santo ser moralmente inculpvel, ser separado do pecado, e, portanto, consagrado a Deus. Como Timteo era um pastor jovem certamente encontrava inmeras oportunidades para envolvimento sexual ilcito, razo pela qual Paulo chamava tanto a sua ateno para isso. 1 Tm 4:12 foi aconselhado a ser puro. 1 Tm 5:2 s moas, deveria tratar como a irms, com toda a pureza. 1 Tm 5:22 conserva-te puro, pois a tentao grande. A mulher e o poder do sexo Fala-se da mulher como sexo fraco, mas na rea do poder e controle exercido pelo sexo seguramente o lado mais forte. A Histria est cheia de relatos de homens que, embora reinando sobre naes inteiras, viviam sob o domnio de mulheres belas e sensuais.
51 Guia de estudos para PG

Sugesto Pea ao grupo para ler as passagens a seguir, antes do tempo de partilha. Rm 13:13-14 Diga no aos desejos da carne. 1 Co 6:18-20 Fuja da impureza. Gl 5:18-21 Os impuros no herdaro o reino de Deus. Fp 1:9-11 Sejamos inculpveis para o dia de Cristo. Cl 3:5-8 Despojemo-nos da impureza e lascvia. Hb 13:4 Deus julgar os adlteros.

Para compartilhar
Aplicao para hoje Atualmente, as mulheres so tentadas da mesma maneira. Satans continua ao derredor, rugindo como leo, procurando a quem possa tragar, permitindo que a tentao se converta em pecado, no refreando os desejos pecaminosos, deixando que estes pecados seduzam e atraiam para o pecado real, no tendo desejo de se corrigir, no ter arrependimento do pecado. Como manter a pureza nos nossos dias?

Para interceder
Aproveite esse tempo para orar reafirmando e renovando com o Senhor o seu pacto de pureza sexual.

Para adorar
Sonda-me Eliana Ribeiro Senhor tu me sondas e me conheces Sabes quando assento e levanto Esquadrinhas meu andar e o meu deitar Conheces todos os meus caminhos
Guia de estudos para PG 52

Ainda a palavra no me chegou boca E tu j conheces Senhor Tu me cercas por trs e por diante E sobre mim pes tua mo Sonda-me Deus Conhece o meu corao Prova-me os pensamentos V se h em mim algum caminho mal E guia-me pelo caminho eterno

Para aplicar
Avalie seu comportamento
Sim Tenho evitado atrair os homens sexualmente? Tenho sido discreta e modesta na minha maneira de vestir? Evito expor as partes ntimas do meu corpo, que so atraentes para excitar os homens? Sou sedutora com outros homens mas fria com meu marido? Evito vestir-me com roupas que destacam minhas curvas com inteno deliberada de chamar ateno para o meu corpo? Quero manter-me pura para o meu esposo? Fujo da impureza no deixando minha mente me enganar? Busco agradar ao Senhor cuidando das Suas coisas e no ficando ociosa? Estabeleo limites nas amizades com pessoas do sexo masculino, bem aqum do abismo? Evito pessoas, situaes e lugares sensuais?
53 Guia de estudos para PG

No

Sim Tenho a minha vida baseada em princpios bblicos? Tenho a prtica crist de confessar pecados ocultos? Decido sempre dizer no pornografia? Evito me dirigir aos homens com termos reservados para a intimidade, como meu amor, meu querido, meu doce, de forma sensual? Se casada, estou suprindo as necessidades sexuais e emocionais do meu marido e ajudando a minimizar a tentao num mundo cheio de mulheres que querem atrair sexualmente? Evito contato fsico com homens ou gosto de toc-los de alguma forma?

No

Guia de estudos para PG

54

Tema 10: A mulher de Deus boa dona de casa (cuida bem de sua casa)
Texto-base: Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a no serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que bom. Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:3-5 NVI grifo nosso)

Para comear
Amada, inicie esse tempo perguntando a seu grupo quais as funes e o que caracteriza uma boa dona de casa?

