Sunteți pe pagina 1din 10

01/11/2011

linguagem das cores tem relao direta com a moda. As cores permitem transmitir idias e emoes ao consumidor, que as interpreta pelo que v. Isso, para a moda, tem um grande valor. Vermelho relaciona-se ao amor e estimula. Azul tranquiliza, a cor da atualidade e sugere frescor. Laranja reconforta e lembra frias, enquanto a cor caf nos lembra de coisas amveis.

01/11/2011

Utilizar

cor ou cores uma forma de obter xito. Design e cor juntos significam emoo.

As

conhecidas camisas plo Lacoste certamente no teriam o mesmo sucesso sem as suas cores caractersticas.

01/11/2011

Cores ajudam a alcanar metas, promovem compras e so uma ferramenta para atrair o consumidor. Nas lojas, vrios fatores atraem as pessoas. A cor o primeiro. o apelo das cores que o leva de uma seo a outra. Com suas mensagens no-verbais, a cor permeia a deciso de compra.

O vermelho e o preto, juntos, tm grande impacto visual. Amarelo comunica energia e, junto com bege, evidencia elegncia e classe. o que faz, por exemplo a Louis Vuitton em peas publicitrias para destacar o bom gosto de seus produtos. Rosa, por sua vez, lembra romance, amor e algo doce. A boneca barbie no desta cor por acaso, o destaque na linguagem no verbal. Azul intenso e verde esto na moda e em sincronia com o que est acontecendo no mundo. Algumas cores tambm indicam profissionalismo e um estilo de vida, como a cor caf e azul marinho, sendo muito associadas a executivos, advogados e empresrios.

01/11/2011

A cor com o tempo pode adquirir personalidade . o caso do verde, muito associado atualmente responsabilidade social. No Mxico, ningum usava a cor verde e, durante muitos anos, porque nos anos de 1950 uma colunista de moda disse que considerava a cor verde feia. No entando, o pas voltou-se ao mercado internacional, assumiu, como em todo o mundo, conotao de atuao ecologicamente correta. Hoje, por isso, verde possui uma linguagem no-verbal ligada moda. Quem veste verde quer transmitir uma mensagem ecolgica.

Nas

passarelas da moda h um processo vertical de definio de cores, isto , de cima para baixo (h um filtro de cima para baixo a primeira etapa do processo de definio que so os acessrios e as bolsas. depois, vm outros produtos). Nele, as cores surgem e, aos poucos, vo ganhando adeptos e chegando ao subconsciente coletivo. Lils um exemplo. Comeou a aparecer nas passarelas em 2006 e, hoje, amplamente utilizado no setor de confeces, estando presente em camisetas e outras peas.

01/11/2011

prognstico das cores est se tornando um grande negcio. Ele causa impacto no apenas no setor do vesturio, mas tambm nos cosmticos, utilidades domsticas, produtos de estilo de vida e automveis.

Os

especialistas em prognstico de cor para a indstria da moda coletam informaes de todas as partes do mundo sobre os nmeros de vendas e as mudanas de interesses do mercado em relao s cores e depois se renem duas vezes ao ano (primavera-vero/ outono inverno) para sintetizar e definir as grandes tendncias da indstria.

01/11/2011

Os

principais corpos consultivos de cores so o BRITISH TEXTILE COLOUR GROUP, O INTERNATIONAL COLOUR AUTHORITY, O COLOR ASSOCIATION OF UNITED STATES E O COLOR MARKETING GROUP.

Durante o processo de anlise de dados os especialistas tambm observam e interpretam o contexto scio- cultural subjacente e fazem projees. Isso informa a provvel direo que as cores seguiro na moda. Durante os anos 90, por exemplo, muitos consumidores se preocupavam com os prejuzos que os corantes qumicos causavam ao meio ambiente. Os profissionais de prognstico de cor recomendaram s empresas de pigmentos e corantes que se concentrassem em tons e frmulas mais naturais, o que promoveu o retorno do uso de cores suaves e naturais de tecidos crus na moda.

01/11/2011

Os

especialistas em prognstico de cor no ditam as cores, mas analisam e interpretam os acontecimentos scio-culturais e as preferncias dos diversos setores do mercado para criar as famlias de cores. H ciclos de cores de uma estao e de longa durao, e possvel se prever que certas cores estaro em alta em determinado perodo e que ento daro lugar a outras cores, ou muito prximas ou opostas.

Os

especialistas em prognstico de cor usam de intuio, experincia e matemtica para fazer as previses. Em tempos de prosperidade econmica as cores vivas e de pouco consumo vendem bem; j em pocas de austeridade, as pessoas escolhem tons mais escuros e conservadores. Observou-se que h aproximadamente ciclos de sete anos entre as cores de tons quentes e de tons frios e ciclos mais longos de 15 a 25 anos, entre estilos multicoloridos e cinzas.

01/11/2011

As

escolhas de cores mudam rapidamente na moda feminina e masculina, modas que ressurgem como as roupas no estilo rock and roll dos anos 50 geralmente trazem consigo um revival da famlia de cores que acompanhava os modelos originais, assim como as modas, algumas cores so popularizadas por celebridades ou pelos esportes.

01/11/2011

Unique primavera/vero 2010-11

cada 4 anos os jogos olmpicos so os responsveis por colocar uma paleta de cores primrias esportivas no mercado de moda jovem e casual. Sempre se espera que o branco esteja nas paletas de vero, e no inverno, os tons aconchegantes do outono inevitavelmente do lugar mais popular das cores da moda o preto. Os tons pastis, por sua vez, esto associados ao renascimento da primavera.

01/11/2011

cor emociona e seduz, promove o desejo de compra. A cor fundamental em casa passo de mosa e um excelente aliado de vendas. Com o mercado cada vez mais informado, o consumidor pode usar o quiser em termos de cores. A cor vende, por isso o designer precisa entender a importncia delas e conhecer as tendncias atuais, analisar as caractersticas de cada momento, conhecer os estilos de vida emergentes e perceber o que se passa em todos os ambitos da moda.

10

S-ar putea să vă placă și