Para refletir
Leia esta orao de uma camponesa de Madagascar para o grupo: Senhor! Dono das panelas e marmitas, no posso ser santa que medita aos seus ps, no posso bordar toalhas para a tua mesa. Ento que eu seja santa ao p do meu fogo. Que o vosso amor esquente a chama que eu acendi e faa calar a minha vontade de gemer a minha misria. Eu tenho as mos de Marta, mas quero tambm ter a alma de Maria. Quando eu puser na mesa a comida, coma tambm Senhor, jante conosco. ao meu Senhor que eu sirvo, servindo minha famlia. Pois , estamos diante de um assunto muito controvertido. O texto de Tito 2:3-5, que estamos estudando, traz, no original, para
55 Guia de estudos para PG

boa dona de casa, uma nica palavra, oukourgos, que significa trabalhar em casa, domstico. Sua forma verbal oikourgeo, que significa manter a casa, cumprir os deveres caseiros. Essa palavra s ocorre exclusivamente nessa passagem. No texto de 1 Tm 5:14, o original grego oikodespoteo, que quer dizer dspota de casa, ou seja, algum que governa bem a sua casa ou simplesmente cuida da sua casa. H uma nfase na importantssima esfera de atividade da mulher na formao do carter das crianas. Nenhuma me de famlia deveria esquecer desse ponto, um investimento eterno na alma de seus filhos. De que valeria uma mulher mostrar-se ativa no servio pblico, dentro e fora da igreja, se viesse deixar seus prprios filhos entregues ao pecado? O cristianismo elevou muito a posio da me crente no mbito judaico, cf. Gl 3:28. Esse o ideal embora nem sempre seja posto em prtica. Para ser uma boa dona de casa Paulo no est excluindo a possibilidade da mulher ter uma carreira profissional, seno ele estaria contrariando a prpria Bblia (Pv 31:10-27), onde a mulher virtuosa, alm de todas as suas responsabilidades domsticas, lidava com imveis (vs.16) e com negcios de manufatura (vs. 24). Vamos examinar Provrbios 31. Sem dvida alguma a mulher virtuosa foi uma boa de casa, trabalhadora (vs. 13, 15, 18-19, 24), prendada (vs. 13, 19, 21-22, 24), administradora (vs. 15-27). O temor ao Senhor o principio da sabedoria (Pv 1:7) e no existe temor sem obedincia Palavra de Deus. Alguns homens acham que a mulher deve fazer todo o trabalho de casa sozinha e certos maridos no movem uma palha por acharem que essa tarefa responsabilidade s das mulheres por ser instituda por Deus. A Bblia ensina que o marido deve ter um comportamento no-egosta, humilde, sensvel (cf. Fp 2:5-8; 1 Pe 3:7). O marido piedoso tem corao de servo, ama a esposa como Cristo amou a igreja. A propsito, a mulher virtuosa de Provrbios tinha vrios empregados.
Guia de estudos para PG 56

As mulheres no so pessoas de segunda classe como muitos confundam o texto de 1 Co 11:9, que diz que a mulher foi criada por causa do homem, mesmo Gl 3:28 afirmando que no h homem nem mulher em Cristo. Muitos acham que ser dona de casa uma tarefa medocre quando comparada com a tarefa daquele que tem que ser o provedor da famlia. Esse princpio de ser mulher casada, me de famlia, um princpio divino que traz mulher uma realizao significativa no casamento e na vida familiar. 1 Tm 2:11-15 (ser preservada atravs de sua misso de me), ensina que no somente ser me e esposa traria realizao, mas o fato de esposa e me crente que permanecesse na f, no amor e na santificao. Deus estabeleceu que uma mulher poderia ter realizao mxima em criar uma famlia piedosa e ir contra esse princpio contrariar o Deus criador do universo. Depois da queda e da maldio sobre Ado e Eva (Gn 3:16-19), vemos que ao casal que est dentro da vontade divina, Deus prov realizao. Portanto, a casada que deseja ser obediente a esse princpio, deve fazer do seu lar, depois do seu marido e dos seus filhos, a sua prioridade. Deus d muita liberdade de como a mulher far isso, mas o mais importante que ela o faa, seno sua vida familiar e seu casamento enfrentaro srios problemas. No pense voc, mulher crente, que pode violar um princpio bblico sem sofrer as conseqncias. Sugesto Ser que estamos sendo boas donas de casa? Use o tempo da partilha para fazer o teste que ajuda a responder esse questionamento.

Para compartilhar
a) Avalie-se: 1. Fico sempre cansada demais para cozinhar e manter a casa em ordem.
57 Guia de estudos para PG

2. Estou perdendo cada vez mais o interesse pelo lar. 3. Estou sempre sob presso no conseguindo tempo para fazer o que tem que ser feito. 4. Meu marido tem sinais de ansiedade por causa da minha impossibilidade de fazer as coisas na hora. 5. Tenho pouqussimo tempo para receber gente em minha casa e ser hospitaleira. 6. Fico irritada com as crianas porque estou cansada. 7. Estou sempre querendo comer fora de casa. b) O que pode estar causando os sintomas acima mencionados em uma mulher que no tem atividades fora de casa? c) Que sugestes voc daria para ajud-la a superar tudo isso?

Para interceder
Aproveite esse tempo para dividir seu grupo em duplas e orar umas pela outras para que o Senhor renove sua alegria de continuar lhe servindo enquanto cuida da casa.

Para adorar
Mulher sbia Aidimes Aquino (Refro) A mulher sbia edifica a sua casa , mas a tola derruba. Tenha cuidado, ponha ordem em tua casa pois voc foi consagrada pra ser beno pura!!! I Oh! minha irm seja uma mulher valente, com coragem e competncia faa a obra do Senhor. No se intimide com os problemas desta vida, veja l na sua bblia que a mulher sempre lutou! Olha que Ana um milagre esperava.
Guia de estudos para PG 58

Por Penina humilhada mas em Deus confiou;e nos braos, um menino ali sorria, Ana orou muito tempo e a vitria alcanou. II A Bblia fala de uma jovem muito humilde ,com a sua simplicidade, um reinado conquistou . Mulheres sbias como Dbora e Miri que entregaram sua vida na obra com amor! To como Dorcas que ajudava e acrescentava. Uma mulher virtuosa um exemplo ela deixou,que nesta vida temos muito que lutar,vamos juntas alcanar nossa vitria no Senhor! III Vejam a histria de uma mulher chamada Sara que um filho e foi promessa do Senhor e no importa quanto tempo tu esperas pode at passar 100 anos no desista no clamor, Pois vai orando, jejuando,consagrando. Saiba que Deus o mesmo o seu Poder nunca mudou, e na velhice Sara concebeu Isaac, o seu filho mui amado e a Deus glorificou!

Para aplicar
Uma questo para a pensar: O importante no voc estar trabalhando fora, indo escola ou seguindo uma carreira profissional e, sim, observar se est negligenciando suas prioridades como esposa, me e dona de casa, nesta ordem de prioridade. Se voc escolheu o casamento e o cuidar da casa como modo de vida, ento tem a responsabilidade de cumprir com essas obrigaes se realmente deseja andar na vontade de Deus. Aproveite essa semana para fazer uma agenda de atividades domsticas para ajud-la no bom andamento de suas atividades.

59 Guia de estudos para PG

Tema 11: A mulher de Deus bondosa


Texto-base: Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:4-5 NVI grifo nosso)

Para comear
Pergunte a cada mulher de seu grupo se conhece algum bondoso e que caractersticas so necessrias para que algum seja considerado bondoso.

Para refletir
Quando tratamos deste assunto bondade, logo nos vem memria o texto de Atos 9:36-39, que trata de Dorcas, uma mulher extremamente bondosa que no mediu esforos para fazer tnicas e vestidos para as vivas que certamente precisavam de roupas. Dorcas era notvel pelas suas boas obras. O grego agathos d ideia de bom, mas tambm indica generoso, gentil, algum que pe em operao a bondade natural, com a doao de esmolas, e fazendo tudo que contribua para demonstrar a bondade crist, como demonstrao de amor afetuoso e vida altruista. Bondade uma faceta do fruto do Esprito que gape, aquela que faz as coisas para o marido, ou para qualquer pessoa, cheia de amor bondoso. Dorcas serve de exemplo s mulheres crists, pois, embora no parecendo possuir bens apreciveis, mostrava-se muito caridosa (at que ponto esperamos que s o rico faa caridade?).
Guia de estudos para PG 60

Dorcas era caridosa at onde chegavam suas possibilidades, atingindo a classe mais pobre e carente como as das vivas pobres. Vemos no livro de Atos vrios nomes de mulheres mencionados nesse incio de igreja. Mulheres piedosas cumprindo seu papel de servas no Corpo de Cristo, praticando a bondade, a hospitalidade e o servio em geral e a importncia feminina no Corpo em diversos ministrios e servios. Dorcas serve de exemplo para explicar esta bondade que Paulo tinha em mente. Ser bondosa ser notvel por alguma coisa boa. Agathos, no Novo Testamento, descreve no s pessoas mas tambm coisas, condies, feitos e, no sentido de pessoas, entendemos que seja benevolente, gentil, generosa. No caso de Dorcas suas obras incluam esmolas, auxlio aos pobres (a mulher virtuosa [Pv 31] tambm ajudava aos necessitados) e usava seus talentos para ajudar aos outros. O que Paulo tinha em mente quando diz que as mulheres deveriam ser bondosas? Temos, por exemplo, o critrio usado para ajudar as vivas realmente necessitadas (1 Tm 5:9-10): Teria que ter mais de 60 anos; Teria que tido um s marido e ter sido pura e fiel; Teria que ser recomendada pelo testemunho de boas obras; Teria que ter criado seus filhos; Teria que ter exercitado a hospitalidade; Teria que ter lavado os ps dos santos; Teria que ter socorrido atribulados; Teria que ter vivido a prtica zelosa da boa obra. O que ser recomendada pelo testemunho de boas obras? Seria aquela que tenha criado aos filhos (boas obra comea dentro de casa, j que o lar deve ser a prioridade da mulher casada). Deve haver um equilbrio na realizao das boas obras, pois algumas mulheres se ocupam em atender s necessidades dos outros negligenciando seus prprios filhos. Criar os filhos deve ser prioridade.
61 Guia de estudos para PG

Exercer a hospitalidade
Tambm um testemunho de boas obras e deve-se ter essa prtica. Como voc usa a sua casa? Compartilha o que tem com outros? egosta com seus bens materiais? Hospitalidade uma ao requerida a lderes (1 Tm 3:2; Tt 1:8) uma ao requerida s mulheres (1 Tm 5:10) Deve ser praticada sem queixume (1 Pe 4:9) Temos privilgios em pratic-la (Hb 13:2) Prestamos contas quanto ao cuidado com os necessitados (Mt 25:35-40) Passos para a hospitalidade Jesus ensinou: Quando entrardes numa cidade e ali vos receberem, comei do que vos for oferecido. (Lc 10:8 ARA) Paulo ensinou: Compartilhai as necessidades do santos, praticai a hospitalidade. (Rm 12:13 ARA) Mas isso comea em ns mesmas, na famlia, dentro de casa: Seja recomendada pela boas obras, criado filhos (1 Tm 5:10 ARA). Exemplos de hospitalidade Ldia, em At 16:15: Depois de ser batizada (...) nos rogou, dizendo: (...) entrai em minha casa e a ficai (ARA). A mulher sunamita, cf. 2 Rs 4:8-11, construiu um quarto com cama, mesa, cadeira e candeeiro para o profeta. Algumas dificuldades em praticar a hospitalidade Achamos que nossa casa no bonita, temos dificuldades em fazer amizades, somos avarentas, egostas, preguiosas. Em se tratando de hospitalidade, devemos abrir espao, inclusive, para os normalmente excludos da sociedade, cf. Lc 14:13-14: Ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e sers bem-aventurado, pelo fato de no terem eles com que recompensar-te. Hospitalidade um sinal de maturidade crist, uma caracterstica da mulher piedosa.
Guia de estudos para PG 62

Lavar os ps dos santos uma atitude de boas obras em servir (cf. Jo 13:14-15). Socorrer atribulados De oferecer um simples copo de gua at prestar assistncia a um ferido grave, todo gesto dessa natureza se enquadra no valor hospitalidade. Sugesto Desafie seu grupo a pensar at que ponto esperamos que s o rico faa caridade.

Para compartilhar
Nossa partilha hoje deve ser de forma bem prtica. Desafie seu grupo a doar uma cesta bsica para o Alcance social. Se seu grupo j assumiu essa prtica, pense em outra maneira de abenoar algum.

Para interceder
Pea ao grupo para listar nomes de pessoas que consideram estar passando por dificuldades e, em seguida, a estarem orando por elas.

Para adorar
Bondade Jorge Camargo Ver alm dos meus erros Velar-me em todos os passos Receber-me em Teus braos Amar-me em meio aos tropeos. Assim a Tua bondade No negar-me afeto Ainda que to ingrato E, agindo qual tolo, Recuse Teu po e teto.
63 Guia de estudos para PG

Assim a Tua bondade Tua bondade, Tua bondade Tua bondade...

Para aplicar
Considere: 1. Temos que fazer bem a todos (Gl 6:9-10; Tt 3:1-2). 2. Fazer o bem resultado natural da salvao (Ef 2:8-10). 3. Envolve o que dizemos e fazemos (Ef 4:29). 4. Relacionamento patro/empregado um campo timo para se fazer boas obras. 5. Devemos orar por isso (Cl 1:9-10). 6. Devemos evitar retribuir mal com o mal (1 Ts 5:15; 1 Pe 3:9-11). No esqueam o compromisso de ajudar a uma pessoa necessitada. Ligue para o seu grupo se preciso para lembrar o compromisso que vocs assumiram.

Guia de estudos para PG

64

Tema 12: A mulher de Deus submissa


Texto-base: Assim, podero orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus no seja difamada. (Tt 2:4-5 NVI grifo nosso)

Para comear
Amada, esse talvez seja o tema mais difcil de ser trabalhado, por isso comece perguntando: Como as mulheres modernas encaram a submisso?.

Para refletir
Ser submissa bblico: Assim como a igreja est sujeita a Cristo, tambm as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. (Ef 5:24 NVI) O que sujeitar-se significa para voc? O que pensa quando algum fala que voc tem de sujeitar-se ao seu marido? Sujeitar igual a se submeter. Para a maioria das mulheres a palavra sujeitar-se ou submisso muito pesada e muitas no aceitam por considerar que tem o significado de ser escrava. Se submeter no significa ser inferior, menor, no ter valor, ser ignorada, no ter voz ou aceitar agresses. Ser submissa ser uma mulher inteligente, sbia, companheira, ajudadora, amorosa e humilde, que anda lado a lado e sonha os menos sonhos que seu marido. uma mulher que sabe somar com ele e no dividir; que sabe falar na hora certa, que cuida bem da sua casa e dos seus filhos. Colossenses 3:18 ensina: Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convm a quem est no Senhor (NVI). Isso
65 Guia de estudos para PG

quer dizer que uma mulher submissa uma mulher obediente ao Senhor. J Provrbios 12:4 diz: A mulher exemplar a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso como cncer em seus ossos (NVI). Daqui pra frente escolha ser a coroa do seu marido e no o cncer que destri e tira suas foras. Em Provrbios 19:14 diz que a esposa prudente vem do Senhor, ora uma mulher prudente age com conhecimento, ou seja, inteligente. Por isso almeje ser essa mulher inteligente e da prxima vez que algum falar que voc tem de ser submissa no fique aborrecida, mas se sinta elogiada e valorizada. A mulher sbia edifica a sua casa, mas com as prprias mos a insensata derruba a sua. (Pv 14:1 NVI). A mulher deve ser submissa mesmo a marido descrente, cf. 1 Pedro 3:1. A submisso para todos, uns aos outros, no corpo de Cristo, cf. Ef 5:21-22. A submisso mtua, dentro do casamento, em relao aos seus prprios corpos, cf. 1 Co 7:3-5. Antes importa obedecer a Deus do que aos homens (At 5:29), ento jamais violaremos um princpio bblico e no nos obrigaro a negar a f. Biblicamente, a submisso da mulher no controlar nem dominar o marido e, sim, respeit-lo como seu protetor e lder institudo por Deus. Deus coloca o homem como cabea do casal, o qual deve amar e santificar sua esposa, mas se mostra insensvel s necessidades fsicas e emocionais dela, est sendo egosta ou abusando de sua autoridade. Uma mulher submissa uma pessoa cheia de docilidade, aberta aos conselhos e s admoestaes. Sugesto Desafie seu grupo a refletir sobre se a submisso algo ultrapassado s mulheres crists de hoje.
Guia de estudos para PG 66

Para partilhar
Discuta com seu grupo sobre o que leva uma mulher de Deus a no querer se submeter ao esposo. Como podemos nos submeter ao marido como ao Senhor (Ef 5:22)?

Para interceder
A melhor forma de aprendermos a cumprir o que Deus quer para ns comea na disposio de entregar nossos direitos a Deus. Orem em dupla sobre isso.

Para adorar
Submisso Shirley Carvalhaes Em tuas mos, eis-me aqui Senhor, Pois barro sou, transforma-me. Meu Senhor, cansado estou. Segura-me Jesus meu salvador. Refro: Que meu viver, seja o teu viver. Que meu andar, seja o teu caminhar. Em tua presena estar a te ouvir. E te chamar Senhor, s te seguir.

Para aplicar
Desafie seu grupo a tomar algumas iniciativas prticas no sentido de assumir uma postura de submisso, em primeiro lugar a Deus e, por conseqncia natural, aos maridos. No caso das solteiras, o exerccio deve ser feito em relao a pais, superiores hierrquicos, familiares mais velhos, etc.

67 Guia de estudos para PG

Anotaes

Guia de estudos para PG

68

S-ar putea să vă placă și